Vendo Sua Glória

Vendo Sua Glória

Lucas 9:27-36

Vendo Sua Glória”

(Lucas 9:27-36)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 9 (pag 698).

Estamos pregando cuidadosamente, versículo a versículo, através do Evangelho de Lucas porque nós realmente queremos entender este Evangelho, não seletivamente, levantando um versículo aqui e um versículo ali, mas pregando através dele parágrafo por parágrafo, versículo por versículo. Nós chegamos a um texto nesta manhã que é conhecido como a transfiguração de Jesus Cristo. A aparência de Jesus é tão transfigurada que a glória de Deus brilha de dentro e essa glória é vista por alguns dos 12 discípulos.

Nós paramos no versículo 26 e então vamos ao versículo 27 e o versículo 27 é um versículo dobradiça. Ele segue igualmente com o que o precede, assim como com o que o segue. Vocês se lembram o que o precede: Jesus está falando sobre segui-lO. Ele diz, “Negue a si mesmo, perca sua vida, tome a sua cruz, e não tenha vergonha de Mim.” Ele termina no versículo 26 com, “Qualquer que tiver vergonha de Mim…dele o Filho do Homem terá vergonha quando Ele vier em Sua glória…” vocês percebem essa frase no versículo 26, “quando Ele vier em Sua glória.” Então, no versículo 27, Jesus fala em antecipação dessa glória que virá. E o que Jesus diz no versículo 27 é que há alguns deles, alguns dos 12, que terão um gosto (uma pequena antecipação) dessa glória que está por vir. Ele diz no versículo 27, “E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte (não morrerão) até que vejam o reino de Deus.” Até que eles tenham um vislumbre da plenitude do Reino de Deus, uma pré-estreia dessa glória que virá, e isso configura esse evento conhecido por nós como a transfiguração.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra.

28 E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.

29 E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.

30 E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,

31 Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.

32 E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.

33 E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.

34 E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.

35 E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.

36 E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.

  • Oremos.

Introdução:

Eu adoro o versículo 32. Ele diz que enquanto toda essa gloriosa, maravilhosa e profunda coisa espiritual está acontecendo que, “Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono!” Isso acontece com alguns de nós quando coisas espirituais estão acontecendo. Outros estão experimentando a glória de Deus e nós estamos tão cansados que faremos bem de permanecermos apenas acordados. Eu sei: Estou te vendo! E na verdade isso ocorre mais de uma vez com os discípulos. Eles farão isso novamente no Jardim do Getsemane, caindo no sono enquanto Jesus está orando. Então quando você estiver cansado, você pode reivindicar autoridade apostólica e dizer, “Ei, eles dormiram!”

Pedro e aqueles que estavam com ele estavam pesados de sono; “e, quando despertaram, viram a sua glória.” Eu quero falar nesta manhã sobre ver a glória de Jesus Cristo. Teologia deve levar à aplicação prática e eu quero compartilhar com vocês desse texto como nós vemos a glória de Cristo hoje, mas primeiro quero voltar aos versículos e estudá-los mais de perto. Então vamos todos ao versículo 28 e caminharemos juntos através do texto.

Lucas começa nos contando que na semana seguinte ao Jesus falar a cerca de segui-lO, que Ele pega esses três camaradas dos 12: Pedro, João e Tiago e Ele os leva para cima da montanha para orar. Nada de estranho nisso; o que não é comum é o que segue. Versículo 29: “E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.”

Lembram o que aconteceu com Moisés quando ele subiu uma montanha? Ele estava sobre a montanha e na presença de Deus e quando ele desceu da montanha o que foi que todo mundo percebeu que estava diferente nele? Seu rosto brilhou com a glória de Deus. Era uma glória refletida. Era também uma glória parcial e desvaneceu com o tempo. O que estamos lendo no versículo 29 é muito diferente. A glória de Deus vista sobre Moisés brilhou de fora. A glória de Deus vista sobre Cristo brilha de dentro. Pense na lua; ela reflete luz; Moisés. E pense no sol; ele é luz; Jesus. Assim, o que estamos vendo aqui é a natureza intrínseca de Deus brilhando de dentro do Filho de Deus, Jesus Cristo. Ele é Deus.

