Comprometimento Total ou Nenhum Comprometimento

Comprometimento Total ou Nenhum Comprometimento

Lucas 9:21-26

Comprometimento Total ou Nenhum Comprometimento”

(Lucas 9:21-26)


Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 9 (pág 698).

Estamos pregando através do Evangelho de Lucas. Isso é o que fazemos aqui na Primeira Batista de Henderson. Pregamos através dos livros da Bíblia, crendo que esta é a melhor maneira de aprender a Palavra. Além de nossa seleção de um tema que desejamos falar, tentamos encontrar versículos que o sustentem – o que deve nos conduzir a nos colocarmos abaixo do texto – nos submetemos à Bíblia, lendo através dela, parágrafo por parágrafo, permitindo que a Bíblia dite nosso estudo semanal – nos colocando em submissão abaixo do texto. Nosso objetivo é fazer Deus o centro de nossa adoração e a pregação expositiva através dos livros da Bíblia nos ajuda a atingir esse objetivo.

Quando estivemos pela última vez no Evangelho de Lucas, estudamos a grande confissão de Pedro. Irmão Matt McCraw pregou dos versículos 18-20. Em resposta a pergunta de Cristo, “Quem vós dizeis que eu sou?” Pedro respondeu, “O Cristo de Deus.” Agora lemos a resposta de Cristo a Pedro e aos discípulos.

  • Por favor fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

21 E, admoestando-os, mandou que a ninguém referissem isso,

22 Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.

24 Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.

25 Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo?

26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

  • Oração.

Introdução:

Talvez a maior preocupação da igreja moderna na América hoje seja que todos os templos espalhados por todo nosso país estejam cheios de um grande número de pessoas, muitas delas são pessoas boas que não são seguidoras de Jesus Cristo. E o pior de toda essa situação é que muitas dessas pessoas nem mesmo sabem disso. Se você perguntasse a elas, elas responderiam, “Sim, eu sou um Cristão,” ou, “Sim, eu sou um seguidor de Cristo.” Nós perguntamos, “Como você sabe que é um Cristão?” ou, “baseado em que você é um seguidor de Cristo?”

E então descobrimos, “Bom você sabe, uma pessoa visitou minha casa e citou a Bíblia e eu abaixei minha cabeça e disse, “Sim,” ou, “eu fui a um culto,” ou “eu ergui minha mão num encontro de reavivamento.” Nós perguntamos, “Isso é tudo? Essa é a coisa na qual você baseia a eternidade de sua alma? Não há nada mais? Isso é tudo o que você pode dizer?” E com muita frequência, isso é tudo o que elas podem dizer.

Por outro lado, se tornar um Cristão requer não mais que o exercício de simples fé e arrependimento. Nós chegamos a Cristo quebrantados e cremos que Ele é quem a Bíblia diz que Ele é. Nos rendemos a Ele como Senhor. Isso acontece em um dado momento, mas se tornar um Cristão não é apenas certa decisão que é feita no passado como se nada mais fosse necessário. Se o que fizemos em certo momento no tempo – se curvamos nossas cabeças ou fomos a um culto – se o que fizemos foi realmente o exercício de simples fé e arrependimento, então nossas vidas mudam. Nós começamos uma jornada que é notadamente diferente de todos que nos cercam. Nós somos transformados. Somos diferentes. Nós temos novos desejos. Nós amamos Jesus Cristo e Sua igreja e vivemos para Ele. Ele é Senhor.

Assim, nem todos que dizem que são Cristãos são na realidade, verdadeiramente Cristãos. E pregar e ensinar a Palavra de Deus é frequentemente nos levar de volta à Palavra para corrigir esse problema, a fim de salvar almas da destruição eterna e inferno. Jesus diz em Mateus 7:13-14:

13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

Eu concordo com John MacArthur, Jr., que diz:

Eu estou realmente convencido de que o evangelismo mais popular hoje atrai pessoas à decepção. Ele promete um maravilhoso, confortável plano para a vida de todos. Ele não fala nada sobre porta estreita, caminho estreito. Seu assunto é o amor de Deus, não há menção da ira de Deus. Ele tende a ver pessoas como mais privadas do que depravadas. Ele está cheio de compaixão e entendimento sem menção de pecado, ira e julgamento. Sem menção a arrependimento, sem aviso de julgamento, sem chamado a quebrantamento, sem perspectiva de coração contrito, sem desejo de tristeza sobre o pecado. Ele apenas chama por um momento, uma rápida decisão, umas poucas palavras e então algumas promessas de saúde, felicidade e bênção. Sermão: “O Evangelho em Perspectiva” (Lucas 9:23-26).

