O Jesus Bíblico

O Jesus Bíblico

“O Jesus Bíblico”

(Atos 3:1-26)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(22-07-07) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 3.

 

Algumas semanas atrás, nós começamos nossa jornada pelo poderoso livro de Atos. Nós estamos caminhando versículo por versículo deste livro que detalha os empolgantes eventos da primeira igreja expandindo de Jerusalém até os confins da terra.

 

. Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.

2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.

9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;

10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Ontem, eu recebi um telefonema muito encorajador de uma senhora de 77 anos de Evansville, que havia lido um artigo religioso que eu escrevi para o  Saturday’s Courier Press. Foi um telefonema delicioso e eu fiquei atônito com o fato de ela ficar relutante em se referir a si mesma como crente. Mas ela estava relutante não porque duvidasse da sua fé ou de algo do tipo, mas sim, porque, como ela colocou, as pessoas têm idéias engraçadas do que significa ser um crente nos dias de hoje. Algumas pessoas acham que se pode ser um crente e adorar Buda ao mesmo tempo, ou que você pode ser um crente e adorar algum tipo de ídolo ou algo desse tipo. E ela queria deixar bem claro que ela não seguia um Jesus não bíblico, mas o Jesus bíblico, sobre o qual nós lemos na Bíblia. E vocês sabem que ela tem razão sobre isso. Existem várias visões não bíblicas sobre Jesus e sobre o que significa segui-lo.

Esta manhã, eu gostaria de apenas ler este capítulo com vocês e aprender o que a Bíblia nos fala sobre o Jesus bíblico. Então, se você está fazendo anotações, anote isto. Primeiro, a Bíblia nos ensina sobre:

 

I.  O Poder de Jesus (1-10)

 

Antes da morte e ressurreição de Jesus, Ele ministrou por volta de 3 anos e meio. E durante esse ministério terreno, Jesus evidenciou Seu poder único como Filho de Deus, como Deus encarnado. Nós lemos as histórias dos evangelhos em Mateus, Marcos, Lucas e João e nós lemos sobre o poder de Jesus. Jesus agora ascendeu para a direita do Pai. E a Bíblia diz em Atos 1:8 que Deus enviou esse mesmo poder para os apóstolos. Lembram de Atos 1:8; o versículo chave do livro de Atos? Jesus diz: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Então nós estamos agora lendo como esse poder de Jesus está ainda disponível para aqueles que O seguem. Eu creio que esse é o ponto fundamental nesses versículos que nós lemos agora há pouco.

 

O versículo um nos fala que Pedro e João estão indo juntos para o templo na hora da oração, a hora nona. Isso seria por volta das 3 horas da tarde. Havia três momentos em que os Judeus se reuniam para orar no templo: a terceira hora, a sexta hora e a nona hora. Eles se reuniam às 9:00 h da manhã, às 12:00h e às 3:00 da tarde. Então, Pedro e João estão indo juntos para orar no templo às três horas.

 

Nós poderíamos gastar algum tempo falando sobre como Deus une pessoas diferentes para a causa de Cristo. Muito do que nós lemos na Bíblia sobre essas duas pessoas, Pedro e João, nos conta que eles tinham personalidades muito diferentes. Pedro freqüentemente aparece como sendo um pouco áspero e João aprece como sendo um pouco calado, mas eles estavam caminhando juntos para o templo. Vocês sabem que na igreja há lugar para todos. Há um lugar no corpo de Cristo para pessoas ásperas e pessoas caladas. Há lugar na igreja para você. Deus te fez do jeito que você é porque Ele te ama assim e Ele quer te usar e sua experiência e seus talentos na Sua igreja e através da Sua igreja. Como seria enfadonho se todos tivéssemos as mesmas personalidades!

 

Enquanto Pedro e João se preparavam para entrar no templo, eles viram um homem deitado no templo. Ele era coxo, não podia andar. Ele havia sido colocado ali por outras pessoas. A Bíblia diz que ele ficava deitado ali diariamente, todos os dias na entrada no templo. O portão do templo é chamado de “Formosa”, mas aqui não temos uma visão tão formosa assim, um pobre, um homem coxo desamparado, incapaz de andar.

 

De maneira interessante, Atos 4:22 nos fala que esse homem tinha mais de 40 anos de idade. Pensem sobre isso. Ela era “coxo desde o ventre da mãe” e agora estava com mais de 40 anos de idade. Quando garoto, ele não fora capaz de correr e brincar com os outros, nem pode dar um passeio pelas ruas de Jerusalém, não pode trabalhar, e não era capaz de fazer nada exceto esperar que outras pessoas tivessem misericórdia dele quando entravam no templo.

