Tratando Cristo com Desprezo

Tratando Cristo com Desprezo

“Tratando Cristo com Desprezo”
(Lucas 23:1-12)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Série: Certeza em Tempos Incertos

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 23 (Pg 711; YouVersion).
Estamos pregando, verso a verso, através do Evangelho de Lucas. Essa é a melhor maneira de pregar, ensinar e aprender a Palavra de Deus. Uma das razões de ser a melhor maneira de se pregar expositivamente, verso a verso, os livros da Bíblia é que isso permite que Deus determine o tópico de cada sermão. É melhor do que um pregador presumir que sabe o que sua congregação precisa e então vem com um tópico buscando na Bíblia por versos que confirmem isso. Nós apenas nos voltamos para a Palavra de Deus e lemos através dos livros que Ele tem nos dado e, verso a verso, Deus nos atinge onde precisamos ser atingidos.
A última vez que estivemos em Lucas, estávamos lendo sobre, “Deus em Julgamento.” Jesus Cristo está em julgamento diante do Sinédrio – o Conselho Judeu de 71 líderes – por proclamar ser Deus. Leremos agora a respeito dos líderes conduzirem Jesus diante do líder Romano Pôncio Pilatos e então Jesus sendo levado diante do governante Herodes Antipas. Ambos acharão Jesus inocente de qualquer coisa. Prestem atenção nisso enquanto lemos a passagem e percebam que embora Jesus seja achado inocente, Ele não deixa de ser tratado com desprezo.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos.
2 E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei.
3 E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
4 E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem.
5 Mas eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia, começando desde a Galiléia até aqui.
6 Então Pilatos, ouvindo falar da Galiléia perguntou se aquele homem era galileu.
7 E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.
8 E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal.
9 E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia.
10 E estavam os principais dos sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência.
11 E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos.
12 E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.

Oração (Mostra-nos, mostra nosso pecado, e mostra-nos nosso Salvador).

Introdução:
Deus está em julgamento na pessoa de Cristo. E enquanto Jesus está sob julgamento, há outros que podem ser encontrados em culpa por tratar a Cristo com desprezo, escárnio e desdém. O Sinédrio era culpado, Pilatos é culpado e Herodes é culpado. Todos eles são culpados por tratar a Cristo com desprezo. Mas e quanto a você? E quanto a mim? Somos sempre culpados por tratar a Cristo com desprezo? Somos sempre culpados por negligenciar as Palavras de Cristo ou por mostrar alguma falta de respeito por quem Ele é? Eu não quero responder a essas perguntas porque tanto vocês quanto eu quero ajudá-los a sempre ler a Escritura dessa forma – conforme oramos – para nos enxergarmos, para enxergarmos nossos pecados e então vermos nosso Salvador. É muito fácil ler a Bíblia e notarmos apenas o quão má uma pessoa é. E quanto a você e a mim? Nós também somos culpados por tratar a Cristo com desprezo?
Vamos pensar a respeito disso conforme estudamos a passagem nesta manhã, uma passagem que eu dividi em duas partes, ambas as quais enfatizam a inocência de Jesus Cristo. Este parece ser o principal propósito de Lucas na maneira que ele relata os eventos do julgamento e crucificação de Jesus. Lucas não é tão prolixo aqui quanto os outros escritores dos Evangelhos. Sua economia de palavras insiste no fato de que esse Cordeiro de Deus levado ao sacrifício é um inocente Cordeiro de Deus.
I. Veja a inocência de Cristo diante de Pilatos (1-5)
1 E, levantando-se toda a multidão deles (o Sinédrio), o levaram a Pilatos.
Se vocês olharem para o final do capítulo anterior, vocês lembrarão que o Sinédrio fez um pequeno julgamento de Jesus. Eles O acharam culpado de blasfêmia. Lembram-se disso da última vez? Jesus afirma ser de Deus e vir de Deus. Ele refere a Si mesmo como Cristo, Filho do Homem e Filho de Deus. Todos os três títulos revelam Sua divindade, que Ele é de Deus e vem de Deus. Assim, os líderes Judeus creem que Jesus é culpado de blasfêmia e, portanto, digno de morte. Eles queriam matá-Lo.
O problema é que eles poderiam não ter dado uma sentença de morte. Apenas Roma poderia impor a sentença de punição capital (João 18:31), e agora o Sinédrio traz Jesus a Pilatos. Pilatos tem autoridade para impor a sentença de morte.
