Uma Mudança Radical de Endereço

Uma Mudança Radical de Endereço

“Uma Mudança Radical de Endereço”

(Romanos 5:12-21)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(21-06-09) (Manhã)

. Peguem suas Bíblias e abram em Romanos, capítulo 5.

 

Nós prosseguimos em nosso estudo, versículo por versículo, do Livro de Romanos, que pode ser considerado a maior das cartas escritas pelo Apóstolo Paulo. Romanos é praticamente sinônimo de Evangelho. Pensar em Romanos é pensar no Evangelho. E especialmente nessas últimas semanas, quando nós temos revelado a gloriosa verdade da doutrina da justificação pela fé. Como o homem é salvo? Como o homem é justificado – ou declarado justo? Não é pelas obras, não pelas boas obras, mas pela graça de Deus, através da fé do homem somente em Cristo.

 

O capítulo 5 fala de como podemos ter certeza de que ao sermos salvos isso vai durar para sempre. Quando Deus nos declara justos pela nossa fé, nossa justiça é garantida para sempre. Semana passada, nós lemos sobre isso nos versículos 1-11, lemos sobre a assegurada paz com Deus, uma posição de justificação que dura para sempre, sobre regozijar-se na esperança, esperança no Novo Testamento definida como uma segurança certa, firme como rocha, de que Deus cumpre Suas promessas até o fim. Nós também lemos que esta é uma razão pela qual nós podemos nos regozijar durante momentos de sofrimento e tribulação, experiências normais do crente. Todas essas coisas no versículo 11 culminam na certeza de Deus para nós de que nossa reconciliação com Ele dura para sempre.

 

Agora, no versículo 12 até o final do capítulo 5,  Paulo nos conta sobre o que se baseia essa certeza. Ele nos diz por que podemos ter a certeza de que nossa salvação dura para sempre. Em poucas palavras, nós podemos ter a certeza de que nossa salvação dura para sempre porque Jesus Cristo venceu todos os efeitos negativos do pecado de Adão. Isso é basicamente o que nosso texto ensina esta manhã. Jesus Cristo venceu todos os efeitos negativos do pecado de Adão no Jardim do Éden, Gênesis 3, milhares de anos atrás.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

. Orar

 

Introdução:

 

Seria um exagero dizer que nosso texto desta manhã nos dá uma visão panorâmica de toda a humanidade ao longo da história, passado, presente e futuro. Os versículos 12-21 são como telas, nas quais Deus pinta a história de todas as pessoas, todas as pessoas dos vários milhares de anos passados, pessoas do futuro, pessoas de hoje, de todas as etnias, todas as nações, pessoas em Henderson, pessoas em Lynch, KY, pessoas no Brasil, pessoas na Ucrânia, pessoas na China, pessoas na Tailândia, todas as pessoas de todos os lugares. Todo mundo é encontrado nesta passagem. E a razão para isso é porque todo mundo nesta passagem é representado por um dos dois homens, Adão ou Cristo.

 

Thomas Goodwin, o puritano do século 17, afirma o seguinte: “Há dois homens – Adão e Jesus Cristo – e esses dois homens têm todos os demais homens ligados a eles.” Ele disse que se você conseguisse visualizar Adão e Cristo como se fossem alças de cinto ou cintos com ganchos, então saiba que toda pessoa na criação está pendurada ou ligada a um desses dois homens. Toda pessoa, independentemente da raça, gênero, status social, bondade, maldade, toda pessoa está ligada a um homem ou ao outro. Toda pessoa, não importando se é um membro de igreja, se tem conhecimento bíblico, generosidade financeira, toda pessoa está ligada a um homem ou ao outro.

 

Pense nesta imagem ao longo do nosso estudo esta manhã. Pergunte a si mesmo: “Eu estou ligado a Adão ou a Cristo? Eu estou “pendurado” em Adão ou em Cristo?” Eu quero te pedir para pensar sobre isso enquanto lemos esses versículos e pensamos profundamente no Evangelho e nossa resposta a ele. Primeiro, pensemos profundamente sobre:

 

I.  O Mundo do Pecado (12-14)

 

