Poder para Mudar Sua Vida

Poder para Mudar Sua Vida

Lucas 11: 14-28

Poder para Mudar Sua Vida”

()

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 11 (pg 700; também para aqueles que usam o YouVersion Live, entre com o código postal).

Nós estamos pregando através do Evangelho de Lucas. A melhor maneira de aprender a Palavra de Deus é livro a livro, capítulo a capítulo, parágrafo a parágrafo, versículo a versículo. Pregando desse modo é menos provável que peguemos os versículos fora do contexto e fazê-los dizer coisas que Deus não intencionou fazê-los dizer. E pregando desse modo, versículo a versículo, permite que Deus determine o assunto a cada semana mais que o pregador, o que significa que estamos mais centrados em Deus em nosso culto que no homem. Temos um culto autenticamente centrado em Deus aqui na Primeira Batista de Henderson.

Pegamos nesta manhã o versículo 14 e vamos ler hoje sobre Jesus expulsando um demônio de um homem mudo e a subsequente conversa que se segue, conversa entre Jesus e alguns descrentes. Eu me pergunto se você crê em Jesus e se você acredita em demônios. Por que Deus preserva este histórico incidente na Escritura?

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

14 E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.

15 Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.

16 E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu.

17 Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá.

18 E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu.

19 E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes.

20 Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.

  • Oremos.

Introdução:

Demônios. Você acredita em demônios? O último versículo que lemos antes de orarmos – versículo 20 – Jesus diz, “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.” Você realmente acredita em demônios?

Hoje a maioria das pessoas são familiarizadas com a largamente conhecida série popular do filme, As Crônicas de Nárnia. Mas nem todas as pessoas sabem que o escritor das novelas nas quais esses filmes foram baseados, era um Cristão que escreveu muitos dos grandes livros da fé Cristã. C.S.Lewis, o escritor dos livros conhecidos coletivamente como As Crônicas de Nárnia, escreveu um livro em particular sobre demônios e demonologia. Nós temos uma cópia em nossa biblioteca da igreja. Ele é chamado de The Screwtape Letters – As Cartas do Inferno (título em português). Eu estou lendo novamente este mês e estou gostando imensamente. As Cartas do Inferno é uma série de cartas imaginárias escritas por um demônio mais velho e experiente chamado Screwtape. E Screwtape está escrevendo para seu jovem sobrinho, um demônio inexperiente chamado Wormwood. E Screwtape – o demônio mais velho – está aconselhando seu jovem sobrinho sobre qual a melhor forma de tentar um homem em particular conhecido apenas como “o Paciente.” Quando você lê o livro, você tem a sensação de que isso parece realmente ser a maneira como os demônios operam hoje. Eu acho que o livro é muito melhor do que a maioria dos livros populares sobre o assunto e acho que você vai gostar de ler ou reler por um tempo.

Eu menciono isso esta manhã porque no prefácio do livro de Lewis, ele faz uma declaração que merece ser repetida à luz de nosso texto nesta manhã. Eu perguntei se você acredita em demônios. Alguns de nós não acreditam em demônios e alguns de nós podem acreditar em demônios demais. Deixe-me citar o prefácio de Lewis. Ele escreve: “Existem dois erros equivalentes e opostos nos quais (nós) podemos cair sobre o (estudo de demônios). Um é desacreditar em sua existência. O outro é acreditar e sentir um excessivo e prejudicial interesse por eles. Os (demônios) por si mesmos tem igual prazer em ambos os erros.”

Assim, se você tem um excessivo interesse em demônios, isso os agrada grandemente. Eles adorariam afastar você do estudo das coisas de Deus para que você estude as coisas de Satanás. Se, por outro lado, você disser, “Claro que não acredito em demônios, que besteira! Que absurdo, insano e infantil!” Bem, essa posição também agrada os demônios. Eles adorariam que você acreditasse que demônios são um bando de abracadabra ou que esses primeiros Cristãos são de certo modo ingênuos, sem estudo, pessoas ignorantes que frequentemente confundem meros males físicos com manifestações supernaturais de Satanás. Em ambos os casos, os demônios se agradam e zombam.

