Deus em Julgamento

Deus em Julgamento

“Deus em Julgamento”
(Lucas 22:63-71)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Série: Certeza em Tempos Incertos

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 22 (Pg 711; Youversion).

Vídeo do Dia dos Pais…Pais, nossos filhos estão nos observando. [2:40]
VBS, Jamaica, Tailândia (slide promo)

Estamos pregando através do Evangelho de Lucas e fui abençoado ao estudar as duas mensagens de Rich nos Domingos anteriores. Eu espero que quando você perder um Domingo, que você recupere o que perdeu pela manhã ou noite lançando mão dos sermões. Rich parou no verso 62 onde Pedro estava chorando por ter negado a Jesus. Jesus foi preso encoberto pelas trevas e levado pelos líderes Judeus e Lucas prossegue nos contando sobre o que acontece a Jesus naquela noite.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

63 E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o.
64 E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?
65 E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando.
66 E logo que foi dia ajuntaram-se os anciãos do povo, e os principais dos sacerdotes e os escribas, e o conduziram ao seu concílio, e lhe perguntaram:
67 És tu o Cristo? Dize-no-lo. Ele replicou: Se vo-lo disser, não o crereis;
68 E também, se vos perguntar, não me respondereis, nem me soltareis.
69 Desde agora o Filho do homem se assentará à direita do poder de Deus.
70 E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou.
71 Então disseram: De que mais testemunho necessitamos? pois nós mesmos o ouvimos da sua boca.

Oração.

