Grande Fé

Grande Fé

Lucas 7:1-10

Grande Fé”

(Lucas 7:1-10)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson-KY

(10-10-10)

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 7.

Temos caminhado, versículo a versículo, pelo Evangelho de Lucas, crendo que pregando através dos livros da Bíblia seja a melhor forma de aprender a Palavra de Deus. E nesta manhã estamos no capítulo 7 onde lemos a respeito de um milagre de cura de nosso Senhor Jesus Cristo. Prestem atenção nisso conforme leio o texto.

  • Fiquemos em pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum.

2 Ali estava doente, quase à morte, o servo de um centurião, a quem seu senhor estimava muito. (um centurião era um oficial Romano que comandava 100 soldados)

3 Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.

4 Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistência: “Este homem merece que lhe faças isso,

5 porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga”.

6 Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

7 Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado.

8 Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”.

9 Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé”.

10 Então os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido.

  • Oremos.

]

Introdução:

Enquanto vocês permanecem sentados, olhem novamente o versículo 9 e considerem o que Jesus faz após ouvir o que esse soldado centurião diz a Ele. Lucas escreve no versículo 9, “Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele – do centutião – e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé.” Mas é a afirmação no início do versículo 9 que realmente me toca. Lucas ecreve, “Ao ouvir isso (aquilo que o centurião disse), Jesus admirou-se dele.” Ele “adimirou-se” dele.

Essa é uma afirmação maravilhosa para mim. Imagine fazer com que o Filho de Deus se maravilhe por apenas um breve momento. Jesus sabe de todas as coisas e tem todo poder, num sentido mais estrito, nada verdadeiramente O surpreende. Ele nunca é pego de surpresa, mas isso é algo fascinante de se notar aqui, o que esse soldado Romano causou ao todo-poderoso Filho de Deus, de se admirar dele.

Quero dizer, só há um outro lugar em todo o Novo Testamento onde lemos sobre a admiração de Jesus e é usado de maneira oposta. No Evangelho de Marcos, Jesus se impressiona com a falta de fé das pessoas em Nazaré. Diz em Marcos 6:6, “E ficou admirado com a incredulidade deles.” Então vocês têm apenas dois momentos da admiração de Jesus, uma em resposta a falta de fé e então aqui em resposta a ter fé. Jesus se admira pela grande fé do centurião. Então imagine o que seria estar no lugar desse centurião e ser capaz de dizer a todos os seus amigos aquilo que você fez a Jesus, o eterno Filho de Deus, mesmo que por um momento, você fez Jesus se “maravilhar!”

Quero compartilhar com vocês alguns princípios que nos ajudam a ter um tipo de grande fé que faça nosso Senhor se admirar, mas primeiramente eu quero voltar a esses versículos e tenho um esquema de dois-pontos simples que dividem a passagem uniformemente no meio. Primeiro, vamos:

I.  Considerar a Bondade do Centurião (1-5)

No versículo 2 Lucas nos fala que esse centurião tinha um servo que “lhe era muito querido.” Só isso nos diz muito a respeito desse centurião. Em um dia quando soldados romanos tratavam seus servos como propriedade, da mesma forma que tratavam suas armaduras ou suas ferramentas, essa afirmação descreve um tipo de centurião único. Seu servo estava “doente e quase à morte” e ninguém teria culpado o centurião se ele apenas tivesse deixado o servo morrer, porque era isso o que um soldado romano faria. Mas não este centurião. Ele era diferente. O versículo 3 nos fala que ele enviou homens a Jesus. Ele tinha ouvido sobre Jesus, então ele enviou “alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo.”

O Evangelho de Mateus cita o mesmo incidente em Mateus 8. Mas Mateus relata o incidente um pouco diferente. Ele coloca que o próprio centurião vai a Jesus e implora a Ele. Agora isso parece apresentar um problema. Lucas nos fala que o homem enviou outros homens a Jesus para falar com Ele, mas Mateus diz que o próprio centurião vai a Jesus. Então vocês estão conversando com um amigo na escola ou durante um intervalo no trabalho e seu amigo diz, “Veja, é por isso que eu não posso acreditar na Bíblia, ela está cheia de contradições.” Como você irá responder a seu amigo?

Nós sabemos que a Bíblia não se contradiz. A Bíblia não contém erro e é completamente verdadeira em tudo que ela registra. Então, assim como em outros lugares onde temos mais de uma passagem de um incidente, nós entendemos que estamos vendo uma nova perspectiva. Lucas nos fala que esse centurião envia homens a Jesus, um detalhe não considerado no Evangelho de Mateus porque Mateus está mais interessado no diálogo que ocorre entre o centurião e Jesus. Mateus não escreve diferentemente de um jornalista nos dias de hoje que escreve que “o presidente dos Estados Unidos hoje falou com o presidente da China.” Ele não te fala que houve pelo menos um ou dois outros homens presentes que estavam traduzindo o que os presidentes estavam dizendo um ao outro. Então lembre-se quando você ler e estudar a Bíblia, que ela nunca erra em nada que registra.

