O Ponto Principal da Escritura

O Ponto Principal da Escritura

“O Ponto Principal da Escritura”

(Atos 13: 13 – 52)

Série: A Igreja em Chamas

Rev. Todd A. Linn, PHD

Primeira Igreja Batista Henderson, KY

(09–12–07) (Manhã)

 

 

. Peguem a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 13.

 

Algumas semanas atrás nós começamos uma série de mensagens através do livro de Atos. Nós estamos prosseguindo versículo por versículo através do livro da Bíblia que nos ensina sobre como a fé cristã realmente foi caminhando; como a igreja nasceu e como cresceu nos anos prematuros.

 

Nós temos notado em várias ocasiões que o versículo chave do livro de Atos é Atos 1:8, onde Jesus diz, “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo vier sobre vocês e vocês serão Minhas testemunhas em três áreas principais: Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Observamos que os capítulos de 1 – 8 falam sobre como a igreja se espalhou através de Jeusalém; os capítulos de 9 – 12 falam sobre como a igreja se espalhou através da Judéia e Samaria, e agora os capítulos 13 e seguintes falarão sobre como a igreja começou a se espalhar até os confins da terra. O capítulo 13 nos leva a esta trajetória final de levar o Evangelho para bem longe, para os confins da terra. Nós leremos esta manhã sobre a primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé.

 

. Fiquem de pé para a leitura da Palavra.

 

13 E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;

15 E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

 

. Oração.

 

Introdução

 

Se você já teve a oportunidade de trabalhar com os pré-escolares e crianças, então você sabe que a resposta comum deles para quase todas as perguntas é “Jesus”. Você pode perguntar, “O que estamos aprendendo hoje?” As crianças gritarão, “Jesus!” Ou, “Qual é o ponto principal aqui?” Jesus! Quem construiu a arca? Jesus! Quem fez seu café da manhã esta manhã? Jesus!  Você não acha que Jesus gosta de ouvir as crianças gritarem o nome  dEle desse jeito?

 

Enquanto o entusiasmo delas reina por um momento, as crianças nos lembram de que Jesus é a resposta para quase todas as questões da vida. Como o adesivo de pára-choque que diz, “Qualquer que seja o problema, Jesus é a resposta.” Quando eu estava estudando o texto esta semana, eu sempre acabava concluindo que: tudo na Bíblia aponta para Jesus. Jesus é o foco principal da Escritura. Vamos ver isso juntos. Primeiro, veja:

 

I. Ele é o Foco da História (13 – 25)

 

Isso será o ponto principal naquilo que é conhecido como o primeiro sermão de Paulo nas Escrituras. Os versículos 13 – 15 nos mostram o sermão de Paulo, dizendo-nos como Paulo e Barnabé chegaram neste lugar chamado Antioquia na Pisídia onde eles entraram na sinagoga e Paulo está pronto para pregar.

 

O versículo 13 nos diz que eles deixaram a ilha de Chipre e vão mais para o Oeste para Antioquia na Pisídia (A propósito, lembre-se de usar seus mapas no final da Bíblia! Muitas Bíblias têm um mapa que mostra as viagens missionárias de Paulo. Esta é a primeira. Ache a ilha de Chipre e siga a seta).

 

A Bíblia diz no versículo 13 que “Paulo e os que estavam com ele velejaram de Pafos, eles chegaram a Perge na Panfília; e João, se apartou deles, retornando para Jerusalém”. Paulo tinha saído com Barnabé e João, também conhecido como João Marcos, e a Bíblia diz que João os deixou. Não sabemos por que. Alguns especulam que João sentiu nostalgia ou ele não pôde suportar a dura vida missionária e então ele partiu. Qualquer um desses cenários é possível. Outros estudiosos mostram que a partir deste ponto nas Escrituras fica muito claro que Paulo assume o centro do palco. Ele está no comando. Antes, líamos o nome de Barnabé primeiro. Agora, lemos o nome de Paulo primeiro. Isto é, “Paulo e os que estavam com ele”. João era o primo de Barnabé e então alguns estudiosos sentem que João não gostou do fato dele e seu primo ficarem em segundo plano. João não estava satisfeito com a liderança de Paulo. Líderes são familiarizados com este tipo de desafio. É como se alguém dissesse, “Bem, você não está fazendo isso do meu jeito” e, “Você precisa fazer isso” e, “Se eu estivesse no comando” e assim por diante, e então ele partiu irritado. Não sabemos porque João partiu, mas sabemos que isto realmente irritou Paulo. Veremos isso mais tarde no capítulo 15.

