Não Temas; Apenas Creia

Não Temas; Apenas Creia

Lucas 8:40-56

Não Temas; Apenas Creia”

(Lucas 8:40-56)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(28-11-10)

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 8 (p. 697).

Estamos dando continuidade ao nosso estudo versículo a versículo do Evangelho de Lucas e hoje estaremos concluindo o capítulo 8, começando daqui a pouco no versículo 40 e lendo até o versículo 56. No capítulo 8, dos versículos 22 e seguintes, lemos sobre o poder e a autoridade de nosso Senhor sobre todas as coisas. Primeiro lemos sobre Cristo acalmando a tempestade o que demonstra Seu poder sobre o perigo. Então lemos sobre Cristo curando o homem possuído por demônio, demonstrando o poder de Cristo sobre os demônios. Nesta manhã leremos sobre o encontro de Cristo com duas pessoas diferentes que nos mostrará o poder de Cristo sobre a doença e sobre a morte. Assim, pode-se realizar um estudo do capítulo 8, versículos 22 até o final do capítulo e ler sobre a supremacia de Cristo sobre o perigo, demônios, doença e morte.

Vamos ler nesta manhã sobre essas duas últimas questões, a autoridade de Cristo sobre a doença e sobre a morte. Lucas escreve sobre duas pessoas diferentes que encontram Jesus depois que Ele e os discípulos retornam de sua viagem ao outro lado do lago. Você deve se lembrar do que aconteceu no outro lado do Mar da Galiléia. Jesus havia curado um homem possuído por um número de demônios, mas as pessoas do local, os Gadarenos, não queriam nada com Jesus, e disseram-lhe para que fosse embora. Jesus e os discípulos entraram no barco e voltaram para a costa Oeste da Galiléia. É de volta a este lado da Galiléia que duas pessoas diferentes encontram Jesus e ambas conhecem a Cristo em seus desesperos. Você poderia colocar uma observação sobre esses versículos em sua Bíblia e escrever: “Quando o Desespero encontra a Cristo,” porque precisamente é o que está acontecendo. Vamos ler a respeito.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

40 E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.

41E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;

42 Porque tinha uma filha única, quase de doze anos, que estava à morte. E indo ele, apertava-o a multidão.

43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,

44 Chegando por detrás dele, tocou na orla do seu vestido, e logo estancou o fluxo do seu sangue.

45 E disse Jesus: Quem é que me tocou? E, negando todos, disse Pedro e os que estavam com ele: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou?

46 E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

47 Então, vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se tremendo e, prostrando-se ante ele, declarou-lhe diante de todo o povo a causa por que lhe havia tocado, e como logo sarara.

48 E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz.

49 Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre.

50 Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva.

51 E, entrando em casa, a ninguém deixou entrar, senão a Pedro, e a Tiago, e a João, e ao pai e a mãe da menina.

52 E todos choravam, e a pranteavam; e ele disse: Não choreis; não está morta, mas dorme.

53 E riam-se dele, sabendo que estava morta.

54 Mas ele, pondo-os todos fora, e pegando-lhe na mão, clamou, dizendo: Levanta-te, menina.

55 E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou; e Jesus mandou que lhe dessem de comer.

56 E seus pais ficaram maravilhados; e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.

  • Oremos.

Introdução:

Uma frase muito usada na maioria das missões de curto prazo é, “Kid Mode” – “Modo Criança.” A maioria das pessoas que já estiveram em um grupo de missionários fora do país por um curto período de tempo terá ouvido essa frase uma vez ou outra. O Modo Criança faz referência às necessidades recorrentes de um grupo missionário, para que não se preocupem com todos os detalhes ou insistam em ter todas as respostas. Apenas como uma criança precisa confiar que seus pais estão tomando conta de todos os detalhes, então os membros do grupo devem confiar que seu líder toma conta de todos os detalhes.

