Quem te dá cobertura?

Quem te dá cobertura?

“Quem te dá cobertura?”

(Romanos 16:1-24)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(27-12-09) (Manhã)

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 16.

 

Nós estamos no último capítulo de Romanos. Há vários meses nós começamos uma série no livro de Romanos. Aqui na Primeira Igreja Batista nós pregamos sobre os livros da Bíblia, uma pregação expositiva, versículo por versículo sempre que possível. E nós chegamos agora ao capítulo final.

 

Ray Stedman era um pregador expositivo na Califórnia que partiu para estar com o Senhor. Ele pregava sobre os livros da Bíblia e quando sua congregação finalmente chegou em Romanos 16, Stedman disse: “Alguns de vocês são velhos o suficiente para se lembrarem de quando nós começamos!” Bem, nós não estamos em Romanos a tanto tempo assim, mas nós alcançamos o objetivo e estamos prestes a cruzar a linha de chegada. Eu desejo terminar nosso estudo esta noite, se Deus quiser, quando nós veremos os últimos três versículos de Romanos, estudando juntos a doxologia ao final do capítulo.

 

Enquanto nos preparamos para ler Romanos 16, notamos que estamos lendo uma espécie de P.S, um pós-escrito ao livro. Paulo, para todos os fins, terminou de forma adequada a carta na conclusão do capítulo 15, mas, assim como nós, ao escrevermos cartas, ele terminou com o “assunto” da carta e agora escreve algumas palavras de agradecimento pessoal. E nós vamos ler as saudações dele a uma série de pessoas. Vamos começar e eu vou ler os versículos iniciais do capítulo.

. Fiquem de pé para a leitura da Palavra de Deus.

 

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,

2 para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.

3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

4 os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;

. Orar.

 

Introdução:

 

Semana passada eu assisti a um filme chamado “Um Sonho Possível” (tradução livre). Eu sempre tento ser cuidadoso ao mencionar filmes aqui no púlpito porque muitos contem linguagem que não é apropriada para todas as famílias e, infelizmente, mesmo esse filme, por melhor que seja, fica devendo nesse aspecto. Por isso eu não posso recomendar o filme para todo mundo, mas o que eu realmente gostei foi da história na qual o filme se baseia.

 

Eu já tinha lido sobre a história algum tempo atrás, antes de saber que eles estavam fazendo um filme sobre ela. Eu me lembro de ter lido a respeito dela em algum lugar nos jornais, a história real do jogador de futebol americano Michael Oher (Pronuncia-se, “OAR”) e a família Tuohy (pronuncia-se “Tu-i”). É a história real de um jovem afro-americano que fica praticamente sem lar em Menphis, Tenessee, e uma família branca de crentes com o nome de Tuohy vê Oher andando pelas ruas de Menphis numa noite fria de inverno. Os Tuohys acolhem Oher em sua casa como um da família e o inspiram e encorajam e Oher segue em frente até se tornar o primeiro jogador a ser escolhido pelo Baltimore Ravens logo na primeira rodada de escolhas.

 

É uma história maravilhosa! E o tema recorrente no filme é a idéia de cuidar um do outro. Quando a Sra. Tuohy está andando com Oher numa parte perigosa de Memphis, o grande e atlético Oher diz para aquela que vai logo ser sua mãe adotiva: “Não se preocupe: Eu te dou cobertura.” E essa metáfora é recorrente no filme, tanto no campo, se referindo à posição de jogador ocupada por Oher, a de marcador, bloqueando o adversário, e fora do campo como um rapaz que cuida da sua família, a idéia de cuidar um do outro, protegendo um ao outro, “dando cobertura” para outra pessoa.

 

Quando o Apóstolo Paulo conclui sua carta para as igrejas em Roma, ele ocupa o espaço de 24 versículos para mencionar 33 pessoas pelo nome. Uma conclusão inevitável ao estudo desse texto é que Cristianismo tem a ver com ser uma família, com cuidar um do outro, se importando um com o outro, protegendo um ao outro, amando um ao outro, “dando cobertura” para o outro.

