O Que Esperar do Futuro?

O Que Esperar do Futuro?

“O Que Esperar do Futuro?”
(Lucas 21:5-38)
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 21 (Pg 709).
Nesta manhã temos a passagem da Escritura que é frequentemente referenciada como o “Sermão do Monte,” uma passagem que ocorre enquanto Jesus e Seus discípulos estão no Monte das Oliveiras, uma elevação que se ergue a uns 46 metros acima de Jerusalém, proporcionando uma vista deslumbrante do Templo Judeu. É nesse momento que alguns discípulos falam do esplendor e da grandeza do templo.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

5 Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse:
6 “Disso que vocês estão vendo, dias virão em que não ficará pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.

Oração.

Introdução:
É engraçado como canções ficam na sua cabeça e trazem de volta uma série de lembranças. A maioria das canções dos anos 80, por exemplo, me lembram de três momentos significantes em minha vida: graduação do ensino médio, graduação da faculdade e meu casamento. Eu me lembro de nos anos 70 ouvir uma canção dos anos 50 que a minha mãe tocava se ela estivesse treinando no órgão. Esses órgãos eram populares e você apertava um botão e ele tocava um ritmo de acompanhamento como jazz, valsa ou samba. Eu ainda posso ouvir hoje a valsa de acompanhamento conforme minha mãe tocava a canção, “Que será, será.” Seja o que for, será. É uma canção sobre o futuro.
Quando eu era apenas um menino
Perguntei à minha mãe, o que eu serei
Eu serei bonito, eu serei rico
E eis aqui o que ela me disse:

O que será, será,
Seja lá o que for, será
O futuro não é nosso, para sabermos
Que será, será
O que será, será.
Agora se você não conhece essa canção e nunca ouviu a música, considere-se sortudo porque essa canção fica impregnada em sua mente. Você passa o dia cuidando de sua vida e de repente, lá está ela: (o ritmo da valsa). Então durante a semana enquanto estudava esse texto, eu pude ouvir Doris Day ou outra pessoa cantando essa canção, especialmente a parte do coro: “o futuro não é nosso.” Percebe, os discípulos estão perguntando a respeito do futuro e a resposta de Jesus é não, “o futuro não é nosso,” mas pelo contrário: Ele lhes conta sobre dois eventos que certamente ocorrem no futuro. E desde que Jesus falou essas palavras, um dos eventos aconteceu conforme Jesus disse. O outro evento aguarda o seu cumprimento e pode ocorrer durante a nossa vida. Aqui no capítulo 21 Jesus fala sobre o futuro.
Então vamos caminhar juntos por essa passagem e ver algumas ações em resposta ao ensino de Jesus.
O verso 5 nos fala que alguns dos discípulos estavam simplesmente impressionados com a beleza do templo Judeu.
O templo era impressionante; 46 anos para construir (João 2:20), estaria pronto até 63 DC, apenas três anos antes do futuro Imperador Tito e as legiões Romanas começarem a circundá-lo, antes de terminantemente destruí-lo em 70 DC. Ele tinha o dobro do tamanho do Acrópole de Atenas e o perímetro do templo tinha 1,6km de extensão e ocupava o equivalente a 1/6 da cidade de Jerusalém. Era impressionante.
O historiador Judeu Josefo escreve:
O exterior da construção não tinha nada que não pudesse impressionar qualquer mente ou olho…coberto por todos os lados com placas maciças de ouro, o sol mal nascia e o templo refletia o sol como fogo que as pessoas ao olharem tinham que virar o rosto…à distância parecia uma montanha coberta de neve; o que não estava coberto de ouro era do mais puro branco.
Mas Jesus diz no verso 6 que tudo isso será destruído, “dias virão em que não ficará pedra sobre pedra;” um modo genérico de dizer que um dia a coisa toda será derrubada. Então eles fazem uma pergunta no verso 7:
7 “Mestre”, perguntaram eles, “quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?”
Os discípulos tinham ouvido antes sobre eventos futuros e então eles perguntam a Jesus sobre coisas específicas do futuro. Os discípulos parecem pensar que a destruição do templo coincidiria com outro evento futuro, o fim dos tempos quando Deus vem concertar tudo o que está errado.
Agora, antes de tudo, quero apenas observar entre parêntesis que Jesus, enquanto respondia a essa pergunta, não dá para eles datas específicas, diferente dos camaradas proféticos com seus mapas coloridos, gráficos e diagramas. Por que? Provavelmente porque Ele quer que a gente – conforme veremos em alguns instantes – estejamos preparados e atentos.
Os discípulos parecem pensar que a destruição do templo ocorreria ao mesmo tempo da vinda do Messias. Jesus, ao responder a pergunta deles, ensina que esses são dois eventos ocorrendo em tempos diferentes. Jesus ensina aqui sobre dois eventos futuros: 1) a destruição do Templo Judeu e 2) a segunda vinda de Cristo. Então existem dois eventos futuros: um “futuro imediato” e um “futuro distante.”
A destruição do templo serve como um tipo de prenúncio do julgamento futuro na segunda vinda de Cristo. Assim, o evento próximo – a destruição do templo – serve como visualização do evento mais distante, a segunda vinda.
Então os versos 8-19 contam o que acontecerão antes da destruição do templo Judeu e os versos 20-24 nos contam sobre a destruição em si.
8 Ele respondeu: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘o tempo está próximo.’ Não os sigam.
Jesus alerta que existirão fingidores futuros, mas eles não são o Cristo. Você pode olhar Lucas 17:23, “Dirão a vocês: ‘Lá está ele!’ ou ‘Aqui está!’ Não se apressem em segui-los.” Sempre existirão futuros falsos Messias. Não seja enganado.
9 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.”
Essas coisas acontecerão até Cristo voltar para redimir toda a criação.
10 Então lhes disse: “Nação se levantará contra nação, e reino contra reino.
11 Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.
A história nos conta que o primeiro século viu muitas guerras, terremotos e fome pelo Império Romano. O historiador Will Durant, escrevendo em 1960, As Lições da História, observa que “nos últimos 3.421 anos de história registrada, apenas 268 não viram guerra (conforme citado por Ken Hughes).” Somente 268 anos de paz em mais de 3.000 anos.
12 “Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.
13 Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho.
Assim, quando os discípulos enfrentarem perseguição nas próximas décadas, isso lhes dará uma oportunidade de dar testemunho de Jesus Cristo.
14 Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender.
15 Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.
16 Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte (Lucas 12:53, Lucas 14:26, Lucas 18:29).
17 Todos odiarão vocês por causa do meu nome.
18 Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
Isso significa que enquanto alguns filhos de Deus irão sofrer morte física, nenhum dos filhos de Deus irá sofrer morte eterna.
19 É perseverando que vocês obterão a vida.
Colocando de outro modo: Persevere, se mantenha firme no sofrimento, permaneça comprometido com Cristo.
Então os versos 8-19 descrevem o que vai acontecer antes da destruição de Jerusalém, agora olharemos a destruição propriamente dita, versos 20-24:
20 “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima.
Isso aconteceu em 70 DC quando Tito, agindo sob as ordens de seu pai, o Imperador Romano Vespaziano, sitiou a cidade de Jerusalém e destruiu o templo e depois a cidade. Jesus previu esse evento e disse o que fazer quando isso acontecer:
21 Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade.
22 Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito.
23 Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo.
Assim, o tempo de alegria se torna tempo de dores. Josefo diz que um milhão de pessoas morreram e 100.000 prisioneiros foram levados. Talvez isso seja exagerado, mas Josefo – que não era Cristão – ressalta o horror da destruição.
24 Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.
Jerusalém sendo “pisada pelos gentios” é um modo de dizer que não-Judeus vão conquistar e dominar Jerusalém e o povo Judeu até um tempo futuro quando Deus porá um fim a isso. Este “pisar dos gentios” continua além de 70 DC. Os Romanos, Persas, Europeus, Turcos e Ingleses todos têm “pisado” em Jerusalém. Mesmo hoje, onde Jesus ensinou anteriormente no capítulo 21 – aquilo que lemos na semana passada sobre a pequena porção da viúva – Jesus ensinou lá no templo e hoje nesse mesmo lugar outro cumprimento do verso 24. Hoje o templo foi substituído por uma enorme mesquita conhecida como “A Cúpula da Rocha.”
Assim, “o tempo dos Gentios” parece sugerir um tempo durante o qual o povo Judeu enfrenta perseguição, um tempo que não vai terminar até Cristo voltar (Romanos 11:11-32).
Agora – verso 25 e seguintes – Jesus prediz a vinda do Filho do Homem, a segunda vinda, o evento futuro coincidindo com o fim dos tempos. A propósito, se Jesus predisse o primeiro evento – a destruição do templo em 70 DC – e o primeiro evento ocorreu conforme profetizado, então você e eu podemos estar certos de que o que Jesus diz que irá acontecer nos versos 25 e seguintes, irá ocorrer exatamente conforme profetizado. Isso é garantido.
25 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações se verão em angústia e perplexidade com o bramido e a agitação do mar.
26 Os homens desmaiarão de terror, apreensivos com o que estará sobrevindo ao mundo; e os poderes celestes serão abalados.
27 Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.
28 Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês.”
Perceba as duas reações diferentes nos versos 26-28. Alguns homens “desmaiarão de terror” e outros “levantarão e erguerão a cabeça” porque a redenção deles está chegando. Na segunda vinda de Cristo, você estará com medo ou feliz? Verso 29:
29 Ele lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores.
30 Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo.
31 Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.
32 Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam.
33 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
Jesus diz, “Isso vai acontecer!” E mais uma vez, já registramos que o que Ele profetizou que iria acontecer, ocorreu em 70 DC. Se Jesus acertou essa primeira profecia, podemos descansar certos de que Ele vai acertar essa também. Essas coisas vão acontecer.
34 Tenham cuidado, para que os seus corações não fiquem carregados de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.
Em outras palavras, “Esteja pronto. Não deixe que esse dia o pegue acomodado ou não se permita ser varrido pelas coisas deste mundo presente e caído, incluindo as pressões diárias causadas pelas preocupações e ansiedade.”
35 Porque ele virá sobre todos os que vivem na face de toda a terra.
36 Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem.”
Então Lucas nos conta:
37 Jesus passava o dia ensinando no templo; e, ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras.
38 Todo o povo ia de manhã cedo ouvi-lo no templo.
Certo, segure sua caneta. Acorde seu vizinho e lhe diga que é hora de anotar algumas coisas. À luz deste capítulo, eis aqui a pergunta: Como devemos encarar o futuro? Porque a Bíblia não nos fornece informação sobre o futuro apenas para encher as nossas cabeças ou para que peguemos mapas, gráficos e diagramas e tracemos pontos e vendamos nossos livros. A Bíblia nos dá informação sobre o futuro para nos ensinar como viver o presente.

