Nada é Impossível com Deus

Nada é Impossível com Deus

Lucas 1:26-38

“Nada é Impossível com Deus”

(Lucas 1:26-38)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(14/3/10)

 

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 1.

 

Estamos caminhando versículo a versículo através do evangelho de Lucas e semana passada começamos a sondar os eventos históricos, conforme Lucas os desvenda para nós. Os 400 anos de silêncio que se seguem do último livro do Velho Testamento, Malaquias, são interrompidos com uma entrega especial dos Céus. O Anjo Gabriel deixa o seu posto na presença de Deus para visitar Zacarias no templo. Ele diz a Zacarias que sua estéril esposa Isabel, apesar de ter passado da idade de conceber, na verdade irá conceber e terá um filho. Eles terão que chamar o menino de João – João Batista. Zacarias fica embasbacado – literalmente – ele é acometido com mudez porque não acreditou no Anjo. Isabel, na verdade, concebe e está por volta do 6º mês de gravidez quando Lucas pausa a ação em Judá e nos diz para onde este mensageiro celestial, o Anjo Gabriel, está se movendo a seguir.

 

  • Fiquemos de Pé em honra à Leitura da Palavra de Deus.

 

26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.

29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.

30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.

31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.

32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;

33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?

35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;

37 Porque para Deus nada é impossível.

38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

 

 

  • Oração.

 

Introdução:

 

 

Recentemente, eu li sobre Alexandre o Grande e o emprego de suas operações psicológicas. Alexandre não foi apenas um grande guerreiro no campo de batalha, mas ele também foi um mestre da guerra psicológica. Em uma ocasião particular, o exército de Alexandre esteve engajado em uma grande retirada do inimigo. Mas antes de ter feito sua retirada, Alexandre empregou uma estratégia para a qual ele estava bem preparado. Ele havia instruído seus homens a construir enormes couraças e capacetes, bem maiores do que aquelas que os homens usavam. O tamanho dessas couraças e capacetes indicavam que eram usadas por homens de 2,10 a 2,50 metros de altura. Deixando esses enormes escudos no campo de batalha assim que fizeram sua retirada, eles deixaram a impressão de que eles eram um exército de pesados gigantes que simplesmente estavam se reagrupando para a próxima batalha. Quando o exército inimigo avançasse pelo campo de batalha, eles veriam as grandes armaduras deixadas para trás, se tornando atemorizados e desmoralizados e paravam a perseguição ao Grande Alexandre (Tim Downs, Head Game).

 

Como um soldado perseguindo Alexandre o Grande, nós batalhamos contra esse mundo amaldiçoado pelo pecado, fazendo uma marcha significante e avançando adiante com grandes passos, somente parando, de repente, por um imponente, grande pedaço de armadura. Nós encaramos um problema ou um desafio que parece ser esmagador e intransponível. Se não tivermos cuidado, poderemos ficar cheios de medo e desmoralizados e parar de correr a corrida da fé. Em tempos como esse, nós devemos nos voltar para Deus e nos lembrar de Seu onipotente poder. Ele é maior que qualquer problema que pareça ser como uma couraça ou capacete gigantes.

 

O Anjo Gabriel faz uma afirmação que é digna de ser memorizada lá no versículo 37: “Porque com Deus, nada será impossível” – “Porque para Deus nada é impossível” (Versão Almeida Corrigida). Gabriel lembra Maria – e a nós – de que Deus é onipotente, todo-poderoso. Ele pode fazer qualquer coisa.

 

Agora praticamente a qualquer tempo nós começamos falando de Deus como o todo-poderoso, ou onipotente, ou se dizemos que Ele pode fazer qualquer coisa, algum tolo esperto invariavelmente pergunta, “Bem, Deus pode mentir?” Ou, “Deus pode fazer com que chova e ao mesmo tempo faça sol?” e então temos que ajudar o tolo espertinho, dizendo que Deus tem todo poder para fazer o que quer que Ele deseje e que Ele somente faz coisas coerentes com Sua criação e Seu caráter. Deus não pode não amar porque isto é contra o Seu caráter e contra a Sua natureza. Deus não é injusto, nem cruel, e nunca age aleatoriamente. Mas Ele tem todo o poder para fazer qualquer coisa que Ele deseje e Ele sempre vai agir de um modo coerente com Sua criação e Seu caráter.

