Você Pode Me Ouvir Agora?

Você Pode Me Ouvir Agora?

Lucas 8:1-21

Você Pode Me Ouvir Agora?”

(Lucas 8:1-21)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(7-11-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas capítulo 8

Estamos pregando, versículo a versículo, através do Livro de Lucas, crendo que essa é a melhor maneira de aprender a Palavra de Deus. Nós cremos que a coisa mais importante que fazemos na adoração coletiva é ouvir a Palavra de Deus. De fato, nossa passagem nesta manhã é sobre esse tópico: ouvindo a Palavra de Deus. Antes de ler a passagem, eu quero que vocês vejam isso comigo, a palavra “ouvir” ou “ouvindo” ou “ouvindo a Palavra.” Observe isso nas palavras finais do versículo 8: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Então novamente nos versículos 12, 13, 14 e 15, lemos sobre quatro tipos diferentes de pessoas que “ouvem” a Palavra. A palavra “ouvir” ou “ouvido” ocorre uma vez em cada um daqueles quatro versículos. Assim, novamente no versículo 18, “Vede, pois, como ouvis;” E o último versículo de nossa passagem, versículo 21, “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.”

Então, essa passagem, versículos 1 – 21, trata sobre ouvir a Palavra de Deus. Eu quero encorajar cada um de nós a sermos especialmente cuidadosos esta manhã em ouvir a Palavra de Deus. Quero encorajar vocês a ouvir como se suas vidas dependessem disso. Essa passagem ensina que nossas vidas realmente dependem de como ouvimos e trabalhamos a Palavra. Eu lerei em voz alta apenas os primeiros versículos da passagem e então iremos orar, pedindo a ajuda de Deus nesta manhã.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura e audição da Palavra de Deus.

1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,

2 E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

3 E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

4 E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:

5 Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;

6 E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;

7 E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;

8 E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Oremos.

Introdução:

Poucos de nós são familiarizados com o comercial da Verizon que promove a vasta cobertura wireless de seus sinais de telefonia celular. Quase todos nós temos visto os anúncios com o camarada caminhando por aí com seu celular, parecendo gostar de testar o grande alcance do sinal, perguntando repetidamente a pessoa com quem está falando, “Você pode me ouvir agora? Você pode me ouvir agora?” A maioria de nós sabe o que é estar falando ao celular e cair naquilo que as operadoras chamam de “Zona Morta.” Uma zona morta é uma faixa onde falha o sinal. Você está falando com alguém e você começa a ter a impressão de que a pessoa do outro lado da linha, não está mais do outro lado da linha. E você pergunta, “Você está aí?” Silêncio. Então você liga de volta e descobre quando perderam o contato e começam novamente. É realmente engraçado quando isso acontece umas quatro ou cinco vezes enquanto você está conversando!

Se você concordar com a metáfora, Deus está continuamente falando conosco em Sua Palavra. Sua palavra é pregada, ensinada, explicada, lida e ouvida. Nunca há problema quando Deus está do outro lado da linha. O sinal é sempre claro. A cobertura é perfeita. O problema está do nosso lado da linha. O problema é que, quando a Palavra de Deus sai, as pessoas nem sempre a ouvem como deveriam. Nós criamos “Zonas Mortas,” que nos fazem perder o sinal da Palavra de Deus. E correndo o risco de soar excessivamente dramático, a consequência dessas zonas mortas é a própria morte.

A boa notícia esta manhã é que se ouvirmos, a Palavra de Deus irá nos corrigir, garantir para nós vida e nos salvará da morte. Mas devemos ter “ouvidos para ouvir,” nós devemos ouvir como se nossas vidas dependessem disso.

A passagem começa com Lucas nos contando que Jesus está indo por toda cidade e vilarejo, pregando e levando as notícias de grande alegria do reino de Deus. Estavam com Ele não apenas os doze, os 12 discípulos, mas também certas mulheres e “muitas outras que o serviam com seus bens (3).” Lucas menciona mulheres mais que qualquer outro escritor do Evangelho e ele demonstra que o ministério de Jesus alcança todo tipo de pessoa: homem e mulher, pobre e rico, fraco e poderoso.

