O Deus que Guia

O Deus que Guia

“O Deus que Guia”

(Atos 15:36-16:10)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(27-01-2008) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 15.

 

Nós estamos pregando do nosso modo, versículo por versículo, em nossa série de pregações expositivas baseada no livro de Atos. Nossa série é intitulada: “A Igreja em Chamas!”  Eu estava fazendo um estudo nesta semana que passou e descobri que Kent Hughes, pastor emérito da Igreja College em Wheaton, Illinois, um pregador de quem eu gosto bastante, pregou sobre o livro de Atos e sua série era intitulada : A Igreja Incendiada!” E eu fiquei muito encorajado em ver que nós enxergamos de maneira semelhante o tema central deste livro. A igreja, nasceu em Jerusalém, 2.000 anos atrás, está se espalhando como incêndio enquanto os apóstolos e os demais obedecem o comissionamento do nosso Senhor para serem Seus discípulos, levando o Evangelho, as Boas Novas, para Jerusalém, Judéia, Samaria, e até os confins da terra.

 

Nós paramos nosso estudo semana passada no versículo 35, então retomaremos no versículo 36. Nós estudamos sobre o Conselho de Jerusalém onde a graça estava em julgamento. E os apóstolos concluíram que nós somos, na verdade, salvos somente pela graça, através da fé em Cristo apenas; somente pela graça, somente através da fé, em Cristo somente. Ei, deixe-me perguntar uma coisa a vocês: “De novo, como nós somos salvos?” Digam comigo: somente pela graça, através da fé somente, em Cristo somente.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

36 E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.

38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.

39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

40 E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.

41 E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

 

. Oração

 

Introdução:

 

Eu ainda não escrevi meu primeiro livro, mas eu já sei o título do meu último livro. Vocês sabem que os que são chamados para o ministério mais tarde escrevem um livro sobre seus anos no ministério? Eu já tenho o título em mente: Meu Primeiro Piquenique com a Igrej, não foi um piquenique. Os piqueniques da igreja supostamente são uma tranqüilidade; todo mundo fica ansioso querendo se divertir bastante. Mas meu primeiro piquenique na primeira igreja em que eu fui pastor foi minha apresentação aos desafios que os pastores enfrentam ao cuidar de uma congregação. Eu vou poupá-los dos detalhes, mas basta dizer que tinha uma mulher que não queria que o piquenique acontecesse no dia que eu havia planejado. Ela achou que entraria em conflito com um outro evento comunitário e então seria errado fazê-lo. Bem, a verdade é que, e eu não pude dizer isso naquela ocasião, mas a verdade é que eu senti que ela ficou contrariada porque ela não tinha escolhido a data e ela não estava tomando a decisão; ela não estava “no controle”. Essa era a verdade, mas não se podia dizer! Ela mostrou sua oposição e até me disse que havia uma conversa no salão de beleza sobre o pastor ser um “não crente”. Ela votou para não ir e fez de tudo para que sua numerosa família não fosse também. A família dela era bem numerosa na igreja. Eu me lembro de uma das filhas dela, uma jovem mãe de dois adolescentes, me ligar no dia anterior para me dizer que ela tinha que ficar do lado da mãe dela. Eu estava pronto para desmarcar tudo, mas liguei para um homem de Deus na congregação para ver qual era o ânimo dele. Ele achava que nós deveríamos prosseguir e ter o piquenique. Então, no dia seguinte, Michele, eu e os garotos dirigimos para aquela pequena cidade do interior, orando e imaginando se alguém iria aparecer para o piquenique. Nós chegamos lá e tivemos o maior número de pessoas que já tínhamos reunido antes. Tinha todo tipo de gente e de visitante – rindo, compartilhando, se entrosando, se divertindo bastante.

 

Eu realmente tive que resistir à tentação de me vangloriar no domingo seguinte e agradeci a todos pela sua participação. Eu nunca disse uma palavra se quer àquela mulher e ela nunca me disse uma palavra se quer. Nós simplesmente tocamos o barco. E quando Deus me chamou para uma outra igreja anos depois, em nosso último domingo quando nos despedíamos, ela estava com lágrimas nos olhos e eu mais tarde chorei também enquanto deixava aquela igreja. Havia ali amor um pelo outro, apesar das nossas diferenças.

 

Uma das coisas mais encorajadoras na minha vida é saber que Deus nos guia nos bons momentos e nos maus momentos também. Suas mãos estão sempre ali – embora nem sempre sejam vistas – enquanto Ele guia nossos passos e direciona nossos caminhos. Eu amo o hino:

 

Jesus me guia que prazer!

Palavra de consolação!

Em cada passo em que estiver,

Me guia a mão do meu Jesus!

