A Grandeza dAquele Que Está Entre Nós

A Grandeza dAquele Que Está Entre Nós

“A Grandeza dAquele Que Está Entre Nós”
(Lucas 22:24-38)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)

Peguem a Palavra de Deus e abram-na em Lucas, capítulo 22 (Pg 710; YouVersion).

Enquanto vocês procuram, deixe-me compartilhar com vocês dois lembretes missionários. Se você está interessado em viajar a Boston para ajudar em nossa parceria de implantação de igrejas com Tanner Turley na Redemption Hill, procure o Irmão Rich ainda hoje porque hoje é a data limite para a viagem.
Também 40 de nossos membros, incluindo seu pastor, estarão viajando daqui há duas semanas para nossa viagem missionária com nossos parceiros na Jamaica. Nós poderíamos ainda usar alguns fundos extras para fazer alguns trabalhos lá como comprar concreto para a Primeira Igreja Batista de Black River ou a fiação para o santuário e cerca para a Igreja Batista de Cataboo. Assim, se Deus lhe abençoou com o dom de doar, sua doação generosa vai nos ajudar a maximizar o trabalho missionário lá na Jamaica.
E lembrem-se de que nos encontraremos para o culto do próximo Domingo de manhã em Audubon Park em frente ao museu. Teremos apenas um culto às 1030h e não haverá culto à noite nesse dia. Muitos comentaram que gostaram quando reunimos os cultos no Dia de Natal em um único culto e então estamos ansiosos por esse dia especial no próximo Domingo às 1030h.
Enquanto nos preparamos para estudar Lucas 22, lembrando que estamos na seção chamada de “A Última Ceia.” É chamada assim porque Jesus e os 12 estão reunidos numa sala de uma casa onde estão participando da Última Ceia e ouvindo a Jesus conforme Ele os ensina sobre algumas coisas que acontecerão no futuro. Jesus tinha acabado de falar-lhes sobre sua morte, derramando Seu sangue, o sangue da Nova Aliança e Ele lhes disse que seria traído por um deles. Nesse ponto, a Bíblia diz que os 12 perguntando entre si quem seria o traidor, notavelmente, começaram a apresentar argumentos entre si e, o que eles estavam argumentando é surpreendente, haja vista que Jesus tinha acabado de dizer que Se entregaria, dando Sua vida, nas horas seguintes. Ouçam o que eles estão argumentando ao começarmos a ler no verso 24.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

24 Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior.
25 Jesus lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores.
26 Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.
27 Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.

Oração.

Introdução:

É engraçado como certas memórias grudam em nossas mentes com clareza única. Posso me lembrar de uma em particular em 1975 quando era criança em Walnut Creek, Califórnia. Eu estava com um amigo e estávamos no caminho casa-escola, cantando uma canção daquele ano e muito tocada no rádio, uma canção sobre o campeão mundial de boxe Muhammad Ali. Então estávamos caminhando e cantando:
Muhammad,
Muhammad Ali:
Flutua como uma borboleta
Ferroa como uma abelha
Essas letras foram tiradas das próprias palavras de Ali. Era como ele descrevia seu estilo de boxe pouco ortodoxo: “Eu flutuo como uma borboleta e ferroo como uma abelha.”
Ali era um lutador talentoso. Ele lutou 61 vezes e venceu todas, 37 por nocaute. Três lutas com Joe Frazier e uma com George Foreman ainda hoje são muito comentadas. Mas outra coisa conhecida e lembrada a respeito de Ali era que quase tudo que ele dizia era sobre si mesmo. Ele sempre estava envolvido em campanha publicitária antes da luta onde ele “intimidava” seus oponentes, frequentemente com rimas escritas.
Antes de lutar com George Foreman, Ali disse, “[Eu] flutuo como uma borboleta, ferroo como uma abelha. Suas mãos não podem bater o que seus olhos não podem ver. Agora você me vê, agora você não me vê. George pensa que vai, mas não vai.” Ele também disse, “Eu vi George Foreman como uma sombra de boxe e a sombra ganhou!”
Quase todo mundo sabia o apelido mais popular de Ali: “O Grande.” Era um apelido que ele mesmo se deu. Ele falou com frequência de sua própria grandeza. Certa vez ele disse:
“Eu disse [eu sou o maior] mesmo antes de saber eu era.” Certa ocasião ele disse:
“Eu não sou o maior; eu sou duas vezes maior. Não só eu os nocauteio, eu escolho o assalto.” E ele disse:
“É difícil ser humilde quando você é grande como eu sou.”
Agora não vamos conjecturar sobre Mohammad Ali nesta manhã. Afinal de contas, ele nasceu e cresceu em Louisville, embora acho que ele está vivendo agora no Arizona. A forma como ele falou de si mesmo é lenda e sua designação como “o grande” era parte de sua rotina de entretenimento. Ao mesmo tempo, contudo, ele se chamava de “o grande” porque muitas pessoas naturalmente aspiram a grandeza. Grandeza, em si e por si mesma, não é pecado. Realmente depende do que você avalia como grande ou chama de grande. Por exemplo, foi o Missionário William Carey quem disse, “Espere grandes coisas [de Deus]; tente grandes coisas [por Deus].” Grandeza é somente errado quando é localizada em nós mesmos. E grandeza é sempre certa quando localizada em Deus.
Esse ensinamento, contudo, vai totalmente contra a corrente natural da cultura contemporânea, não somente hoje, mas há 2.000 anos. Jesus pergunta a Seus discípulos no verso 27, “Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.”
Eu quero falar a vocês hoje sobre a “Grandeza dAquele Que está Entre Nós.” Vamos estudar as ações de Jesus Cristo nesses versos e aprender como compartilhar essas ações. Três coisas a saber sobre Jesus, número um:
I.   Saiba que Ele Serve (24-30)
Essa qualidade de Jesus, como Aquele que serve, emerge dessa disputa entre os discípulos no verso 24, “Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior.” Eu sempre tenho que sorrir quando leio essa passagem porque Jesus tinha acabado de falar de ir para a cruz para morrer, indiscutivelmente o maior exemplo de humildade em doar-se a si mesmo, e é como se os dicípulos nem estivessem ouvindo.
Lembrando que eles estão sentados em torno da mesa. Eu não sei se eles estão discutindo sobre quem senta aonde aqui. Isso era provavelmente parte do problema, mas lembrem que esses camaradas já discutiram sobre esse tipo de coisa antes (Lucas 9:46-48). Eles estão continuamente disputando uma posição de vantagem, reinvidicando a si próprios diante um do outro. Então Jesus diz no verso 25, “‘Os reis das nações dominam sobre elas,’ certo? É como os descrentes vivem, camaradas.” E Jesus acrescenta, “e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores,” um termo usado para descrever heróis e deuses. Jesus diz no verso 26, “Mas, vocês não serão assim.” Isto é, “Vocês não agirão dessa maneira, viverão desse modo. Vocês não.”
Ele acrescenta no verso 26, “Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.” O mais jovem nos dias de Jesus seria a pessoa que teria a última reinvidicação de ‘governo’ sobre alguém. Assim Jesus diz, “Eu quero que você viva totalmente o oposto como o mundo vive, trocando de lugar em seu pensamento.” A pessoa que é verdadeiramente grande se humilha e deseja colocar os outros em primeiro lugar. Viva como aquele que “serve.”