Frequentemente nós notamos que vivemos num “mundo caído”. Nós estamos nos referindo ao acontecimento bíblico conhecido como a Queda. Gênesis, capítulo3, nos fala sobre ela. É lá que lemos sobre Adão e Eva. Nós conhecemos bem a história: Satanás tentou Eva para que ela se apossasse da fruta da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Eva cedeu à tentação, mas Adão é responsabilizado em última instância porque Deus criou Adão primeiro, como líder espiritual do seu lar. É por isso que Deus procura por Adão em Gênesis 3 e porque nós nos referimos a esse primeiro pecado como o pecado de Adão. Paulo começa aqui no versículo 12:

 

12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

 

Então Paulo fala em parênteses. Ele pára depois dessa afirmação inicial no versículo 12 porque ele sente necessidade de falar sobre a lei com relação ao pecado de Adão. Por isso, ele fala em parênteses do versículo 13 a 17. Se você olhar o versículo 18 vai ver que é ali que ele retoma seu pensamento inicial: “Portanto, como por causa de um homem o julgamento recaiu sobre todos os homens, também através do ato de um Homem justo o dom gratuito foi dado a todos os homens, resultando na justificação da vida.” Foi isso que Paulo quis dizer lá no versículo 12, mas ele sentiu a necessidade de ir em outra direção por um instante. Vejam novamente o versículo 12. É uma afirmação muito concisa e sucinta sobre a entrada do pecado neste mundo:

 

12 … por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram…

 

Lembrem-se de que estamos pensando nestes dois homens: Adão e Cristo. Através do primeiro homem, Adão, o pecado entrou no mundo e a morte através do pecado. É por isso que vivemos num mundo caído. O pecado de Adão trouxe pecado para o mundo. E é por isso também que nós temos a morte neste mundo. A morte veio através do pecado. Morte – tanto espiritual como morte física – foi o castigo para o pecado de Adão. Deus tinha dito no Jardim: “Se você comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, você certamente morrerá.” Adão e Eva tomaram dessa fruta e o resultado é a morte espiritual e física.

 

A seguir, Paulo fala na parte final do versículo 12 : “assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram…”. Paulo está ensinando que toda a humanidade leva a culpa pelo pecado de Adão. A pergunta número 19 do discipulado Batista é: “Todos os seres humanos caíram com a primeira transgressão de Adão?” Resposta: “ Todos os seres humanos descendentes dele…pecaram com ele, e caíram com ele na primeira transgressão dele.” Paulo está ensinando que há uma sensação verdadeira de que nós estávamos bem lá com Adão quando ele pecou. E isso acontece porque Adão é o representante mor, se podemos dizer assim, de toda a humanidade. O nome Adão significa “humanidade”. Dessa maneira, ele é tanto um indivíduo como um homem coletivo. Ele representa toda humanidade, assim como o Presidente representa a América, ou da forma como Davi, quando lutou com Golias, representa Israel.

 

Como afirma FF Bruce: “Toda a humanidade é vista como se tivesse existido no início com Adão.” Para que nós não gritássemos: “Poxa, a culpa é de Adão” a verdade é que se Deus tivesse provado qualquer um de nós no Jardim do Éden, o resultado teria sido o mesmo. Nós teríamos sido reprovados no teste. Na verdade, toda vez que nós pecamos nós “votamos” com Adão. Nós entramos nesse mundo como pecadores, pecadores por natureza e pecadores por escolha. E o resultado do pecado é a morte. Versículo 13:

 

13 Porque até {melhor dizendo, antes} à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.

 

Paulo está dizendo que o pecado existia antes do Antigo Testamento ter sido dado através de Moisés. Mas o pecado “não é imputado, não havendo lei”. Em outras palavras: “embora o pecado existisse, ele não era reconhecido oficialmente naquela época como uma violação da lei do Antigo Testamento.” Versículo 14:

 

14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

 

O argumento de Paulo é que o pecado e a morte existiam, na verdade “reinavam” desde a primeira transgressão de Adão, até que Deus deu a lei através de Moisés. Todos pecaram, ainda que não fosse o mesmo tipo de transgressão que Adão cometeu, todos são culpados pelo pecado.

 

E Adão era “um modelo” Daquele que viria. Assim como Adão é um representante da humanidade, também Cristo é um representante da humanidade. Adão representa a velha humanidade, Cristo representa a nova humanidade. O pecado de Adão significa que toda humanidade está condenada nele, resultando em morte eterna. A justiça de Cristo significa que uma nova humanidade pode ser justificada Nele, resultando em morte eterna. Como ele coloca em 1 Coríntios 15:22:  “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”.

