Onde Está a Sua Fé?

Onde Está a Sua Fé?

Lucas 8:22-25

Onde Está a Sua Fé?”

(Lucas 8:22-25)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(14-11-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 8 (p. 696).

Estamos pregando através do Livro de Lucas, versículo a versículo, permitindo que a Bíblia determine nosso tópico a cada semana. Versículo a versículo, pregando através dos livros da Bíblia nos preserva de decidirmos sobre o que nós queremos falar, procurando então versículos que sustentem isso. Mais que isso, a pregação bíblica através dos livros da Bíblia, permite que o texto fale por si próprio. Isso permite que Deus selecione o tópico e permite que Deus fale. Então, mais que nos colocar acima da Bíblia, nos colocamos abaixo dela, submetendo-nos ao seu ensino, prestando cuidadosa atenção ao que Deus está nos dizendo.

Nós paramos no versículo 21 do capítulo 8, então começaremos no versículo 22 até o versículo 25. O texto desta manhã é pequeno, o qual é providencial, dado nosso tempo limitado. Muitos de nós são familiarizados com essa passagem da Escritura. Trata do domínio de nosso Senhor Jesus sobre o vento e as ondas. Jesus milagrosamente acalma a tempestade no Mar da Galiléia. Vamos ler agora.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

22 E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.

23 E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.

24 E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.

25 E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

  • Oremos.

Introdução:

Recentemente em 1986, uma das mais significantes descobertas arqueológicas foi feita no Mar da Galiléia. Na costa noroeste do Mar da Galiléia foi descoberto um barco de pesca datado dos tempos do Novo Testamento. Análises por radiocarbono realizadas em cerâmica encontrada associada ao barco, cerâmica incluindo uma panela e uma lâmpada, datam o barco de 2.000 anos, o tempo de Jesus. O barco, agora à mostra no museu em Israel, tem aproximadamente 8 metros de comprimento e 2,30 metros de largura, e podia transportar 15 pessoas. Seria um barco muito parecido com esse em que Jesus e Seus discípulos estavam, enquanto atravessavam o Mar da Galiléia.

E enquanto tentavam atravessar o Mar da Galiléia, o mar que na verdade é um lago de água doce, também conhecido como Lago Genesaré, aconteceu algo que acontecia com frequência. Na verdade, isso continua a acontecer mesmo hoje lá no maior lago de água doce de Israel. Esse lago está muito abaixo do nível do mar, aproximadamente 213 metros. É também cercado por quase todos os lados por altas montanhas que formam uma poderosa calha ou túnel quando os ventos sopram certas ocasiões. Em dado momento o Mar pode estar relativamente calmo, mas de repente, o vento vem soprando montanha abaixo e atinge a água, frequentemente causando tempestades inesperadas em um instante.

Não é dessa forma que a nossa vida funciona? As coisas estão relativamente calmas e então de repente: Tempestade! Anos atrás eu ouvi alguém dizer que vida Cristã era como o seguinte: em qualquer ponto todo Cristão está na tempestade, ou saindo da tempestade, ou se preparando para entrar em outra tempestade. Onde você está nesta manhã? Você está numa tempestade, sua situação financeira tem feito você entrar em parafuso? Ou você está saindo de uma tempestade? Ou você está da seguinte maneira, “Louvado seja Deus, passei por isso!” Ou, sem mesmo perceber isso, você está voltando para outra tempestade esta semana, uma tempestade no trabalho, uma tempestade na sua família, ou alguma outra tempestade que você nunca poderia prever?

Bem, essa pequena passagem contém grande encorajamento para nós nesta manhã! A principal preocupação de Lucas na passagem é registrar a grandeza de Jesus Cristo. Depois de Jesus acalmar a tempestade, a pergunta nos lábios dos discípulos lá no versículo 25, é a pergunta, “Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?” Lucas quer que cada um de nós faça a mesma pergunta. Ele quer que consideremos seriamente, “Quem é este Jesus? Quem é este? Ele fala e acalma a violenta tempestade! Quem é esse camarada?!” alguns de vocês já devem ter feito perguntas sobre Jesus. Quem é Jesus? Ele é simplesmente um profeta conforme os ensinos do Islamismo? Ele é simplesmente um maravilhoso professor que nos mostra como também podemos ser pessoas maravilhosas? Ou Ele é mais que um profeta? Ele é, na verdade, o próprio Deus?

Assim, eu quero que posicionemos essa pergunta, a pergunta dos discípulos no versículo 25, “Quem é este?” com a pergunta que precede essa, a pergunta de nosso Senhor no versículo 25, “Onde está a sua fé?” E eu gostaria que cada um de nós considerasse a resposta a essa pergunta de nosso Senhor, “Onde está a sua fé?” O que você acredita a respeito de Jesus e como isso faz diferença na sua vida?