 

Eu quero levá-los a refletir um pouco nesta manhã sobre a onipotência de Deus, sobre Sua natureza como o todo-poderoso Deus. Blaise Pascal disse: “A maior característica distintiva da onipotência de Deus é que nossa imaginação se perde quando pensamos sobre isso (Pensées)”. Mas vamos pensar sobre isso nesta manhã conforme prosseguirmos por esta passagem.

 

Então, eu quero que pensemos sobre algumas das obras poderosas de Deus neste texto e então, depois de terminarmos ele, eu quero compartilhar com vocês alguns princípios encorajadores para aplicar nesta semana. Primeiro, eu dividi o material de maneira que me ajudasse a estudar o conteúdo. A primeira coisa que vemos é:

 

I.  Uma Poderosa Visita (26-30)

 

 

A poderosa visita, é claro, é Gabriel, o anjo. Versículo 26 nos diz que o Anjo Gabriel vai a uma obscura cidade da Galiléia chamada Nazaré onde ele visita Maria. Ela é identificada no versículo 27 como “uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José”. A palavra “desposada” se refere ao relacionamento entre duas pessoas que era muito mais sério que nossa atual noção de “compromisso” – “noivado”. Para ser desposada por outro, significava que o pai da jovem mulher havia recebido o dote de sua filha do pai do jovem homem e um acordo formal era redigido que legalmente unia o casal um ao outro. Embora ainda não casados, eles eram considerados marido e mulher. Se a mulher tivesse que ter relacionamentos com outro homem, poderia ser considerado adultério e o único modo que um casamento poderia ser quebrado era através do divórcio. Maria não tinha mais que 15 anos de idade nessa época e estava provavelmente próxima dos 13 anos, que era uma idade normal para casamento.

 

Versículo 28 diz que o anjo aparece à Maria e diz, “Salve, agraciada; o Senhor é contigo”. Isto significa, “Você foi agraciada com um privilégio especial!” É claro, Maria iria aprender em instantes que o privilégio especial seria carregar no ventre Jesus Cristo, o Filho de Deus, mas ela não sabe disso agora e exatamente agora ela está um pouco assustada. Lembre-se, a reação natural na Bíblia quando alguém vê um anjo é sentir medo. Então o versículo 29 diz quando ela o viu “turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta”. Então Gabriel dá um pouco mais de informação no versículo 30. Ele diz, “Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus”. Mais uma vez, a idéia é, “Você foi agraciada com um privilégio especial, escolhida para carregar Jesus no ventre, o Filho de Deus.”

 

Antes de nos movermos adiante, devemos corrigir um entendimento errado desta poderosa visita. A Vulgata Latina (Tradução em Latim da Bíblia) traduz o versículo 28, onde o anjo diz a Maria, “Salve, agraciada”, como, “cheia de graça” em referência à Maria. Não é o que o texto diz, mas é como é traduzido pela Vulgata. A maioria de vocês sabe que a Vulgata é usada pela Igreja Católica Romana e que a Igreja Católica extrapolou da tradução “cheia de graça” toda forma de interpretação que é estranha às Escrituras. Talvez a maior preocupação aqui seja a afirmação do Papa Pio IX, que proclamou em 1854, que “A Santíssima Virgem Maria foi, desde o primeiro momento de sua concepção, por uma notável graça e privilégio do todo poderoso Deus e pela virtude dos méritos de Jesus Cristo, Salvador da raça humana, preservada imune de toda mácula do pecado original, (CCC, 491)”.

