A Glória nos Espera

A Glória nos Espera

“A Glória nos Espera”

(Romanos 8:28-30)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(23-08-09) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Romanos, capítulo 8

 

Nós continuamos nossa pregação expositiva versículo por versículo baseada no livro de Romanos. Nós paramos da última vez no capítulo 8, versículo 27 e então retomamos agora no versículo 28. E o versículo 28 é um daqueles grandes versículos da Bíblia que nos amamos e estimamos. Muitos memorizam esse versículo para os momentos de conforto e de fortalecimento e ele se tornou tão popular que nós só precisamos mencionar a referência. Alguém está passando por um momento difícil e nós dizemos: “Lembre-se de Romanos 8:28!” É um versículo maravilhoso, porém muitas vezes tem sido mencionado fora de contexto. Por isso, é um privilégio para nós nesta manhã estudarmos esse versículo na moldura bíblica em que o Espírito de Deus o colocou.

 

Vocês vão se lembrar de que o versículo 1 desses capítulo 8 de Romanos é como um “Lembrete” de todo o capítulo. Romanos 8, versículo 1: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Tudo o que Paulo escreve a partir do versículo 2 até o final do capítulo é simplesmente um desenvolvimento do versículo 1. Paulo quer ensinar que uma vez que nós cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, uma vez que fomos justificados pela fé em Cristo, essa justificação, esse “ser declarado justo por Deus” permanece para sempre. Nós não estamos mais sob condenação por causa do pecado. Nós estamos “Sem culpa!” Nós estamos “em Cristo”. Nós estamos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

 

No nosso estudo anterior nos versículos 18 a 27, Paulo nos lembra que nós devemos olhar adiante para aquele dia futuro quando os Crentes receberão a completa medida da sua herança. Ele encoraja os Crentes dizendo: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”(18) É um lembrete encorajador de que os Crentes terão vida eterna, uma perspectiva eterna sobre tudo. Um dia a justificação do Crente se tornará em glorificação, aquele maravilhoso estado futuro quando Cristo reina no Seu trono nos novos céus e nova terra e o pecado não existirá mais. E a idéia é: “Tenha coragem agora no presente. Lembre-se disso nos momentos de dificuldade. A glória nos espera.”

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Uma das razões pela qual eu acredito muito na pregação expositiva da Bíblia, a pregação versículo por versículo dos livros da Bíblia, é porque esse tipo de pregação nos dá o contexto e o significado desejado pelos autores bíblicos. O verdadeiro significado dos versículos Bíblicos é encontrado no estudo das palavras, das frases e dos parágrafos que estão à sua volta. Quando nós fazemos isso nós também estudamos palavras que talvez de outra maneira poderíamos ter pulado.

 

Tendo dito isso, eu imagino quantos de vocês tiveram o privilégio de fazer um estudo cuidadoso dessas palavras no versículo 29 “dantes conheceu”, “predestinou”, e versículo 30 “chamou”, as quais examinadas com os outros termos, falam da doutrina da predestinação. Essas palavras não são palavras cridas somente por uma ou outra denominação. Essas palavras também não são palavras “Batistas”. Essas palavras são palavras Bíblicas. E elas são boas palavras que Deus usa para descrever Sua maravilhosa obra no e através do Seu povo.

 

Lembrem-se de que todo o propósito desse capítulo é mostrar que a glorificação futura do Crente está absolutamente garantida a partir do momento da sua justificação. Quando nós recebemos Cristo como nosso Senhor e Salvador nós somos justificados. Deus nos declara “sem culpa” pelo nosso pecado. Nós somos salvos do castigo do pecado. Mas nós olhamos ansiosos para aquele dia futuro em que nós seremos glorificados, quando seremos salvos da presença do pecado. A glorificação é futura. Para os crentes, a “glória nos espera”. Está chegando. Então, a idéia agora é: “Agüenta firme. Um dia seremos glorificados. A glória nos espera.” Os Crentes podem ser muito encorajados pelo que se segue nos versículo 28, 29 e 30. Deixe-me dar três atitudes para os Crentes que são dadas nos versículos 28, 29 e 30. Deixe-me dar a vocês três atitudes que decorrem desses versículos. Primeiro:

 

I. Sinta-se Confortado no seu Sofrimento (28)

 

Eu suponho que cada um de nós que está ouvindo esta mensagem hoje está passando por uma coisa ou outra, dificuldades no nosso casamento, na nossa escola, ou no nosso trabalho. E embora o sofrimento varie de uma pessoa para outra, a Bíblia fornece encorajamento para todo Crente que está sofrendo. Paulo disse anteriormente nesse capítulo: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (18) Esse tema é o contexto do que ele escreve agora no versículo 28:

 

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

 

Memorizem esse versículo! É um versículo importante. Quantos de vocês já decoraram? Eu amo esse versículo. Ele conforta os Crentes em seus sofrimentos. Vamos examiná-lo em partes.