 

Então João os abandona, e Paulo e Barnabé vão para esta cidade chamada Antioquia na Pisídia e eles vão na sinagoga no Sábado sagrado, no dia do Senhor, quando todo mundo estava lá reunido para o culto e a Bíblia diz no versículo 15: “E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai”.

 

Então, os principais da sinagoga notam a presença de Paulo e Barnabé na sinagoga. Talvez eles ouviram algo sobre eles. Talvez outra pessoa tivesse dito que aqueles caras ali eram homens instruídos. Vamos ver se eles querem compartilhar uma palavra. O versículo 15 diz que os principais perguntam, “Se vocês têm alguma palavra de consolação para o povo, digam”. Você acha que Paulo ficou pensando: “Bem puxa, eu sou novo aqui e não quero ofender ninguém. Talvez eu apenas ore a respeito disso nesta manhã e na próxima semana falaremos alguma coisa?!” Não! O versículo 16 diz que ele se levantou. Ele não perdeu tempo. Ele se levantou, e erguendo sua mão (parece um pregador não é verdade?!) ele disse, “Homens de Israel, e vocês que temem a Deus, ouvi!” você amou esta palavra, não amou?! Preste atenção! Quantos de vocês estão atentos neste exato momento? Deixe me ver suas mãos? Tudo bem. Aqui vem o primeiro sermão de Paulo nas Escrituras. O título dele poderia ser, “Jesus é o foco principal da Escritura”. Seu primeiro ponto principal é que Jesus é o foco da História. Vamos apenas ler isto aqui.

 

16 E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:

17 O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela;

18 E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.

 

A propósito, eu amo isso. Deus “os suportou no deserto”. Eu fico tão feliz que Deus “nos suporta”. Ele não tem que fazer isso. Quando você achar difícil aturar qualquer pessoa, apenas lembre-se de quanto tempo Deus está aturando você.

 

19 E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.

20 E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.

21 E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Quis, homem da tribo de Benjamim.

22 E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

 

Agora todo Judeu naquela sinagoga sabia que o Messias viria da linhagem familiar de Davi, certo? Então veja o versículo 23:

 

23 Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;

 

Todo Judeu naquela sinagoga sabia que o Messias viria da linhagem de Davi e Paulo diz que o Messias está aqui; Seu nome é Jesus. E mais, todo Judeu sabia que um profeta prepararia o povo para a vinda do Messias. Então o que lemos?

 

24 Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.

25 Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.

 

Então, o primeiro ponto do sermão de Paulo é que Jesus é o foco da história. Deus tinha um plano desde o início do mundo de enviar Seu Filho, Jesus Cristo. Deus trabalha através da história para trazer Jesus para nós. Então Ele é o foco da história. Em segundo lugar:

 

II. Ele é o Foco da Profecia (26 – 37)

 

Paulo toma fôlego e então ele começa seu segundo ponto. Jesus é o foco da profecia.

 

26 Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.

27 Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.

 

Paulo está explicando que através dos Profetas do Velho Testamento, foi predita a vinda de Cristo; os principais em Jerusalém estavam sem pistas disso e condenaram Cristo à morte.

 

28 E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.

29 E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;

30 Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.

 

Quando li o versículo 30 esta semana, eu escrevi, “Eu amo isto!” Eu gostaria de poder de algum modo comunicar todo o poder e propósito do versículo 30. Não importa que Jesus foi morto e enterrado, “Mas Deus O ressuscitou da morte”. O poder de Deus! O propósito de Deus! O Deus que ressuscitou Jesus da morte física, nos ressuscita da morte espiritual!