Bem, a maioria de nós pega a Bíblia como a Palavra de Deus que não contém erro e buscamos interpretá-la de uma maneira clara, correta e então, nós acreditamos em demônios. Eles realmente existiram nos dias de Jesus e eles realmente existem hoje. Tão certo quanto existe um Deus que é santo, existe um Diabo que não é. E tão certo quanto existem anjos de luz que operam para Deus, também existem anjos das trevas que trabalham para Satanás.

Mas o que nós devemos entender absolutamente sobre demonologia, o estudo dos demônios, é que Satanás está operando como um inimigo derrotado. Jesus diz no versículo 20, “Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.” E o que Ele está dizendo é que o poder de Deus chegou. É isso o que significa “o dedo de Deus” lá no versículo 20. Significa “o poder de Deus.” Essa frase descreve Deus escrevendo os 10 Mandamentos na pedra em Êxodo 31:18. As tábuas de pedra foram escritas com “os dedos de Deus.” O poder de Deus chegou; o reino de Deus invadiu este mundo através da vinda de Jesus Cristo. Lembrem-se de que quando falamos do “reino de Deus” estamos falando sobre um reino que já chegou em parte e que virá mais tarde na plenitude. O reino são ambos “agora” e “ainda não.” O reino já chegou em parte e pelo menos uma evidência de que o reino de Deus já tenha chegado em parte é a habilidade de Jesus em expulsar demônios. É o que Jesus diz no versículo 20. O versículo 20 é o versículo mais importante em nossa passagem: “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.”

Assim eu quero falar sobre este poder de Deus que vem com o reino de Deus invadindo este mundo caído, inaugurando o Evangelho e salvação através de Cristo Jesus e eu quero falar sobre o que este poder significa para você e para mim. Isso é muito importante porque este poder de Deus é poder para transformar sua vida. Então se você é um anotador, eu quero perguntar três questões sobre transformação real em sua vida.

**Questões Cruciais sobre Transformação Real em Sua Vida:

1) Eu Creio que Jesus Cristo é Senhor? [14-23]

(Eu Creio que Ele tem todo Poder sobre Mim)

Nós lemos no versículo 14 que Jesus havia expulsado esse demônio e a Bíblia diz “o qual era mudo,” isto é, “que causou mutismo.” Causou a este homem a incapacidade de falar. Então Jesus expulsa o demônio para fora deste homem e o homem começa a falar para o espanto da multidão. Mas alguns, versículo 15 diz, alguns deles eram céticos. Mateus, em seu Evangelho, identifica esses camaradas como Fariseus. Então esses camaradas são céticos e eles acusam Jesus de estar em conluio com o diabo. A acusação deles é que Jesus está trabalhando em conluio com Satanás. Eles dizem que Jesus pode expulsar demônios porque Jesus está no mesmo time do príncipe dos demônios. Este é o significado por trás dessa acusação no versículo 15: “Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.” Belzebu é outro nome para Satanás.

O versículo 16 é um tanto engraçado porque diz, “E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu.” Assim, alguns na multidão acreditaram que Jesus realmente expulsou um demônio, mas disseram que Ele estava trabalhando em conluio com Satanás, mas outros na multidão diziam, “Sim, Ele expulsou um demônio, mas não é o suficiente para que nós realmente creiamos nEle.”Mas eu amo o versículo 17! Não deixe isso te pegar tão rápido. Como isso começa? “Mas, conhecendo ele os seus pensamentos.” Você conhece os meus pensamentos? Eu conheço os seus? De modo algum, certo? Ok, mas Jesus é Deus. Ele conhece os pensamentos do homem. Ele pode ler nossas mentes. Então Jesus sabe o que eles estão pensando e Ele fala a esses céticos.

Jesus ouve os pensamentos desses céticos que pensam que Ele está trabalhando no mesmo time de Satanás e Ele fala aos seus pensamentos. O que Ele fala é puro e simples e lindamente lógico. Ele lhes diz, “Vejam, um reino ou uma casa que é dividida contra si mesma irá cair.” É como um país dividido contra si mesmo através da guerra civil. Divisões levam à destruição. Então Jesus diz, “Se eu estivesse no mesmo time de Satanás, então Satanás seria dividido contra si mesmo.” Isso não faz sentido algum. E Jesus adiciona outro ponto a Sua defesa. Ele diz no versículo 19, “E se eu expulso demônios por Belzebu (por Satanás), por quem seus filhos os expulsam?” A palavra “filhos” aqui é entendida por “seguidores.” Jesus diz, “Por quem seus seguidores expulsam demônios?”

