Orando no Jardim

Orando no Jardim

“Orando no Jardim”
(Lucas 22:39-46)
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 22 (Pg 710; YouVersion).

Eu adoro estar do lado de fora. Frequentemente após pregar em um dos cultos da manhã, eu vou para fora apenas para conversar com o pessoal e penso, “Rapaz, poderíamos ter um culto do lado de fora.” E aqui estamos. A beleza da criação de Deus. Quando o pessoal da introdução leu Salmo 148, você percebeu todas as referências para estarmos ao ar livre? “Louvado seja o Senhor da terra…montanhas e colinas, árvores frutíferas e cedros…(Salmo 148:9).”
E eu acho providencial da parte de Deus que neste dia, planejado há muitos meses, a passagem da Escritura que agora vamos estudar seria feita num local tão lindo. A passagem desta manhã começa com, “E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras (Lucas 22:39);” e Lucas está nos contando que após passar um tempo considerável à portas fechadas, dentro de uma casa, num local onde Jesus e os discípulos tomaram juntos a “Última Ceia” e onde Jesus deu alguns ensinamentos importantes, agora estão saindo para o lugar favorito de reunião, o Jardim do Getsêmane no Monte das Oliveiras.
Esse local ficava acerca de 15 minutos de caminhada da casa em que estavam em Jerusalém para o Monte das Oliveiras no Getsêmane. Essa palavra “Getsêmane,” significa “lugar de azeite – prensa de azeitona.” Existiam e ainda existem muitas oliveiras espalhadas no entorno do Getsêmane e, na verdade, lá existem árvores que datam da época de Jesus. Isso não é impressionante? Árvores com 2.000 anos de idade! Você poderia visitar Jerusalém hoje e se encostar em uma oliveira onde, talvez, Jesus tenha se encostado há 2.000 anos. A Bíblia ensina que Jesus e os discípulos se reuniam lá com frequência e passavam as noites lá, talvez devido a superlotação em Jerusalém nessa semana, a semana da Páscoa.
Bem, isso é um pequeno pano de fundo antes de lermos essa passagem, mas também vamos nos lembrar do contexto dos ensinos recentes de Jesus. Jesus conta a Simão que Satanás planeja sacudir os discípulos, para “peneirá-los como trigo (Lucas 22:31).” Jesus conta a Simão em particular que Ele orou por ele para que sua fé não desfalecesse. E isso é o que todo Cristão deveria fazer, orar para que nossa fé não desfaleça. Jesus havia ensinado anteriormente no capítulo 11 que deveríamos orar regularmente, “e não nos conduzas à tentação (Lucas 11:4).”
Agora o que lemos em nossa passagem esta manhã é uma falha por parte dos discípulos em orar. E–não perca isso!– a falta de oração deles nos ajuda a entendermos o motivo deles tropeçarem nas horas seguintes, porque Pedro negou ao Senhor três vezes e porque todos os demais discípulos fugiriam quando as coisas apertaram. Vamos ouvir a Palavra de Deus.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

39 E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
45 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.

Oração.

Introdução:
Está muito claro que essa passagem é a respeito de oração. A palavra “orar” ocorre de alguma forma umas seis vezes nesta curta passagem. A passagem começa com Jesus dizendo aos discípulos para orarem e termina com Jesus dizendo aos discípulos para orarem e então no meio você tem o próprio Jesus orando.
Quando alguém começa falando sobre oração, prega sobre isso ou ensina sobre isso, frequentemente nos sentimos um tanto desconfortáveis. Quero dizer que é mais fácil falar sobre oração do que praticá-la, assim, é de grande ajuda lembrar que oração não é tanto uma disciplina a ser trabalhada em nossa rotina, mas um meio pelo qual falamos com Deus, temos intimidade com Deus. A Bíblia é Deus falando conosco, oração somos nós falando com Deus. A Escritura é Deus falando a você e sua oração é você falando com Deus.
