A Sua Igreja é Bíblica?

A Sua Igreja é Bíblica?

A Sua Igreja é Bíblica?”

(Atos 2:37-47)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev.Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(08-07-07) (Manhã)

 

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 2.

 

Há algumas semanas, nós começamos uma série de mensagens baseadas no livro de Atos  chamada : “A Igreja em Chamas”. E nós estamos fazendo nossa caminhada por todo esse livro, versículo por versículo, pedindo a Deus que fale conosco através da Bíblia. Se você está nos visitando, nós cremos no que chamamos de “pregação expositiva”, pela qual nós simplesmente expomos o que está escrito na Bíblia que está aberta diante de nós.

 

Eu li sobre um visitante da Igreja do Sul Gilcomston em Aberdeen, Escócia. Aquela igreja foi pastoreada pelo grande pregador escocês William Still por mais de 50 anos até a morte dele em 1997. O visitante, não familiarizado com o método expositivo de pregação, congregou naquela igreja naquele Domingo em particular e depois se encontrou com o Pastor Still na porta de entrada onde ele fazia os cumprimentos. Durante a breve discussão deles  o visitante disse: “Mas você não pregou.” O Pastor Still perguntou o que ele queria dizer. O visitante disse: “Você simplesmente pega uma passagem da Bíblia e explica o que ela quer dizer.” Diante disso,William Still respondeu: “Irmão, isso é pregar!” E eu não poderia deixar de concordar.

 

Semana passada, nós terminamos nosso estudo no versículo 36. O Apóstolo Pedro acabara seu primeiro sermão, a primeira mensagem de Pentecostes, que nós chamamos de “o nascimento da igreja”. Bem, se Pentecostes é o nascimento da igreja, nosso texto do versículo 37 até o fim do capítulo descreve como a igreja se parecia ao nascer.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Santa Palavra de Deus.

 

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

. Oração.

 

Introdução:

 

Você já pensou: “O que é que faz de uma igreja uma igreja?” Se eu pedisse a cada uma de vocês para escrever a sua definição de igreja e então nós lêssemos todas juntos, nós provavelmente teríamos uma porção de idéias diferentes sobre o que torna uma igreja uma igreja. Ao mesmo tempo, entretanto, eu suspeito que muitas de nossas respostas seriam muito parecidas. Esse texto nos versículo 37-47 é um grande texto para se aprender sobre a igreja. Na verdade, nós o vimos alguns anos atrás quando fizemos um breve estudo da igreja e pela vontade de Deus nós estamos vendo-o novamente conforme estudamos o livro de Atos.

 

Ao lermos essa passagem um pouco mais detalhadamente, eu quero que vocês vejam como essa passagem define para nós o que é que faz de uma igreja uma igreja. Há algumas características definidoras, ou marcantes, essenciais da igreja que essa passagem revela para nós. Então, voltemos à passagem e vejamos como ela nos mostra que uma igreja bíblica deve ser. Número um, numa igreja bíblica há:

 

I.  Convicção do Pecado (37-39)

 

A convicção do pecado é o trabalho que Deus realiza em nossas almas, por meio do qual Ele nos mostra que nós temos esse problema interior de nunca desistir de tentar ser a boa pessoa que deveríamos. A convicção é um trabalho do Espírito de Deus. Ele nós deixa incomodados com nossos pecados o que resulta em nossa vinda para Ele. Essa convicção do pecado vem primeiramente através da pregação e dos ministérios de ensino da igreja.

 

Nós vimos isso na nossa passagem essa manhã. O Apóstolo Pedro tinha acabado de pregar essa mensagem que nós lemos semana passada no versículo 14 e conclui no versículo 36. Pedro estava pregando sobre a morte, o sepultamento e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ele termina a mensagem no versículo 36 com uma declaração corajosa: “Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.”

E após ouvirem a mensagem de Pedro, particularmente essa última afirmação, as pessoas experimentam a convicção do pecado. Veja o versículo 37:

 

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

 

“Compungiram-se em seu coração”.  Essa é uma frase que descreve a convicção do pecado. Quando você se torna dolorosamente consciente da sua condição de pecado diante de Deus você sente como se uma faca estivesse sendo espetada no seu peito e a ponta dela começasse cortando o coração da sua alma. Então eles sentem isso e clamam: “Que faremos?”Ou seja, “nos ajudem.” Nós reconhecemos que somos culpados por crucificar o Senhor Jesus Cristo. O que precisamos fazer para sermos perdoados?”

