Sua Vida: o Mundo ou o Senhor?

Sua Vida: o Mundo ou o Senhor?

Lucas 6:17-26

Sua Vida: o Mundo ou o Senhor?”

(Lucas 6:17-26)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(22-8-10)

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 6.

Nós estamos pregando através do Evangelho de Lucas. Isso é o que nós fazemos aqui na Primeira Batista de Henderson, pregamos através dos livros da Bíblia, acreditando que esse é o melhor modo de aprender a Palavra de Deus. Isso significa que nós sempre teremos uma passagem principal da Escritura que estaremos estudando juntos, assegurando que estaremos sujeitos ao contexto e interpretando a Bíblia corretamente. Isso também significa que o texto será nosso professor e proverá nosso tópico, mais que nossa escolha aleatória de um tópico que nos interesse e tentando encontrar versículos que sustentem nosso tópico e assim, vamos pegar um versículo do Livro de Levíticos e um versículo do Salmo 23 e então um versículo de Romanos 8. O problema desse tipo de pregação é que frequentemente puxa versículos fora do contexto e é muito mais provável que nos conduza a fazer com que a Bíblia diga o que nós queremos, muito mais do que permitir que a Bíblia fale por si própria.

Nós paramos no chamado de Jesus dos 12 Discípulos no versículo 16, assim, vamos para o versículo 17 e leremos até o versículo 26. Essa é a passagem onde Jesus começa pregando um sermão, cujo conteúdo é normalmente referenciado como “O Sermão da Montanha.” Esse sermão foi pregado em duas ocasiões diferentes. Em Mateus, esse sermão tem três capítulos, Mateus 5 – 7. Em Lucas, tem apenas o capítulo 6, então Lucas recorda um tempo quando Jesus prega uma versão menor.

  • Fiquemos de Pé em honra à leitura da Palavra.

17 Jesus desceu com eles e parou num lugar plano. Estava ali muitos dos seus discípulos e imensa multidão procedente de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom;

18 que vieram para ouvi-lo e serem curadas de suas doenças. Os que eram perturbados por espíritos imundos ficaram curados,

19 e todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos.

20 Olhando para os seus discípulos, ele disse: “Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus.

21 Bem-aventurados vocês, que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês, que agora choram, pois haverão de rir.

22 Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

23 “Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.

24 “Mas ai de vocês, os ricos, pois já receberam sua consolação.

25 Ai de vocês, que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês, que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar.

26 Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas”.

  • Oremos.

Introdução:

Alguns anos atrás eu ouvi uma dessas estórias que você ouve e não sabe se é verdade, mas você pega o cerne da questão. Vocês conhecem esses tipos de estórias? Havia um pastor que estava batizando um homem em sua igreja e, quando ele batizava esse homem, ele o segurava sob a água mais tempo que o normal. Você sabem, normalmente deita-se uma pessoa gentilmente sob a água, como se deitássemos uma pessoa amada no túmulo, para caracterizar a morte para a velha vida e então, imediatamente traz-se a pessoa para fora da água, a fim de caracterizar a nova vida em Cristo. Bem, esse pastor deitou o homem sob a água e o manteve lá por alguns instantes. O homem sendo batizado começou a se perguntar quando sairia da água. Ele começou a se levantar por conta própria, mas o pastor o mantinha sob a água. Novamente, ele tentou se levantar, mas o pastor o segurava sob a água. Agora já sem ar, o homem começou a chutar um pouco e a se contorcer, forçosamente tentando se levantar para tomar algum ar. Finalmente, o pastor ergueu o homem da água. O homem ficou aliviado e começou a respirar profundamente. Então, o pastor disse a ele, “Quando você quiser Jesus em sua vida, tanto quanto você quis esse ar, você estará vivendo como um verdadeiro Cristão.”

Agora, eu nunca fiz isso em um batismo e nunca farei, mas realmente senti que as palavras do pastor são verdadeiras. Quando você quiser Jesus em sua vida, tanto quanto deseja o ar que respira, então você estará vivendo como um verdadeiro Cristão. Essa passagem da Escritura nos testa para vermos se realmente queremos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas. Isso testa a realidade de nossa fé Cristã e compromisso.