 

A tão chamada “Doutrina da Imaculada Conceição” se refere não à concepção de Cristo, mas à concepção de Maria. Católicos acreditam que Maria não tinha pecado no momento da concepção e que ela nunca pecou uma vez se quer em toda a sua vida. E também, os Católicos oram à Maria como sendo ela “cheia de graça” e que pode dispensar essa graça aos outros, e assim por diante. Bem, isso não é tudo o que o versículo 28 nos ensina e eu não quero abusar neste ponto, mas penso que é importante, pelo menos, chamar a atenção para isso, que nós tenhamos algum entendimento disso quando interagirmos com amigos Católicos.

 

Mas em nosso esforço para “tornar o registro reto”, então para falar, nós não devemos perder de vista a referência de Gabriel quanto a Maria como agraciada com um privilégio especial de carregar em seu ventre o Filho de Deus. Isso é um privilégio e tanto! E assim, isso não faz de Maria o objeto de nossas orações e devoção. Mais ainda, nos lembremos das palavras do próprio Cristo, mais tarde neste evangelho. Lucas nos conta de certa mulher na multidão que levanta sua voz e diz a Ele, “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste!” E Jesus responde, “Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11:27-28)”.

 

Vamos prosseguir da poderosa visita para:

 

 

II. Uma Poderosa Encarnação (31-33)

 

 

A palavra “encarnação” se refere ao fato de que Deus veio a nós e “vestido de carne”. É isso o que a palavra encarnação significa. Deus em carne. Deus veio a nós como o eterno Filho de Deus e se vestiu da carne da humanidade na pessoa de Jesus Cristo.

 

O Anjo Gabriel diz à Maria no versículo 31, “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de JESUS”. A palavra era um nome comum naqueles dias. Era em Hebraico o pequeno nome para Yeshua ou Joshua, ou, “O Senhor Salva”. O que não era comum, contudo, foram as cinco descrições que vieram com este nome específico, encontrado nos versículos 32 e 33.

 

 

32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;

33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

 

 

Se você comparar e contrastar isso com o que Gabriel disse a Zacarias, quanto ao nascimento de João Batista, você vai se lembrar que o anjo disse no versículo 15 que João Batista seria “grande diante do Senhor”. Isso foi uma grandeza qualificada. Mas sobre Jesus, Gabriel diz no versículo 32, “Este será grande”. Esta grandeza é inqualificável. E então você tem essas outras descrições que são únicas a Jesus. Ele “será chamado Filho do Altíssimo”, que é o mesmo que dizer, “Filho de Deus”. E o Senhor Deus dará a Ele o trono de Seu pai Davi, um trono sobre o qual Ele reinará para sempre e Seu reino não terá fim.

 

O tempo não nos permite nesta manhã, revisar as profecias do Velho Testamento a respeito da vinda do futuro Messias, cujo reino não terá fim. Mas eu encorajaria você a olhar no rodapé de sua Bíblia de estudo, ou pelo menos, mais tarde, olhar 2 Samuel 7 e Daniel 2.

 

Nós examinamos uma visita poderosa, uma encarnação poderosa, agora em terceiro lugar:

 

 

III. Um Poderoso Esclarecimento (34-38)

 

 

No versículo 34, Maria pede a Gabriel uma explicação. Ela pede, “Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?” Diferente da resposta de Zacarias anteriormente, que foi algo do tipo, “Eu não creio nisso. Me dê uma prova?!” A resposta de Maria não tem nada haver com dúvida, mas com a maneira como isso acontece. Na verdade isso foi mais uma pergunta biológica. “Como pode ser isso, já que não conheci um homem?” a palavra “conhecer” significa conhecimento íntimo. Nós devemos traduzir isso, “Como posso conceber uma criança quando nunca tive intimidade com um homem?”

