Transformação Total

Transformação Total

“Transformação Total”

(Atos 9:1-31)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(21-10-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 9.

 

O livro de Atos tem sido um estudo incrível sobre como Deus deu início ao crescimento da igreja logo após a morte, sepultamento, ressurreição e ascensão de Jesus para o céu. E nós temos visto que uma das maneiras que Deus deu inicio ao crescimento da igreja foi permitindo que acontecesse a perseguição. Nós lemos um pouco antes sobre um homem chamado Saulo. E Saulo era um cara mal. Vocês lembram lá atrás no final do capítulo 7, começo do capítulo 8, quando eles estavam apedrejando Estevão, a Bíblia diz que Saulo estava lá assistindo e a Bíblia diz que ele estava “consentindo na morte dele”. Ele deu sua aprovação. Isso é, quando eles estavam jogando aquelas pedras enormes em Estevão, as quais cortavam a carne dele, Saulo assistia aquilo com um sorriso no rosto, aprovando tudo, pensando: “Sim, eu gosto disso. Gostaria de ver isso acontecendo mais vezes.”

 

Agora no capítulo 9, nós retomamos o aprendizado sobre esse cara chamado Saulo. Para começarmos, vamos ler alguns versículos e então eu vou orar.

 

. Fiquem de pé para a leitura da palavra de Deus.

 

1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote

2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

 

Introdução:

 

Se você gosta de programas de TV sobre a vida real, então você sabe tudo sobre o programa de TV “Transformação Total”. Ele não está mais no ar, mas você pode ver a maneira como ele tem influenciado outros programas de TV parecidos. O programa pegava voluntários que iam para Hollywood e então recebiam uma “transformação total”, envolvendo coisas como cirurgia plástica, uma dieta para perda de peso ou condicionamento físico, um novo estilo de cabelo, e um novo guarda-roupa. Então, a pessoa se reunia com amigos e familiares que não a viam desde que ela partira para Hollywood. Claro que a mudança exterior era dramática e todo mundo comemorava com brindes e abraços, e assim por diante.

 

Bem, eu pensei nesse programa de TV quando eu estava estudando o capítulo 9, semana passada. Esse cara, Saulo, sobre quem estamos lendo hoje, recebeu uma transformação total, não uma mudança externa, como cirurgia plástica, perda de peso, mas uma mudança radical no interior. Deus se apossa do coração desse perseguidor de crentes irado e cheio de ódio, e lhe dá um novo coração. Ele o salva. Saulo recebe uma transformação total.

 

É isso que o evangelho faz conosco. Ele nos transforma de dentro para fora. A Bíblia diz em 2Corintios 5:17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas passaram. Eis que tudo se faz novo.” Esse é o poder do evangelho. Quantos de vocês já foram transformados pelo evangelho? Ao estudarmos esse capítulo juntos nesta manhã, eu quero compartilhar com vocês três coisas que nós precisamos saber a respeito do evangelho.

 

I.  O Evangelho é para Todos (1-9)

 

O evangelho é para todos. Para quem é o evangelho? Para todos. Eis aqui um cara chamado Saulo. Quando nós o conhecemos pela primeira vez, ele estava assistindo a morte de Estevão por apedrejamento. Ele aprova. Ele gosta. A Bíblia também diz no versículo 8:3 que: “assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.” Então nós acabamos de ler no começo deste capítulo nos versículos um e dois:

 

1 Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote

2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.

 

A propósito, eu gosto dessa frase: “do Caminho”. É assim que esse movimento, Cristianismo, era conhecido nos dias de Saulo: o caminho. Os comprometidos seguidores de Jesus Cristo eram chamados de pessoas do caminho. Eles devem ter sido influenciados pela afirmação em João 14:6: “Eu sou – o que? O caminho! Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por Mim.”

 

Saulo está como um animal indo atrás dos crentes! Esse é o sentido do versículo um onde diz que ele estava “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”.Essa é a intensidade do ódio dele, é como se fosse o ar que ele respirava. Ele estava vivendo e respirando ódio. Ele estava pegando cartas com o sumo sacerdote, o maior líder religioso em Jerusalém, ele estava pegando como se fossem “mandados de morte” para levar para Damasco, uma cidade cerca de 240 km de distância. Você e eu pegamos um carro e dirigimos 240km e fazemos isso em poucas horas. Saulo vai andando, cerca de uma semana de viagem, para ver crentes em Damasco mortos. Ele vai gastar uma semana para chegar lá, não importando o quanto gaste para encontrá-los e prendê-los, e levá-los de volta em mais uma semana de viagem para Jerusalém para que eles fossem mortos. É isso que Saulo gosta de fazer.

