Ouvintes e Anunciantes

Ouvintes e Anunciantes

“Ouvintes e Anunciantes”

(Atos 8:26-40)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(07-10-07) (Manhã)

 

. Peguem a palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 8.

 

Nós vamos retomar nosso estudo no meio do capítulo 8, começando no versículo 26. Nós continuamos nossa série de mensagens sobre o livro de Atos, estudando cada capítulo desse maravilhoso livro, em uma série chamada “A Igreja em Chamas!”. Nós estamos estudando a primeira igreja na história e nós estamos aprendendo como o evangelho se espalhou da cidade de Jerusalém para Judéia e Samaria.

 

Esta manhã nós vamos ler sobre Filipe, um dos primeiros diáconos da igreja, que vai levar o evangelho para um lugar deserto lá embaixo na África. Na verdade, nós estudamos este texto alguns anos atrás, mas nós vamos olhá-lo de uma maneira diferente agora durante nosso estudo. Só para começar, vamos ler somente o primeiro versículo do nosso texto.

 

. Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da santa palavra de Deus.

 

26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Billy Graham estava em uma determinada cidade dirigindo cultos à noite. Uma tarde, ele estava caminhando pelas ruas da cidade e ele encontrou com um menino. Ele perguntou para o menino: “Garoto, você sabe onde fica os correios?” O garoto disse: “sim”, e ele apontou em direção ao correios. Billy Graham agradeceu o menino e então disse: “Garoto, se você vier para nosso culto hoje à noite você vai poder me ouvir falar para todo mundo qual é o caminho para o céu.” O garoto balançou a cabeça e respondeu: “Eu acho que eu não vou.” Billy Graham disse: “Por que não?” O menino disse: “Você não sabe nem o caminho pros correios.”

 

Nós crentes temos a responsabilidade de ajudar as pessoas a “encontrar o caminho”. Nós notamos muitas vezes até agora que o versículo chave para o livro de Atos é Atos 1:8. Jesus diz: “E o Espírito Santo virá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da terra.” Essa é a nossa missão. Essa é a “descrição do nosso trabalho”.

 

Quando você pensa sobre isso, há duas coisas que são necessárias para nós cumprirmos essa missão. São necessários dois tipos de pessoas. Precisa haver alguém que fale do evangelho e alguém para ouvir o evangelho. O Espírito Santo põe essas duas pessoas juntas, alguém para anunciar o evangelho e alguém para ouvir o evangelho. A igreja não pode crescer sem que duas pessoas estejam reunidas. Então eu quero falar para vocês sobre essas duas pessoas, anunciantes e ouvintes. Vamos ver algumas verdades sobre cada um. Eu tenho uma descrição geral bem simples. Nós vamos ver três verdades sobre anunciantes e três verdades sobre ouvintes. Primeiro:

 

. Verdades sobre Anunciantes:

 

Se você já aceitou Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, então você é um anunciante. Você é alguém a quem foram dadas instruções do Senhor Jesus para falar para outras pessoas sobre Ele. Você é testemunha Dele. Quantos de vocês já receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador? Deixe-me ver suas mãos. Eu estou levantando a minha junto com vocês. Veja ao redor. Nós somos anunciantes. Existem três verdades sobre anunciantes.

 

1) Nós precisamos Ouvir o Espírito

 

Jesus disse que o Espírito está conosco e em nós para nos guiar quando nós compartilhamos Cristo aos outros. Filipe era um homem que ouvia o Espírito. Quero dizer, ele estava “sintonizado” com o Espírito, então ele reconhecia as oportunidades de compartilhar o evangelho quando elas apareciam. A Bíblia diz no versículo 26: “o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. “Então, Lucas, o escritor, acrescenta as palavras “está deserta.” Isso não significa cactos, areia e vegetação de deserto. Está mais para “um lugar deserto”. Veja apenas a primeira parte do versículo 27. O que Filipe faz? Ele “levantou e foi”.

