Como Orar—Parte 2

Como Orar—Parte 2

Lucas 11:5-13

Como Orar—Parte 2”

(Lucas 11:5-13)

Série: Certeza em Tempos Incertos 

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 11(pg 700).

Nós estamos pregando através do Evangelho de Lucas, versículo a versículo, crendo que esta seja a melhor maneira de aprender a Bíblia. Se somos salvos, somos chamados a sermos estudantes da Palavra. Nós estudamos a Palavra de Deus e lemos Sua Palavra como se recebêssemos uma carta de amor escrita para nós, então não pegaremos um versículo aqui e um versículo ali, mas leremos versículo a versículo, linha por linha, acalentando a Palavra e lendo-a cuidadosamente, meticulosamente e estudiosamente.

O capítulo 11 começa com a pergunta de um dos discípulos a Jesus, “Senhor, ensina-nos a orar,” assim, começamos um estudo intitulado de “Como Orar” de acordo com Jesus. Nós paramos naquilo que tradicionalmente chamamos de, “A Oração do Senhor,” – e notamos que é melhor chamar isso de “A Oração ‘dos Discípulos’”, nos versículos de 2-4, então agora retomaremos na continuação do ensinamento do Senhor sobre oração nos versículos 5 e seguintes.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra Santa de Deus.

5Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,

6Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;

7Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;

8Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.

9E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;

10Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

11E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

12Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

13Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

  • Oração.

Introdução:

Essa passagem continua a resposta de Jesus ao pedido do discípulo desconhecido lá no versículo 1, “Senhor, ensina-nos a orar.” A maioria de nós luta para manter uma vida de oração vibrante. É claro que existem muitas razões para orar. R.A. Torrey em seu famoso livro sobre oração dá entre as muitas razões para orar, essas considerações:

  • Porque existe um diabo, e oração é uma maneira apontada por Deus de resistir a Ele (Efésios 6:12-13, 18).

  • Porque oração é a maneira que Deus tem para nós de obtermos o que precisamos dEle (Lucas 11:3-13; Tiago 4:2).

  • Porque oração é a forma que Deus tem nos apontado para encontrarmos “graça para ajudar em momentos de necessidade” (Hebreus 4:16).

  • Porque oração com ação de graças é a maneira de Deus para obtermos liberdade da ansiedade e para recebermos “a paz de Deus” (Filipenses 4:6-7).

William Cowper disse, “Satanás treme quando ele vê o mais fraco Cristão sobre seus joelhos.”

Nosso Senhor nos ensina como orar, especificamente Ele nos dá três maneiras de orarmos. Primeiro:

1. Nós Devemos Orar Ousadamente (5-8)

Jesus tinha apenas ensinado na oração dos Discípulos que existem algumas coisas as quais são apropriadas pedir a Deus. Nos versículos, vimos no versículo 2 que oramos para que o nome de Deus seja honrado e avance pelo mundo. Percebemos que oramos para que o reino de Deus venha, entendendo o perigo de nos prendermos nas coisas deste mundo, como se este mundo fosse tudo que existisse. E no versículo 3 pedimos por provisão diária – tudo o que temos vem de Deus – e oramos por perdão e por proteção da tentação. Assim, existe um número de coisas pelas quais pedimos quando oramos. Então Jesus prossegue para ensinar sobre como pedimos por essas coisas e outras, e Ele ensina primeiro que oramos para pedir ousadamente. Observe novamente essa ilustração que Jesus nos dá nos versículos 5-6:

5Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,

6Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;

Bem, isso provavelmente não acontece com você com muita frequência – alguém bate a sua porta à meia noite pedindo por três pedaços de pão – mas nos dias de Jesus isso era algo que não teria sido tão incomum. O quente, clima oriental durante o dia, era tanto que, era mais seguro e mais confortável viajar longas distâncias à noite quando era mais fresco, então chegar ao destino por volta da meia noite não era incomum. O mesmo é verdadeiro hoje em grande parte da Ásia e África.

Então Jesus diz que esse camarada havia viajado uma longa jornada e ele finalmente chega e está faminto. Então imagine, diz Jesus, esse camarada está em sua casa e você está procurando algo para esse camarada comer, mas a despensa está vazia – nada, nem mesmo um Pop Tart (tipo de biscoito da Kellogg’s). Na cultura Judaica não ter nada para dar para alguém comer é o epítome da inospitalidade. Isso era embaraçoso além da imaginação.

