Ele Tem Feito Grandes Coisas

Ele Tem Feito Grandes Coisas

Lucas 8:26-29

Ele Tem Feito Grandes Coisas”

(Lucas 8:26-39)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(21-11-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 8.

Enquanto vocês estão abrindo lá, alguns de vocês disseram que gostaram da apresentação do orçamento na semana passada, antes do sermão e estou muito feliz de ouvir isso. Este é o segundo ano em que temos tentado orçar intencionalmente com os 4 C em mente, orçando para avançar com o Evangelho em nossa Comunidade, Cidade, País (Country) e Continentes. Eu também compartilhei um pouquinho sobre o Programa Cooperativo, o principal canal através do qual nossas Igrejas Batistas do Sul doam para um número de causas missionárias. Quando eu estive em Lexington na semana passada na Convenção Batista de Kentucky, eu recebi este prêmio em benefício de nossa igreja. Diz aqui que demos mais de 4 milhões de dólares ao Programa de Cooperação. Glória a Deus!

A propósito, eu compartilhei semana passada a respeito de nosso novo ministério Hispânico. Eles se reúnem todo Domingo de 9-10 na sala “Wired” (Ligado), descendo as escadas. O Pastor Antônio Santos e sua família estão conduzindo esse ministério. Eles também têm a comunhão de Sexta-Feira e o vôlei. Nós estamos ajudando a garantir um lugar toda Sexta e eu fui abençoado ao ir e sair com eles por uns poucos minutos na Sexta passada. Nós continuamos a agradecer a Deus por esse novo alcance missionário.

Esta semana também foi o fim de semana do D-Now, Disciple Now Weekend (Fim de Semana Discípulo Agora) para nossos estudantes no ministério estudantil. Eles tiveram momentos desafiadores e divertidos no ministério, culminando nesta manhã e eles estarão no culto das 11 horas. Continuem orando por nossos jovens.

Conforme olhamos para Lucas, capítulo 8, lemos o primeiro versículo da passagem, versículo 26, “E navegaram,” e nos lembramos de onde deixamos Jesus e os discípulos na última vez. Eles estavam num barco de pesca, indo do Leste através do Mar da Galiléia. Vocês vão lembrar de que veio uma tempestade de repente sobre as águas e os discípulos começaram a temer por suas vidas. Eles chamaram pelo Senhor Jesus e Jesus acalmou as águas em um instante. Eles estavam maravilhados, na última parte do versículo 25, “Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?!” Bem, o barco ainda está navegando, mas agora em águas calmas. Mas conforme veremos nesta manhã, embora as águas estejam calmas, as coisas não estão tão calmas na terra onde eles desembarcarão. Vamos ler a respeito.

  • Fiquemos em pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

26 E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.

27 E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.

28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.

29 Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.

30 E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.

31 E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.

32 E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho.

33 E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.

34 E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.

35 E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.

36 E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.

37 E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.

38 E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:

39 Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.

  • Oremos.

Introdução:

Nossa mensagem nesta manhã vem da declaração que Jesus faz a este homem recém-limpo e liberto dos demônios no versículo 39, “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.”

Ele tem feito grandes coisas. Fico maravilhado se nós seríamos capazes de contar aos outros quais grandes coisas Deus tem feito por nós? Cantamos essa frase o suficiente quando estamos reunidos para o culto:

Grandes coisas Ele tem nos ensinado, grandes coisas Ele tem feito,

E grande é nosso gozo através de Jesus o Filho; Ou:

Ele tem feito grandes coisas

Ele tem feito grandes coisas

Ele tem feito grandes coisas

Louvado seja Seu santo nome

Mas imagine um amigo de vocês perguntando à tarde, “Eu queria saber se você poderia me contar algumas das grandes coisas que Jesus tem feito na Bíblia. E então eu queria saber se você poderia me dizer alguma das grandes coisas que Jesus tem feito recentemente em sua vida nesta semana, porque eu presumo que se você canta sobre as grandes coisas que Ele tem feito, então certamente você está preparado para enumerar algumas delas.” O que você diria?