Muitos dos Judeus também praticavam o ato de expulsar demônios. Agora não há nada na Bíblia que sugira que eles eram sempre bem sucedidos, mas escritores não Cristãos como o historiador Josefus escreveu em sua obra, Antiguidades dos Judeus, que existiram certos rituais Judeus que eram seguidos na tentativa de expulsar espíritos maus. Então Jesus diz, “Ei, se eu estou trabalhando em conluio com Satanás, então eu acho que seus seguidores também estão trabalhando em conluio com Satanás.” Mas é claro, Jesus não está trabalhando em conluio com Satanás e então Ele faz essa declaração no versículo 20 que identificamos como o versículo-chave dessa passagem. Ele diz no versículo 20, “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.”

O reino de Deus tem chegado! Falamos disso no capítulo passado, Lucas 10:18onde Jesus comenta a respeito do trabalho missionário por ocasião do retorno dos 70 discípulos. Jesus disse-lhes, “Vi Satanás cair como um raio dos céus.” Tão rápido quanto um raio aparece no céu, rápido foi o sinal de que Satanás estava sendo derrotado. De certo modo, Satanás tem mantido o mundo em suas garras desde Gênesis 3 quando a Queda do Homem ocorreu. Adão e Eva pecaram e tudo começou a girar fora de equilíbrio. O pecado entrou no mundo. Mas Jesus Cristo agora havia chegado e o reino de Deus começa por aqueles que adentraram nele. Nós entramos nele através do rendimento a Cristo como Senhor. O reino de Deus penetra neste mundo caído para resgatar homens e mulheres que estão cativos do pecado e do diabo.

Agora Jesus segue para ilustrar a verdade de que o reino de Deus tem chegado, que Ele mesmo entrou no território ocupado pelo inimigo e agora está derrotando Satanás. Jesus diz no versículo 21, “Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem;” O “valente guarda” guardando a sua casa é Satanás. Assim, o versículo 22, “Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele,” – um mais forte que Satanás, então esse “vence” o outro, “tirando-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos.” Em essência, Jesus diz, “Eu não estou trabalhando no mesmo time de Satanás. Eu estou suprimindo completamente o Time de Satanás!” Eu estou aniquilando o Time de Satanás. Eu estou assaltando o Time de Satanás.

É o mesmo quando eu vejo meus garotos jogando esses jogos de guerra. Eles jogam esses jogos, muitos deles baseados na II Guerra Mundial. Eles têm que entrar no território ocupado pelo inimigo e capturar um dos caras maus. Então eles pegam a arma, carregador e outros espólios de guerra do bandido e usam isso para seus próprios propósitos. É isso o que Jesus faz. Ele entra no território ocupado pelo inimigo, um mundo debaixo do governo de Satanás e Ele sobrepuja o inimigo. Ele dá um golpe em Satanás e leva embora o que estava em suas mãos. Jesus está saqueando o reino de Satanás, tirando as pessoas dele e transferindo-as para Seu próprio reino.

E Jesus diz que ou você está de um lado da batalha ou do outro lado da batalha. Você e eu também estamos lutando contra o inimigo ou você está lutando com o inimigo. Ou você está no Time de Jesus ou no Time de Satanás. Este é o significado do versículo 23, “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.” Ou você está no time de Jesus ou você está no time de Satanás. Você diz, “Bem, eu não estou em nenhum dos times, muito obrigado.” Jesus não deixa esta opção para você. Não há posição neutra. Novamente, versículo 23, “Quem não é comigo é contra mim;” Não existe estar no meio. Ou acreditamos que Jesus tem todo poder e nos submetemos a Seu Senhorio sobre nossas vidas ou – diz Jesus – estamos “contra Ele” e mais, que ao invés de “ajuntar” com Ele, estamos “espalhando,” estamos trabalhando contra Jesus. Nós ainda estamos no território ocupado pelo inimigo, sobre o controle de Satanás. Então não há neutralidade, posição confortavelmente mediana. Ou você está sob o governo de Satanás ou sob o governo de Jesus Cristo.