Agora, os líderes religiosos dos Judeus percebem a bondade do centurião ao falar a Jesus que Ele realmente deveria ir e ver esse centurião e curar o servo dele. Afinal de contas, eles dizem no versículo 5, “porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga.” O próprio fato dos líderes religiosos Judeus estarem intercedendo por um Gentio Romano é algo a considerar. A bondade do centurião. Ele era um homem bom. Em Segundo lugar:

II. Considere o Poder de Cristo (6-10)

Jesus está a caminho da casa do centurião para curar o servo dele. Quando Jesus está bem perto da casa, o centurião envia amigos a Jesus e diz a Ele, “Veja, eu não sou digno de que Você venha a minha casa. Apenas diga uma palavra e meu servo será curado.” E ele diz isso porque reconhece que Jesus está operando debaixo de uma autoridade divina. Ele parece entender que Jesus está submisso à autoridade do Pai Celestial e assim como Jesus é um homem debaixo de uma autoridade, ele também é como soldado Romano. Ele diz no versículo 8, “Eu também sou um homem sujeito à autoridade, tendo soldados sob meu comando. E eu digo a um, ‘Vai,’ e ele vai; e a outro, ‘Vem,’ e ele vem; e ao meu servo, ‘Faça isso,’ e ele faz.”

Então o soldado diz, “Jesus, Você não precisa vir. Eu não sou digno de que entre em minha casa. Apenas diga uma palavra e meu servo será curado.” Jesus se admira dele e diz, “Eu não tenho visto tamanha fé!” E a Bíblia diz no versículo 10 que quando aqueles que foram enviados retornaram para casa, encontraram o servo bem. Por que? Por causa do poder de Cristo. Jesus só precisa dizer uma palavra e o servo é curado.

Jesus é Deus em carne. Ele é o Filho de Deus com o Pai Celestial na criação, que chamou as estrelas e o firmamento à existência. O salmista diz no Salmo 33, “Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus,… Porque falou, e foi feito (6-9).” Ele apenas “diz a palavra.” Jesus pode dizer uma palavra nesta manhã e curar seu pecado. Ele pode dizer uma palavra e curar seu casamento. Ele pode dizer uma palavra e trazer alegria e paz a você. Ele só precisa falar uma palavra.

Assim, a grande jogada dessa passagem é que Jesus Cristo tem autoridade e poder sobre tudo, demonstrado aqui em Sua habilidade, não só de curar uma pessoa doente prestes a morrer, mas curar aquela pessoa à distância apenas dizendo uma palavra. Mas o ponto mais imediato da passagem é a “grande fé” do centurião.

A maioria de nós quer grande fé. Nós queremos crer que tudo é possível e que Deus pode resolver tudo. Nós nos identificamos com os discípulos que pediram a Jesus para acrescentar-lhes a fé (Lucas 17:5). Jesus lhes disse, “Se vocês tiverem fé como um grão de mostarda, você poderiam dizer a essa amoreira, ‘Seja arrancada pelas raízes e plantada no mar,’ e isso seria feito (17:6).”

Nós podemos ter essa fé e essa passagem ajudará. Eu quero dar a vocês algumas coisas que são encontradas nessa passagem, coisas que dizem respeito não somente ao centurião, mas sobre grande fé, de maneira geral. Eu quero compartilhar essas coisas com vocês, colocando-as diante de vocês na forma de testes. Vamos nos questionar para ver se passamos nesses três testes a respeito de grande fé. Primeiramente, pergunte-se:

  • Eu Passo no Teste Missionário?

Agora este primeiro teste pode, em princípio, não ser tão óbvio. O aspecto missionário não é tão visto no centurião, como nos eventos que cercam o centurião. Aqui está o que quero dizer. O versículo 2 diz que o centurião “ouviu a respeito de Jesus.” Se ele ouviu sobre Jesus, então alguém teve que – o que? – falar para ele sobre Jesus. Alguém tinha que ter dito a ele a respeito de Jesus.

Ele é um Gentio, uma pessoa não-Judia e, como um gentio, ele era considerado pelos Judeus como um homem espiritualmente impuro. Esta é pelo menos uma razão dele ter dito, “Jesus, eu não sou digno de que venhas a minha casa.” Ele sabia que os Judeus consideravam Gentios impuros e ele não queria que Jesus se maculasse, entrando em um lar Gentio.

