O Mal que vem para Bem

O Mal que vem para Bem

“O Mal que vem para Bem”

(Atos 8:1-25)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(23-09-07) (Manhã)

 

. Peguem a palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 8.

 

Nós continuamos nosso estudo sobre o livro de Atos, versículo por versículo do livro, crendo que essa é a melhor maneira para estudar, aprender e aplicar a Bíblia. Nossa série se chama: “A Igreja em Chamas.” É um estudo de como o Cristianismo começou e como a primeira igreja nasceu há 2.000 anos e se espalhou por todo o mundo. Nós também estamos encorajando uns aos outros a “soprar a chama” dessa igreja em chamas, convidando o máximo de pessoas que pudermos para a escola dominical este mês.  A sala do Doutor Turner novamente é a que recebe o reconhecimento pelo significante aumento na média de comparecimento, por duas vezes este mês. É isso aí! Lembrem-se de que domingo que vem nós almejamos ter 700 pessoas na Escola Bíblica.

 

Agora, antes de nós darmos uma olhada no capítulo 8, nós relembramos que o capítulo 7 nos traz o empolgante relato do primeiro mártir crente na igreja. Nós lemos sobre Estevão, um dos primeiros diáconos na igreja. Estevão pregou aquele maravilhoso sermão do Antigo Testamento que trouxe convicção para os seus ouvintes, e ele foi apedrejado até a morte. Estevão viu as janelas do céu abertas e Jesus dando-lhe boas vindas em casa. É uma super história! Bem, a Bíblia diz que havia um cara lá consentindo com a morte dele. Seu nome era Saulo e nós vamos ouvir mais sobre ele ao prosseguirmos. Mas, esta manhã nós vamos ver como Saulo e outros continuaram a perseguir a igreja.

 

. Fique de pé em honra a leitura da palavra de Deus.

 

1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.

2 E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.

3 E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Em junho quando nossa equipe missionária para o Brasil estava se preparando para deixar o Brasil e voltar para os Estados Unidos, nós não tínhamos a menor idéia do quanto demoraria para chegarmos em casa. Nós fomos ao culto aquele Domingo em Feira de Santana e então fomos de ônibus para o aeroporto em Salvador. Quando chegamos ao aeroporto nós soubemos que algumas de nossas bagagens estavam no ônibus errado, mas imaginamos que eventualmente nós as teríamos de volta, então nós corremos para o portão apenas para saber que o vôo para São Paulo estava atrasado e provavelmente não partiria dentro das próximas duas horas. Ele finalmente partiu e nós voamos para São Paulo somente para descobrir que o avião em São Paulo, que iria partir para Miami, partira sem nosso grupo de 30 pessoas. Nós esperamos na fila por uma eternidade até que soubemos que nós não partiríamos de São Paulo de maneira alguma naquela noite. Foi  por volta de 1:00 da manhã que nós recebemos essa notícia e alguns de nós conversamos para saber se dormiríamos ali no chão em algum lugar do aeroporto. Nós finalmente fomos colocados em um hotel às 3:00h da manhã apenas para acordar 3 horas mais tarde e estar de volta ao aeroporto às 6:00h da manhã. Como eu deveria ter pegado uma conexão para Miami no dia anterior para voltar para San Antonio para a Convenção Batista do Sul, eu fiz algumas ligações para avisar as pessoas que eu não iria e teria que perder um compromisso muito importante. Após as 8 horas de vôo para Miami, nossa família teve que reunir os bilhetes para voarmos para Evansville. Em determinada altura, um representante de uma companhia aérea brasileira pegou nossos bilhetes e desapareceu por 2 horas.  Nós simplesmente o perdemos. Ninguém parecia saber quem ele era e nós simplesmente aguardamos. Finalmente ele apareceu e nos disse que nós iríamos passar a noite ali em Miami e partiríamos no dia seguinte. Nós tínhamos saído do Brasil no domingo de manhã e chegamos em casa na terça à noite. Não foi do jeito que nós imaginamos e o nosso nível de estresse era bem alto.