Mas Lucas parece ansioso em falar o que acontece em seguida. No versículo 4 e seguintes, lemos sobre a pregação de nosso Senhor para “uma grande multidão.” O versículo 4 diz que as pessoas “vieram de todas as cidades ter com ele.” Assim, havia essa enorme multidão, talvez milhares de pessoas, incluindo os 12, o grupo dentro do grupo, e muitos outros. Alguns vieram porque quiseram seguir a Cristo. Alguns vieram porque tinham ouvido sobre suas curas, os milagres, os ensinos, e eram curiosos. E havia muitos que, sem dúvida, se ajuntaram porque alguém os havia arrastado junto.

Uma grande multidão não é, por si mesma, evidência de que todo mundo que está nela concorda com Jesus. A parábola que Jesus ensina a seguir demonstra isso. Uma grande multidão não é um indicador seguro de que todo mundo está em concordância com o que Jesus está ensinando. E o mesmo é verdadeiro esta manhã. Eu vejo três ajuntamentos de pessoas esta manhã. Alguns estão presentes porque querem seguir a Cristo. Alguns estão aqui porque são curiosos. E alguns estão aqui porque o(a) cônjuge ou um amigo insistiu para que viesse. Mas nem todo mundo que está presente, está na mesma página.

Então Jesus conta essa parábola, uma estória terrena que ilustra uma verdade celestial. E nós lemos os versículos mais cedo, versículos 5-8. Ele diz que há um certo semeador e o semeador semeia algumas sementes e algumas delas caem à beira do caminho e são pisadas e os pássaros do ar as devoram. Bem, isso é simples o suficiente para entender. Qualquer um que já semeou sementes sabe que algumas sementes não entram no solo. Principalmente se o solo é duro, a semente simplesmente salta fora do buraco e os pássaros vêm e a comem. Então ele diz que algumas sementes caem nas rochas e tão logo as sementes brotam, elas murcham porque não há umidade. Novamente, muito fácil de entender. Então o semeador semeia e algumas sementes caem entre espinhos. Conforme a semente cresce, os espinhos também crescem e sufocam a semente. Mas algumas sementes caem em solo bom, brotam e produzem uma colheita de cem vezes. Isso também faz sentido. Havia boa terra, bom solo. Assim, Jesus completa Seu ensino no versículo 8 com as palavras, “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

É isso. Isso é tudo o que Ele diz à multidão. Ele não explica isso para a multidão. Ele apenas conta para eles essa parábola. E a suposição é que aqueles que têm ouvidos para ouvir, ouvirão. Quer dizer, eles entenderão. Eles vão entender que Jesus não está ensinando meramente sobre jardinagem ou sobre produção de culturas. Eles entenderão que Jesus está ensinando algo muito mais significante.

Agora, talvez os discípulos imaginaram que eles entenderam o que Jesus estava ensinando, mas eles O questionam porque Ele permanecia lá e eles queriam ter certeza. Então os versículos 9-10:

9 E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?

10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.

Na essência, Jesus diz, “Vou compartilhar com vocês o que essas parábolas significam porque vocês são os doze e Eu escolhi vocês e vocês serão abençoados com os segredos do reino de Deus. Mas Eu estou falando em parábolas de forma que os verdadeiros crentes permanecerão distintos dos não crentes.”

Jesus cita Isaías 6:9 onde a Bíblia menciona aqueles nos dias de Isaías que deram suas costas a Deus e endureceram seus corações. Eles são aqueles que embora enxergando, na verdade não veem e embora ouvindo, realmente não ouvem. Isto é, eles endureceram seus corações à Palavra de Deus. E Jesus diz que a mesma coisa é verdadeira em Seus dias. Há aqueles que endureceram seus corações e que não estão realmente interessados no que Deus tem a dizer. Eles formaram seus conceitos. Eles escolheram fazer as coisas a maneira deles. Eles não estão verdadeiramente interessados na Palavra de Deus. Deus fala, mas eles realmente não ouvem. É como se eles estivessem na “zona morta.” Mas os verdadeiros crentes ouvirão, entenderão e seguirão a Deus em Sua Palavra. Então, quando Jesus ensina em parábolas, o ensino faz com que os verdadeiros crentes sejam distintos dos não crentes. Assim, Jesus explica aos discípulos, versículo 11 e seguintes:

11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;

12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;

13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;

14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;