Introdução:
Nosso estudo nesta manhã é chamado, “Deus em Julgamento.” Deus em julgamento. É o que está ocorrendo nesta passagem. Jesus Cristo está em julgamento por afirmar ser mais que um homem. Alguns de vocês têm sido enganados e disseram a vocês que Jesus nunca afirmou ser mais que um homem. Disseram a vocês que Jesus nunca afirmou ser Deus. Bem, Ele não foi crucificado por ser uma boa pessoa. Ele não foi crucificado por fazer coisas boas. Ele não foi crucificado por ensinar sobre amor, paz e perdão. Ele foi crucificado por afirmar ser Deus. Nesta pequena passagem Lucas reúne dois encontros dos líderes Judeus, o Conselho Sinédrio (Marcos 14:53-65; Marcos 15:1), e nos dá de modo sucinto a essência do que aconteceu no julgamento.
63 E os homens que detinham Jesus zombavam dele, ferindo-o.
64 E, vendando-lhe os olhos, feriam-no no rosto, e perguntavam-lhe, dizendo: Profetiza, quem é que te feriu?
Perceba os verbos: zombavam dele, ferindo-o, vendando-lhe e feriam-no. Esses são – verso 63 – os “homens que detinham Jesus.” Esses eram os líderes da polícia do templo, os camaradas que são como policiais do Sinédrio Judeu, o conselho de 70 Judeus elitista Saduceus e Fariseus. Esses policiais do templo zombaram, bateram, vendaram e feriram Jesus.
Agora se tivéssemos tempo nós meditaríamos em suas ações e refletiríamos no profundo estado da corrupção da natureza humana. O homem nasce com uma natureza pecadora e é capaz de atos horrendos de maldade.
Eles vendaram Jesus e então brincaram com Ele, batendo em Sua cabeça e falando para Ele profetizar, dizendo quem teria batido nEle.
65 E outras muitas coisas diziam contra ele, blasfemando.
Então aqui está outra coisa que eles fizeram: eles zombaram, bateram, vendaram, feriram, e blasfemaram dEle. Qualquer uma dessas coisas foi surpresa para Jesus? Vamos votar. Certo, não foi surpresa.
700 anos antes desse julgamento de Jesus, o Profeta Isaías disse que o Messias receberia esse tipo de tratamento como o Servo Sofredor de Deus. Isaías 50:6, “As minhas costas ofereci aos que me feriam, e a minha face aos que me arrancavam os cabelos; não escondi a minha face dos que me afrontavam e me cuspiam.” Isaías 53:3, “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos.”
Jesus não ficou surpreso com as ações desses policiais do templo. Só o fato dEle se submeter às ações deles, demonstra a profundidade de Seu amor por pecadores insensíveis. Hebreus 12:2 diz que Jesus fez isso, “pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta.”
Eles zombaram, bateram, vendaram, feriram e blasfemaram dEle naquela noite. Houve algum julgamento naquela noite, não? Então na manhã seguinte o que aconteceu?
66 E logo que foi dia ajuntaram-se os anciãos do povo, e os principais dos sacerdotes e os escribas, e o conduziram ao seu concílio, e lhe perguntaram:
O Sinédrio – e novamente este é o Conselho Judeu de 70 líderes. O termo no verso 66, “anciãos do povo” é um sinônimo para Sinédrio. Eles chegaram juntos e levaram Jesus para esse conselho. Era contra a Lei Judaica condenar um homem à noite, assim, aqui estão eles pela manhã para prosseguir no caso de “Deus em Julgamento.” Nessa passagem existem coisas que podemos aprender sobre Jesus e coisas que podemos aprender de Jesus. Certo?
I. O Que Posso Aprender Sobre Jesus
O que posso aprender sobre Jesus? Nós já dissemos que Ele está sob julgamento por afirmar ser Deus. Eu quero que você veja esses três títulos para Jesus, todos significam basicamente a mesma coisa, que Jesus é Deus. Três títulos para a mesma pessoa: Ele é o Cristo, o Filho do Homem, o Filho de Deus. Primeiramente:
1) Ele é o Cristo (67-68)
“Cristo” não é o último nome de Jesus. É um título. Isso ocorre umas 25 vezes no Evangelho de Lucas. É uma Palavra Grega que significa – o que? – Messias. É o equivalente Grego para o termo Hebraico, Messias, e isso significa “o ungido.” É um título. É por isso que frequentemente lemos isso na Bíblia como “o” Cristo. Como no verso 67: “És tu o Cristo? Dize-no-lo.”
67 És tu o Cristo? Dize-no-lo. Ele replicou: Se vo-lo disser, não o crereis;
68 E também, se vos perguntar, não me respondereis, nem me soltareis.
Jesus não está sendo evasivo aqui, Ele está simplesmente dizendo, “Vocês já colocaram em suas mentes não crer. Eu não vou valorizar sua pergunta com a resposta que vocês buscam.” É claro que Ele é o Cristo.
Lucas deixa isso bem claro desde o início de seu Evangelho. Jesus nasceu e um anjo aperece aos pastores trêmulos e diz, “Não temam, eis que trago novas de grande alegria para todo povo. Pois nasceu hoje para vocês, na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo o Senhor (Lucas 2:10-11).” Simeão encontrou Jesus no templo quando este tinha 8 dias de vida porque o Espírito Santo havia dito a Simeão, “Ele não morrerria antes de ter visto o Cristo do Senhor (Lucas 2:26).” Quando Jesus perguntou aos discípulos, “Quem vocês dizem que sou?” Pedro respondeu, “Você é o Cristo de Deus (Lucas 9:20).”
