Creia!

Creia!

 

LUCAS 1: 5-25

“Creia!”


(Lucas 1:5-25)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(7/3/10)

 

 

  • Peguem a Palavra de Deus e Abram em Lucas, capítulo 1.

 

Nós começamos um estudo através do livro muito prático de Lucas. Tendo observado o importante material introdutório no último Domingo, agora vamos nos lançar ao nosso estudo. Lucas inicia sua verdadeira, passagem histórica da vida de Jesus, primeiro contando daquele que viria antes dEle para pavimentar o caminho de Seu ministério. Estamos falando, é claro, de João Batista. Eu quero que vocês prestem atenção aos primeiros versículos conforme lemos como João Batista nasce. O texto de nossa mensagem estará nos versículos de 5 a 25 e lerei os primeiros versículos para começar nosso estudo.

 

 

  • Fiquem de pé em honra a leitura da Palavra de Deus.

 

 

5 Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.

6 E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.

7 E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.

8 E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,

9 Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.

10 E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.

11 E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

 

 

  • Oração.

 

 

Introdução:

 

 

Esta semana enquanto eu estava lendo essa passagem repetidas vezes, eu concluí que nós poderíamos resumir a coisa toda em uma palavra: crer. A passagem é a narração de Lucas, de como João Batista nasceu e qual seria seu nome, e assim por diante, mas eu realmente senti como a coisa toda se aplica a nós hoje, nos questionando se nós realmente cremos. O que realmente significa crer? Lucas escreveu em seu preâmbulo a Teófilo, no versículo 4, que ele queria que Teófilo “conhecesse a certeza das coisas de que (ele) já estava informado”. O que realmente significa conhecer com certeza, ter certeza em tempos incertos, crer?

 

Correndo o risco de prometer mais do que pode ser dado, eu sugiro que esta passagem pode nos ajudar a viver nossa fé Cristã no verdadeiro poder, vigor e liberdade. Esta passagem irá nos mover de simplesmente crer nas coisas no nível intelectual, a crer nas coisas em um nível espiritual mais profundo e emocional. Por essa razão, esta passagem pode trazer uma transformação de vida radical a muitos de nós. Esta passagem nos ensina como crer. O primeiro princípio é sobre a providência de Deus. Nós devemos:

 

 

 

I.  Crer na Providência de Deus (5-10)

 

 

Providência é “a crença de que os eventos de nossas vidas não são regidos por mero acaso ou fatalidade, mas por nosso soberano e amado Senhor que está trabalhando Seu perfeito plano e propósito em nossas vidas”. Esta é uma boa definição para se anotar. Providência é “a crença de que os eventos de nossas vidas não são regidos por mero acaso ou fatalidade, mas por nosso soberano e amado Senhor que está trabalhando Seu perfeito plano e propósito em nossas vidas”.

 

Se eu não creio que Deus rege sobre todos os eventos, eu não sou um Cristão. Deus diz através do Profeta Isaías em Isaías 46:9-10, “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”. Porque Deus é onipotente, Ele pode fazer todas as coisas e Ele está trabalhando todas as coisas de acordo com Seu plano perfeito.

 

Nós não temos de ler muito adiante no texto antes que comecemos a ver a mão da providência de Deus, o Deus que está lá, por detrás das coisas que vemos, colocando em prática o plano perfeito que frequentemente só Ele vê.

 

Aqui está um homem chamado Zacarias. Algumas traduções trazem Zacaria; o mesmo homem, apenas um modo diferente de traduzir. Então aqui está Zacarias, versículo 5, vivendo nos dias de Herodes. Zacarias é um sacerdote, da ordem de Abias. Existiam 24 ordens de sacerdotes servindo no Templo Judaico, todos trabalhando. De fato, havia mais ou menos 18.000 sacerdotes que serviram no templo, então quando um homem era selecionado para ir ao templo queimar incenso, era como se fosse a única vez em toda a sua vida que ele iria servir dessa maneira.

 

Então aqui está Zacarias, versículo 5, casado com Isabel. E mais adiante no versículo 6, nós aprendemos que “ambos eram retos diante de Deus, caminhando em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor sem culpa”. Isso não significa que eles não tinham pecado. Isso em breve se tornará claro, conforme Zacarias nos mostra mais tarde no texto. Ninguém é sem pecado. A frase significa que Zacarias e Isabel eram Judeus fiéis. Eles viveram sua fé.