15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Então há quatro tipos de solo que representam quatro tipos de corações ou maneiras nas quais as pessoas respondem à Palavra de Deus. A primeira é o que podemos chamar de coração duro ou coração insensível. Eu tenho isso esboçado se for útil para vocês. Primeiro,

  • Considere o Coração Insensível (12)

A semente que caiu à beira do caminho, é a semente que caiu no chão duro, solo infértil. Os pássaros vieram e comeram a semente. Isso representa aqueles que ouvem a Palavra, mas o diabo vem e tira a Palavra de seus corações, para que não creiam e sejam salvos. E isso acontece quando um semeador sai para semear a semente. Quando um pregador prega o Evangelho, quando ele espalha a semente da Palavra de Deus, existirão aqueles que ouvirão a Palavra, mas seus corações são duros e a semente apenas fica no topo de seus corações, ela nunca penetra no fundo. Assim, tão cedo saiam pela porta e antes de chegarem ao estacionamento, Satanás chega e tira o pouco que eles ouviram.

Agora isso é um pensamento alarmante se você realmente pensar nisso. O tempo todo a Palavra de Deus vai como a semente do semeador e há uma batalha espiritual acontecendo ao mesmo tempo. Satanás trabalha contra o que está acontecendo exatamente agora deste púlpito. Frequentemente nossas preocupações estão no som, iluminação, o calor ou ar, e assim por diante, mas o maior obstáculo para ouvir a Deus esta manhã é Satanás. Ele luta contra nós o tempo todo em que estamos juntos. Ele está trabalhando, tentando seu melhor para nos roubar de ouvir a vivificante, transformadora Palavra de Deus. Então como o escritor de Hebreus adverte, “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação (Hebreus 3:15).” O coração insensível. Segundo:

  • Considere o Coração Simulado (13)

Jesus diz que a semente que cai entre as rochas representam aqueles que “ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, (então) apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam quando eles ouvem.” Inicialmente, eles se parecem com verdadeiros crentes, mas não são. Seus corações não são transformados para a eternidade. Sua fé é rasa. Então, embora eles se pareçam com a coisa real, eles são falsos Cristãos.

Isso nos ajuda a entender esses casos onde alguém faz uma profissão de fé e eles estão fora da igreja e correndo dela. Eles são batizados e começam a discursar aos outros sobre como ser um Cristão, mas em pouco tempo eles caem. Você não os vê mais na igreja. Eles caem fora da Escola Bíblica Dominical. Eles eram como estrelas cadentes, pareciam brilhantes no início, mas se apagaram. E a Bíblia nos diz a razão. Eles fizeram meramente uma resposta emocional. Eles receberam a Palavra “com alegria,” uma grande emoção, mas se não for acompanhada de um apropriado entendimento do Evangelho, não existe raiz para essa fé. E então, quando “tempos de tentação vêm,” isso é melhor traduzido por “tempos de dificuldade ou tempos de aflição,” quando dias difíceis chegam, eles apenas caem. Por que? Porque eles nunca foram salvos verdadeiramente. A resposta deles era baseada somente em emoção. Eles eram felizes enquanto a vida era fácil. Enquanto não havia dificuldade, eles estavam de bem com Deus. Mas a realidade é, conforme Paulo escreve em 2 Timóteo 3:12, “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Ou conforme Jesus ensina em João 16:33, “no mundo tereis aflições.”

Então você vai até essa pessoa no Sureway ou Wal-Mart (hipermercados) e diz, “Ei, como é que você está?” Eles dizem, “Ah, você sabe, eu pensei que Deus me amava. Desde que fui batizado quebrei minha perna, perdi meu emprego e perdi meus amigos. Veja, eu tentei, mas isso não fez nada por mim.” É em momentos como esses que temos de ouvir com amor e compaixão, mas também advertir nosso amigo que ele pode, na verdade, não ser um salvo. Nós devemos compartilhar com nossos amigos a mensagem completa do Evangelho de modo que eles entendam que não nos tornamos Cristãos para “conseguir algo com isso.” Nós nos tornamos Cristãos porque estávamos perdidos e arruinados e toda nossa retidão diante de Deus é como trapo de imundícia e precisamos ter nossos pecados perdoados e nossos corações purificados. O coração falso. Terceiro:

  • Considere o Coração Carnal (14)

Eu estou usando a palavra “carnal” aqui para representar as coisas da carne ou do mundo, cuidados e preocupações que são opostas aos cuidados e preocupações celestiais. Jesus disse que parte das sementes caiu entre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram a semente. No versículo 14 Jesus explica que essa semente representa “aqueles que, quando ouviram, saíram e foram sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e então, não produziram fruto com perfeição.” Como o coração simulado, essa pessoa não é um crente verdadeiro. Os verdadeiros crentes dão frutos com perfeição. Verdadeiros crentes nas palavras de João Batista, “dão frutos de arrependimento (Lucas 3:8).” Jesus diz que essas pessoas do versículo 14 não produzem fruto com perfeição.

Por que? Porque depois de terem ouvido a Palavra, eles saem e são “sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida.” Agora, talvez neste ponto alguns de nós estejam se ajeitando em seus assentos porque dizemos, “Bem, sei que não estou na primeira categoria, o coração insensível, e sei que não estou na segunda categoria, mas agora espere um minuto, essa terceira categoria; o coração carnal, o coração mundano. A minha fé está “sufocada pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida?”

Pastor, não podemos estar aqui só para cultuar. Temos de tomar conta de nossa situação financeira. Não estamos realmente interessados em sermos fanáticos, o senhor sabe. As crianças têm seus jogos todo final de semana e nós temos que ter nossa diversão também. Nós só compramos uma casa na praia e vamos aproveitar a boa vida por algum tempo. Jesus fala de espinhos que sufocam a Palavra; Ele os chama de “cuidados, riquezas e prazeres da vida.” O coração carnal. Quarto:

  • Considere o Coração Convertido (15)

Jesus diz que a semente que caiu em solo bom “são aqueles que, tendo ouvido a Palavra com um coração bom e nobre, a guarda e produz bom fruto com paciência ou perseverança.” Ele ou ela é um Cristão(ã). Você pode dizer que essa pessoa é um Cristão(ã) porque ela faz ambos, tanto ouve, quanto cumpre a Palavra. Há uma mudança. Há produção de fruto. Aquele que tiver ouvidos, que ouça.

Agora, isso é intrigante e encorajador para mim, que a ênfase dessa parábola não está no semeador, mas na semente. A fertilidade do solo não depende dos dons do semeador. O assunto não é o semeador. Não importa nem um pouco quem seja o semeador. Realmente não importa quem é o pregador ou professor da palavra. O poder de transformar-vida não está no orador, mas na semente. E Jesus diz, “a semente é a Palavra de Deus (11).” A semente é a Palavra de Deus. Nós realmente cremos nisso? Se cremos, então a Palavra de Deus dominará nosso tempo de culto e realmente não interessa quem está semeando a semente.

Jesus continua Seu ensinamento sobre a Palavra de Deus nos versículos 16 e seguintes:

16 E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz.

17 Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.

18 Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.

Jesus está salientando aqui o mandado missionário dos Cristãos. Se recebemos a luz da Palavra de Deus, declararemos isso aos outros. Nós não esconderemos isso, mas nós vamos declarar isso para que todos possam ver a luz, assim como temos visto a luz. Então tome cuidado como você ouve. Estamos falando aqui sobre vida e morte. Se você realmente recebeu a Palavra, então você entende as riquezas de Cristo e você terá mais compreensão. Se, contudo, você não é um ouvinte cuidadoso, mesmo o que você pensou ter entendido lhe será tirado, como pássaros apanhando sementes à beira do caminho.

Então para levar para casa a benção pessoal de ouvir a Palavra de Deus, nós temos os versículos 19 e seguintes:

19 E foram ter com ele sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele, por causa da multidão.

20 E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te.

21 Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Jesus ensina que intimidade com Ele vem com o ouvir Sua Palavra. Nós somos Sua família se ouvirmos e dermos atenção à Palavra de Deus.

Vamos fazer aplicações específicas agora, questionando a nós mesmos essas três perguntas. Primeira:


1) Eu Sou Salvo? (Eu amo a Palavra, a ouvindo e praticando?)