Assim, a primeira pergunta crucial é, “Eu acredito que Jesus Cristo é Senhor?” que é o mesmo que dizer, “Você acredita que Jesus Cristo tem todo poder sobre você?” Você tem que acreditar nisso para ser salvo do território ocupado pelo inimigo. Você tem que acreditar em Cristo para ser salvo do pecado e do poder de Satanás. Veja, se você e eu fomos transferidos do reino das trevas para o reino da luz, então nos valemos do poder de Cristo em nossas vidas. Se Jesus tem todo poder sobre Satanás, Ele tem todo poder sobre qualquer coisa e esse mesmo poder opera na sua vida e na minha, poder para transformar sua vida.

Poder para salvar você do pecado, vergonha e culpa. Poder para limpar você do pecado e vestir você com a justiça de Cristo. Poder para fazer você ficar de pé seguramente diante de Deus no dia do julgamento. Poder para mudar seus caminhos. Poder para salvar seu casamento. Poder para te dar significado e propósito. Poder para vencer a depressão e descontentamento. O reino de Deus invadiu este mundo amaldiçoado pelo pecado, mas você tem que passar por este reino. Você tem que deixar o time do inimigo e entrar nas fileiras do Time de Jesus. Isso vem pela graça através da fé em Jesus Cristo. E você deve percorrer todo o caminho. Não há meio termo. E quando você se torna um Cristão, você entra no reino de Deus, um reino que já veio em parte, e um dia, virá no todo. E quando esse dia chegar que alegria será! Entraremos no estado final da glória onde não há mais pecado, sofrimento ou doença. Então com isso em mente vem a Pergunta Número Dois:

2) Eu Tenho Experimentado Conversão Verdadeira? [24-26]

(Eu entendo que isso não é “Limpando Meu Ato”)

Imagine que você achou que escapou do território ocupado pelo inimigo, mas então você descobre que ainda está nele. Quão assustador isso seria! Você pensa que está em segurança, mas logo descobre que você está em perigo real porque você não atravessou para o lado do vencedor. É isso o que Jesus ensina nos próximos três versículos. Vejamos o versículo 24 e seguintes:

24 Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí.

25 E, chegando, acha-a varrida e adornada.

26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

Jesus ensina aqui com o que a verdadeira conversão se parece e Ele ensina que isso é muito mais que apenas “limpando nossos atos,” o que muitas pessoas erradamente pensam sobre como podemos nos acertar com Deus. Salvação verdadeira é mais que apenas tentar fazer o que é certo e remover o que é errado. Se é isso o que estamos fazendo, então somos como o camarada que varreu todo mau de sua vida, mas que nunca se encheu com Cristo. Ele é como o camarada que apenas corrige seu comportamento e diz, “Sabe de uma coisa, vou começar a viver corretamente e vou começar guardando os 10 Mandamentos e assim por diante, então Deus vai me aceitar.”

Jesus diz que isso é como o camarada que “varre” sua vida, tudo é colocado em ordem. Ele é um bom vizinho. Ele é um homem de negócios justo. Ela dá dinheiro ao pobre e é amável às crianças. Ele é moralmente correto. E Jesus ensina que o inimigo ama uma pessoa como essa. Satanás e seus asseclas amam encontrar pessoas que meramente têm “limpado seus atos,” pessoas religiosas, pessoas de moral, pessoas boas – e pessoas perdidas. O versículo 26 diz que um espírito imundo “leva com ele outros sete espíritos mais imundos que ele mesmo, e eles adentram e habitam lá; e o último estado do homem é pior que o primeiro.” Que coisa assustadora achar que você estava no lado vencedor da batalha quando na verdade você estava no lado perdedor.