E não é realmente importante quão “perfeita” sejam as palavras que saem de nossas bocas. Alguém disse, “Deus pode colher sentido de uma oração confusa.” É claro que é sábio começar cada dia conversando com Deus em oração. John Bunyan escreveu, “Aquele que corre de Deus de manhã, dificilmente O encontrará no restante do dia.”
Eu li onde os primeiros Africanos convertidos ao Cristianismo foram especialmente disciplinados a desenvolverem um tempo regular de oração. Cada um encontraria um local privado na mata onde derramariam seus corações em oração. Esses homens visitavam com tanta frequência seus pontos de oração que a grama desgastava e formava uma trilha. Você pode imaginar que assim que um desses irmãos se tornava negligente em suas orações diárias, que rapidamente essa condição ficaria aparente para os outros, pois a trilha começaria a desaparecer. Então quando isso acontecia, um dos outros Cristãos o procuraria e gentilmente diria, “Irmão, a grama cresceu em sua trilha,” era uma forma de dizer, “Você tem negligenciado a coisa mais importante do dia, orar.”
Mas oração não é somente o que fazemos no início do dia ou à noite antes de dormir, mas oração é algo que fazemos frequentemente durante o dia. Lembre-se que oração é a nossa conversa com Deus, então há muitos momentos em que devemos falar com Ele quando enfrentamos diferentes desafios e dificuldades. Dessa passagem quero compartilhar com vocês três diferentes momentos em que devemos orar a Deus. Primeiro:
1) Ore quando você é Tentado (39-40; 46)
39 E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram.
40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
Aqui está, “Ore para que não entres em tentação.” Essa mesma frase Jesus usa novamente no fim desta passagem. No verso 46:
46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.
Ore quando você é tentado. Qual era a tentação que os discípulos enfrentaram? Bom, a tentação imediata era a de dormir mais que permanecer acordado e ser um encorajamento e ajuda a Jesus. Mas a tentação também incluía desafios e dificuldades que eles enfrentariam nas horas seguintes. Jesus em breve seria preso e levado à cruz e eles seriam tentados a negá-lO e a fugir dEle.
A tentação de abandonar a Jesus em tempos de dificuldade é uma das razões de Jesus ensinar em Lucas 11:4, “…E não no conduza à tentação, mas livra-nos do mal.”
Nós também podemos ser tentados a abandonar Jesus quando somos tentados a pecar em alguma questão de santidade pessoal, tentados a falar de forma irada a alguém, tentados à impureza, impureza sexual, luxúria, tentados a fazer algo que não deveríamos, a ser cruel, a não perdoar. Jesus diz, “Ore, para não cair em tentação.”
JC Ryle disse, “ser atacado por tentação é uma coisa, mas cair nela é outra coisa bem diferente.”
Ore, para não cair em tentação. Durante o dia devemos orar regularmente quando somos tentados. Deixe-me dar a vocês um exemplo. A maioria de vocês conhece 1Pedro 5:8-9, “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé…”
Isso é Deus falando com você. Agora quando você é tentado, você conversa com Deus. Você diz, “Deus, estou sendo tentado a fazer algo que sei que é errado. Sua palavra diz, ‘Sede sóbrio; vigiai; porque o meu adversário o diabo anda ao derredor, bramando como leão, buscando me tragar.’ Deus, me ajude a resisti-lo e a manter a fé.”