A palavra Grega é diakonwvn, a palavra de onde temos “Diácono.” Um diácono é aquele que serve. No Novo Testamento as palavras servir, servo e serviço ocorrem mais de noventa vezes. Isso é um ensinamento importante. Jesus pergunta no verso 27, “Pois quem é maior [e Ele quer dizer do ponto de vista do mundo, da cultura popular, quem é o maior]: o que está à mesa, ou o que serve?” Bom, de acordo com a cultura popular em ambos, há 2.000 anos no tempo dos discípulos, bem como, em nossos dias, aquele que é o maior é o que está assentado à mesa é claro! “Traga-me isso, traga-me aquilo.” Algumas pessoas até agem assim nos restaurantes hoje em dia, tratando garçons e garçonetes como cachorros. Espero que nenhum de vocês faça isso. “Eu sou o maior, sirva-me!”
Jesus diz que também era do mesmo jeito no tempo dEle. Ele diz no verso 27 que aquele que se “assenta à mesa” é considerado o maior. “Mas,” observe isso agora, “Mas Eu estou entre vocês como quem serve.” Perceba a ironia. Jesus diz que a cultura popular identifica o maior por aquele que senta à mesa, mas Jesus diz, “Eu sou Aquele que serve.” “Mas Jesus, o Senhor é maior que todo mundo!” Exatamente. A verdadeira grandeza é encontrada não em se sentar à mesa, fazendo com que todos olhem para você e bajulem você; verdadeira grandeza é encontrada em abnegação, humildade e serviço.
A verdadeira grandeza é totalmente contrária ao que o mundo pensa. No reino de Deus a grandeza é diametralmente oposta ao reino deste mundo. Jesus enfatiza a diferença nos próximos três versos, verso 28:
28 Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.
29 E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,
30 para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Jesus está contrastando Seu reino com o reino deste mundo. Ele está nos chamando a nadar contra a maré popular e fluxo deste mundo. Viva para o reino de Cristo, um reino que identifica a grandeza verdadeira com a ação do serviço. Assim, não se apaixone com este reino, o reino deste mundo, comendo e bebendo à mesa da cultura popular Americana. Ao invés disso, viva para o reino de Deus, o reino de Cristo, comendo e bebendo à Sua mesa, fazendo as coisas dEle, vivendo para Ele. Afinal de contas, um dia você compartilhará dos benefícios de Seu governo.
Isso parece ser o significado por trás da última frase do verso 30, “sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel.” A ideia não é que crentes se sentarão em tronos e passarão sentenças de julgamento, mais que isso, quer dizer que crentes um dia compartilharão os benefícios do governo e reino de Cristo. No reino consumado, Jesus compartilhará com Seus seguidores as bençãos do reino.
Assim, se você quer ser verdadeiramente grande, você não vai buscar a grandeza tanto quanto você buscará a Jesus Cristo e Seu reino. Essa é a ideia aqui. Verdadeira grandeza é encontrada somente amando a Jesus Cristo e vivendo para Ele, seguindo-O diariamente. Se alguém ama a Jesus e segue a Jesus, ele ou ela, viverá para o Seu reino, vivendo como Jesus vive, amando como Jesus ama e servindo como Jesus serve.
Saiba que Jesus serve e aqueles que seguem a Jesus também servem. Maridos e esposas servem uns aos outros. Ensinem seus filhos a servir aos outros. Seja conhecido em seu trabalho como alguém que serve. Trate os outros com respeito e dignidade. Ao invés de exigir coisas do garçom ou garçonete, abençoe-os como alguém que é familiar ao serviço.
Na igreja sirvam uns aos outros. Paulo faz ecoar os ensinamentos de nosso Senhor em Filipenses 2:3-4, “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Saiba que Cristo serve. Em segundo lugar:
II. Saiba que Ele Fortalece (31-34)
31 “Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo.
Essa frase, “para peneirá-los como trigo,” significa, “para que ele pudesse chacoalhar vocês ou abalar vocês.” Quem é Simão? Qual o nome que Jesus deu a Simão e que ele tem usado desde então? Pedro. Significa Rocha. Jesus se dirige a Pedro aqui como Simão, usando seu nome anterior. Por que? Por um lado, tenho certeza de que isso chamou sua atenção, assim como os pais usam o segundo nome dos filhos para chamar a atenção ou dar uma repreensão. Eu posso ouvir minha mãe: “Todd Alan Linn!”
“Simão, Simão! Satanás pediu vocês para sacudi-los, para abalá-los. Seu nome, Pedro, significa pequena rocha inabalável, mas você irá por um tempo retroceder aos seus modos pré-Cristãos.” Nunca fez isso? Todos nós uma hora ou outra já retrocedemos.
Na verdade o pronome “vocês” no verso 31 está no plural. Então lemos “todos vocês,” ou como dizemos na Georgia, “oceis.” Satanás, Simão, pediu todos vocês para peneirá-los como trigo, sacudindo vocês da mesma forma que um fazendeiro faz com os grãos.” Satanás quer abalar os discípulos para afastá-los de Cristo. É o que ele faz. Pedro escreveria mais tarde em 1Pedro 5:8, “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.”
