Da Comunidade para os Continentes

Da Comunidade para os Continentes

“Da Comunidade para os Continentes”

(Romanos 15:14-33)

Série: Sem Culpa!

Pr. Todd A. Linn,

PIB de Henderson, KY

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 15.

 

Estamos perto do final do nosso estudo ao concluirmos o Cap 15 nesta oportunidade.

Veremos a 2ª metade do Cap 15, começando no versículo 14.

Paulo está terminando sua carta agora e ele diz palavras amorosas de encorajamento às igrejas de Roma, lembrando a eles que Deus está unindo Judeu e Gentio e então ele prossegue falando dos seus planos missionários futuros.

. Leiamos a Palavra de Deus.

 

14 Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.

15 Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada;

16 Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

17 De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.

18 Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras;

19 Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.

. Orar.

 

Introdução:

 

Ao ler essa 2ª metade do Cap 15 podemos sentir que lemos sobre um homem que tinha um coração para ser missionário, pregando e ensinando o Evangelho a partir da comunidade para os continentes.

Você pode notar isso especialmente no último versículo que nós acabamos de ler, versículo 19.

Olhem novamente a última parte do versículo 19: “de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.”

 

A igreja explodiu para fora de Jerusalém.

Vocês se lembram de que, de certa forma, a igreja nasceu em Jerusalém depois do Pentecostes.

Os discípulos foram cheios do Espírito Santo e eles começaram a levar a mensagem do Evangelho para fora para Judéia, Samaria e os confins da terra.

Paulo diz em nosso texto que esse sempre foi seu plano, levar o Evangelho da comunidade para os continentes, novamente versículo 19: “de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.”

A distância de Jerusalém a Ilírico cobre cerca de 2500 km.

Essa era uma viagem e tanto nos tempos em que ainda não existiam automóveis e aviões!

 

Assim nós lemos nesta passagem a respeito de cumprir o comissionamento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Jesus disse lá em At 1:8 que: “receberemos poder quando o Espírito Santo vier sobre nós, nos capacitando a sermos Seus discípulos.” – ser missionário – “em Jerusalém, na Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

 

2

A vida é uma viagem missionária.

Missões não é algo que você faz ocasionalmente, missões é algo que temos que fazer o tempo todo.

Todo membro do corpo de Cristo é um missionário.

 

Esta passagem nos ensina algumas coisas que nós precisamos saber ao levarmos o Evangelho da comunidade para os continentes.

Primeiro:

 

I. Nós devemos dar Louvor a Deus (14-21)

 

Nós vivemos para a glória de Deus.

Tudo que fazemos deve ter isso como propósito final: louvor e glória a Deus.

Vamos ler sobre Paulo vivendo sua vida para a glória de Deus conforme mostram esses versículos.

 

14 Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.

 

Lembrem que Paulo acabou de se dirigir à congregação em Roma a respeito da necessidade de Judeus e Gentios se unirem nas questões essenciais da fé e mostrarem amor e compaixão um para com o outro nas questões não essenciais da fé.

Eles estavam se dividindo por causa das questões não essenciais, se comer determinadas carnes e observar determinadas datas era obrigatório para todos os Crentes.

Paulo havia lhes ensinado sobre liberdade Cristã, a respeito da importância de olhar a partir da perspectiva da outra pessoa e não fazer nada que pudesse causar dano espiritual ao outro.

Em essência, ele ensinou que nós devemos viver nossas vidas de tal forma a conduzir as pessoas para mais perto de Cristo ao invés de afastá-las.

 

Então ele diz aqui no versículo 14 que esses Judeus e Gentios nas igrejas de Roma eram capazes de admoestar uns aos outros nesses assuntos.

Eles eram, versículo 14: cheios de bondade e conhecimento.

Eles também eram capazes de admoestar uns aos outros.

Versículo 15:

 

15 Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada;

 

Paulo está então dizendo: “Vocês na verdade já sabem essas coisas e são capazes de obter o conselho das Escrituras nesses assuntos”, mas eu, versículo 15: “vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória.”

 

Paulo diz que esses Crentes nas igrejas em Roma conheciam a verdade e sabiam o suficiente para ajudarem uns aos outros, fornecendo admoestação e encorajamento uns aos outros baseados no seu conhecimento das coisas Espirituais, mas ele está simplesmente escrevendo mais ousadamente para eles a respeito de alguns pontos.

 

Eis aqui um ponto de aplicação imediata.

Vocês todos como membros do corpo de Cristo conhecem a Escritura suficientemente para aconselharem um ao outro.

Muitos de vocês fazem isso bem, o pastor não é o único conselheiro bíblico.

Todos vocês conhecem verdade espiritual suficiente para fornecer encorajamento e admoestação um ao outro.

O papel do pastor é mais o daquela pessoa que fala com mais ousadia a respeito dessas questões.

 

 

3

Esse é o lugar da proclamação pública, da pregação e ensino da Palavra de Deus.

