POR QUE EU ESTOU AQUI ?

POR QUE EU ESTOU AQUI ?

“POR QUE EU ESTOU AQUI ?”

(Lucas 19:1-10)

Série: As Perguntas Mais Importantes da Vida

Rev Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(30-03-08) (Manhã)

Introdução #1:

 

**VIDEO CLIP (3:04):

“Vida em Movimento.”

 

Vocês já se sentiram assim? Vocês sabem, eu gosto de correr, mas não eu amo correr numa esteira ou em uma bicicleta ergométrica porque o cenário nunca muda e você corre, corre e corre, e sente que não chega a lugar algum, sem aquele sentimento de que realizou alguma coisa. Algumas vezes a vida pode parecer do mesmo modo. Você acorda de manhã e prossegue todos os dias, e parece que você vai e vai e vai, mas nunca tem tempo para parar e pensar sobre as respostas de alguns dos maiores questionamentos da vida.

 

Nos próximos domingos, seis domingos a contar de hoje até 4 de Maio, nós vamos sair da esteira e pensar sobre alguns dos maiores questionamentos da vida. Cada domingo, nós vamos enfocar a mesma pergunta tanto no culto de adoração como na Escola Bíblica. Vamos descer da bicicleta ou da esteira e pensar sobre alguns desses questionamentos.Vocês vão receber uma apostila e um guia de devocional diário na sua sala de Escola Bíblica. Se você não está vindo às aulas, agora é o momento de começar. Você vai querer receber seu material e compartilhar com outros em grupos menores.

 

A 1ª pergunta que vamos responder nesta manhã é a seguinte: “Por Que Eu Estou Aqui?” Existe um camarada na Bíblia que provavelmente fez essa pergunta uma ou duas vezes e eu quero ler a história dele. Eu te convido a abrir sua Bíblia no Evangelho de Lucas, Cap 19:

. Fique de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.

2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos, e era rico.

3 Este procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.

4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro para vê-lo, já que havia de passar por ali.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima, e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa. Hoje me convém pousar em tua casa.

6 Apressando-se, desceu e o recebeu com alegria.

7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Senhor, olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado.

9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão.

10 Pois o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido.

. Orar.

 

Introdução #2:

 

Por que será que estamos aqui esta manhã?      Bom, estamos aqui porque é domingo e supõe-se que estejamos na igreja, certo?! Mas mais do que isso, por que estamos aqui neste planeta? Qual o nosso propósito na vida? Sabem como é, nem todo mundo é pensativo e introspectivo como o cara ao lado, mas essa é uma pergunta que toda pessoa inteligente “desceria da esteira” e pararia para consideraria em algum momento da vida: “Por que estou aqui?”

 

Eu acho que Zaqueu deve ter feito esta pergunta uma ou duas vezes: “Por que estou aqui?” Zaqueu surge como um personagem adorável. Alguns de vocês vão se lembrar daquele corinho infantil:

 

“Zaqueu era um pequeno homem, um pequeno homem era ele. Ele subiu numa árvore porque o Senhor queria ver. E quando o Salvador passou por ali, ele olhou para aquela árvore e disse: “Zaqueu, desça! Porque vou à sua casa hoje, porque vou à sua casa para ficar.”

 

E foi quando Jesus passou por ali, que Zaqueu começou a aprender a resposta para essa pergunta: “Por que eu estou aqui?” Vamos conferir enquanto lemos a história novamente, e considerando algumas coisas juntos. Primeiramente, vamos considerar o que eu quero chamar de “Busca Espiritual”.

 

I. Consideremos nossa Busca Espiritual (1 – 4):

 

Zaqueu estava em uma jornada espiritual, uma busca, uma exploração. Sabemos disso porque Lucas, o escritor desta história, nos diz que Zaqueu “buscou ver quem era Jesus”, o que significa que ele já tinha ouvido falar de Jesus antes. Zaqueu está interessado em coisas espirituais e ele quer mais informações. Alguns de vocês podem se identificar com Zaqueu. Talvez você já tenha ouvido algumas coisas sobre Jesus e você quer mais algumas informações. Bem, vamos embarcar nessa viagem juntamente com Zaqueu. Quem é este cara, Zaqueu?