Perceba aqui que Satanás não pode fazer nada sem a permissão de Deus. É muito parecido com o que lemos no livro de Jó. Um puritano escreveu, “Satanás sempre trabalha acorrentado.” Ele está sempre limitado pela vontade de Deus. Deus pode permitir que Satanás nos abale, mas é por uma boa razão, para fortalecer a nossa fé. Veja como Jesus fortalece Pedro, verso 32:
32 Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça (Estou orando para que sua fé permaneça fiel). E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.
O pronome aqui, o “você” está no singular. Jesus vai da referência aos crentes em geral para se referir a Pedro em particular. E Jesus diz, “Veja Pedro, Eu estou orando por você. Estou orando para que você permaneça fiel a Mim. Você vai tropeçar, você vai cair.” E é claro, Jesus está falando sobre quando Pedro irá negá-lO três vezes. “Você vai tropeçar Pedro, mas Eu tenho orado por você, assim quando você se voltar para Mim,” perceba que: quando, não se. “Quando você se converter, fortaleça seus irmãos.”
Pedro vai negar a Cristo, mas Pedro vai se arrepender e voltar para Cristo. Por que? Porque a oração de Jesus se sobrepõe aos planos de Satanás. A oração funciona. Sim, Pedro vai tropeçar, mas ele não vai definitivamente dar as costas a Cristo e irá abandoná-lO. Verdadeiros crentes nunca abandonam a Cristo, eles perseveram em sua fé. Alguém disse, “A verdadeira fé de Pedro e perseverança seria revelada em seu arrependimento, não em seu pecado.”
Jesus orou por Pedro. Lembrando que Jesus ora por todos os Cristãos. A Bíblia diz que Jesus sempre vive para interceder por nós (Romanos 8:34, Hebreus 7:25). Porque Cristo vive, os verdadeiros Cristãos permanecerão fiéis.
Agora o que Pedro faz ao se voltar para Cristo? Jesus fortalece Pedro para que Pedro possa fortalecer quem? Última parte do verso 32, “fortaleça os seus irmãos.” Ajude outros a crescer na fé Cristã (Romanos 1:11, Romanos 16:25, 1Tessalonicenses 3:2, 1Tesssalonicenses 3:13, 2Tessalonicenses 2:17, 2Pedro 1:12, Atos 18:23).
Um dos propósitos de Deus em permitir falhas temporárias não é somente que sejamos fortalecidos em nossa fé, mas que possamos então usar a nossa experiência para fortalecer os outros.
Preste atenção em JC Ryle:
Nós já caímos, e pela misericórdia de Cristo fomos ressuscitados para novidade de vida? Então certamente somos apenas homens que devem lidar gentilmente com nossos irmãos. Devemos falar-lhes de nossas próprias experiências que coisa má e amarga é o pecado. Devemos precavê-los contra brincar com a tentação. Devemos avisá-los do orgulho, a presunção e a negligência da oração. Devemos dizer-lhes da graça e compaixão de Cristo, se eles estão caídos. Acima de tudo, devemos lidar com eles com humildade e mansidão, lembrando o que nós mesmos temos passado.
Seja uma benção para outro Cristão esta semana, falando palavras de sabedoria na vida dele ou dela. Compartilhe de sua experiência como você foi fortalecido se voltando para Cristo e como eles, também, devem se voltar para Cristo.
33 Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”.
Pedro não entende como ele vai negar a Cristo. Ele está como quem diz, “Mas eu sou uma Rocha, Cara! Eu não vou Te negar.” Nossa tendência aqui é rir de Pedro, mas lembre-se que Satanás tinha pedido a Jesus a permissão para peneirar Pedro como trigo. Eu tenho uma pergunta:
O seu compromisso Cristão tem sido uma ameaça a Satanás de forma que seu nome surge na conversa entre Satanás e Cristo? Novamente: seu compromisso Cristão se posiciona como uma ameaça a Satanás de forma que seu nome surge na conversa entre Satanás e Cristo?
Quantos de nós não representam uma ameaça a Satanás? Quantos de nós vivem não para o reino de Deus, mas para o reino deste mundo, o reino sobre o qual Satanás é Príncipe? Seu compromisso Cristão tem incomodado Satanás de forma que ele busca incomodar você? Se não, por que não?
34 Respondeu Jesus: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”.
Como os profetas do Velho Testamento, Jesus predisse extamente o que ocorreria no futuro. Mas o que difere Jesus dos profetas do Velho Testamento? Um profeta do Velho Testamento fala por Deus. Um profeta recebe sua mensagem a respeito do futuro de Deus e então fala por Deus. Jesus Cristo é Deus. Ele fala sobre o futuro sem esperar por uma mensagem do alto, porque Ele é do alto, Ele é Deus.
Lemos sobre a negação de Pedro antes no capítulo 22. Por hora, apenas saiba que embora Pedro tropeçaria em sua fé, ele voltaria para Cristo porque ele era um verdadeiro seguidor de Cristo e verdadeiros seguidores de Cristo sempre voltam porque eles servem a um Salvador vivo que sempre vive para interceder por eles, para orar por eles, para fortalecê-los. Saiba que Cristo Serve, Saiba que Cristo Fortalece. Terceiro:
III.  Saiba que Ele Sofre (35-38)