Cristo é o título para Aquele que é “de Deus” e vem “de Deus” para ser o Salvador da humanidade. Existe outro título que Jesus usa para fazer referência que Ele é de Deus e vem de Deus:
2) Ele é o Filho do Homem (69)
Filho do Homem é a maneira mais frequentemente usada por Jesus para se referir a Si próprio. É usado mais de 80 vezes nos Evangelhos e quase sempre por Jesus se referindo a Si próprio. Ao invés de falar, “Eu,” Jesus frequentemente dizia, “o Filho do Homem.” Na verdade esta é a última vez no Evangelho de Lucas onde Ele fará isso, verso 69:
69 Desde agora o Filho do Homem se assentará à direita do poder de Deus.
Jesus está se referindo a Si próprio como “o Filho do Homem.” Este título vem de Daniel, capítulo 7. É um grande título fazendo referência ao Messias, Aquele que é “de Deus” e vem “de Deus.” 700 anos antes de Cristo, Daniel profetiza sobre o Messias. Ele escreve:
Daniel 7:13-14, “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem; e dirigiu-se ao ancião de dias [o Pai Celestial], e o fizeram chegar até Ele. 14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.”
Este é Jesus! Ele é o cumprimento da profecia de Daniel. Ele é o Cristo, o Filho do Homem, citado em Daniel 7. O terceiro título é:
3) Ele é o Filho de Deus (70-71)
70 E disseram todos: Logo, és tu o Filho de Deus? E ele lhes disse: Vós dizeis que eu sou.
Então aqui está o terceiro título de Jesus que também significa Ele é “de Deus” e veio “de Deus.” Talvez isso seja muito óbvio: Filho de Deus. Se existe qualquer dúvida de que Jesus é mais que um mero homem, mais que um Messias Judeu que é simplesmente humano, essa noção errada é removida aqui.
Eles perguntam a Jesus, “és tu o Filho de Deus?” A resposta inteligente de Jesus devolve a responsabilidade aos Seus questionadores. Ele responde dizendo, “Vós dizeis que Eu sou.” Isso é muito inteligente. Marcos, em seu Evangelho, apenas apresenta Jesus respondendo, “Eu sou (Marcos 14:62),” mas Lucas fornece o detalhe a mais aqui, que Jesus devolve a responsabilidade àqueles que O questionaram. Ele diz, “Vocês dizem que Eu sou.”
Em essência, Jesus está dizendo, “Vocês estão usando o título correto, um título que vocês devem crer ser verdadeiro, um título que um dia vocês darão conta ao Criador de vocês a respeito do que fizeram Comigo. Vocês dizem corretamente que Eu sou o Filho de Deus. O que vocês farão agora com este conhecimento? Agora Eu estou sob julgamento, mas um dia vocês estarão sob julgamento. Vocês estão usando o título correto. Vocês creem nisso?” Clássico.
É claro que Jesus é o Filho de Deus. Em Seu batismo os céus se abriram e o Pai disse a Jesus, “Você é Meu Filho amado; em Quem Me comprazo (Lucas 3:21-22).” No monte da transfiguração a voz do Pai Celestial “saiu da nuvem dizendo, ‘Este é Meu Filho amado, ouçam-No! (Lucas 9:35).’”
Ele é o Filho de Deus. Os líderes Judeus estavam cegos para essa verdade. Mas eles entenderam claramente que Jesus afirmou ser o Filho de Deus, motivo pelo qual eles respondem como fizeram no verso seguinte, verso 71:
71 Então disseram: De que mais testemunho necessitamos? pois nós mesmos o ouvimos da sua boca.
A resposta de Jesus no verso anterior é entendida como uma afirmação dEle ser “de Deus” e vir “de Deus.” Os líderes Judeus há muito desejaram “apanhar Jesus” em algo que Ele pudesse dizer (Lucas 11:54; Lucas 20:20, 26), então agora eles têm o que queriam. Agora eles estão prontos para condená-Lo e matá-Lo. E irão matá-Lo baseado em Sua afirmação de ser “de Deus” e vir “de Deus.”
Esta é a doutrina da Trindade: Jesus é Deus, a segunda Pessoa da Santa Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – três pessoas unidas em Um Único Ser Divino. Um em essência, três em Pessoa.
Outras religiões de forma errada afirmam que Jesus não é Deus. Os Mormons não creem que Jesus é Deus da maneira ortodoxa que os Cristãos creem. Eles acreditam que Jesus “se tornou um deus.” Eles acreditam que Jesus foi um ser criado, o irmão do diabo e todas as pessoas. Não o mesmo Jesus da Bíblia. As Testemunhas de Jeová também acreditam de forma errada que Jesus foi um ser criado, Miguel o arcanjo se tornou um homem. Mulçumanos também creem da forma errada que Jesus foi um ser criado, um profeta, mas não Deus.
Mas na Bíblia, Jesus Cristo é “de Deus” e vem “de Deus.” Se referindo a Jesus como “a Palavra,” João diz, “No início era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus (João 1:1).” É por isso que os líderes religiosos se moveram para condenar e matar a Jesus conforme mostra o verso 71, “De que mais testemunho necessitamos? pois nós mesmos o ouvimos da sua boca.” Jesus é Cristo, Filho do Homem, Filho de Deus. Isso é o que podemos aprender sobre Jesus. Agora:

II. O Que Podemos Aprender De Jesus
Três coisas, anotem, número um:
1) Quando Preocupado, Lembre-se de que Jesus está no Comando
Porque Ele é Deus, Ele sabe de todas as coisas. Nada acontece para pegar Deus de surpresa. Dissemos isso anteriormente quando eu perguntei a vocês para votar se vocês criam que Jesus ficou surpreso pela maneira que Ele estava sendo tratado pela polícia do templo. Ele sabia que isso iria ocorrer.
É por isso que Ele contou a Seus discípulos que isso iria ocorrer. Lembram-se de Suas “predições?” Três vezes Ele disse, “O Filho do Homem será traído, escarnecido e entregue à morte e Ele ressuscitará ao terceiro dia (veja: Lucas 9:22, Lucas 17:25 e Lucas 18:32-33).
Ele sabia que essas coisas iriam acontecer porque Ele é Deus. Ele sabe do futuro e Ele tem controle total sobre todas as coisas. Ele poderia ter impedido a prisão, o julgamento e a crucificação porque Ele é Deus. Em João 10:18 Ele diz, “Ninguém a [Minha vida] tira de mim, mas Eu de Mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la.” Ele poderia ter impedido essa coisa toda, mas Ele não o fez porque Ele veio para morrer. Ele veio para nos salvar. Ele não está surpreso com os eventos. Ele não está preocupado porque Ele está no comando.
Assim, se Ele não está preocupado e Ele está no controle de suas vidas – vocês estão me acompanhando? – então vocês não se preocupam também. Lembrem-se de que Jesus está no comando. Ele é Deus. Ele sabe de todas as coisas e sempre faz o que é certo. Ele está no controle de sua situação.
O que te preocupa? Sua família? Contas para pagar? Saúde? Você enfrentará algo pior do que Jesus enfrentou? Zombaria, espancamento, vendas nos olhos, golpes no rosto, blasfêmia. E tudo isso dentro do plano perfeito de Deus. Seja o que for que você esteja enfrentando agora, digo a você que há liberdade quando você diz, “Deus está nisso. Ele não está surpreso então não vou entrar em pânico. Tudo vai ficar bem porque Deus me ama, Ele tem um plano para mim e Ele sempre faz o que é certo.”
Quando preocupado, lembre-se de Jesus está no comando. Aqui está algo mais que podemos aprender de Jesus:
2) Quando Maltratado, Lembre-se de que Jesus é seu Exemplo
Alguns de vocês têm sido feridos pelos outros, atacados por outros, abusados por outros. A Bíblia diz em Hebreus 4:15 que, “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas.” Em Jesus temos alguém que sabe o que é sofrimento, ser atacado e abusado. Nós temos um Deus que sabe o que estamos passando e pode Se simpatizar com nossas dores.
Como Ele respondeu a esse maltrato? Ele apenas “tomou para Si,” não é mesmo? Porque Deus está no controle e sempre faz o que é certo, até mesmo maltratos pelas mãos de outros, de alguma forma está em conformidade com Seus perfeitos e soberanos caminhos. Pedro coloca isso da seguinte forma em 1Pedro 2:21-23:
“21 Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22 O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23 O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;”
O que você faz quando as pessoas te maltratam? A Bíblia diz para olhar para Jesus como seu exemplo. Ele não devolveu insulto por insulto, mas, ao invés disso, “entregava-se àquele que julga justamente.”
Em outras palavras, Jesus tomou todo maltrato e entregou isso ao cuidado soberano do Pai Celestial. Você faz o mesmo. Quando as pessoas te maltratarem, lembre-se de que Deus está em Seu trono e Ele julgará aqueles que falaram mal de você ou te ridicularizaram.
Quando preocupado, lembre-se de que Jesus está no comando. Quando maltratado, lembre-se de que Jesus é seu exemplo. Em terceiro lugar:
3) Quando Fraco, Lembre-se de que Jesus é sua Força
O verso 69 é poderoso. Depois de falar aos líderes Judeus que Ele não iria engrandecer a pergunta deles sobre Ele ser o Messias com a resposta que eles queriam ouvir, Jesus faz essa poderosa declaração no verso 69, “Desde agora o Filho do Homem se assentará à direita do poder de Deus.”
Em outras palavras, em poucas horas – fazendo referência a Sua morte, ressurreição e assenção à destra do Pai – “Desde agora o Filho do Homem se assentará à direita do poder de Deus.”
Quando fraco, lembre-se de que Jesus é a sua força. Ele está assentado à destra do poder de Deus! Não importa o que você enfrente, Jesus é a sua força. Ele está à destra do poder de Deus e Ele concederá a você Sua força e poder para enfrentar qualquer coisa.
E que alegria é lembrar para onde iremos quando esta vida chegar ao fim! Ele diz, “Desde agora,” sim, “Desde agora o Filho do Homem se assentará à direita do poder de Deus.” Como Jesus, nós podemos passar por dificuldades e perigos aqui, mas desde agora nós compartilhamos na glória dAquele que está assentado à destra do poder de Deus.
Aqui, nós suportamos dificuldades; desde agora acessamos o céu.
Aqui, somos ridicularizados; desde agora recebemos recompensa.
Aqui, sofremos morte; desde agora entramos na vida eterna.

Quando fraco, lembre-se de que Jesus é a sua força.

Fiquemos de pé para orarmos.