Humanidade Confusa

Humanidade Confusa

“Humanidade Confusa”

(Romanos 1:24-32)

Série: Sem Culpa

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(19-04-09) (Manhã)

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 1.

 

Esta manhã, estamos retornando ao nosso estudo do Livro de Romanos, terminando o capítulo um. Paulo está escrevendo esta carta em 57 d.C. e, a esta altura do nosso estudo, está nos contando por que toda a humanidade necessita do Evangelho. O capítulo um nos ensina que Deus Se revela na natureza, mas o homem naturalmente suprime a verdade, ou detém a verdade de Deus e Sua existência.

 

Eu dei a vocês um exemplo de um cara dirigindo numa estrada, e que ouve algo batendo debaixo do capô e vê o mostrador lhe dizendo para verificar seu motor, mas ao invés de dar ouvidos ao motor ou olhar para o mostrador, ele aumenta o rádio, ignora o mostrador e “tira de sintonia” o motor. Seu motor está mostrando para ele que está ali e que deseja a atenção dele, mas o homem suprime a verdade, tira de sintonia a verdade e prossegue. Semelhantemente, Paulo está ensinando aqui que Deus está Se fazendo conhecido a nós através do que se vê e dos sons da criação, mas o homem naturalmente suprime a verdade da existência de Deus, detém a verdade de Deus, ao invés de admitir que Deus está ali e Lhe dar a glória e atenção que Ele merece. Separado da graça de Deus o homem naturalmente rejeita Deus.

 

Agora nós lemos o que Deus faz em resposta à nossa rejeição natural à verdade de Deus. Qual é a resposta de Deus à rejeição da humanidade com relação a Ele? Vamos ler sobre isso no versículo 24 e, enquanto eu leio, ouçam a frase que aparece três vezes, “Deus os entregou” ou “abandonou”.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

. Orar.

 

Como seria se Deus simplesmente nos deixasse sozinhos? Como seria se Deus simplesmente deixasse que nós conseguíssemos o que queremos e simplesmente nos deixasse por nossa própria conta? Você já pensou sobre isso?

 

Esses versículos nos dão a resposta. Paulo nos diz o que acontece quando Deus retira o limitador dom da Sua graça com relação às pessoas que O rejeitam. Deus “os entrega” aos desejos de seus corações. Ele os deixa sozinhos e deixa que seus desejos os leve onde eles desejam ir. Vocês notaram aquela frase que aparece três vezes? Versículo 24: Deus “os entregou”, versículo 26: Deus “os abandonou”, e versículo 28, Deus “os entregou”, a mesma coisa. Em resposta à rejeição do homem a Deus, em resposta ao ato do homem “tirar Deus de sintonia”, Deus deixa o homem sozinho e deixa o homem conseguir o que quer – e os resultados são devastadores.

 

Humanidade – confusa – conduz a todo tipo de corrupção pecaminosa e moral. Por isso que ninguém menos que Oscar Wilde disse: “Quando os deuses querem nos castigar eles respondem nossas orações.”Até mesmo ele entendeu que na maioria das vezes “quando nós conseguimos o que queremos, nós não queremos o que conseguimos.”

 

O que deve ser aplicado para nós nesta manhã é não “tirar Deus de sintonia”, mas “Sintonizar Nele”, cultuá-Lo, amá-Lo,adorá-Lo, e reconhecer a verdade de que Ele é glorioso e desejá-Lo mais que todas as coisas. Eu quero pegar essas três divisões do texto e demonstrar como elas ensinam que nós devemos amar a Deus e dedicar a Ele a atenção que Ele merece para que nós evitemos resultados devastadores de quando Ele nos deixa por conta própria. Primeiro:

 

I.  Ame a Deus e fique livre da idolatria (24-25)

 

24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

 

A palavra “portanto” é em resposta à rejeição do homem a Deus, a sua ausência de sintonia com o que pode ser visto e ouvido de Deus. O versículo anterior, versículo 23, introduz a questão da idolatria.O homem, entregue a si mesmo, “mudou a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”