 

Cristianismo não é algo que acontece de maneira isolada. Cristianismo é hereditariamente família. Essa é uma verdade que não precisava ser dita desde 2.000 anos quando Paulo escreveu esta carta, mas é uma verdade que nós precisamos enfatizar no nosso tempo. Frequentemente nós pensamos em Cristianismo como uma questão meramente individual. Nós a classificamos dentre as coisas que se referem a nós como indivíduos. “Eu tenho isso e isso e isso. Essas coisas são minhas.” Mas Cristianismo não é para ser vivido em isolamento dos outros crentes. Nós somos uma família de fé.

 

Salomão escreveu em Eclesiastes 4:9-10: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.”

 

Cristianismo tem a ver com família. Tem a ver com amar um ao outro, se importar um com o outro, proteger um ao outro – dar cobertura um ao outro. Vamos ler esse texto e notar alguns benefícios de sermos uma amorosa família cristã, coisas de que gostamos quando reconhecemos que somos uma amorosa família de fé. Primeiro:

 

I. Nós desfrutamos de uma Comunidade (1-16)

 

A família cristã é uma multiforme comunidade de fé. Novamente, Paulo aqui menciona 33 pessoas pelo nome. 24 delas vivem em Roma e 8 delas estão com ele em Corinto quando ele escreve esta carta. Elas são pessoas com todo tipo de história de vida e juntas formam uma amorosa comunidade. A palavra “saudai” aparece 19 vezes no nosso texto. 17 delas, o próprio Paulo está saudando indivíduos.

 

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe (Vejam isso! Ela é uma “irmã”, um membro da família), que está servindo à igreja de Cencréia,

 

2 para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive.

 

A primeira pessoa que Paulo menciona é “Febe”, uma mulher que Paulo descreve como “uma serva” e “protetora de muitos”. Ela fora uma ajuda para Paulo e para muitos outros na igreja em Cencréia. Paulo diz no versículo 2 para “a receberem no Senhor como convém aos santos.” Aqui está um lembrete de que os crentes são conhecidos como “santos”. Quando o Novo Testamento fala de “santos” está falando de todos os Crentes. Nós algumas vezes falamos desta ou daquela pessoa como “um santo” e com isso estamos querendo dizer que aquela é uma boa pessoa, um modelo de virtude. Mas a Bíblia descreve todos os Crentes como santos. Nenhum grupo da igreja vota em quem é um santo ou quem não é. Todos somos santos.

 

3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,

4 os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;

 

Vocês se lembram de ter lido sobre Priscila e Áquila no livro de Atos. Nós não sabemos bem a que Paulo se refere aqui no versículo 4 quando ele escreve que Priscila e Áquila “arriscaram a sua própria cabeça”, mas você pode com certeza dizer que Priscila e Áquila “davam cobertura a Paulo”. Eles davam cobertura para ele! Eles o amavam. Eles o protegiam. Um dia nós vamos descobrir. Um dia nós vamos nos assentar no céu com esse casal de estrelas, Priscila e Áquila e nós vamos perguntar a eles: “Do que se tratava esse arriscar as cabeças? Contem-me a história”, e então nós vamos ficar sabendo.

 

5 Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acáia em Cristo.

6 Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós.

7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

 

Há uma palavra interessante aqui. Paulo diz no versículo 7 para saudar Andrônico e Júnias, seus companheiros, o que significa que eles provavelmente fossem Judeus, e então ele os descreve como seus “companheiros na prisão”, companheiros prisioneiros que foram “dignos de nota entre os apóstolos”. Essas duas pessoas, Andrônico e Júnias, passaram um tempo com Paulo. Eles eram companheiros de prisão.

