Fé Genuína

Fé Genuína

“Fé Genuína”
(Lucas 20:41-21:4)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 20 (Pg 709; YouVersion).
Enquanto vocês procuram eu quero compartilhar com vocês como um de nossas classes da escola Bíblica está sendo missionária em alcançar os continentes para Cristo. No ano passado nós desafiamos cada classe da escola Bíblica Dominical (EBD) a adotar um missionário ou família de missionários servindo em outros continentes. A maioria de nossas classes de EBD fiou entusiasmada com isso e mergulharam de cabeça. Para ajudar as classes, providenciamos alguns cartões de oração que Michele e eu trouxemos do Seminário do Sudeste em Wake Forest, Carolina do Norte – inquestionavelmente o mais missionário de nossos Seminários Batistas no Sul! – mas trouxemos esses cartões de oração de vários estudantes que estavam embarcando em uma obra missionária e Rich disponibilizou para os professores e classes da EBD a possibilidade de adotar em oração, doações, e talvez até visitando-os no futuro.
Uma de nossas classes de EBD que ficou animada com o desafio e imediatamente pôs as mãos à obra ao adotar uma família missionária é a classe de jovens casais dirigida por John Kloke. A classe pegou um dos cartões e começou a orar por um jovem casal chamado “T” e “E” que estavam se preparando para ir para ____. No outono passado, eles foram para ____ e estão lá há alguns meses.
Recentemente, a classe de EBD de John montou um pacote e enviou à Índia. Acho que ficou mais caro enviar o pacote do que comprar as coisas que foram colocadas dentro dele! Mas eles enviaram o pacote e “T” e “E” foram abençoados e então enviaram esta nota que quero ler para vocês:
“Recebemos a caixa hoje! Glória a Deus! Vocês certamente nos regaram com guloseimas!! Somos imensamente gratos. Tudo foi ótimo.”

**Temos uma foto que eles enviaram (foto mostrada).  “E” escreve:
“Conforme fomos abrindo isso “T” disse, “Isso pode ser a melhor caixa que já recebemos!” (Shhh…não conte a nossos pais). Amor demonstrado na forma de copos de Reese, café e queijo parmesão (e tudo mais) certamente significa muito. Nós adoramos e louvamos a Deus por sua generosidade, consideração e encorajamento.
Muito obrigado, PIB Henderson!
“T” e “E”
Bom, eu adoraria ouvir de outros professores e classes. Deixe-me conhecer sobre a sua família de missionários e o que sua classe está fazendo. E se sua classe não adotou uma família de missionários servindo em outro continente, fale com Irmão Rich hoje. Professores, vocês poderão falar com ele nesta tarde no encontro dos professores da EBD e ele os ajudará a se engajar a uma família de missionários que você poderá adotar e abençoar com suas orações e encorajamento. Apenas outra forma de cada um ser missionário de nossa Comunidade para os Continentes.
Certo, estamos em Lucas capítulo 20, em direção ao final do capítulo. Vamos prosseguir de onde paramos no verso 40. Assim, prosseguiremos do verso 41 e ler até o verso 4 do capítulo 21. Lembrando que os manuscritos originais Gregos não têm capítulos, divisões e versos, vamos seguir até os quatro primeiros versos do capítulo 21 o que parece ser a próxima quebra lógica.
Foi perguntado a Jesus algumas questões hostis. Agora é a Sua vez de fazer perguntas. Conforme eu leio esta passagem, preste atenção no que Jesus ensina sobre genuína fé Cristã.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

41 Então Jesus lhes perguntou: “Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?
42 “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: “Senta-te à minha direita
43 até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés”’.
44 Portanto Davi o chama ‘Senhor’. Então, como é que ele pode ser seu filho?”
45 Estando todo o povo a ouvi-lo, Jesus disse aos seus discípulos:
46 “Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes.
47 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com maior rigor!”
21:1 Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.
2 Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre.
3 E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.
4 Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.

Oração.

Introdução:
Minha esposa e eu desenvolvemos um ritual interessante nas tardes de Domingo. Chegamos em casa após os cultos da manhã e depois do almoço ou enquanto estamos comendo, assistimos um pouco de PBS (tipo de programa na TV). Familiar com este? Sim, eu sei: fala algo a nosso respeito. Estou consciente disso! Mas eu gosto.