 

31 E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.

32 E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;

33 Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.

 

Paulo está dizendo que Jesus é o foco da profecia. Salmo 2 traz uma profecia da ressurreição de Jesus. Também Isaías 55:3 profetiza sobre Jesus. Isto está no verso 34:

 

34 E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.

35 Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.

36 Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.

37 Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.

 

Essas são profecias sobre a ressurreição de Jesus. Em Escrituras como estas que Paulo deve ter pensado em 1 Coríntios 15 onde ele diz que Cristo ressuscitou novamente, “de acordo com as Escrituras”.

 

E há outras incontáveis profecias sobre Jesus. Alguém verificou que há aproximadamente 300 profecias no Velho Testamento sobre a primeira vinda de Jesus e 500 profecias do Velho Testamento sobre Sua segunda vinda. Um cético sábio levaria em consideração várias centenas de profecias, coisas escritas na Escritura centenas de anos antes do evento, predizendo particularidades sobre o Senhor Jesus Cristo. Uma das minhas favoritas é aquela que refletimos nesta época do Natal. O livro de Miquéias, escrito a 700 anos antes de Cristo, professa o local do nascimento de Cristo. Miquéias 5:2, “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

 

Jesus é o foco da história. Jesus é o foco da profecia. Paulo é um típico pregador Batista: ele aborda três pontos. Aqui está o terceiro ponto sobre Jesus;

 

III. Ele é o Foco da Humanidade (38 – 52)

 

É o mesmo que dizer que Jesus é a razão de nossa existência e que encontramos nossa vida nEle. Ele é o foco da humanidade. Eu adicionei dois sub pontos aqui. Primeiro:

 

1) Nós Temos que Receber Perdão (38 – 41)

 

38 Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.

 

Perceba a exclusividade da salvação aqui: “através DESTE HOMEM” é pregado o perdão dos pecados. Há quantos meios de salvação? Um! Como podemos ser perdoados do pecado? Somente através de Cristo. Circule a letra “s” no final do versículo 38. Através de Cristo nós temos o perdão dos pecados; todo pecado – passado, presente e futuro. O versículo 39 amplia este perdão:

 

39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.

 

“Todo aquele que crê”. Para quem é o evangelho? Todo mundo. Para quem é o perdão? Todo mundo. Todo mundo que crê é “justificado” de todas as coisas. Essa palavra “justificado” é um termo legal, um termo judicial. Isto significa “ser declarado sem culpa”. Isto é uma coisa incrível se você pensar nisso. Significa que embora tenhamos todos os pecados, nos posicionamos diante de Deus e Ele diz “Sem culpa”. Não somos  “tornados justos”. Nós somos “declarados justos”. Por causa de Cristo, podemos ficar diante de Deus e ouvir Ele dizer, “Sem culpa” ou, “Livre!” como algumas traduções trazem. Você está livre da pena do pecado!

 

Todo mundo que crê é justificado de TODAS AS COISAS. Perceba a extensão deste perdão! TODO MUNDO que crê é justificado de TODAS AS COISAS. É como se ficássemos diante de Deus e disséssemos, “Tá certo, mas e quanto a esse pecado?!” Deus diz: Sem culpa. “Mas e quanto a esse pecado e esse pecado…?” Sem culpa. Livre!

 

Esta liberdade vem somente através de Cristo. Paulo diz, “Todo aquele que crê é justificado de todas as coisas, das quais não poderia ser justificado pela lei de Moisés”. Liberdade vem através de um relacionamento com Cristo, não por regras, não por religião. Note bem isso: não podemos ser declarados “Sem culpa” obedecendo uma porção de regras. Você sabe, “Vá à igreja, dê seu dinheiro, seja uma boa pessoa, faça coisas boas”. Este não é o caminho. O caminho é se voltar para Jesus Cristo, crendo nEle, recebendo Ele como Senhor e Salvador. Então Paulo está dizendo o mesmo que, “Veja, nós devemos receber o perdão em Cristo ou estaremos incorrendo no mesmo problema daqueles que não ouviram os profetas, versículos 40 – 41:

 

40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:

41 Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.