 

Então a poderosa explicação segue no versículo 35. O anjo diz que o Santo Espírito virá sobre Maria e “o poder do Altíssimo” com Sua sombra a cobrirá. Existe um grande mistério nisso, mas em essência, o anjo diz, “Deus fará isso acontecer”. Não é biológico. É supernatural. E então o anjo diz, “por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

 

Agora isso tinha que ser muita coisa para Maria absorver! Você vai carregar o Filho de Deus no ventre e você O conceberá da forma mais sobrenatural possível. E é quase isso, há um instante de silêncio conforme Maria tenta absorver tudo isso. É como se o anjo quisesse preencher o silêncio e ele despeja isso no versículo 36, como se dissesse, “Ah, a propósito, sua prima Isabel também concebeu um filho em sua idade avançada; e ela que foi chamada de estéril, está agora no sexto mês”. É como um golpe duplo, você percebe?!

 

Então a afirmação que envolve o poder disso tudo no versículo 37, “Porque para Deus nada é impossível”. Uma explicação poderosa! Então Maria responde em fé humilde lá no versículo 38, e eu amo a resposta dela, “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou. Isso é maravilhoso! Em essência, Maria responde, “Eu me submeto à vontade do Senhor”. Aqui está a resposta adequada de qualquer filho de Deus para tudo o que Deus nos diz! “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”. Seja o que for, Deus nos ensina sobre servir e obedecer a Ele: compartilhando nossa fé com os outros, sendo missionário, dando, dizimando, confiando, esperando, para que possamos dizer, “Eis aqui seu servo. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”.

 

O versículo 37 é o versículo dobradiça sobre o qual a narrativa de Lucas balança. Isto é porque “nada é impossível para Deus” que a prima de Maria, Isabel, embora fora do tempo de conceber, concebe João Batista em seu ventre. É porque “nada é impossível para Deus” que Maria pode conceber o bebê Jesus em seu ventre. É porque “nada é impossível para Deus” que este bebê que vai nascer, não é uma criança comum, mas Deus encarnado, Deus em carne. Tudo isso é devido a “nada ser impossível para Deus”.

 

Em meu estudo esta semana, eu escrevi quatro afirmações extraídas dessa verdade. Muito disso foi inspirado por J. C. Ryle em seu pensamento expositivo em Lucas. Eu espero que seja de grande ajuda a vocês esta semana. Aqui está o que escrevi. Primeiro, porque nada é impossível para Deus:

 

  • Não Há Trabalho tão Difícil que não Posa ser Feito

Isto é primeiro com relação à obra de Deus. Deus pode fazer qualquer coisa que Ele desejar. Eu creio que a primeira vez na Escritura que chegamos a essa afirmação, é com relação a outro miraculoso nascimento, o nascimento de Isaque. Sara ri ao imaginar ter um filho em sua idade avançada e o Senhor diz, em Gênesis 18:14, “Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR?”

Jó 42:2, “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.

Jeremias 32:17, “Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil;”

 

Deus é onipotente. Ele é todo-poderoso. Ele pode fazer qualquer coisa que Ele desejar. Simplesmente falando a palavra, Ele chama toda a criação à existência. Ele coloca as estrelas no céu e estabelece os planetas em órbita. Ele faz com que o sol nasça e se ponha. Ele nos dá todo o ar que respiramos e nos abençoa com a vida. Não há trabalho tão difícil que não possa ser feito.

 

Mas isso também é com relação à obra por Deus. Conforme vivemos pelo Senhor e nos esforçamos para manter Sua vontade, Ele nos equipa com Seu poder para fazermos isso. Então Paulo escreve em Filipenses 4:13, “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.

 

Porque nada é impossível para Deus, não há trabalho tão difícil que não possa ser feito. Segundo:

 

  • Não Há Promessa tão Maravilhosa que não Possa ser Mantida

Jesus diz em Lucas 21:33, “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar”. Paulo diz em Romanos 4:21, “E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer”.