Não é exatamente que o pastor diga coisas que vocês nunca tenham ouvido antes, mas ao contrário, versículo 15: “como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada.”

 

Agora vejam como Paulo fala de si mesmo como um agente ou canal de louvor a Deus.

 

16 Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.

 

Paulo refere-se a si mesmo como um ministro de Jesus Cristo para os Gentios.

É claro, ele era também um ministro para os Judeus, mas vocês vão se lembrar de que Deus havia dado a ele um chamado especial para os Gentios (At 9:15; Rm 11:13).

Por isso ele pensa em sua vida – seu ministério, sua vida missionária intencional – como adoração e louvor a Deus.

Ele diz no versículo 16 que ele está: “ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.”

Você tem a imagem de um sacerdote no templo, adorando a Deus.

Era assim que era a vida de Paulo!

Ele se apresentava a Deus e a sua oferta eram os Gentios, uma oferta santificada pelo Espírito Santo, recebida por Deus.

 

17 De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.

18 Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios (ou seja, obedientes ao Evangelho; obedientes para receberem a verdade do Evangelho), por palavra e por obras;

19 Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.

 

Paulo está se gloriando no Senhor.

Ele está louvando a Deus pela benção de Deus enquanto ele levava o Evangelho de Jerusalém para Ilírico.

Ele está falando sobre como Deus trabalhou através dele, versículo 19, “Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus”, enquanto ele pregava o Evangelho da comunidade para os continentes.

Você realmente precisa dar uma olhada num mapa para ver isso, Paulo levando o Evangelho de Jerusalém para Síria, para Turquia, para Grécia e para Albânia, “desde Jerusalém, e arredores, até o Ilírico”, cerca de 2500km.

 

E ele diz no versículo 17: “tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus”, não, versículo 18: “coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito”.

Paulo era muito cuidadoso em dar glória e louvor a Deus por tudo que acontecera, e ele mordia sua língua se sentisse tentado a se gabar de alguma outra coisa que não fosse o que Cristo fez nele e através dele.

 

Como é fácil nos gabarmos das nossas conquistas!

Paulo é um bom exemplo para nós porque ele sempre teve cuidado em atribuir louvor a Deus.

Ele deu crédito e louvor ao Senhor Jesus Cristo por qualquer coisa que tenha acontecido na vida dele.

Ele era consumido por essa paixão e amor pelo Senhor Jesus Cristo que afetou tudo, inclusive sua visão de plantação de igreja:

 

20 esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;

 

4

21 antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

 

O versículo 21 é uma referência a Is 52:15, uma referência messiânica, uma referência ao Messias – Jesus Cristo – como predito pelo Profeta Isaías.

Paulo pega esse texto do AT e o aplica à propagação do Evangelho.

Ele diz: “Eu quero levar as Boas Novas do Evangelho, as Boas Novas de Jesus Cristo àqueles que nunca ouviram.”

 

Por isso, versículo 20: “esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;”

Paulo não tinha nenhum interesse em começar uma igreja aonde já existisse uma.

Ele não queria “edificar sobre fundamento alheio.”

Ele enxergava a expansão do Evangelho como o trabalho de um pioneiro, levando o Evangelho para áreas onde não havia trabalho significante do Evangelho.

 

Paulo não queria começar uma igreja aonde já existiam igrejas.

Ele queria começar uma igreja onde as pessoas não tivessem ouvido o Evangelho.

Ele diz no versículo 20: “esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio”.

Ele não está interessado em “fazer o próprio nome”.

Ele está interessado no nome de Jesus Cristo e em levar esse nome àqueles que nunca ouviram.

 

Nós devemos atribuir louvor a Deus.

Em segundo lugar:

 

II. Nós Precisamos Aceitar os Planos de Deus (22-29)

 

22 Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitar-vos.

 

Essa é uma afirmação interessante que, de certo modo, chama nossa atenção para a providência de Deus.

Nós com freqüência lemos no Livro de Atos como os apóstolos são de maneira providencial impedidos de ir a determinados lugares.

Através do Espírito Santo, Deus move e conduz de tal forma que Seus planos perfeitos se cumprem.

Paulo estava sendo “impedido muitas vezes” de ir a Roma.

 

Mas ele aqui conta que a razão por ele ter sido impedido é por causa do trabalho que devia ser feito naquelas áreas.

Ele tinha sido impedido muitas vezes, mas agora ele pode ir:

 

23 Mas, agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões e desejando há muito visitar-vos,

24 penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que, de passagem, estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado um pouco a vossa companhia

 

Paulo sujeitou seus planos aos planos de Deus.

Ele aceitou os planos de Deus.

Ele confiou no tempo de Deus e não no tempo dele.

Como é importante que nós aceitemos isso!

Você e eu podemos ter nossas próprias opiniões sobre o que nós achamos que Deus deva fazer, mas Ele vai fazer de acordo com Seu plano perfeito.