Nem todos que ouvem a palavra são atualmente salvos. Uma multidão não é indicador de que todos nela são realmente salvos. Jesus sabia disso. Ele não se sentiu lisonjeado que uma grande multidão se ajuntou para ouvir a Palavra. Ele sabia que muito da Palavra cairia em solo infértil. Muito dela não seria sintonizada.

É como a comissária de bordo no avião falando dos procedimentos de segurança e ninguém lhe dá atenção. Cabeças estão mergulhadas em revistas, pessoas estão conversando e alguns estão ouvindo música em seus iPods. Eles “desintonizaram” ela. Muitos estão reunidos no culto, mas nem todos ouvem a Palavra de Deus. Muitos endureceram seus corações ou estão amando o mundo e meramente vieram à igreja porque isso parece ser a coisa certa a se fazer.

Em seu comentário de Lucas, Kent Hughes escreve sobre a multidão que veio ouvir Jesus:

“Foi uma cena impressionante. Mas, conforme esperamos, Jesus não ficou impressionado. Hoje também, grandes multidões não significam que a obra de Deus está sendo feita. Praticamente qualquer igreja em nosso país poderia estar lotada todo Domingo à noite se o “culto” terminasse com o sorteio de um carro de luxo. As noites de Mustangs e Corvettes (marcas de carros esportivos) sempre seriam bem atendidas, especialmente pela multidão abaixo de trinta e cinco, e as noites dos Jaguares ficariam só numa sala com um grupo de não mais de cinquenta preenchendo a fileira da frente. As pessoas do mundo amam um evangelho de “boas novas,” é assim que eles chamam isso (p.285).”

Nós devemos nos perguntar se nós realmente amamos a Palavra de Deus. Você pode dizer, conversando com as pessoas, se elas amam a Palavra de Deus. Uma das coisas mais tristes no ministério é a descoberta de muitos membros de igreja que não sabem realmente nada da Palavra de Deus. Você pode falar para eles sobre coisas espirituais e não há nada lá. Eles podem conversar com você sobre “vida de igreja.” Eles podem te contar sobre como eles normalmente ensinam os garotinhos ou menininhas, ou como eles adoraram os jantares de Quarta à noite, ou que diversão tiveram juntos quando a igreja havia encerrado as atividades e eles saíram para comer e assim por diante. Mas e a Palavra de Deus? Eles a conhecem? Eles a amam? Eles são realmente salvos? Você é um salvo? Se é, você amará a Palavra de Deus. Você vai querer ouvi-la e você prestará atenção como se sua vida dependesse dela.

Um dos lugares que nosso grupo missionário visitou no Sudeste da Ásia na semana passada foi uma colônia de leprosos. E eu não me lembro de todos os detalhes, mas eu me lembro que tinha ouvido falar de algumas pessoas que eram incapazes de ir ao culto e assim, eles dependiam de alguém fosse ao culto e então voltasse e contasse para eles sobre o sermão. Quão melhor você prestaria atenção à Palavra de Deus se você soubesse que tinha de repetir o sermão àqueles que eram incapazes de ir ao culto? Você realmente presta atenção na Palavra? Eu sou salvo? Pergunta 2:

2) Eu realmente acredito que “a semente é a Palavra de Deus?”

Esse é o assunto no versículo 11. A semente é a Palavra de Deus. A questão não é o semeador, o pregador, ou o professor. A semente é a Palavra de Deus porque a Palavra de Deus é o que muda vidas. Se realmente acreditamos que a semente é a Palavra de Deus, então isso será refletido em nossa adoração. Nós gastaremos a maior parte de nosso tempo, não com tantas outras coisas, mas na exposição da Palavra de Deus. Então isso não é sobre ministério social e não é sobre ativismo político, ou até mesmo estilo musical ou preferência. A semente é a Palavra de Deus. Número três:

3) Eu estou sendo Missionário, declarando aos outros a Palavra que tenho ouvido?

Como alguém sairá das trevas para a luz e receberá perdão dos pecados, se eu não estou deixando minha luz brilhar na comunidade esta semana, ou através do país e para os continentes? Eu estou sendo missionário, declarando aos outros a Palavra que tenho ouvido? Felizmente, a fertilidade do solo não repousa e nossos dons. Nós somos apenas pessoas com um saco de sementes, semeando a palavra do Evangelho.

  • Fiquemos de pé para orarmos.