Agora existem dois homens que aparecem com Jesus. Quem são eles? Vejam o versículo 30: “E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias.” Na última vez dissemos que Jesus Cristo é o ponto de nossa existência e o centro de nosso universo. Paulo escreve em Colossenses, “Todas as coisas foram feitas por Ele e para Ele (Colossenses 1:16).”Toda a Escritura aponta para Cristo. Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas. A Lei aponta para Cristo. Os profetas apontam para Cristo. A obra de Cristo, ou seja, Sua morte expiatória pelos pecados do homem é o plano culminante de Deus para nossa redenção. E isso é precisamente o que Moisés e Elias estão falando com Cristo. Versículo 31 diz, que eles “apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.” Essa palavra “morte” é literalmente a palavra Grega “exodus.” É interessante que Moisés, que liderou o exodus do povo de Deus no deserto, está falando a Cristo Jesus de Seu exodus. Moisés lidera o povo de Deus da opressão da escravidão. Jesus lidera o povo de Deus da opressão do pecado.

É claro que esses versículos nos encorajam a respeito do reconhecimento de nossos amados no céu. Às vezes sou perguntado, “Nós reconheceremos um ao outro no céu?” Falando logicamente nós não podemos imaginar como não poderíamos reconhecer nossos amados no céu. Seria estranho se tivéssemos menos percepção no céu do que temos agora na terra. E essa passagem é um dos poucos textos bíblicos que nos encorajam a saber que, não somente iremos reconhecer nossos amados, mas conheceremos aqueles que nunca conhecemos! Pedro nunca tinha conhecido Moisés e Elias, mas ele parece não ter dificuldade em saber quem eles são. E existe, é claro, grande encorajamento na segurança desse maravilhoso lugar chamado céu. Moisés tem estado lá há 1500 anos. Elias tem estado lá há 900 anos. Eles estão seguros e protegidos no céu, o mesmo lugar em que nossos amados no Senhor estão exatamente agora. E o mesmo lugar que eu e você iremos se confiamos em Cristo como Senhor e Salvador. Nossas almas viverão em um dos dois locais, ou no inferno por nossos pecados, que é o que todos nós merecemos, ou no céu se nós nos arrependemos e nos rendemos a Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas.

Nós lemos o versículo 32 anteriormente. Os sonolentos Pedro, Tiago e João acordaram para ver a glória de Cristo e os dois com Ele. Então o versículo 33, conforme Moisés e Elias se apartaram de Cristo, Pedro fala. Ninguém perguntou sua opinião! Ele apenas fala como é de seu costume, sua boca sempre correndo à frente de seu cérebro termina processando pensamentos. Ele fala no versículo 33 e diz, “Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias.” Lucas acrescenta ao final do versículo 33 que Pedro não percebe o que estava dizendo: “não sabendo o que dizia.”

E a declaração de Lucas lá, que Pedro não sabe o que estava dizendo, indica que sua sugestão não foi uma boa ideia. Moisés e Elias não podem ser colocados no mesmo patamar do Senhor Jesus. Moisés e Elias não merecem a mesma honra que Cristo. Moisés e Elias apontam para Cristo. Essa verdade é enfatizada na voz do Pai que vem do céu conforme veremos a seguir. O versículo 34 diz, “E, dizendo ele (Pedro) isto, veio uma nuvem que os cobriu (ou os envolveu) com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.”

Então essa nuvem celestial envolveu a todos eles e os discípulos estão amedrontados. Eles estão cheios de medo porque no Velho Testamento a Bíblia frequentemente usa uma nuvem para representar a glória de Deus (Exodo 13:21). Estar próximo à nuvem era estar próximo a Deus e Ele é santo e nós não. E então eles estão cheios de medo. Eles sem dúvida estavam cada vez mais temerosos, então, quando eles ouviram a voz de Deus. Versículo 35, “E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.” Isso soou um pouco parecido com o que ouvimos o Pai dizer no batismo de Jesus (Lucas 3:22). E lembrem-se do maior contexto aqui: a pergunta, “Quem é esse Jesus?” feita pelos discípulos quando Jesus acalmou o mar (Lucas 8:20) e feita por Herodes quando ele procurou vê-lO (Lucas 9:9) e respondida por Pedro em sua confissão (Lucas 9:20) é agora respondida pelo Pai na transfiguração, versículo 35, “Este é o meu amado Filho.”

O Pai Celestial diz, “A Ele Ouvi.” A Lei e os Profetas não eram um fim em si mesmos. Eles existiram para o propósito de apontar para Jesus Cristo (Lucas 24:27). Jesus interpreta a Lei e os Profetas.

E novamente, essa verdade é salientada na maneira como o evento aqui termina no versículo 36: “E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado – como? – .” Moisés e Elias aparecem. Eles falam com Cristo sobre Sua suprema morte sacrificial na cruz, um plano de Deus, um propósito divino de Deus, e então eles desaparecem da cena. É como se os aparecimentos deles dissessem, “Nós fizemos o nosso trabalho. Agora Você está fazendo o Seu. Estamos diminuindo. Você está crescendo. Nós apontamos para Você e a partir de agora é com Você, Jesus.” E eles vão embora: “Jesus foi encontrado sozinho.” Salvação não vem com Jesus mais alguma coisa. Jesus mais a Lei do Velho Testamento. Jesus mais obras. Jesus mais qualquer coisa. É Jesus apenas. Salvo somente pela graça, através da fé somente, em Jesus apenas. Ele foi encontrado só.