 

Não há promessa tão maravilhosa que não possa ser mantida. Não é maravilhoso saber que Deus tem um plano para as nossas vidas? Deus está falando para o seu povo em Jeremias 29. O que Ele diz ao seu povo, então se aplica ao seu povo agora, Jeremias 29:11, “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

 

Nada é impossível para Deus. Não há trabalho tão difícil que não possa ser feito. Não há promessa tão maravilhosa que não possa ser mantida. Terceiro, porque nada é impossível para Deus:

 

  • Não Há Fardo tão Grande que não Possa ser Carregado

Nós vivemos em um mundo amaldiçoado pelo pecado. Às vezes nós temos provas e dificuldades e não há outra razão senão porque vivemos em um mundo confuso. Não é que haja algo de errado conosco ou que tenhamos irado a Deus, ou que tenhamos pecado, mas às vezes temos provas, fardos e dificuldades porque vivemos em um mundo imperfeito.

 

Paulo tinha um fardo peculiar que ele carregou. Ele se referiu a isso como seu “espinho na carne”. Ninguém realmente sabe o que foi isso, mas ele tinha orado diversas vezes para que Deus retirasse isso. Deus não tirou o espinho, mas Ele disse a Paulo em 2 Coríntios 12:9, “Minha graça te basta”. Não há fardo tão grande que não possa ser suportado. Paulo viu a mão da providência de Deus em sua aflição. Ele creu que Deus permitiu esse fardo para guiá-lo para mais perto de Deus e torná-lo mais forte.

 

Lembram-se de nossa definição de providência na semana passada? Os eventos de nossas vidas não acontecem por mero acaso ou destino, mas por nosso soberano e amado Senhor que está trabalhando Seu propósito e plano perfeito em nossas vidas. O que quer que você esteja enfrentando esta semana, qualquer problema, qualquer aflição, lembre-se de que não há fardo tão grande que não possa ser carregado. Nada é impossível para Deus.

 

Porque nada é impossível com Deus, não há trabalho tão difícil que não possa ser feito, nenhuma promessa é tão maravilhosa que não possa ser mantida, nenhum fardo tão grande que não possa ser carregado e, número quatro, meu favorito, porque nada é impossível com Deus:

 

  • Não Há Pecado tão Ruim que Não Possa Ser Perdoado

Esta é uma benção somente para aqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal. Para esses que recebem a Cristo pela fé, a Bíblia diz em 1 João 1:7, “o sangue de Jesus Cristo Seu Filho nos limpa de todo pecado”. Todo pecado. Não apenas algum pecado, mas todo pecado.

Sem Jesus eu estou sem esperança. Eu estou em pecado. A Bíblia diz em Romanos 3:23, “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Eu sou um pecador. Eu estou destituído da glória de Deus. Eu permaneço separado de Deus. Ele está separado de mim porque Ele é santo. Eu estou separado dEle porque eu sou iníquo. Se eu morrer nesta condição eu permaneço separado dEle e eu passo a eternidade em separação, em um lugar chamado inferno.

Mas se eu creio que este Jesus que é Deus em carne, fez o que a Bíblia diz que Ele fez, as coisas serão diferentes. Eu devo crer que Jesus levou a punição que eu merecia, morrendo na cruz por meus pecados. Eu devo crer que Ele se levantou da morte no terceiro dia como um vitorioso sobre o pecado, a morte, o inferno, e o túmulo. Eu O recebo, eu O aceito pela fé, como meu Senhor e Salvador, deixando meu pecado e me voltando para Ele e recebendo-O como número Um, como Senhor da minha vida. Se eu fizer isso, meus pecados são pagos nEle e eu sou então, vestido em sua santidade e justiça. E este é um quadro que nunca muda. Eu estou para sempre “em Cristo Jesus”.

Não há pecado tão ruim que não possa ser perdoado, nem pecado que eu cometi no passado e nenhum pecado que eu possa cometer no futuro. O sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, (continuamente) me limpa de todo pecado – todo pecado – passado, presente e futuro.

Por que? Diga isso comigo: Porque “nada é impossível com Deus”.

 

  • Fiquemos de pé para oração.
Previous
Creia!