 

E nós sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Deus é o objeto implícito. Ele é aquele que esta trabalhando em “todas as coisas”, fazendo com que cooperem para o bem. Mas repare naqueles para quem Ele trabalha para que todas as coisas cooperem para o bem. Diz: “daqueles que amam a Deus”. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ou daqueles que estão amando a Deus. Esse versículo pode ser traduzido melhor da seguinte maneira: “Para aqueles que estão amando a Deus, Deus trabalha para que todas as coisas cooperem para o bem.”

 

Vejam, o versículo 28 não está dizendo numa maneira Universalista, utópica que “Tudo vai acabar bem ao final.” É assim que o versículo 28 normalmente é citado, mas está errado. Esse versículo é bem específico. Ele é dirigido para aqueles que estão na condição de estar amando a Deus. Paulo está ensinando que “para aqueles que estão amando a Deus”, para os Crentes, para os seguidores comprometidos de Jesus Cristo, todas as coisas cooperam para o bem.”

 

O que “o bem” que está cooperando para o Crente? Bem, primeiramente ele não é definido como algum tipo de bem material ou egoísta. É um bem primordialmente definido pelo que segue nos versículos 29 e 30, chamado de conforme a imagem do Filho de Deus e incluindo estar de alguma maneira melhor preparado e moldado para nosso bem final na glorificação. Os versículos 29 e 30 são a exposição do “bem” de que fala o versículo 28 ou, o “segundo o seu propósito.” De certa forma, “o bem” que coopera por causa de Deus é qualquer coisa que ajude os Crentes a amarem Jesus cada vez mais.

 

Reparem em outra coisa aqui com relação “aos que amam a Deus”. Paulo identifica esses que amam a Deus, esses Crentes, com a frase: “daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Algumas traduções não trazem o artigo definido, “que são chamados segundo o seu propósito.           “ Em qualquer caso, Paulo está falando de Crentes genuínos, aqueles que Deus chamou para um relacionamento de amor e salvação com Ele. Um Crente genuíno é aquele que responde favoravelmente ao chamado de Deus para sua vida.

 

Por essa razão, nós algumas vezes falamos de um “chamado geral” e de um “chamado efetivo” ou “chamado eficaz”. Duas pessoas sentadas na congregação ouvem o Evangelho que está sendo pregado. O “chamado geral” do Evangelho foi dado a ambas. Mas o que acontece então?  Uma das pessoas diz: “Eu não estou interessado nisso.” A outra diz: “Eu preciso de Cristo. Eu preciso me arrepender.” E esta pessoa recebe Cristo como Senhor e Salvador. Para a segunda pessoa, o chamado de Deus se tornou efetivo, eficaz. Deus fez isso. Deus abriu o coração da pessoa para que entendesse a necessidade que ela tem de Cristo. Ela é chamado segundo o propósito de Deus.

 

Vejam, o versículo 28 é uma palavra de conforto somente para Crentes. Paulo diz: “E sabemos”. Nós! Nós Crentes sabemos disso. Eu fico imaginando se realmente sabemos. Será que realmente sabemos isso que Paulo presume que saibamos? Será que nós Crentes realmente sabemos e cremos que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, os que são chamados segundo o seu propósito”?

 

Esse é o conforto de Romanos 8:28. Sinta-se confortado no seu sofrimento. Saiba que Deus está agindo na sua vida, fazendo com que todas as coisas contribuam juntamente para o seu bem. Deus dirige todas as coisas para o bem daqueles que O amam. “Todas as coisas”, não apenas “algumas” coisas. Crente, Deus está trabalhando em cada uma das circunstâncias da sua vida para te fazer conforme a imagem do Seu Filho, fazendo com que todas as coisas cooperem juntamente para o bem, fazendo o que for preciso para que você ame a Cristo cada vez mais.

 

Por isso Deus pode tirara aquele trabalho que Ele sabe que vai te afastar Dele. Ele pode te dar outro emprego, uma vez que Ele sabe que isso te aproximará Dele mais ainda. Ele pode permitir a perda de um relacionamento porque Ele está trabalhando na sua vida para te moldar à imagem do Seu Filho e Ele sabe o que é melhor. Algumas vezes podemos olhar para trás e ver Sua mão e agradecer a Ele pelo que Ele fez.