É claro, a ironia disso é que você e eu lemos os versículos de nosso texto esta manhã e vemos que seguir a Cristo é uma questão de compromisso total. É uma decisão de vida. Não há nada nesses versículos que diga algo do tipo, “Apenas sente no conforto de seu lar, curve sua cabeça, repita algumas palavras, se torne um Cristão, e então passe o restante de seus dias fazendo o que você quer fazer. Você não precisa ir à igreja. Você não precisa ser batizado. Você não precisa contar a mais ninguém. Isso é para as pessoas ‘realmente religiosas’. Você está dentro. Você está bem. Apenas aproveite a vida maravilhosa.” Não há nada aqui nesses versículos que diga algo desse tipo.

Ao invés disso, Jesus diz, “Você quer Me seguir? Vê as pessoas carregando suas cruzes para suas crucificações Romana? Vê os problemas e dificuldades que os aguardam? Pegue a sua cruz todo dia e Me siga. Você quer Me seguir? Você quer salvar sua vida? Esqueça-a. Perca sua vida por Minha causa e você viverá. Você quer o mundo? Você quer todos os gracejos, sutilezas e confortos que o mundo oferece? Ótimo. Pegue-os, mas você irá perder sua alma. Quem quer que desejar salvar sua vida perdê-la-á. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Você tem vergonha de Mim? Então Eu terei vergonha de você. Me seguir não é fácil. Será difícil. É uma batalha. É ‘Comprometimento Total ou Nenhum Comprometimento.’ Ponto final.”

Não há nada nos versículos 21-26 que diga qualquer tipo de “crendice fácil.” Você sabe como é, “Apenas curve sua cabeça e repita depois de mim e nada mais é exigido! Nós te amamos cara. Apenas se junte a nossa pequena comunhão e traga seu dinheiro e se divirta em nossas festas e programas.” Sacrilégio. Blasfêmia. É “Comprometimento Total ou Nenhum Comprometimento.” Duas coisas principais aqui. Veja-as comigo. Número um:

I. Jesus Cristo foi Totalmente Comprometido com a nossa Salvação (21-22)

Logo depois da confissão de Pedro no versículo 20, “Você é o Cristo de Deus,” Jesus alerta severamente os discípulos no versículo 21 a não dizer isso a qualquer um. Por que? Porque nesse ponto proclamar que Jesus Cristo era o Messias, era trazer conflito certo entre Judeus e Roma. As concepções Judaicas de Messias foram quase totalmente nacionalistas e políticas. Os Judeus procuraram um messias da mesma maneira que muitos votantes procuram por um presidente. Eles procuravam por alguém que os salvasse politicamente. Como um todo, os Judeus – bem como todos – entenderam de forma completamente errada a primeira vinda de Cristo. Ele não tinha vindo para ser um salvador político, mas um Salvador espiritual. Então Ele lhes conta o que vai acontecer. Eles não entendem isso ainda, mas irão entender, versículo 22:

22 Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia.

Jesus Cristo está falando de Si próprio. A autodesignação, “Filho do Homem,” é a maneira preferida de Cristo se referir a Si próprio.Ele diz, “Eu sofrerei muitas coisas, serei rejeitado por três grupos do Sinédrio – os anciãos, sacerdotes e escribas – então eu serei morto e ressuscitarei ao terceiro dia.”

Uma das verdades que emerge dessa declaração é que a cruz não foi um acidente. A cruz foi parte do divino plano de Jesus. A gramática até sugere isso. Jesus diz, “O Filho do Homem deve sofrer.” É uma necessidade divina. É em cumprimento de um plano divino. Nós adoramos na Ceia do Senhor à luz desse princípio na semana passada. Paulo diz, “Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores (1Timóteo 1:15).” É por isso que Cristo veio. Ele veio morrer.