 

Separado da graça de Deus, o homem naturalmente desliza para idolatria. Ele rejeita Deus e adora as coisas que tomam o lugar de Deus. Em resposta – versículo 24 – “Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si”. Ou seja, Deus permite que o homem siga os desejos mais fortes do seu coração, desejos que conduzem à idolatria:

 

25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

 

O versículo 25 ensina que longe da graça interveniente e limitadora, todos nós naturalmente caímos na idolatria. Paulo diz: “nós mudamos a verdade de Deus em mentira”. Isso é: ao invés de amar a Deus de forma suprema, nós amamos outras coisas no lugar Dele. Nós concordamos com substitutos baratos do Deus glorioso. É isso que ele quer dizer quando ele diz que nós adoramos e servimos a criatura ao invés do criador. Nós adoramos qualquer outra coisa ao invés do supremo criador que é bendito eternamente.

 

Nós ouvimos a palavra ídolo e nós pensamos em alguma face esculpida em madeira, ou talvez em uma pedra no formato de alguma figura estranha, algo que os arqueólogos escavam do chão. Esse é um tipo de ídolo, mas a idolatria assume várias formas.

 

A palavra para identificar idolatria é uma frase no versículo 24. Paulo escreve que Deus os entregou à imundície, “às concupiscências dos seus corações”. A idolatria ocorre quando qualquer coisa a não ser Deus se torna o desejo mais ardente dos nossos corações. Vejam que Deus diz para nós O amarmos com todo nosso coração, com toda nossa força, com todo nosso entendimento. Apenas Ele é suprema e infinitamente glorioso e merecedor de louvor infindável, e quando nós falhamos em amá-Lo e adorá-Lo acima de todas as coisas, nós caímos na idolatria.

 

A ironia aqui é que Deus julga nossa rejeição a Ele nos entregando aos desejos naturais de nossos corações. A pior coisa que poderíamos fazer é seguir os desejos dos nossos corações porque nossos corações são caídos e cheios de pecado. É por isso que mesmo crentes professos devem continuamente se guardar contra a idolatria. Nós devemos amar a Deus e sermos livres da idolatria.Martinho Lutero disse: “Aquilo em que se apega e repousa seu coração é o seu deus.”

 

Você conhece seus ídolos? Crentes maduros, humildes, conhecem seus ídolos. Eles não são tolos para dizerem: “Bem, eu não tenho nenhum ídolo. Eu amo a Deus.” Sério? Você sempre, de maneira firme, ama a Deus com todo seu coração, alma, entendimento e força? Você realmente confia em Deus de todo seu coração?

 

Vejam então como um portfolio de investimento pode se tornar um ídolo. Vejam como a preocupação com as finanças e a ansiedade podem aprisionar um crente quando ele ou ela falha em confiar em Deus para suprir suas necessidades. Vejam que a chave está em identificar qual é  o desejo mais profundo do coração de uma pessoa.

 

Quando o desejo mais ardente do nosso coração é a segurança financeira, nós caímos na idolatria. Quando o desejo mais ardente do nosso coração é o sucesso no trabalho, nós caímos na idolatria. Quando o desejo mais ardente do nosso coração é ser saudável, nós caímos na idolatria. Quando o desejo mais ardente do nosso coração é uma mulher ou um homem atraente, nós caímos na idolatria. Quando o desejo mais ardente do nosso coração é aproveitar o dia com muita diversão, recreação e jogos, então caímos na idolatria. Pare de identificar a idolatria como um pecado que é encontrado apenas em não crentes e conheça seus ídolos! Seja honesto e admita que você tem ídolos porque ídolos não julgam.