Eu quero passar por essa passagem novamente, estudando-a um pouco mais de perto para que a entendamos e então enxerguemos como ela se aplica às nossas vidas hoje. Se isso te ajudar a ter uma memória descritiva do texto, então você pode escrever as palavras que eu escrevi em meu estudo nesta semana. Ele só me permite “dar uma mão” na passagem, conforme esses versículos se quebram em partes menores. Assim, prosseguiremos através da passagem e então, quando tivermos terminado, eu quero dar a vocês algumas “Ideias-Força” para levarem para casa hoje. Então é aqui que nos encontramos conforme estudamos essa passagem que testa a realidade de nosso Cristianismo. Primeiro:

I.  Considere o Poder de Cristo (17-19)

Depois de Jesus chamar os 12 Discípulos, aqueles homens comuns que estudamos na última oportunidade, a Bíblia diz no versículo 17 que Jesus veio com eles, se posicionou com a multidão de seus discípulos e a grande multidão de pessoas que estava lá para ouvi-lO e para ser curada de suas doenças. Versículo 18 diz que havia lá também, um número de pessoas que eram atormentadas por espíritos imundos. E elas foram curadas. Versículo 19, “e todos procuravam tocar nele, porque dele saía poder que curava a todos.”

Em um sentido, esses versículos resumem muito daquilo que temos lido nesses capítulos iniciais de Lucas. Jesus Cristo, como o Filho de Deus, tem autoridade e poder. Ele tem poder sobre a doença, poder sobre os espíritos e poder sobre o pecado. “porque dele saía poder que curava a todos.”

O poder de Jesus é evidente no começo de Seu ministério terreno. As pessoas disseram, “Ele ensina com autoridade e poder” e, “Com autoridade e poder Ele manda e os espíritos impuros saem.” O poder de Cristo para o ministério é um poder que é passado adiante para todos que seguem a Cristo. Então, Lucas escreve nos capítulos iniciais de seu segundo volume, o Livro de Atos, que Jesus diz, “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; – nesse poder – ser-me-eis testemunhas (Atos 1:8).” O poder de Cristo. Número dois:

II.  Considere a Pregação de Cristo (20-26)

No início do versículo 20 temos a pregação de Cristo. O sermão de Jesus vai do versículo 20 até o final do capítulo. Se você tiver uma Bíblia com letras-vermelhas (as palavras de Jesus) você verá vermelho do versículo 20 ao final do capítulo. Este é o ensino de Jesus que testa a realidade de nosso Cristianismo. Eu quero que você perceba lá no versículo 20 que esse sermão que Jesus prega é direcionado primeiramente a Seus discípulos. Você vê que lá no versículo 20, “Olhando para os seus discípulos.” Os discípulos incluiria os 12 e a grande multidão de discípulos reunida lá para ouvi-lO, e incluiria a maioria de nós nesta manhã, aqueles de nós que são considerados seguidores de Cristo.

Nós temos tido o cuidado de colocar essa passagem no contexto apropriado porque fazendo isso, nos previnimos do erro comum de interpretar erradamente esses versículos. Isso é importante. Não perca isso! Esses versículos não são condições a serem cumpridas para ir para o céu. Jesus está falando bênçãos àqueles que já se tornaram seguidores de Cristo e Ele está falando desventuras (ais) àqueles que não são de Cristo. Isso é realmente importante. Nos poucos primeiros versículos Jesus está falando bênçãos àqueles que já entraram no reino dos céus e isso é seguido por desventuras que Jesus pronuncia sobre aqueles que não entraram. Então vocês têm dois grupos de pessoas. O primeiro grupo está nos versículos 20 – 23. Esse grupo é o pobre-faminto-choroso-odiado grupo, os Cristãos. E então vocês têm o segundo grupo nos versículos 24 – 26, o rico-farto-sorridente-bem falado grupo, os não-Cristãos.

