Feito para Durar

Feito para Durar

Lucas 6:46-49

Feito para Durar”

(Lucas 6:46-49)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(3-10-10)

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 6.

Estudamos nas últimas semanas um sermão pregado por nosso Senhor Jesus. A maioria do ministério de nosso Senhor foi de pregação. É claro que Ele operou milagres e curou pessoas de doenças, mas a maior parte de Seu ministério foi definida por pregação. O Capítulo 6 contém um sermão de nosso Senhor frequentemente chamado de “Sermão da Planície,” um sermão pregado na planície, no mesmo nível de centenas de pessoas, muitas das quais eram Seus seguidores e é para estes que Ele prega Sua mensagem.

Um dos benefícios de vocês terem suas Bíblias com vocês e abrirem-nas diante de vocês é que vocês podem ver a passagem em seu contexto. Isso me ajuda a baixar o olhar e ver esses versículos que vamos estudar em seu contexto adequado. Nós vamos ler os versículos 46-49 e isso nos ajuda a ver que esses versículos são afirmações conclusivas para uma mensagem que Jesus começa a pregar no versículo 20 onde diz, “Olhando para os seus discípulos, ele disse: ‘Bem-aventurados vocês os pobres,’” e assim por diante. E então, quando leio esses últimos versículos do capítulo, percebo que estou lendo uma conclusão de nosso Senhor para um sermão. Ele está chegando a uma conclusão sobre tudo o que Ele tem ensinado a Seus seguidores.

Jesus pregou que verdadeiros seguidores de Cristo podem ser abençoados, embora eles não possam gozar das bênçãos temporárias do mundo como riqueza, fama e popularidade. Então eles podem ser abençoados quando os homens os odiarem, os excluírem e os insultarem, porque “grande será a recompensa deles no céu.” Jesus ensina Seus seguidores a amar seus inimigos, a serem misericordiosos, a não serem julgadores, a dar e perdoar. Ele nos ensina a não pegar as faltas insignificantes dos outros sem reconhecer as nossas próprias faltas, removendo a trave em nossos próprios olhos. Ele ensina que se somos verdadeiros seguidores de Cristo, então demonstraremos isso, dando bom fruto. E assim, Ele prega essa conclusão de tudo o que disse, versículos 46-49.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra.

46 “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

47 Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

48 É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.

49 Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.

  • Oremos.

Introdução:

Alguns de vocês são familiarizados com o livro de liderança popular de Jim Collins intitulado, Bom para Excelente. É um livro que diz que companhia e organizações bem sucedidas são aquelas que não só fazem coisas boas, mas aspiram fazer grandes coisas. Esse livro seguiu outro livro popular de Collins intitulado, Feito para Durar, um livro que examina os hábitos bem sucedidos de companhias visionárias. Uma companhia visionária é uma companhia que não só começa bem, mas termina bem. É uma companhia “Feita para Durar.”

Se Collins está preocupado com companhias que são “Feitas para Durar,” nosso Senhor Jesus Cristo está preocupado com Cristãos que são “Feitos para Durar.” Jesus está preocupado com vidas feitas para durar. Não é necessário ser um perito em construção para entender a analogia de nosso Senhor nesses versículos conclusivos do capítulo 6. Ele diz que a pessoa que ouve todos os ensinamentos de Seu sermão – e por extensão, todos os ensinamentos de Cristo e todos os ensinamentos da Palavra de Deus – uma pessoa que ouve os ensinamentos de nosso Senhor, mas não os pratica, é como o homem que constrói sua casa sem fundação. A chuva cai, a água sobe e bate contra a casa e ela cai porque não foi construída para durar. Por outro lado, aquele que ouve os ensinamentos de Jesus e os pratica é como o homem que constrói sua casa com boa fundação. Ela dura.

Então se fossemos resumir esses versículos poderíamos dizer, “construir uma casa sem uma fundação resulta em perigo e perda, então ouvir as palavras de Jesus e não praticá-las resulta em perigo e perda.” (Repitam).