E assim que viajarmos de volta por esses quatro versículos, eu quero sugerir três ações que afloram do texto. A primeira ação requer nossa honestidade a respeito de nossos medos. A verdade é que, tempestades frequentemente causam medo e todos nós estamos suscetíveis à realidade do medo.

I. Seja Honesto: Tempestades frequentemente causam Medo

Nós podemos ser tentados a pensar que há algo de errado conosco, quando temos medo. “Eu não sou espiritual! Sou um Cristão inferior!”

Mas podemos ser encorajados ao saber que nada menos que um discípulo como o grande Apóstolo Pedro teve medo quando essa tempestade bateu. No barco com Pedro estão os dois discípulos conhecidos como os “Filhos do Trovão”, Tiago e João. Seus nomes soam como uma dupla de camaradas que nunca teriam medo. Assim, eles também clamaram no versículo 24, juntamente com os outros, “Mestre, Mestre, perecemos!” Eles também estavam com medo.

Nós precisamos ser honestos e admitir que tempestades, frequentemente, causam medo e medo atinge qualquer um. Pessoas salvas têm medo. Pessoas espirituais têm medo. Nós somos seres emocionais e o medo pode atingir qualquer um de nós. Isso é notado frequentemente porque existem 365 ocorrências na Bíblia da frase, “Não temas.” 365 vezes nosso Senhor nos diz, “Não temas”. Uma frase para cada dia do ano.

Mas Jesus pergunta, “Onde está a fé de vocês”, e talvez eles começaram a se questionar, se afinal, eles tinham alguma fé. Eles eram como aqueles da parábola anterior de corações rochosos? Eles eram aqueles “Que, quando ouvem, recebem a palavra com alegria; mas não tendo raiz, creem apenas por um momento e no tempo da tribulação, aflição e tempestade, se desviam (8:13)?”

Não, a boa notícia é que Jesus não diz a eles, “Ei! Vocês não tem fé alguma!” Não é o que Ele disse. Ele não os repreendeu por nunca terem fé. Ele perguntou, “Onde está a fé de vocês?” É como se Jesus dissesse, “Eu sei que vocês têm fé, mas parece que vocês a colocaram no lugar errado. Onde ela está?! Encontrem-na!”

Então não é que eles não tinham fé. Eles tinham. Eles tinham fé. Eles criam em Jesus. Eles viram Jesus lançar fora demônios das pessoas e curar o enfermo. Eles viram Jesus levantar da morte o filho da viúva. Eles criam. Mas parece que eles esqueceram. A visão e barulho da tempestade, o vento e as ondas os paralisaram. Parece que eles esqueceram o que Jesus fez no passado e que eles ficariam bem.

E Jesus pergunta a você quando você está com medo, “Onde está a sua fé?” Eu sei que você a tem, mas parece que você a colocou no lugar errado. Você não se lembra do que eu tenho feito por você? Você não se lembra de como eu tenho suprido todas as suas necessidades? Você não se lembra de que eu salvei você e jamais te esquecerei ou o abandonarei?

Nós cantamos o coro de louvor:

Meu Salvador, Ele pode mover montanhas,

Meu Deus é Poderoso para salvar,

Ele é Poderoso para salvar.

E nosso Senhor pode perguntar, “Verdade?! Você realmente crê nisso? Eu só estou perguntando porque parece que você colocou sua fé no lugar errado?!”

Onde está a sua fé?

A segunda ação ilustra algo de positivo que os discípulos fizeram. Eles foram a Jesus. Então:

II. Seja Inteligente: Deixe a Tempestade te Conduzir a Jesus

Muito mais que correr de medo e contorcer suas mãos e se preocupar até morrer, deixe a crise de sua tempestade te guiar até Jesus. Quero dizer o seguinte, dê crédito aos discípulos por fazerem a coisa certa aqui. Eles foram a Jesus. É claro que, eles foram a Ele com medo, aparentemente sem perceber que Ele precisava apenas dizer uma palavra para acalmar a tempestade, mas eles correram até Ele mesmo assim. Ele está adormecido no barco e eles chegam acordando-o, “Mestre, Mestre, perecemos!”

Quando a crise de sua tempestade pessoal lhe atingir, para onde você corre? Tudo bem correr para os outros buscando apoio e conselho, mas devemos ter certeza de que o apoio e conselho deles está de acordo com a Palavra de Deus e Sua revelada vontade. Por exemplo, se você está passando por uma tempestade no casamento, você não corre para um conselheiro não-crente. Você corre para um conselheiro que ama a Jesus e Sua palavra, um que aconselha em conformidade com a Bíblia. Deixe a tempestade lhe conduzir a Jesus.