 

E então lemos, versículo 7, “mas eles não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos eram avançados em idade”. Não leia esse versículo tão rápido. A afirmação breve e dolorosa no versículo 7 captura anos de tristeza e agonia da parte de Zacarias e Isabel. Você olha para Zacarias agora, curvado, velho e encarquilhado; sua face e barba denunciando décadas de trabalho duro e casamento fiel com Isabel. Mas veja ele muitos anos antes em sua imaginação. Veja o jovem Zacarias e sua impressionante e linda jovem esposa. Eles eram como qualquer casal recém casado de hoje, sonhando com um brilhante e maravilhoso futuro, talvez uma casa cheia de crianças sorrindo e brincando juntas. Então alguns meses se passam, mas nada de gravidez. Mais alguns meses e nada de gravidez. As orações são mais freqüentes agora. Talvez eles tenham pedido para outra família Judia e amigos que se juntassem a eles em oração diante de Yahweh. Mas há apenas silêncio. Décadas se passam e se torna agonizantemente claro que eles não serão abençoados com crianças.

 

As pessoas começam a apontar o dedo, sussurrando sobre Zacarias e Isabel: “Ela deve ter feito alguma coisa de errado. Deus a está julgando!” Isso era, afinal de contas, o pensamento normal que cercava casais incapazes de conceber. E Deus certamente poderia fechar um ventre de mulher em julgamento, mas sabemos que não era esse o caso, porque o Dr Lucas tomou o cuidado de nos apontar que Zacarias e Isabel “ambos eram retos diante de Deus”.

 

De fato, Lucas prossegue para nos mostrar que décadas de esterilidade por parte desse casal não afetou os seus serviços ao Senhor deles. Versículo 8 começa com: “E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus –”. Talvez outros homens no lugar de Zacarias teriam desistido de Deus. Talvez outros homens teriam dito, “Bem, não deve existir um Deus. Parece que toda vez que oro, Ele nunca diz nada em resposta. Eu tenho orado por 50 anos e nada. Eu desisto. Eu não vou mais adorar, muito menos servi-lO! Não existe Deus”. Mas não Zacarias. Ele ama o Senhor Seu Deus com todo seu coração, alma, mente e força. Versículo 8:

 

 

8 E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,

9 Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.

 

 

A sorte foi lançada para determinar quem seria escolhido para queimar incenso diante de Deus. Novamente, dado que existiam em torno de 18.000 sacerdotes servindo no templo, isso era como uma oportunidade única na vida. E o versículo 9 diz que é a vez de Zacarias. Deus está por detrás disso. Salomão escreve em Provérbios 16:33, “A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação”.

 

Veja, nós sabemos o que vai acontecer depois. Momentos antes lemos mais desta passagem antes de orarmos e a maioria de nós leu isso muitas vezes. Nós sabemos que o Anjo Gabriel aparece antes a Zacarias enquanto ele está diante do altar do incenso e ele diz a Zacarias que ele vai ser pai, o pai de João Batista. Mas nós paramos para lembrar que esses eventos estão acontecendo, como e quando eles ocorrem, não por mero acaso ou fatalidade, mas porque o soberano e amado Senhor do universo está trabalhando Seu plano e propósito perfeitos nas vidas de Seus filhos.

 

Você acredita na providência de Deus? Acredita? Zacarias e Isabel eram “ambos retos diante de Deus, caminhando em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor sem culpa”, mas eles não tinham filhos. De fato, eles tinham chegado ao ponto em suas vidas, conforme Zacarias vai demonstrar brevemente, onde pelo menos Zacarias sentiu que nunca teriam filhos, mas vejam vocês, eles serviram ao Senhor de qualquer maneira. Eles amavam ao Senhor e O serviram, tivesse Ele dado filhos a eles ou não.

 

Seu problema pode ser parecido ao deles ou pode ser algo diferente, alguma coisa sobre seu emprego, sua família, seu futuro, alguma injustiça que você sinta, algum desafio pessoal que você esteja enfrentando agora. O que você vai fazer? Você vai boxear com Deus? Você vai maldizer o nome dEle? J.C. Ryle diz, “A graça de Deus não exclui ninguém de problemas…vamos contabilizar provação não como algo estranho. Mais que isso, vamos crer que uma mão de sabedoria perfeita está medindo toda a nossa porção…se aflições nos conduzem mais para perto de Cristo, a Bíblia, e oração, elas são bênçãos positivas. Não podemos pensar assim agora, mas devemos pensar assim quando acordarmos em outro mundo”.