35 Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou-lhes alguma coisa?” “Nada”, responderam eles.
36 Ele lhes disse: “Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma.
Jesus está falando de forma figurada e Ele está contrastando uma missão anterior dos discípulos em Lucas 9:1-6, um tempo quando eles tiveram que depender da hospitalidade dos outros, num momento diferente que está prestes a ocorrer. No passado, eles tiveram que permanecer na casa das pessoas e desfrutar da companhia um do outro. Agora, Jesus diz, “Estou falando de um tempo um pouco diferente que vocês estão prestes a enfrentar. Este é um tempo em que vocês devem estar preparados para sofrer.” Ao invés de hospitalidade, vocês enfrentarão hostilidade. Ao invés de receberem amabilidades, vocês estarão recebendo perseguição.
37 Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir”.
Agora Jesus está citando Isaías 53. Ele está falando sobre o sofrimento que Ele irá em breve enfrentar na cruz do Calvário. Veremos mais disso em um momento. Agora, veja como os discípulos perdem totalmente a maneira figurada que Jesus está falando, ao dizer metaforicamente sobre preparar para a batalha espiritual pegando espadas, Verso 38:
38 Os discípulos disseram: “Vê, Senhor, aqui estão duas espadas”. “É o suficiente!”, respondeu ele.
Isso é até engraçado. Jesus não está falando literalmente sobre pegar em armas como se eles fossem para a batalha numa luta de espadas. Os discípulos, contudo, aparentemente pensaram assim. Eles estão como quem diz, “Senhor, confira aqui: nós temos não apenas uma espada, mas duas!”
Obviamente Jesus não quis dizer para os discípulos para pegar em armas literalmente como se Ele estivesse convocando-os para uma batalha contra os Romanos. Quero dizer, será que duas míseras espadas seriam realmente “suficientes” para encarar uma poderosa legião do Império Romano? Dificilmente! Vamos ler mais tarde a respeito de Pedro cortando a orelha do servo do sumo sacerdote (Lucas 22:49-51). Após Pedro cortar a orelha do camarada, Jesus diz, “Não, não estou falando desse tipo de luta de espadas,” e Ele cura a orelha do camarada.
Jesus está falando, “Veja, a hora está chegando quando vocês sofrerão por sua fé. É de uma batalha espiritual que estou falando.” A espada é entendida metaforicamente como, “Seja espiritualmente armado e preparado para a batalha espiritual.” É tão importante estar preparado para essa batalha espiritual que alguém deve estar disposto a vender coisas caras de forma a se preparar.
É por isso que eu acho isso um tanto engraçado. Verso 38, assim, eles disseram, “Senhor, veja, cheque essas espadas! Temos duas delas.” E qual é a resposta de Jesus? “É o suficiente.” Eu acho que Ele está (mãos para o alto) como quem diz, “Chega. Não estou falando disso camaradas!”
É parecido com João 4 onde Jesus está falando com a mulher Samaritana e os discípulos vão à cidade para arrumar comida e voltam e encontram Jesus falando com a mulher. Os discípulos agem da seguinte forma, “Jesus, trouxemos sanduíches do Subway!” E Ele diz, “Eu tenho comida para comer e vocês não sabem nada a respeito.” E eles dizem, “Aonde Ele conseguiu comida? Não O vimos na cidade!” Mas Jesus estava falando de maneira figurada sobre comida, comida espiritual, a benção de fazer a vontade do Pai (João 4:32-33).
Assim, é como se Jesus aqui agisse da seguinte maneira, “Veja Jesus. Aqui estão duas espadas.” Ele balança cabeça e diz, “Chega dessa bobeira de falar de espadas.”
Seu ponto é que o sofrimento está se aproximando. Esteja preparado para sofrer perseguição por sua fé em Cristo. Saiba que Ele Serve, Ele Fortalece e Ele Sofre.
No verso 37 Jesus cita Isaías 53. É o único lugar nos Evangelhos onde Isaías 53 é citado. Suas palavras no verso 37 são de Isaías 53:12, “E Ele foi contado com os transgressores.” Nós estaríamos lendo a respeito desse cumprimento no capítulo 23 quando Jesus é crucificado entre dois transgressores, dois criminosos. Isaías prossegue para dizer no verso 12, “E Ele suportou o pecado de muitos.”
Quando Jesus sofreu na cruz, Ele “suportou o pecado de muitos.” Ele morreu pelos pecados daqueles que creriam nEle pela graça através da fé em Seu nome. Ele morreu em meu lugar para levar minha punição. Na cruz do Calvário Jesus morreu em seu lugar para levar sua punição. Ele sofreu e morreu para que você pudesse viver. Você pode dizer com o escritor do hino:
Anos eu desperdicei com orgulho e vaidade,
Não me importando que meu Senhor foi crucificado,
Não sabendo que foi por mim que Ele morreu no Calvário.

A misericórdia foi grande e a graça de graça;
O perdão foi multiplicado para mim;
Lá no Calvário minha alma aflita encontrou liberdade.

Conheça a grandeza dAquele que está entre nós.
Ele serve, Ele fortalece, Ele sofre.

Vamos ficar de pé para orarmos.