Agora nós fizemos aplicação através de nossa jornada por esses versículos, mas vamos pegar alguns minutos agora para trazer o foco nesse assunto de ver a glória de Cristo. Se fizermos a pergunta, “Como nós vemos a glória de Cristo hoje?” Esse texto sugere pelo menos três coisas. Primeira:

I. Nós vemos a Glória de Cristo através da Oração

Não é insignificante que a oração precede a transfiguração de Cristo. Os versículos 28 e 29 dizem que Jesus pegou esses três discípulos e Ele subiu a montanha para orar. Versículo 29, “E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto,” e assim por diante. A glória segue a oração. Oração precede glória. Pedro, João e Tiago entraram nesse testemunho da glória de Cristo através da oração.

Você já se admirou sobre o que Jesus ora quando Ele sai para algum lugar para orar? Eu realmente me admiro disso. Ele realmente tem poucas necessidades. Quero dizer, como Deus, você sabe, Ele é autosuficiente. O Filho de Deus submete ao Pai e pede ao Pai algumas coisas, mas Ele realmente tem poucas necessidades, existem poucas coisas pelas quais Ele pede. E quanto à confissão de pecado e remorso? Ele nunca, nem por uma vez, confessa qualquer pecado. Ele é sem pecado. Ele nunca, nem uma única vez, confessa pecado ou expressa remorso. Quero dizer o seguinte, se Jesus Cristo seguisse nosso exemplo na oração, Ele terminaria em 5 segundos porque não haveria nada a dizer por parte dEle! Nós oramos, “Ah, Deus! Eu fiz besteira de novo. Me desculpe. Não acredito que fiz isso novamente. Deus, me ajude. Mantenha-me afastado dessa tentação, me livre de dizer coisas que não devo, de pensar coisas que não devo, de agir da forma que não devo.” Se Jesus seguisse esse modelo, Ele faria o seguinte, “(Silêncio. Nada a dizer. Sem pecado para confessar).” E nós pedimos por coisas o tempo todo, “Deus, me dê isso, me dê aquilo. Eu quero, eu quero.” E novamente, Jesus faria da seguinte forma, “(silêncio; Eu não tenho onde recostar minha cabeça e estou tranquilo quanto a isso; Seja feita a Vossa vontade.)”

Então o que Jesus está falando na oração? Não estou certo de que Ele esteja falando muito de qualquer coisa. Eu fico maravilhado com o pensamento das três Pessoas da Trindade em comunhão um com o outro! Minha mente entra em parafuso só de tentar entender isso. Como deve ser? Pai, Filho, Espírito todos falando um com o outro.

Mas é isso, isso é comunhão. Oração é preeminentemente comunhão com Deus. Oração é entrar na presença de Deus. Oração precede glória. Quando você entra na presença de Deus, você realmente não precisa dizer muito. Claro que, há ocasiões em que você pede por coisas, certo? Quando Seus discípulos pediram a Jesus direcionamento em oração, Jesus ensinou-lhes a pedir pelo pão diário e a orar por proteção, “não nos deixe cair em tentação,” e assim por diante. Mas até aqueles pedidos não foram feitos sem antes dizer, “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome (Lucas 11:2).” Eu estou entrando nesse momento de oração reconhecendo a santidade de Deus e maravilhado diante do peso de Sua glória.

A glória de Deus é difícil de definir, mas é inerentemente o peso e o significado de Deus. Ver a glória de Cristo é sentir o peso e o significado de quem Ele é. Quando eu comungo com Deus através da oração, eu estou intencionalmente pensando sobre o caráter de Deus. Quando eu faço isso, eu sou energizado pelo Seu poder e Sua presença. Uma das razões de muitos de nós não sentir poder de Deus é porque não separamos um tempo para orar a Deus. Nós não sentimos Seu poder e presença porque não vamos a algum lugar regularmente e fechamos nossos olhos e sentimos Seu poder e presença. Faça isso esta semana. Veja a glória de Cristo através da oração. Veja como isso transforma você e te faz um trabalhador mais energizado, um supervisor melhor, um estudante melhor, um Cristão mais forte. Veja a glória de Cristo através da oração. Segunda:

II. Nós vemos a Glória de Cristo com as Pessoas

Eu acabei de falar em ficar sozinho com Deus em oração, mas a vida Cristã não é para ser vivida em exclusão de todas as outras pessoas. A vida Cristã é profundamente relacional. Jesus escolhe os 12. E então dos 12 Ele frequentemente seleciona um grupo menor. Ele tinha previamente levado a Pedro, João e Tiago com Ele quando Ele curou a filha de Jairo lá no capítulo 8 e agora Ele leva esses três com Ele para montanha acima.