 

Então, este delicioso pequeno presságio no versículo 10:

 

 

10 E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.

 

 

Lembre-se disso! Milhares de pessoas estão juntas fora do templo. Elas estão orando e esperando que o sacerdote saia do templo e pronuncie a benção sacerdotal. A qualquer momento agora, Zacarias sairá e falará a benção. Eles oram e aguardam. Então vamos prosseguir. Estamos falando de crer, realmente acreditar. Nós devemos crer na providência de Deus. Em segundo lugar, nós devemos:

 

 

II.  Crer no Poder de Deus (11-17)

 

 

11 E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

12 E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

 

 

Esta é sempre a reação quando uma pessoa via um anjo. Anjos na Bíblia não eram fofinhos, bonitinhos, mas enormes, másculos, criações divinas de poder. Mais tarde na passagem nós lemos que este anjo, cujo nome é Gabriel, permanece na presença de Deus. Não é de se admirar então, que Zacarias trema como ele faz. É isso o que o homem pecador faz quando está na presença de algo santo e poderoso. Nós conhecemos nossos pecados. Nós conhecemos nossas impurezas. Nós conhecemos nossas fragilidades. Nós conhecemos nossa indignidade. Nos sentimos como Pedro em Lucas 5, testemunhando a pesca miraculosa que começa a arrebentar a rede de pesca. Nós caímos diante de Jesus e clamamos, “Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. (Lucas 5:8)”.

 

E assim, Zacarias é “reto diante de Deus”. Ele “caminha em todos os mandamentos e ordenanças de Deus sem culpa”. Se um homem reto treme na presença de santidade desse modo, como então tremerá a pessoa perdida diante de santidade? Tolos falam sobre o que eles exigirão de Deus quando tiverem a chance de estar na presença dEle. Pessoas sensatas tremem só de pensar. E cristãos agradecem a Deus por poderem permanecer na presença de Deus sem medo porque eles permanecem unidos juntos em Cristo.

 

 

13 Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.

 

 

O anjo diz, “Sua oração foi ouvida. Sua esposa lhe dará um filho”. Zacarias orou por anos para que Deus lhe desse um filho. E sem dúvida, como um sacerdote, Zacarias esteve também orando pela salvação de Israel. Quem suporia que Deus responderia ambas as orações da maneira que Ele fez? Deus dá um filho a Zacarias e Isabel, mas esse filho não é um filho comum! Este filho é para ser o precursor do Messias, o Senhor Jesus Cristo.

 

 

14 E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

15 Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

 

 

Isso soa como se João Batista fosse um Nazireu. Números 6 fala sobre indivíduos específicos consagrados a Deus para serviço santo. Eles não beberiam vinho ou nenhuma bebida forte. Eles não cortariam seus cabelos, e assim por diante. Se ele tinha que manter o voto Nazireu, fica claro que João Batista não era um homem comum. Ele é até “cheio com o Espírito Santo” enquanto está no ventre de sua mãe. Isso tudo é para cumprir a profecia messiânica dada 400 anos antes.

 

 

16 E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

17 E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.

 

 

Lucas faz alusão a Malaquias 4, os dois últimos versículos do Velho Testamento. Os versículos predizem a vinda do profeta Elias, o precursor do Senhor, aquele que virá antes do Senhor para preparar Seu caminho. Este é João Batista conforme nosso Senhor Jesus nos diz mais tarde no capítulo 7.

 

Aqui Lucas salienta o poder de um Deus onipotente. O Deus providencial que declara o fim desde o começo, e diz, “Meu conselho permanecerá, e Eu farei tudo que Me agrada”, está se movendo novamente após 400 anos de silêncio entre o Velho e o Novo Testamentos. O Velho Testamento no livro de Malaquias termina com uma profecia sobre aquele que viria e prepararia as pessoas para o Messias e Lucas abre sua história no Novo Testamento, nos contando como essa profecia é cumprida em João Batista. Tudo isso é parte do plano providencial de Deus, tudo isso é possível por causa do poder de um Deus onipotente.

 

Nós devemos crer na providência de Deus. Nós devemos crer no poder de Deus. Terceiro:

 

 

III. Crer nas Promessas de Deus (18-25)

 

 

18 Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.

 

 

Aqui está uma paráfrase do versículo 18: “E Zacarias disse: Impossível! Eu não acredito nisso”. O anjo diz a Zacarias no versículo 20, “Você não creu nas minhas palavras”. Zacarias falhou na crença. Ele oferece umas poucas razões é claro. Ele lembra ao anjo – como se o anjo precisasse ser lembrado – que ele era um homem velho e que sua esposa era velha também.

 

A coisa trágica é que Zacarias conhecia a palavra de Deus! Ele sabia de outras histórias do Velho Testamento, de pessoas que Deus havia abençoado com filhos em suas idades avançadas. Ele tinha lido sobre Abraão e Sara em Gênesis, e como Deus abriu o ventre de Ana em 1 Samuel. Ele conhecia a palavra de Deus, mas ele falhou em crer nela. Suas palavras, “Como saberei isso?”, sugere que Zacarias está exigindo prova. Conforme uma tradução (NAS) traz, “Como saberei isso com certeza?” Me dê uma prova!