 

Qual é a primeira coisa aqui? Para quem é o evangelho? Para todos. Versículo 3:

 

3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,

4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

 

Que humilhação! Saulo era alguém grande, não em termos de estatura, mas em termos de posição. Ou seja, ele tinha tudo. Ele estudara com um cara chamado Gamaliel, o que significa que ele tinha dinheiro. Ele descreve a si mesmo como “um hebreu dos hebreus”, um Fariseu, o que significa que ele era muito religioso. Ele tinha esse emprego onde ele interagia com o sumo sacerdote, o que significa que ele tinha poder e posição. Ele tinha até mesmo o nome, “Saulo”, o nome de um rei. Ou seja, ele tinha tudo. Mas Deus o humilha. Ele está em sua rota para Damasco e a glória de Deus brilha do céu sobre ele quando o Senhor Jesus Cristo diz olá e Saulo cai no chão.

 

Jesus agora vai falar com Saulo. O que você acha que ele vai falar? “Saulo, qual é o seu problema, seu louco?!” OU, Saulo, apronte-se para ver seu criador!” Veja o versículo 4:

 

4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? (Percebe a suavidade aqui?)

5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues; Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”

 

Essa última frase tem apenas na versão King James e na versão Nova King James da Bíblia. Ela aparece mais tarde em Atos 22 e 26 quando Paulo compartilha essa história sobre como ele se converteu a Cristo. Por essa razão, os tradutores da versão King James e da Nova King James a incluíram aqui no capítulo 9. É uma frase que significa tentar resistir a alguma coisa. Os fazendeiros fazem seus animais andar incitando-os com uma vara, ou um aguilhão, e algumas vezes os animais tentam resistir ao estímulo, dando coices, mas sem sucesso. Então, se tornou um provérbio para a resistência contra algo mais poderoso que você. Essa é a idéia aqui: “Duro é para ti, Saulo, recalcitrar contra os aguilhões.”

 

Quando Saulo pergunta: “Quem és tu, Senhor?” Jesus responde: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues”. Mas, Saulo não estava perseguindo Jesus, estava? Saulo estava perseguindo crentes. Mas, percebe como os dois estão unidos? Perseguir a igreja é perseguir o próprio Senhor, a cabeça da igreja. Perseguir o crente é atacar Deus. Saulo se dá conta disso agora. Versículo 6:

 

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E {disse-}lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.

 

Saulo foi totalmente humilhado de uma maneira significativa! A despeito de sua riqueza, seu poder, sua posição, sua religião, Deus não se impressionou. As pessoas podem ter se impressionado, Mas Deus não. Esse encontro com o Senhor Jesus Cristo deixa Paulo humilhado e cego.

 

Nós vamos ver em instantes que Saulo se torna um homem transformado. Ele vai de perseguidor a pregador. Ele deixa de ser aquele que se apodera dos outros e é possuído por Deus, e Deus vai usar Saulo de uma maneira poderosa, a ponto que nós vamos nos lembrar dele não pelo seu nome judaico, Saulo, mas por seu nome greco-romano, Paulo; Paulo, o cara que vai nos dar dois terços do Novo Testamento! Qual foi o primeiro ponto essa manhã? O Evangelho é para todos. Perceba, se o evangelho é para Saulo, o evangelho é para todos.

Ou seja, apenas com um aceno de mãos, quantos de vocês têm um emprego onde estão respirando ameaças e morte contra crentes, sendo cúmplices em suas mortes? Não há uma alma se quer ouvindo essa mensagem que seja um pecador pior que Saulo de Tarso. Ele se refere a si mesmo mais tarde em 1Timóteo 1:15 como “o principal dos pecadores.”

 

Alexander Maclaren disse: “O Cristianismo não sabe o que é um caso sem solução.” Eu gosto dessa afirmação! O cristianismo não conhece casos sem solução.