 

Boa idéia, certo?! Quero dizer, ele não tinha que fazer isso, certo? Ele poderia ter ignorado o anjo do Senhor. Ele poderia ter dito: “Primeiro, eu preciso orar a respeito, Sr. Anjo.” Mas, ele não fez isso. Ele levantou e foi. O que Filipe fez? O que? Ele “levantou e foi”.

 

Deus fala tipicamente conosco hoje através do Espírito Santo. Você sabe quando isso acontece. Você vê alguém com quem pode falar e você sente o Espírito de Deus dentro de você falando: “Ei, vá até lá e fale com aquela pessoa.” E naquele momento você e eu precisamos “levantar e ir.”

 

Eu compartilhei com nossos diáconos na ultima Terça-feira à noite, uma pequena oração que me ajuda. Eu tento fazê-la toda manhã e eu a ofereço a você também. É uma simples oração de três partes: “Senhor, dê-me a oportunidade de compartilhar o evangelho com alguém hoje. Dá-me sabedoria para reconhecer a oportunidade quando ela aparecer. E dê-me coragem para agir.”

 

Nós precisamos ouvir o Espírito e fazer o que Ele diz. Isso é a primeira coisa. Nós precisamos ouvir o Espírito. Número dois:

 

2) Nós devemos ter amor pelas Almas

 

Você diz: “O que isso significa?” Bem, nós precisamos nos lembrar que todo corpo tem uma alma. Cada pessoa ouvindo esta mensagem neste momento tem uma alma que vai viver para sempre. Quando nosso corpo físico morre, nossa alma continua viva em um de dois lugares. Se nós morrermos sem Cristo, nossa alma vive num lugar terrível que a Bíblia chama de inferno, um lugar de separação eterna de Deus. Se nós morremos com Cristo, nossa alma vive num maravilhoso lugar que a Bíblia chama de céu, vida eterna na presença de Deus e toda a glória Dele. Eis a questão: quando você e eu olhamos para uma pessoa, nós precisamos nos lembrar de que aquela pessoa tem uma alma. E se nós somos anunciantes, somos pessoas que receberam o evangelho, então nós vamos compartilhar essas boas novas com os outros para que suas almas sejam salvas do inferno. Então, nossa oração é para que nós estejamos focados nas almas das pessoas. Nós somos “conscientes a respeito das almas”. Nós amamos almas.

 

Filipe amava as almas. Você diz: “como você sabe disso?” Porque Filipe deixou um poderoso reavivamento em Samaria e desceu sozinho para a parte superior do Nilo na região da África, para compartilhar o evangelho com uma pessoa. E mais, essa pessoa era de uma raça diferente. Eu tenho certeza de que Filipe poderia ter dito: “Olha, tem muita gente precisando aqui em Samaria, certo? Outra pessoa pode levar o evangelho lá para a África.” Mas ele não fez isso. Ele tinha um amor pelas almas e nada iria detê-lo de compartilhar com os outros.

 

Eu fico maravilhado, de verdade. A primeira pessoa a receber Cristo como Senhor e Salvador fora de Jerusalém e áreas vizinhas não é um europeu, mas um homem da África. E não apenas um simples homem da África, mas um homem que não era exatamente estimado entre os judeus. Vamos retomar a história no versículo 27.

 

27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,

28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.

 

Pare aqui. Vê novamente aqui no versículo 29? O Espírito falhou para Filipe: “Chega-te, e ajunta-te a esse carro.” Anunciantes ouvem o Espírito. Anunciantes ouvem o Espírito e anunciantes amam as almas. Quem é esse homem da Etiópia? A Bíblia diz que ele é um eunuco, que significa que ele era uma pessoa castrada para que ele pudesse servir à rainha da Etiópia no palácio dela. Isso era uma coisa comum. Eu sei, não é uma coisa legal, mas era o costume. Porque ele era um eunuco, ele era considerado pelos judeus como “impuro” e, portanto, inadequado para adorar no templo. Ele não era aceito no templo para adorar. Ele poderia se aproximar, mas ele não poderia, de fato, entrar no templo. Ele era separado pela sociedade, ignorado, e evitado.

