Enchendo a Cidade com o Evangelho

Enchendo a Cidade com o Evangelho

“Enchendo a Cidade com o Evangelho”

(Atos 5:17-32)

Série: A Igreja em Chamas!

Ver. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista, Henderson KY

(26-08-07) (Manhã)

 

. Pegue sua Bíblia e abra em Atos, capítulo 5.

 

Há algumas semanas, nós começamos um estudo sobre o Livro de Atos. Nossa série de mensagens se chama “A Igreja em Chamas!”. Desde então, nós temos aprendido muito sobre a primeira igreja na história, a igreja primitiva de 2.000 anos atrás. Os primeiros crentes foram advertidos a ficarem calados e não mais falar no nome de Jesus Cristo. Mas, eles continuaram a fazer isso e nós lemos o que acontece a seguir no começo do versículo 17.

 

. Fique de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

17 E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,

18 E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.

19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse

20 Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.

21 E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.

22 Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,

23 Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.

24 Então o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.

25 E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.

26 Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).

27 E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,

28 Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.

29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.

31 Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

32 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

A primeira vez que eu li esta passagem da Escritura, o versículo 28 pareceu saltar da passagem e dizer: “Hei, eu sou o ponto principal deste texto!” E eu creio que seja. No versículo 28, você tem o sumo sacerdote acusando com raiva os apóstolos de “encherem a cidade com a doutrina (deles).” E eu comecei a pensar: “Não seria fantástico se a Primeira Igreja Batista enchesse nossa cidade com o evangelho de Jesus Cristo?” Não seria impressionante se nossa igreja aqui fosse acusada de tal coisa? Esta é uma boa acusação para se sofrer!

 

Nós sabemos que nós deveríamos estar enchendo nossa cidade com o evangelho. Jesus nos diz em Atos 1:8: “E recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.” Nosso campo missionário começa em nossa Jerusalém, nossa própria cidade. Nossa Jerusalém é Henderson. Assim como a refrescante chuva que cobre cada centímetro do quarteirão e flui pelos vãos e fendas de uma comunidade inteira; assim também nós devemos derramar as refrescantes águas do evangelho por toda Henderson, enchendo toda a cidade com o evangelho. De acordo com a Bíblia, é exatamente isso que Jesus quer que façamos, que enchamos a cidade com o evangelho.

 

Então, eu quero falar com vocês nesta manhã sobre como encher a cidade de Henderson com o evangelho. Nosso texto nesta manhã nos fornece algumas coisas de que nós precisamos nos lembrar ao encher a cidade com o Evangelho. Primeiro, lembrem:

 

I.  O Povo de Deus vai ser Perseguido (17-18)

 

Já começa assim?! Alguns de vocês devem ter convidado um amigo para vir à igreja nesta manhã. Você disse: Eu quero que você ouça nosso pastor. Ele vai pregar uma mensagem encorajadora domingo de manhã.” E minha primeira afirmação de cara é: “O povo de Deus vai ser perseguido.” Isso não é muito encorajador, não é?

 

Mas eu quero ser honesto com você. É isso que o texto diz. A Bíblia diz nos versículos 17 e 18 que os apóstolos foram levados e jogados na prisão. Eles foram aprisionados simplesmente por serem Crentes. Eles estavam falando para os outros sobre Jesus e isso os colocou numa enrascada. Essa não é a primeira vez que o povo de Deus é perseguido na Bíblia e nem vai ser a última. Acontece.

 

A Bíblia fala em 2 Timóteo 3:12 : “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.”Quantos de vocês desejam piamente viver em Cristo Jesus, posso ver suas mãos, todos os que desejam viver piamente em Cristo Jesus? Mantenham suas mãos erguidas enquanto eu cito 2 Timóteo 3:12 novamente: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Todos nós levantando nossas mãos. Abaixem suas mãos. Eis uma outra pergunta: “Quantos de vocês gostariam de viver piamente em Cristo Jesus sem sofrer (sejam honestos!)? Não seria bom? Essa é a questão: Não há a segunda opção.