 

Os versículos 1 – 2 nos dizem que Zaqueu vive em Jericó e que ele é um cobrador de impostos, e não apenas um cobrador de impostos qualquer, mas especificamente que tipo de cobrador de impostos? O que diz o versículo 2? Ele era o Chefe dos cobradores de impostos, o que explica o que se segue: “e era rico”.

 

Agora, antes de prosseguirmos, entendamos que as pessoas nos dias de Jesus desprezavam os cobradores de impostos. E você pode dizer, “bem, continua a mesma coisa hoje!” Não exatamente.            Cobradores de impostos nos dias de Jesus, cobradores como Zaqueu em Jericó, trabalhavam para o desprezível Império Romano. Então eles recolhiam dinheiro para o inimigo e cobravam mais do que o imposto previsto, para ganhar mais dinheiro para si, tipo “sugando ao máximo”, e embolsando o extra.              Porque Zaqueu era o chefe, ele ganhou mais dinheiro que a média dos cobradores de impostos. Ele era um “chefe”, o homem que estava no topo da pirâmide de todo o esquema, era o beneficiado pelas arrecadações de todos os outros cobradores que trabalhavam abaixo dele.

 

Embora seja extrapolar comparar Zaqueu a Don Corleone ou a Tony Soprano, apenas saiba que Zaqueu não era uma pessoa popular junto às pessoas de bem, cidadãos cumpridores da lei de Jericó. As pessoas desprezavam cobradores de impostos, então quando Zaqueu se aproximou das pessoas, elas fecharam a cara e o vaiaram. Todo mundo dizia: “Uuuuuuu, Zaqueu!” Versículo 3:

 

3 Este procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.

4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro para vê-lo, já que havia de passar por ali.

 

Zaqueu está em desvantagem quanto à altura. Ele é muito pequeno para ficar no meio da multidão e ver Jesus.       Ele precisa de um local melhor, então ele corre e sobe em um sicômoro.

 

 

 

Eu gosto de usar minha imaginação, você não? Hoje Zaqueu seria parecido com um executivo bem sucedido de Wall Street.Veja ele correndo pela rua principal de Jericó, todo suado, suando seu terno Armani de 1.000 dólares, chacoalhando os galhos da árvore, arranhando seu sapato Gucci lustrado. Enquanto alcança e se ajeita num galho do sicômoro, ele dá uma parada para ajustar o fecho do seu relógio Rolex, enquanto espera  Jesus passar.

 

O que Zaqueu ouviu a respeito de Jesus que o fez embarcar nessa busca espiritual? Será que ele ouviu falar de outro coletor de impostos chamado Mateus ou Levi, como os outros o chamavam, o homem sobre quem Lucas escreveu antes no Cap 5? Teria ele ouvido sobre esse outro cobrador de impostos por quem Jesus passou e parou dizendo para ele “Siga-me”. Teria ele ouvido sobre como Jesus amou Levi, um cobrador de impostos desprezado, e ele imaginou: “Talvez, eu vá ver Jesus também. Talvez Jesus me convide para segui-Lo.”

 

Zaqueu está em uma busca, uma exploração espiritual. Ele é rico, mas não tem descanso. Ele tem poder, mas não tem paz. Ele tem posição social, mas não tem propósito.    E talvez ele tenha se perguntado uma ou duas vezes, depois de um dia de trabalho pesado, contando as moedas que caíam da sua sacola: “De que importa tudo isso? Por que estou aqui?”

 

No livro I das suas Confissões, Santo Agostinho escreveu para Deus: “O Senhor nos formou para Si próprio, e nossos corações estão inquietos, até que encontrem descanso no Senhor.” Assim começa o popular Curto Catequismo: Qual a finalidade principal do homem? A principal finalidade do homem é glorificar a Deus, e alegrar ao Senhor para sempre.              Zaqueu está aprendendo que o nosso maior propósito não é ganhar dinheiro ou nos tornarmos poderosos ou populares.            Nosso maior propósito é amar e glorificar a Deus, alegrando-O para sempre. Nossos corações não têm descanso até que encontrem o descanso em Deus.