 

Aqui vêm dois dos filhos de Deus, Pedro e João, dois crentes que têm seus olhos abertos para a oportunidade para ministrar. Você tem seus olhos abertos para as oportunidades para ministrar? Você sabe, há pessoas ao redor de nós que precisam do Senhor. Às vezes, nós temos tanta pressa de entrar no lugar de adoração que nós passamos direto pelas pessoas que estão sofrendo. Pedro e João tinham seus olhos abertos e eles pararam e ajudaram esse homem coxo.

 

O coxo havia pedido esmolas a Pedro e a João, dinheiro. Pedro parou, olhou firmemente para o homem e disse : “Olhe para nós.” O homem voltou sua atenção para eles e então Pedro disse: “Prata e ouro eu não tenho.” Alguém disse que essa é uma evidência de que Pedro era um pastor Batista! Eu não creio, mas ele disse: “Prata e ouro eu não tenho, mas o que tenho te dou: no nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta e anda.” E então Pedro toma o homem pela mão e o ergue conforme o poder de Jesus fluía através dos pés do homem e seus tornozelos.

 

Você consegue imaginar essa cena? Veja novamente os versículos 8 e 9: “de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus,” Ontem, Michele e eu estávamos nos lembrando de ouvir os netos de nosso pastor cantarem uma música sobre esse homem. O refrão era sobre seu caminhar, saltar e louvar a Deus.”

 

Isaías 35:6 diz que Deus fará o coxo saltar como uma cervo”, e foi exatamente isso que aconteceu aqui quando o poder de Jesus, esse mesmo poder que Jesus usou no Seu ministério terreno, agora flui através dos apóstolos e traz cura ao coxo. E ouça, esse mesmo poder de Jesus está ainda disponível hoje.

 

A condição desse jovem homem é uma metáfora da forma como muitos vivem hoje. Ele não tinha poder para andar. Ele estava sem poder. E você está ouvindo esta mensagem e você se identifica com o coxo. Você também, se sente sem poder. Ouça. O poder de Jesus que fortaleceu o pé daquele homem coxo é o mesmo poder que fortalece seu casamento. O mesmo poder de Jesus que capacitou esse homem a entrar no templo é o mesmo poder que te capacita a caminhar diante daquela situação no trabalho e entrar no consultório do médico para aquela consulta médica e caminhar diante daquela situação da escola sem medo. Não tema; o poder de Jesus está com você! O escritor de Hebreus nos diz em Hebreus 13:8 que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele não mudou.

 

Quando nós lemos sobre o Jesus bíblico nós lemos sobre o poder de Jesus. Em segundo lugar, nós lemos sobre:

 

II.  A Pessoa de Jesus (11-16)

 

Com isso, eu quero dizer que nós aprendemos especificamente quem Ele é. Quem é a pessoa de Jesus? No próximo apanhado de versículos nós lemos alguns nomes descritivos que demonstram a pessoa de Jesus.

 

11 Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão.

12 À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?

 

Pedro faz o que bons pregadores fazem, eles desviam a atenção de si mesmos e a redirecionam para o Senhor Jesus Cristo. Pedro diz: “Este poder que vocês estão testemunhando não é nosso. Esse é o poder de Jesus.” Uma multidão se reuniu ali e Pedro agarra a oportunidade de pregar o evangelho para eles. Agora nos próximos quatro versículos nós lemos quatro nomes descritivos do nosso Senhor Jesus Cristo, quatro nomes descrevendo Sua pessoa, quem Ele é. Vejam o versículo 13 quando Pedro começa seu sermão.

 

13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo.

 

Pedro se refere a Jesus Cristo como “Servo” de Deus. Jesus é Servo de Deus. Marcos 10:45 diz que Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar Sua vida como resgate por muitos. Ele se humilhou como um Servo e morreu em nosso lugar para cuidar do nosso problema que é o pecado. Pedro diz para aqueles reunidos ali: “Vós entregaram Jesus o Servo de Deus  para Pilatos.” Então no versículo 14 Pedro usa dois outros nomes descritivos da pessoa de Jesus. Ele diz:

 

14 Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida.

 

Jesus Cristo é descrito como o “Santo” e o “Justo”. Aqui estão dois lembretes de que Jesus não tem pecado. Ele é santo e justo. Ele viveu a vida perfeita que nós não conseguimos viver sozinhos. Por isso que apenas Cristo é Salvador. Ele é o único Homem que não tem pecado. Ele vive uma vida perfeita, cumprindo a lei por nós e então morrendo por nossos pecados. A pessoa de Jesus; Ele é o Servo, o Santo, e o Justo. Pedro diz para os Judeus que eles entregaram Jesus a Pilatos e pediram pela soltura de um assassino, ou seja, Barrabás. Então nós lemos a quarta palavra descritiva sobre a pessoa de Jesus.

