Salvo: É uma Palavra Bíblica

Salvo: É uma Palavra Bíblica

“Salvo: É uma Palavra Bíblica”

(Romanos 10:1-21)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(20-09-09)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Romanos, capítulo 10

 

Nós continuamos nosso estudo sobre o Livro de Romanos. Para você que está nos visitando, é isso que nós fazemos. Nós pregamos sobre os livros da Bíblia, uma exposição dos Livros da Bíblia; uma pregação expositiva desses livros, versículo por versículo, sempre que possível.

 

Quando eu era um oficial de condicional, eu fui treinado para realizar buscas. E uma das coisas que era enfatizado era para que ficássemos cientes da “falta de visão periférica”. Uma pessoa pode ficar tão envolvida em alguma coisa que está fazendo, entrando numa casa, por exemplo, procurando por um prisioneiro em particular, que ela acaba perdendo completamente algo maior que está acontecendo ao seu redor. Isso é algo perigoso porque pode haver outras coisas que você não vê que podem te passar uma rasteira enquanto você está envolvido em realizar determinada coisa. Israel teve uma espécie de “falta de visão periférica”. Eles estavam tão preocupados em obedecer à lei que eles começaram a tê-la como o meio para se alcançar um determinado fim. A lei se tornou a salvação deles. Mas Paulo escreve para corrigir a falta de visão periférica deles. Eles estão perdendo a floresta por causa das árvores.  Ele quer ampliar o entendimento deles a respeito das coisas espirituais para que eles vejam que a lei foi dada primordialmente para nos apontar para Cristo.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.

3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.

6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)

7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)

8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

O título da mensagem esta manhã é: “Salvo: é uma palavra Bíblica”. Eu escolhi esse título porque essa passagem é toda sobre salvação, sobre ser salvo, e é um lembrete para nós de que essa palavra não é uma palavra inventada pelos batistas. É uma palavra Bíblica gloriosa que é mais importante do que outras palavras do tipo “membro de igreja”, ou mesmo “batismo”. Quando eu falo com as pessoas a respeito do seu passado espiritual, eu presto atenção para ver se eles usam essa palavra. Alguns falam livremente sobre o fato de terem sido “membro de uma igreja” ou sobre seu “batismo”, mas não fazem menção à sua salvação. Todavia, salvação é o que torna possível o batismo e ser membro de uma igreja.

 

Em Romanos 9 Paulo enfatiza a doutrina da eleição. A salvação é totalmente de Deus. Paulo ensinou sobre pré-conhecimento, predestinação, e assim por diante. Mas vejam o primeiro versículo do capítulo 10. Paulo diz: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

 

Alguns erradamente concluem que se a salvação é algo que vem completamente de Deus, então para que orar? Ou, para que evangelizar? “Se Deus determinou todas as coisas, então para que fazer qualquer coisa? Tudo está determinado. Sabem como é: “O que será, será”. Mas eleição não significa fatalismo. Enquanto o capítulo 9 enfatiza a soberania de Deus na salvação, o capítulo 10 enfatiza a responsabilidade do homem na salvação.

 

I. Cuidado com a Justiça do Evangelho (1-10)

 

A palavra “justiça” aparece 7 vezes nesses versículos. Lembrem que os versículos chave no livro de Romanos nos contam como nós recebemos justiça – uma aprovação diante de Deus.

 

Romanos 1:16-17: “­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

 

1 Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.

3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

 

Zelo sem conhecimento. Olhe ao redor e veja como a sociedade recompensa aqueles que buscam estabelecer sua própria justiça. Homens e mulheres estão ocupados tentando justificar a si mesmos através das obras, e os jornais os louvam por causa disso. Deus diz que se nós estivermos fazendo essas coisas como um meio para que obtenhamos uma provação diante Dele, então nós somos tolos.

 

Essa foi a condenação que os Fariseus ouviram do Senhor Jesus em Lucas 16:15: Ele lhes disse: “E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.”

 

A Teologia é importante. Conteúdo é fundamental.