Eu aprendi isso em minha primeira viagem missionária para fora do país, mas não foi fácil. Eu sou um planejador e gosto de saber de tudo o que está à frente, quanto tempo vai durar a ação e quando faremos aquilo, e assim por diante. Mas a maioria das atividades missionárias no campo muda constantemente e, frequentemente, muito do planejado antecipadamente é alterado significantemente mais tarde. Assim, cada membro do grupo missionário segue o líder, o líder do grupo, que recebe instruções do líder local, normalmente uma pessoa do país anfitrião que permanece com o grupo até ele voar de volta para casa. Então devo prosseguir no “Modo Criança” quando não conheço todos os detalhes sobre o que vou fazer no dia seguinte ou não tenho todas as respostas para a hora seguinte.

Todas as analogias sobre nosso seguir a Cristo se quebra em algum ponto e não quero sugerir por um instante, que seguir a Cristo é exatamente como seguir no “Modo Criança,” ou que nunca devamos fazer perguntas a Ele ou receber respostas dEle, mas, de um modo muito real, nosso Senhor espera que confiemos nEle quando não sabemos todos os detalhes ou não temos todas as respostas. É isso o que Paulo diz em 2 Coríntios 5:7, “Nós caminhamos pela fé; não por vista.” Há uma liberdade tremenda nisso, uma liberdade tremenda no “Modo Criança” diante de nosso Senhor! Nem sempre enxergamos o que está a nossa frente. Caminhamos por fé, não uma fé cega, mas uma fé que descansa completamente no caráter perfeito e na liderança competente de outro, o Senhor Jesus Cristo. É Jesus que diz nessa passagem a um homem cuja filha tinha morrido, “Não temas, Creia somente,” e é Jesus que diz a mesma coisa a você e a mim nesta manhã, “Não temas, apenas creia.”

Alguns de vocês estão sobrecarregados por preocupações, problemas e ansiedades específicas. Alguns de vocês se perguntam como irão fazer na próxima semana quando o alarme do relógio tocar de manhã. Nosso Senhor tem uma palavra para nós hoje: “Não Temas, Apenas Creia.”

Vamos estudar essa passagem juntos. Sua Bíblia ainda está aberta? Segurem suas Bíblias. Novamente, estamos em Lucas, capítulo 8 ou página 697 da Bíblia da igreja. Quero seguir pela passagem novamente e então, após lê-la e estudá-la, quero dar a vocês três verdades relevantes que emergem desse texto.

No versículo 40, Lucas nos conta que em contraste à multidão da costa leste do Mar da Galiléia que disse para Jesus ir embora, a multidão de pessoas na costa oeste “O recepcionaram” e “estavam todos esperando por Ele.” Talvez a multidão desta manhã aqui na Primeira Batista de Henderson seja uma híbrida das duas possibilidades, alguns de nós estão sendo mais atraídos a Jesus que outros. Eu não sei, mas sei que havia um homem desesperado para ver Jesus. Versículo 41 nos conta que seu nome é Jairo. Ele é um chefe da sinagoga. Isso significa que ele preside sobre os assuntos da sinagoga Judaica local. Ele mesmo provavelmente seja um Fariseu e tivesse a responsabilidade de coordenar os cultos normais de ensino da sinagoga. Era uma posição de relativo prestígio e poder, mas nenhuma dessas coisas puderam ajudá-lo naquele momento de desespero. Ele cai de joelhos aos pés de Jesus e O implora para que venha rápido, enquanto sua única filha, de 12 anos estava à beira da morte. Lemos em seguida que Jesus estava a caminho da casa de Jairo e estamos esperando para ler a respeito da cura dessa pequena garota, mas então há uma interrupção no caminho.

Conforme a multidão está empurrando e espremendo, e Jesus e o pai da menina de 12 anos estão a caminho da casa, versículo 43 nos conta que uma mulher consegue tocar a Cristo. Ela é uma mulher que tinha uma condição incomum; ela tinha uma hemorragia há 12 anos. A maioria dos estudiosos pensa que a condição dela era uterina, mas realmente não sabemos. A questão é que ela estava sangrando há 12 longos anos. Quando você compara esses dois encontros, é interessante que essa mulher sangrou pelo tempo em que a filha de Jairo viveu, 12 anos.