 

Eu quero ver em nosso texto nesta manhã como Deus nos guia, como Ele nos conduz, e a maneira como Ele trabalha em nossas vidas. Nosso estudo esta manhã revela três maneiras como Deus trabalha, três maneiras que Ele conduz. Primeiro, precisamos saber que:

 

I. Deus trabalha através de Problemas de Relacionamento (15:36-41)

 

Há momentos em nossas vidas que não são um piquenique de igreja. Uma diferença de opinião com outra pessoa, uma discórdia ou conflito de opinião não é algo engraçado de se experimentar, mas Deus trabalha através disso. Deus trabalha através de problemas de relacionamento. Você se lembra de ler sobre o problema de relacionamento entre Paulo e Barnabé? O Versículo 36 diz:

 

36 E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

 

Paulo queria voltar e dar uma olhada nas igrejas que ele e Barnabé tinham fundado, nas igrejas pelas quais eles viajaram em sua primeira viagem missionária. De fato, a palavra “visitar” aqui no versículo 36 é um termo pastoral, que significa “cuidar de” ou “estar preocupado com” ou “dar uma olhada”. Fazer discípulos é mais do que conseguir uma decisão por Cristo e batizar alguém. Discipulado é crescimento no Senhor. Paulo quer ter certeza de que esses novos crentes estão crescendo. Agora veja esse problema de relacionamento:

 

37 E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.

38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.

 

Você se lembra desse incidente a que Lucas, o escritor, está se referindo? Lá atrás no capítulo 13, versículo 13, nós lemos que quando Paulo e Barnabé chegaram à Panfília, João Marcos os deixou. Nós não sabemos se ele ficou com saudade de casa, ou se ele não gostou do estilo de liderança de Paulo, ou o quê. Ele simplesmente partiu. Aqui estão Paulo e Barnabé se aprontando para sua segunda viagem missionária e Barnabé está querendo levar seu sobrinho, João Marcos, com eles, mas Paulo pensa: “Não senhor! Aquele cara nos deixou na mão da última vez. Eu não quero ninguém assim indo conosco!”

 

39 E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

40 E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.

41 E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.

 

 

Você tem aqui esses homens partindo em direções distintas. Não leia muito rápido. Lembrem-se de que Paulo e Barnabé passaram muito tempo juntos. Levou cerca de um ano para juntos eles irem para aquelas cidades que foram. Enquanto eles trabalhavam lado a lado, eles comiam juntos, dividiam quarto, histórias, vitórias e fracassos. Eles ficaram muito próximos um do outro, mas eles divergiam tanto nesta questão referente a João Marcos, que ambos seguiram caminhos distintos.

 

A propósito, quem tinha razão? Estava Paulo certo em não querer João Marcos porque ele os havia abandonado antes, ou Barnabé estava certo – sempre o grande encorajador – em querer levar João Marcos? E a resposta é: “Sim”. Lembram o que Jesus disse em Mateus 7:3-5? Ele diz:

 

3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?

5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

 

Uma das chaves para solucionar problemas de relacionamento é lembrar que ambos os lados estão certos com relação a alguma coisa e ambos os lados estão errados com relação a alguma coisa. Jesus nos ensina que devemos ter sabedoria para enxergarmos nossas faltas e termos o desejo de cuidar de nossos próprios problemas – que são normalmente maiores do que parecem – antes de podermos falar dos pequenos problemas que a outra pessoa tenha.

 

A coisa boa de Paulo e Barnabé é que nenhum laço se rompeu aqui. Mais tarde, na carta de Paulo aos Colossenses, ele fala bem de Barnabé e de João Marcos (Colossenses 4:10) e no final do ministério de Paulo nós temos esse maravilhoso pedido do apóstolo, já mais velho e sábio, em 2Timóteo 4:11, Paulo escreve: Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” Não é esse um pedido gentil? Conquanto o desentendimento aqui em Atos 15 tenha sido grave, Paulo começa a gostar do jovem João Marcos e ainda deseja que ele esteja lá com ele em seus últimos anos. Glória a Deus.

 

Deus trabalha através de problemas de relacionamento, não trabalha? Confie que Deus trabalha através das dificuldades e também dos desafios que você enfrenta. Se você tem um problema de relacionamento com alguém em sua família, com alguém aqui na igreja, ou alguém no trabalho, ou um colega na escola, tenha sabedoria para enxergar a mão de Deus te conduzindo, te ensinando valiosas lições sobre liderança, humildade e compaixão. Deus trabalha através de problemas de relacionamento. Eis outra maneira de Deus guiar:

 

II. Deus trabalha através de Pessoas Comuns (16:1-5)

 

1 E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;

2 Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.