 

Pense nas várias aplicações do zelo mau empregado. Estar ocupado não significa necessariamente ocupar-se biblicamente. Programações, atividade, boas obras feitas na comunidade, ecumenismo etc,

 

4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.

5 Ora Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.

 

Mas quem pode viver pela lei? Vejam, o problema com Israel era esse, como muitos hoje, eles acreditavam que aprovação é algo que você conquista. Eles acreditavam que você obedecia à Lei dada por Moisés a fim de obter aprovação, uma apresentação adequada diante de Deus. Mas, Paulo está ensinando que o Evangelho é recebido pela fé.

 

A Lei nunca foi dada como um meio para a obtenção da vida eterna. Ela foi dada por várias razões, razões como, por exemplo, introduzir civilidade e ordem na sociedade, mas nunca teve o objetivo de conceder salvação. Na verdade, a razão primordial pela qual a Lei foi dada foi para mostrar quão terrivelmente incapazes nós somos de obedecê-la. E Tiago nos recorda em sua carta em Tiago 2:10: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.”. Percebe, não importa se você consegue cumprir 90% da lei. Falhar em apenas um ponto da Lei significa que estamos condenados diante de Deus.

 

Nossa falha em obedecer a Lei permanentemente, permanentemente obedecendo aos 10 Mandamentos, por exemplo, nos mostra o quanto somos pecadores e, consequentemente, o quanto necessitamos ser salvos do nosso pecado. Paulo disse isso anteriormente em Romanos 3:20: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.”. E tudo isso nos direciona para Cristo.

 

É por isso que Paulo escreve lá no versículo 4  “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.”. Cristo cumpriu as exigências da Lei. Ele cumpriu os mandamentos da Lei, tanto ativa como passivamente – ativamente ao obedecer aos mandamentos perfeitamente durante Seu ministério terreno e passivamente ao morrer na cruz por nossos pecados, exaurindo de maneira perfeita e satisfatória a ira de Deus. Nesse sentido, Cristo é o fim da justiça para todo aquele que crê. Então quando o diabo nos acusa e diz: “Você não é bom! Olha para sua vida!” Nós respondemos: “Você está certo, mas veja, Cristo é bom. E olhe para o que Ele fez em meu favor. Ele cumpriu a lei de maneira perfeita para mim. Por causa de Cristo, eu estou livre!”

 

6 Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.)

7 Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.)

8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

 

Uma pessoa não precisa fazer uma profunda investigação sobre a verdade. Não é que a verdade seja algo misterioso “lá, em algum lugar” que alguém precise encontrar. Paulo diz que está bem aí, perto de você! É Jesus.

 

9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

 

Paulo diz essencialmente a mesma coisa nos versículos 9 e 10. Versículo 10 realmente só repete o versículo 9, mas a partir de um ponto de vista diferente. O versículo 10 é o versículo 9 “ao contrário”. O versículo 9 fala do Crente fazer uma afirmação ou confissão a respeito de sua crença em Cristo. O versículo 10 fala sobre como ele é capaz de fazer aquela afirmação. Ele é capaz de fazê-la porque ela flui do seu coração.

 

No Salmo 116:10, o salmista diz: “Cri, por isso falei. Estive muito aflito.” Ou, como Jesus diz em Mateus 12:34: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”

 

Os versículos 9 e 10, incidentemente, não são uma fórmula para se tornar um Crente. Não é que nós tenhamos que usar Romanos 10:9-10 como uma espécie de “oração mágica” para levar as pessoas para o céu. Não. “Você pode dizer isso? Você pode confessar com sua boca que “Jesus é Senhor”? Você vai fazer isso agora? Se fizer, você será salvo.” Não é assim. Isso significaria que nós seríamos salvos por fazermos essa afirmação. Nós seríamos salvos por causa da nossa própria fé. Mas nós não somos salvos pela nossa fé, nós somos salvos pela graça através da fé. A fé é o instrumento da salvação, não o meio da salvação. Se a fé fosse o meio para se obter a salvação, então seríamos salvos pela nossa fé, o que é apenas uma outra maneira de dizer que nós somos salvos por fazermos algo, obtendo nossa própria aprovação diante de Deus ao fazer essa afirmação, vocês compreendem.