O próprio Lucas que é um médico quer que saibamos que essa mulher havia procurado por tratamento médico. Ele escreve no versículo 43 que “gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada.” Eu acho um tanto cômico que Lucas omite a declaração do fato que Marcos inclui em seu Evangelho. Como Lucas, Marcos registra que essa mulher tinha visitado um número de médicos, mas ele coloca da seguinte forma. Ele escreve em Marcos 5:26: “E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior.” Dr Lucas omite todas as informações negativas, talvez em um esforço de proteger a comunidade médica e defender sua profissão, mas a questão é que essa mulher permanece incurada.

Assim, ela vai a Jesus por detrás da multidão (v. 44) e toca a borda de Seu manto. Jesus poderia estar usando o tradicional manto dos rabis, uma longa túnica com borlas nas pontas. Essa mulher obviamente tinha ouvido a respeito do poder supernatural de Cristo e pode ter pensado consigo mesma que se pudesse apenas tocar a orla de Suas vestes, esse mesmo poder do qual ela tinha ouvido falar, traria para ela a cura de sua hemorragia. Ela está certa. O versículo 44 diz que assim que ela tocou a borda do manto de Jesus, “sua hemorragia cessou.”

Os versículos 45 e seguintes nos contam então que Jesus para e pergunta, “Quem Me tocou?” É uma pergunta impressionante conforme mostrada até mesmo para Pedro que sempre parece ser o porta-voz do grupo. Pedro fala, “Jesus, existem centenas de pessoas empurrando, espremendo e nos pressionando, o que queres dizer, ‘Quem Me tocou?’ Pode ter sido qualquer um?!” Mas Jesus não estava falando daqueles que estão empurrando e espremendo. Ele está falando de alguém que O alcançou conscientemente e desejosamente para tocá-lO com o toque da fé. Ele diz, “Alguém Me tocou, porque percebi poder saindo de Mim.” Então todos estavam como quem diz, “Você O tocou? Não? Foi você? Foi você, “e todos negaram.

Assim essa pobre mulher, de quem diz o versículo 47 que estava se escondendo, vem “tremendo e cai diante dEle.” E então “ela declara a Ele na presença de todas as pessoas, a razão dela ter tocado Ele e como ela foi curada imediatamente.” Por que essa mulher estava se escondendo? A razão imediata parece óbvio: Jesus é Deus encarnado e aparecer diante desse Santo causou um tanto de ansiedade e, além disso, ser colocada no centro das atenções deve ter sido alarmante para ela. Ela está amedrontada. Mas como uma mulher com hemorragia, ela poderia também ser considerada ritualmente impura de acordo com Levítico 15:19-27. Qualquer coisa que essa mulher tocasse poderia ser considerado impuro. Eu suponho que isso pode tê-la motivado a esconder o que havia feito. Mas Jesus é Deus encarnado e nada pode torná-lO impuro! Quando a mulher finalmente vai em frente e conta a sua estória, a suave, amável resposta de Jesus é previsível, versículo 48, “Filha, sua fé te curou. Vá em paz.”

Não é difícil perceber a importância da profissão pública aqui. Nosso Senhor não quer seguidores secretos. Ele não quer discípulos secretos. Quando falamos de fé Cristã como fé pessoal, não queremos dizer privados (secretos). Queremos dizer que nós, pessoalmente, como pessoa, colocamos nossa fé na pessoa de Jesus Cristo. Mas a fé Cristã é uma fé pública. Todos que Jesus chama a segui-lO, é chamado para segui-lO publicamente. Não temos que ter vergonha de Cristo. Lucas nos lembrará das palavras de Cristo no próximo capítulo, Lucas 9:26, onde Jesus diz, “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” Se temos vergonha de Cristo, não somos um seguidor de Cristo.

Então Jesus amavelmente diz a essa mulher que a fé dela a tinha curado e enquanto Ele ainda estava falando, versículo 49, alguém chega da casa de Jairo e dá más notícias. Ele apenas deixa escapar enquanto Jesus está falando – eu não sei quem é esse cara, mas ele não daria um bom capelão de hospital – ele simplesmente deixa escapar, “Sua filha está morta. Não incomode mais a Jesus.” E essa é uma declaração interessante porque a sugestão é que, enquanto Jesus pode cuidar de coisas como parar a hemorragia de uma mulher, já isso, é algo além dos limites de Seu poder. Ele pode fazer isso, mas isso é tudo. Ele pode fazer isso, mas Ele não pode fazer aquilo. Ele pode curar doença, mas Ele não pode levantar o morto. Bem, se prepare.