 

Mas vocês sabem que tem um outro jeito de olhar para isso. Naquele vôo atrasado de Salvador para São Paulo uma pessoa da nossa equipe ganhou alguém para Jesus Cristo, orou com ela ali mesmo no avião. Aquela mulher que foi salva disse que ela estava viajando com muitas outras pessoas a trabalho e ela mal podia esperar para falar para eles também sobre Jesus. Em uma das viagens de ônibus, no dia seguinte, para o aeroporto e enquanto esperávamos na fila do aeroporto, nossa equipe teve outra oportunidade de compartilhar o amor de Cristo com outros e orar por pessoas que precisavam. Poderia ser que Deus permitira que aquilo que nós vimos como mal se tornasse em um bem muito maior?

 

Romanos 8:28 diz: “Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.” Deus pode transformar o mal em bem, e, de fato, Ele muitas vezes faz isso. Muitas vezes, Ele mais tarde nos mostra como Ele transformou o mal em bem. Diga isso comigo: “Deus pode transformar o mal em bem.” Eu quero compartilhar com vocês como Deus trabalha através de vários acontecimentos a fim de cumprir o Seu perfeito plano. Número um:

 

I. Deus trabalha através da Perseguição (1-4)

 

Os três primeiros versículos que nós lemos momentos atrás não soam muito bem. Eles soam muito mal. Eles falam de perseguição na igreja. A Bíblia diz “que uma grande perseguição se levantou  contra a igreja.” Estevão foi morto e o versículo 3 nos diz que Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.”

 

Jesus havia dito que isso aconteceria. Em Mateus 5:11: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Ele também disse em João 15:20, “Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós”.

 

Deus sabia que isso iria acontecer, mas por que Ele permitiu? Que bem poderia vir dessa perseguição ruim? Bem, você se lembra de Atos 1:8 ? É o versículo chave de todo o livro. Jesus disse: “Recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da terra. “Vocês se lembram de quando nós começamos essa série, eu disse para vocês que esse versículo serve como um tipo de marco geográfico para o livro? Os capítulos 1-7 falam sobre a expansão do Evangelho em Jerusalém, os capítulos 8-12 falam da expansão do evangelho na Judéia e Samaria, e então os capítulos 13 e seguintes falam da expansão do evangelho até os confins da terra. Aqui estamos nós no capítulo 8 e o que nós lemos no versículo 1? Nós lemos: “naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos  (para onde?) pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.”

 

Você percebe? Caso você não tenha percebido, o versículo 4 diz: “Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando (ou proclamando) a palavra.” Não se trata de pregar como eu estou fazendo aqui, diante de uma igreja, é evangelizando, proclamando o evangelho. Então, perseguição leva à proclamação. Deus permite a perseguição ruim para cumprir o bem que é a proclamação. Uma outra maneira de colocar isso é: “Se não tivesse havido perseguição contra a igreja em Jerusalém, os crentes não teriam saído para anunciar as Boas Novas com outras pessoas do outro lado da cidade.” Então Deus, de maneira soberana e providencial, permite o mal que é a perseguição para cumprir o bem que é a proclamação. A Bíblia diz que os crentes são dispersos de Jerusalém e levam o evangelho para fora de sua cidade natal.

 

Vejam que Deus não quer que nós apenas permaneçamos aqui em nossa cidade e absorvamos todas as verdades espirituais, mantendo-as para nós mesmos. Isso leva a uma estagnação espiritual. As igrejas se deparam com a tentação de apenas construir edifícios maiores para si mesmas e manter todos os seus recursos em suas cidades natais quando Deus chamou a igreja para compartilhar o evangelho por todo o mundo. Eu compartilhei com nossos formandos do BodyLife ontem em nossa oficina a respeito de como a Primeira Igreja Batista dá 15% de sua receita para o Programa Cooperativo, a estratégia da denominação Batista do Sul que inclui o sustento de missões mundiais, pagando salário de missionários em todo o mundo. A maior parte das igrejas Batistas do Sul dão apenas 3 ou 4 por cento. 15% aqui na Primeira Igreja Batista, e isso não inclui outras ofertas missionárias em nossa igreja que nos levam para 22% de nossa receita anual dedicados a ofertas missionárias.