Então isso leva a outra verdade que emerge do versículo 22. Jesus Cristo foi totalmente comprometido com a nossa salvação. Ele veio morrer por nós. João 15:13, “Ninguém tem maior amor que esse, de dar a sua própria vida por seus amigos.” Jesus deu Sua vida por nós. Ele morreu na cruz por nossos pecados. Então Jesus Cristo foi totalmente comprometido com a nossa salvação. Isso significa, número dois:

II. Nossa Salvação requer Total Comprometimento a Jesus Cristo (23-26)

Percebe como são coerentes? Percebe como caminham juntos? Jesus Cristo foi totalmente comprometido com a nossa salvação; nossa salvação requer comprometimento total a Jesus Cristo. Ele morreu por nós; nós morremos por Ele. Versículos 21-22, Ele morreu por nós; versículos 23-26; nós morremos por Ele. Com o que se parece comprometimento total? Quatro coisas. Escreva isso:

1) Nós Devemos Negar a Nós Mesmos

Jesus Cristo diz no versículo 23, “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo.” O que isso significa? Isso significa que não vivemos mais uma vida autofocada, autocentrada, uma vida de interesses próprios. Nosso foco está em cima e para fora. Jesus Cristo é o centro de nossas vidas.

Minha mãe costumava me dizer, especialmente quando eu era um adolescente, “Ao contrário do que você pode pensar, o mundo não gira ao seu redor!” Ela estava certa. E essa afirmação poderia ser feita a qualquer um no universo exceto Jesus Cristo. Porque tudo gira ao redor de Jesus Cristo. Este livro inteiro, a Bíblia, aponta para Jesus Cristo. Este mundo aponta para Jesus Cristo. Ele veio para nos redimir do pecado.

Apenas olhe ao redor e você verá a nossa necessidade de sermos salvos dos efeitos do pecado. Este não é um mundo perfeito. Um dia foi, mas Adão trouxe o pecado para o mundo e estamos vivendo na queda até o retorno de Cristo. É por isso que temos tragédias naturais e aflições, e um atirador louco atirando em Tucson, Arizona. Jesus Cristo veio para nos redimir do pecado. E nós também celebramos isso na Ceia do Senhor na semana passada, conforme refletimos em nosso passado, presente e salvação futura.

Nós devemos negar a nós mesmos. Não vivemos mais uma vida autofocada, autocentrada e de interesses próprios. Negando a nós mesmos significa que nosso dinheiro não pertence exclusivamente a nós. Somos rápidos em dar. Jesus pergunta, “De que aproveita um homem se ele vive para este mundo? De que aproveita um homem se ele ganha o mundo inteiro e perde sua alma?” somos rápidos em dar aos outros. Somos rápidos em ajudar os outros. Somos rápidos em amar os outros, orar pelos outros, encorajar os outros. Em uma palavra, nós cumprimos o Grande Mandamento; nós amamos o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, alma, mente e força, e amamos nosso próximo como a nós mesmos (Lucas 10:27). Comprometimento total ou nenhum comprometimento. Segundo:

2) Nós Devemos Tomar nossa Cruz Diariamente

Jesus diz no versículo 23, “Tome sua cruz diariamente.”

Nos dias de Jesus, as pessoas não tinham de olhar muito ao redor para ver pessoas carregando suas cruzes para uma crucificação Romana. Isso não era uma visão incomum. Consequentemente, isso é uma boa metáfora para seguir a Cristo. “Viva uma vida de autonegação, dando sua vida por Jesus Cristo, sendo disposto até de morrer por Ele.” Jesus diz, “Qualquer que desejar salvar sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder sua vida por Minha causa, salvá-la-á.” Comprometimento total ou nenhum comprometimento.

Uma das cartas mais comoventes que eu já li sobre alguém comprometido a Jesus Cristo foi escrita por um homem chamado Christopher Love. Christopher Love foi um Galês, um pregador Protestante que foi decapitado por uma suposta conspiração contra Oliver Cromwell em Londres, Inglaterra. Ele foi decapitado na Tower Hill, a Torre de Londres, em Agosto de 1651. Durante sua prisão, ele escreveu muitas cartas a sua esposa, mas talvez a carta mais comovente que ele tenha escrito, seja a que ele escreveu a ela no dia antes de sua execução. O que você escreveria um dia antes de sua execução? A carta de Christopher Love reflete uma vida de total comprometimento a Jesus Cristo. Ouçam enquanto leio pequenos trechos dela:

