Viajando por Jesus

Viajando por Jesus

Lucas 9:1-9

Viajando por Jesus”

(Lucas 9:1-9)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(5-12-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram no Evangelho de Lucas, capítulo 9 (p.697).

Enquanto vocês estão abrindo lá, quero tomar um minuto para desfiar você a compartilhar o Evangelho para além-mar, sustentando cerca de 5.500 missionários internacionais. A cada ano durante o mês de Dezembro, nós promovemos uma oferta conhecida como a oferta de Lottie Moon. É uma oferta missionária internacional especial chamada assim, em memória de Lottie Moon, uma das mais dedicadas missionárias da Convenção Batista do Sul na China. Ela serviu por 39 anos como uma missionária e morreu na véspera de Natal, 1912, morreu de fome, pesando apenas 23 quilos, abrindo mão de comida para que outros pudessem comer.

Essa oferta especial conhecida como oferta de Natal de Lottie Moon vai diretamente para missões internacionais. Nós temos cerca de 5.500 missionários internacionais trabalhando para alcançar 16.000 grupos de pessoas no mundo, pessoas como em Lesoto na África do Sul. Vejam este vídeo a respeito da Oferta de Natal de Lottie Moon e a Grande Viagem Comissionada.

[VIDEO]

O alvo de nossa igreja é 25.000 dólares. Você entrega seu dízimo normalmente à igreja, mas uma oferta está além do dízimo. Destine sua oferta a “Oferta de Natal de Lottie Moon.” Hoje também as RAs (trabalho da igreja) estão começando a operar a RA Correios para seus cartões de Natal e as GAs estão trabalhando também para sustentar o trabalho missionário internacional. Você pode ler a respeito no verso do seu informativo semanal.

Nós acabamos de ver um vídeo sobre a Grande Viagem Comissionada e estamos lendo sobre a Viagem por Jesus em Lucas, capítulo 9. Nossa passagem nesta manhã está nos nove primeiros versículos.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.

2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.

3 E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.

4 E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.

5 E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.

6 E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.

7 E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido;

8 E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.

9 E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.

  • Oremos.

Introdução:

É comum falar de nossa vida Cristã como uma jornada. Se nós somos seguidores de Cristo, então estamos em uma jornada de segui-lO. Assim, usamos expressões como minha “caminhada” no Senhor, minha caminhada na jornada. Paulo frequentemente usava a expressão “corrida” para jornada. Ele disse em 2 Timóteo 4:7, “Eu terminei a corrida.” Se somos seguidores de Jesus, então estamos nessa jornada juntos.

De fato, deixe-me apenas perguntar o seguinte: se você é um Cristão, você é um seguidor de Jesus Cristo e você está nessa jornada comigo e outros Cristãos, você poderia erguer sua mão? Ótimo! Quero dar a vocês duas ajudas muito práticas esta semana para a jornada; dois desafios encorajadores conforme você e eu continuamos a “correr com resistência a corrida que está diante de nós, olhando para Jesus, o autor e consumador de nossa fé (Hebreus 12:1-2).” Esses desafios emergem de nosso estudo dos nove versículos no começo de Lucas 9, então vamos voltar a esses versículos e ter certeza de que os entendemos corretamente. Então, feito isso, teremos essa duas ajudas práticas.

Primeiro, eu tenho um esboço descritivo muito simples dessa passagem. Em meu estudo esta semana, eu anotei três palavras que me ajudaram a entender o fluir desse texto. A primeira palavra que anotei foi:

I. Autoridade (1-2)

Nós lemos sobre a autoridade e poder de Jesus desde o versículo 22 de Lucas capítulo 8. Nós lemos da autoridade de Cristo sobre o perigo, demônios, doença e morte. Então no início do Capítulo 9, temos Jesus delegando essa autoridade a Seus discípulos. Você vê isso no versículo 1: “E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.” Então esse poder e autoridade de Jesus é agora dado aos discípulos para usarem em sua jornada. E qual é a jornada deles? Versículo 2: “E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” E se você pular para o versículo 6, você verá que eles fizeram isso, versículo 6: “E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.”

Existem três verbos usados para descrever as ações de Jesus nos versículos 1-2: Ele “convocou, deu e enviou” os discípulos. Você vê isso nos versículos um e dois? Ele chamou, deu e enviou. É assim que Deus opera no Velho Testamento, chamando Seu povo para fora do Egito, dando lhes o poder de Sua presença e provisão, e então, enviando os à Terra Prometida. Deus chama, dá e envia. Jesus é Deus e não ficamos surpresos ao ler aqui sobre Seu chamado, o dar e enviar.