 

Então, Deus torna o mal em bem, Ele trabalha através da perseguição. Você se posiciona em favor de Jesus no trabalho ou na escola ou em sua família, e Deus vai tornar o mal em bem. Ele honra a obediência. E isso significa que o que quer que você esteja enfrentando, não importa qual ruim pareça, o mesmo Deus está no controle dessas circunstâncias também. Confie Nele para tornar o mal em bem.

 

II. Deus trabalha através de Poder (5-13)

 

Os próximos versículos enfatizam o poder de Deus, o poder para realizar milagres e curas. Isso é algo que nós vemos repetidas vezes no livro de Atos, Deus trabalhando através do Seu poder, poder para tornar o mal em bem.

 

5 E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.

6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;

7 Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.

8 E havia grande alegria naquela cidade.

 

Isso contraria a razão, não é?! Quando você é salvo do seu pecado e você sabe que vai para o céu quando morrer, o que você tem? Você tem alegria. Não apenas alegria, mas “grande alegria!” Não, isso não significa que você não vai mais ter problemas. Não significa que as contas vão parar de chegar na caixa do correio (mas seria ótimo se parassem?!) Não significa que você nunca vai ser perseguido por causa da sua fé, mas significa que você tem no seu íntimo uma alegria em Jesus que te diz que tudo vai ficar bem porque você já cuidou da coisa mais importante e Deus vai cuidar de você. Grande alegria na cidade. Versículo 9:

 

9 E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era um grande personagem;

10 Ao qual todos atendiam, desde o menor até ao maior, dizendo: Este é a grande virtude de Deus.

11 E atendiam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.

 

Nós estamos falando de como Deus trabalha através do poder e aqui nós estamos lendo sobre um rapaz que dizia ter algum tipo de poder vindo de si. O versículo 9 diz que ele é Simão e ele iludiu o povo de Samaria, dizendo ser um grande personagem. Quero dizer, ele saia dizendo: “Eu sou demais! Eu sou demais! Eu sou demais!” e o povo acreditava nele. O versículo 10 diz: “todos atendiam”. Como é fácil desviar? Quão fácil é ser levado por falsos ensinamentos? Muito fácil. Veja o número de seitas hoje, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Místicos da Nova Era, Cientologia. Pergunta: Que tipo de pessoa pode ser ludibriada? As que receberam Educação/ as Sem Educação? Resposta: Qualquer um. Veja novamente o versículo 10: “todos atendiam, do menor até o maior (estão vendo isso?), dizendo: Este é a grande virtude de Deus” e eles atenderam-no, porque já desde muito tempo os havia iludido com artes mágicas.” Quem o atendia? “Do menor até o maior.”

 

Simão usava algum tipo de mágica para levar as pessoas a acreditarem que ele era alguém grande e com grande poder. Ele estava mandando ver. Quero dizer, esse cara era um charlatão. Mas veja no versículo 12 como Deus trabalha através do Seu poder para suprimir qualquer outro poder.

 

12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.

13 E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.

 

O povo de Samaria está seguindo esse charlatão, esse falso mestre chamado Simão, esse cara que ficava dizendo ser alguém grande e Deus envia Filipe para lá pra esclarecer as coisas. Filipe compartilha com eles acerca do verdadeiro poder, sobre Jesus Cristo, e a Bíblia diz que o povo creu nele e foi batizado. Tão poderoso é essa obra de Deus que o versículo 13 diz: “até o próprio Simão creu.” Eu amo isso! Simão andava usando algum tipo de mágica para levar as pessoas a acreditarem que ele era alguém grande, mas ele sabe que é uma fraude. Então, quando ele ouve Filipe e vê o verdadeiro poder de Deus agindo através de Filipe, é como se ele falasse: “Eu conheço o verdadeiro poder quando eu vejo, eu estava fingindo esse tempo todo. Eu vou me tornar um crente também!”