 

15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dos mortos, do que nós somos testemunhas.

 

O nome “Príncipe da vida” é literalmente o “autor da vida” ou o “originador da vida”. Há tanta ironia aqui! Os Judeus e os Romanos tiraram a vida exatamente daquele que dá a vida. Então Pedro diz:

 

16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; e a fé que é por ele deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.

 

Pedro está pregando sobre a pessoa de Jesus. Jesus é o Servo glorificado, o Santo, o Justo e o Príncipe da Vida. E Pedro diz vocês crucificaram Ele.Vocês O mataram. Mas a morte não pode deter o Príncipe da Vida na sepultura! Então Pedro diz no versículo 15 que Deus o ressuscitou da morte. Ele diz: “Nós todos somos testemunhas da ressurreição de Cristo.” Ou seja: Nós nos vemos Nele.” A Bíblia diz em 1 Corintios 15 que os 12 apóstolos testemunharam a ressurreição de Jesus, Tiago testemunhou a ressurreição de Jesus, e mais de 500 pessoas de uma só vez testemunharam o Jesus ressurreto. A propósito, muitos de nossos jovens aceitaram o desafio do Irmão Alan para memorizar o capítulo inteiro de 1Corintios 15. São 58 versículos! Estou ansioso para ouvi-los recitar esse capítulo.

 

Quando nós estudamos esses Jesus Bíblico, nós estudamos sobre o poder de Jesus e a pessoa de Jesus. Em terceiro lugar, nós estudamos:

 

III.  A Profecia sobre Jesus (17-26)

 

O Antigo Testamento é Jesus Cristo predito. O Novo Testamento é Jesus Cristo cumprido. Deixe-me dizer isso novamente: O Antigo Testamento é Jesus Cristo predito. O Novo Testamento é Jesus Cristo cumprido. O Antigo Testamento profetiza, ou prediz a vinda do Messias. O Novo Testamento é o cumprimento, a resposta àquela profecia. Jesus Cristo é Ele mesmo o cumprimento das profecias acerca da vinda do Salvador.

 

Agora Pedro está pregando e ele acabou de dizer a todas aquelas pessoas reunidas ao redor dele que eles eram culpados de crucificar o Messias, o Salvador. Veja no versículo 17:

 

17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.

18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

 

Aí está novamente. Quando nós estudamos sobre o Jesus bíblico nós aprendemos a profecia sobre Jesus. Pedro diz que os profetas predisseram as coisas sobre o Messias e Jesus Cristo cumpre todas aquelas coisas.

 

Agora imagine que você acabou de saber que matou aquele que veio te resgatar. Como você se sentiria? De certa maneira, nós todos temos que compreender nossa própria culpa na morte de Cristo antes de nós podermos ser salvos. Nós precisamos compreender que nós somos culpados da morte de Cristo. Quem matou Jesus? Os Judeus? Sim. Os Romanos? Sim. Você e eu? Sim. Jesus morreu nas mãos de homens pecadores. Os Judeus e romanos foram meros instrumentos através dos quais Cristo morreu, mas Cristo voluntariamente entregou Sua própria vida por nós, morrendo por nossos pecados. Portanto, nossos pecados mataram nosso Senhor Jesus Cristo, o que significa que Eu sou culpado pela crucificação Dele.

 

Esse é o significado por trás da canção espiritual antiga que nós cantamos na Páscoa: “Você estava lá quando crucificaram meu Senhor? Você estava lá quando eles crucificaram meu Senhor?” E quando você e eu, convencidos pelo Espírito Santo,, compreendemos que nós estávamos, de fato, lá quando eles crucificaram o Senhor, e que nós somos tão culpados quanto qualquer um outro, então nós compreendemos a próxima parte da canção espiritual: “Oh! Às vezes, isso me faz tremer, tremer, tremer.” Sim, eu estava lá quando crucificaram meu Senhor. Então Pedro diz que se você admite que você estava lá, eis aqui o que você deve fazer. Versículo 19 e seguintes:

 

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.

 

Esse é um grande versículo! Arrependa-se, abandone seu pecado e se volte para Jesus. Converta-se, mude, seja salvo, e eu amo esta próxima parte: “para que sejam apagados os vossos pecados.” A ênfase de Pedro é que quando nós nos voltamos para Cristo, Deus remove o registro de nossos pecados, a longa lista acusatória de nosso pecado. Ele destrói a evidência, se você preferir. Pedro diz: “Seus pecados vão ser apagados”, e a idéia é de que a evidência vai ser destruída. Hoje nós poderíamos dizer: “Seus pecados serão completamente apagados do disco rígido.” Quando você se arrepende, quando você se volta para Jesus Cristo, Deus destrói completamente a evidência de sua culpa. Todo pecado é perdoado, passado, presente, e futuro. Isso é perdão. Pedro está dizendo que esse Jesus Cristo é o cumprimento das coisas que foram preditas. Deus envia o Senhor Jesus Cristo para nós.