A jornada a que Cristo envia Seus discípulos aqui é uma viagem missionária. Ele lhes dá poder e autoridade de expulsar demônios e curar a doença, e pregar o Reino de Deus às pessoas das cidades no entorno da Galiléia.

O Reino de Deus não é um lugar. Não é tão identificado como um lugar, como uma Pessoa. O Reino de Deus se refere ao governo e reinado de Jesus Cristo. É por isso que Jesus vai dizer no próximo capítulo, “Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós (Lucas 10:11).” Nós entramos no Reino de Deus, recebendo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Quando Cristo retornar, Ele estabelecerá literalmente Seu Reino na terra. É por isso que oramos, “venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu (Lucas 11:2).” Mas até então, devemos entender a frase “Reino de Deus,” conforme Mateus chama, como em grande parte, o governo e reinado de Cristo.

Agora é de grande ajuda pensar nessa jornada específica em Lucas 9 como um “Ensaio Geral” para uma viagem posterior. O poder que Cristo dá aqui a Seus discípulos é apenas para essa missão em particular. Os discípulos estão tendo um gostinho daquilo que Cristo irá chamá-los a fazer globalmente em Lucas 24 e Atos 1. Assim, o poder e autoridade que eles recebem agora para essa limitada jornada presente, será dado completamente mais tarde conforme Jesus diz em Atos 1:8, “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Então essas diretivas aos discípulos foram aplicáveis a eles, somente para essa jornada, mas é claro, existem princípios universalmente verdadeiros e amplamente aplicáveis para nós hoje, conforme veremos em instantes. Por hora, a palavra “Autoridade.” A segunda palavra que eu anotei foi a palavra:

II. Simplicidade (3-6)

Os discípulos não tinham levado muito com eles para essa jornada. Foi dito a eles no versículo 3, “Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje (como um saco com comida extra e coisas assim), nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas (como uma jaqueta extra).” Simplicidade.

Nosso Grupo da Tailândia compartilhou no relatório de missões Domingo passado e eu falei da simplicidade de um dos membros de nosso grupo no preparo para a viagem. Daniel Meeks tinha tudo de que precisava para 12 dias de viagem acondicionado em uma simples mochila. Simplicidade!

Versículo 4, “E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.” A questão aqui é que os discípulos não tinham de se movimentar, buscando melhorar sua situação se dirigindo de uma casa para a próxima, buscando uma casa melhor se fosse possível mais tarde. Eles não foram para se aprimorar! E tudo isso fala sobre o assunto da simplicidade.

Entre outras coisas, Jesus está certamente ensinando sobre a confiança dos discípulos nEle quanto ao suprimento de suas necessidades. É muito importante que Jesus mais tarde diz em Lucas 22:35, “E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.” Jesus está lhes ensinando a confiar nEle ao atender suas necessidades, assim como Jesus quer que confiemos nEle ao atender nossas necessidades. Com o que você está preocupado exatamente agora? Confie em Jesus para prover a você. Ele cuidará de todas as suas necessidades.

O versículo 5 diz o que os discípulos tinham que fazer quando encontraram oposição. Algumas pessoas poderiam não ser hospitaleiras e poderiam não querer receber os discípulos em seus lares, nem estariam interessados na mensagem, a pregação do evangelho e o Reino de Deus. Então Jesus diz, “E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles.” Esta é uma declaração simbólica que disse, “Nós nem mesmo queremos que a sujeira de sua cidade fique conosco quando a deixarmos.” Paulo e Barnabé fizeram isso mais tarde em Atos 13:51quando deixaram Antioquia.

Este versículo nos lembra que muitas pessoas não querem ouvir nossa mensagem sobre Cristo. Nós não devemos ficar surpresos pela oposição nem desencorajados por ela. Lembre-se disso quando você estiver ensinando na escola Bíblica ou compartilhando seu testemunho ou visitando. Diz JC Ryle, “Cristo não menospreza Seus trabalhadores [se] a menor das sementes que eles semearam dá fruto. A colheita pode ser pequena, mas cada trabalhador será recompensado conforme seu trabalho.” Assim, eles vão a todas as cidades pregando o evangelho e curando por toda parte (versículo 6). Isso conduz à palavra final que eu escrevi. Nós vamos da autoridade a simplicidade a:

III. Perplexidade (7-9)

Os versículos 7-9 descrevem o impacto da pregação dos discípulos sobre uma pessoa em particular, o Rei Herodes. A pregação dos discípulos nos versículos anteriores, a ida às cidades da Galiléia e o falar de Jesus e o Reino de Deus, chega a Herodes e o versículo 7 descreve Herodes como “perplexo.” Vocês se lembram que Herodes tinha ordenado a morte de João Batista, o precursor de Jesus Cristo, aquele que estava preparando o caminho para o Messias. Vocês podem ler a respeito mais tarde em Mateus 14. A razão de relembrarmos o assassinato de João Batista por Herodes é devido ao que lemos no versículo 7 e seguintes.