 

E naqueles momentos em que não podemos enxergar Sua mão, podemos confiar em Seu coração. Ele está fazendo com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que O amam. Todas as coisas. Todas as coisas. Mesmo aquela tragédia ou perda repentina. Esse é o encorajamento para o Crente. Um dia veremos a evidência daquilo que sempre soubemos, pra o Crente, tudo acontece por uma boa razão. Um dia veremos isso. Tudo o que acontece na vida do Crente é usado por Deus para prepará-lo para a glória futura que o aguarda. Então quando estiver sofrendo, tenha confiança. Segundo:

 

II. Seja Conforme o Seu Salvador (29)

 

Aqui no versículo 29 temos a forma mais específica pela qual Deus trabalha em nossas vidas. Deus deseja nos conformar à imagem do Seu Filho. Deus quer que os crentes sejam como Jesus. É isso que Paulo diz aqui no versículo 29:

 

29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

 

Paulo primeiro escreve sobre aqueles que Deus “dantes” conheceu. A palavra inclui mais do que pré-ciência, conhecendo o desfecho dos eventos futuros antes que eles aconteçam. A palavra significa mais do que onipotência, conhecendo todas as coisas. Quando a Bíblia diz que Deus “conhece” uma pessoa, isso não quer dizer que Deus tem informações sobre aquela pessoa. Quer dizer que Deus tem um relacionamento íntimo com uma pessoa. Pré-conhecer tem a ver com relacionamento de amor. Conhecer de antemão significa que Deus colocou Sua afeição sobre um povo em particular. Isso é conhecer de antemão.

 

É como Deus fala do Seu povo em Amós 3:2: “De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido.” Essa é a idéia. Deus volta o Seu coração e afeição sobre um povo específico e escolhido. Oséias 13:5: “Eu te conheci no deserto”. 1Coríntios 8:3: “Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.”

 

O conhecer dantes fala do amor especial de Deus por Seu povo. Deus começou um relacionamento de amor com aqueles que Ele justificou pela fé. Ele tem um relacionamento de amor com os Crentes. Ele colocou Sua afeição sobre os Crentes.

 

Agora vejam essa progressão aqui no versículo 29. Deus dantes conheceu. Ele amorosamente voltou Seu coração para um povo em particular, aqueles que confiariam em Cristo como Salvador. “Os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho.”

 

A palavra “predestinou” significa “demarcou” ou, “delimitou” determinada coisa de antemão. Predestinação está relacionada especificamente com o propósito para o qual Deus colocou Sua amorosa afeição sobre o Crente. Deus coloca Sua afeição sobre um povo em particular, capacitando-os a crerem no Evangelho para qual propósito afinal? Versículo 29: “para serem conformes à imagem do Seu Filho” e, finalmente, versículo 30, para serem glorificados com Seu Filho.

 

Se Deus quiser, nós vamos domingo que vem à noite tratar do que essa palavra não quer dizer. Há algumas idéias estranhas entre os Crentes a respeito de predestinação e nós vamos lidar com essas idéias no próximo domingo à noite.

 

Muitas pessoas querem falar dessas palavras em abstrato, retirando-as do contexto na qual são encontradas, discutindo sobre elas, e perdendo o argumento principal que Paulo está ensinando nesses versículos. Nossa natureza caída chega a tal ponto que nós queremos falar de coisas que nós não compreendemos a despeito das coisas que Paulo deixa claro!

 

A Bíblia diz que o propósito de Deus para os Crentes é que eles sejam “conforme a imagem do Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

 

Paulo escreve de Cristo em Colossenses 1:18 que Cristo é “o primogênito dentre os mortos”. Ele está se referindo à ressurreição de Cristo. Jesus foi o primeiro dentre muitos a ressuscitar. Porque estamos “em Cristo”, nós somos “co-herdeiros” com Cristo. Nós estamos compartilhando das bênçãos de Cristo. Assim como Ele ressuscitou da morte, também nós somos ressuscitados da morte. É isso que Paulo quer dizer ao se referir a Cristo como “o primogênito entre muitos irmãos.”