 

Uma das coisas que torna o evangelho tão maravilhoso é que ele é para todos. Quero dizer, esse eunuco etíope era tido como “impuro” pelas pessoas religiosas de Jerusalém, pelos judeus. Mas, o evangelho é para todos. Não importa a raça da pessoa, ou status social, ou origem. Deus tanto amou cada pessoa do mundo que Ele deu Seu único Filho para que todo aquele que Nele crê seja salvo. Deus te ama também! Você pode se sentir ignorado e rejeitado como o eunuco etíope, mas Deus te ama também. O evangelho é para todos. Se nós formos anunciantes do evangelho, então nós vamos ouvir o Espírito e nós vamos amar almas.

 

Vocês estão prontos para a terceira verdade sobre os anunciantes? Nós precisamos ouvir o Espírito. Nós precisamos ter amor pelas almas.  Número três:

 

3) Nós precisamos aprender as Escrituras

 

Nós precisamos conhecer o evangelho se vamos compartilhar o evangelho com os outros. Nós precisamos conhecer a Bíblia se vamos compartilhá-la com os outros. Nós precisamos aprender as Escrituras. Novamente, Filipe, o diácono, já tinha notado isso. Eu adoro a imagem na minha mente quando eu leio essa passagem. É demais! Lembram que Filipe está ouvindo o Espírito. Filipe ama almas, então lá vai ele para a região deserta onde o Etíope esta dirigindo sua carruagem. A Bíblia diz no versículo 28 que o eunuco estava lendo o que? Isaias, o profeta. Então o Espírito fala pra Filipe no versículo 29: “Chega-te e ajunta-te a esse carro.” Agora, veja isso no versículo 30:

 

30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?

 

Eu amo isso! Quero dizer, aparentemente, Filipe está simplesmente correndo ao lado da carruagem e ele ouve o eunuco lendo. A propósito, esse carro não é como você pode estar imaginando, um grupo de soldados de pé, como um tipo de semicírculo que eles dirigiam para batalha. É algo como uma carruagem. Poucas pessoas podiam sentar nela. E não ia muito rápido porque Filipe está correndo ao lado dela. Então Filipe sobe e ouve o eunuco lendo o Profeta Isaias. E então, ele lhe pergunta: “Entendes tu o que lês?” Isso é demais, não é? Quero dizer, imagina só a cena! Filipe olha para o eunuco, olha para o que ele está lendo. Olha de novo para ele: “Entendes tu o que lês?” Que abordagem!

 

Mas eis aqui a questão: A pergunta de Filipe implica o seguinte: “Se você não entende o que está lendo, eu posso te ajudar”, que é uma maneira de dizer: “Eu conheço as Escrituras. Eu não sou apenas um cara que diz ser crente, mas não tem amor algum pela Bíblia. Eu posso te ajudar.” Você entende o que está lendo? Veja o versículo 31:

 

31E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

 

Então, o eunuco convida Filipe para entrar na carruagem. Filipe sobe a bordo e a visita evangelística continua. Aqueles de vocês em FAITH, vocês podem imaginar compartilhar isso durante a “Época de Festas?!”

 

32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.

33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.

34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?

 

 

Onde está essa passagem na Bíblia, essa passagem nos versículos 32 e 33? Isaias 53. Eu estou presumindo que todo Isaias 53 está em discussão quando o eunuco abre o rolo nessa passagem. É um capítulo incrível. É provavelmente a passagem mais típica da Escritura que fala sobre a vinda do Senhor Jesus Cristo. Escrita 700 anos antes de Cristo. 700 anos antes de Cristo, e ainda assim, escrita com tanta clareza, prevendo os eventos cumpridos na vida de Jesus de Nazaré. Se você não leu Isaias 53 ultimamente, leia esta tarde e veja como prediz a morte e o sofrimento de Jesus Cristo.