É impressionante como Jesus une as pessoas. Ele derruba a barreira entre Judeus e Gentios. Vocês têm aqui Judeus e Gentios se dando bem. Vocês têm pessoas “de lados opostos do caminho” se dando bem. Os Judeus dizem a Jesus que esse Gentio os ama e até mesmo construiu a sinagoga deles, com seu próprio dinheiro! Lucas escreve no versículo 4 que esses Judeus imploram para que Jesus venha. Deus tem um modo de unir as pessoas. Ele une pessoas de diferentes culturas, habilidades, talentos, gêneros e etnias. Jesus une as pessoas.

Assim, o Evangelho está fazendo seu caminho até os Gentios e nós estamos vendo o cumprimento da profecia de Simeão no Capítulo 2. Lembram quando Jesus nasceu e havia um camarada lá no templo chamado Simeão? Ele toma o bebe Jesus em seus braços e diz no capítulo 2:32 que Jesus será “uma luz a trazer revelação aos Gentios.” Jesus traz esperança e salvação a todas as pessoas. Ele é uma luz, não só aos Judeus, mas aos Gentios também. E esse soldado Romano é um Gentio que vê a luz. E como ele viu a luz? Alguém falou para ele.

Por que você não sublinha aquelas quatro palavras no versículo 3: “Ele ouviu falar de Jesus.” Você falou recentemente a alguém sobre Jesus? Você compartilhou com um membro de sua família sobre Jesus? Você falou a um companheiro de trabalho qual a diferença que Jesus tem feito em seu trabalho? Diga a alguém de seu trabalho esta semana sobre Jesus. Trabalhe o nome dEle na conversa. Fale sobre Jesus no trabalho. Fale sobre Jesus na escola. Quando foi a última vez que você entregou a um amigo um texto sobre o Senhor Jesus Cristo?

Alguma pessoa desconhecida falou de Jesus ao centurião e Deus quer te usar para falar às pessoas sobre Jesus esta semana. Ele quer usar cada um de nós como Seus missionários, cumprindo Sua Comissão de Atos 1:8dada a nós, falando aos outros de Jesus em nossa comunidade, em nossa sociedade, no país e pelos continentes. Apesar do fato de que a luz tenha alcançado os Gentios, as nações, um terço da população da terra permanece na escuridão. Nós devemos falar aos outros sobre Jesus.

Não estou certo se podemos saber se somos salvos, se nossos corações não batem pelas almas das pessoas perdidas pelas ruas e através dos mares. Eu passo no teste missionário? Em segundo lugar:

  • Eu Passo no Teste da Humildade?

Os líderes religiosos Judeus dizem a Jesus no versículo 4 e 5 que esse centurião merece que Jesus vá e cure o servo dele. Imagine homens falando a Jesus: “Você tem que ir. Esse homem merece. Ele fez por merecer.” Versículo 5, “porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga.”

Agora isso não caracteriza um atual entendimento popular sobre religião? “Bom, Deus deve estar satisfeito comigo. Afinal de contas, eu tenho dado dinheiro aos pobres. Eu tenho sido bom aos outros. Eu vim à igreja hoje. Eu mereço a benção de Deus.” Esta é a natureza humana. E está errado.

Nenhum de nós merece qualquer graça ou misericórdia de Deus. Não significa que vamos sair por aí falando o quanto “verdadeiramente mal” nós somos ou que somos incapazes de qualquer bondade, mas admitir que somos pecadores e que não merecemos nada, mas o que nossos pecados pedem: punição e separação de um Deus santo e perfeito. É isso o que merecemos. Todo o dinheiro no mundo não pode mudar isso. Podemos dar nosso dinheiro, sermos moralmente corretos, sermos bons cidadãos e sorrir para nossos vizinhos, mas ainda permaneceremos pecadores.

Alguns de nós podem não ser salvos esta manhã porque pensam que merecem a benção de Deus e ainda não encararam o fato de que são pecadores que não merecem nada, mas o inferno.

Esse centurião passou no teste da humildade. A despeito do que os líderes religiosos disseram sobre o merecimento dele quanto à visita de Jesus, ele diz, “Não, eu não mereço que Jesus venha.” Versículo 6, “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.” Versículo 7, “Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro.” Esta é a abordagem correta.

Prestem atenção ao que uma pessoa fala e vocês podem dizer se ela passa no teste de humildade. Alguns falam sobre o que eles fazem; o que eles fazem na igreja ou o que eles fazem na comunidade ou o que eles fazem aos menos afortunados. É como se eles estivessem lendo seus currículos pessoais de bondade moral. Você nunca ouviu qualquer quebrantamento em sua conversa porque o que eles realmente estão dizendo é, “Eu mereço a benção de Deus por todas as coisas que faço.”