 

Você pode identificar seus ídolos durante momentos ruins. As pessoas deixam de ir à igreja por causa da idolatria. Elas vão em busca de outras coisas que se tornam ídolos: promoção no trabalho, sucesso, dinheiro, esporte, diversão, relacionamentos – tudo vai bem até que a casa cai. Essas mesmas pessoas – incluindo nós mesmos – voltamos para igreja, de volta para o lugar onde elas sabem que vão encontrar ajuda. Por quê? Porque nós normalmente não vemos nossos ídolos durante os momentos bons. A ironia com relação à idolatria é que quanto mais nós adoramos ídolos, mais nós nos parecemos com eles. Nos tornamos surdos, mudos e endurecidos como ídolos de madeira e pedra. Nós nem mesmo nos damos conta da nossa idolatria.

 

O que nós amamos mais que tudo, mais do que qualquer coisa? Antes que você diga “Deus”, certifique-se de que seja verdade. Sua vida vai indicar se é verdade. A forma como você passa seu domingo vai mostrar se é verdade. A forma como você passa todos os dias vai mostrar se é verdade. O que você ama mais do que tudo? Seja honesto. Como você responderia a essa pergunta? O que eu amo mais do que tudo – e a minha vida comprova – é (o que?). A primeira coisa a sair da sua boca…minha esposa, minha família, sucesso, controle do meu dinheiro, controle da minha saúde, uma vida pacífica, uma vida sem problemas, reconhecimento no meu emprego, baseball, basquete, atividade na igreja? Sim, até mesmo atividade na igreja se qualifica como idolatria se ficar acima do amar a Deus de todo coração. Para citar Lutero novamente: “Aquilo em que se apega e repousa seu coração é o seu deus.”

 

Lembrem que quando Deus diz: “Não”, Ele quer dizer: “Não se machuque”. Deus te ama e Ele quer que você seja livre. Ame a Deus e fique livre da idolatria.

 

William Cowper, o grande compositor de hinos, escreveu:

 

“O ídolo mais querido que eu já tive,

qualquer que tenha sido esse ídolo,

ajuda-me a tirá-lo do Seu trono,

e adorar somente a Ti.”

 

II.  Ame a Deus e fique livre da Imoralidade (26-27)

 

A imoralidade que Paulo menciona aqui nos versículos 26-27 é a imoralidade sexual, chamada de homossexualidade, embora eu pense que imoralidade sexual deva ser incluída na frase “paixões infames”. Aqui está uma outra forma na qual – em resposta à rejeição da humanidade a Deus – Ele os entrega aos seus desejos mais ardentes.

 

26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

 

Paulo está dizendo que a homossexualidade, algo que Deus chama de uma “abominação”, em Levítico 18, uma “abominação”, a palavra mais forte usada para descrever aquilo que Deus odeia, é o resultado de homens e mulheres entregues a seus próprios desejos. Homossexualidade é mencionada aqui como uma das evidências mais marcantes e solenes da confusão que está a humanidade.

 

E notem que o lesbianismo é mencionado primeiro para enfatizar a severidade do colapso moral. Mulheres tendem a ser relacionadas depois dos homens nas discussões de imoralidade sexual e corrupção, mas aqui elas são mencionadas primeiro para enfatizar como é ruim quando Deus nos entrega aos desejos do nosso coração pecador e caído.

 

Quando nós nos aprofundarmos nestes versículos domingo à noite, eu quero fazer perguntas relacionadas à homossexualidade como “A homossexualidade é genética?” ou, “Uma pessoa pode nascer com uma orientação homossexual?” Ou, “A AIDS é uma evidência de que Deus está julgando a comunidade heterossexual?” Minhas respostas podem surpreender você, mas nós vamos lidar com isso domingo que vem à noite.

 

Por agora, eu quero que vocês vejam tudo isso no contexto da rejeição do homem a Deus. Quando nós rejeitamos Deus e quando nós trocamos a verdade de Deus pela mentira, não concedendo a Deus o primeiro lugar nas nossas vidas, mas colocando substitutos baratos de Deus, então nós caímos na idolatria e imoralidade, incluindo as paixões infames de imoralidade heterossexual e imoralidade homossexual.

 

Eu sempre fiquei imaginando por que Paulo destaca a homossexualidade aqui, exceto pelo fato de que ela é considerada um pecado lamentável, novamente algo que Deus chama de “abominação” em Levítico 18.