Nós servimos a um Deus que é sempre bom e sempre faz o que é certo. Nunca se esqueça disso!

 

5

Eu não sei exatamente o que cada um de vocês está passando.

Você pode estar sofrendo por algum motivo ou estar sentindo ansiedade.

Você pode ter seus desejos e vontades e você fica imaginando se Deus se preocupa ou se cuida de você.

Bem, esta palavra diz que Ele se preocupa!

Paulo tinha “um grande desejo” de ir a Roma e um grande desejo “durante todos esses anos”.

Nós ficamos imaginando quantas vezes ele orou a Deus para que tornasse possível a ida dele, mas nunca era a hora certa.

Agora é.

Ele vai para a Espanha, ele diz, e vai ver os Romanos no caminho para ser encorajado por eles.

Mas mesmo nesse momento ele sujeita a vontade dele à vontade de Deus!

Versículo 25:

 

25 Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos.

 

Paulo está indo para Roma, mas primeiro ele precisa fazer um desvio de 2400 km de Corinto a Jerusalém.

Ele está descendo a Jerusalém para levar dinheiro para os Crentes necessitados de lá.

Essa não é a 1ª vez que nós lemos a respeito das igrejas levantando ofertas para outras.

Vocês se lembram de ter lido isso no Livro de Atos e você vai ler também sobre isso em 2 Coríntios.

 

26 Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.

27 Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais.

 

Paulo está dizendo que está a caminho, mas primeiro ele precisa ir 2400 km na direção oposta!

“Quando eu tiver feito isso… eu passarei por vós quando for para Espanha”.

Esse cara é demais! Ele nos lembra que a vida é uma viagem missionária.

Atos 1:8 fala sobre levar o Evangelho da comunidade para os continentes.

Ou seja, ele começa em Jerusalém, vai até o que a é a moderna Albânia e diz que está a caminho de Roma, mas antes ele vai voltar a Jerusalém e depois vai a Roma, mas ele vai na verdade, dar uma passada em Roma porque na verdade ele está indo além de Roma para Espanha!

 

Eis aqui um lembrete de que o Grande Comissionamento de Atos 1:8 não deve ser interpretado sequencialmente, mas simultaneamente.

Jesus não diz: “Levem o Evangelho primeiro para Jerusalém, depois para Judéia e então para Samaria”, e assim por diante.

Não! Missões é um esforço simultâneo.

 

E Paulo sujeita sua vontade à vontade de Deus.

Ele aceita os planos de Deus para a vida dele.

Ele age de acordo com o tempo de Deus.

Ele diz: “Eu sei que vou visitá-los” e ele até mesmo diz no versículo 29: “E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo.”

 

Paulo vai a Roma e vai chegar lá na “plenitude da benção de Cristo”, mas você sabe como ele vai chegar lá?

Você sabe que ele vai chegar em Roma – acorrentado?

Sim, Paulo vai a Roma.

Sim, Deus vai levá-lo até lá, mas não antes da detenção e prisão de Paulo.

Sim, Paulo vai à Roma, mas somente como um prisioneiro romano.

Esse era o plano de Deus.

6

Mesmo assim, Paulo aceitou os planos de Deus.

 

Você e eu temos nossas próprias idéias sobre como nós achamos que as coisas devem funcionar, não é?

Mas Deus sempre sabe o que é melhor e Ele sempre faz o que é certo.

Ele é um Deus providencial.

 

Você sabe o que é providência?

Providência é: “a crença de que os eventos de nossas vidas não acontecem por acaso ou destino, mas por causa do nosso soberano e amoroso Senhor que executa Seu plano e propósito nas vidas de todos os Seus filhos”.

Vou ler novamente. “Providência é a crença de que os eventos de nossas vidas não acontecem por acaso ou destino, mas por causa do nosso soberano e amoroso Senhor que executa Seu plano e propósito nas vidas de todos os Seus filhos”.

 

Nós precisamos Atribuir Louvor a Deus e precisamos Aceitar os Planos de Deus.

Em terceiro:

 

III. Nós Precisamos pedir por Orações a Deus (30-33)

 

 

30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor,

 

Paulo pede oração a seus amigos crentes.

Paulo pede a seus amigos crentes para orarem especificamente por algumas coisas:

 

31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos;

32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com alegria e possa recrear-me convosco.

 

Todas essas orações são respondidas.

Cada uma delas, talvez não da forma como Paulo imaginou, mas todas foram respondidas.

Ele realmente, versículo 32, “vai visitá-los pela vontade de Deus” e “se recreia com eles”, mas quem iria imaginar que ele iria da forma como foi, indo preso a correntes e passando o resto dos anos de sua vida preso em domicílio?

Deus sabe o que é melhor.

 

E assim, depois de pedir aos Romanos para orarem por ele, Paulo conclui com uma breve oração por eles:

 

33 E o Deus da paz seja com todos vós. Amém!

. Fiquem de pé para oração.