 

Pense em sua própria busca espiritual. Você está vivendo para Deus?  Examine sua busca espiritual; Exploração. A próxima palavra é convite. Em segundo lugar, vamos:

 

II. Considerar nosso Convite Espiritual (5 – 7):

 

Quantos aqui podem imaginar Zaqueu na árvore? Você consegue enxergá-lo lá?       Imagine-o agora, olhando para baixo, tentando dar uma olhada em Jesus. Jesus está se aproximando. Ele está prestes a fazer um convite que vai mudar uma vida. Versículo 5:

 

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima, e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa. Hoje me convém pousar em tua casa.

 

Jesus era mais que um homem. Ele era e é o Deus – Homem. Ele é 100% Homem e 100% Deus. Como homem, Ele caminha pelas ruas de Jericó e chega ao tronco da árvore em que estava Zaqueu. Mas como Deus, Ele sabia mesmo antes de olhar para cima, que encontraria ali um pequeno homem em cima daquela árvore.   Ele sabia sobre Zaqueu, mesmo antes de andar pelas ruas da cidade. Ele sabia sobre Zaqueu, mesmo antes de entrar na cidade de Jericó.    Ele sabia sobre Zaqueu, mesmo antes de começar seu ministério na terra. Ele sabia sobre Zaqueu, mesmo antes de Zaqueu nascer.

 

Jesus olhou para cima e fez algo que minha mãe sempre ensinou que nunca deveríamos fazer: Ele se convidou para ir à casa de alguém! Não convém que ninguém faça isso, a menos é claro, que você seja Deus. E enquanto Jesus estava se convidando para estar na casa de Zaqueu, Ele estava realmente convidando Zaqueu a vir até Ele. É um convite espiritual em resposta a uma busca espiritual. E o que faz Zaqueu? Verso 6:

 

6 Apressando-se, desceu e o recebeu com alegria.

 

Com alegria. Zaqueu tinha um sorriso estampado em seu rosto. Zaqueu se sente amado. Zaqueu tem alegria. Ele foi convidado a ter comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Isto é motivo de celebração! A multidão deveria aplaudir e se alegrar, mas o que nós lemos?

 

Versículo 7:

 

7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

 

Há ao redor alguns religiosos que se acham íntegros. Eles observam o que está acontecendo, Jesus chamando Zaqueu, Zaqueu descendo da árvore, lado a lado com Jesus a caminho da casa de Zaqueu e esse povo religioso fica pensando: “Esse fulano Jesus…, em comunhão com um pecador, um desprezado coletor de impostos. Que líder religioso Ele é!”

 

Eu gosto da maneira como Jesus coloca isso em Lucas 5. É onde lemos sobre outro coletor de impostos, Levi. A mesma coisa aconteceu lá. Jesus chamou Levi para segui-lo e Levi se tornou um crente. Mais tarde, na casa de Levi, muitos outros coletores de impostos e outras pessoas se sentaram à mesa para uma refeição, e os Escribas e Fariseus, os verdadeiros “religiosos” olharam com arrogância para Jesus e disseram: “Por que você come e bebe com cobradores de impostos e pecadores?” Jesus responde: “Aqueles que estão bem não precisam de médico, mas aqueles que estão doentes.”

 

Eu gosto disso! Jesus diz, “médicos ajudam pessoas que sabem que estão doentes. Médicos não ajudam pessoas que pensam estarem sãs. Similarmente, estas pessoas sabem que estão doentes espiritualmente e estão desesperadas por alguém que venha e as cure de seus problemas espirituais.”

 

Sou grato que Jesus veio pelos doentes, pessoas que sabem que são pecadoras, pessoas que admitem que têm falhas e problemas. Se admitirmos que temos um problema chamado pecado, então Jesus está bem ali para nos ajudar. Ele veio para tomar conta de nossos pecados e vergonha. Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e vergonha. Ele quer que tenhamos vida. Ele faz um convite espiritual a nós! Ele diz: “Venha e desça da árvore de auto justificação. Desça da árvore do seu próprio caminho. Desça da árvore do seu pecado e vergonha porque Eu irei à sua casa hoje.”

 

É isso que Larry Taylor estava contando no vídeo que nós vimos no começo do culto. Se nós descermos da árvore, Jesus estará lá com braços abertos e encontraremos uma igreja com braços abertos e descobriremos a resposta de por que estamos aqui.