 

Aqui está uma lembrança de que a vida Cristã não é um chamado a uma vida de facilidade, descanso e prazer. A vida Cristã frequentemente significa perseguição. Em muitos casos e culturas, Cristianismo significa ser preso e passar um tempo na prisão simplesmente por crer em Jesus Cristo. Para a nossa cultura, perseguição pode assumir outras formas – perder amigos, família, ofertas de emprego, ser ridicularizado na escola – essas são conseqüências normais de se viver em um mundo hostil à fé Cristã. Devemos saber que ser preparado para isso é não ficar à parte quando isso acontece. Essas duas pessoas, Andrônico e Júnias, não ficam “à parte” quando encaram problemas e tribulações. Aparentemente, eles não reclamam. Eles são descritos como sendo “dignos de nota entre os apóstolos”. A idéia parece ser que eles eram fortes, seguidores determinados de Jesus Cristo.

 

Eu li essa estória outro dia nos jornais. Olha essa manchete:

 

“Homem em Michigan entra na Lanchonete com Faca de 5 Polegadas no Peito, e Pede Café”.

 

Aquilo chamou minha atenção. Eu tinha acabado de ler essa estória. Deixe-me compartilhá-la com vocês.

 

Quarta-feira, 23 de Dezembro, Jornal Associated, WARREN, Michigan:

 

Um homem entrou numa lanchonete em Michigan com uma faca de 5 polegadas cravada no peito, pediu um café e reclamou apenas do tempo frio. O homem de 52 anos que não tinha sido identificado chamou a emergência 190 na cidade de Warren no domingo à noite para pedir que uma ambulância fosse mandada para o Brays, um restaurante na vizinhança do Parque Hazel. Ele disse que tinha sido esfaqueado durante uma tentativa de roubo a 100m dali, então caminhou até o restaurante e chamou o 190 de um telefone pago.

 

Na gravação da ligação, o homem deu uma vaga descrição de seu atacante dizendo: “Eu estava indo para o Brays porque lá tem onde sentar e estava frio do lado de fora”. O funcionário George Mirdita contou ao The Detroit News (Notícias de Detroit) que o homem calmamente pediu café. A polícia disse na terça-feira que o homem estava se recuperando.

 

Eu li esta estória e virei para a Michele e disse: “Este é o tipo de cara que eu gostaria de ter como membro da igreja! Aqui está um cara com uma faca cravada em seu peito e que calmamente pede uma xícara de café e senta em um restaurante e a única reclamação que ele tem é: “Está um pouco frio do lado de fora, não é?!” O que quero dizer na verdade é que não é esse o tipo do cara que você gostaria de conhecer um pouco melhor?! Um pouco como Andrônico e Júnias, tenho certeza.

 

8 Saudai a Amplias, meu amado no Senhor.

9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado.

 

Perceba que: duas vezes Paulo se refere a uma dupla de indivíduos como “meus amados”. Nós amamos a todos na família Cristã, mas existem certos Cristãos de quem somos mais chegados, amados irmãos e irmãs.

 

10 Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da família de Aristóbulo.

11 Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da família de Narciso, os que estão no Senhor.

12 Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.

13 Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha.

 

Tem uma pequena preciosidade aqui. “Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe e minha”. Quem era Rufo? – e tem muita especulação aqui – o que era sabido é que sua mãe era como se fosse mãe de Paulo. Família!

 

14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermas, e aos irmãos que estão com eles.

15 Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão.

16 Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.

 

Essa frase no versículo 16: “Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo” (beijo santo) é culturalmente-dependente, certo?! Você sabe o que estou dizendo?! Quero dizer, mesmo hoje na cultura Oriental o modo de receber carinhosamente outra pessoa – homem ou mulher – é beijá-los no rosto. Isso não ocorre aqui no Ocidente! Se você é um cara e está vindo me cumprimentar e me “saudar com um beijo”, é melhor você se cuidar, certo?! Só estou avisando.

 

A frase é dependente do contexto, dependente da cultura. Isto não é regra para todos os contextos. O que é normativo é a intenção por trás da expressão e a intenção por trás da expressão é: “Saúdem e recebam uns aos outros carinhosamente”. Em nossa cultura, um abraço amigável ou um aperto de mão significam a mesma coisa.

 

Mas não perca o foco: carinhosamente recebam uns aos outros. Existem muitas igrejas que você pode visitar e você tem a impressão de que os visitantes e não-Crentes são mais carinhosos que os Crentes. Se esse é o caso, então alguma coisa está desesperadamente errada.