É claro que não “fazemos” as coisas que Jesus ensina na esperança de que fazendo, vamos garantir nossa salvação do inferno. Isso significa que, não podemos merecer nossa salvação. Não vamos ao céu sendo bons menininhos e menininhas e fazendo o que Jesus diz. Não. Somos salvos crendo que Jesus, de um modo perfeito, pegou todos os mandamentos de Deus por nós e morreu na cruz para satisfazer a ira de Deus dirigida a nós, devido ao nosso pecado. Jesus tomou o nosso lugar na cruz, levando a punição que merecíamos e morrendo como nosso substituto. Nós somos salvos baseados na nossa crença do que Cristo fez por nós. Nós cremos que Ele viveu uma vida perfeita e morreu na cruz, foi sepultado e ressurgiu no terceiro dia para que possamos ser declarados “sem culpa.” Este é o Evangelho.

Assim, se cremos no Evangelho, então viveremos nossas vidas, guardando o que nosso Senhor manda. Nós somos comprometidos com Cristo. Então crentes, Cristãos, guardem os mandamentos de nosso Senhor porque somos comprometidos com Ele. Nós fazemos o que Ele diz. Assim, não estamos preocupados em fazer o que Ele diz a fim de alcançarmos o céu. Fazemos o que Ele diz porque cremos que Ele por Si próprio tomou conta de nosso acesso ao céu e fazemos o que Ele diz porque O amamos, somos gratos a Ele e comprometemos nossas vidas a Ele. Nós obedecemos porque Ele nos salvou.

Mas o que assusta aqui é que essas palavras são direcionadas àqueles que se dizem seguidores de Cristo. Jesus está falando àqueles que dizem que são Cristãos. Isso é uma advertência. Então Ele pode estar falando para alguns de nós que estão ouvindo exatamente agora. Nós dizemos que somos seguidores de Cristo – mas realmente somos? Nós temos nos enganado em meramente pensar que somos seguidores de Cristo? Não estamos no caminho que leva a vida, mas ao caminho que leva a destruição? Ouça a Jesus, versículo 46:

46 “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?

Por que vocês alegam me seguir com seus lábios, mas falham em me seguir com suas vidas? Por que atuar como um ator, um hipócrita, que diz uma coisa e faz outra? Diretamente aplicado ao sermão da planície de Jesus, “dizemos” nós somos Cristãos, contudo não perdoamos os outros. Dizemos ao Senhor, dizemos, ‘Senhor, Senhor,’ mas falhamos em mostrar misericórdia. Dizemos, ‘Senhor, Senhor,’ mas criticamos os outros, julgamos os outros e odiamos os outros. Não perdoamos nosso cônjuge, nossos filhos, nosso companheiro de trabalho, nosso companheiro membro de igreja. Jesus diz, “Aonde você quer chegar com esse negócio de me chamar ‘Senhor, Senhor’ se não faz o que eu digo?

Aqueles de nós familiarizados com o Livro de Tiago, dificilmente pode ler essa passagem sem ouvir continuamente, Tiago ecoando o ensinamento de nosso Senhor. Tiago 1:22-25:

22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Mera profissão verbal em Cristo não salva. Profissão verbal é importante e essencial, mas apenas profissão verbal não salva uma pessoa. Você pode dizer que Jesus é Senhor. Você pode fazer uma oração e ser batizado e ainda estar perdido. Quando nós batizamos pessoas como as que você viu no vídeo ou como faremos esta noite, não as batizamos porque temos a absoluta certeza de que elas são salvas. Ninguém realmente sabe isso no momento do batismo. Nós batizamos baseados na profissão de fé da pessoa. Eles confessam que Jesus é Senhor, mas ninguém realmente sabe se eles denotam o negócio até que a vida seja vivida. Se uma pessoa sinceramente acredita que Jesus é Senhor então ele ou ela manterá os mandamentos de Jesus. Ele ou ela viverá uma vida que “produz frutos dignos de arrependimento (Lucas 3:8).”