 

20 E envie ele a Jesus Cristo, que {já} dantes vos foi pregado.

21O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.

 

Pedro continua seu sermão sobre o Jesus bíblico. Jesus ascendeu para a direita do Pai e permanecerá lá até “os tempos da restauração de tudo”, ou seja, até o fim dos tempos. Tudo isso fora falado, diz Pedro, “pela boca de todos os seus santos profetas”. Isso é profecia sobre Jesus. Versículo 22:

 

22 Porque Moisés disse: O Senhor vosso Deus levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim: a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.

23 E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.

 

Tome nota de Deuteronômio 18:15-19 e leia esses versículos depois. Pedro está citando aqueles versículos aqui no sermão dele. Naqueles versículos Moises fala sobre um Profeta vindouro, um Profeta com P maiúsculo, que viria como o libertador de Deus. Os Judeus ansiavam por esse Profeta que viria como vocês vão ver especialmente no Evangelho de João. João 7:40, por exemplo, tem o povo se perguntando sobre Jesus de Nazaré e uma de suas perguntas é : “Seria este homem o Profeta?” Será esse o prometido que virá? Pedro diz sim! Versículo 24:

 

24 E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.

25 Vós sois os filhos dos profetas e do concerto que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

26 Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades.

 

Então Pedro diz: “Esse Jesus de Nazaré é o Cristo. Ele é aquele sobre quem se profetizou no Antigo Testamento.” O Antigo Testamento é Cristo predito.O Novo Testamento é Cristo cumprido. O Jesus bíblico vem como o Messias Judeu, vindo primeiro para o Judeu, cuja salvação é para todas as pessoas, para que “todas as famílias da terra sejam abençoadas”, todas as famílias inclusive a sua família e a minha.

 

Você sabe, eu venho refletindo ultimamente sobre a morte de Cristo, realmente tentando abraçar tudo o que significa Cristo ter morrido por mim na cruz. Tem sido dito comumente que “Se você fosse a única pessoa no mundo, Jesus ainda assim teria morrido por você.” Isso é verdade, mas isso nunca me tocou muito, na minha estima, porque o enfoque está muito em mim. Sabe, como se: “Bem, Deus me ama tanto que Ele morreu só por mim, por mim, mim – e se eu ainda fosse o único, ele ainda morreria por mim.” Mas o que é notável sobre o sofrimento de Cristo na cruz do Calvário é que Ele morreu mais do que por mim.

 

E eu fiquei pensando nisso. Se Cristo morresse apenas por meus pecados isso já seria dor suficiente para Ele carregar. Eu quero dizer todos os meus pecados: passado, presente,futuro – cada um dos pecados que eu já cometi e cometerei, Cristo morreu por eles e recebeu a punição por eles. Ele sentiu a ira de Deus quando morreu no meu lugar. Imagine o horror desse sofrimento. Imagine o sentimento Dele de dor por cada um dos meus pecados. Quantos em número? Eu não sei, trilhões, eu imagino. E Ele sentiu o aguilhão de cada um desses pecados. Mas você percebe, Ele não morreu apenas pelos meus pecados. Ele morreu pelos pecados de toda pessoa que creria Nele. Portanto, Ele não apenas sente o peso dos meus pecados, e dos seus, e dos seus. Acrescente aos meus trilhões de pecados, os seus trilhões de pecados, e  os seus trilhões de pecados e então você começa a ter uma dimensão de todo o sofrimento que Ele enfrentou na cruz do Calvário.

 

O Jesus bíblico é o Jesus que tem poder para salvar cada um de nós da penalidade do nosso pecado. Como o homem coxo no inicio desse capítulo, nós somos todos deficientes espiritualmente. A Bíblia diz em Romanos 3:23: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Nós todos somos um pouco parecidos com o homem coxo. Ele era incapaz de andar fisicamente. Nós somos incapazes de andar espiritualmente. E, como ele, nós estamos nesta condição desde o ventre de nossa mãe. Nós herdamos nosso problema com o pecado e a única maneira de sairmos desse problema é através do Jesus bíblico.

 

. Fique de pé para oração.

 

Eu ouvi sobre a Sua cura, sobre Seu poder revelando.

Como Ele fez o coxo andar novamente, e fez o cego enxergar;

E então eu gritei: “Querido Jesus, venha e cure meu espírito quebrado,”

E de alguma maneira, Jesus veio e me conduziu à vitória.

 

Arrependa-se então e se converta, para que seus pecados sejam apagados, para que tempos de refrigério venham da presença do Senhor.