Esperança Gloriosa para Amanhã

Esperança Gloriosa para Amanhã

“Esperança Gloriosa para Amanhã”

(Romanos 8:18-27)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(09-08-09) (manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 8.

 

Nós continuamos nosso estudo, versículo por versículo, através do livro de Romanos e nós estamos no capítulo número 8. Nos capítulos de 5-8 Paulo enfatiza a segurança da salvação; o fato de que nós podemos saber que somos salvos por Deus total e completamente. Ela permanece para sempre. E o capítulo 8 começa com aquelas maravilhosas palavras: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Nós estamos para sempre livres diante de Deus.

 

E nós paramos no versículo 17onde Paulo está falando sobre nós sermos filhos adotivos de Deus, tomando parte na herança do Pai Celestial. E ele, então, faz essa afirmação sobre nós sermos co-herdeiros com Cristo, compartilhando do Seu sofrimento para que sejamos glorificados juntos com Ele.

 

Essa afirmação no versículo 17 revela que Paulo tem um coração de Pastor. Ele não é algum teólogo acadêmico separado dos sofrimentos e feridas dos seus ouvintes. Paulo não está interessado em ensinar sobre justificação, santificação e glorificação simplesmente para que seus ouvintes fiquem “maravilhados” pelo seu grande aprendizado. Não. Paulo ama seu povo e está bem consciente do sofrimento pelo qual eles estão passando ou logo irão passar. E por isso essa afirmação sobre sofrimento no versículo 17 nos ajuda a compreender o contexto do que ele vai dizer agora nos versículos 18-27, e eu acho que vocês vão achar que se trata de um ensino bastante encorajador.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu estava bastante ansioso para pregar sobre esses versículos hoje! Quando eu estudei o texto esta semana eu fiquei pensando na frase do hino “Força para hoje e esperança gloriosa para amanhã.”A vida cristã é uma vida de um encorajamento incrível em face da dificuldade e do sofrimento. O não-Crente não pode compartilhar desse encorajamento e Paulo vem ilustrando as diferença entre Crente e não-Crente nos últimos capítulos. Há muito encorajamento no capítulo 8! Por isso eu quero prosseguir e ir a fundo nesse texto e falar sobre o encorajamento do Crente. Há três coisas que fazem toda a diferença para o Crente. Primeiro:

 

I. Perspectiva Eterna faz toda a Diferença (18-23)

 

18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

 

Paulo está dizendo aqui que a perspectiva eterna do Crente faz toda diferença. O Crente não vive para esse mundo presente. Nós estamos neste mundo, mas nós estamos sempre olhando adiante. Paulo fala das “aflições deste tempo presente”. Ele está escrevendo sobre os sofrimentos deste tempo presente, deste mundo presente. E os sofrimentos que ele tem em mente têm relação basicamente com nosso sofrimento por sermos um Crente. Qualquer problema, qualquer dificuldade que você encontre, nenhuma delas é digna de se comparar com a glória que virá, a qual “em nós há de ser revelada.”

 

Quando Paulo escreve sobre a “Glória que em nós há de ser revelada” ele está falando sobre o futuro, estado eterno de glorificação, aquele momento maravilhoso no final dos tempos, quando Cristo retorna e reina sobre Seu trono no novo céu e na nova terra. Ele está falando sobre o estado final.

 

E esse versículo é parecido com o que Paulo escreve em 2 Coríntios 4:17-18:

 

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

 

Nós crentes temos uma perspectiva eterna em nossos problemas e dificuldades. Não estamos vivendo com esse tempo presente em mente. Estamos vivendo com o tempo futuro em mente. Quantos sofrem? Quantos nessa semana passada perderam um ente querido ou estão enfrentando batalhas e dificuldades? Como um Crente pode se sentir encorajado em meio a tanto sofrimento e perda? Paulo diz: “as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada, revelada em “nós”,  em nós Crentes. Versículo 19:

 

19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

 

Paulo está dizendo que toda a criação, criação inanimada, grama, plantas, árvores, rochas, montanhas, riachos, rios, lagos e oceanos estão todos “em ardente expectação” aguardando por esse futuro estado de glorificação. Toda a criação está aguardando pela “manifestação dos filhos de Deus.” Essa frase: “manifestação dos filhos de Deus”, se refere ao estado final de glorificação quando nós filhos adotivos, filhos adotivos de Deus, receberemos a parcela final da nossa herança. É um anseio por esse feliz estado de glorificação quando não haverá mais pecado e nós compartilharemos na glória do céu.