O versículo 7 diz, “E o tetrarca (tetrarca é uma frase que significa um dos quatro governantes) Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas.” Ele ouviu sobre tudo o que foi feito por Jesus e, “e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos;” É isso o que alguns estavam dizendo. O que outros estavam dizendo? Versículo 8, “e outros que Elias tinha aparecido; E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.”

Você percebe que havia tudo isso sendo falado a respeito de Jesus: “Quem é Ele? É Ele o Messias prometido?” O povo de Deus estava procurando pelo Messias e eles sabiam que o precursor viria primeiro, o profeta Elias, em Malaquias 4:5está profetizado o retorno de Elias para preparar o caminho para Cristo. Alguns acreditaram que Cristo era Elias. Outros acreditaram que João Batista tinha voltado na pessoa de Cristo. Herodes está perplexo. É por isso que ele diz no versículo 9, “A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? Herodes está como quem diz, “Eu sei que João está morto. Eu ordenei sua morte, então eu sei que essa pessoa não pode ser João Batista, mas quem é Ele?” E essa é a verdadeira pergunta que cada um de nós precisa responder: “Quem é Jesus?” O próprio Jesus responderá essa pergunta de Seus próprios discípulos um pouco mais tarde neste capítulo. Ele responderá, “Quem vocês dizem que eu sou (9:20)?”

E a última parte do versículo 9 diz que Herodes “procurava vê-lo.” Ele procurou ver a Cristo não porque estivesse interessado em seguir a Cristo, mas também vê-lO fazer algum milagre (Lucas 23:8) ou matá-lO (Lucas 13:31). O próprio Herodes era um rei e ele foi ameaçado por essa mensagem do Reino “de Deus.”

Nós dissemos antes que essas instruções aos discípulos de Jesus foram aplicáveis somente para essa viagem em particular. E então nós dissemos, contudo, que existem grandes princípios que são universalmente verdadeiros e aplicáveis para nós hoje. Deixe-me dar a vocês dois desses princípios, duas ajudas muito práticas esta semana para a viagem; dois desafios encorajadores conforme eu e você prosseguimos a “correr com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé (Hebreus 12:1-2).” Primeiro:

1) Viva cada dia no Poder de Cristo

O poder que Cristo dá a Seus discípulos no versículo 1 é o mesmo poder que Cristo dá a você e a mim hoje. Lembre-se de Atos 1:8, “Mas recebereis a virtude (poder) do Espírito Santo.” Paulo escreve em Efésios 3:20 que “Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.” Devemos viver cada dia no poder de Cristo. Você quer ter força para a jornada? Viva cada dia no poder de Cristo. Não é seu poder. É o poder dEle operando através de você.

Eu me lembro de uma manhã no seminário, me aprontando para a minha aula de teologia sistemática. Eu soube que nosso professor, Dr. Danny Akin, que muitos de vocês conhecem, não iria para a aula até mais tarde naquela manhã. E ele tinha deixado um aviso com sua secretária para entrar em contato comigo, de forma que conduziria a aula até que ele pudesse estar presente. Assim, me foi dado esse poder, você sabe, de ensinar à classe. Foi uma sensação maravilhosa! Ao olhar para trás, acho que só tinha que passar as respostas de um teste ou algo do tipo, mas ainda, eu tinha esse poder, você sabe. Agora, esse poder não é algo que pertencia a mim. Eu não era o Vice Presidente e Reitor da escola de teologia. Aquele poder pertencia ao Dr Danny Akin. Mas o poder que eu tive, foi um poder procedente do Dr Danny Akin. Era um poder que agora operava em mim e através de mim.

Ouça: Jesus Cristo tinha todo o poder e autoridade sobre todas as coisas. E Ele diz a Seus seguidores, “Eu estou dando a vocês esse poder. Viva cada dia nesse poder que procede de mim. É um poder que opera em vocês e através de vocês.”

No contexto imediato, este é um poder para proclamar as Boas Novas, para compartilhar o Evangelho com os outros. É assim que somos capazes de falar a outras pessoas sobre Jesus. Você pode testemunhar. Nunca diga que você não pode. Não é, “eu não posso.” É, “eu não quero.” E nós não queremos ou nós não fazemos com frequência por medo, medo do que os outros pensarão, dirão ou farão. Mas Jesus diz, “Eu estou dando a vocês poder para testemunhar, então usem isso!” Você pode falar a seu vizinho esta semana sobre sua fé em Jesus Cristo. Como? Pelo poder de Cristo. Você pode dizer àquela pessoa com a qual você trabalha sobre Jesus? Como? Pelo poder de Cristo. Você pode conversar com seu amigo a respeito de Jesus. Como? Diga-me, “pelo poder de Cristo.” Viva cada dia no poder de Cristo.