Então Jesus está falando aqui àqueles que dizem que são Cristãos e Ele quer que consideremos se realmente somos. Quando Jesus diz aqui que o homem que ouve Sua palavra e não faz nada é como o homem que constrói sua casa sem um alicerce, e que a tempestade vem e a casa cai, Ele está falando sobre o juízo. Ele está falando sobre o dia do julgamento. Quando Ele diz essas últimas palavras aqui no versículo 49, “e a sua destruição foi completa,” Ele está falando de uma vida que não subsistirá no juízo. Isso está especificamente claro no Evangelho de Mateus onde Jesus aborda o mesmo ponto. Ele diz em Mateus 7:21e seguintes:

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Assim, Jesus está falando aqui àqueles que dizem que são Cristãos e Ele quer que consideremos se realmente nós somos. Se realmente somos seguidores de Cristo, faremos o que Ele diz. Então deixe-me dar a vocês esses três pontos principais que precisamos considerar em nossos momentos restantes. Primeiramente:

I.  Construa no Alicerce Certo

Jesus diz que o homem que ouve Seus dizeres e os cumpre é como o homem que constrói sua casa no alicerce certo. Ele cava profundo e firma o alicerce na rocha. Então devemos construir nossas vidas sobre a rocha dos mandamentos de nosso Senhor.

Agora novamente, não ouça isso abstratamente. Não ouça isso como uma ótima analogia que mais alguém precisa fazer. Questione-se, “Eu amo os mandamentos do Senhor? Eu me agrado em ouvir Sua Palavra e vivê-la? É minha inclinação fazer o que Jesus diz em Sua Palavra ou, eu me acho justificando minhas ações, explicando minha falha em perdoar meu cônjuge, ou em mostrar misericórdia aos meus companheiros de trabalho, ou em amar meus inimigos? Eu realmente amo aqueles que me odeiam (na escola)? Minha vida dá evidência do fato de que eu tenho construído minha vida no alicerce certo?”

Construa no alicerce certo, fazendo o que Jesus diz. Construa sua vida na Palavra. Em segundo lugar:

II.  Construir no Alicerce Certo nem sempre é Fácil

Se você tivesse observado duas casas sendo erguidas em sua vizinhança, você perceberia que uma subiu um pouco mais rápida do que a outra. O construtor da primeira casa pareceu estar demorando uma eternidade, cavando um enorme buraco no chão e fazendo algo lá dentro por semanas. O outro camarada, contudo, não pareceu desperdiçar tempo, mas imediatamente começou a construir o primeiro nível e saiu. E você fez uma observação a si mesmo e disse, “Sabe de uma coisa, se eu precisasse construir uma casa, eu contrataria o segundo camarada para fazer o trabalho. Ele é rápido. Eu não sei o que há de errado com aquele primeiro camarada.”

Bem, o que está acontecendo com aquele primeiro cara é que ele está se esforçando para construir cuidadosamente sua casa em uma rocha de fundação sólida. Isso demanda tempo e nem sempre é fácil. Isso ocorre pelo derramar de sangue, suor e lágrimas. Do mesmo modo, construir sua vida na Palavra de Deus nem sempre é fácil. Isso não “acontece” apenas. Isso requer trabalho duro. Por exemplo:

A) Ouvir a Palavra nem sempre é fácil

Correto? Isso exige trabalho duro, levar o tempo necessário para abrir a Palavra de Deus e ouvir dEle. Ouvir a Palavra exige disciplina. Lemos de Sua Palavra diariamente para assegurar de que estamos repousando na fundação certa para nossas vidas.