 

38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

 

O caminho para se ter o perdão de Deus começa com a primeira palavra do versículo 38: “Arrependei-vos”. Arrependimento é uma palavra que significa mudança. No Novo Testamento ela significa basicamente uma mudança de mente. Nós pensamos diferentemente sobre Jesus Cristo. Nós pensamos diferentemente sobre nosso pecado. Arrependimento significa que nós nos voltamos para Jesus e, em essência, nós dizemos: “Entre em minha vida e me mude. Eu quero viver para Ti e não para o meu pecado.”

 

Pedro diz: “Arrependei-vos”, e então ele acrescenta: “e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Essa pequena frase preposicional, “para perdão dos pecados” é melhor traduzida da seguinte maneira “por causa do perdão dos pecados.” Em outras palavras, “Uma vez que você se volta para Jesus e O recebe na sua vida pela fé, seus pecados serão remidos, ou perdoados.” A Bíblia nos ensina que o perdão começa com o abandono do pecado e a entrega para Jesus, recebendo Jesus Cristo em nossas vidas pela fé após a qual nós recebemos o dom do Espírito Santo dentro de nós.

E Pedro acrescenta no versículo 39 que essa promessa de salvação é para qualquer um. Ele diz: “a promessa é para você e para seus filhos, e a todos quantos estão longe, a quantos o Senhor nosso Deus chamar.” Perdão é para todo aquele que se entregar para Jesus. Deus faz o chamado através do Espírito Santo, mas tudo o que precisamos fazer é nos voltarmos para Ele e nós seremos perdoados.

 

O que chama atenção no sermão de Pedro é como ele nitidamente se diferencia dos muitos chamados sermões na igreja de hoje. Particularmente em nossas igrejas Americanas, há uma perigosa ênfase sobre o que “Deus pode fazer por você.” Essa forma de pregação centrada no homem. Até mesmo dentro de muito do que se passa por pregação evangélica nos nossos púlpitos, há uma ênfase alarmante sobre os benefícios que os princípios bíblicos, o que evita ou obscurece o Evangelho em si. É por isso que eu tenho dito para muitos de vocês, quando me perguntam o que eu acho de um determinado pregador conhecido no rádio ou na TV, eu vou dizer algo do tipo: “Você já ouviu sobre pecado na pregação? Você já ouviu o pregador proclamar a nossa necessidade de perdão para nossos pecados e nossa conseqüente responsabilidade de adorá-lo com o coração, alma, mente e força? A ênfase é sobre Deus? Ou a ênfase é sobre o homem, o tema recorrente da pregação sendo algo do tipo: “Como aumentar sua alegria” ou “Como melhorar seu pensamento, tornando-se um otimista, ou tendo um pensamento positivo, ou coisa do tipo?” As pregações centradas em Deus têm sua ênfase em Deus. A pregação centrada no homem tem sua ênfase no homem.

 

Muitos de vocês têm sido abençoados com o devocional de Oswald Chambers. Meu melhor para o Altíssimo. Chambers fez uma afirmação alguns anos atrás que é útil para nossa discussão nesta manhã. Ele emitiu este alerta: “Nós nunca devemos confundir nosso desejo de que as pessoas aceitem o evangelho com a criação de um evangelho que seja aceitável para as pessoas.” Deixe-me repetir novamente: “Nós nunca devemos confundir nosso desejo de que as pessoas aceitem o evangelho com a criação de um evangelho que seja aceitável para as pessoas.”

Muitas congregações na América estão em busca de mensagens “investigadores-sensiveis”, pregações que não ofendem, pregações que fazem as pessoas se sentirem bem. A idéia é: “Nós não queremos espantar as pessoas que estão “buscando espiritualmente”. Bem, Pedro pregou uma mensagem que, em suma, disse para todos os seus ouvintes que eles eram culpados de matar o Senhor Jesus Cristo. Ele dificilmente poderia ser chamado de “investigador-sensível”! Mas Pedro está certo. É claro que nós devemos ser sensíveis aos nosso ouvintes, mas sejamos sensíveis e amáveis o suficiente para dizer-lhes a verdade. E a verdade é que todos nós temos esse problema do pecado, e a menos que nós consertemos esse problema do pecado estaremos todos destinados à separação eterna de Deus em um terrível lugar que a Bíblia chama de inferno.