Assim Jesus diz que esse camarada que não tem nada em sua cozinha para alimentar esse faminto amigo, decide ir à casa de seu amigo onde ele sabe que há abundância de mantimentos. Agora antes de ele ir talvez sua esposa tenha dito a ele, “Você já viu que horas são?” “Sim,” ele responde, “mas o que posso fazer? Eu tenho que dar de comer a meu amigo. Eu não posso dizer que não tenho nada e não fazer nada pelo meu amigo.” Então ele vai ao seu vizinho. Talvez ele pare à porta e estremeça antes de perfurar o silêncio da noite com sua batida. Eu adoro o jeito com que ele aborda seu vizinho a essa hora, lá no final do versículo 5: “Amigo, empresta-me três pães.” Amigo! Amigo, me ajude. Talvez ele tenha cantado como James Taylor, “Inverno, primavera, verão e outono—você disse que tudo o que eu preciso fazer é chamar e você estaria lá—Eu tenho um amigo!” Amigo, ajuda!

Bem, o homem não retorna a saudação. Ele não responde à batida na porta de seu vizinho com a mesma palavra gentil, “Amigo.” Na verdade, ele pode ter murmurado outra palavra ou duas assim que começou a acordar de sua soneca. Versículo 7:

7Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;

Ele não parece estar muito feliz, não é? Ele foi acordado à meia noite! Mas de novo, entender a cultura do antigo oriente é de grande ajuda para nós. Primeiro, ele diz no versículo 7 que “agora a porta está fechada.” Durante o dia as portas da casa eram abertas. As pessoas eram convidadas a ir e entrar nas casas dos vizinhos. Não era como é hoje com condomínios fechados e selos herméticos e trancas em cada porta. Era uma cultura muito aberta. A porta era aberta durante o dia, mas fechada à noite. Só isso já sinalizava um não venha bater na porta – além disso, é meia noite!

Mas então, percebam também que o homem diz no versículo 7, “Meus filhos estão comigo na cama; eu não posso me levantar e te dar algo.” Em outras palavras, “Se eu levantar, todo mundo acorda.” Isso era especialmente verdadeiro nos lares Judaicos mais pobres, os quais possuíam essencialmente um cômodo, com toda a família espalhada pelo chão durante a noite. Levantar era acordar todo mundo. Isso era um pouco parecido com um acampamento para muitos de nós. Imagine toda a sua família em uma barraca e você decide se levantar e sair da barraca. Nem sempre era algo fácil de fazer sem acordar alguém. Versículo 8:

8Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.

Assim o camarada não se levanta meramente pela sua amizade com seu vizinho. Não é apenas porque seu vizinho batendo passa a ser seu amigo que imediatamente salta da cama e esvazia sua despensa por ele. Ele não pensa: “Muito bem, é o meu amigo batendo à porta e para que servem os amigos?” Não. Ele não vai à porta simplesmente por sua amizade. Jesus diz, muito mais, que o homem se levanta devido à ousadia de seu vizinho. A palavra no versículo 8 da Versão Novo Rei Tiago é a palavra “persistência,” mas não é uma palavra comum no Grego, encontrada somente aqui em todo Novo Testamento. Ela é melhor traduzida como um tipo de “ousadia desavergonhada.” Esse vizinho se dirigindo a ele à meia noite e batendo à porta tem um tipo particular de ousadia que o conduz a ir e pedir com grande confiança e segurança de que ele vai conseguir o que precisa. Então o vizinho se levanta e dá a ele “o tanto que ele precisa.”

A questão é a seguinte: assim como esse homem se aproximou ousadamente de seu vizinho, nós devemos ousadamente nos aproximar de Deus em oração. E diferentemente do homem na parábola, Deus não precisa ser acordado porque Ele nunca dorme. E diferentemente do homem na parábola, Deus está sempre feliz em nos ouvir, a qualquer hora, em qualquer ocasião, qualquer que seja a necessidade. Nós temos de nos aproximar dEle ousadamente. Por outro lado é compreensível o porquê podemos, às vezes, achar que Deus é um tipo de “vizinho distante” que não ousamos perturbar. Mas lembrem-se do contexto. Jesus diz lá atrás no versículo 2 que este é o Deus do universo a quem chamamos de, “Pai.” Ele é nosso Pai. Ele nos ama. Ele nos ama a ponto de vir a nós. Ele nos ama a ponto de vir a qualquer hora seja qual for a necessidade.

