Quando a Igreja está Esperando

Quando a Igreja está Esperando

“Quando a Igreja está Esperando”

(Atos 1:9-26)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(24-06-07) Manhã

 

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo um.

 

Semana passada, nós começamos uma série sobre esse explosivo livro da Bíblia. Se você perdeu a mensagem introdutória, você pode pegar um folheto na porta e acessar a mensagem no endereço eletrônico da igreja fbchenderson.org. Desde o ano passado para cá nós disponibilizamos todos os sermões pregados nos cultos da manhã, estando disponíveis tanto no formato escrito como em áudio. Nossa série se chama: “A Igreja em chamas” porque nós lemos sobre uma igreja ateada pelo poder do Espírito Santo, levando as Boas Novas de Jerusalém, para Judéia e Samaria e até os confins da terra.

 

A propósito, este é um bom momento para nós relembrarmos o versículo chave. Da última vez, nós vimos que o versículo chave para o livro todo é Atos1:8. Eu desafiei vocês a memorizarem esse versículo e disse que eu iria testar vocês hoje. Vocês estão prontos? Vamos recitá-lo juntos – sem olhar para nossas Bíblias!

 

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Agora fiquem de pé enquanto nós lemos o que acontece depois que Jesus fala essas palavras.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,

11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado.

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago.

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse:

16 Irmãos, convinha que se cumprisse a escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;

17 pois ele era contado entre nós e teve parte neste ministério.

18 (Ora, ele adquiriu um campo com o salário da sua iniquidade; e precipitando-se, caiu prostrado e arrebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

19 E tornou-se isto conhecido de todos os habitantes de Jerusalém; de maneira que na própria língua deles esse campo se chama Acéldama, isto é, Campo de Sangue.)

20 Porquanto no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e: Tome outro o seu ministério.

22 É necessário, pois, que dos varões que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós,

23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.

24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido

25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar.

26 Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos

. Oração.

Introdução:

 

Antes de nossos filhos nascerem, quando Michele estava grávida, ela tinha um livro que era útil para ela nos meses que precediam o parto. Eu costumava ver o livro pela casa e parece que ele continua hoje um livro popular nos lares das mães que estão esperando bebê. Ele tem um título que chama a atenção e eu aposto que alguns de vocês já devem tê-lo visto também. O título é: O que esperar quando se está esperando? Esse não é um ótimo título? O livro visa preparar as mães para o nascimento de seus bebês respondendo perguntas comuns e provendo até mesmo um relato mês a mês do que as mães podem esperar enquanto elas estão esperando, o que elas podem esperar que aconteça nos dias que sucederão até o nascimento dos seus bebês.

 

Eu pensei nesse livro quando eu estudei essa passagem esta semana. O que você tem aqui no capítulo um é um relato dos dias que precedem o nascimento da igreja. Nós vamos ver da próxima vez que Ato capítulo 2 é o nascimento da igreja. Pentecostes é o nascimento da igreja. É no Pentecostes que o Espírito Santo desce sobre os apóstolos, equipando-os com o poder para levar as Boas Novas e compartilhá-las ao redor de todo o mundo.

 

Então num certo sentido os apóstolos aqui no capítulo um estão esperando. Nós vimos da última vez nos versículos 4 e 5 que antes de Jesus ascender aos céus Ele diz para eles permanecerem em Jerusalém até que o Espírito Santo viesse para eles. Então eles estão esperando. Eles estavam esperando que houvesse o dia do nascimento da igreja.

 

Ao olharmos mais detalhadamente para esses versículos, nós aprenderemos com os apóstolos como ser uma igreja com esse sentimento de expectativa. Todas as vezes que nós nos reunirmos eu espero que nós nos reunamos com um profundo sentimento de reverência, com temor e maravilhados com relação ao que Deus fará em nós e através de nós. Nós nos reunimos com os corações em expectativa. Nós aguardamos ansiosos para que Deus nos surpreenda. Como as 300 pequenas crianças que vindo para a Escola Bíblica de Férias aqui na semana passada, nós temos que vir para esse prédio com o sentimento de alegria e maravilha com o que Deus vai nos ensinar cada dia. Qual a aparência da igreja quando ela tem essa sensação de expectativa? Como seus membros se comportam. Número um, eles:

 

I.  Anseiam pela Presença do Senhor (9-11)

 

Lembrem que Jesus acaba de dizer o que nós estamos chamando de versículo chave para o livro inteiro. Ele acabara de dizer no versículo 8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”  O que acontecer a seguir? Olhem o versículo 9:

 

9 Tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.

 

Isso é o que nós chamamos de ascensão, a ascensão. Jesus literalmente ascendeu aos céus para sentar-se no Seu trono à direita do Pai. Ele ressuscitou da morte, Ele apareceu para muitas pessoas num período de 40 dias, depois Ele falou aquelas palavras para os apóstolos e então Ele subiu aos céus. A Bíblia diz: “uma nuvem o recebendo, ocultando-o a seus olhos.”

 

Imaginem só como deve ter sido! Eu não sei quantos estavam reunidos ali no Monte das Oliveiras para testemunhar aquele evento, mas deve ter sido uma cena e tanto. E imagine como deve ter sido do outro lado daquela nuvem! Toda a hoste celestial está reunida para receber em casa aquele que é o único Salvador Senhor. O Pai no trono Dele e todos os anjos com uma música de celebração, e todos os remidos de todos os tempos se curvam e saúdam quando Jesus toma Seu assento à direita do Pai.

 

Pensem sobre isso por um momento. Havia muita gente lá no céu que foi salva fiado, sabe. Havia aqueles que viveram antes de Jesus de Nazaré. Moisés, Arão, Samuel, Davi, Elias, e todos aqueles que viveram antes do nascimento de Jesus foram salvos por crerem no Messias que viria. Os crentes a partir do nascimento de Jesus foram salvos por crerem em um Messias que tinha vindo. Os crentes do Velho Testamento foram salvos por olharem adiante para a cruz. Os crentes do Novo Testamento são salvos por olharem para trás da cruz. Ou seja, havia uma porção de gente lá no céu que havia sido salva, comprada a crédito, fiado, num modo de falar. Eles estavam olhando antecipadamente para esse Messias que tinha terminado Sua obra na cruz do Calvário e havia retornado para as glórias do céu e que recepção de boas vindas Ele deve ter recebido.

 

Mas desse lado dos céus os apóstolos só conseguem ver Jesus subindo nas nuvens. A Bíblia diz que eles “olharam firme” para o céu enquanto Ele subiu. Há um desejo no olhar deles, um tipo de fixação séria e firme como se imaginassem se eles veriam Jesus novamente. Há um desejo nos corações deles de terem o Senhor Jesus Cristo para sempre. Então nós temos esses anjos:

 

10 Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco,

11 os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

 

Ou seja: “Não desanimem. Ele vai voltar. Assim como vocês viram Ele sair, vocês o virão entrar.” Por falar nisso, preste bastante atenção nisso quando você procurar as Escrituras para obter uma informação explícita sobre como Jesus retornará. A Bíblia não fala nada sobre o retorno secreto de Jesus cristo ou da Sua vinda em duas fases.Os anjos deixam bem claro: “Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Assim como vocês O viram ir, da mesma forma vocês O virão voltar. Sua vinda será visível para todos.

 

Mas o que eu realmente quero enfocar aqui é esse sentimento de desejo no coração dos apóstolos. É o desejo no coração dos apóstolos que engatilha a resposta dos anjos. Os apóstolos estão agindo como se eles nunca mais fossem ver o Senhor novamente e é por isso que os anjos respondem dessa maneira.