 

Ouçam, eu não creio que nós realmente possamos experimentar o poder e a presença de Deus em nossas vidas até que tenhamos uma teologia saudável do sofrimento. Deixe-me dizer novamente. Não creio que nós realmente possamos experimenta o poder e a presença de Deus em nossas vidas até que tenhamos uma teologia saudável do sofrimento. Você diz: “Como assim?” Eu quero dizer que nós temos que começar nossa vida cristã compreendendo que até que Jesus volte, até o fim, nós vamos continuar vivendo neste mundo, um mundo que ainda é bastante conturbado por causa da presença do pecado no mundo. A Bíblia diz que o problema do pecado começou no Jardim do Éden e não vai estar completamente consertado até que Cristo volte. Assim, conquanto os Crentes estejam salvos da punição pelo pecado e, livres do poder do pecado, a presença do pecado ainda permanece até o fim ou até que nós morramos para estarmos com Jesus, o que quer que aconteça primeiro.

 

Ou seja, o sofrimento é uma experiência compartilhada por Crentes e não-Crentes, da mesma maneira. Tentações, problemas familiares, perda de emprego, problema de saúde, morte – tudo isso são coisas que nós podemos esperar nesse mundo caído em que nós vivemos. Ser salvo não significa que nós não soframos com essas coisas. Ser salvo significa que, pelo poder do evangelho do Senhor Jesus Cristo, Deus promete estar conosco através dessas coisas, e que Ele vai estar, de alguma maneira, como na letra do hino, “tornando todas as coisas belas em Seu tempo.”

 

O povo de Deus tem problemas e o povo de Deus sofre perseguição. Se nós estamos vivendo nossas vidas abertamente para Jesus Cristo, nós sofreremos perseguição. No mundo dos apóstolos, a perseguição significava aprisionamento e morte. Em nosso mundo, perseguição tipicamente vem sob a forma de ridicularização. Colegas de trabalho, colegas da escola, membros da família zombam de você por ser um crente e tentam te fazer sentir como se tivesse algo errado em você. Não desanime. Lembre-se de que sua perseguição é uma evidência de que você pertence ao Senhor Jesus Cristo!

 

Alguém se vangloria: “Bom, eu nunca vou sofrer perseguição!” Há um problema nessa afirmação. Se o povo de Deus sofre perseguição e uma pessoa diz que não vai sofrer perseguição, então nós podemos adequadamente concluir que aquela pessoa em particular não pode ser identificada com o “povo de Deus”. Se você é crente, você vai ser perseguido.

 

Vamos prosseguir. Nós estamos falando de encher a cidade com o evangelho. Nós temos alguns lembretes aqui na passagem da Escritura. Lembre que o povo de Deus vai sofrer perseguição. Em segundo lugar, lembre que:

 

II.  O Propósito de Deus Prevalecerá (19-28)

 

Eu amo essa próxima parte da Escritura. Parece que Lucas, nosso escritor, ama também. Há muito humor na Bíblia, sabia. Eu amo humor. Eu amo rir, você não? Tem humor na Bíblia.

 

Aqui nós temos os apóstolos trancafiados na prisão e a Bíblia diz que naquela mesma noite um anjo do Senhor abre as portas da prisão e solta os apóstolos. O anjo fala para eles irem e ficarem no templo e falarem para o povo todas as palavras desta vida.

 

A propósito, eu adoro essa afirmação no versículo 20: “Dizei ao povo todas as palavras desta vida.” É isso que o evangelho é: palavras de vida:

 

Cante-as novamente para mim, palavras maravilhosas de vida,

Que eu veja mais das suas belezas, palavras maravilhosas de vida;

Palavras de vida e beleza ensinem-me fé e dever.