Jesus diz a Jairo no versículo 50, “Não temas; crê somente, e será salva.” E se essa é a primeira vez que você ouve a narrativa, você está lendo mais rápido neste momento porque você não pode esperar para ver como isso vai acabar! Eles eventualmente vão para a casa e antes de entrar, Jesus seleciona três de Seus discípulos. Ele não pode ter todos lá, mas é importante que Ele tenha alguns deles lá. Ele está sempre ensinando, sempre discipulando. Ele pega Pedro, Tiago e João – esse núcleo de discípulos – com Ele dentro da casa para testemunharem o milagre. Também entrando na casa estão a mãe e o pai da menina. Quando eles abrem a porta, encontram pessoas enlutadas e chorando do lado de dentro, enlutadas devido à morte dessa garotinha. Nosso Senhor diz aos enlutados no versículo 52, “Não choreis; não está morta, mas dorme.”Então, os enlutados começaram a ridicularizá-lO, embora não soubessem sobre o que Ele estava falando. Mas é claro que nosso Senhor está falando pastoralmente e metaforicamente. Ele é Deus. Ele está no controle. A alma dessa garota tinha deixado seu corpo. Seus olhos estão fechados, mas em um instante Ele pode restaurar a alma dela para seu corpo e abrir os olhos dela como se estivesse acordando de um sono. Então Ele toma a mão da pequena menina e diz, “Levanta-te, menina.” Assim no versículo 55, “E o seu espírito voltou, e ela logo se levantou;” É claro! Jesus Cristo tem poder sobre o perigo, demônios, doença – e até sobre a morte. A prova viva de que a pequena menina está viva é seu imediato levantar e se alimentar de algo. O fato de se alimentar mostra que não somente seu espírito retornou, mas que a parte física de seu ser também está funcionando corretamente, ela está se alimentando; um milagre confirmado.

Não ficamos surpresos pela primeira metade do versículo 56. Que diz, “E seus pais ficaram maravilhados.” Sem dúvida! Mas podemos ficar surpresos pela segunda metade do versícuo 56, “e ele lhes mandou que a ninguém dissessem o que havia sucedido.” Bem o oposto do que a maioria de nós esperaria. De fato, você pode se lembrar da última vez que Jesus disse, antes, ao endemoninhado para ir e dizer a todos as grandes coisas que Deus havia feito por ele (8:39). Lá Ele diz ao homem para ir e contar a todos, mas a qui Ele diz aos pais para não contar a ninguém. Quando Jesus esteve no outro lado do Mar da Galiléia, Ele esteve em grande parte de território Gentio. Sem medo de ninguém compreender de forma equivocada Seu papel como Messias. Mas aqui, no lado oeste, aqui na Galiléia; num território em grande parte Judeu havia um número de pessoas esperando que o Messias fosse mais um salvador político que um Salvador sofredor. Eles não entenderiam e Ele ainda não estava pronto para morrer na cruz. Então Ele fala aos pais para que não contasse a ninguém o que havia acontecido, uma tarefa aparentemente impossível em face do presente milagre ocorrido com a filha deles.

Agora se um tema principal se preocupa com poder ilimitado e autoridade de Cristo sobre todas as coisas, então outro tema principal se preocupa com nossa fé nesse Cristo. No restante de nosso tempo, quero construir sobre essa declaração de nosso Senhor a Jairo: “Não Temas; Apenas Creia.” O que realmente significa crer em Jesus Cristo? Número um:

I.  Crer em Cristo é estender a mão conscientemente e desejosamente a Ele.

Essa mulher que tinha uma hemorragia há 12 anos fez algo que ninguém que estava próximo a Jesus fez: ela estende a mão conscientemente e desejosamente para tocar Jesus Cristo com o toque da fé. Pense nisso: havia centenas, se não milhares, de pessoas empurrando uma as outras. Muitas estão esbarrando nos discípulos e esbarrando em Jesus conforme seguem adiante. Esse fato é fundamentado pelo protesto de Pedro. Ele diz, “Mestre, a multidão te aperta e te oprime (45).” Em outras palavras, “Como você pode perguntar quem te tocou? Milhares te tocaram!” Essas pessoas estavam lá, juntas a Jesus; algumas delas esbarrando nEle inconscientemente ou sem querer, mas apenas uma pessoa estendeu a mão com intenção inconfundível de tocá-lO com o toque da fé.

É por isso que Jesus para e pergunta, “Quem Me tocou?” Havia algo de diferente naquele toque. Poder saiu dEle porque a mulher O tocou com fé. Ela creu que seria curada apenas por estender a mão, tocando-O e ela estava certa. Jesus diz para ela, “Filha, sua fé te curou.” O Grego literalmente lê, “Sua fé te salvou.” Isso foi salvação tanto física, quanto espiritual. Por que? Porque isso foi o toque da fé. Essa mulher creu em Cristo. Ela pode não ter sido capaz de tirar um alto grau em um teste de teologia e doutrina nesse ponto, mas ela confiou completamente em Jesus Cristo como Salvador de sua vida. Ela descansou em Cristo.

Isso nos lembra de um ponto que discutimos algumas semanas atrás, a respeito de “grande fé.” Vocês se lembram? Nós dissemos “grande fé” não é, “se eu apenas tentar com muita vontade e cerrar meus dentes e fechar meus olhos e realmente, realmente, realmente, realmente crer, então eu terei grande fé.” Isso não é grande fé. É apenas grande energia! Grande fé não é fé dentro de mim, mas fé fora de mim. Grande fé é fé em um objeto externo, fé na realidade objetiva de nosso Senhor Jesus Cristo. Então não é o tamanho de nossa fé que importa; o que importa é o tamanho dAquele em quem nossa fé descansa. É por isso que essa mulher tocou Jesus. Não havia nada de especial nela. Ela apenas foi à pessoa certa. Ela fez o que alguns de vocês precisam fazer esta manhã. Ela foi a Jesus.

Nós temos provações e tentações?

Existe problema em toda parte?

Nós nunca devemos nos sentir desencorajados;

Leve isso ao Senhor em oração.

Nem todo mundo na multidão estava confiando em Jesus. Alguns chegaram bem perto dEle e alguns até mesmo tocaram-nO, mas lemos sobre uma pessoa apenas, que em toda a multidão O tocou com o toque da fé salvadora. Muitos ajuntaram sobre Ele, mas apenas uma O tocou. Somente uma estendeu a mão conscientemente e desejosamente e O tocou com o toque da fé. Pense nisso! Muitos chegaram bem perto de Jesus Cristo, mas nunca O toca com o toque da fé.

Muitas pessoas ficam perto de Cristo, mas estar próximo não é, em si, salvar uma alma. Você pode estar realmente próximo a Cristo e ainda estar perdido porque você não O tocou com o toque da fé. Muitas pessoas em todo o mundo em um Domingo pela manhã chegam próximas a Cristo. Muitas prestam atenção aos sermões a respeito de Cristo, sermões na igreja, ou sermões no rádio, mas nem todos tocam a Cristo.

Tocar a Cristo com o toque da fé é algo que somente você, por você mesmo pode fazer, estendendo a mão conscientemente e desejosamente a Cristo Jesus. Nós devemos tocá-lO com o toque da fé. Número dois:

II. Crer em Cristo é seguir em frente sem ter todas as respostas dEle.

Jairo tinha acabado de ouvir que sua filha estava morta. Lembra o que o mensageiro disse? “Sua filha está morta. Não incomode o Mestre (49),” e Jesus fala a Jairo, “Não temas; apenas creia (50).” Que gama de emoções deve ter passado pela mente de Jairo! Ele acabara de ouvir que sua filha estava morta e fica aflito, mas então Jesus diz, “Não se importe com o que você ouviu. Não temas; apenas creia.” Jairo acredita? Sim. Sabemos disso porque ele continua caminhando com Jesus e eles prosseguem para a casa de Jairo.