É sempre legal assistir pessoas ficando animadas quando descobrem que uma coisa antiga que apanharam em algum lugar agora vale milhares de dólares. Ao mesmo tempo, contudo, você se sente envergonhado por alguns que pensam ter algo realmente grande e descobrem que não é tão grande como pensavam.
Há duas semanas estávamos assistindo o episódio de El Paso, Texas. Havia uma mulher que compartilhou sobre seu colar de ouro, diamantes e turquesa. Ela disse que comprou há 25 anos como um presente para ela mesma. O camarada de quem ela comprou deu-lhe um certificado dizendo que o colar era de 1905 e que continha genuínas turquesas Turcas. Quando perguntado quanto ela pagou por aquilo há 25 anos, ela disse que pagou algo em torno de 20.000 dólares.
Agora quando ouço isso, eu tenho aquele sentimento que você sabe. Como, 20.000 dólares?! Então o avaliador lhe diz, “Bem, eu tenho boas e más notícias para você.” Agora, não é algo que você quer ouvir nesse Programa! O avaliador prossegue mais um pouco tentando amaciar a pancada, falando como o colar é maravilhoso e coisa e tal – o que é a boa notícia, a propósito; isso parece tremendo – então você pode ver a mulher se preparando para a má notícia. Finalmente, o avaliador diz, “Isso não é tão antigo como você foi levada a crer.” O avaliador conta à mulher que o colar foi feito nos anos 60 e diz mais algumas coisas antes de falar, “eu daria uma estimativa no leilão atual de 8.000 a 12.000 dólares.” Os olhos da mulher saltam como quem diz, “O que?!” O avaliador diz que, “isso vale menos do que a quantia que você pagou por ele,” e a mulher responde, “Significativamente menos!”
Essa pobre mulher pagou 20.000 dólares por algo há 25 anos que hoje vale apenas 8.000, talvez 12.000 dólares. Ela foi levada a acreditar que possuía uma genuína peça de joalheria com turquesas Turcas e tudo mais, dito ser autêntico – veio com um pedaço de papel certificando sua autenticidade – mas ela tinha algo que enfim não era genuíno – parecia com o negócio verdadeiro, mas não era autêntico.
É sempre decepcionante quando o que você pensa ter um valor real se torna algo falso. Tudo pareceu tão convincente, mas aqueles que têm “o conhecimento” expõem as falhas e inconsistências. Certamente não pensaríamos em Jesus como um avaliador, nem pensaríamos nos líderes religiosos de Seus dias como pessoas que possuem um tipo de valor intrínseco e cujo valor está para ser avaliado. Mas se estivéssemos procurando por exemplos de pessoas que se apresentam como alguém que parece ser autêntico “e tudo mais,” se você preferir apenas ser exposto a inautenticidade deles, então encontramos esse tipo de gente nos líderes religiosos dos dias de Jesus. Jesus expõe a completa hipocrisia deles, revelando às pessoas quem eles são realmente. E nessa troca entre Jesus e os líderes religiosos, aprendemos algumas coisas sobre com o que deve se parecer a genuína fé.
Então deixe-me colocar isso como uma pergunta geral para guiar nosso ensino nesta manhã. Com o que se parece a fé genuína? Nosso texto sugere três marcas da genuína fé Cristã. Primeiro, para se possuir fé autêntica:
I.  Nós Entendemos a Identidade de Cristo (41-44)
Mais importante que qualquer pergunta que poderíamos responder é a pergunta, “Quem é Jesus Cristo” e então a pergunta que acompanha essa, “E o que você fará agora com Jesus Cristo?” Quem é Jesus Cristo e o que você fará com Ele? Essas são perguntas que temos que rever de vez em quando como famílias interessadas em crescer e ser discipuladas. Pais, mães façam essas perguntas para sua família hoje. Pergunte, “Quem é Jesus e o que você fará com Ele?” Verso 41:
41 Então Jesus lhes perguntou: “Como dizem que o Cristo é Filho de Davi?
Agora, Jesus está falando sobre o Messias prometido. Lembrem-se de que a palavra “Cristo” não é o último nome de Jesus! Essa é a palavra Grega para Messias. Os Judeus estavam procurando o Messias ou Salvador. Nessa pergunta no verso 41, Jesus está construindo sobre a visão comum, generalizada de que o Messias prometido e Salvador seria filho de Davi, isto é, descendente de Davi. Essa era a sabedoria convencional aceita e, é claro, tinha o suporte bíblico para isso. Mas Jesus pergunta, “Como pode isso? Como pode o Cristo ser Filho de Davi?” e Seu objetivo é ressaltar a identidade de Cristo. Verso 42:
42 “O próprio Davi afirma no Livro dos Salmos: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita
43 até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés.’
44 Portanto Davi o chama ‘Senhor’. Então, como é que ele pode ser seu filho?”
O objetivo de Jesus é ensinar e ressaltar a identidade de Cristo. Então Jesus cita de um dos Salmos, um Salmo escrito por Davi. Davi foi, é claro, o segundo rei de Israel. Seus descendentes reinaram no trono de Judá até 587 AC quando Jerusalém caiu pela Babilônia. Davi escreveu mais de setenta dos Salmos, incluindo este Salmo que Jesus está citando, Salmo 110, um Salmo messiânico, isto é, um Salmo do messias, um Salmo que fala do Messias. O Salmo 110 começa no verso 1 com:
Salmo 110: 1, “O Senhor disse ao meu Senhor: ‘Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés.’”
Jesus está perguntando, “O que Davi está falando aqui? Digo, ele escreveu este Salmo a milhares de anos antes e diz, ‘O SENHOR disse ao meu Senhor sente à minha direita.” A propósito, “à direita” é o lugar de honra. Davi escreve que o Senhor – tudo maiúsculo – e quando você tem tudo maiúsculo como isso, é uma referência a YHWH (Yahweh), o Único Deus Verdadeiro da Bíblia. No Velho Testamento o nome da aliança para Deus é YHWH. Então o que Deus diz? Ele diz ao Senhor de Davi – letra minúscula aqui para mostrar uma determinada pessoa estimada de digno respeito. Isso não era incomum, por exemplo, nos dias da Bíblia um filho se dirigia a seu pai como Senhor. Assim, Davi está se referindo a alguém maior que ele. Davi escreve, “O SENHOR disse a meu Senhor” e Jesus está perguntando, “A quem Davi está se referindo?”
E a resposta está implícita: Davi está falando do Messias, o Senhor Jesus Cristo que, enquanto um descendente de Davi também é Senhor de Davi. Assim, o futuro da descendência de Davi tinha mais autoridade que Davi. E essa declaração a respeito “Senta-te à minha direita” é um modo de dizer que esse Messias vai compartilhar do governo e reino de YHWH. Lembrando que o anjo Gabriel disse à Maria no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas:
Lucas 1: 32-33:
32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
33 e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim.”
Qual é o ponto? Jesus Cristo É o Filho de Davi, mas Ele é mais, mais que isso. Ele também é o Senhor de Davi.
Então quem é Jesus para você? Como você O identifica? Para ter fé genuína devemos entender a identidade de Cristo. Jesus é identificado por você como sendo meramente um bom homem, um bom mestre? Esta é a forma como muitos nos dias de Jesus O identificaram. Muitos dos líderes religiosos identificaram a Jesus meramente como um mestre. Quem é o Cristo? Ele é Deus encarnado, o Messias, Salvador, Filho de Davi – FILHO DE DEUS – que REINA JUNTAMENTE com Deus o Pai nos céus? É dessa forma que a Bíblia identifica a Jesus. Ele é Deus em carne que veio a nós para morrer por nossos pecados, foi sepultado por nossas transgressões e ressuscitou ao terceiro dia para que pudéssemos ser justificados – declarados justos. Você não pode ser um Cristão sem crer nisso. Você deve “ID” (identificar) corretamente a Cristo. E a propósito, nenhuma outra pergunta espiritual que você possa fazer realmente importa até que você responda primeiramente a essa questão.