 

O que é notável aqui é que Paulo diz que a criação está aguardando ardentemente esse final, esse estado eterno. A frase “ardente expectação” junto com “espera” retrata o “esticar de pescoço” para ver o que está por vir. É como quando você está sentado nas arquibancadas de um estádio e está tentando ver o que está acontecendo no campo. A Tradução Philips traz: “Toda a criação está nas pontas dos pés”. Toda a criação estica o pescoço, olhando adiante, aguardando ansiosamente o feliz estado de glorificação. Por quê? Porque toda criação ficou sujeita à queda. Lembram-se do que aconteceu em Gênesis 3? O pecado entrou no mundo e até mesmo o chão da terra ficou sujeito à maldição. Paulo explica no versículo 20:

 

20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

21 Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

 

Paulo nos lembra de que quando Adão pecou, toda a criação ficou sujeita à maldição. Deus “a sujeitou”, Ele respondeu ao pecado da desobediência de Adão sujeitando toda a criação à transgressão de Adão, mas Deus a sujeitou “em esperança”. Ou seja, a criação um dia voltará a funcionar normalmente. Será, versículo 21, “libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Isso é, toda a criação será livre, assim como os filhos de Deus são livres.

 

22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora

 

Toda a criação está com dores de parto aguardando o momento em que será libertada. Toda a criação sofre como uma mulher em trabalho de parto. O motivo pelo qual nós temos terremotos e avalanches, tempestades de gelo e erupção de vulcões, tornados e tsunamis é porque toda criação está sujeita à maldição de Adão. Todo desastre natural é evidência do gemido da criação, que anseia ansiosamente pela vinda do Senhor, quando até mesmo a criação inanimada será liberta da escravidão da corrupção. Quando você olha para um pôr-do-sol você se dá conta de que está olhando para um pôr-do-sol em um estado caído? Imagine como era antes! Aqueles de vocês que foram abençoados ao verem a beleza e grandiosidade do Grand Canyon no nosso oeste, imaginem novamente vê-lo antes da queda! A criação geme. Mas nós Crentes gememos também. Versículo 23:

 

23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

 

Nós também aguardamos ansiosamente a chegada do estado final quando nossa justificação – quando seremos declarados justos por Deus, tendo sido salvos do castigo do pecado – sendo transformados em glorificação, sendo salvos da presença do pecado.

 

Nós “que temos as primícias do Espírito”, ou seja, nós que recebemos a primeira parcela da nossa herança. Paulo disse lá no versículo 9 que os Crentes têm o Espírito de Deus dentro de si. O não-Crente não tem essa primeira parcela de benção, mas os Crentes têm. Assim, o versículo 23 novamente, nós que temos as primícias do Espírito, até mesmo nós “gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a redenção do nosso corpo.”

 

Paulo diz que nós Crentes, juntamente com toda a criação, esticamos nosso pescoço olhando adiante para o estado final de glorificação. Nós “ficamos na ponta dos pés”, olhando para o futuro, vivendo com uma perspectiva eterna. Nós não amamos o tempo presente. Nós olhamos para o tempo futuro que está por vir. Nós olhamos ansiosos para o momento em que receberemos a plena manifestação da nossa adoção.

 

Sim, nós agora somos salvos, somos adotados pelo nosso Pai Celestial, mas enquanto permanecermos nesse tempo presente nós não recebemos por completo nossa parte relativa a nossa adoção. Nós ansiamos pelo momento em que nossos corpos estarão completamente redimidos. Agora, nós vivemos em um corpo corrompido. Eu estou falando das pessoas que ainda agora estão acamadas, o câncer corroendo seus corpos, ou outros que enfrentam terríveis problemas mentais. O Crente um dia receberá um corpo glorificado como o Senhor recebeu na Sua ressurreição. Um corpo que não está mais sujeito ao tempo e à corrupção.