 

O eunuco não sabe disso. Ele fica assim: “Sobre quem esse profeta está escrevendo? Sobre si mesmo ou sobre outro homem?” Versículo 35:

 

35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

 

Ele “abriu sua boca!” Eu gosto disso. Você precisa abrir sua boca para testemunhar. Filipe conhecia a Bíblia. Ele começou na passagem onde o eunuco estava lendo e a frase sugere que Filipe inclui muito mais. Ele simplesmente começou onde o eunuco estava lendo. Filipe era capaz de explicar; “Sr. Eunuco, o profeta não está escrevendo sobre si mesmo, mas sobre outro homem e o nome desse homem é Jesus.” Jesus é a ovelha levada ao matadouro quando Ele morreu na cruz do lado de fora de Jerusalém. Jesus é o cordeiro, mudo diante dos seus tosquiadores. Ele não se defendeu quando esteve diante de Pilatos. Jesus é aquele que “na sua humilhação foi tirado seu julgamento”. Não houve justiça na Sua morte. Jesus é aquele acerca de quem o profeta pergunta: “Quem vai anunciar a sua geração?”, que é uma frase misteriosa considerando o fato de que Jesus não era casado e não tinha descendentes, sem filhos físicos. Jesus é aquele sobre quem o profeta está falando em Isaías 53:6, onde a Bíblia diz que Deus colocou sobre Ele a iniqüidade de todos nós. Ele morreu por nós. Ele tomou sobre si nossos pecados. Ele cuidou de nossos pecados. O evangelho pode ser resumido em quatro palavras: “Jesus em meu lugar.”

 

Esse é o evangelho. Foi isso que Filipe compartilhou com esse eunuco. Se nós somos anunciantes, precisamos fazer o mesmo. Nós precisamos ouvir o Espírito. Nós precisamos ter amor pelas almas, e nós precisamos aprender as Escrituras.

 

Para que a igreja cresça, nós precisamos de dois tipos de pessoas: anunciantes e quem? Ouvintes. Se você nunca recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, então você é um ouvinte. Você é alguém ouvindo a mensagem do evangelho. Rapidamente, vamos ver três verdades sobre os ouvintes.

 

. Verdades sobre Ouvintes:

 

1) Nós precisamos crer no Senhor

 

Nós precisamos crer no Senhor Jesus. Filipe fala de Jesus Cristo com esse eunuco. A Bíblia diz no versículo 35 que Filipe “anunciou lhe Jesus”. Como nós somos salvos do pecado? Crendo em Jesus.

 

Nós não morremos e vamos para o céu automaticamente. Nós precisamos crer no que a Bíblia ensina sobre Jesus. Nós precisamos crer nas boas novas. Esse eunuco está lendo a Bíblia e ele parece ser uma pessoa boa, legal e religiosa. Mas ele não é salvo, e isso é precisamente o motivo pelo qual o Espírito Santo envia Filipe para ir contar para ele as boas novas. Nós não podemos ser salvos do nosso pecado sem crermos nas boas novas de Jesus Cristo.

 

Não há outro meio de ir para o céu. Nós não vamos para o céu indo à igreja. Não vamos para o céu sendo bons ou religiosos. Nós precisamos crer no que a Bíblia ensina sobre Jesus. Essas são as boas novas. Nós precisamos crer no Senhor. Em segundo,

 

2) Nós precisamos ser Batizados no Senhor

 

Crer em Jesus é o primeiro passo. Ser batizado é o segundo passo. Primeiro somos salvos. E se nós somos salvos, então a primeira coisa que nós faremos é ser batizado assim que possível. Ouça os versículos 36 e seguintes.