1) TESTEMUNHE (12-15)
Lembra do verso 13? Jesus contou aos discípulos que as dificuldades que eles enfrentariam no futuro lhes dariam a oportunidade de testemunhar sobre Cristo. Ele disse no verso 13, “Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho.”
Isso traz à memória o que Jesus havia dito anteriormente em Lucas 12:11-12: “Quando vocês forem levados às sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com a forma pela qual se defenderão, ou com o que dirão, pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.”
Nós temos que viver nossas vidas como testemunhas de Cristo. Lucas lembra essa verdade novamente em seu segundo volume do Livros de Atos. Jesus diz em Atos 1:8, “Vocês receberão poder quando o Espírito Santo vier sobre vocês; e serão Minhas testemunhas…”
E no contexto aqui de Lucas 21, Jesus nos conta que temos que testemunhar de Cristo ao enfrentar dificuldades futuras. Que testemunho poderoso é não cair devido à perseguição, mas se aproximar de Cristo.
As pessoas estão te observando quando você enfrenta perseguição. Como você responderá quando as coisas ficarem difíceis? Adrian Rogers costumava dizer, “Se você quizer saber do que é feito um homem, chacoalhe ele bastante e veja o que sai dele.” Ei, quando você é chacoalhado, o que sai? Pais, o que seus filhos veem quando vocês enfrentam o fogo? Mães, como vocês lidam com a adversidade? Jovens, a quem vocês testemunharão de Cristo na escola esta semana?
Jesus nos lembra a não nos preocuparmos em relação ao que dizer. Se você vai viver para Cristo, Ele guiará suas palavras. Verso 15, “Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.” Confie no Senhor e você testemunhará para Sua glória.
Como enfrentamos o futuro? Como viveremos esta semana? Testemunhando. Segundo:

2) ESTEJA AVISADO! (34-35)
Lembra das duas diferentes reações à segunda vinda de Cristo lá nos versos 26-28? Jesus diz que alguns homens “desmaiarão de terror” e outros “se levantarão e erguerão suas cabeças” porque está próxima a redenção deles.
A ideia é repetida nos versos 34 e 35. Tomem cuidado para que seus corações não fiquem carregados de – verso 34 – “libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.” Guadai-vos!
Eis aqui a pergunta: A quem Jesus está falando aqui? Ele não está falando para velhos Fariseus ou Saduceus horríveis ou um grupo especial de Cristãos que irá evitar tudo isso ao serem arrastados de férias para algum lugar no céu. Ele está falando aos discípulos. “Guardai-vos, da libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente.”
Naquele dia, “Existirão aqueles que cumprimentarão a Jesus como Salvador e aqueles que conhecerão a Jesus como Juiz.” Qual desses será você? Na segunda vinda de Cristo, você estará com muito medo ou agradecido?
Como vamos encarar o futuro? Como viveremos nossas vidas esta semana? Testemunhando. Estando avisados. Terceiro:

3) ESTEJA ATENTO! (36)
Verso 36, “Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem.” Vigie e ore “para que você seja considerado digno de escapar de todas essas coisas,” que coisas? O que Jesus havia dito nos versos anteriores – versos 34 e 35 – que a segunda vinda não nos apanhe de surpresa porque nossos corações estarão cheios de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, vivendo apenas para este mundo.
Não, nem sempre é fácil viver a vida Cristã. Às vezes enfrentamos perseguição e grandes dificuldades. Mas lembre-se que Jesus diz, “Nem um fio de cabelo de nossas cabeças se perderá (verso18).” Eu adoro isso! Você sabe o que quero dizer?!
Lembre de Romanos 8:38-39? Paulo diz:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Quando você enfrenta dificuldades, problemas e tribulação, vigie e ore. Olhe para Jesus e peça por ajuda:
Filipenses 4:6-7:
6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Quando a paz, como um rio, deixar meu caminho,
Quando tristezas como vagas do mar rolarem;
Qualquer que seja meu destino, tu me ensinas a dizer,
Tudo bem, tudo bem com minha alma.
* Fiquemos de pé para orarmos.
A maioria de vocês ouviu que ontem (21/04/2012) Chuck Colson faleceu com a idade de 80 anos. Ele foi o fundador da Prison Fellowship e da antiga política “Hatchet Man” de Richard Nixon e um dos principais intervenientes no escândalo de Watergate. Um amigo dele, Tom Phillips, pouco depois da campanha de reeleição de Richard Nixon em 1972, disse que havia aceitado a Cristo como seu Senhor e Salvador. Este o chamou porque queria falar com ele. Phillips leu um pouco do Cristianismo Puro e Simples de C. S. Lewis, a parte sobre orgulho. Colson saiu apesar de Tom querer que ele ficasse para falar um pouco mais. Foi o orgulho que o fez sair, mas Deus estava quebrando o orgulho.
Colson escreveu a respeito disso mais tarde em sua autobiografia, Nascido de Novo:
Conforme eu me afastava da casa de Tom, as lágrimas fluíam incontrolavelmente. Não havia luzes nas ruas, não havia luar. Os faróis do carro iluminavam tudo adiante de meus olhos, mas eu chorava tanto que era como nadar debaixo d’água. Eu encostei o carro a noventa metros da casa de Tom…
Eu me lembro de desejar que Tom e (sua esposa) não ouvissem meu soluço a não ser o chilrear dos grilos penetrando noite adentro. Com meu rosto sobre minhas mãos, a cabeça inclinada ao volante, eu esqueci o machismo, fingimentos, medos e fraquezas. E assim que fiz isso, comecei a experimentar um sentimento maravilhoso de libertação…
E então orei minha primeira oração verdadeira. ‘Deus, eu não sei como te encontrar, mas vou tentar! Não sou muito do jeito que estou agora, mas de alguma forma eu quero me entregar a Ti.’ Eu não sabia o que mais dizer, então repeti sem parar as palavras: Toma conta de mim.
Eu não havia aceitado a Cristo – eu ainda não sabia quem Ele era. Minha mente me disse que era importante entender isso primeiro, ter a certeza de que eu sabia o que estava fazendo, de que eu quis dizer o que disse e permaneceria com isso. Somente naquela noite algo dentro de mim estava me pedindo para me entregar – para o que ou quem eu não sabia.
Eu permaneci lá no carro, olhos cheios d’água, orando, pensando, por pelo menos uma hora e meia, talvez mais, sozinho no silêncio da noite escura. Assim, pela primeira vez em minha vida eu não estava sozinho. (pg 116-117)
Quando Cristo voltar, você irá saudá-lO como Salvador ou vai encontrá-lO como Juiz? Diga a Ele hoje, “Toma conta de mim.”