 

Nós Crentes aguardamos por um dia melhor! O não-Crente não vai receber um corpo glorificado e viver para sempre com nosso Senhor. Como os não-crentes conseguem enfrentar as dificuldades, os problemas e as tribulações? Nosso coração não se dói por eles e anseia que eles conheçam o estado eterno de benção reservado para os Crentes?

 

O estado eterno do não-Crente é uma eternidade de separação do amor e perdão de Deus. Esse é o destino que aguarda a pessoa que rejeita Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Você já riu debochando daqueles que agora seguem a Cristo? Você sabe o que a Bíblia diz sobre o seu futuro? Somente o Crente desfruta de um feliz estado celestial de perfeição. Todos os outros permanecem separados de Deus em um lugar chamado inferno, separados para sempre do Deus que eles rejeitaram.

 

A perspectiva eterna faz toda a diferença. Em segundo lugar:

 

II. Resistir com Paciência faz toda a Diferença (24-25)

 

Ou seja, nós precisamos continuar olhando adiante, resistindo pacientemente diante dessas dificuldades presentes. Paulo usa essa palavra nos versículos 24 e 25, a palavra “esperança”. Nós vimos antes que a esperança bíblica, esperança definida no Novo Testamento não é o “desejo de que algo seja verdade”. É, ao contrário, a garantia absoluta, firme como rocha, de que uma coisa é verdade. A palavra esperança é usada no sentido de nós olharmos adiante para a chegada certa e garantida do estado de glorificação. Ele com certeza virá. Nós ansiamos por Ele. Isso é esperança. Versículo 24:

 

24 Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?

 

Paulo diz primeiro: “em esperança somos salvos”. Ou seja, nós crentes somos salvos sabendo que nossa salvação culminará um dia em glorificação. Nós somos salvos nesta esperança. Está vindo. Não há dúvida. Nós ansiamos por esse dia. Nós vivemos pela fé, sabendo que o dia chegará. Paulo lembra aos crentes que “esperança que se vê não é esperança”. Esse é um lembrete, como ele coloca em 2 Coríntios 5:7: “Nós andamos por fé e não por vista.”

 

Nós ainda não vemos o estado final de glorificação, mas esperamos por ele, esticando o pescoço, ficando na ponta dos pés, olhando para o futuro. Versículo 25:

 

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

 

Essa palavra paciência aqui é melhor traduzida como “paciência que resiste”. Ao olharmos para o estado final, aquele estado maravilhoso de glorificação, fazemos isso pacientemente. Nós enfrentamos as dificuldades presentes com a graça de Deus, aguardando ansiosamente a condição futura com perseverança.

 

Veja, Crente, ter uma perspectiva eterna e resistir com paciência faz toda a diferença. Assim, de certa forma, quando coisas ruins acontecem, nós Crentes não ficamos surpresos. Nós temos uma compreensão saudável da doutrina do pecado e da queda. Nós sabemos que desastres naturais acontecem e tragédias acometem seres humanos e que esse mundo não é tudo o que existe. Não vivemos somente para esse mundo. Nós vivemos para aquilo que está por vir. Nós pacientemente enfrentamos os problemas e dificuldades, sabendo que “os sofrimentos do tempo presente não são para se comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”

 

Mais adiante nós vamos saber a respeito.

Mais adiante nós compreenderemos o porque.

Anime-se, meu irmão, olhe para o futuro.

Nós compreenderemos tudo mais tarde.

 

 

III.  A Oração Incessante faz toda a Diferença (26-27)

 

Eu amo os versículos 26-27! Esses versículos encorajam o Crente no que diz respeito à oração. Nós lemos anteriormente que toda a criação geme. E depois lemos que os Crentes gemem.  Agora nós lemos que o Espírito Santo geme. No contexto, esses dois versículos se referem a como o Espírito Santo nos ajuda quando nós passamos por problemas e dificuldades e precisamos da ajuda de Deus. O que o Crente faz? Leia como o Espírito Santo dentro dele o ajuda. Versículo 26:

 

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

 

“Porque não sabemos o que havemos de pedir como convém”. Há momentos em que nós simplesmente não sabemos como orar. Não sabemos ao certo qual é a vontade de Deus. Eu oro por isso ou por aquilo? O que devo fazer?