Você tem experimentado conversão verdadeira? Você percebe que isso é mais que apenas “limpar seus atos?” em conversa espiritual com nossos amigos, família e estranhos, não vamos ficar satisfeitos com aqueles que dizem que sabem que existe um Deus em algum lugar lá em cima e então eles estão vivendo suas vidas como pessoas boas com esperança de irem para o céu um dia. Você pode ser uma boa pessoa e morrer e ir para o inferno. Conversão verdadeira não é encontrada na mudança de nosso comportamento e na tentativa de viver de forma correta. Conversão verdadeira é ativamente e decisivamente deixar o lado do inimigo e atravessar para o reino de Deus. Nós entramos no reino pela fé em Jesus Cristo. Isso não acontece automaticamente e isso não vem com nossas tentativas de limpar nossas vidas. Salvação vem quando nós humildemente nos curvamos diante de Deus e admitimos nossos pecados e arrependemos, dando às costas ao nosso pecado, nos afastando do inimigo e – pegando emprestado do hino das crianças – nos juntando “ao exército do Senhor.”

Isso nos ajuda a entender porque alguns parecem ter professado fé em Cristo e mais tarde caem. Eles se juntaram a uma igreja. Eles foram batizados. Mas mais tarde eles caem e retornam para seus velhos caminhos. O que aconteceu? Bem eles eram como um homem que varreu sua casa. Eles limparam um pouco aqui e um pouco ali. Eles sentiram que tinham mudado seus comportamentos e conseguiram um pouco de religiosidade também. Tudo está limpo e em ordem. Mas você percebe que eles nunca realmente entraram no reino de Deus. Então um espírito imundo retorna com um bando de outros espíritos imundos de modo que, a última parte do versículo 26 diz, “e o último estado do homem é pior que o primeiro.” É pior porque este homem pensou que ele estava bem diante de Deus, mas ele não estava. Ele nunca foi verdadeiramente salvo para começo de conversa e como é difícil fazer com que ele enxergue isso agora.

Igreja, aqui estão novamente essas palavras: Você tem experimentado conversão verdadeira? Houve um tempo em sua vida onde você humildemente se curvou diante de Deus, buscando nada mais que a salvação de sua alma e resgate do inimigo? Se sim, uma das evidências será seu amor pela Palavra de Deus. Pergunta 3:

3) Eu Amo Ouvir e Guardar a Palavra? [27-28]

(Eu Tenho um Desejo Natural pela Bíblia)

27 E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.

Aqui está uma mulher que está ouvindo Jesus compartilhar essas palavras acerca do reino de Deus, poder e verdadeira salvação e ela transborda de alegria. Ela se maravilha com o que seria estar atada a Cristo através de laços familiares, ser ligada a Ele fisicamente, ser Sua mãe. Ela clama, “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.” Que benção seria ser Sua mãe!

E Jesus responde no versículo 28 com, “Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” A primeira vez que li isso, pensei que Jesus estava dando um tipo de reprimenda nessa mulher ou reprovando-a. Mas Jesus não reprova sua declaração; mais que isso, Ele melhora a declaração dela. Uma frase poderia ser, “Você disse a verdade a respeito de minha mãe, mas a benção dela não consiste simplesmente no relacionamento dela Comigo; a benção dela consiste no fato de que ela ouviu a Palavra de Deus e a guardou, que é onde a verdadeira benção é encontrada.”

Pense nisso! Jesus diz que ouvir a Palavra de Deus e então guardar a Palavra de Deus é uma benção maior que ser ligado a Jesus por laços familiares. Você percebe como é importante ouvir a Palavra de Deus e guardá-la?

É por isso que enfatizamos tanto a Bíblia aqui na Primeira Igreja Batista de Henderson. Nós queremos que as pessoas amem o Senhor e Sua Palavra. Jesus diz, “Bem-aventurado é você quando ouve a Palavra de Deus e a guarda.” Se você nasceu de novo, você tem um desejo natural de ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la. Se você acha a Bíblia chata, isso deve ser causa de grande alarme e preocupação para sua alma. Abençoados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.

Eu quero experimentar o poder de Deus em minha vida!” Bem-aventurados aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. Você não pode ser abençoado simplesmente por frequentar os cultos da igreja; bem-aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. “Eu quero sentir a presença de Deus em minha vida!” Verdade?

Você realmente quer estar próximo a Jesus? Foi Maria, a mãe de Jesus, abençoada por estar próxima a Jesus? Sim! Você quer estar próximo a Jesus como Sua própria mãe? Bem-aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam.

  • Fiquemos de pé para a oração.