Nossa passagem nesta manhã nos ajuda a considerar as grandes coisas que nosso Senhor tem feito. Vamos voltar à passagem e deixem-me dar a vocês essas quatro palavras que eu registrei rapidamente em meu estudo essa semana que me ajudou, me guiando na passagem. Elas formam um resumo descritivo que nos ajuda a enxergar o fluxo da passagem. Mais tarde, quando tivermos passado o texto juntos, eu quero dar a vocês algumas coisas práticas a se fazer na luz do que o texto nos ensina. A primeira palavra é:

I.  Alienação (26-27)

Nós somos apresentados a um homem no versículo 27 que era alienado da sociedade. Ele é endemoninhado e marginalizado pelas pessoas nos arredores da cidade. Eles tinham-no chutado da cidade devido a sua possessão demoníaca. Ele não usava roupas, aparentemente porque não conseguia mantê-las em si mesmo, sempre correndo, sempre caindo e sempre sendo torturado por um número de demônios que haviam se apossado dele. E o versículo 27 termina nos contando que esse homem não morava em uma casa mas entre sepulcros em um cemitério fora da cidade.

Mencionamos na semana passada que cada um de nós, em algum momento de nossas vidas, estaremos em uma tempestade ou teremos saído de uma recentemente, ou estaremos prontos para retornar para outra tempestade. Certamente é este o caso aqui com os discípulos, ainda balançados pela terrível tempestade nos versículos anteriores, como quem diz, “Ufa! Que bom que terminou,” mas tão logo atravessam agora as águas calmas do Mar da Galiléia, eles encontram esse homem louco, possuído por demônios, no versículo 27. Felizmente o Jesus que estava “no barco” com eles na tempestade, permanece exatamente lá com eles agora, na terra dos Gadarenos. Esse homem estava passando por alienação. Palavra dois:

II.  Confrontação (28-34)

O homem possuído por demônios e Jesus se encontram. O versículo 28 diz, “E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.” Isso é realmente interessante para mim: a pergunta dos discípulos na passagem anterior, “Quem é este,” é respondida agora pelo homem possuído por demônios, “Jesus, Filho do Deus Altíssimo.” Não tenho certeza se os discípulos estavam preparados para confessar tanto a respeito de Jesus. Assim, essa verdadeira afirmação sobre Jesus vem da boca de um homem possuído por demônios, nos fazendo lembrar de Tiago 2:19, “Até os demônios creem e estremecem.” Os demônios creem no que o homem natural não faz, que Jesus Cristo é o Filho do Deus Altíssimo.

Demônios são reais. Há uma batalha constante entre a luz e as trevas, entre o exército celestial de seres angelicais de Deus e a horda demoníaca de seres angelicais do Diabo. Isso não significa que precisamos ficar preocupados e sempre procurar por demônios em nossas salas, ou automóveis, ou potes de café. Nem significa que devamos ter uma superfacinação por demônios.

Exatamente na semana passada, a Igreja Católica direcionou muita atenção quando bispos Católicos Romanos promoveram um encontro sobre exorcismo em Baltimore, Maryland. 50 bispos e 60 padres reunidos para aprender como discernir se uma pessoa estava genuinamente possuída por demônio e o que fazer se, de fato, determinarem que a pessoa estava. De acordo com a Igreja Católica, somente padres e aqueles na hierarquia da igreja são capazes de executar o que eles chamam de “ritual de exorcismo.” Bem, a Bíblia não menciona rito, ou ritual, ou sacramento de exorcismo. Demônios estremecem diante do nome de Jesus Cristo e Sua gloriosa presença. Nós devemos respeitar o poder dos demônios, mas devemos também nos lembrar de que Tiago 4:7-8 diz, “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.”