 

Mais uma coisa: note no versículo 16: “As igrejas de Cristo” ou, “todas as igrejas” saúdam vocês. De Jerusalém, Corinto, Roma; das comunidades para os continentes, nós somos uma comunidade global de crentes. Nós temos de ser preocupados por todos os irmãos e irmãs em todas as igrejas. Nós somos uma comunidade global de fé e Deus está redimindo para Si um povo de toda tribo, nação e língua.

 

Cristianismo é inerentemente família. Nós amamos comunhão.  Não há dúvida de que o Apóstolo Paulo amou seus irmãos e irmãs na fé. Ele os conhecia pelo nome e os chamou pelo nome. Pense nisso! Paulo não tem um computador de mão que o fazia lembrar desses nomes. Ele gastou tempo para saber os nomes dos outros e para gravá-los em seu banco de memória.

 

Frequentemente pensamos em Paulo como um cara que era um tipo incomum, um individualista tosco. Ele não era assim. Ele era um animal social. Ele conhecia essas pessoas pelo nome. Não estou sugerindo que ele estaria no Facebook ou no Twiter hoje, mas ele definitivamente conhecia as pessoas pelo nome.

 

Esse é o modo natural do viver Cristão. Nós temos objetivos externos, mais que objetivos internos. A pessoa que é focada internamente é preocupada somente consigo mesma. Essa é a pessoa que falta na escola Dominical ou no louvor e reclama porque ninguém a procurou ou notou a sua falta. A pessoa focada externamente não espera que alguém a chame, ela chama os outros e quer saber o que perdeu. Ela fala para as outras o que está acontecendo em sua vida e como as outras podem orar por ela.

 

Somos uma comunidade de fé, sendo ajuntados uns aos outros. Você sabe, o propósito primário de nosso Reavivamento de Oração que começa na semana que vem é nos conduzir para mais próximos de Deus, mas isso também vai servir para nos conduzir para mais perto uns dos outros, para aprofundar nosso sentimento de comunhão.

 

Cristianismo é família. Nós desfrutamos de comunhão. Em segundo lugar:

 

II. Nós desfrutamos de Unidade (17-19)

 

17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

 

Aqui está o lado protetor do Apóstolo Paulo. Ele diz: “Eu tenho dado cobertura a vocês. Eu estou procurando por aqueles que causam desunião na igreja e vocês precisam fazer o mesmo”. Ele diz: “Notem aqueles que causam divisões”. A palavra “Notem” vem de skopos, de onde temos “Escopo” (alcance, esfera de ação). Mantenha os olhos aguçados nos causadores de problemas que se levantam na igreja e causam desunião.

 

A palavra “ofensas” se refere à idéia de “por obstáculos no caminho” do progresso. Pessoas mundanas em algumas igrejas sentem que isto é direito delas e chamam de “por obstáculos” no caminho do progresso. Paulo diz: “Mantenham os olhos aguçados nelas” e o que? “Evite-as”. Paulo tem em mente especialmente aquelas que causam desunião com falsos ensinos. Ele diz para ficarmos de vigia em relação àqueles que causam divisões porque seus ensinamentos são: “contrários à doutrina que aprendemos”. Não dê atenção às pessoas que ensinam coisas contrárias àquilo que vocês têm aprendido.

 

18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

 

Esses falsos professores estão preocupados somente com eles mesmos, “com seus umbigos”, conforme Paulo coloca, usando “palavras suaves e discurso lisonjeiro enganam os corações dos simples.”