 

Eu espero que nossa igreja sempre se reúna com esse sentimento de expectativa, desejando a presença do Senhor no nosso culto de adoração e nas nossas salas de escola bíblica. Eu espero que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em nosso meio de uma maneira que desafie explicação. Eu espero que nós sempre oremos: “Querido Jesus, seja conosco em poder e glória hoje.” Mas assim como ansiamos pela presença Dele em Espírito, eu espero que nós também ansiemos pela presença física Dele. Você anseia o retorno de Jesus Cristo? Às vezes eu penso: “Não seria ótimo se o Senhor retornasse hoje?!” Ele vai voltar. Ele está voltando. Eu estou tentando me dedicar mais a meditar no céu diariamente. Eu ainda não estou lá, mas ainda é um objetivo meu me disciplinar a dedicar alguns minutos do dia para pensar sobre o céu. O que está acontecendo lá agora? Como vai ser quando eu chegar lá? Com vai ser ver Jesus? Eu creio que quando nós conduzimos nosso pensamento dessa maneira então nos lembraremos que tudo o que realmente importa no fim do dia não é o que Jesus acha.

 

Nós temos um sentimento de expectativa, esperando que Deus faça grandes coisas em nós e através de nós quando nós desejamos a presença do Senhor. Em segundo lugar, nós podemos esperar que Deus faça grandes coisas na nossa igreja quando nós:

 

II.  Amamos o Povo de Deus (12-14)

 

12Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, que está perto de Jerusalém, à distância da jornada de um sábado.

 

Lembrem que vimos da última vez que Lucas escreveu ambos: o Evangelho de Lucas e o livro de Atos. No final do seu Evangelho, nos últimos dois versículos do livro, Lucas escreve que os apóstolos retornaram de Jerusalém com “grande alegria” e que eles estavam continuamente no templo louvando e bendizendo a Deus (Lucas 24;52-53).” Ou seja, há esse sentimento de alegria quando os apóstolos voltaram de Jerusalém.

 

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.

 

Quando eu li esses versículos repetidas vezes o que me chamou a atenção foi o grande amor que esses apóstolos tinham um pelo outro. A Bíblia diz “esses perseveraram unanimemente”. Isso significa que eles eram unidos. Havia unidade entre esses crentes quando eles oravam uns pelos outros e buscavam juntos a Deus.

 

Quem estava ali? Os apóstolos, algumas mulheres sem nome e Maria, a mãe de Jesus, e os irmãos Dele. A propósito, um dos irmãos de Jesus era Tiago. Nós começamos quarta passada um estudo muito prático sobre o livro de Tiago. Tiago não acreditou que Jesus fosse o Messias até que ele O viu após ele ter ressuscitado da morte. Isso faria qualquer um se converter! Eu quero te convidar a vir às quartas-feiras à noite para nosso estudo Bíblico seguido de uma refeição e um momento de oração. Nossa última quarta-feira a noite foi ótima ao estudarmos juntos e eu estou ansioso para estudar o livro de Tiago com vocês.

Aqui então estão todos os apóstolos em concordância, em unidade. Eles estavam unidos orando e suplicando uns pelos outros enquanto juntos buscavam a Deus. É uma linda ilustração de como a igreja deve parecer.

 

Durante a Escola Bíblica de Férias esta semana, uma das canções que as crianças aprenderam ressaltava esse tipo de amor pelo povo do Senhor que nós devemos ter em nossa igreja. Deixe-me compartilhar com vocês essa letra que as crianças cantaram essa semana. O nome da canção é “Um”. Aqui está a letra:

 

Tendo uma só mente, tendo o mesmo amor, sendo unânimes, tendo o mesmo coração;

Crendo em um Deus, seguindo uma verdade, crendo em Jesus, fazendo o que Ele diz para fazer.

 

Nós oramos um pelos outros, servimos uns aos outros, andamos em unidade, e nos importamos com a necessidade uns dos outros;

Partimos junto o pão, irmãos e irmãs, de mãos dadas no corpo de Cristo, nos tornamos um.

 

E não faremos nada para nossa glória, mas em humildade nós consideraremos os outros mais importantes do que nós mesmos.

 

Primeira Igreja Batista, se nós fizermos o que dizem essas palavras, nós podemos sempre esperar que Deus faça grandes coisas através desse corpo! Olhe ao seu redor para seus irmãos e irmãs. Essa é sua família. Pela graça de Deus nós temos um amor uns pelo outros que o diabo não pode confundir. Então, nós precisamos desejar a presença do Senhor, amor o povo do Senhor, e em terceiro:

 

III.  Ver o Plano do Senhor (15-26)

 

Os apóstolos buscaram a vontade de Deus em tudo que eles fizeram e nós devemos fazer isso também. Nós devemos sempre pedir: “Deus, qual é o seu plano para o corpo desta igreja? O que o Senhor deseja que nós façamos?”  Veja esse tipo de espírito se revelar enquanto lemos o que Pedro faz:

 

15 E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) disse:

16 Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;

17 Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.