E talvez haja uma série de razões para Jesus selecionar esses três em particular, mas veja como as pessoas são importantes para nós no viver de nossa fé Cristã. Jesus está fazendo discípulos e Ele nos comissiona a fazer discípulos também. Todos nós estamos no negócio de fazer discípulos. Isso acontece com mais profundidade em um grupo pequeno, bem como, em outras ocasiões.

Esta é uma das razões de enfatizarmos a importância de frequentarmos as salas da escola dominical. Existem coisas que você aprende na escola dominical que você não pode aprender no culto corporativo. Você tem o benefício de outras pessoas no grupo de quem você ouve e para quem você fala. Todo mundo tem uma história. Todo mundo tem uma formação única, conjunto de habilidades naturais e habilidades profissionais. Você aprende tanto quanto quando você está em um pequeno grupo.

Permaneça fiel ao pequeno grupo da sala da escola de Domingo. Professor, prossiga fazendo sua classe crescer. Treine outros para que comecem seus próprios pequenos grupos, de forma que, eles também, possam usar seus dons de ensino e comecem outro grupo no qual outros serão beneficiados por compartilhar uns com os outros. E se você não está em um pequeno grupo na sala da escola bíblica dominical, comece visitando alguma hoje. Se você precisa de ajuda para encontrar uma, pergunte a sua volta. Então vá e diga, “Ei, estamos visitando hoje.”

Nós vemos a glória de Cristo através da oração; nós vemos a glória de Cristo com as pessoas; terceiro:

III. Nós vemos a glória de Cristo em um Encontro Pessoal

Essa verdade se baseia na força culminante desse evento conforme a voz do Pai Celestial diz, “Este é o meu amado Filho; a ele ouvi!” Moisés e os Profetas apontam para Jesus Cristo. Ele é a razão da nossa existência.

Jesus diz, “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por Mim (João 14:6).” Isso é enfatizado no desaparecimento de Moisés e Elias e Jesus sendo “encontrado só.” Ele é a razão da nossa existência.

E nós chegamos a conhecê-lO através de um encontro pessoal. Não é suficiente saber a respeito de Jesus, simplesmente conhecê-lO no sentido intelectual. Nós devemos também conhecê-lO em um sentido profundamente pessoal, em um sentido existencial. Isto é, nós devemos conhecê-lO com ambos, a mente e o coração.

Eu ouvi Tim Keller falar sobre essa distinção recentemente. Ele disse que tem um cunhado e eu creio no que vou falar. E esse cunhado nunca usaria seu cinto de segurança. E Tim estava ao volante para dirigir e seu cunhado junto, mas ele nunca colocaria o cinto. E Tim teria dito a ele para colocar o cinto de segurança, falando a respeito de segurança que ele proporciona e tudo mais, mas o camarada simplesmente se recusou a usá-lo.

Assim, alguns meses mais tarde, Tim visitou o cunhado e eles estavam se dirigindo a algum lugar e o cunhado de Tim entrou no carro e colocou o cinto! E Tim disse, “Certo, o que está acontecendo com você? Por que de repente você se tornou o garoto propaganda da segurança de automóvel?!” E seu cunhado disse que um amigo havia tido um acidente e ele tinha visitado esse amigo recentemente no hospital. Ele viu os 120 pontos na cabeça dele e agora ele coloca o cinto.

E se você pensar a respeito, seu cunhado não recebeu repentinamente alguma informação nova sobre segurança de automóvel. Ele não recebeu, não é? Ele já conhecia os fatos, mas o que ele sabia ser verdade em sua mente, ele estava sentindo agora em seu coração. Isso agora foi uma experiência verdadeira e pessoal para ele.

E conhecer a Cristo é parecido com isso. Nós vemos a glória de Cristo em um encontro pessoal. A maioria de nós tem toda a informação de que precisa para nos rendermos a Cristo como Senhor de nossas vidas. Nós sabemos quem Ele é. Mas não estamos salvos meramente baseado em informações factuais. Nós vemos Sua glória quando vamos a Ele em um encontro pessoal. Nós cremos com nossa mente e coração. Deus diz, “Este é o meu amado Filho; a ele ouvi!” Você ouviu? Você teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo?

  • Fiquemos de pé para oração.