 

36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

 

Alguns de vocês não tem o versículo 37 na sua Bíblia. Alguns têm na margem e assim por diante. Isso porque os tradutores ingleses não tinham certeza se fazia parte do manuscrito. Vocês sabem que nós não temos o original do manuscrito de Atos. Nós temos milhares e milhares de cópias, entretanto, quando você compara todas essas cópias você logo vê que elas falam a mesma coisa. Há uma pequena fração da Escritura que os estudiosos não estão certos de que elas estivessem no original. Você diz: “Quão pequena é essa fração?” Um décimo de um por cento. Os estudiosos não têm exata certeza acerca da palavra original de um décimo de um por cento de toda a Bíblia. O versículo 37 é parte de um décimo desse um por cento. Eis o interessante. Esteja o versículo 37 no original do manuscrito de Atos, ou não, todos concordamos que ele é totalmente bíblico. O que me impede de ser batizado? Nada. Eu só preciso crer com todo meu coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

 

O batismo é o retrato de duas coisas. Ele retrata o que aconteceu com Jesus e ele retrata o que aconteceu com o crente. Jesus morreu por nós e foi sepultado, e ressuscitou novamente no terceiro dia. Quando uma pessoa é batizada, ele desce às águas, que é uma ilustração da morte; Jesus morreu por nós. Quando a pessoa sai da água, essa é uma ilustração da ressurreição, Jesus ressuscitou da sepultura. O Batismo retrata o que aconteceu com Jesus. O Batismo também retrata o que aconteceu com o crente. O crente morreu para sua velha vida e foi ressuscitado para andar em novidade de vida.

 

Uma vez que a pessoa se torna crente, ela deve ser batizada assim que puder. Essa foi a atitude do eunuco. Ele primeiro creu em Jesus. Depois ele vê um pouco de água e dá ordem para parar a carruagem. Então ele é batizado. Se você se tornou um crente, você deve ser batizado o quanto antes. O batismo é uma forma de identificação com Jesus Cristo. Quando você é batizado, isso mostra para todos que você não tem vergonha do seu Senhor e Salvador Jesus.

 

Ouvintes devem crer no Senhor e ouvintes devem ser batizados no Senhor. Em terceiro:

 

3) Nós devemos Testemunhar do Senhor

 

39 E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

40 E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.

 

Algo incrível aconteceu com Filipe. Ele foi arrebatado pelo Espírito Santo. Aparentemente, ele desaparece quando o Espírito do Senhor o leva para outra localidade para falar para outra pessoa sobre Jesus.

 

Mas, mas algo incrível aconteceu também com o eunuco. Uma vez que a pessoa crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, o Senhor o abençoa com uma nova alegria. A Bíblia diz no versículo 39 que o eunuco “jubiloso continuou seu caminho”. Ele foi mudado. Ele está diferente agora. Ele está cheio de alegria.

 

A Bíblia não diz que o eunuco nunca mais teria problemas. Sim, o eunuco ainda teria que trabalhar para viver. Sim, o eunuco ainda teria contas para pagar. Sim, o eunuco ainda ficaria doente algumas vezes. Sim, o eunuco ainda teria que passar por tragédias e dor, mas ele agora está cheio de alegria. Alegria é um presente de Deus. Nós podemos estar alegres mesmo quando coisas ruins acontecem, porque sabemos que Deus nos ama e Ele nos perdoou e nos salvou. Nós podemos nos alegrar porque sabemos que quando morrermos, nós vamos para o céu.

 

Todo mundo aqui está em uma de duas categorias: somos todos salvos ou perdidos, crentes ou não crentes, anunciantes ou ouvintes. Aqueles de vocês que são crentes, vocês são anunciantes. Vão embora hoje contando as boas novas para os outros. Ouvintes, ouçam o Espírito Santo. Anunciantes amam aqueles que precisam de Jesus. Anunciantes amam suas Bíblias.

 

Aqueles de vocês que estão aqui hoje e não são crentes, vocês são ouvintes. Eu acabei de falar para vocês sobre Jesus. Então, como você vai reagir ao que acabou de ouvir? Creia nas boas novas e seja salvo. Creia e então seja batizado assim que possível. E se você se tornar num crente hoje, Deus vai te dar o presente de Sua alegria. Você vai sair hoje como o eunuco etíope: você vai prosseguir no seu caminho jubiloso.