Contraste isso com o humilde centurião; contraste isso com toda criança de fé verdadeira que diariamente diz algo do tipo, “Deus, obrigado por me salvar de meus pecados. Obrigado por me tirar de um buraco horrível, de um charco de lodo e por firmar meus pés na rocha e estabelecer meus passos e colocar um cântico novo em meus lábios (Salmo 40:2-3).”

Você é salvo? Você passa no teste de humildade? Em terceiro lugar, devemos nos perguntar:

  • Eu Passo no Teste da ?

O centurião diz, “Senhor, não precisa vir a minha casa para curar meu servo. Apenas diga uma palavra, apenas fale a palavra e meu servo será curado.” E no versículo 9, “Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidão que o seguia, disse: – e nesse sentido Ele está dizendo para você e para mim como seguidores na multidão – ‘Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé!’”

A ordem das palavras no Grego é contrária para dar ênfase. Jesus diz, “Nem mesmo em Israel tenho encontrado tamanha fè!” O ponto é, “Nós esperaríamos que o povo de Deus, os Judeus, tivessem esse tipo de fé, mas aqui está um Gentio cuja fé é maior que a de qualquer Judeu na face da terra!”

E pode ser dito que esse Gentio, esse soldado Romano, tem uma fé maior que a maioria de nós. Quero dizer que ele acreditou no poder da palavra de Deus sem pedir por qualquer sinal especial. Ele não pediu que nosso Senhor lhe desse, visíveis, tangíveis garantias do que Ele disse que aconteceria. Ele não achou que Jesus tinha que realmente estar lá para curar seu servo. Ele não pensou que Jesus tinha que estar presente fisicamente como outro Gentio achou, Naamã do Velho Testamento, que expressou seu descontentamento quando disse, “Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso (2 Reis 5:11).” Não, este Gentio, este centurião Romano creu que Deus não precisava estar fisicamente presente, mas precisava apenas dizer uma palavra e o resultado seria cura. Ele não pede por sinais sobrenaturais; ele crê em Deus pela Sua Palavra.

Não é suficiete para nós que Jesus nos tenha dado Sua palavra? Nós realmente precisamos que Ele “soletre do céu para nós” ou “mande algum sinal miraculoso” para confirmar que Ele está lá? Não é suficiente que Ele fale a palavra quando diz, “Eu nunca te deixarei”? Sua palavra não é suficiente, Aquele que diz, “Eu conhecerei todas as suas necessidades? Venham a mim todos que trabalham e estão sobrecarregados e eu vos aliviarei”? A Sua Palavra não é suficiente esta semana? Grande fé.

Muitos Cristãos compreendem mal o poder da grande fé. O poder da grande fé não é um elemento subjetivo, que está dentro. Isto é, eu não tenho grande fé só porque digo, eu “realmente, realmente, verdadeiramente creio.” É assim que a maioria dos Cristãos define grande fé. Eles dizem, “Homem, se eu só fechar os meus olhos e cerrar meus dentes e apenas, verdadeiramente, de fato, realmente crer, então vai acontecer.” Isso não é grande fé. Talvez isso seja grande energia ou grande emoção, mas não é grande fé.

Por que? Porque não é o subjetivo, o elemento interior que produz a grande fé, mas o objetivo, o elemento externo, não a fé dentro de mim, mas a fé fora de mim, fé em um objeto externo, ou fé em uma realidade objetiva, o Senhor Jesus Cristo. É isso o que faz uma grande fé.

É por isso que Jesus diz em Lucas 17:6, “Se você tiver fé como um pequeno grão de mostarda, você pode dizer a esta grande amoreira, ‘Seja desenraizada!’” Por que? Porque você realmente, verdadeiramente, de fato creu que a árvore iria ser desenraizada? Não, porque sua fé estava depositada no objeto certo. Sua fé descansou no objetivo poder do Senhor. Não é o tamanho de sua fé que importa, o que importa é o tamanho daquele em quem sua fé descansa.

Recentemente eu ouvi um pregador contar isso do seguinte modo. Ele disse que havia dois caminhantes descendo uma montanha e como estavam descendo devagar e com cuidado, eles viram que poderiam pisar em uma rocha ou outra. Um dos caminhantes realmente acreditou que uma rocha era mais segura e o outro acreditou que a outra rocha era a mais segura. O primeiro caminhante pisou na rocha e quando ele fez isso, a rocha cedeu e ele caiu. O outro caminhante pisou na outra rocha e com segurança percorreu a montanha caminho abaixo. Agora, qual teve grande fé? Aquele que realmente, verdadeiramente, de fato creu? Não, foi o que pisou na rocha certa. É isso. Isso é grande fé. Não é o tamanho de sua fé que importa, o que importa é a grandeza daquele em quem sua fé descansa.

Nós não precisamos ser superestrelas espirituais. Nós só precisamos crer em Deus. Apenas creia em Deus pela Sua Palavra esta manhã.

  • Fiquemos de pé para orarmos.