 

Aquele filho ou filha, por mais rebelde e não espiritual que ele pareça ser, não é um caso sem solução! Se Deus pode salvar Saulo, ele pode salvar seu esposo, sua esposa, seu ex-marido, sua ex-esposa. Aquela criança na escola que está te perseguindo e está cheio de raiva apenas precisa de Jesus. Não há casos perdidos. O Evangelho é para todos. Número dois:

 

II.  O Evangelho une a Todos (10-19)

 

O Evangelho une as pessoas, pessoas que você não imaginaria que estariam juntas.

 

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias. E disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor!

 

A propósito, que responsabilidade, certo?! Deus chama seu nome, você diz: “Eis-me aqui, usa-me.” Mas nós realmente queremos dizer isso, quando dizemos? Ananias disse isso de pronto. Vamos ver se ele realmente queria dizer isso.

 

11 E {disse-}lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

13 E respondeu Ananias: Senhor, de muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

 

Ou seja, você tem que ver o dilema de Ananias aqui! Ele quer fazer a vontade do Senhor, mas ele fica pensando: “Iiih, Deus, eu não sei se o Senhor pensou direitinho sobre isso. Isso é, sabe, o Senhor sabe de todas as coisas, mas, bem, esse cara Saulo, ele tem perseguido os crentes. Ele tem autoridade aqui em Damasco para prender as pessoas!” Quantos de vocês acham que Deus estava preocupado com a autoridade que Saulo tinha? Você e eu falamos com Deus: “Senhor, nós confiamos em Ti. Eu quero viver Seu plano.” Então, Deus revela Sua vontade e nós ficamos que nem Ananias aqui, tentando se certificar de que Deus não ficou louco.

 

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

 

A propósito, repare isso. Deus nos escolhe. Ele primeiro vem a nós. Nós, de fato, não “encontramos Deus”, Deus nos encontra. Ele inicia a salvação direcionando o poder do Espírito Santo. É por isso que Jesus diz em João 6:44: “Ninguém pode vir a Mim, se o meu Pai não o trouxer.” Do nosso ponto de vista, pode parecer que nós encontramos Deus”, mas nós descobrimos mais tarde que foi Ele quem nos amou primeiro e veio até nós!

 

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel.

16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

17 E Ananias foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

 

Tempo acabado. Você está imaginando isso na sua mente? Ou seja, Ananias está provavelmente pensando: “Eu não sei não!” Ele entra na casa e na ponta dos pés se aproxima dele. “Será que devo me esconder atrás de alguma coisa?” Mas veja a beleza dessa imagem. O versículo 17 diz que ele impôs as mãos sobre ele. Ele o tocou. Então ele disse: “Saulo”. Não, ele não disse: “Saulo”. O que ele disse? “Irmão Saulo”. Isso é lindo.

 

Esse aparentemente é o ponto em que Saulo se torna um comprometido seguidor de Jesus Cristo. Deus conduz Ananias a Saulo e Saulo recebe sua visão e é cheio com o Espírito Santo. Versículo 18:

 

18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

 

Essa é a transformação espiritual total de Saulo. Algo caiu de seus olhos como que escamas. Alguns estudiosos dizem que deve ter sido como um filme dos olhos de Saulo. Ninguém sabe. O escritor, Lucas, é um médico e ele não sabe. Era algo “como escamas.” Imediatamente acontece e imediatamente Saulo se levanta e é batizado. Nós continuamos ver isso no livro de Atos. Assim que as pessoas recebem Cristo como Senhor e Salvador, o primeiro passo de obediência é o batismo, uma palavra que significa ser imerso na água. É um sinal de obediência a Cristo e de uma confissão pública sem vergonha da fé Nele.

 

O que me chama atenção nessa parte do capítulo 9 é a maneira como Deus une os crentes. Nós somos seres que se relacionam. Deus nos criou para nos relacionar com Ele e nos relacionarmos uns com os outros. Deus une em Cristo as mais diferentes pessoas . Ele pega um Ananias e um Saulo e os coloca juntos. Ananias toca Saulo e o chama de “Irmão”. O Evangelho é pra todos e o evangelho une todos.