Minha mais graciosa Amada,

Estou indo agora da prisão ao palácio: eu terminei meu trabalho e estou indo receber meu salário. Estou indo para o céu onde estão dois de meus filhos, e deixando você na terra onde estão três de meus bebês. Esses dois lá em cima, não precisam de meus cuidados; mas os três aqui em baixo precisam dos seus. Me conforta pensar que dois de meus filhos estão nos seios de Abraão, e três deles estarão nos braços e nos cuidados de tão terna e piedosa mãe. Eu sei que você é uma mulher de espírito triste, ainda que seja consolada, embora suas tristezas sejam grandes por seu esposo que vai deixar este mundo, ainda que suas dores sejam menores que trazer seu filho ao mundo; você será uma mãe cheia de alegria, embora seja uma viúva triste; Deus tem muitas misericórdias guardadas para você; a oração de um esposo que está morrendo por você, não será esquecida. Para minha vergonha digo isso, nunca orei por você em liberdade, como tenho feito na prisão. Eu posso escrever mais, mas tenho alguns conselhos práticos para deixar com você, a saber:

1. Mantenha-se sob um som, ortodoxo, ministério de busca da alma. Ah! Existem muitos enganadores no mundo, mas a ovelha de Cristo conhece Sua voz, e elas não seguirão um estranho. Preste atenção em qualquer ministro que ensinar o caminho de Deus em verdade; e siga o conselho de Salomão em Provérbios 19:27.

2. Traga seus filhos ao conhecimento e conselhos do Senhor. A mãe tem que ser uma professora na ausência do pai, Provérbios 31:1, “As palavras que sua mãe lhe ensinou…” E Timóteo foi instruído por sua avó, 1 Timóteo 1:5.

3. Ore em família diariamente, para que os seus possam estar entre as famílias que clamam a Deus.

9. Estude o pacto da graça e méritos de Cristo, e seja incomodada se você pode; você é interessada em tal pacto que aceita propósitos para performances, desejo por ações, sinceridade por perfeição, a justiça de outro, ou seja, a de Jesus Cristo, como se fosse a sua própria. Ah! Meu amor! Descanse no amor de Deus, no seio de Cristo.

10. Engula a sua vontade na vontade de Deus. Isso é um cálice amargo que temos que beber, mas é o cálice que nosso Pai tem colocado em nossas mãos. Quando Paulo sofreu em Jerusalém, os Cristãos disseram, “A vontade do Senhor seja feita!” Ah! Dizei isso quando eu for para a Tower Hill, “A vontade do Senhor seja feita!”

11. Alegre-se em minha alegria. Chorar por mim excessivamente argumenta, que você inveja ou suspeita de minha alegria. A alegria do Senhor é a minha força; Ah! Deixe que seja a sua também! Querida esposa, adeus; não mais te chamarei de esposa; não verei mais a tua face; ainda não estou mais perturbado porque agora estou indo encontrar o noivo, o Senhor Jesus, a quem serei eternamente casado.

Adeus querida amada, e novamente digo adeus. O Senhor Jesus seja com seu espírito, o Criador do céu e terra seja um esposo para você; e o Pai do Senhor Jesus Cristo seja um pai para seus filhos – são as orações do seu que está morrendo, seu amigo mais carinhoso até a morte, Christopher Love, escrito no dia de minha glorificação, da Torre de Londres, 22 Agosto, 1651.

Você ouviu o comprometimento a Jesus Cristo nessa carta? Comprometimento total ou nenhum comprometimento. Terceiro:

3) Nós Devemos Seguir a Cristo Continuamente

Jesus diz no versículo 23, “Siga-Me.” O verbo está no modo imperativo. Seguir a Cristo não é uma opção. É uma necessidade. Nós não podemos apenas “crer em Cristo” e não “segui-lO.” Ambos caminham juntos.

Existe uma falsa doutrina parecida com isso, “Existem dois tipos de Cristãos: aqueles que acreditam em Cristo e então aqueles que se renderam ao Senhorio dEle.” Não. Há somente um Cristão: aquele que creu em Cristo e se rendeu ao Senhorio dEle. Jesus não nos dá outra opção. Ele diz, “Siga-Me.” É um imperativo. E o verbo está no presente. Isso sugere uma atividade continuada. Seguir a Cristo é um esforço contínuo. Verdadeiros seguidores continuam a seguir a Cristo. Eles não param. Essa verdade é acentuada por Cristo ao usar a frase, “Tome a sua cruz diariamente.”