Assim, o escritor de Hebreus 4:16, “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”

Alguns de vocês são tão preocupados em incomodar o Pai celestial com suas chamadas necessidades mesquinhas. Você não percebe que Ele ama te ouvir? Ele espera que você vá a Ele a qualquer hora do dia com qualquer pedido por ajuda. Ele não está tão ocupado que não possa te ouvir. Considere a onipotência de Deus. Ele é o todo poderoso e tem a habilidade de ouvir cada simples pedido que sobe a Ele de uma vez e com perfeita claridade de entendimento. Se todos nós orássemos exatamente agora ao mesmo tempo, Ele não estaria tão ocupado para escutar e ouvir cada e todo pedido. Que Deus maravilhoso Ele é! Vá a Ele ousadamente. Segundo, quando orarmos:

2. Nós Devemos Orar Continuamente (9-10)

Jesus ensina, à luz da parábola de bater à porta do vizinho, que devemos desenvolver o hábito de orar. Isso deve ser um hábito de vida, algo que fazemos continuamente. Veja novamente os versículos 9-10:

9E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;

10Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.

Os verbos aqui – pedir, buscar e bater – estão no presente do indicativo e modo imperativo o que sugere um hábito comum que nós devemos exercer continuamente. O versículo 9 é melhor traduzido por, “Peça e continue pedindo, busque e continue buscando e, bata e continue batendo.” Não pare. Continue este hábito de oração.

É como Paulo ensina em 1 Tessalonicenses 5:17, “Ore sem cessar.” Não pare. Continue orando. Faça da oração um hábito em sua vida, é praticamente como se vestir e comer todos os dias. Eu visto, eu como, eu respiro e eu oro. Ore continuamente.

Não é demais pedir por algo várias e várias vezes. Não é essa a ideia aqui nos versículos 9 e 10. Trata-se de como os versículos às vezes são usados – erradamente, eu acho. Existem outros lugares onde essa ideia parece ser ensinada, como a parábola da viúva insistente que temos no capítulo 18. Os versículos aqui parecem mais ensinar o desenvolvimento do hábito de contínua comunicação com Deus. Estamos buscando um vibrante, contínuo relacionamento com nosso Pai celestial. Então quando você ora, siga pedindo, siga buscando e siga batendo e você encontrará. Você vai encontrar seu relacionamento com o Pai celestial, Aquele que dá a você e abre a porta para você. Ore sem cessar.

Você tem uma vida contínua de oração? Sua vida é caracterizada pelo hábito de pedir e continuar pedindo, buscar e continuar buscando e, bater e continuar batendo? Jesus ensina que você tem que ter esse tipo de vida de oração. Comece todos os dias falando com Deus. Essa era a maneira de Davi em Salmo 5:3, “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.” Deixe-me encorajá-lo a fazer o mesmo. Comece cada dia falando com o Senhor e separe um tempo ao longo do dia para falar com Ele. Haverá tempos em que você irá pedir por ajuda bem rápido entre chamadas telefônicas ou interações com outras pessoas no trabalho. E haverá momentos em que você permanecerá sozinho e em silêncio diante de Deus. Corrie Ten Boom disse, “Não ore quando você se sentir assim. Tenha um encontro marcado com Deus e mantenha isso. Um homem é poderoso sobre seus joelhos.” Então ore nas noites, ore antes de se deitar. Ore por seus filhos e seus netos. Desenvolva um hábito de oração e, dessa maneira, você pedirá e continuará pedindo, buscará e continuará buscando e, baterá e continuará batendo. Devemos orar ousadamente e devemos orar continuamente. Terceiro:

 3. Nós Devemos Orar Com Expectativa (11-13)

O que você espera quando você fala com Deus? Como você espera que Ele responda as suas orações, especialmente quando você está pedindo a Ele por certas coisas? Veja os versículos 11-12:

11E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

12Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

Isso soa quase que ridículo, não é? Imaginem um filho pedindo a seu pai por pão e seu pai lhe dá uma pedra ao invés do pão. Nós trazemos para os nossos dias essas palavras e um filho pede a seu pai por um sanduíche do Subway (rede de fastfood) e seu pai diz, “Claro,” e põe um monte de pedras no meio do pão. Ou um filho pede a seu pai para levá-lo para pescar e seu pai leva-o ao lago e o empurra em uma cama de cobras. Ou um filho pede a seu pai por um Egg McMuffin (um dos sanduíches do McDonald’s nos EUA) e seu pai lhe dá um Escorpião McMuffin. Você pegou a ideia.