Assim, o sermão começa com bênçãos direcionadas aos seguidores de Cristo. Essas bênçãos são algumas vezes chamadas de bem-aventuranças. Quantos de vocês já ouviram essa palavra? Bem-aventurança é simplesmente a palavra em Latim para benção. A maioria de nós não fala Latim então vamos ficar com benção. Todos a favor?! Aqui está o que Jesus diz ao primeiro grupo, e esse é um ponto em seu esboço descritivo:

III.  Viva para o Senhor e seja Abençoado (20-23)

Existem quatro bençãos que Jesus pronuncia aqui sobre Seus seguidores. Ele diz no versículo 20, “Bem-aventurados vocês os pobres,” e lembre-se de que este é o crente pobre, Cristãos que são pobres. E Ele diz no versículo 21, “Bem-aventurados vocês, que agora têm fome” e “bem-aventurado vocês, que agora choram,” e então versículo 22, “Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem,” e assim por diante. Então esses versículos são bênçãos sobre um grupo, o pobre-faminto-choroso-odiado grupo, os Cristãos.

Lembrem-se, Jesus não está pronunciando uma benção sobre todos os pobres do mundo ou sobre todos os famintos do mundo. Eu reservo um tempo para enfatizar isso porque alguns pegam esses ensinos fora do contexto e ensinam que Deus vai salvar todas as pessoas que são pobres ou que são famintas e assim por diante. Jesus não contradiz a Si mesmo. Ele diz em João 8:24, “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” Não somos salvos por sermos pobres ou famintos ou de qualquer outra forma desafortunados. Nós somos salvos na crença de que Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus, que morreu por nossos pecados para que pudéssemos ser salvos.

Essas são bençãos que Jesus está pronunciando sobre o crente pobre, o Cristão pobre, faminto, choroso, odiado e excluído. E o que Jesus pretende fazer aqui é encorajar Seus seguidores. Ele os encoraja, lembrando-os que este mundo não é tudo o que existe. Alguns de nós precisam ser lembrados disso hoje. A razão pela qual Jesus diz “Bem-aventurados vocês os pobres” é qual? Última parte do versículo 20, “pois a vocês pertence o Reino de Deus.” Você pode ser pobre neste mundo, mas você é rico no reino de Deus. Você é rico no reino, rico porque você é salvo da pena do pecado e vive para o que realmente importa. Um dia você deixará este mundo temporário e entrará plenamente no reino de Deus.

Então Jesus diz no versículo 21, “Bem-aventurados vocês, que agora têm fome,” por que? Porque “pois serão satisfeitos.” Um dia você não mais terá fome. “Bem-aventurados vocês, que agora choram,” por que? Porque haverão de rir, você viverá em um lugar onde não haverá mais tristeza. E então, versículo 22, “Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem (por ser um Cristão).” Jesus diz alegrem-se quando isso acontecer, versículo 23, “Regozijem-se nesse dia – esse dia de perseguição – e saltem de alegria!” Por que? “porque grande é a recompensa de vocês no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas.” Jesus diz que se você é odiado ou excluído por ser um Cristão, você está em boa companhia. Os profetas do Antigo Testamento também foram odiados e excluídos e eles agora estão se alegrando em suas recompensas no céu.

Jesus está ensinando que essas consequências de ser pobre-faminto-pesaroso e excluído são consequências naturais de se viver para Jesus Cristo, especialmente nos dois primeiros séculos, assim que o Cristianismo começou. A melhor maneira de entender a aplicação desses versículos é retratar um grupo de Cristãos do primeiro ou segundo século amontoados nas escuras catacumbas Cristãs do subterrâneo de Roma. Porque eles foram proibidos de enterrar seus amados Cristãos em um cemitério público, eles enterraram seus amados, talvez um mártir da fé Cristã, nas catacumbas, longe de seus perseguidores. E em algum ponto no serviço funerário sob a luz opaca de uma lâmpada bruxuleante, um cristão desenrola um frágil papiro, uma página do Evangelho de Lucas, e lê, “Bem-aventurados vocês pobres, bem-aventurados vocês que agora choram, porque hão de rir. Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau.” Vocês percebem? Essas são palavras de encorajamento para nos lembrar de que não vivemos para este mundo temporário. Vivemos para o Senhor e se vivemos para o Senhor, seremos abençoados porque este mundo não é tudo o que existe. Viva para o Senhor e seja abençoado. A outra alternativa é encontrada nos versículos 24 – 26:

IV.  Viva para o Mundo e seja Amaldiçoado (24-26)

E se as quatro bençãos são direcionadas ao grupo daqueles que seguem a Cristo, então os quatro ais são direcionados a quem? Eles são direcionados ao grupo daqueles que não seguem a Cristo, aqueles que não vivem para o Senhor, mas para o mundo. E assim, como destacamos nas bênçãos, que Jesus não estava falando para todo pobre do mundo e todo faminto do mundo, mas sim para o pobre crente, os pobres que são Cristãos, etc., então, aqui é importante para nós observarmos que Jesus não está dizendo ais para todos os ricos ou todos os fartos, mas sim para o rico descrente e ao farto descrente, e assim por diante.