 

Nós examinamos a questão da busca espiritual e o convite. O terceiro ponto é previsível. Nos movemos da exploração (busca) para o convite à transformação. Número três:

 

III. Consideremos nossa Transformação Espiritual (8 – 10):

 

A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.” Quando recebemos o convite espiritual de Cristo, Ele traz transformação espiritual. Deus nos transforma. Ele milagrosamente, sobrenaturalmente, muda nosso comportamento. Somos novas criaturas em Cristo. Somos diferentes. Não seremos mais as pessoas que fomos. Isto aconteceu com Zaqueu:

 

8 Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Senhor, olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado.

 

Zaqueu deve ter pensado o seguinte: “Agora sou diferente. Não quero mais roubar. Eu quero dar.” E ele dá não apenas o dízimo, 10%, mas ele dá “metade do que tinha aos pobres”, 50%. Ele restaurou 4 vezes mais quem quer que tivesse extorquido.

 

No capítulo anterior, cap 18, versículos 24 – 27, Lucas registrou onde Jesus disse “Quão difícil é, um rico entrar no reino de Deus! É mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha, que um rico entrar no reino de Deus.” Bem, Zaqueu é o camelo passando no buraco da agulha. “As coisas que são impossíveis a mim, são possíveis a Deus.” Zaqueu não mais se apega ao dinheiro, se apega ao Mestre. Ele não agarra mais moedas, ele agarra Cristo.

 

Kent Hughes escreve: “Jesus disse várias vezes que é inútil falar que O ama e confia Nele e sobre a doce segurança do perdão… a menos que isso faça diferença em nossos apegos materiais. Forte emoção e confiança no perdão são ótimos, se abrem nossas mãos.”

 

Quando ocorre uma transformação espiritual, somos novas pessoas. Nós damos evidência de que fomos transformados pela nova maneira que vivemos. Então, Jesus diz no verso 9:

 

9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão.

 

Jesus diz: “Você pode dizer que Zaqueu é uma nova criatura. Salvação veio a esta casa. Zaqueu está salvo; salvo do pecado. Ele é um filho de Abraão.” Zaqueu já era, aparentemente no sentido físico, um filho de Abraão: ele era um judeu. Agora, ele é um filho de Abraão no sentido espiritual: ele é salvo. Salvação chegou a esta casa. Este é o modo de Jesus dizer: “Você pode dizer que Zaqueu é uma nova pessoa. A Graça de Deus sobrenaturalmente o transformou.”

 

A sua vida tem mostrado que você é uma nova criatura em Cristo? As pessoas podem ver a diferença na maneira como você vive? O seu modo de falar mudou? Está mais limpo? Você parou de contar aquelas piadas sujas? Você parou com aquele tipo de comportamento destrutivo? Você está agora encontrando alegria e contentamento no Senhor Jesus Cristo e em Sua igreja? Se nós realmente nascemos de novo, será evidente que “salvação chegou à nossa casa.”

 

Agora vejam o último versículo. Você se recorda do primeiro ponto do nosso estudo esta manhã? Falamos de nossa busca espiritual. Falamos da busca do significado da vida, da busca pelo nosso propósito, buscando encontrar respostas espirituais. Zaqueu estava buscando Jesus. Ele “procurou ver quem era Jesus”, mas veja quem está buscando quem no verso 10:

 

10 Pois o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido.

 

Eu amo o versículo 10! O tempo todo parecia que era Zaqueu quem estava buscando. E realmente ele estava. Mas ele estava buscando apenas porque Deus O estava buscando. Jesus diz em João 6:44: “Ninguém vem a mim, a menos que o meu Pai o traga.” Isto fala do grande amor de Deus por você e por mim! O grande amor dEle pelos pecadores! Ele nos busca e nos traz para seu precioso lado, para que então possamos buscá-Lo e recebermos a resposta para a pergunta de por que estamos aqui.

 

Como coloca o compositor do hino:

 

“Eu busquei o Senhor, e depois soube

Ele moveu meu coração para buscá-Lo, me buscando;

Não fui eu quem Te encontrei, oh Salvador Real;

Não,  por Ti fui  encontrado.”

 

Por que estou aqui? Estou aqui por Jesus. Você está aqui por Jesus. Todos estamos aqui por Jesus.Estamos aqui para glorificar a Deus e apreciá-Lo para sempre; apreciá-lo na Pessoa de seu querido Filho, Jesus Cristo.

. Fiquem de pé para oração