 

Agora nós somos apresentados a Timóteo, um jovem. Muitos estudiosos acreditam que ele era um adolescente, mencionado 26 vezes no Novo Testamento. É Timóteo que eu tenho em mente quando eu digo que Deus trabalha através de pessoas comuns. Nós poderíamos ter dito: “Deus trabalha através de pessoas com reputação”, porque o versículo 2 nos fala que Timóteo tinha uma boa reputação. Ele era bem falado pelos irmãos em Listra e Icônio. Pessoas a cerca de 30 km falam bem de Timóteo. Mas realmente Timóteo não tem nada de especial. Ele é uma boa pessoa e tem uma boa reputação, mas ele é um rapaz que se coloca disponível para Deus.

 

Ele não tem nenhum parente famoso. A Bíblia diz no versículo 1 que sua mãe era judia e seu pai grego. O pai dele era um gentio. A gramática sugere que o pai de Timóteo não era crente e que ele não era mais vivo. Nós sabemos pelas cartas posteriores de Paulo para Timóteo, que a mãe e a avó dele lhe ensinaram as Escrituras quando ele era ainda bem pequeno (2Timóteo 1:5; 3:14-15), ou seja, ele tinha uma forte herança cristã, mas não há nada mais de importante com relação a esse rapaz que o fato de que ele era bem falado.

 

Na verdade, nós temos a idéia de que Timóteo era uma pessoa fraca, medrosa e tímida. Paulo fala para ele mais tarde em 1Timóteo 4:12 : “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” Deus trabalha através de pessoas comuns, pessoas como Timóteo, pessoas que se colocam disponíveis para Deus. Vocês, jovens, sabem que Deus quer fazer coisas grandes através de vocês. Talvez você diga: “Bom, mas eu não tenho nada de especial. Quero dizer, eu vou para igreja e tudo mais, mas eu sou um pouco medroso às vezes e me sinto um pouco fraco”. Se Deus trabalhou através de Timóteo quando era uma pessoa fraca na adolescência, Deus pode trabalhar através de você também.  Apenas se mostre disponível para Deus. É isso que Timóteo faz. Versículo 3:

 

3 Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

4 E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.

5 De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.

 

Você percebe como Timóteo se mostra disponível para Deus usá-lo? Lembrem-se do nosso estudo semana passada, na primeira parte do capítulo 15, que o rito da circuncisão não era necessário para salvação. Nós dissemos antes: nós somos salvos somente pela graça, pela fé somente, em Cristo somente. Mas Paulo circuncida Timóteo para propósitos evangelísticos. A circuncisão permitiria a Timóteo ter acesso às sinagogas pelas quais eles provavelmente passariam na viagem. Timóteo não tinha que ser circuncidado, mas ele preferiu ser circuncidado em respeito ao povo que ele e Paulo estariam evangelizando. Novamente nós vemos esse princípio de abrir mão dos nossos privilégios, preferências, e direitos por causa do propósito de alcançar outras pessoas, abençoar os outros, e evangelizar os outros. James McDonald diz: A graça de Deus vai ao encontro da pessoa que abre mão de seus direitos por um bem maior.”

 

Eu não sou muito fã de barbear, sabe. Às vezes eu gosto de deixar crescer qualquer cabelo que ainda possa crescer. Eu poderia dizer: “Eu não faço barba! Em Cristo, eu sou livre!” Mas eu faço a barba especialmente aos domingos porque há uma expectativa de que eu apareça de determinada maneira e eu não quero que o meu “não barbear” atrapalhe o Evangelho. Se eu não barbear, eu não vou ser tão eficaz no ministério. Nós precisamos conhecer nosso contexto: as roupas que usamos, o comprimento do cabelo, e outros costumes e tradições são importantes se nós vamos ser eficazes ao compartilhar o evangelho.

 

É isso que Paulo tem em mente em 1Coríntios 9:22 onde ele diz: Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” As pessoas muitas vezes fazem uma citação equivocada desse versículo. Elas dizem: “Eu sei que você não pode ser tudo para todos” e o que elas estão querendo dizer é “Eu sei que você não pode agradar a todos” e isso é verdade, mas esse versículo “fiz-me tudo para todos” significa que eu vou fazer o que for preciso para compartilhar o Evangelho com alguém e se isso significa que eu vou ter que deixar de lado minhas preferências pessoais, a fim de atingir o contexto cultural do meu ministério, então eu farei.

 

Deus trabalha através de pessoas comuns. Timóteo se coloca disponível para Deus e Deus o usa. Eu me senti muito encorajado ontem no café da manhã dos homens. Que eu me lembro, o melhor que nós já tivemos. Nós tivemos pelo menos uns 40 homens que vieram às 7:30h e comeram juntos, confraternizaram, e cantaram e adoraram. Um de nossos palestrantes, um jovem que é membro novo de nossa igreja, relatou como Deus tem feito ele e a sua família crescerem nos poucos nove meses que eles estão na igreja. E ele mencionou nossa oficina BodyLife para novos membros e como nós ensinamos que Deus quer trabalhar através de cada um de nós no corpo de Cristo.