Imagine agora o que está passando pela mente de Jairo! Um amigo de confiança da sinagoga acaba de lhe dar uma informação segura a respeito da morte de sua filha. Ele deve estar pensando, “Como Jesus pode dizer, ‘Não temas; apenas creia?’ Crer no que?! Crer que ela realmente não está morta? Crer que ela está melhor agora porque ela está morta e não mais doente? Crer na ressurreição porque a verei novamente? Crer no que?! Como posso não ter medo? Como posso apenas ‘crer?!’” Mas, entretanto, Jairo crê. Ele continua seguindo em frente mesmo sem ter todas as respostas.

Há uma encorajadora mensagem de mudança de vida aqui para nós. Crer em Cristo é seguir em frente sem saber todas as respostas dEle. Nós não insistimos em ter o mapa de nosso Senhor para todas as coisas. Nós não insistimos em que Ele nos dê todos os detalhes. Há uma grande liberdade em seguir no “Modo Criança” diante de nosso Senhor. Nós apenas confiamos nEle como o Deus amável que está no pleno controle de todas as coisas; o Deus que sempre faz o que é correto e nunca falha em atender às nossas necessidades.

Crer em Cristo significa que seguimos adiante sem ter todas as respostas dEle. É assim que Daniel e seus três amigos adentraram à fornalha de fogo sem saber como tudo iria terminar. Eles apenas foram em frente sem ter todas as suas dúvidas respondidas. Leia a respeito disso em Daniel, capítulo 3. Eles apenas seguiram sem ter todas as respostas. Foi assim que Pedro dormiu profundamente na prisão na noite anterior em que Herodes quis cortar sua cabeça. Leia sobre isso em Atos, capítulo 12. Pedro apenas foi para a cama sem ter todos os seus questionamentos respondidos. E quantos de vocês seguirão esta semana, se é que farão isso, a caminhar por fé e não por vista. Crer em Cristo significa que você seguirá em frente sem ter todas as respostas dEle.

Fé nos mantém movendo em frente quando sentimos que estamos indo para trás. Fé nos mantém olhando para frente quando sentimos que estamos caindo. Fé coloca um sorriso num semblante carregado, faz brilhar uma luz na escuridão, e promete que tudo ficará bem porque o Senhor diz, “Não temas; apenas creia!”

Crer em Cristo é estender a mão conscientemente e desejosamente a Ele. Crer em Cristo é seguir em frente sem ter todas as respostas dEle. Número três:

III. Crer em Cristo é se beneficiar de todo poder de Deus nEle.

Somente Deus tem poder absoluto sobre os dois efeitos da Queda do Homem: doença e morte. Quantos médicos tinham atendido essa mulher? Não sabemos, mas Lucas sugere que ela tinha visitado muitos por um período de 12 anos e tinha gastado todo seu dinheiro em tratamento médico. Aqui está uma lembrança para nós de que somente Deus é o Curador final de tudo o que nos aflige. Nós nunca pensamos na cura de Deus quando colocamos o Advil em nossa boca e engolimos com um gole d’água, mas se nossa cabeça para de latejar é porque o Grande Médico nos curou por meio do remédio. Ele escolhe curar ou Ele permite a doença. Isso é com Ele. Ele sabe o que é melhor. E nós agradecemos a Deus pelos médicos qualificados, cirurgiões peritos, remédios úteis, mas é Deus que escolhe agir por meio dos médicos e é Deus que age através da dosagem. Somente Ele tem poder absoluto sobre a doença.

E somente Ele tem poder absoluto sobre a morte. Ele diz para a morte, “Levante-se” e a morte levanta. Somente Ele pode garantir vida após a morte. Somente Ele tem as chaves da morte e do Hades (Apocalipse 1:18). Você estendeu a mão e O tocou com o toque da fé? Ninguém pode fazer isso por você; você deve fazer por você mesmo, destemidamente, sem vergonha e publicamente. Não temas; apenas creia.

  • Fiquemos de pé para orarmos.