Você pode fazer isso? É muito fácil, de verdade. Orar quando tentado não é difícil. O problema é que não fazemos isso. E se não fazemos isso, nos veremos em pecado. Jesus diz, “Ore, para que não entres em tentação.” Tente fazer isso nesta semana. Qualquer que seja a tentação que você possa enfrentar, faça isso: Pare. Curve sua cabeça, feche seus olhos e fale com Deus. Observe como apenas fazendo isso te ajuda a focar novamente na verdade e evitar as mentiras do adversário, o diabo. Ore quando você for tentado. Número dois:
2) Ore quando você é Atribulado (41-44)
Esta é a oração durante tempos de agonia e estresse, momentos intensos onde você se sente desmoronando de dentro para fora. Quantos de vocês têm estado assim? Alguma tragédia que você esteja enfrentando, ou uma crise, ou uma repentina guinada de eventos, ou você está muito preocupado com alguém, um amigo, uma pessoa da família e você está perturbado no espírito. Isso aconteceu com Jesus:
41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava,
Antes de prosseguirmos, perceba a postura de Jesus em oração. Oração pode assumir qualquer forma e a forma mais comum nos dias de Jesus era orar de pé, mas aqui Jesus se ajoelha. Mateus, em seu Evangelho, nos conta que Jesus Se prostrava (Mateus 26:39).
E não é assim que nos encontramos quando somos atribulados em espírito? Percebe que você pode orar de várias formas, você pode orar de pé, sentado ou deitado. Você pode orar com olhos abertos ou fechados, de cabeça baixa ou erguida. Quando se ora, não é a posição do corpo que importa e sim a posição do coração. Oração não é tanto a posição do corpo quanto a atitude do coração.
E haverá momentos quando você estiver atribulado, que você se verá de joelhos e até prostrado no chão, derramando seu coração a Deus.
Me lembro de ouvir Adrian Rogers pregar um sermão certa ocasião onde ele estava falando de um tempo em que ele estava se certificando de que era realmente salvo. Ele estava ou na escola secundária ou no início da faculdade e ele estava certa noite no campo de baseball. E disse que se prostrou com o rosto no chão e não parecia ser suficientemente baixo, então ele cavou um pequeno buraco para seu rosto e orou. Eu me sinto desse jeito às vezes, e você? Você ora quando está atribulado? Veja o conteúdo da oração de Jesus, verso 42:
42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Jesus diz, “Se for da Tua vontade, passa de Mim este cálice.” Esse “cálice” ao qual Jesus se refere não é literalmente um cálice, mas uma maneira metafórica de dizer da porção de alguém, de algo dado a ele. Por exemplo, quantos de vocês conhecem Salmo 23? Lembram da parte onde Davi diz, “Meu [o que?] cálice transborda.” Meu cálice. O salmista está dizendo, “Meu Deus, o Senhor tem me dado isso e aquilo e meu cálice está transbordando. É mais do que eu posso beber!”
De modo parecido, o cálice ao qual Jesus está se referindo é um cálice que Ele deve beber, uma porção dada a Ele, mas diferente do cálice no Salmo 23, um cálice cheio com a benção de Deus, este cálice é cheio da ira de Deus. É um cálice que Jesus deve beber de forma a morrer por nossos pecados.
No Evangelho de João quando Pedro saca sua espada no Jardim e corta a orelha do servo do Sumo Sacerdote, Jesus diz a Pedro, “Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu (João 18:11)?”
A imagem é vista através do Velho Testamento, apenas duas referências aqui:
Salmo 75:8, “Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.”
Isaías 51:17, “Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do Senhor o cálice do seu furor; bebeste e sorveste os sedimentos do cálice do atordoamento.”
Assim esse cálice é o cálice da ira de Deus derramado devido ao pecado. Jesus, ao beber esse cálice, está levando sobre Si mesmo a punição que todos nós merecemos por nossos pecados. Ele leva isso sobre Si mesmo. Se você pode imaginar esse cálice posicionado diante de Deus para toda a eternidade e imaginar que toda vez que uma pessoa peca, a ira de Deus para esse pecado vai para o cálice. Toda vez que você peca, você deposita naquele cálice algo que precisa ser punido. Toda vez. Imagine apenas deste grupo que está aqui se passássemos um cálice e cada um de nós visualisasse cada pecado que cometemos ou cometeríamos no futuro, cada pecado indo para dentro do cálice. Esse cálice sendo cheio desde o primeiro pecado de Adão e Eva. Aquele seria o primeiro a ir para dentro do cálice. E todo pecado através da história vai para dentro do cálice. Cada um desses pecados exige julgamento, requer punição.