Normalmente Pilatos estaria em Cesaréia, seu lar oficial, se você preferir, mas devido à Páscoa, Pilatos está na cidade no escritório em Jerusalém. Ele está lá porque parece que metade do mundo está em Jerusalém para celebrar a Páscoa.
Uma breve palavra sobre Pilatos: Pilatos não se importava muito com os Judeus. Ele tinha roubado uma boa quantia do dinheiro deles, pegando da tesouraria do templo e usando o dinheiro para construir um aqueduto para levar água para a cidade de Jerusalém. Um aqueduto não é uma má ideia, mas roubar dinheiro dos outros para construir é outra estória. É como se nosso prefeito viesse à Primeira Batista de Henderson e pegasse dinheiro do orçamento da igreja e usasse para o que ele quisesse. Então Pilatos era um camarada mau e não se importava muito com os Judeus.
Assim, os líderes Judeus tinham encontrado culpa em Jesus de blasfêmia e queriam que Jesus fosse morto, mas eis o problema: Pilatos não se importava. Ele não estava interessado na contenda dos Judeus. Ele não pertencia à religião deles. Então os Judeus colocaram as acusações de modo que parecessem menos religiosas e mais políticas. Eles sabem que Pilatos não se importaria com suas contendas religiosas então ressoaram algumas acusações políticas, crendo que Pilatos iria ouvi-los agora; três acusações políticas no verso 2:
2 E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei.
E como Pilatos responde? Verso 3:
3 E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
Pilatos ignora as duas primeiras acusações políticas. Pilatos é um político astuto. Ele sabe como a roda gira. Essas acusações são infundadas. Você e eu sabemos disso. Jesus é realmente culpado de “perverter a nação,” tentando fazer com que as pessoas se rebelassem contra Roma? Não foi Jesus quem pregou, “Ame seus inimigos (Lucas 6:27-31)?” Não foi Jesus quem pregou, “Ame seu próximo (Lucas 10:27)?” A segunda acusação no verso 2 é que Jesus proibiu as pessoas de pagar impostos a César. Lembram de Lucas 20:25? “Deem a César as coisas que são de César?” sem fundamento. Mas Pilatos pega essa última acusação. Ele está interessado nessa, verso 3 novamente:
3 E Pilatos perguntou-lhe, dizendo: “Tu és o Rei dos Judeus?”
Pilatos se considera um tipo de rei. Ele tinha muita autoridade e servia diretamente ao Imperador Romano Tibério César. Ele está interessado nessa acusação: “Você é o Rei dos Judeus?” A palavra “Você” está no original. Provavelmente é algo do tipo, “VOCÊ, Rei dos Judeus?!”
3 …E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.
Jesus não está sendo evasivo aqui, mas ao invés disso, está tentando evitar ser mal entendido. Ele está sempre preocupado que Seu reino não seja mal entendido. Sim, Ele é rei. “Tu o dizes.” Qualquer um sabia que Jesus proclamara ser o rei dos Judeus. É por isso que esse pequeno título foi escrito acima de Sua cabeça em três diferentes línguas em Sua crucificação (João 19:20). Em Hebraico, Grego e em Latim, o título diz, “Rei dos Judeus.”
4 E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem.
João 18 nos ajuda a entender porque Pilatos não está preocupado. Em João 18, João fornece um pouco mais de detalhe. Jesus diz a Pilatos, “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. (João 18:36).”
Percebe, Pilatos só se preocupa com a declaração de Jesus ser rei, se Ele estivesse falando em um sentido político. Pilatos está checando para ver se Jesus é um rebelde político, se Ele tem planos de subjugar o Império Romano. Tão logo Jesus não represente uma ameaça ao emprego de Pilatos ou a César, Jesus pode Se declarar “Rei do Universo” caso Ele deseje; desde que não tente acabar com o reino em Roma. Então Pilatos diz, “Não acho culpa alguma neste Homem.” Ele não é uma ameaça.
5 Mas eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia, começando desde a Galiléia até aqui.
6 Então Pilatos, ouvindo falar da Galiléia perguntou se aquele homem era galileu.
7 E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.
Esse é o caso clássico do “passar a bola,” certo? Pilatos está como quem diz, “O que vou fazer com esse camarada?” Ele ouve os Judeus cheios de ira trazendo outra acusação a qual ele sabe ser falsa, mas quando ele ouve a turba de Judeus irada gritando, “Galileu,” ele pensa, “Esse Jesus é da Galiléia? Então mandem-No para Herodes” e ele lava suas mãos da situação – pelo menos, por instantes.