 

 

19 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.

 

 

Imagine o que deveria ser para Gabriel estar na presença de Deus. Ele está lá exatamente agora, na presença do Senhor. Ele é aquele que Deus envia a Zacarias para entregar esta boa nova. A glória de Deus brilhando sobre Gabriel e Zacarias diz, “Me dê uma prova!” A falha de Zacarias em crer, resulta em um julgamento que ele traz sobre si mesmo. Versículo 20:

 

 

20 E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.

 

 

Gabriel repreende Zacarias por sua falha em crer. Devido à descrença de Zacarias, Zacarias será incapaz de falar. E aparentemente este julgamento de ser incapaz de falar também inclui surdez conforme o texto sugere mais tarde, quando as pessoas estão fazendo sinais a Zacarias para tentar se comunicar com ele (22). A condição de Zacarias dura “até ao dia em que estas coisas aconteçam”, e nós sabemos que leva pelo menos nove meses para um bebê nascer. Pobre Zacarias! Ele ainda está no templo e as pessoas estão esperando que ele saia. Lembram? Versículo 21:

 

 

21 E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no templo.

22 E, saindo ele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha tido uma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo.

 

 

Eles estavam esperando que o sacerdote saísse e pronunciasse algo como a benção sacerdotal de Números 6, você sabe, “Que o Senhor os abençoe e os guarde”, e assim por diante, e Zacarias sai olhando como um animal apanhado pelos faróis do carro na estrada. Boca aberta, olhar perdido, joelhos tremendo. Ele estava mudo. Agora esta é toda a informação que temos de Lucas conforme o resumido versículo 23:

 

 

23 E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.

 

 

Então somos deixados por conta de nossas mentes, a nos maravilharmos como isso tudo foi explicado na casa de Zacarias. Como Isabel tomou ciência de tudo isso? Zacarias volta para casa de sua “jornada de trabalho”, se você assim desejar, trabalhando no templo por toda a semana em Jerusalém. Ele abre a porta da frente. Ele normalmente diz, “Querida, estou em casa”, mas não dessa vez! Isabel ouve a porta abrir de outro cômodo e fala, “Olá? Zacarias, é você? Silêncio. Então ela vai até a entrada e o vê e pergunta, “Qual o problema com você?!” E lá está ele…silente. Como ele vai explicar tudo isso? E será que há papel e caneta suficiente na casa para escrever todo esse negócio de Isabel conceber e dar à luz ao precursor do Messias?! Lucas deixa tudo isso por conta de nossa imaginação. E então ele nos leva, a cerca de cinco meses da gravidez de Isabel e então para a ação.

 

 

24 E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo:

25 Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.

 

 

Aqui está uma palavra de louvor de Isabel ao Único Deus Verdadeiro. Aparentemente, parece ter havido dedos apontados e sussurros sobre a esterilidade do ventre de Isabel. Nós constatamos isso do que ela está dizendo, que o Senhor tem “destruído o seu opróbrio entre os homens”. E embora sua esterilidade não a impedisse de amar a Deus e servir a Deus, ela se regozija no fato de que Deus tenha dado graciosamente a ela, uma criança.

 

Por outro lado, por nove meses, Zacarias é lembrado das conseqüências de sua descrença. Todo dia ele se levanta e tenta falar, “Bom dia” a Isabel, e quando nada acontece, ele é lembrado do que ocorre quando nós falhamos em crer em Deus.

 

Que bençãos perdemos quando falhamos ao não crer na palavra de Deus! Os Israelitas vagaram 40 anos no deserto. E gerações inteiras do povo de Deus perderam a benção da Terra Prometida porque, como o escritor de Hebreus coloca em Hebreus 3:19, “por causa da sua incredulidade”.

 

Deus tem prometido tanto a nós em Sua Palavra! Ele apenas pede que creiamos nEle. Você crê? Quando você sofre, quando você é vítima de injustiça, quando você é enganado, você ainda acredita que “Deus trabalha todas as coisas juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28)”. Você realmente acredita que Deus está trabalhando tudo isso em sua vida para o maravilhoso propósito de nos tornar “conforme à imagem de seu Filho (Romanos 8:29)”.

 

Ou você duvida dEle? Você tem trazido sobre si mesmo um julgamento auto-imposto de surdez? Você ouve a palavra de Deus, mas você realmente não acredita nela. A palavra de Deus entra “por um ouvido e sai pelo outro”. Existe o som da pregação, há o som do ensino, mas nada de ouvir. Aprenda uma lição nesta manhã do julgamento de Zacarias e creia.

 

Creia na providência de Deus, creia no poder de Deus e creia nas promessas de Deus.

 

 

  • Fiquemos de pé para oração.