Nós somos todos culpados pela morte de Cristo. Somos todos culpados. A Bíblia diz em 2 Corintios 5:21 que: “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” Jesus de boa vontade morreu por nosso pecados. Não pelos Dele. Ele nunca pecou. Ele morreu para receber o castigo que nós merecíamos. O que torna uma igreja bíblica? Convicção do pecado. Em segundo lugar:

II.  Conversão de Almas (40-41)

 

Esse ponto, é claro, pressupõe o anterior. Onde há convicção do pecado haverá conversão de almas. Ou seja, a igreja vai crescer como um resultado das pessoas se entregando a Cristo para salvação. Veja o versículo 40:

 

40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.

 

Mais uma vez vocês vêm a franqueza de Pedro com as pessoas nas pregações dele. Não há nenhuma mensagem adocicada. A Bíblia diz que Ele falou várias outras palavras além daquelas mencionadas no texto e através da sua pregação ele “testificava e os exortava” de que maneira? Bem, ele não dizia: “Venha e se torne um membro da igreja”. Ele diz: “Salvai-vos desta geração perversa.” Salvai-vos. A palavra “salvo” não é uma palavra inventada pelos Batistas. É uma palavra usada na Bíblia. Pedro diz: “Salvai-vos”. Agora, repare cuidadosamente na ordem do versículo 41:

 

41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

 

Aqueles que de bom grado receberam a mensagem de Pedro, em outras palavras, eles receberam o Evangelho, as Boas Novas, eles receberam o Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador, então eles eram o que?  Eles eram batizados. Esta é a ordem: primeiro:Salvação. Em segundo, Batismo. Essa é a ordem. Toda vez.O batismo não salva uma pessoa, mas uma pessoa salva vai ser batizada. É a maneira pela qual nós publicamente sem nos envergonharmos nos identificamos com nosso Senhor Jesus Cristo. Quando nós lemos sobre o batismo no Novo Testamento, nós lemos que ele praticamente acontecia sempre  imediatamente após a salvação.

 

Nós fazemos nossos batismos aqui na Primeira Igreja Batista nos cultos à noite. Esta noite, por exemplo, nós temos pelo menos um batismo agendado no início do culto. Quando nós batizamos, nós revemos o lindo simbolismo da ordenança. O Batismo bíblico é pela imersão, através da imersão completa do corpo na água. Esse é o batismo bíblico. Essa é a única maneira pela qual as pessoas eram batizadas na Bíblia. Por quê? Por causa do lindo simbolismo do batismo. Simboliza o que Cristo fez por nós. Ele morreu, foi sepultado, e ressuscitou novamente – e ele retrata o que aconteceu conosco: nós morremos para nossos pecados, fomos sepultados, e ressuscitamos para caminhar em novidade de vida.

 

A Bíblia diz na última parte do versículo 41: “cerca de 3.000 almas foram agregadas a eles.” A igreja começa com 120 discípulos e após um único sermão agrega cerca de 3.000 membros. As pessoas que insistem que as igrejas devem ter um tamanho pequeno precisam ler o livro de Atos com muita atenção. Agora o que vamos fazer com todos esses novos crentes? O que uma igreja bíblica faz? Isso nos conduz ao número três. Numa igreja bíblica, há convicção do pecado, conversão de almas, e em terceiro:

 

III. O cultivo dos Salvos (42-43)

 

Ou seja, os novos crentes são discipulados a fim de que cresçam. Assim como as plantas são cultivadas para crescerem, assim as almas são cultivadas para crescerem. Vejam o versículo 42:

 

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (e nós leremos sobre esses sinais e maravilhas nos capítulos adiante).

 

Você vê aqui quatro coisas que uma igreja bíblica faz no crescimento dos crentes: doutrina, confraternização, partir o pão e orações.

 

A doutrina se refere a instruções bíblicas. Uma igreja bíblica põe uma grande ênfase na pregação bíblica e no ensino. Por quê? Porque esse é o meio dos crentes crescerem. Nós precisamos ler a Bíblia. Esse é um outro motivo pelo qual eu estou convencido de que a exposição da Bíblia livro por livro é a melhor maneira de pregar e ensinar a palavra de Deus. Há muitas igrejas hoje que dão ênfase a sermões e lições em tópicos. Eles podem ajudar num breve período, mas elas não ensinam a Bíblia tão bem quanto o exame de uma passagem num momento, aprendendo o conselho completo da palavra de Deus.