Lucas nos conta no final do verso 7 que Herodes “também estava em Jerusalém naqueles dias.” Lembrem-se, é a Páscoa. Assim, Herodes o tetrarca da Galiléia está em Jerusalém e os Judeus arrastam Jesus até ele. Lucas nos mostrou a inocência de Jesus diante de Pilatos, agora, em segundo lugar:
II. Veja a Inocência de Cristo diante de Herodes (6-12)
8 E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal.
À propósito, lembram-se de Herodes? Este é Herodes Antipas. Lembram-se desse camarada? Herodes era, dentre outras coisas, um adúltero. Herodes era casado e começou a estragar tudo a sua volta com outra mulher, uma mulher que era casada com seu meio-irmão. Herodes enfim, persuadiu-a a deixar seu marido e assim, Herodes casou-se com sua cunhada. Para não dizer mais nada, essa mulher com quem ele se casou era a filha de um dos meio-irmãos, o que significa que Herodes também está casado com sua sobrinha. Parece que isso foi feito para esses programas de Reality da TV, não é mesmo? Mas, como sua família disfuncional não fosse o bastante, Herodes, é claro, é também aquele que decapitou João Batista.
Lucas escreve no verso 8 que Herodes “havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal.”
Alguém disse, “Devemos ter pena dos grandes homens.” Muitos homens são como Herodes; ricos, tendo coisas boas, sendo adulado por bajuladores e “sim homens.” Homens que parecem ter de tudo, mas homens que são vazios por dentro, homens perdidos, homens ansiando por sentido e significado. Verso 9:
9 E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia.
A igreja primitiva mais tarde viu no silêncio de Cristo o cumprimento de Isaías 53:7, “Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.”
Jesus falou, nós realmente acreditamos que Herodes teria crido? Ele havia ouvido antes a verdade de João Batista e eventualmente o decapitou. JC Ryle diz, “O que (faltava) em Herodes não foi mais conhecimento, mas um coração e uma vontade de agir de acordo com o que ele sabia.”
10 E estavam os principais dos sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência.
No entanto, Ele é inocente. Ele seria crucificado como um cordeiro sem mancha ou defeito. É importante que entendamos isso. Parece ser o ponto principal de Lucas ao relatar os eventos da maneira que ele os relata. Jesus Cristo é inocente de transgressões. Mais tarde no verso 15 lemos que Herodes achou Jesus inocente de transgressões, inocente de qualquer coisa que mereça a morte. Assim, a despeito de Sua inocência, o que Herodes faz? Verso 11:
11 E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente (para brincar com o fato dEle ser um rei) e tornou a enviá-lo a Pilatos.
12 E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.
Isso não é impressionante? Duas pessoas perversas podem se unir contra um inimigo. Na verdade, podemos ser condenados pela ironia: duas pessoas cruéis podem se unir contra um inimigo, ainda, dois Cristãos dividirão mais que uma amizade.
Deixe-me dar-lhes duas ações que emergem de nosso estudo deste texto. Aqui estão duas ações para anotar e discutir mais tarde com sua família na mesa do jantar. O que podemos aprender dessa passagem? Primeiro:
Permaneça Forte Quando Sofrer Aflições
Nós fomos apresentados a este princípio na última vez que estivemos em Lucas. Lembram-se de nossa reflexão sobre 1Pedro 2:21? “Cristo também sofreu por nós, nos deixando um exemplo, para que vocês sigam Seus passos.”
Lucas nos conta nessa passagem que Jesus é tratado com desprezo. Se você é um seguidor de Cristo, você também, por vezes, será tratado com desprezo.
Se você é um seguidor de Cristo, esteja preparado para ser odiado como Cristo foi. Jesus diz em João 15:18-19, “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.”
Foi dito a alguns de vocês que se vocês seguissem a Cristo, seria como o céu na terra, mas vocês descobriram o contrário. Alguns de vocês lutam contra a zombaria, dor, menosprezo por seguir a Cristo. Alguns de vocês têm familiares que não estão “a bordo” com sua decisão de seguir a Cristo. Outros de vocês enfrentam perseguição devido a sua fé. Porque você é um Cristão, alguns não querem mais sair contigo ou falar contigo. Alguns de vocês têm pessoas em suas vidas que estão fazendo o melhor que podem para deixá-los miseráveis.