 

Ao estudar este texto esta semana, eu pensei na manchete da CNN no dia de Natal. Havia uma estória sobre o chamado “Evangelho da Prosperidade”. Existem alguns ricos, falsos professores do Evangelho da prosperidade que teriam levado vocês a acreditar que Jesus tinha na verdade materialmente riqueza e que Ele veio de pais ricos, e assim por diante. Um desses pregadores da prosperidade tinha uma citação que diz: “Maria e José pegaram uma limusine para ir à Belém porque o transporte mais fino de seus dias era um burro”. Esse tipo de coisa. Eu não vou perder nosso tempo rebatendo esse tipo de ensinamento falso e estúpido. Todos vocês são pessoas sensíveis, mas vocês vêem que este tipo de ensino falso está muito mais preocupante hoje do que nos dias de Paulo. Abra os olhos com relação àqueles que não servem ao Senhor Jesus Cristo, mas a seus próprios umbigos, e com palavras suaves e discurso lisonjeiro enganam os corações dos simples.

 

19 Quanto à vossa obediência, é ela conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no bem, mas simples no mal.

 

Paulo diz: “Vocês Cristãos em Roma não são enganados por falso ensinamento. Vocês têm acreditado no verdadeiro Evangelho. A obediência de vocês tem se tornado conhecida de todos”. Então ele diz: “Quero que vocês sejam sábios no que é bom, e simples no que diz respeito ao mal”. É isso: “Ser sábio o bastante para ver que existem falsos professores lá fora. Apenas evite-os. Vocês não precisam saber cada detalhe que eles ensinam. Sejam simples com relação ao mal. Não sejam enganados com eles”.

 

Alguns Cristãos pensam que nós precisamos saber cada detalhe doutrinário do sistema falso de ensino, seja a religião do Islã, Mormonismo ou seitas. É claro, conhecer alguma coisa desses sistemas é obviamente de muita ajuda e devemos, mas é muito mais importante que saibamos a verdade. “Sejam sábios no que é bom, e simples no que diz respeito ao mal”.

 

Cristianismo é família. Como família, nós apreciamos comunhão e como uma família, apreciamos unidade. Terceiro, como uma família:

 

III. Nós desfrutamos de Vitória (20 – 24)

 

20 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

 

Paulo diz que nós Cristãos apreciamos vitória. O Deus de paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês em breve. Esta é uma afirmação cheia de esperança e vitória. Então, é como se as pessoas com Paulo dissessem:, “Ei, fale de mim!” Então Paulo escreve:

 

21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.

22 Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor.

 

Tércio era o copista (secretário) de Paulo. Esta é a palavra para se referir à pessoa que escrevia o que Paulo ditava. Deve ter sido muito legal para Tércio escrever isso! É como se ele dissesse: “Um instante Paulo. Estou colocando o meu próprio nome aqui”. Então, Paulo pega o versículo 23:

 

23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a igreja. Saúda-vos Erasto, procurador da cidade, e também o irmão Quarto.

 

A maior parte das traduções não tem o versículo 24, porque isso não aparece nos Manuscritos Gregos mais antigos. Minha tradução tem isso:

 

24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. (NU omite o versículo 24).

 

Realmente é de pouca importância se está incluído aqui, porque Paulo já tinha dito previamente no versículo 20, “que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês”.

 

Além das conclusivas saudações pessoais, a última palavra doutrinária de Romanos é então a palavra de vitória. Versículo 20 novamente, “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”, então, ”A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”

 

Atualmente, este sistema do mundo caído está debaixo do poder de Satanás. Por causa disso, enfrentamos problemas, tribulações, dores e sofrimento. Mas Satanás é um inimigo derrotado. Ele foi derrotado no Calvário e enquanto Deus no mistério de Sua providência, permitir que Satanás reine como um inimigo derrotado, o anúncio do destino final de Satanás virá quando Cristo retornar. Então, “O Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.” Deus inclui Cristãos nesta derrota final de Satanás.

 

Porque os Cristãos estão “em Cristo”, o Deus de paz esmagará Satanás debaixo de “nossos pés”! Isto significa que vivemos em vitória. Nós sabemos que este mundo não é tudo que existe. Sabemos que temos o poder de Deus para saltar todo obstáculo deste mundo e olhamos para frente para a volta de Cristo e Sua correção de todos os males. Nós apreciamos comunhão. Nós apreciamos unidade. Nós apreciamos vitória.

 

Fiquem de pé para Orarmos.