Belas palavras, maravilhosas palavras, maravilhosas palavras de vida,

 

E a Bíblia diz que o anjo liberta os apóstolos e os apóstolos então vão e ficam no templo na manhã seguinte e pregam o evangelho. Eles vão e fazem exatamente aquilo que os levou para prisão. Então a Bíblia diz que o sumo sacerdote e todos do Sinédrio, esse conselho de 70 membros da elite religiosa, se reuniu na manhã seguinte e estão sentados aguardando que os guardas tragam de volta da prisão os apóstolos. Você consegue imaginá-los? Alguns dos 70, todos sentados ao redor de uma grande mesa, tomando seu café da manhã e comendo seus pães em forma de anel, sabe como é. E eles estão todos pensando e arquitetando e planejando como eles vão intimidar mais ainda os Crentes. Eles olham e vêem os servidores retornando da prisão, mas eles vêem os servidores vindo sozinhos. Vejam novamente o versículo 22:

 

22 Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,

23 Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro

24 Então o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo (está é uma outra maneira de dizer: “Eles estavam balançando a cabeça perplexos, sem conseguir acreditar!”)

25 E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.

 

Agora vem o traço de humor bem aqui no final do versículo 25. Nosso escritor, Lucas, parece se divertir ao narrar os eventos. Quer dizer, falar com ironia, sabe! Quem está no poder aqui, o Sinédrio ou os apóstolos?

 

Vê, você não pode frustrar os propósitos de Deus. Você não pode trancafiar o evangelho. Jesus já falou para seus seguidores: “Vocês serão Minhas testemunhas. Vocês levarão meu evangelho por toda a cidade e para todo o mundo.” Vai acontecer. Pode apostar. Eis aqui a maneira de Deus mostrar a todos quem tem o poder aqui.

 

Isso não significa que o povo de Deus, ao sofrer perseguição, vai ser sempre libertado da prisão. Não é essa a questão. A questão é que os propósitos de Deus prevalecerão. Quando os apóstolos estavam presos, Deus não estava caminhando vagarosamente pelo céu imaginando o que Ele iria fazer em seguida.  Ele está “dominando total!” Ele está relaxado. Eu ouvi alguém dizer recentemente: “Deus governa com os pés pro alto.” Eu gosto disso. Você não pode impedir os propósitos de Deus. Seus propósitos prevalecerão.

 

Isso significa que todas as vezes que Deus fala alguma coisa nas Escrituras, você pode com toda certeza contar que aquilo vai acontecer! Quando Deus diz em Mateus 6: “Não se preocupem. Apenas Me busque em primeiro lugar e eu cuidarei de tudo que tem te preocupado,” Ele de fato vai cuidar de tudo que te preocupa! E quando Deus diz em Mateus 28:20: “Eu estou sempre com você”, Ele está com você sempre! E quando Deus diz em Filipenses 4:19: “Eu suprirei suas necessidades”, Ele realmente vai suprir suas necessidades. Nada pode impedi-lO. Nada pode detê-lo. Ele vai Se glorificar cumprindo Suas promessas. Os propósitos de Deus prevalecerão.

 

Esses 70 membros do Sinédrio estão sentados e se sentindo verdadeiros idiotas. Ninguém mais está tomando café. Ninguém ri. Na verdade, eles estão um pouco assustados. Versículo 26:

 

26 Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).

 

Ou seja, eles mesmos temiam ser apedrejados pelo povo! E então novamente essa pergunta clássica que compõe o titulo da nossa mensagem. Versículo 27:

 

27 E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,

28 Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.

 

Vocês encheram Jerusalém com sua doutrina. Vocês querem lançar sobre nós o sangue desse Homem. Isto é: “Vocês querem nos fazer acreditar que somos culpados de crucificar Jesus de Nazaré.” Bem, sim. Eles eram culpados tanto quanto nós somos culpados pela morte Dele. Mas novamente aqui a afirmação: “Enchestes Jerusalém com a vossa doutrina.” Os propósitos de Deus prevalecerão. Não importa o quanto persigam o povo de Deus, os propósitos Dele prevalecerão. Deus vê que a cidade toda está cheia com seu evangelho.