Se nós somos verdadeiros seguidores de Cristo, então buscaremos a Ele em todos os momentos de nossos dias. Não é algo que buscamos apenas uma vez na semana ou até duas vezes na semana: ir à igreja Domingo, ir na Quarta. Seguir a Cristo é uma transformação de vida que resulta em seguir momento a momento. É por isso que temos que perguntar ao camarada que diz, “Certamente, fui salvo em 1975. Curvei minha cabeça e fiz o que o pregador falou. Não, eu não vou à igreja. Não, eu não testemunho. Não, eu não leio minha Bíblia.” Nós dizemos, “Não, você não é um salvo!” Cristo diz “Siga-Me.” Comprometimento total ou nenhum comprometimento. Número quarto:

4) Nós Não Devemos Nos Sentir Envergonhados

Você tem vergonha de Cristo? Você fala de Cristo no trabalho ou na escola? Você tem vergonha de que os outros saibam que você é um seguidor? Você não tem desejo de ser batizado – uma confissão pública de fé – você não tem desejo de ser batizado porque você tem vergonha de Jesus Cristo?

Se você tem vergonha de Cristo, versículo 26, “dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.” Pode o verdadeiro salvo ter vergonha de Cristo?

Ele foi totalmente comprometido com a nossa salvação; ou salvação requer total comprometimento a Ele.

Ano passado nossa família leu um clássico Cristão de John Bunyan, O Progresso do Peregrino. Eu espero ler isso novamente com minha família assim que entrarmos no Novo Ano. O livro é uma alegoria que descreve a vida de um Cristão, a jornada do início ao final, da salvação à glorificação. Nas primeiras cenas, o personagem principal do livro, cujo nome é Cristão, está aprendendo com outra pessoa, cujo nome é Intérprete. E ambos estão observando uma cena onde as pessoas estão se tornando seguidoras de Cristo. Cristão vê o céu e vê as pessoas iniciando a jornada, e ele vê alguém que volta atrás, com medo de iniciar a jornada. E então Cristão vê um homem valente entrar na porta para se tornar um Cristão. Isso é um quadro de total comprometimento, um quadro daquilo com o que verdadeiros seguidores de Cristo se parecem e o que eles receberão no final. Ouçam isso enquanto leio. Bunyan escreve:

Eu também vi que o Intérprete novamente pegou Cristão pela mão e o conduziu a um lugar agradável, onde havia um majestoso palácio, bonito de se ver, e Cristão ficou encantado com a visão. Ele também viu, sobre o topo, uma certa pessoa caminhando, toda vestida de ouro. Então Cristão disse, “Podemos ir até lá” Então o Intérprete o levou até lá através da porta do palácio. Na porta havia uma grande quantidade de homens que desejavam entrar, mas não se atreviam; enquanto que a pouca distância da porta, em uma mesa, com um livro e uma caneta diante dele, sentava um homem que anotava o nome de qualquer um que deveria entrar lá. Ele também viu que na porta estavam muitos homens com armaduras para proteção, prontos para ferir e causar os danos que eles pudessem aos homens que entrassem. Agora Cristão estava espantado.

Enfim, quando todos os homens permaneceram afastados com medo dos homens de armadura, Cristão viu um homem bem apessoado, forte e determinado que se dirigiu ao homem sentado que anotava e dizendo, “escreva meu nome, senhor.” E quando ele fez isso, o homem puxou sua espada e calçou um capacete na cabeça e partiu em direção aos homens de armadura que o atacaram com força mortal; mas o homem, sem ser desencorajado, cortou e golpeou ferozmente. Após ter recebido e causado muitos ferimentos àqueles que tentaram mantê-lo de fora, ele cortou caminho entre os homens após os quais havia uma voz agradável daqueles que caminhavam no topo do palácio, dizendo: “Venha, venha; Eterna glória recebes tu.” Então ele entrou e foi vestido com as vestes como a deles. (John Bunyan, O Progresso do Peregrino)

Isso é um quadro daquilo com o que verdadeiros seguidores se parecem e o que irão receber no final. Jesus Cristo quer homens e mulheres que dirão aquele que escreve os nomes no Livro da Vida, “Coloque aí o meu nome, senhor.” Me coloca aí. Estou disposto a entrar numa batalha ao longo da vida pela graça de Deus, através da fé em Jesus Cristo. Eu sei que não vai ser fácil. Eu sei que é uma questão de total comprometimento ou nenhum comprometimento.

Fiquemos de pé para a oração.