 

Assim como o operador do 190, a Bíblia diz: “Aguarde na linha. A ajuda está a caminho!” A Bíblia diz lá no versículo 26: “O próprio Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” A frase é melhor traduzida como “o próprio Espírito Santo intercede por nós com gemidos que não se podem expressar.”

 

Há momentos em que simplesmente não sabemos como orar e o Espírito geme dentro de nós. Algumas vezes nós ouvimos esses gemidos do Espírito em nossos gemidos quando nós oramos. Ficamos tão tocados, tão sofridos, tão dependentes de Deus que tudo o que podemos fazer é orar silenciosamente ou gemer dentro do nosso ser. A Bíblia diz que o Espírito Santo dentro de nós está fazendo isso em nós e através de nós.

 

O que é tão encorajador aqui é que o Espírito Santo nos ajuda em nossas orações. Paulo vai continuar e dizer mais tarde no versículo 34 que nós temos um outro ajudador que ora por nós, e esse é o Senhor Jesus Cristo “o qual está a direita de Deus e intercede por nós.” Cristo ora por nós e o Espírito Santo ora por nós! Agora vejam o que é particularmente encorajador aqui no versículo 27:

 

27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

 

O versículo 27 diz que o Pai Celestial “que examina os corações”, sabe qual é a intenção do Espírito. Deus o Pai lê a mente do Espírito de Deus. Ele conhece a mente do Espírito. Como? “Porque é ele (o Espírito)  que segundo Deus intercede pelos santos.”

 

Agora vejam isso! O Espírito Santo intercede por você, santo, Crente. O Espírito Santo ora por você quando você não sabe como orar. O Espírito dentro de você geme para o Pai. Você está gemendo também, mas é o Espírito gemendo dentro de você. Ele está orando por você quando você não sabe como orar. E Deus o Pai vê a intenção do Espírito. Ele entende exatamente o que o Espírito está orando porque o Espírito sempre ora de acordo com a vontade de Deus.

 

O que isso significa, querido Crente, é que, desde que você deseje que a vontade de Deus seja feita, você nunca vai errar em sua oração! Por quê? Porque quando você não sabe qual é a vontade de Deu, e você está orando e não sabe o que dizer, então o Espírito diz por você e Deus lê a mente do Espírito e a perfeita vontade de Deus é feita.

 

Eu me deparei com isso quando eu não sabia se deveria orar pela cura de uma pessoa. Ao contrário dos ensinamentos daqueles conhecidos como “curandeiros da fé” dos dia de hoje, não é sempre a vontade de Deus que uma pessoa seja curada de uma doença. Pode ser que Deus esteja chamando um crente para o lar no céu. Então, frequentemente quando estou ao lado do leito de um amado santo, tudo que posso fazer é baixar minha cabeça e orar, talvez silenciosamente, ou às vezes com palavras em geral, mas eu sei que o Espírito Santo está intercedendo dentro de mim, orando por mim, falando com o Pai Celestial sobre a condição desta pobre alma pela qual eu estou orando. E a Bíblia diz no versículo 27 que a vontade de Deus será feita. Glória a Deus!

 

E há momentos em que você fica na dúvida sobre esse ou aquele emprego, esse relacionamento ou o outro, esta casa ou aquela, se deve ir para esta escola ou para outra. Simplesmente ore, e confie no Espírito Santo para interceder, para orar por você, e a Bíblia diz que você não vai errar. A vontade de Deus será feita na sua vida. Como isso nos liberta! Que alívio! Graças a Deus por tal encorajamento!

 

. Fiquem de pé para oração.

 

O que faz a diferença para um Crente?  A perspectiva eterna faz toda a diferença. Resistir com paciência faz toda a diferença. A oração sincera faz toda a diferença. Esses são encorajamentos para o Crente. O não-Crente não tem tal esperança. Volte-se para Cristo…