 

Em poucas palavras o versículo 29 fala do Crente ser conformado ao Seu Salvador. Nosso desejo e objetivo na vida é sermos como Jesus. Eu fico imaginando quantos de nós realmente se empenham para ser como Cristo? E como podemos ser como uma pessoa que nós não conhecemos realmente? Nós precisamos estudar essa pessoa, passar tempo com essa pessoa, amar essa pessoa, a fim de realmente sermos conforme a imagem dessa pessoa. Isso faz parte do “todas as coisas” que Deus está fazendo contribuir juntamente para o nosso bem, ao sermos conforme a imagem de Seu Filho.

 

Sinta-se confortando no seu sofrimento, seja conforme seu Salvador, em terceiro:

 

III. Tenha Confiança na sua Salvação (30)

 

Esse é o “bem final” para o qual Deus está fazendo com que todas as coisas contribuam juntamente para aqueles que amam a Deus. O bem final é nossa salvação. É isso que Paulo está ensinando aqui no versículo 30:

 

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

 

Paulo está ensinando que os Crentes devem estar confiantes da sua salvação final. Nós um dia seremos glorificados. É garantido. Lembram-se dessas palavras justificação e glorificação?

 

Quando nós confiamos em Jesus como nosso Senhor e Salvador nós somos justificados. Deus faz isso. Ele nos declara justos. Somos justificados pela fé. Somos salvos do castigo pelo pecado. Nós olhamos adiante para aquele estado futuro de glorificação, quando estaremos salvos da própria presença do pecado.

 

O que Paulo está ensinando aqui nesses versículos é que os Crentes irão com certeza absoluta ser glorificados. Não há dúvida nenhuma. Você pode estar confiante de que sua salvação presente vai resultar numa salvação final.

 

Isso algumas vezes é mencionado como a doutrina da segurança eterna, ou doutrina da segurança, ou, a perseverança final dos Santos. É assim que eu gosto de chamá-la. Os Crentes verdadeiros vão perseverar até o fim. Eles vão conseguir. Deus vai cuidar para que isso aconteça.

 

É isso que Paulo ensina em outros lugares como em Filipenses 1:6: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”.

 

Ou, 2 Timóteo 1:12: “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”

 

É isso realmente que Paulo está dizendo aqui no versículo 30:

 

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

 

Vocês percebem as ligações permanentes nesta corrente dourada da salvação?  Deus é o “Grande Ferreiro“ desses elos dourados. Ele toma a iniciativa em cada uma das instâncias. Deus predestina, Deus chama, Deus justifica e Deus glorifica. Deus toma a iniciativa a cada momento.

 

Deus predestinou os Crentes. Eles “os delimitou” para serem conformes à imagem do Seu Filho e “os delimitou” para a glorificação futura. Esses Ele também chamou. Ele amorosamente voltou Seu coração e Sua afeição sobre esse povo. E então o que? Esses Ele também justificou. Deus fez isso. Ele os declarou justos pela fé. E então o que? Esses Ele também glorificou.

 

Vejam isso agora! O tempo verbal nessas palavras é o tempo aorista. Ele denota uma ação completa. Isso é particularmente significante na última parte do versículo 30. “A estes também glorificou.” Essa é uma ação completa. Tão certa é a glorificação do Crente que a Bíblia fala dela como já tendo ocorrido! Não é maravilhoso? Não há dúvida aqui. Deus também glorificou esses.

 

O que quero dizer é que nós ainda não fomos glorificados numa maneira cronológica, histórica. É uma glória que nos espera. Mas vejam, tão certo é o cumprimento dela que Paulo escreve sobre ela como se já tivesse ocorrido. Como? Bem, lembre-se Crente de que você está “em Cristo”. O que é verdade com relação a Cristo é verdade com relação a você! Você está indissoluvelmente Nele. Ele está no céu e, de uma maneira muito real, você também está, agora mesmo.

 

É isso que Paulo quis dizer em Efésios 2:5-6, onde ele diz que: “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, (Deus) nos vivificou juntamente com Cristo… e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;” Fascinante, não é?! Os Crentes estão agora aqui nesta terra, mas porque também estamos “em Cristo”, nós estamos também ao mesmo tempo nos “lugares celestiais.” Eis quão segura é nossa salvação.

 

Portanto não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus. Estamos salvos para sempre. Estamos seguros. Os Crentes não podem “perder” sua salvação. O ponto central desse capítulo é mostrar que a glorificação futura do Crente é absoluta e completamente garantida a partir do momento da justificação. Em Cristo, Deus salvou os Crentes do pecado passado, presente e futuro. Aleluia, que Salvador!

. Fiquem de pé para oração.