 

Então Paulo está falando o mesmo que, “Não saia daqui sem receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. É somente através de Cristo que você pode receber perdão. Se você se recusa a seguir Cristo, você permanecerá culpado diante de Deus. Você morrerá e vai para o inferno como punição pelo pecado. Receba a Cristo, contudo, e seja declarado “Sem culpa” de seus pecados. Receba Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal e fique liberto do pecado.

 

Jesus é o foco da humanidade. Nós devemos receber perdão e em segundo lugar:

 

2) Nós Devemos Permanecer Fiéis (42 – 52)

 

42 E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.

 

É claro! Eles ficam pensando: “Nós nunca ouvimos estas coisas sobre liberdade e perdão, e ser declarado sem culpa. Nós amamos isso! Isto é muito melhor que a pregação que temos tido aqui na sinagoga! Vocês podem voltar na próxima semana?!”

 

43 E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.

 

Você vê isso? Paulo e Barnabé estão falando para esses caras que estão se tornando seguidores de Cristo e eles estão dizendo, “Veja pessoal, permaneçam fiéis no Senhor. Cresçam! Continuem na graça de Deus”. É por isso que viemos aqui para adoração pública. É por isso que estamos envolvidos na escola dominical. Isto é assunto de discipulado. Nós devemos crescer na graça de Deus. É por isso que temos o culto de Domingo à noite e Quarta-Feira. Nós continuamos na graça de Deus.

 

44 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

45 Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.

 

Você sempre pode esperar oposição ao evangelho. Os Judeus incrédulos ficam pensando: “Ei, nós gostamos de nossas regras e nossa tradição. E vocês estão pegando nossos escravos! Eles estavam nos seguindo! Parem com isso!” Eles se opuseram às coisas ditas por Paulo. Então o que Paulo e Barnabé fazem? Inclinam as cabeças e fazem beicinho? Não, uma pequena perseguição não os deteria. Eles permaneceram fiéis ao Senhor. Versículo 46:

 

46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;

 

Que estrondo é essa declaração! Nós trouxemos a mensagem de salvação do Evangelho a vocês primeiro, mas vocês a rejeitaram, vocês “se julgam indignos da vida eterna”, então nos voltaremos para os Gentios. Veja novamente que vida eterna é encontrada somente confiando em Cristo. Recusando Cristo, os Judeus “julgaram a si próprios indignos da vida eterna”. Então Paulo diz o mesmo, “Está certo, vocês Judeus recusam a Cristo, nós estamos nos voltando para os Gentios. Afinal de contas, o Evangelho é para eles também”.

 

47 Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra.

48 E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

 

Este versículo deve nos dar uma pausa. Novamente aqui vemos o mistério da escolha soberana de Deus em paralelo com nossa liberdade. A Bíblia diz, “e creram todos os que estavam ordenados para a vida eterna”. Esta é uma forte declaração que nos lembra de que Deus inicia este assunto de salvação. Ele elege pessoas para salvação. A Bíblia diz em Efésios 1:4 que Deus escolhe pessoas para salvação antes da fundação do mundo. Isso significa que não temos escolha em nossa salvação? Não. Nós devemos fazer a decisão de receber a Cristo como nosso Senhor e Salvador. João 3:16 diz, “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Então eu devo escolher crer e seguir a Cristo. O mistério disso tudo é que, enquanto parece que eu escolhi seguir a Cristo, na verdade, Deus me escolheu primeiro e Ele me escolheu, não baseado na minha bondade, mas baseado em Sua graça.

 

49 E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.

50 Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.

 

Oh, mais perseguição! O que farão Paulo e Barnabé? Desistirão? Não, eles se mantiveram fiéis.

 

51 Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.

52 E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

 

Eles não tomaram a rejeição como algo pessoal. Eles permaneceram fiéis a Jesus Cristo. Eles foram cheios de alegria e do Espírito Santo.

 

Ouça: o foco de toda a Escritura é Jesus. Qualquer que seja a pergunta, Jesus é a resposta.

 

. De pé para a oração.