E é sempre importante lembrar que um Cristão nunca pode ser possuído por um demônio. Quando confiamos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, Deus literalmente habita em nós através de Seu Espírito Santo. É por isso que João pode dizer em 1 João 4:4, “Maior é o que está em vós, do que o que está no mundo.” Cristãos podem ser tentados e oprimidos, mas eles nunca podem ser possuídos por um demônio.

No versículo 29 lemos que Jesus tinha ordenado ao demônio que saísse do homem e então lemos um pouco mais sobre a condição desse pobre homem. Diz lá no versículo 29 que os demônios tinham frequentemente se apossado dele, então, aparentemente, as pessoas dos arredores da cidade teriam tentado protegê-lo de ferir a si próprio, acorrentando-o. Mas o homem arrebentava as correntes e os demônios o conduziam ao deserto. Isso é realmente impressionante.

O versículo 30 diz que Jesus perguntou seu nome. Ele responde, “Legião,” porque muitos demônios haviam entrado nele. Isso nos ajuda a entender porque às vezes o homem fala e às vezes o demônio fala e às vezes os demônios falam em uma única voz e às vezes com muitas vozes. A palavra “legião” é uma palavra do Exército Romano, fazendo referência a 6.000 soldados. E a questão aqui é que esse homem tinha muitos demônios se apossando de seu corpo.

Agora esses demônios conhecem o poder de Jesus Cristo. Eles sabem que Ele é mais poderoso que eles, então clamam a Ele, versículo 31, que Jesus não os mandasse para o abismo. O abismo é o destino final de Satanás e seus anjos. Você pode ler a respeito mais tarde em Mateus 25:41 e Apocalipse 20:1-3. Então há uma vara de suínos, uma vara de porcos nas proximidades, nos revelando que o lugar onde Jesus e os Seus discípulos estão, é um local largamente povoado por Gentios. Porcos eram impuros para os Judeus (Levitícos 11:7). Os demônios sabem que Jesus iria tirá-los desse homem. Eles não querem permanecer espíritos desincorporados, então pedem a Jesus que os mande entrar nos porcos. Jesus concede e o versículo 33 nos diz que “e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.” E então, versículo 34, “E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.” Deve ter sido uma visão e tanto, uma grande vara de porcos guinchando e correndo para o penhasco e caindo na água.

Existem muitas perguntas deixadas sem respostas nessa passagem e nós não vamos tentar respondê-las, nem vamos fingir saber todas as respostas para elas. O ponto principal de Lucas ao recordar esse evento é demonstrar que este Jesus que tem autoridade sobre a tempestade na passagem anterior, tem autoridade sobre o mundo espiritual nessa passagem. Esse é o ponto principal de Lucas. Jesus tem autoridade e poder sobre os demônios. Nossa primeira palavra foi alienação. A segunda foi confrontação. A Terceira é:

III.  Transformação (35-37)

O homem foi transformado, limpo dos demônios que apossaram de seu corpo. O versículo 35 diz, “E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus;” Esse é um homem diferente. Ele foi transformado de um homem possuído por demônios a um ser humano normal. A palavra de Jesus Cristo realizou isso. Transformação.

Mas as pessoas das redondezas da cidade não gostam do que veem. A última parte do versículo 35 diz que esse pessoal “temeu,” e então no versículo 37, “E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor.” Esse não é tipo de medo que leva a seguir o Senhor, isso é o medo do desconhecido, um medo de algo que você não pode controlar. Isso pode até ter sido um medo de perder um ganho financeiro ou propriedade. Um número dessas pessoas valorizaram mais porcos que pessoas. JC Ryle nos diz aqui:

Isso tem sido observado por muitos comentadores, que esses Gadarenos são um tipo exato de homens deste mundo. Eles viram os livramentos miraculosos de um companheiro do poder de Satanás, e não tiveram interesse. Mas eles viram a perda de sua manada de suínos com profunda preocupação. Em uma palavra, eles se importaram mais com a perda dos suínos, que com a salvação de uma alma. Existem milhares como eles. Fale a eles sobre os sucessos missionários, e da conversão de almas nos lares ou fora deles, e eles ouvirão com indiferença, se não, com escárnio. Mas se você disser a eles sobre perda de propriedade, ou de uma mudança no valor do dinheiro, todos eles ficarão ansiosos e excitados. Verdadeiramente a geração dos Gadarenos ainda não está extinta.