Jesus vai voluntariamente beber esse cálice da ira de Deus para levar sobre Si a punição que todos nós merecemos. Alguém disse que é como uma barragem de água se rompendo, a barragem rompe e a água começa a fluir violentamente para destruir tudo em seu caminho e Jesus se posiciona em frente a toda essa água como um muro para absorver, para “beber,” toda a fúria de forma que somos protegidos e salvos.
Conforme Paulo diz em 2Coríntios 5:21, “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus.”
1Pedro 2:24, “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.”
1João 2:2, “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.”
Essa oração de Jesus no verso 42, “Pai, se queres, passa de mim este cálice;” é a maneira de Jesus dizer, “Se houver outra maneira, por favor, permita que seja assim.” Por que Ele pede por isso? Novamente imagine levando sobre você mesmo a ira de Deus derramada por cada pecado cometido por toda pessoa no transcorrer da história!
Então aqui está Jesus, o Deus-Homem, duas naturezas em uma pessoa, duas naturezas que não podem ser divididas, mas que podem ser distintas. Em Sua natureza humana, Jesus busca outra maneira. Mas em Sua natureza divina Ele diz, “Seja feita a Sua vontade.”
À propósito, “Não a minha vontade mas a Sua seja feita” é uma forma excelente de orar, não é? É uma grande oração de fé. Não é uma evasiva. É pedir o que você deseja, mas então dizendo, “Deus, eu confio que o Senhor é o Único que sempre faz o que é certo. Assim, enquanto peço por isso ou aquilo, eu confio em Ti que me conhece melhor do eu mesmo. Que a Sua vontade seja feita.”
Jesus diz, “Se houver outro modo…” Mas não há outro modo. Jesus deve beber o cálice da ira de Deus para sermos perdoados de nossos pecados. Ele deve se tornar o nosso substituto. Esta é a única maneira que Deus pode ser ao mesmo tempo justo e Aquele que justifica (Romanos 3:26).
Eu compartilhei ao final da mensagem da manhã do Domingo passado que uma coisa é dizer, “Eu te amo e para mostrar meu amor eu vou me jogar desta ponte por você.” Não é esse tipo de amor que Jesus demonstra por nós. O amor que Jesus mostra por nós morrendo é uma morte por nós, uma morte substitutiva. É como se nós dois estivéssemos na água e você está se afogando e eu retiro meu salva-vidas e dou a você, e eu morro e você vive. Esse é o tipo de amor que Jesus demonstra por nós bebendo o cálice da ira de Deus, levando sobre Si nossos pecados, morrendo por nós para que nós vivamos e sejamos livres.
Assim, Jesus está agonizando no Jardim e o que acontece a seguir? Verso 43:
43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia.
Observe que o anjo não retira o sofrimento! Noções modernas de anjos vindo, resolvendo nossas dores, beijando nossos machucados e nos mandando felizes para casa não são de grande ajuda. Às vezes é a vontade de Deus que soframos. Às vezes nossas orações não são respondidas da maneira que gostaríamos.
O pai de um pequeno garoto era pastor. E o garotinho observou que todo Domingo em que seu pai estava no púlpito, antes de pregar, seu pai curvava sua cabeça por um momento. O garotinho perguntou-lhe, “Por que você faz isso?” Seu pai respondeu, “Bom, eu estou orando para que o Senhor me ajude a pregar bem.” O garoto disse, “Bom, e por que Ele não responde as suas orações?!”
Às vezes Deus não responde nossas orações da maneira que gostaríamos. Às vezes é a vontade de Deus que soframos. Mas Deus também vai nos fortalecer durante o tempo de provação: “E apareceu-lhe um anjo do céu, que O fortalecia.”
Verso 44:
44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.