Assim, o cerne desses ais nos versículos 24 – 26 é, conforme Jesus vai dizer em outro lugar, “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” É essa a questão. Se você vive para o mundo ao invés de viver para o Senhor, então você deve ser rico agora, mas você será eternamente pobre. Você pode ser farto agora, mas terá fome. Você poderá rir agora, mas quando você morrer e sua alma for para o inferno porque você recusou a seguir a Cristo, você lamentará e chorará nesse dia.

Agora, o que eu quero fazer é dar a vocês algumas “Ideias-Força” para vocês levarem para casa. Número um:

(1) Saiba que nossos Valores são completamente “Fora de Sintonia” com o que é Normal

Valores Cristãos são completamente fora de sintonia com o que é normal. As coisas que os Cristãos valorizam são completamente opostas às coisas que o mundo valoriza. Você percebeu isso nesses versículos? As coisas que o mundo valoriza, não-crentes valorizam, são totalmente opostos daquilo que Cristo valoriza e Seus seguidores valorizam. Esse é um tema comum no Evangelho de Lucas, o tema da Grande Inversão. O que parece ser certo para o mundo é oposto ao verdadeiro Cristianismo.

Quando vocês olham para esses ais nos versículos 24 – 26, essas não são as coisas mais importantes para as pessoas do mundo? Ser rico, ser pleno, rir e ter pessoas falando bem de você? Não é isso que o mundo valoriza? Anúncios de TV ilustram isso: Ser rico, ser pleno, comer, ter o quanto você puder, rir, ser popular. O mundo anseia por essas coisas.

Vocês veem esses anúncios na TV que começam de um jeito que fisgam a todos nós. Eles mostram um cenário melancólico preto e branco de uma pessoa e a voz do narrador diz suavemente, “você está solitário, depressivo, e vive dias em que não quer sair da cama?” E eu digo (levantando a mão), “Quem não tem dias assim, certo?!” Então o anúncio nos diz que se nós pedirmos ao nosso médico por isso e isso seremos felizes. E o anúncio mostra esse cara que era triste e anteriormente em preto e branco, agora em cores com um sorriso brilhante! E isso tudo soa ótimo e então você pega a coisa no final: Efeitos colaterais podem incluir irritabilidade, perda de cabelo, impotência e morte. O mundo anseia pelos ais!

E então vocês olham para as bênçãos nos versículos 20 – 23 e vocês leem coisas que todo mundo tenta evitar. Ninguém quer ser pobre, ou faminto, ou chorar e ser odiado e excluído. Quando foi a última vez que você leu a notícia do jornal que tentou vende-lo sob o mérito de ser pobre? Quando foi a última vez que você clicou em um anúncio da internet que prometeu a você impopularidade, ódio e exclusão?

Cristãos valorizam as coisas diferentemente do modo que o mundo valoriza as coisas. Então isso conduz à segunda “Ideia-Força” para levarmos para casa hoje e executarmos esta semana na escola e no trabalho.

(2) Guarde-se Continuamente de cair novamente nos Velhos Hábitos

Velhos modos de pensar, velhas maneiras de viver e velhas maneiras de valorizar as coisas, os modos que nós Cristãos tínhamos antes de vir a Cristo. Esse é um dos maiores perigos e tentações Cristãs. Se não formos cuidadosos, permitiremos a nós mesmos cairmos de volta na velha influência do mundo. Lembrem-se do que Paulo diz em Romanos 6:11? “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” Vocês estão mortos para aquela velha maneira de pensar, viver e valorizar as coisas. Esse é o velho modo antes de vocês terem se tornado uma nova pessoa. Guardem-se de cair novamente nos velhos modos de pensar.