 

Eu acho interessante. A passagem começa no versículo 17 falando sobre o Sinédrio sendo “cheio de indignação”, e então nós lemos sobre Crentes que são “cheios” com o Espírito Santo, “enchendo” a cidade toda com o evangelho!

 

Quantos de vocês crêem que Deus quer fazer o mesmo tipo de enchimento aqui em nossa cidade?  Ele quer fazer do mesmo jeito. Ele usa Seu povo, cheio do Espírito Santo para encher a cidade com o evangelho. É assim que Deus quer fazer em Henderson. Lembra de Atos 1:8: “E recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis Minhas testemunhas em (sua) Jerusalém.”

 

Sabe, eu creio que nós somos uma igreja Atos 1:8. Eu creio que nós somos uma igreja em chamas. E eu quero te encorajar a “soprar a chama” do seu fogo bem aqui na Primeira Igreja Batista. Nós estávamos falando disso na nossa recente reunião de diretoria e o irmão Rich Stratton, nosso Ministro de Educação, disse que se cada uma de nossas salas de aula de Escola Bíblica Dominical, durante o mês de Setembro, aumentasse o número de participantes em suas salas com mais quatro pessoas, nós teríamos mais 140 pessoas na Escola Bíblica. Eu gosto desse tipo de multiplicação!

 

Por isso, nós estamos incentivando todos a “Soprarem a Chama” em nossa Escola Bíblica Dominical. Durante o mês de Setembro vamos acender o espírito de reavivamento em nossa igreja com um esforço visando reengajar todos os membros e alcançar os de fora. Nós recebemos poder do Espírito Santo, então tudo o que precisamos fazer é sermos testemunhas Dele.

 

E isso nos leva à última coisa que nós precisamos nos lembrar sobre encher a cidade com o evangelho. O povo de Deus será perseguido, os propósitos de Deus prevalecerão e:

 

III.  O Poder de Deus estará Presente [29-32]

Sempre se lembre que o poder de Deus estará presente para você e em você. Lembre: “Você receberá poder (Atos 1:8).” Há dois aspectos daquele poder nos últimos quatro versículos do nosso texto. Primeiro, há:

 

1) Poder no Salvador que nós proclamamos (29-31)

 

29 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

 

Pedro está dizendo: “Quando a lei dos homens vai contra a lei de Deus nós devemos obedecer a Deus e não aos homens.” Sob circunstâncias normais, nós devemos obedecer as autoridades, quer nós gostemos das leis ou não. Mas se a lei vai diretamente contra o que Deus disse: então nós devemos obedecer a Deus ao invés dos homens. Então, Pedro compartilha a mensagem do evangelho com o Sinédrio nos versículos 30-31:

 

30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.

31 Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.

 

Esse é o poder que há no Salvador que nós proclamamos. Se você está aqui nesta manhã e você nunca recebeu perdão pelos seus pecados, tudo que você precisa fazer é se tornar um seguidor de Jesus Cristo. Você precisa crer que Jesus morreu por seus pecados na cruz. Esse é o significado da palavra “madeiro” no versículo 30. Essa é uma referencia ao madeiro que era usado para fazer a cruz na qual nosso Salvador morreu. Ele morreu lá para receber o castigo que você merecia pelo seu pecado. Ele morreu, foi sepultado, e ressuscitou. Deus O exaltou à posição gloriosa da direita do Pai. De Deus vem o arrependimento e perdão de pecados.

 

Você está aqui nesta manhã e nunca se arrependeu e recebeu o perdão de seus pecados. Deus está concedendo agora a você o arrependimento. Ou seja, você está aqui nesta manhã como um menino, como um homem, ou uma mulher, sentindo o mover de Deus no seu coração. O que você precisa fazer: Arrepender-se. Abandone o pecado e volte-se para Jesus. Receba-O em sua vida e seja salvo e perdoado de seus pecados.