Imagine o fardo do pecado imputado do mundo inteiro sendo suportado, todo pecado de toda pessoa ao longo das eras imputado – ou colocado sobre – Jesus. O esforço disso é tão grande, a ideia de suportar esse fardo tão pesado que Jesus está literalmente “agonizando” sobre nós, orando mais intensamente, tanto que, “seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”
A palavra “como” é a maneira de Lucas dizer que Jesus literalmente não suou gotas de sangue, mas, mais que isso, que Ele suou de tal maneira que Seu suor pingou como gotas de sangue do corpo. Por outro lado, há registros modernos e antigos, de pessoas suando sangue quando submetidas a angústia ou dor extremas. Os vasos sanguíneos arrebentam fazendo com que a pessoa sue e sangre ao mesmo tempo. Em qualquer caso, o ponto é que Jesus está agonizando diante da questão de morrer por nossos pecados. Esse é um momento de problema intenso e dificuldade.
Jesus orou quando enfrentou tribulação. Quanto mais eu e você devemos orar quando atribulados? Deus diz em:
Salmo 50:15, “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.”
Ore quando for tentado, ore quando enfrentar tribulação.
Isso é o que Joseph Scriven escreveu em 1855:
Temos problemas e tentações? Há problema em qualquer lugar?
Nós nunca deveríamos ficar desencorajados; leve isso ao Senhor em oração.
Podemos encontrar um amigo tão fiel que vai compartilhar todos os nossos sofrimentos?
Jesus conhece todas as nossas fraquezas; leve isso ao Senhor em oração.
Ore quando você é tentado. Ore quando você é atribulado. Terceiro:
3) Ore quando você está Cansado (45)
Há momentos quando você está emocionalmente esgotado, completamente acabado devido a dor e tristeza que você sente que poderia dormir para sempre. Alguém que você ama e falece, ou algo que aconteceu e você está para baixo e depressivo, e simplesmente cansado. Quantos de vocês já se sentiram assim? É natural. Isso aconteceu aos discípulos, verso 45:
45 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.
Os outros escritores dos Evangelhos nos contam que Jesus os encontra desse jeito três vezes. Três vezes Ele vem e os encontra dormindo. Lucas em sua compaixão fornece este detalhe de que Jesus os encontra “dormindo de tristeza.”
Por que eles estavam dormindo de tristeza? É evidente que as palavras que Jesus havia compartilhado com eles a respeito de Seu sofrimento e morte, estavam afetando-os. “Ele achou-os dormindo de tristeza.”
É impressionante, de verdade. Não muito tempo antes eles estavam prontos para pegarem espadas para enfrentarem o inimigo. Pedro havia dito, “Senhor, estou pronto para ir aonde fores, tanto para a prisão como para a morte (Lucas 22:33).” E aqui estão agora, dormindo.
Há muita graça aqui em nosso Senhor. Ele não parte para cima deles, chutando-os e os repreendendo por dormir. “Ei! Eu pensei que vocês estavam prontos para irem para a batalha comigo, que negócio é esse?!” Mais que isso, Ele diz amavelmente, “Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem para que não caiam em tentação.” Tanto amor, tanta compaixão, tanta graça!
A melhor coisa que você pode fazer quando você está em tristeza e dor é orar. Ore. Fale com Deus. Quando você estiver ferido nesta semana, fale com Deus em oração. Diga para Ele algo do tipo, “Senhor, o Senhor disse em 1Pedro 5:7 que devemos lançar todas as nossas preocupações e ansiedades sobre Ti porque o Senhor cuida de nós. Então agora estou diante de Ti e dizendo que não entendo porque isso aconteceu e estou sofrendo, triste, mas confio em Ti. Me conforte com a certeza de Seu poder e presença.”
Ore quando você é tentado. Ore quando você está atribulado. Ore quando você está cansado.
Conclusão:
Oração é o que faz a diferença na vida Cristã. Oração é o que traz paz.
Filipenses 4:6-7:
6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Deus vai cuidar de você Cristão. Deus nunca será detido por negligência infantil. Ele cuidará de você.
Assim, ore quando você é tentado, ore quando você está atribulado. Ore quando você está cansado. E experimente a paz de Deus.

Vamos orar agora.