Lembrem-se de duas coisas. Primeiro, nunca esqueça que nós vivemos em um mundo que não é como deveria ser. Vivemos em um mundo pós-Gênesis 3, um mundo no qual o pecado reina. Cristo voltará e quando Ele voltar, Ele vai consertar tudo que precisa ser endireitado e vai acertar tudo. Mas lembre-se também que quando você sofre, você está em boa companhia. “Cristo também sofreu por nós, nos deixando um exemplo, para que possamos seguir Seus passos.”
Ouçam novamente nosso bom amigo, JC Ryle:
O servo de Cristo nunca deve ser surpreendido se ele tiver que beber do mesmo cálice de Seu Senhor. Quando Ele que foi santo, inocente, imaculado, foi vilmente caluniado, quem pode esperar escapar? “Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?” (Mateus 10:25)…o personagem mais íntegro não vai nos isentar das falsas línguas. Devemos suportar as provações pacientemente. É parte da cruz de Cristo…[assim, Ryle nos conta como responder quando caluniado, odiado, maltratado]…Nós devemos permanecer quietos, nos apoiando nas promessas de Deus e crendo que na longa jornada a verdade prevalecerá.
Você pode fazer isso? Você é paciente o suficiente para confiar no Senhor e acreditar que a verdade prevalecerá?
Davi diz no Salmo 37:5-7, “…confia nEle [no Senhor]… E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia [isto significa que, você pode confiar nisso]. Descansa no Senhor, e espera nEle.” Você pode fazer isso? Você é paciente o suficiente para crer no Senhor? Permaneça forte ao sofrer aflições.
Lembrem-se de que é da prisão em Roma que Paulo escreve em Filipenses 4, “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:13).”
Apenda de Jesus e Permaneça Forte quando Sofrer Aflições. Segunda ação dessa passagem, número dois:
Permaneça Sensível para a Verdade Espiritual
O que quero dizer é, “Mantenha sua consciência sensível.”
Pense a respeito do rei Herodes por um momento. Houve um tempo em que Herodes ouviu a verdade. Houve um tempo na vida de Herodes em que ele gostava de ouvir pregações. Houve um tempo em que Herodes apreciava ouvir a pregação de João Batista. Marcos nos conta isso em:
Marcos 6:20, “Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia.”
Que imagem bem diferente do Herodes do início quando ele primeiro ouviu a verdade espiritual. Ele gostou de ouvir a pregação. A Versão A Mensagem coloca isso da seguinte maneira:
“Herodes estava com medo de João. Convencido de que ele era um homem santo, ele lhe deu tratamento especial. Toda vez que o ouvia, ele se sentia miserável pela culpa – e assim, ele não podia permanecer afastado. Algo em João o puxava de volta.”
Eu acho que essa é uma paráfrase justa. A tradução Phillips tem, “Ele costumava ouvi-lo e ficava profundamente perturbado e, ainda, ele gostava de ouvi-lo.”
Em outras palavras, Herodes ouviu a verdade e foi condenado, mas nunca a seguiu. E porque nunca a seguiu, ele endureceu seu coração. Seu coração se tornou duro e calejado, insensível à verdade espiritual. Você ganha um calo em sua mão por usar um martelo ou uma pá todos os dias e uma pele dura se forma próximo aos seus dedos. Você pode espetar um alfinete nesse calo e não vai sentir nada.
Davi escreve em Salmo 95:7-8, “Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.”
É isso o que aconteceu com Herodes. Uma vez ele teve um coração macio, um coração sensível à verdade espiritual, mas ele permitiu que seu coração se tornasse calejado e, por fim, decapitou João Batista. Herodes cresce para ser um homem endurecido que brinca com aquele por quem João Batista fora o percussor.
Alguns de vocês ouvem a pregação e ensinamentos da Palavra de Deus toda semana. Você segue o que você ouve? Herodes gostava da pregação de João, mas Herodes estava perdido. Ouça novamente Salmo 95, “Se hoje ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.”
Seu coração já foi sensível para a verdade espiritual? Sua consciência já foi sensível e suave para os ensinamentos Bíblicos? – ensinos a respeito de pureza sexual, fidelidade no casamento, amor pelos inimigos, perdão àqueles que te feriram, ensinos sobre confiar no Senhor com todo seu coração, ensinos sobre andar pela fé e não por vista, ensinos sobre não se preocupar, sobre dizimar, sobre compartilhar sua fé, alcançando nações.
Hoje se você ouvir Sua voz, não endureça seu coração. Permaneça sensível à verdade espiritual.

Vamos ficar de pé para orarmos.