 

Mas nós não somos salvos pela fé. Somos salvos pela graça, através da fé. Quando Paulo escreve o versículo 9, ele está escrevendo sobre um Crente, uma pessoa que já recebeu a graça de Deus, a graça que o capacita a crer. É por isso que Paulo continua o versículo 9 com o versículo 10. Uma paráfrase seria algo assim: “Se um homem é um Crente, nós saberemos porque seu coração mudou. Em Sua graça, Deus moveu o coração desse homem, mudando seu coração, dando a ele a capacidade para crer, dando-lhe a capacidade de receber Jesus Cristo como Senhor. A razão pela qual esse Crente pode confessar e declarar que Jesus Cristo é Senhor é porque seu coração foi transformado e a boca fala do que transborda o coração.”

 

Vejam novamente como conteúdo é importante. Nós precisamos crer em algumas coisas específicas sobre Jesus. Nós precisamos crer que, versículo 9, Deus o ressuscitou da morte. Isso significa, é claro, que primeiramente nós precisamos compreender porque Ele morreu. Nós precisamos compreender essas questões ligadas ao sacrifício sobre o qual Paulo vem escrevendo nos capítulos anteriores. Ser um Crente não significa apenas que “Eu tenho esse sentimento”. Ou “Eu amo Jesus como meu exemplo.” Ser um Crente significa que nós afirmamos determinadas verdades doutrinárias sobre Cristo.

 

A qualquer momento que você fizer perguntas sobre Jesus, você está lidando com doutrina. Doutrina são as respostas bíblicas para suas perguntas.

 

II.  Seja Agradecido pelo Alcance do Evangelho (11-13)

 

11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

 

Aqui está uma das grandes delícias do Evangelho! O alcance do Evangelho é amplo o bastante para incluir todos os que desejam salvação. Reparem nas duas vezes que a palavra “todo aquele que” aparece aqui. Quem será salvo? Todo aquele que crer Nele, versículo 11, e todo aquele que O invocar, versículo 13. Todo aquele que crer Nele, versículo 11, não será envergonhado. Isso é, todo aquele que crer em Cristo vai experimentar todos os benefícios dos maravilhosos propósitos de Deus através de Cristo Jesus. Como?

 

Porque não há distinção entre Judeus e Gregos, porque o mesmo Senhor de todos é rico para com todos os que o invocam. Ou seja, o mesmo Senhor sobre todos irá “abençoar ricamente” todos os que O invocarem.

 

Como o Evangelho iguala todos de uma forma maravilhosa! Nada coloca uma pessoa em uma posição acima ou abaixo de nenhuma outra. Todas estão no mesmo nível. Nós normalmente dizemos: “a base de nivelamento é aos pés da cruz.” Todos têm a mesma necessidade de salvação, por isso, todos recebem igualmente os benefícios da salvação.

Quando o assunto é salvação ninguém está fora do alcance do Evangelho. A corrida não torna ninguém mais ou menos digno de salvação. Não importa, Nossa educação não importa. Nossa riqueza – ou falta dela – não importa. Nossa influência na comunidade não importa. Nosso passado não importa. Em uma palavra, nosso pecado não importa. Seja agradecido pelo alcance do Evangelho. Ninguém está fora do seu alcance e de ser tocado por ele ao “crer em Cristo, ao invocá-Lo” quando o coração clama para ser salvo do pecado se submetendo ao senhorio de Jesus Cristo.

 

Cuidado com a justiça do Evangelho. Seja agradecido pelo alcance do evangelho. Em terceiro lugar:

 

III.  Seja Cuidadoso com Sua Resposta ao Evangelho (14-21)

 

Os versículos 14-21 são um lembrete completo de que ninguém é salvo automaticamente. Ninguém é salvo simplesmente porque nasceu numa família de Crentes. Todos nós somos responsáveis diante de Deus por crer Nele e nos submetermos ao Senhor Jesus Cristo.