 

Nós vamos voltar para Simão daqui a pouco. Agora, será que eu posso enfatizar como é importante para vocês e para mim conhecermos a verdade? Nós precisamos conhecer o evangelho, o puro e completo evangelho. Nós vimos antes que as seitas pegam seus convertidos de onde? Da igreja, dos crentes! Por quê? Porque muitos crentes sabem apenas um pouquinho dessa verdade e um pouquinho daquela. E algum Simão vem, bate na sua porta e se diz ser alguém importante, tendo o grande poder de Deus. É bom que você conheça sua Bíblia. Como? Esteja envolvido na igreja, no estudo da Bíblia! Conheça a verdade e conheça o verdadeiro poder. Deus trabalha através da perseguição, Deus trabalha através do poder. Número três:

 

III. Deus trabalha através de Pessoas (14-25)

 

Agora nós lemos sobre Pedro e João entrando em cena e nós vemos Deus trabalhando através de pessoas, ensinando algumas lições. Primeiro nós vemos que Deus trabalha através de pessoas:

 

1) Ensinado-as sobre Unidade (14-17)

 

Os próximos quatro versículos têm causado uma grande confusão na igreja. Você está pronto para esses versículos? Vamos lê-los:

 

14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo

16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.

 

Alguns têm pegado esses versículos e ensinado que receber o Espírito Santo é algo que você tem que orar e suplicar e implorar a Deus para ter. Eles dizem que você pode ser um crente e não ter o Espírito, porque é isso que está acontecendo aqui. Mas nós precisamos lembrar que estamos lendo uma história da igreja. Quando nós tivermos o Apóstolo Paulo – mais tarde na história –

Escrevendo as cartas para os Coríntios e para os Efésios, nós lemos que os crentes recebem o dom do Espírito Santo no momento da conversão. Efésios 1:13 diz que quando nós cremos, naquele momento somos selados com o Espírito Santo. Essa era a experiência normal para o crente nos dias de Paulo e para todo crente desde então. Então o que temos aqui no livro de Atos é uma exceção. Vem antes das cartas do Apóstolo Paulo.

 

Então, a próxima pergunta é: “Bem, por que isso aconteceu dessa maneira?” Eu creio que porque Deus está trabalhando através de pessoas, ensinando sobre unidade. Veja, você se lembra qual tipo de relacionamento os judeus tinham com os samaritanos? Eles se amavam ou se odiavam? Eles se odiavam. Lembra da história em João 4:9 sobre Jesus e a  Samaritana no poço? João faz a edição e acrescenta as palavras: “porque os judeus não se comunicam com os samaritanos”. Os judeus e os samaritanos eram inimigos. Eles se opunham violentamente um ao outro.

 

Aqui nós lemos que os apóstolos em Jerusalém, os judeus, ouvem que os samaritanos estão sendo salvos em Samaria. Eles devem ter pensado: “Eles também?! Nossa. Vamos lá dar uma olhada.” Então Pedro e João descem para Samaria e verificam. Eles descobrem que esses Samaritanos creram no evangelho que Filipe vinha pregando. Eles foram salvos e batizados.  Contudo, de maneira interessante, o Espírito Santo ainda não tinha vindo sobre eles. Então Deus de forma providencial traz esses dois povos juntos, unindo esses dois inimigos, para que os judeus alcancem os samaritanos e Deus habita neles na Pessoa do Seu Espírito. É uma bela demonstração de unidade na igreja que também autentica a mensagem que os Samaritanos creram. Pedro e João vêem que os Samaritanos são sinceros, eles realmente são crentes em Jesus Cristo. Eles estendem suas mãos e as impõem sobre seus novos irmãos em Cristo e o Espírito de Deus habita neles.