Quantos pais agem desse modo? Dificilmente encontraríamos um pai em mil que trataria seu próprio filho desse jeito. Assim, Jesus faz a aplicação no versículo 13:

13Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Jesus argumenta do menor para o maior: “Se ‘A’ é verdadeiro, então ‘B’ é muito mais verdadeiro.” Se você, sendo um pai terreno, sabe como dar coisas boas a seus filhos, muito mais seu Pai celestial dá coisas boas a Seus filhos.”

Jesus na verdade diz, “Se você então, sendo mau.” Quem é desse jeito? Se você, “sendo mau.” Você diz, “Me ressenti com isso!” Não, você representa isso. Você e eu somos, por natureza, maus. Somos pecadores. Os ouvintes originais de Jesus não tinham problema com isso. Os discípulos eram bem familiarizados com Gênesis 3 que ensina porque todos somos pecadores e estamos separados da glória de Deus (Romanos 3:23). Isso é precisamente o porque Deus veio a nós na perfeição de Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar da penalidade de nosso pecado. Nós somos, por natureza, maus.

Então Jesus diz, “Se vocês então, sendo maus, sabem como dar coisas boas a seus filhos, muito mais seu Pai celestial dará boas dádivas a Seus filhos.” Ou, “Se você pode esperar que seu pai ou mãe terrena dê coisas boas a você – pecadores maus como são – assim muito mais, então, você pode esperar que seu Pai celestial dê a você coisas boas – boas e perfeitas como Ele é?” Você pode esperar que seu Pai celestial te dê boas dádivas.

Na verdade, Lucas coloca uma ênfase teológica sobre isso. Ele diz, “Muito mais dará seu Pai celestial o Espírito Santo àqueles que O pedem!” Lucas frequentemente salienta o Espírito Santo em seu Evangelho. Isso, é claro, é um lembrete de que nossas maiores necessidades não são materiais ou físicas, mas nossas maiores necessidades são espirituais. O maior presente que o Cristão tem é o Espírito Santo que reside dentro dele. É o Espírito Santo que o ajuda e guia pelo caminho.

O Espírito Santo até nos ajuda a orar quando não sabemos como orar. Essa é a ideia por trás de Romanos 8:26, “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” O Espírito Santo nos ajuda a orar quando tudo o que podemos fazer é gemer. Ele geme dentro de nós de um modo que o Pai celestial ouve e responde as nossas orações.

Mas você vê a aplicação aqui? Você pode esperar coisas boas de seu Pai celestial. Ele tem prazer em ouvir você orar e Ele tem prazer em responder suas orações. Ele sempre dará boas dádivas.

Mas duas advertências aqui: o ensinamento de Jesus a respeito de oração não faz do Pai um tipo de máquina divina que dispensa dádivas na terra automaticamente e incondicionalmente. Nós podemos esperar coisas boas de nosso Pai quando somos obedientes a Ele e quando oramos de acordo com Sua vontade.

João é de muita ajuda aqui: 1 João 3:22, “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. Nós devemos guardar os mandamentos de Deus; devemos obedecer Sua Palavra. Também 1 João 5:14, “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” Nós devemos orar de acordo com a Sua vontade.

Então Deus não é um despenseiro celestial automatizado de dádivas incondicionais como se pudéssemos pedir por uma casa nova, um carro novo, um novo emprego, um novo companheiro, ou pedir a Ele por dinheiro, sucesso, poder ou até cura – se estamos pedindo sem considerar guardar Seus mandamentos ou sem buscar Sua vontade.

Frequentemente oramos sem nos preocupar em guardar Seus mandamentos ou buscar Sua vontade porque nós “somos maus (Lucas 11:13).” Não sabemos como orar como deveríamos (Romanos 8:26). Devemos nos lembrar de que Deus sabe o que é melhor. Ele está operando “todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Romanos 8:28)” que Ele “nos predestinou para sermos conforme a imagem de Seu Filho (Romanos 8:29).” Deus sabe o melhor. Confie nEle para lhe dar as boas dádivas que você precisa. Assim, quando você orar, ore ousadamente, continuamente e com expectativa.

  • Fiquemos de pé para a oração agora.