Se você está passando por uma tempestade no trabalho ou na escola, vá a Jesus em oração e confie nEle para guiá-lo através disso. Agora Ele nem sempre vai lhe resgatar da tempestade imediatamente, nem irá nos permitir presumir sobre as habilidades dEle de acalmar-tempestade. Em outras palavras, se você não estudou a semana toda para aquele teste de ciências, não vá correndo a Jesus em oração, “Querido Senhor, tira-me dessa tempestade! Me dê um 10!” Não, mas Ele estará lá para te ajudar nas consequências de você não ter estudado, certo? É assim que isso funciona.

Mas seja inteligente e deixe a tempestade te guiar a Jesus. Ele te ajudará através dela. Esses discípulos teriam sido relativamente familiarizados com as Escrituras do Antigo Testamento e eu só me pergunto quando isso aconteceu, eles lembraram do Salmo 107? Prestem atenção a isso:

Salmo 107: 23-30:

23 Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas.

24 Esses vêem as obras do SENHOR, e as suas maravilhas no profundo.

25 Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso que eleva as suas ondas.

26 Sobem aos céus; descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias.

27 Andam e cambaleiam como ébrios, e perderam todo o tino.

28 Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e ele os livra das suas dificuldades.

29 Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas.

30 Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.

É isso o que nosso Senhor faz por nós. “Ele acalma a tempestade, de modo que as ondas se acalmam”. E Jesus pode fazer isso porque Ele é mais que um profeta. Ele é mais que um homem. Ele é Deus-Homem, completamente Deus e completamente homem, duas naturezas unidas para sempre em uma pessoa. Esse é o ponto principal de Lucas. A pergunta, “Quem é este” é respondida com, “Ele é mais que um homem. Ele é Deus”.

Então seja inteligente e deixe a tempestade te guiar a Jesus, quem acalmará a tempestade para você.

Isso nos traz a nossa ação final. Nós percebemos que devemos ser honestos: tempestades frequentemente causam medo, seja inteligente: deixe a tempestade te guiar a Jesus, e número três:

III. Seja Encorajado: Jesus está na Tempestade com Você

Jesus está no barco. Se você não lembra mais nada dessa mensagem nesta manhã, lembre-se de que Jesus está no barco. Ele está no barco com você. Ele nunca te deixará, nem te abandonará. Ele está no barco.

Ele diz aos discípulos no versículo 22, “Passemos para o outro lado do lago”. Ele tinha falado para onde estavam indo. Ele diz, “nós estamos indo para o outro lado do lago. Nós chegaremos lá. Chegaremos lá não importa o que aconteça entre aqui e lá”.

E Jesus diz a você e a mim, “Eu estou com você sempre. Eu nunca te deixarei. Eu vou te levar daqui para lá”. Deus diz a Seu povo através do profeta Jeremias, “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais (Jeremiah 29:11)”. Você vai atravessar comigo para o outro lado. Eu vou te levar daqui para lá. Eu estou com você no barco. Eu estou com você na tempestade. Tudo vai ficar bem.

Nosso grupo missionário Tailândia/Laos foi grandemente encorajado pela fé de homens e mulheres que conhecemos e que passaram por inúmeras tempestades. Embora nosso grupo estivesse envolvido em muita ministração, eu creio que os momentos mais encorajadores vieram nas manhãs quando fomos abençoados no encontro de oração com pastores e líderes que tinham sofrido perseguição por sua fé. Isso, literalmente, foi como se ouvíssemos do Livro de Atos.

Um homem compartilhou que havia sido preso em quatro ocasiões diferentes, simplesmente por ser um Cristão. Prisão não foi algo novo para esse homem que passou 13 anos em um campo de concentração. Sua última prisão devido a sua fé ocorreu durante a gravidez de sua esposa. Porque não era permitida comida na prisão, sua esposa grávida vendeu as joias dela para comprar comida para ele. Ele permaneceu fiel ao Senhor e o Senhor concedeu salvação de muitos outros durante a prisão dele.

Outro homem compartilhou que havia sido preso por 3 anos e 1 dia. E também durante sua prisão, muitas pessoas tinham conhecido a Jesus Cristo como Salvador.

Um dos testemunhos mais comoventes veio de uma mulher, cujo marido foi assassinado por sua fé em Cristo. Nós ouvimos enquanto ela em lágrimas recontava a estória da morte dele e como ela agora está conduzindo o trabalho do ministério e como muitos mais têm vindo à fé em Jesus Cristo.

Onde está a sua fé? Com o que você está preocupado? E por que você está preocupado? Você não sabe que Jesus está no barco com você? Ele está na tempestade com você e Ele vai te guiar em segurança daqui para lá.

  • Fiquemos de pé para orarmos.

Salvador, Ele pode mover montanhas,

Meu Deus é Poderoso para salvar,

Ele é Poderoso para salvar.

Para sempre, Autor da salvação,

Ele ressucitou e a morte venceu,

Jesus a morte venceu.