 

E Paulo vai desenvolver mais completamente isso ao nos levar do mundo do pecado para:

 

II.  A Obra do nosso Salvador (15-19)

 

15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

 

Vocês percebem como Paulo contrasta esses dois homens? Em Adão todos morrem. Em Cristo todos serão justificados. E Paulo está na verdade dizendo que Jesus Cristo restaurou muito mais do que aquilo que havia sido perdido por meio de Adão.

 

Mas isso não nos é dado de forma automática. Nós precisamos receber Cristo como nosso Senhor e Salvador. No versículo 15, notem o “dom gratuito”, um dom que deve ser recebido, e o versículo 17 diz: “muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida”. Nós precisamos “receber Cristo como Salvador. Mas se nós O recebemos, então podemos estar certos de que Cristo fez tudo que é necessário para superar todos os efeitos negativos do pecado de Adão.

 

18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

 

Cristo vem como uma espécie de “Adão ao contrário”. Ele é um novo representante. Através da obra Dele na cruz, Ele nos restaura para um estado ainda maior do que o que Adão desfrutava antes da Queda. Cristo foi obediente em vida e na morte. Em vida, Ele obedeceu perfeitamente à lei, obedecendo todos os seus mandamentos. Em morte, Ele, por vontade própria, entregou Sua vida por nós, morrendo como nosso substituto, levando sobre Si nossos pecados, para que nós recebêssemos o crédito por tudo que Ele fez.  Assim, “em Cristo” nós podemos ser justificados – declarados justos. Se eu coloquei minha fé em Cristo, para sempre Deus me vê “em Cristo”, a justiça do Filho Dele imputada ou creditada ou atribuída a mim.

 

Eu recentemente ouvi um pregador colocar isso em termos com os quais eu pude me identificar. Como a maioria de vocês sabe, eu amo café. Eu amo todos os tipos de café. Gosto de quente ou gelado ou velho ou novo ou preto ou com creme ou com creme e açúcar. Não há um cheiro mais gostoso do que abrir um pacote novo de Starbuck. Eu gosto até daqueles grãos de café cobertos com chocolate. Eu gosto de tudo quanto é jeito!

 

Quando eu coloco açúcar no meu café, eu o dissolvo no café até não poder mais ser visto. E onde está o açúcar agora?  Bem, está no café, é claro. Se eu colocar aquele café em outra xícara, onde está o açúcar agora? Está naquela outra xícara, mas ainda está no café. Se eu colocar o café em outro cômodo, onde está o açúcar agora? Está naquele café no outro cômodo. E se eu derramar o café no chão, onde está o açúcar? Ainda está naquele café. Aonde quer que aquele café esteja, aquele açúcar vai estar porque ele está intrinsecamente ligado aquele café. Não pode ser separado. É isso que significa estar “em Cristo”.

 

Eu antes estava “em Adão”, mas agora estou “em Cristo”. Você pode dizer que eu mudei de endereço. E se trata de uma mudança radical de endereço! Toda humanidade reside “em Adão” ou “em Cristo”. Se nós estamos “em Cristo”, então desfrutamos de uma nova residência, uma salvação que dura para sempre. Nós refletimos sobre o mundo do pecado e a obra do nosso Salvador, em terceiro lugar, vamos pensar fundo sobre:

 

III.  A Maravilha da Salvação (20-21)

 

20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

 

Paulo ensina que a lei do Antigo Testamento foi dada para que destacasse nosso pecado e, consequentemente, nossa necessidade de um Salvador… “a lei veio para que a ofensa abundasse;” O pecado já estava no mundo, mas quando a lei veio através de Moisés, o pecado ficou ainda mais evidente. É como quando te dizem para você não fazer uma coisa, o que você quer fazer então? Você quer fazer exatamente aquilo que foi dito para você não fazer!

 

Paulo diz: “aonde abundou o pecado, superabundou a graça”. Isso é realmente o que o grego diz naquela frase: “a graça abundou ainda mais”. Não importa o tamanho do nosso pecado, igreja, não importa quanto pecamos – passado, presente, e futuro – se nós estamos “em Cristo”, ligados a Cristo, então a graça abunda “ainda mais”. Se estamos “em Cristo”, podemos estar certos de que Jesus Cristo venceu por completo os efeitos da queda. Ah, a maravilha da salvação!