 

Interessantemente, nós encontramos essa passagem sobre a responsabilidade humana no papel da salvação, logo em seguida à ênfase da eleição de Deus na salvação. O que Paulo faz aqui nesses últimos versículos é basicamente dizer: “a razão pela qual os Judeus, em sua maioria, não receberam Cristo como Senhor e Salvador não é culpa de Deus. É culpa deles mesmos.” Não se tratou de falta de informação acerca das promessas de Deus. Eles ouviram a Palavra e leram a Palavra. O problema não é falta de informação. O problema é a falta de uma humilde submissão à verdade. Paulo aqui faz uma citação genérica de Isaías nos versículos para substanciar o fato de que os Judeus receberam uma ampla gama de profetas ao longo dos anos que pregaram acerca dos propósitos de Deus, mas eles não creram.

 

14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.

16 Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?

 

Vocês percebem como Paulo está usando essa linguagem de Isaías? Ele a está usando para demonstrar que o problema de Israel, não é falta de pregadores. De certa forma ele está dizendo: “Pelo menos desde Abraão, Israel tem tido homens que têm falado a verdade de Deus, pregadores que têm sido enviados com as Boas Novas.” Paulo poderia ter dito: “Eu mesmo sou um desses pregadores enviado para proclamar essas boas novas” – mas – versículo 16: “nem todos têm obedecido ao evangelho.” Pegando emprestado novamente de Isaías: “Senhor, quem creu na nossa pregação?” Ou seja, onde está a evidência de que a maioria dos Judeus está crendo nessas verdades acerca de um Messias que virá, que agora é cumprida em Cristo?

 

Vejam, esses versículos – especialmente o versículo 14 e 15 – normalmente são citados fora de contexto e usado em cultos missionários como um chamado nos dias de hoje para pregadores irem até os confins da terra. Embora essa seja uma aplicação válida desse texto, esse não é o propósito primordial de Paulo aqui. Ele está escrevendo sobre a falha dos Judeus em crerem nesses pregadores que têm sido enviados ao longo dos anos. É por isso que Paulo está escrevendo os capítulos 9 a 11 de Romanos. Ele antecipa que alguém possa dizer: “Se o Evangelho é tão bom e tão de acordo com os propósitos de Deus, então por que há tão poucos Judeus que o estão aceitando?” E Paulo diz: “Bem, você precisa entender que a razão pela qual há tão poucos Judeus Crentes na igreja não é culpa de Deus, mas culpa dos Judeus. Eles tinham um testemunho da verdade, eles simplesmente se recusaram a crer.” Esse ponto Paulo desenvolve nos versículos restantes.

 

17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

18 Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos confins do mundo.

 

Paulo novamente toma emprestado a linguagem do Antigo Testamento para fazer seu argumento. Israel ouviu o som da verdade que tinha ecoado por toda a parte da terra, ao redor do mundo todo, mas eles se recusaram a acreditar.

 

19 Mas digo: Porventura Israel não o soube? (e a implicação é sim, eles souberam! Sim, eles conheciam a verdade. Não foi falta de conhecimento. Faltou foi crer e se submeter à verdade.) Primeiramente diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo (os Gentios), Com gente insensata vos provocarei à ira.

20 E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.

 

E mais uma vez Paulo toma emprestado a linguagem do Antigo Testamento para ilustrar que os propósitos perfeitos de Deus através do Evangelho, através da obra salvadora de um Messias que viria cumprida no Senhor Jesus Cristo, se tornou conhecida por milhares de anos. O que é impressionante é que os Judeus – que deveriam saber melhor, e na verdade conheciam melhor – se recusaram a receber aquela verdade enquanto os Gentios, não-Judeus identificados aqui como “aqueles que não Me buscavam” são exatamente aqueles a quem o Senhor “se manifestou.” Paulo diz que essa é a razão pela qual há mais Crentes Gentios nas igrejas lá em Roma e, nós acrescentaríamos, nas igrejas hoje. Não é culpa de Deus que existam tão poucos Crentes Judeus. É culpa de Israel. Assim, Paulo conclui no versículo 21:

 

21 Mas para Israel (Deus) diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.

 

Deus quer a salvação dos Judeus. Ele estendeu Suas mãos para eles assim como Ele estende Suas mãos para todos os que virão para Ele. Mas, vejam, os Judeus na grande maioria O rejeitaram, assim como muitos Judeus rejeitaram os propósitos de Deus em Cristo hoje – e como muitos Gentios hoje rejeitaram os propósitos de Deus em Cristo.

 

Vocês percebem a paciência amorosa de Deus no versículo 21? “Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.” Apesar de sua teimosia, Deus tem amorosa e pacientemente esticado Suas mãos. Mas Deus não vai simplesmente desconsiderar o pecado deles. É por isso que Paulo ora pela salvação de Israel no versículo 1. É por isso que Paulo diz no início do capítulo 9: “Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos” (9:3). Ele sabe que conquanto Deus seja amoroso e gentil e ofereça a salvação para todos, nem todos a receberão. E haverá um julgamento para todos os que recusarem a se entregar ao senhorio de Cristo.

 

E Deus com amor e gentileza estende Suas mãos hoje. Ele diz: “Qualquer que deseje, venha. Creia no Senhor Jesus Cristo. Receba-O como seu único meio de escapar do pecado, da morte e do inferno. Venha para ser salvo hoje.”

. Fique de pé para oração.

 

Eu estava ouvindo um sermão recentemente em que o pregador enfatizava a importância de estar pronto para o dia do julgamento. Ele fez isso de uma maneira com a qual eu me identifiquei. Você já fez uma prova final da escola abrangendo todo o conteúdo? Eu fiz várias dessas provas ao longo dos anos e muitas eram na forma de dissertação. E vocês sabem como é. Você se senta na sua carteira junto com os demais numa sala silenciosa. Tudo que você ouve são os passos do professor quando ele de tempos em tempos se levanta e começa a andar ao redor da sala. A cada 10 minutos mais ou menos, o silêncio da sala é interrompido pelo toque dos sapatos no chão enquanto o barulho ecoa pela sala. Então, você sabe que está chegando, o professor se levanta pela última vez e diz: “terminem a frase que estão escrevendo e coloquem o lápis na carteira.” E você sabe como é, você dá uma olhada para aquela coisa miserável que você escreveu e você pensa: “Eu não cheguei nem perto do que eu deveria!” E você começa a escrever desesperadamente, esperando de alguma maneira conseguir se aproximar daquilo que você não disse, tentando de alguma maneira preencher o espaço com alguma coisa remotamente intelectual, mas você dá uma olhada novamente e aquilo simplesmente parece ridículo. E então você ouve o instrutor dizer: “Acabou. Coloquem os lápis na carteira.” Agora acabou. Você não pode fazer mais nada.

 

A beleza do Evangelho é que, aplicada ao campo espiritual, Deus através de Cristo nos resgata daquele cenário de ansiedade. Vai haver um dia de julgamento para cada um de nós. Ao final, se nós esperamos obter a aprovação de Deus através de nossos próprios esforços, então estamos com um problema. Nós estamos como um estudante que estudou pouco e está tentando fazer o melhor através do seu último e miserável esforço na prova. Se é esse o caso, nós vamos ser um fracasso. Não podemos obter o perdão. Não podemos agradar o justo Pai Celestial através de nossos esforços.

 

O Evangelho significa que nós fugimos para a cruz para termos o perdão. O Evangelho significa que nós olhamos para Cristo que é o “fim da lei para justiça de todo aquele que crê”. O Evangelho não significa “fazer”, significa “está feito”. Jesus Cristo fez a prova para você. Ele passou na prova para você. Mas é preciso que você creia. Então venha para os braços abertos de Deus e seja salvo.

. Fiquem de pé para oração.