 

O poder de Deus está presente no Salvador que nós proclamamos e o poder de Deus está presente no Espírito que nós recebemos.

 

2) Poder no Espírito que nós recebemos (32)

 

32 E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

 

Pedro fala para todos nós que somos Crentes. Ele diz: “Nós somos Suas testemunhas acerca dessas coisas.” Ou seja, nós somos testemunhas do evangelho. Nós podemos falar aos outros sobre o Senhor Jesus Cristo que morreu por nós.

 

E então, Pedro diz que o Espírito Santo também é uma testemunha para o evangelho. Ele diz: “e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”. A passagem termina com o um lembrete de que Deus deu o Espírito Santo para aqueles que Lhe obedecem, para os crentes. Você e eu podemos falar para os outros sobre Jesus, nós realmente podemos, porque não fazemos isso com nosso poder. Nós fazemos isso no poder do Espírito que nós recebemos.

 

Conclusão:

 

Há alguma semanas, nós nos divertimos ao falar do fiasco que foi minha corrida. Muitos de vocês têm tirado sarro de mim, desde então, perguntando se eu tenho me perdido ultimamente ao correr. Sabe, aconteceu uma coisa noite passada que me fez lembrar o quanto a perda física espelha a perda espiritual.

 

Michele eu fomos a Muhlenberg noite passado para assistir o Mateus e a fanfarra da Escola Henderson County. Quando voltávamos para casa, eu perdi uma entrada. Eu achei que eu tinha que pegar a 175 e eu perdi. De qualquer forma, sabe como é: você vai seguindo a estrada e começa a estreitar e ficar bem escuro e você começa a vê um monte de casas de fazenda. Eu sabia que eu tinha que voltar, então eu estava procurando um lugar seguro para retornar. Por que será que toda vez que você quer retornar numa estrada movimentada, tem sempre alguém atrás de você?! Seus faróis altos te cegam e tudo que você quer fazer é dar meia volta e tirá-los da sua traseira. Eu finalmente achei uma estrada de terra e entrei nela. Bem e qual é a chance daquele fulano atrás de você morar bem naquela casa que você entrou?! Daí, lá vem ele. Eu tive que jogar para direita para deixar ele entrar na estrada dele. Mas quando ele passa, eu percebo que o carro era dirigido por uma mulher. Eu baixei minha janela e pedi desculpas por entrar na via dela e ela diz: “Oh, eu não moro ali. Eu estava te seguindo. Eu vi que você era de Henderson e eu pensei que você soubesse voltar!” Eu falei pra ela que eu tinha certeza de ter perdido uma entrada e que ela poderia me seguir. Nós voltamos e ela me seguiu quando eu retornei. Ela ficou atrás de mim todo o caminho para o Western Kentucky Parkway. Michele e eu iríamos parar para pegar uma Coca ou coisa do tipo, mas eu achei que eu tinha que prosseguir, uma vez que a mulher estava contando comigo para prosseguir no caminho certo. Eu era responsável por ela. Então, ela continuou por várias ruas depois do parkway  e se foi. Ela buzinou, acenou e foi no seu caminho.

 

E, novamente, eu fiquei impressionado como isso espelha o quanto nós estamos perdidos espiritualmente. Às vezes, as pessoas perdidas estão bem do nosso lado – às vezes, bem atrás de nós! E algumas vezes elas estão olhando para nós em busca de direção espiritual. Nós precisamos assumir responsabilidade por elas, mostrando-lhes o caminho certo, ficando comprometidos com elas, discipulando-as, até que elas “acenem” para nós, nos agradecendo por ajudá-las a vir para o Senhor Jesus Cristo, quando elas embarcam em seus campos missionários.

 

Vamos clamar pelas almas ao nosso redor em nossa comunidade e encher a cidade de Henderson com o evangelho para glória de Deus!

 

. Fiquem de pé para oração.