 

Em meu estudo esta semana, eu fui lembrado do ensinamento de Paulo em Efésios 5. Não abram lá agora, mas vocês lembram que em Efésios 5 Paulo ensina que a maior expressão do amor de Cristo pela Sua igreja é expressa no casamento cristão. Ele diz que os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja. E quando você pensa sobre isso, se o casamento cristão é a maior expressão do amor de Deus e amor por Deus, então a homossexualidade é maior expressão do que significa abandonar aquele amor, trocando a verdade de Deus pela mentira e adorando e servindo a criatura – homem- ao invés do Criador – Deus.

 

Antes de continuarmos, eu quero dizer que homossexualidade – como qualquer outro pecado – é um pecado do qual homens e mulheres podem ser recuperados. A graça de Deus é tão grande e tão abundante e tão abrangente que pode mudar nossas vidas, não importa qual seja nosso pecado. Apenas leiam mais tarde 1 Coríntios 6:9-11 e vejam se não é assim!

 

Quando o homem rejeita Deus e muda a verdade de Deus para mentira, concordando com substitutos temporários de Deus, Deus os entrega à idolatria e à imoralidade. Então nosso compromisso é amar a Deus e ser livre da idolatria. Em segundo lugar, amar a Deus e ser livre da imoralidade. Número três:

 

III.  Amar a Deus e sermos livres da Impureza (28-32)

 

A palavra “impureza” aqui vem do versículo 28. Vejam lá:

 

28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

 

A palavra “perverso” ali tem o significado de “impuro”. Descreve a rejeição de um metal que não é puro. Porque o homem não reconhece Deus, mas ao contrário escolhe rejeitar a Deus, Deus escolhe rejeitá-los. Ele faz isso entregando-os às suas mentes impuras. Ele os entrega aos desejos mais fortes do seu coração e da sua mente. E o resultado é que o homem faz “coisas que não convêm.” Isso já foi tratado com o pecado da imoralidade, mas Paulo continua com uma lista de cerca de 20 pecados, em caso de algum de nós dizer: “”Bem, eu nunca cometi imoralidade sexual.” É como se Paulo estivesse falando: “Bem, aqui estão alguns outros pecados dos quais você pode ser culpado.” Versículo 29 e seguintes:

 

29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição (mencionado anteriormente), malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

 

Esse último versículo está dizendo. Ele sugere algo que Paulo vai desenvolver mais tarde no capítulo 2. Deus Se revela a nós não apenas na criação, mas em nossa consciência. Bem lá no nosso interior nós “conhecemos a justiça de Deus”. Nós temos um senso interior de certo e errado. Paulo diz que somos todos inescusáveis porque Deus Se fez conhecido a nós tanto na criação e na nossa consciência, mas nós escolhemos seguir do nosso jeito ao invés de segui-Lo.

 

Então Paulo diz no versículo 32 que o homem conhece a justiça de Deus, ele sabe que aqueles que fazem essas coisas terríveis nos versículos anteriores merecem a morte, mas qual é a resposta de Deus? A última parte do versículo 32: “não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. Ele é culpado de cometer esses pecados e aplaudir esses pecados.

 

Conclusão:

 

Portanto, esses versículos ensinam o que acontece quando Deus nos deixa sozinhos, quando Ele nos deixa buscar os desejos dos nossos corações. Quando Deus remove a Sua graça limitadora e nos permite seguir os desejos dos nossos corações, nós caímos na idolatria, na imoralidade, e na impureza. Mas quando Deus “nos entrega” ou “nos deixa” com nossos pecados, Deus não está nos abandonando.  Ele está permitindo que vejamos como a vida é sem Ele. Ele está graciosamente nos permitindo mergulhar nas trevas para que possamos melhor enxergar a Luz que penetra aquelas trevas.

 

Sobre a vinda do Senhor Jesus Cristo, o Profeta Isaías disse: “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz (Isaías 9:2).”Como diz o Evangelho de João: “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam (João 1:4-5).”

. Fiquem de pé para oração.