Este poder de Cristo nos equipa, não somente para testemunhar, mas para fazer missões, para ensinar aos outros, para abençoar os outros, para construir o reino. Este poder nos equipa para batalhar contra a tentação e o pecado. Mas eu e você precisamos nos valer do poder. A razão da maioria de nós não viver cada dia no poder de Cristo é que não escolhemos fazer isso. Pense no poder de Cristo como um aparelho elétrico. O único modo de funcionar uma geladeira, por exemplo, é ligar na tomada. Se você não ligar (plugar) na tomada, funciona ou não funciona? Não funciona. E muitos Cristãos dizem, “Rapaz, eu quero vencer essa tentação, mas continuo sendo derrotado.” Bom, toda vez que pecamos, fazemos uma escolha consciente de não nos ligarmos no poder de Cristo. Você quer ter poder para o viver diário, você tem de permanecer ligado no poder.

É por isso que essas coisas são importantes, como permanecer conectado à classe da escola Bíblica Dominical e ficar em torno de outros Cristãos que o ajudarão a permanecer responsável, tendo a certeza de que você está plugado no poder de Cristo. É por isso que culto é importante, a leitura regular da Bíblia é importante e oração diária é importante. Essas coisas nos tornam fortes para o viver diário. Elas nos mantém ligados para correr a corrida na jornada por Jesus. Viva cada dia no poder de Cristo. Número dois:

2) Ame nada mais que a Pessoa de Cristo

Jesus estava ensinado os discípulos sobre simplicidade nessa jornada. Ele diz no versículo 3, “Nada leveis convosco para o caminho.” Uma das razões era ensiná-los a confiar que Ele supriria suas necessidades. Mas também há aqui uma advertência contra o mundanismo, uma advertência quanto a acumulação de um amontoado de tranqueiras e coisas ao longo do caminho. Nós devemos ter cuidado de não enchermos nossas vidas com coisas que se tornem mais importantes que Jesus Cristo. Não devemos amar nada além da pessoa de Jesus Cristo.

Esses discípulos seguiram proclamando o Reino de Deus. Isto é, eles estavam dizendo aos outros sobre o governo e reino de Jesus Cristo. Viver para o Reino de Deus é dizer, “Jesus Cristo é tudo para mim!” Assim, se você vai sair por aí falando às pessoas que Jesus é tudo para você, então é melhor você se parecer com aquilo no qual você acredita. Você precisa mostrar que você não ama nada além de Jesus. Então “não leve nada para a viagem.” Se você está nesse negócio pelo que você pode ganhar com isso, as pessoas não vão acreditar que você realmente ama o Senhor.

Você precisa mostrar que você ama Jesus Cristo e o Reino de Deus mais que a sua família, sua casa, suas roupas e seus carros. Você precisa mostra que ama Jesus Cristo e o avanço do Reino de Deus no campo missionário mais que os confortos, facilidades e luxos. Como os discípulos que sacudiram o pó de seus pés, nós precisamos dizer, “Eu tenho este mundo por nada, mas pó e sujeira, e não quero nada disso pendurado a mim!” Herodes era um rei que amou seu reino. Eu me pergunto se amamos mais o reino deste mundo que o Reino de Deus.

Então a pregação deve ser sobre o Reino de Deus, viver sob o Senhorio de Cristo, sobre viver para nosso Rei Jesus. Pregação não pode ser principalmente sobre como nossas vidas podem melhorar nesse mundo, como as coisas podem ficar melhores, como podemos nos tornar funcionários melhores, como podemos ter um emprego melhor, como ser feliz, como ter uma vida amorosa melhor, ou o que quer que seja. A mensagem não é “o reino desse mundo,” mas o “Reino de Deus.”

Eu li isso outro dia em minha hora de silêncio: Jerry Bridges, “Nós temos de ir além do ‘como fazer’ da Escritura – como criar crianças, gerenciar finanças, testemunhar aos descrentes – e todas as demais abordagens úteis da Escritura. Instrução prática é de fato valiosa, mas precisamos ir além disso. Nossa era prática tem depreciado o firme entendimento doutrinário da Escritura como sendo sem valor prático. Mas não há nada mais prático para nosso viver diário que conhecer a Deus. Somente na Escritura, Deus tem revelado para nós a verdade a respeito de Sua pessoa e Seu caráter.” Não ame nada mais que a Pessoa de Cristo.

  • Fiquemos de pé para orarmos.