 

Comunhão e o partir do pão são muito semelhantes. Ambos nos lembram da necessidade de pertencermos a uma igreja. Nós temos comunhão juntos. O partir do pão significa o compartilhar das refeições em conjunto pela igreja primitiva, o qual foi seguido pela observância da Ceia do Senhor. Isso quer dizer que numa igreja um ama o outro e  todos se dão bem.

 

E então nós lemos “orações”. Nós crescemos ao orarmos juntos uns pelos outros, compartilhando os fardos uns dos outros e literalmente indo a Deus uns pelos outros. Nós oramos.

 

Eu tive o privilégio de conduzir um pequeno garoto à Cristo quinta-feira à tarde no meu escritório. E enquanto nós revisávamos a decisão dele de receber Cristo eu fiz aquilo que eu normalmente faço quando estou conduzindo alguém para Cristo. Eu pergunto: “Bem, há quanto tempo você nasceu?” É claro que eu não pergunto isso para as mulheres! Já aprendi. Mas, eu vou perguntar alguma coisa desse tipo, e elas vão me dizer algo do tipo: “Bem, eu tenho 16.” Então eu digo: “O.K., há 16 anos você nasceu neste mundo – nasceu fisicamente. Você veio para este mundo como um recém-nascido. O que aconteceu depois disso? Você continuou um bebê? Não, é claro que não. Você cresceu. Você tomou leite, e eventualmente comida e você cresceu.” Daí, eu vou dizer algo como: “É do mesmo modo espiritualmente. Você é um recém-nascido em Cristo. Pedro diz em 1 Pedro 2:2 que: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo”. E então nós falamos sobre o cultivo dos salvos.

 

Numa igreja bíblica há a convicção do pecado, conversão de almas e cultivo dos salvos. Finalmente, há:

 

IV.  Comunhão entre os Santos (44-47)

 

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

 

Isso não é comunismo, mas comunhão. O comunismo diz: “O que é seu é meu.” O crente diz: “O que é meu é seu.”

 

46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

Esses versículos descrevem pessoas felizes, um povo com “alegria e singeleza de coração, louvando a Deus” O Senhor honra esse tipo de comunhão entre os santos. O capítulo termina com: “e acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

 

O versículo 46 diz que os primeiros crentes, essas mais de 3.000 almas “continuaram diariamente” em concordância no templo e então a Bíblia nos diz o que acontecia cada dia. Esta é a doce comunhão! Eles continuaram diariamente em adoração. Eles tinham um amor pelo Senhor e uns pelos outros que os compelia a se encontrar diariamente. Minha palavra, eu fico pensando sobre isso, e eu acho que: “Como a igreja americana vai entender a alegria pura da adoração diária?” Eu quero dizer que nós temos que ter campanhas especiais e programas para fazer as pessoas virem ao culto na igreja ou à escola dominical pelo menos uma vez na semana. Uma vez na semana! O “povo realmente espiritual” são considerados aqueles que voltam domingo à noite para adorar. Mas aqui nós temos uma igreja que se encontrava diariamente. Por quê?

 

Sabe, eu pensei muito sobre isso e tudo o que eu tenho a dizer é: “Quando você realmente experimentou a salvação você tem um amor por Jesus Cristo e pela igreja Dele de forma que o objeto da sua afeição está centrado sobre Jesus e a Sua igreja.” Em outras palavras, você vai desejar estar entre seus irmãos e irmãs em Cristo mais do que ficar em casa, ir ao lago, jogar golfe, campo de futebol – ou qualquer outra coisa. Não é o legalismo que insiste que você vá para igreja. É a graça que amavelmente te motiva. Se não há um amor natural por Jesus Cristo e Sua igreja então nós temos que realmente nos examinarmos e ver se nós somos verdadeiramente nascidos de novo. Por favor, entenda bem o que estou dizendo. Eu não estou dizendo que há momentos em que você não se sente bem ou coisa do tipo, mas honestamente avalie sua vida e sua liderança na família e responda honestamente a pergunta: “Quanto amor você sente por Cristo e a igreja Dele?” Eu quero dizer: “Onde eu encontro alegria nesta vida?”

 

Apelo…