Então Jesus os deixa. Veja a última parte do versículo 37, “E entrando ele no barco, voltou.” Isso deve nos alarmar um pouco. Se recusarmos seguir a Cristo um dia, não há garantia de que o Espírito Santo irá nos conduzir a Ele nos dia seguinte. Jesus entrou no barco e deixou essas pessoas em seus pecados. Elas estavam desinteressadas. Elas perderam sua chance de serem transformadas como este homem. Não resista ao Espírito de Deus que puxa as amarras de seu coração nesta manhã te conduzindo seguramente para Seu lado. Não diga “Não” a Ele. Não há garantia de que seu coração será aquecido novamente pelo Espírito Santo. Alienação, Confrontação, Transformação, e a quarta palavra:

IV.  Proclamação (38-39)

O versículo 38, “E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele;” Isso é compreensível, não é? Esse homem foi transformado pelo poder de Jesus Cristo. Ele quer estar com Ele! “mas Jesus o despediu, dizendo:” – versículo 39 – “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.”

Proclamação. O camarada saiu em uma cruzada evangelística, proclamando que grandes coisas Jesus havia feito por ele. Isto é o que verdadeiros seguidores de Cristo fazem. Seguir a Jesus Cristo inclui a responsabilidade de contar aos outros sobre Ele. Proclamação.

A propósito, não perca isso no versículo 39. Jesus diz, “conta quão grandes coisas te fez Deus.” Então lemos, “E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.” Percebe a conexão? Jesus tem o mesmo status que Deus. Falar de Jesus é falar de Deus, Deus que se tornou homem, vindo a nós na pessoa de Jesus de Nazaré. Nunca deixe que alguém tente te dizer que a Bíblia em lugar nenhum ensina sobre a plena divindade de Cristo. Ele é Deus.

Agora deixe-me dar a vocês umas poucas ações a se tomar a luz da passagem. Pense sobre essas ações como ferramentas para sua caixa de ferramentas esta semana. Quando você seguir com sua vida esta semana, leve essa caixa de ferramentas com você e quando você chegar numa conexão, abra-a para te ajudar a consertar as várias coisas com as quais você se deparar. Então aqui está a primeira, número um, essa passagem nos ensina:

1) Lembre-se de que Jesus é maior que suas Lutas

Se você é um seguidor honesto do Senhor Jesus Cristo então você admitirá lutar em seu crescimento espiritual. O descrente não conhece tal luta. Muitas pessoas podem vir e ouvir a pregação da Palavra e sentirem que presunçosamente estão bem. “Essa pregação parece ser para outra pessoa. Eu estou bem; Eu sou uma boa pessoa, sem preocupações aqui.” É assim que o incrédulo fala. Ele pensa que é bom o suficiente para ir para o céu. Ele pensa que a pregação da Palavra é para todo mundo menos para ele.

Nós devemos sempre vir para o culto preparados para ouvir uma Palavra de Deus. “não é meu irmão, não é minha irmã, mas sou eu, ó Senhor. Fale comigo Senhor, Seu servo ouve.” Se chegarmos para o culto dessa forma, Deus, de fato, falará conosco. Então nós chegamos humildemente, quebrantados. Nós admitimos que somos fracos e necessitados da Palavra de Deus. Nós precisamos da instrução e do poder corretivo da Palavra de Deus porque todos nós – cada um de nós – nós lutamos em nosso crescimento espiritual.

A boa notícia é que o mesmo poder que liberta o homem dos demônios pode te libertar de qualquer coisa que te prenda. Qualquer que seja sua luta, saiba que o mesmo poder que liberta o homem dos demônios pode libertar você. Jesus é maior que suas lutas.