Fé genuína significa que entendemos a identidade de Cristo. Segundo, fé genuína significa:
II. Nós Evitamos Hipocrisia Ímpia (45-47)
Esses líderes religiosos dos dias de Jesus realmente queriam parecer bons aos olhos dos outros. Eles sempre pareciam se preocupar com o exterior mais que o interior. Então Jesus adverte Seus discípulos a respeito deles. Verso 45:
45 Estando todo o povo a ouvi-lo, Jesus disse aos seus discípulos:
46 “Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes.
A palavra é “pomposo.” Esses camaradas amavam serem vistos pelos outros. Eles eram como palhaços em um desfile. Eles amavam quando as pessoas os observavam como em um desfile. Eles amavam os longos cumprimentos que lhes davam: “Olá, santíssimo, reverendo, nobre, abençoadíssimo, Pai e por aí vai.” Ostentação. Como um colar de turquesas por fora. Jesus prossegue para descrever a hipocrisia deles no verso 47:
47 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com maior rigor!”
Essa última frase, a propósito, é um lembrete de que todos nós iremos enfrentar um julgamento, descrito aqui por Jesus com a palavra “punição.” Existe um julgamento e existem graus de julgamento. Jesus diz que alguns receberão uma punição “maior” significa que outros recebrão uma “menor,” mas todos serão julgados. E como existem graus de glória e recompensa no céu, existem graus de perda de recompensa e condenação no inferno. Outras considerações a respeito desse tópico eu deixo para a discussão familiar sobre o sermão nesta tarde ou noite.
Jesus diz no verso 47 que esses mestres hipócritas estavam “devorando as casas das viúvas” o que provavelmente signifique que eles estavam enganando as viúvas com relação as suas propriedades enquanto serviam como executores dessas propriedades. Inacreditável, não é?!
No verso 47 Jesus diz que eles também, “para disfarçar faziam longas orações.” O problema não são as longas orações, é o “fingimento” das longas orações. Na tradução NVI temos, “para se mostrarem faziam longas orações.” Esses camaradas eram ostentadores. Mais uma vez, eles se mostravam realmente religiosos e devotados – e pareciam mesmo religiosos e devotados. Para muitos eles se mostravam e pareciam com a coisa real. Mas Jesus “avalia” a religiosidade deles aqui e expõe sua máxima hipocrisia. Ele fez isso anteriormente. Ele já havia desnudado a hipocrisia do coração deles mais de uma vez anteriormente:
Lucas 16: 15, “Ele lhes disse: ‘Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus.’”
Percebe que homens podem olhar para você e dizer, “Uau, que gigante espiritual!” Mas Deus conhece seu coração. Então não é uma questão de olhar para o exterior ou até mesmo como você se parece por fora. É quem você é por dentro.
Por que Jesus está falando isso aqui nos versos 46-47? Ele deseja apenas bater nesses escribas? Não, Ele menciona isso como um aviso. E quem Jesus está avisando aqui? Você se lembra? Verso 45 – os discípulos. Quantos de vocês são discípulos, levantem suas mãos? Eu também. Vamos concordar em evitar hipocrisia ímpia.
Fé genuína significa que nós entendemos a identidade de Cristo, nós evitamos hipocrisia ímpia e, finalmente:
III. Nós somos Conhecidos pela Grande Generosidade (21:1-4)
21:1 Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.
Lembre-se de que Jesus e os discípulos estão no templo. E Jesus está observando as pessoas colocando seu dinheiro no gazofilácio do templo. Existiam 13 baús ou caixas coletoras no templo Judaico. Esses baús tinham aberturas em forma de trombetas. Sete dos baús eram destinados para as despesas do templo e as outras seis para as ofertas livres. Então Jesus está observando as pessoas colocando seus dinheiros nos baús. O dinheiro fazia barulho quando caíam pelas aberturas e com frequência você poderia mensurar a grandeza da oferta pela grandeza do barulho que ela produzia. Digo, todos sabiam mais ou menos quem estava dando o que. Você não assinava cheques secretos, nem havia internet para você clicar e fazer o depósito “on line.” Você dava publicamente e todos ouviam o montante de sua oferta. Verso 2:
2 Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre.