 

 

Uma das chaves para um evangelismo eficaz é saber isso, porque nós somos seres que se relacionam, tem pessoas ao nosso redor desejando se relacionar. Há pessoas em todo lugar precisando de outras pessoas. O evangelho pode nos unir.

 

Sábado passado, Michele e eu estávamos num bairro em Cleveland, Ohio, uma pequena cidade liberal chamada Chagrin Falls. Vocês conhecem esse tipo de cidade. Uma porção de lojas de roupas caras, uma Ben & Jerry’s, uma Starbucks (ver nota da tradutora ao final). Coisas da moda e pessoas na moda. Nós fomos a uma Starbucks lá porque, como vocês sabem, quanto mais espiritual você é, mais café você toma. Então nós pegamos um café e sentamos.  Tinha um cara sentado do nosso lado que tinha andado de bicicleta. Ele tinha todos os apetrechos, todo malhado, sabe como é. E eu comecei a conversar com ele. Começamos a conversar sobre ciclismo e corrida. Descobrimos que ele tem 71 anos de idade. Eu nunca iria imaginar! Ele possui alguns imóveis. Me falou do site dele na internet. Daí, nós conversamos sobre coisas espirituais. Eu perguntei a ele no que ele cria. Nós falamos um pouco sobre igreja. Ele disse que ele não poderia dizer que ele acreditava que quando morresse iria para o céu. Em resumo, eu compartilhei com ele João 14:6, pedindo a ele que cresse em Cristo somente. Eu dei  um cartão a ele, e nós oramos por ele. Nós demos as mãos lá na Starbucks, pessoas entrando e saindo e nós fizemos um contato ali mesmo. Ele ficou muito emocionado e com os olhos cheios de lágrima e disse que as pessoas que entravam ali deveriam estar pensando que nós éramos loucos por orar ali daquela maneira. Mas Deus o tocou. Mais tarde, ele me mandou um e-mail se alegrando com a visita providencial que nós fizemos àquela cafeteria.

 

O Evangelho une. Ele une as pessoas. Deus nos criou para nos relacionarmos, relacionamento com Ele e relacionamento com os outros. Eis a terceira coisa sobre o Evangelho. O Evangelho é para todos, o evangelho une a todos, número três:

 

III.  O Evangelho muda Todos (20-31)

 

20 E logo, nas sinagogas, pregava a Jesus, que este era o Filho de Deus.

21 Todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

22 Saulo, porém, se esforçava muito mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.

 

Saulo mudou, ou o que?! Ele passa de perseguidor de Cristo para proclamador de Cristo. E ele permanece um comprometido seguidor de Cristo apesar do fato de que ele mesmo vai ser perseguido agora.

 

23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.

24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e, como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,

25 tomando-o de noite os discípulos, o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.

 

26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.

 

 

Eles ficam: “Espera aí, nós conhecemos esse cara! Com certeza ele não mudou, mudou?!”

 

27 Então, Barnabé, tomando-o consigo, {o} trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e {este} lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

 

Eu amo esse cara, Barnabé, você não? Que encorajador! Aqui novamente nós vemos a importância dos relacionamentos. Barnabé diz: “É verdade. Ele é um homem transformado. O evangelho muda todo mundo, vocês sabem.”

 

28 E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo.

29 E falava ousadamente no nome de Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.

30 Sabendo-{o,} porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia e o enviaram a Tarso.

31 Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.

 

A paz mencionada ali no versículo 31 deve-se grandemente à mudança de Saulo de Tarso! Ele antes estava destruindo as igrejas, agora as igrejas estavam em paz e sendo edificadas.

 

O Evangelho muda todo mundo.

 

Conclusão / Apelo:

 

O Cristianismo não conhece casos sem solução. Você está ouvindo essa mensagem, você precisa saber que Deus te ama. Deus quer fazer uma “transformação total” em você, não uma transformação física que eventualmente vá desaparecer, uma transformação espiritual que vai durar para sempre. 2Corintios 5:17: “Se alguém está em Cristo, ele ou ela é uma nova criatura, as coisas velhas se passaram – coisas velhas como seu pecado, sua vergonha, sua culpa, e coisa sujas – as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo – novo, uma transformação espiritual total de dentro para fora!”

 

Nota da tradutora: Ben & Jerry’s é uma famosa sorveteria, e Starbucks é uma famosa cafeteria nos EUA.