Nós dissemos anteriormente que nenhum Cristão pode ser possuído por um demônio, mas um Cristão certamente pode ser oprimido por um demônio. Uma atitude não saudável (doentia), um vício, uma preocupação mental – todos esses são meios pelos quais o príncipe deste mundo procura roubar nossa alegria em Cristo. Ele quer que nos sintamos derrotados, desmoralizados e sujos. Ele se esforça para fazer com que nos sintamos inúteis para o Senhor, que devido a nossa contínua luta contra a carne, não somos espirituais e somos ímpios. Mas precisamos nos lembrar que uma única pequena palavra de nosso Senhor Jesus Cristo derrotará o inimigo que atua sobre nós. Deus nos ama e nos libertará daquilo que nos amarra. Paulo diz em Romanos 8:37, “Em todas essas coisas somos mais que vencedores por aquele que nos amou.”

Eu não sei qual a luta de cada um, mas eu sei que se nós temos um palpite, cada um de nós luta contra alguma coisa ou outra. Lembre-se de que Jesus é maior que suas lutas. Seja encorajado pelas palavras de Tiago que observamos anteriormente, Tiago 4:7-8, “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” Continuamente achegai-vos a Deus e peça ajuda de Seu poder para derrotar as coisas que guerreiam contra você. Lembre-se de que Jesus é maior que suas lutas. Número dois:

2) Lembre-se de que Jesus é maior que nossas Tristezas

Sem o poder de Jesus Cristo, esse homem era marginalizado pela sociedade, alienado dos outros, vivendo uma vida cheia de nada, mas tristeza e escuridão. Mas Jesus tem um compromisso divino com esse homem. Ele atravessa o mar tempestuoso para chegar a esse homem e livrá-lo de sua tristeza. E então Jesus envia o homem em seu caminho. Ele lhe diz no versículo 39, “Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus.”

O homem foi para casa transformado. Imagino como os seus devem ter reagido quando um novo esposo adentrou a porta. Gostaria de saber o que foi para as crianças quando um novo pai chegou. Jesus nos transforma e nos liberta de nossas tristezas.

Henry David Thoreau disse, “A massa de homens leva uma vida de desespero silencioso.” Muitos de nós nesta manhã pode sentir uma tristeza a qual temos a certeza de que mais ninguém irá entender. Nós temos uma luta interna conhecida apenas pelo nosso Senhor. Este mesmo Jesus que atravessou o Mar da Galiléia para curar um homem atormentado pela alienação e separação, vem a você nesta manhã para te libertar do mesmo apuro. Confie nEle esta manhã para livrá-lo de suas tristezas.

Lembre-se de que Jesus é maior que suas lutas e maior que suas tristezas. Em uma palavra, número três:

3) Lembre-se de Jesus é maior que seu pecado

Esse homem retrata como se dá a conversão. O homem retrata o que é ser salvo de nossos pecados. Antes de encontrar Jesus, ele está correndo por aí. Mas depois de encontrar Jesus, ele está sentado a Seus pés. Antes de encontrar Jesus, ele está nu, perdido, e sua mente está cheia com as coisas do mundo. Mas depois de encontrar Jesus, ele está vestido e em seu perfeito juízo. Esse é um homem transformado.

Nosso Senhor Jesus Cristo transformou você? De todas as “grandes coisas que Ele tem feito” você pode dizer que Ele salvou sua alma? Você está vestido na justiça de Cristo esta manhã? Você está em seu perfeito juízo esta manhã, vivendo de acordo com Romanos 12:2 que diz, “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento?”

Se Jesus tinha atravessado o Mar para vir até você esta manhã, não O mande embora. Não O empurre de volta para dentro do barco e observe Ele se afastar, para nunca mais voltar. Venha para Aquele que vem a você primeiro. Venha para Cristo e seja salvo.

  • Fiquemos de pé para orarmos.