 

E aqueles de vocês que se inscreveram para o Treinamento de Evangelismo FAITH, Deus está trabalhando através de vocês também. Deus não trabalha apenas através de crentes superstars; Deus trabalha através de cada um de nós. Na verdade, Deus tem um prazer especial em trabalhar com pessoas que se consideram fracas porque quando nós somos fracos então nós somos o que?  Fortes (2Coríntios 12:10). 2Crônicas 16:9: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele;”

 

Deus trabalha através de problemas de relacionamento e Deus trabalha através de pessoas comuns. Diga: “Deus trabalha através de pessoas comuns como eu.” Número três:

 

III. Deus trabalha através de Providências Notáveis (16:6-10)

 

Eu amo o ensino sobre a providência de Deus. Aqui está uma boa definição de providência que eu encontrei em meu estudo esta semana. Providência é: “a crença de que os eventos de nossas vidas não são governados por acaso ou destino, mas pelo nosso soberano e amoroso Senhor que executa Seus planos e propósitos na vida de todos os Seus filhos.” Deixe-me ler isso novamente. Providência é a crença de que os eventos de nossas vidas não são governados por acaso ou destino, mas pelo nosso soberano e amoroso Senhor que executa Seus planos e propósitos na vida de todos os Seus filhos.

 

6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

 

Você vê a providência de Deus aqui? Paulo, Silas e Timóteo queriam levar o Evangelho para a Ásia, e isso é a Ásia Menor, que é hoje a Turquia, mas eles são “impedidos pelo Espírito Santo”. Nós não sabemos por que Deus não queria que eles fossem lá. Mais tarde, Paulo irá lá, mas agora não. Não é o momento certo. Como Deus “os impediu?” Nós também não sabemos. Nós não sabemos se Paulo, Silas e Timóteo ficaram sem dinheiro ou tiveram uma série de experiências ruins, ou se eles não podiam dormir à noite, ou o que – mas a Bíblia deixa claro que Deus fechou a porta. Graças a Deus pelos momentos em que Ele fecha as portas em nossas vidas. Agora, veja isso acontecer novamente. Versículo 7:

 

7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.

 

Novamente, como Deus fez isso? Nós realmente não sabemos, mas nós vemos que Deus fechou a porta para a oportunidade duas vezes. Agora vejam onde eles acabam indo. Versículos 8-10:

 

8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.

9 E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedónia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.

10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.

 

Deus age através dessa visão ou sonho que Paulo tem uma noite. Deus não fala normalmente através de visões e sonhos hoje. Ele normalmente fala através da Sua palavra, a Bíblia Sagrada, mas se Deus fala conosco através de uma visão ou de um sonho, nós devemos nos certificar de que a experiência da nossa visão ou sonho está de acordo com os ensinamentos da Escritura. Se não estiver, então foi apenas um sonho. Portanto, conquanto Deus fale conosco hoje através de visões e de sonhos, isso é uma rara exceção. Ele fala conosco primordialmente através da Sua palavra. Leia a palavra para receber orientação.

 

Mas aquela noite Paulo vê aquele homem rogando-lhes que fossem para a Macedônia. Embora não fosse o momento certo para Paulo e seus companheiros irem para esses outros lugares, é o momento certo para eles cruzarem o Mar Egeu e irem para a Macedônia, o lugar que hoje nós conhecemos como Europa moderna. E por falar nisso, você não são gratos que Paulo e sua equipe tenham ido para a Macedônia? Nós estamos reunidos aqui hoje em grande parte porque Paulo viajou para o oeste. A Europa se tornou o quartel missionário de onde os missionários futuramente partiriam para todos os continentes, incluindo a América do Norte.

 

Deus trabalha através de providências notáveis. Deus sabe o que Ele está fazendo. Ele nos guia normalmente fechando as portas quando nós achamos que elas deveriam estar abertas. Confie em Deus para governar e reinar em sua vida. Se há uma situação no emprego ou na escola ou um relacionamento, e Deus fecha a porta – apenas lembre que Deus é soberano e Ele sabe de coisas que você não sabe. Então, não fique desapontado por muito tempo. Alguém disse: “Desapontamentos são os agendamentos dEle”. Deus sabe o que Ele está fazendo. Ele está te protegendo de alguma coisa. O momento não é adequado. Prossiga. Continue confiando. Continue seguindo.

 

Confie e siga o Deus que guia, o Deus que trabalha através dos problemas de relacionamento, através de pessoas comuns e através de providências notáveis.

 

. Fique em pé para oração.