Quando Cristãos começam a colocar mais fé em seus trabalhos ou começam a pensar mais em seus dinheiros que em seu Mestre, eles estão caindo de volta em seus velhos hábitos. Tantas jovens mães e jovens pais caem nessa tentação. Você os vê fazendo uma decisão por Cristo e se unindo a uma igreja e pouco tempo depois, suas presenças se tornam esporádicas. Eles costumam vir a tudo, ao louvor de Domingo pela manhã, Domingo à noite, Quarta-feira, Escola Bíblica Dominical, tudo. Mas o puxão do mundo se torna forte e eles se entregaram a esses puxões que os levaram a pensar nas riquezas, abundância, riso, e é onde está a popularidade. Eles escorregaram de volta nos velhos modos de pensar e viver.

E é mais ou menos como a nossa audição que se esvai com a idade. Uma experiência de humildade é ficar online e achar um website que toca essas rádio frequências que podem ou não ser ouvidas dependendo de sua idade. Quando você é jovem, pode ouvir frequências mais altas do que quando fica mais velho. E quanto mais velho você fica, menos você é capaz de ouvir sons muito altos. Então você clica nesse som e os jovens ficarão (tapando seus ouvidos), “Ah!” e os mais velhos ficarão, “Não estou ouvindo nada!”

Uma pessoa pode vir a conhecer a Cristo e ser salva e ser incendiada, vivendo a nova vida e com fome da Palavra de Deus. Mas, se ela não tiver cuidado, ao invés de continuar crescendo e se aperfeiçoando, seu ouvido espiritual começa a decair e ela pode vir a um culto como este e, o pregador pode estar pregando, mas ela realmente não ouve mais nada. Ela olha a sua volta e os outros parecem estar ouvindo, mas ela não está realmente interessada. Ela está em um comprimento de onda diferente.

Adolescentes são tentados a comprometer sua fé por popularidade. Jesus diz, “Ai de vocês quando todos os homens falarem bem de vocês.” Há uma ideia de que se somos amados por todo mundo, isso pode significar que temos comprometido nossa fé por popularidade. Se você é um Cristão e você prima por princípios Cristãos, nem todos irão gostar de você na escola, ou em seu local de trabalho, ou até em sua família. Isso não significa que temos de julgar e falar baixo com as pessoas e agir arrogantemente. Jesus diz, “Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, por causa do Filho do homem,” por amorosamente permanecerem no princípio Cristão.

Você já viu a camiseta ou adesivo de parachoque que diz, “Vá contra a correnteza?” É um retrato de um peixe nadando rio acima, enquanto todos os demais estão nadando rio abaixo. Nós devemos continuamente nos guardar de cair de volta nos velhos hábitos, permitindo a nós mesmos ser carregados pelas correntes da sociedade popular e nos caminhos do mundo. Terceiro:

(3) Louve a Deus porque Cristo Inverte Sua sorte para Conosco

Nós dissemos que essa passagem é um exemplo do tema da “Grande Inversão” recorrente em Lucas. Há a troca de uma coisa por outra, como o rico se tornando pobre e o pobre se tornando rico. A razão de Jesus poder dizer, “Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a recompensa de vocês no céu” é porque Ele inverte Sua sorte com você. Ele coloca a Si próprio no lugar daquele que era pobre para que você seja rico. Ele Se coloca no lugar daquele que lamenta para que você possa rir. Ele Se coloca no lugar daquele que era odiado e excluído de forma que você possa se regozijar e ser feliz.

Conforme Paulo escreve em 2 Coríntios 8:9, “Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.”

E “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (2 Coríntios 5:21).”

Jesus Cristo inverte Sua sorte para conosco. Ele morre por nossos pecados para que possamos viver. Ele inverte Sua sorte para conosco, pois na cruz, Deus tratou a Cristo conforme nós merecíamos ser tratados, a fim de que Ele nos trate conforme Cristo merecia ser tratado.

Portanto, “Como você está vivendo a sua vida? Você anseia pelas coisas do Senhor, ou as coisas do mundo? Você quer a Jesus, tanto quanto você quer o ar que você está respirando? Ele é vida para você, vida verdadeira?

  • Fiquemos de Pé para orarmos.