 

Deus trabalha através de pessoas, nos ensinando sobre unidade. Deus também trabalha através de pessoas:

 

2) Nos ensinando sobre Pureza (18-25)

 

Lembram de Simão? Ele voltou!” Vejam o versículo 18:

 

18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,

19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.

 

Pobre Simão. Eu realmente acho que ele creu em Jesus. Eu acho que ele era um crente, mas ele tinha muito que aprender. Ele vê algum tipo de evidencia de que o Espírito Santo habita nos Samaritanos quando Pedro e João impõem suas mãos sobre eles, e ele : “Puxa, pessoal, será que eu posso ter esse poder também? Eu pago por isso.” Veja a resposta de Pedro:

 

20 O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro.

 

O original Grego traz literalmente: “Vá para o inferno com sue dinheiro!” Isso na verdade é o que ele diz. Pedro era direto, não era? Por quê? Porque ele está preocupado com a pureza do evangelho. Ele fica pensando: “Cara, você tem idéia de como você está viajando nesse seu pedido carnal e mundano?! Tentando comprar vantagem espiritual com dinheiro? Seu idiota!”

 

É desse texto que deriva a palavra “simonia”. É uma palavra que descreve a compra de prestigio religioso ou posição. Vem dessa passagem aqui sobre Simão. Pedro continua no versículo 21:

 

21 Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

22 Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;

23 Pois vejo que estás em fel de amargura, e em laço de iniqüidade.

 

Pedro não está somente preocupado com a pureza do evangelho, ele está preocupado com a pureza do coração. Com se ele falasse: “Simão, eu não sei se você ouviu sobre Ananias e Safira, mas eles se meteram em confusão por ganância e isso os matou, então, você tem cinco segundos pra se arrepender!” Versículo 24:

 

24 Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim.

 

Aparentemente, Simão se arrepende e some de cena. Então nós temos esse delicioso sucinto versículo que conclui o capítulo:

 

25 Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e em muitas aldeias dos samaritanos anunciaram o evangelho.

 

O capítulo começa com perseguição e termina com proclamação. A igreja está em chamas em Jerusalém e Deus espalha o fogo para Judéia e Samaria. Ele torna o mal em bem.

 

Conclusão:

 

Eu me lembro de quando eu era Escoteiro na 8 e 9 ª séries. Tinha um cara na nossa tropa chamado “Hal”. Hal era um cara grande, fora do normal, que tinha como se fosse uma barba já na 8ª série. Sabe como é esse pessoal? Já parecem adultos quando estão na 8ª série. Eu me lembro uma vez em que Hal tinha acendido uma fogueira e ficou distraído fazendo outra coisa. Ele tinha acabado de acendê-la e era só uma porção de gravetos. Alguns colegas e eu resolvemos tomar posse da fogueira. Nós pegamos os gravetos e colocamos do nosso lado e aumentamos aquele fogo. Estava ficando cada vez maior e então Hal apareceu. Ele viu o que aconteceu. O pequeno fogo que ele começara tinha sido furtado, mudado de lugar e agora estava queimando cada vez maior. Eu nunca vou me esquecer do que Hal fez a seguir. Primeiro ele ficou zangado. Ele era um cara grande e tudo que ele precisava fazer era sentar em cima de mim. Como um grande urso, o Hal veio marchando para cima de onde nós estávamos e então ele fez algo muito incomum. Ele abaixou e pegou a fogueira! Toda ela! Ele a pegou como se pegasse um cesto de lavanderia. Apenas ladrou e a pegou e a levou de volta para o seu lado do acampamento e a pôs no chão. Eu nunca tinha visto algo assim. Não queimou a roupa dele nem nada.

 

Você diz: “por que você está contando essa história?” Eu não sei; é só uma história legal! Sério, Deus diz que nós somos uma igreja em chamas e nós temos uma mensagem que não é para nós guardarmos para nós mesmos. Deus quer que compartilhemos com os outros, ao soprarmos as chamas e falarmos para as outras pessoas sobre Jesus. Sopre a chama. Espalhe o fogo para a glória de Deus!