 

Pedro conduz os apóstolos a nomearem um substituto para Judas. Você lembra que Judas era aquele que havia traído Jesus.. Lucas nos lembra nos próximos dois versículos sobre a terrível morte de Judas após ele ter traído Jesus no Jardim do Getsêmani.

 

18 Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade; e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

19 E foi notório a todos os que habitam em Jerusalém; de maneira que na sua própria língua esse campo se chama Aceldama, isto é, Campo de Sangue.

 

Lucas acrescenta detalhes horrendos ao relato de Mateus sobre a morte de Judas. Mateus nos conta que Judas se pendurou. Lucas acrescenta detalhes que sugerem que a corda de Judas se rompe ou que seu corpo foi lançado nesse campo que era chamado de Campo de Sangue. Pedro diz que tudo isso fora pré-dito profeticamente no livro de Salmos:

 

20 Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado.

21 É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,

22 Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.

 

Então Pedro conduz os crentes a nomearem um homem para substituir Judas. Jesus havia chamado 12 apóstolos, então Pedro busca voltar aos 12.

 

23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.

 

Agora, veja isso, repare como os apóstolos aguardam Deus agir. Observe como eles buscam o plano de Deus nisso:

 

24 E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos coraçöes de todos, mostra qual destes dois tens escolhido,

25 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar.

26 E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.

 

Naqueles dias, lançar a sorte era uma maneira muito popular de se buscar a direção de Deus, de determinar qual era a vontade Dele para determinada coisa. Ninguém sabe ao certo como se lançava a sorte. Eram provavelmente pequenos pedaços de madeiras que eram jogados de forma que como caíssem indicava qual era a direção de Deus naquela questão. Lembre que os apóstolos estavam fazendo isso antes de Pentecostes. Quando chega o capítulo 2, nós não vemos mais o povo de Deus buscando a Sua direção através da sorte. A razão, é claro, é porque o Espírito Santo veio para nos guiar. O Espírito Santo habita dentro do crente, guiando-o (ou) a de acordo com as Escrituras. A Bíblia e o Espírito nos levam a tomar decisões sábias.

 

Mas o ponto que eu quero enfatizar aqui é a maneira como os apóstolos oram no versículo 24. A Bíblia diz: “Eles oraram e disseram: “Tu, Senhor, conhecedor dos coraçöes de todos, mostra qual destes dois tens escolhido…”

 

Você vê como eles aqui  buscam o plano do Senhor? Eles se reúnem e buscam a orientação de Deus para a igreja Dele. Eles não estão promovendo sua própria agenda. Eles estão dizendo: “Deus, Tu sabes de todas as coisas. Tu sabes quem deve ser o 12º apóstolo. Apenas nos mostre então quem é.”

 

Eu me lembro de me sentir guiado a usar isso na noite em que nós votamos sobre o fortalecimento da Equipe Visão para procurar uma propriedade, fosse perto de nossa localização ou num lugar alternativo. Nós encerramos orando, orando como os apóstolos oraram aqui: “Senhor, tu conhece o coração de todos. Tu conheces todas as coisas. Mostre-nos o que o Senhor está fazendo. Guie a Equipe Visão para que descubram onde Tu estás trabalhando para que nós possamos nos juntar a Ti nessa obra.” Nós continuamos a orar assim hoje e nós devemos sempre buscar o plano de Deus em tudo o que nós fazemos.

 

Quando a igreja está esperando, vivendo com um sentimento de expectativa, nós vamos desejar a presença do Senhor, amar o povo do Senhor, e buscar o plano do Senhor. Se nós fizermos isso. Deus vai honrar e abençoar nossos esforços.

 

. Fiquem de pé para oração