E quanto aos Dinossauros? Um Estudo sobre a Evolução

E quanto aos Dinossauros? Um Estudo sobre a Evolução

“E quanto aos Dinossauros? Um Estudo sobre a Evolução”

(João 1:1-3)

Série: Respostas (5ª de 5)

Equipe de Pregadores: Revs.Todd A. Linn e Rich Stratton

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(29-03-09) (Manhã)

 

***Clique nesses links úteis para maiores recursos:

 

Age of the Earth Article Artigo sobre a Idade da Terra

Original PowerPoint Presentation Modified for Sermon Apresentação Original em PowerPoint Modificada para Sermão

Answers in Genesis Respostas em Gênesis

Creation Museum Museu da Criação

Institute for Creation Research Instituto para Pesquisa sobre a Criação

Brother Todd’s Bible Basics Teachings, Doctrine of Creation Ensinamentos Bíblicos Básicos do Irmão Todd, Doutrina da Criação

Sermão:

 

Palavras em Preto: Todd Linn

Palavras em Vermelho: Rich Stratton

. Peguem a Palavra de Deus e abram em João, capítulo 1.

 

Esta manhã, estamos terminando nossa série especial chamada “Respostas”. Nós queremos lembrá-los que todas as mensagens estão disponíveis por escrito e em áudio no nosso site, fbchenderson.org. O livro sugerido para esta semana é o livro de Ken Ham, Respostas. Ken Ham é o fundador da “Respostas em Gênesis” e um visionário por trás do maravilhoso “Museu da Criação” localizado na área de Cincinnati.

 

Nós estaremos baseando nossa pergunta de hoje sobre a criação e evolução nas palavras iniciais do Evangelho de João. Na verdade, você não vai ler a palavra “evolução” nesta passagem, nem vai ler as palavras “Fóssil” ou “dinossauro”. De fato, o Evangelho de João é primordialmente voltado para o estabelecimento da teologia de Jesus Cristo com ênfase particular sobre Sua divindade. O escritor se refere a Jesus como “o Verbo”,um nome que conota a mensagem final e decisiva de Deus para a humanidade; Deus se tornou carne no Verbo, a pessoa de Cristo.

 

Embora esses versículos iniciais não sejam primordialmente a respeito da teoria evolucionária, contudo, eles servem, todavia, como um sumário útil dos capítulos iniciais de Gênesis e nos contam como a terra e tudo nela veio a existir.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra.

 

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

. Orar.

 

Introdução:

 

A pergunta de hoje é “E quanto aos dinossauros?” Como ficam os dinossauros e a Bíblia? Como harmonizá-los? Eles harmonizam? E quanto à evolução?

 

Muitos crentes simplesmente não sabem como responder à pergunta dos dinossauros. Na verdade, algumas pessoas acham que se você é um crente você não pode acreditar em dinossauros. Outros dizem que os dinossauros existiram milhões de anos antes do homem e por isso eles não estavam na Arca de Noé. E então como é que ficam os dinossauros?

 

Como nós dissemos antes, esta passagem concerne basicamente à divindade de Cristo, mas provê implicações úteis para responder nossas perguntas sobre criação e evolução. Há duas verdades que afloram deste texto. Ele nos ensina duas verdades sobre nosso Senhor. Primeiro, precisamos saber:

 

I.  Nosso Senhor é Antes de Todas as Coisas (1-2)

 

O Filho de Deus sempre existiu. Nunca houve um tempo em que o Filho não existiu. Ele sempre existiu. Ele é antes de todas as coisas. Lembram que João se refere ao nosso Senhor como “o Verbo”, nos versículos 1-2:

 

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 Ele estava no princípio com Deus.

 

Nós estamos lendo aqui sobre a pré-existência de Cristo. Antes de nós O chamarmos “Jesus Cristo” nosso Senhor era, e continua sendo, o Filho de Deus. Ele sempre foi. Ele não foi criado. Ele não foi feito. Ele estava com Deus o Pai no início, antes da criação do universo. Ele existe fora do próprio tempo. Antes que houvesse tempo e antes que houvesse alguma matéria, alguma coisa, nosso Senhor está lá.

 

Lembrem-se da Trindade: A Bíblia ensina que Deus é um e a Bíblia revela esta unidade de Deus como uma Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Este Um é três. O que quer que componha Deus – Deus, o Pai, é tudo isso e o Filho é tudo isso e o Espírito Santo é tudo isso; um Deus em três Pessoas. Então, o Filho de Deus, nosso Senhor, é equivalente e co-eterno com o Pai.

 

Nosso Senhor é antes de todas as coisas. Segundo, e mais importante tendo em vista a discussão de hoje:

 

II . Nosso Senhor Criou Todas as Coisas (3)

 

3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

 

João diz duas coisas aqui. Primeiro, ele diz que nosso Senhor é Criador: “Todas as coisas foram feitas por Ele”. Nosso Senhor é o agente divino da criação: “Todas as coisas foram feitas por Ele.” Deus criou o Filho, mas o Filho é o Próprio Deus, então Ele é nosso Senhor criador.

 

Mas nosso Senhor não é apenas o Criador, especificamente Ele criou “todas as coisas.” João intencionalmente enfatiza essa verdade a ponto de ser redundante. Ele diz: “Todas as coisas foram feitas por Ele”, o que tecnicamente é tudo o que ele precisa dizer, mas então ele acrescenta: “e sem ele nada do que foi feito se fez.” É como se João estivesse dizendo: “Deixe-me ser bastante claro aqui: não há nada em todo o universo que nosso Senhor não tenha criado – nada! – Ele criou todas as coisas.”

 

Se nós realmente cremos nesse versículo, então nós não podemos admitir nenhum tipo de teoria evolucionária que sugira que a matéria seja criada de outra maneira. De acordo com a Bíblia, Deus criou cada átomo. Na verdade, é interessante notar que as palavras gregas iniciando o Evangelho de João são as mesmas palavras que iniciam a tradução grega do Antigo Testamento. Gênesis 1 diz: “No princípio”, as mesmas palavras no original. Deus é o Designer e eterno Criador divino de todas as coisas.

 

PowerPoint (Author: Mike Riddle, Speaker, Answers in Genesis; Slides edited, original presentation, “Can You Defend What You Believe?” available by clicking this link).

 

(PowerPoint (Autor: Mike Riddle, Narrador, Respostas em Gênesis; Slides editados, apresentação original, “Você Pode Defender Aquilo no que Você Crê?” disponível ao clicar este link)

 

Conclusão/ Apelo

 

A Palavra de Deus é compreensível. Deus providenciou para nós tanto a palavra escrita como a Palavra Viva. O Evangelho de João prossegue e diz no versículo 14: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

 

Você conhece “o Verbo que se fez carne?” Você conhece Jesus Cristo? Você já O recebeu como seu Senhor e Salvador?

 

Fósseis, ossos de dinossauros, e a extinção das espécies animais são todos lembretes da realidade da morte. E a morte é um lembrete da realidade do pecado. Muito mais importante do que você ganhar um argumento sobre a idade da terra é a sua necessidade de perdão para o pecado. Receba Cristo hoje.

. Fiquem de pé para oração.