 

21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

 

Nossa segurança é garantida. Previamente, o pecado reinou na morte. E se nós permanecermos “em Adão”, se não “mudarmos nosso endereço”, então permaneceremos sob o domínio do pecado e da morte. Mas se mudarmos nosso endereço, se recebermos o dom gratuito da graça de Deus, então a graça vai reinar através da justiça para a vida eterna através de Jesus Cristo nosso Senhor.

 

Conclusão:

 

Se você está “em Cristo”, você deve recordar que você estava “em Adão” junto com toda a humanidade. Então não menospreze aqueles que estão “em Adão”. As pessoas perdidas no seu local de trabalho, na sua família, na sua comunidade – um dia você foi assim. Você estava perdido. Um dia você estava unido com toda a outra humanidade, ligado a Adão. Um dia você esteve unido a Adão, pendurado em Adão e a caminho da morte certa, separação eterna de Deus em um lugar chamado inferno. Mas agora você está ligado a Cristo e Deus te confiou um Grande Comissionamento, que é “desconectar” todos que estão ligados a Adão e “conectá-los” a Cristo. Esse é o seu grande propósito na vida, através do qual você glorifica Deus: levando os outros a mudarem radicalmente seus endereços. E o que te motiva? Graça: A misericórdia imerecida de Deus para pecadores que mereciam julgamento.Viva a sua vida como um glorioso “Cartão de Agradecimento” a Deus pela Sua graça.

 

John Piper estava falando alguns anos atrás em uma conferência em Memphis onde ele desafiou seus ouvintes acerca da importância de fazer com que suas vidas realmente fizessem a diferença. Ele disse as seguintes palavras:

 

Três semanas atrás nós recebemos em nossa igreja a notícia de que Ruby Eliason e Laura Edwards tinham sido mortas em Camarões. Ruby tinha mais de 80 anos. Solteira a vida toda, ela fez isso por uma grande razão: Fazer Jesus Cristo conhecido entre os que estão em locais remotos, os pobres, e os doentes. Laura era viúva, uma médica, firme nos 80 anos, e servindo ao lado de Ruby nos Camarões. Os freios falharam e o carro desceu o penhasco e ambas morreram instantaneamente. E eu perguntei para o meu pessoal: isso foi uma tragédia? Duas vidas, guiadas por uma grande visão, dedicadas a um serviço sem reconhecimento público juntos aos pobres para a glória de Jesus Cristo – duas décadas depois que quase todos os seus colegas americanos se aposentaram para esbanjarem suas vidas na Flórida ou no Novo México. Não. Isso não é uma tragédia. Isso é uma glória.

 

Eu digo a vocês o que é uma tragédia. Eu vou ler para vocês um trecho das Seleções, Reader’s Digest (Fevereiro de 2000, pág 98) o que é uma tragédia: “Bob e Penny…aposentaram-se cedo de seus empregos no Nordeste cinco anos atrás, quando ele tinha 59 e ela tinha 51. Hoje eles vivem em Punta Gorda, Flórida, onde eles viajam em seu barco de 9 metros, jogam softball e colecionam conchas.” O Sonho Americano: chegue ao final da sua vida – sua única vida – e deixe que seu último grande trabalho para apresentar ao seu Criador seja: “Eu colecionei conchas. Veja minhas conchas.” ISSO é uma tragédia. E pessoas hoje estão gastando bilhões de dólares para te convencer a embarcar nesse trágico sonho. E eu tenho quarenta minutos para suplicar a você: não compre esse sonho.

 

Você compreende o quanto é importante estar “em Cristo”? Você tem idéia de quantas pessoas permanecem “em Adão”? Não há obra maior em todo mundo do que a obra de conduzir os outros a se “desconectarem” de Adão e “se conectarem” em Cristo. Não desperdice sua vida. Use-a para a glória de Deus.

. Fiquem de pé para oração.

 

Eu pedi a vocês que pensassem se estão “conectados” a Adão ou “conectados” a Cristo. Você está “em Adão” ou “em Cristo”? Você não pode fazer nada com relação a estar “em Adão”. Mas você pode fazer algo com relação a “permanecer em Adão”. Pela graça de Deus, você pode mudar radicalmente seu endereço hoje de “em Adão” para “em Cristo”.