Essa moeda era o lepton; o plural é lepta. O lepton era a menor moeda usada entre os Judeus nos dias de Jesus. A palavra “lepton” significa pequeno ou fino. Quando dei um passeio pelo seminário do Sul, eu abri a carteira e retirei uma dessas pequenas moedas e deixei as pessoas olharem mais de perto. O lepton era uma moeda extremamente fina de bronze ou cobre valendo quase nada, valia uma pequena fração de um denário. Mencionamos o denário antes no Evangelho de Lucas nos versos 20-26 onde Jesus pede por um denário e pergunta de quem é a imagem na moeda. Um denário representava aproximadamente um dia de salário. Um lepton valia mais ou menos 1/128 de um denário.
Assim, Jesus observa enquanto essa pobre viúva coloca no gazofilácio duas pequenas moedas que valiam praticamente nada. O que Ele diz no verso 3?
3 E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.
E nós dizemos, “O que?! Como podes dizer isso Jesus?! Obviamente essa mulher colocou menos que qualquer outra pessoa!” Mas lembra? Jesus diz, “Não é o que todos veem por fora, é o que ocorre por dentro.” Do mesmo modo que Jesus pode ver e expor o coração dos líderes religiosos hipócritas, assim, Jesus pode ver e expor o coração dessa pobre viúva piedosa. É como se Jesus dissesse, “Contarei a vocês o quero dizer quando digo que ela colocou mais que qualquer outro, aqui está,” verso4:
4 Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”.
O que fazem os genuínos Cristãos? Eles dão sacrificialmente. Eles dão abnegadamente. Eles dão de coração, um coração que ama e bate intensamente por Jesus Cristo, Aquele que ama suas almas.
Percebe, não é a quantidade que essa mulher dá que importa. É altamente improvável que qualquer um pudesse até mesmo ter ouvido as duas moedas caindo no gazofilácio. Essas eram moedas muito finas que praticamente não valiam nada. Ela as depositou no gazofilácio e não fizeram barulho, elas flutuaram e sussurraram. Não é a quantidade. É o fato dela ter dado sacrificialmente, abnegadamente, de coração, com grande generosidade.
O Estudioso do Novo Testamento Robert Stein diz, “O principal ponto parece ser que Deus mensura as ofertas de Seu povo, não baseado no tamanho das ofertas, mas baseado na quantia que permanece com as pessoas.”
Não podemos nos esquecer de que a Deus pertencem todas as coisas. Ele é dono de todas as nossas coisas, todos os nossos bens e todo nosso dinheiro. Ele é dono de tudo. Senhorio significa que reconhecemos e concordamos que Ele é Senhor de tudo.
Assim, quando se trata de mordomia Cristã e ofertar, nossas demonstrações comuns são, infelizmente, nem sempre úteis. Alguém diz, “Dizimar significa que você dá a Deus 10% e você fica com 90%.” Então 10 é dEle e 90 é seu. Não, na verdade 100% é de Deus. Se reconhecemos essa verdade, dizimar – a prática bíblica de retornar a Deus o melhor, os primeiros frutos – dizimar para o Cristão é meramente o ponto de partida na oferta Cristã. Você começa dando 10% e então você cresce para dar cada vez mais.
Essa mulher fez algo impraticável: ela não deu 10%, mas o que ela fez? Alguém faz as contas, 100%! E o oxigênio sai da sala conforme todos se preparam para, “Agora fazer a mesma coisa.” É esse o princípio aqui? “Vá para casa, venda tudo e esvazie a conta no banco.” É o que temos que fazer? Não, o princípio é: “Deus mensura as ofertas de Seu povo não baseado na quantidade ofertada, mas baseado na quantidade que permanece.”
Você oferta sacrificialmente? Você é conhecido como uma pessoa de grande generosidade porque nada empolga mais o seu coração que Jesus?
O que você está fazendo com o seu dinheiro? Isso toma conta de você, te domina? Você está sempre preocupado em dar demais ou não ter o suficiente? Pode ser que o dinheiro seja o seu deus e você nem mesmo percebeu. Isso tem te aprisionado. Dinheiro pode ser seu deus seja você rico ou pobre.
Fé genuína significa que entendemos a identidade de Cristo, evitamos a hipocrisia ímpia e somos conhecidos pela grande generosidade.

Fiquemos de pé para orarmos.