E às vezes o que lemos e ouvimos na Palavra nos machuca. Jesus diz em Mateus 6:14-15, por exemplo:

14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

E isso dói. Ou Jesus nos chama para fora de nossa hipocrisia e isso dói. Amy Carmichael, famoso missionário na India que serviu lá por 55 anos sem licença disse, “Se você nunca se sentiu ferido por uma Palavra de Deus, é provável que você nunca tenha ouvido Deus falar.”

Ouvir a Palavra em um serviço como esse nem sempre é fácil. Isso requer trabalho duro e disciplina. Kent Hughes, pastor emérito na College Church em Wheanton, Illinois, observa o desafio de ouvir a pregação bíblica durante o culto. Ele pergunta:

O que podemos fazer para nos tornarmos e sermos bons ouvintes da Palavra na igreja? Orar – pelo pregador e por si mesmo. Venha preparado para ouvir, entenda que o ouvir é um trabalho. A vontade para se concentrar é fundamental. Não podemos ouvir a Palavra de Deus do mesmo modo que assistimos TV – largados com um saco de batatas fritas na mão ou com a mente ocupada por devaneios agradáveis. Mantenha sua Bíblia aberta no texto do sermão e volte-se às outras passagens que são citadas. Tome notas. Um dos curiosos subprodutos do Grande Despertar na América [um tempo de poderoso reavivamento nos anos 1700 e novamente nos anos 1800] foi o repentino interesse em taquigrafia. Não era incomum ver homens e mulheres, de canetas de penas nas mãos, carregando tinteiros portáteis conforme corriam para um culto na vila verde. A mesma coisa aconteceu na Escócia em circunstâncias parecidas. Corações reavivados conduzem a mãos escreventes.

Ouvir a Palavra nem sempre é fácil e:

B) Cumprir a Palavra nem sempre é fácil

Nem sempre é fácil perdoar aqueles que nos machucam. Nem sempre é fácil amar aqueles que nos perseguem. Nem sempre é fácil refrear nossas línguas de criticar ou condenar os outros, mas nós TEMOS que fazer essas coisas. Elas não são opcionais. Ouvir e cumprir caminham juntas.

Na verdade a melhor maneira de realmente aprender qualquer coisa é fazendo. Então ouvimos que temos que perdoar e mostrar misericórdia e amar os outros e o que fazemos? Esta semana colocaremos esses ensinamentos em prática. Nós faremos isso. Nós amaremos, nós teremos misericórdia, nós perdoaremos. Para alguns de nós, isso significará que faremos uma ligação para alguém esta semana, para outros, escreveremos uma carta ou mandaremos um cartão. Alguns de nós precisarão mudar algo que estamos fazendo no trabalho ou na escola. Nós cumpriremos a Palavra. O que é que você precisa fazer esta semana?

Construa sobre uma fundação certa e saiba que construir sobre a fundação certa nem sempre é fácil. Número três:

III. Construir sobre a Fundação certa assegura de que sua construção vai Durar

Novamente, Jesus está falando principalmente a respeito do Dia do Julgamento. Se construirmos nossas vidas na rocha firme da fundação da Palavra de Deus, ouvindo o que nosso Senhor ensina e então fazendo o que nosso Senhor ensina, então demonstraremos que estamos verdadeiramente comprometidos com Ele. A construção de nossas vidas ficará de pé no julgamento. Quando a chuva cair e as águas baterem veementemente contra nossas vidas, quando estivermos diante do trono de julgamento de nosso Senhor, não seremos abalados porque nossas vidas têm sido construídas na rocha.

Mas se não temos construído nossas vidas na Palavra de Deus, cairemos em julgamento. Iremos ouvir nosso Senhor dizer, “Nunca Te conheci. Apartai de Mim você que pratica iniquidade (Mateus 7:23).”

E isso também significa que nossas vidas resistirão ao teste de qualquer tempestade neste mundo. Venha o que vier, dificuldade financeira, perda de emprego, problemas no casamento, permaneceremos firmes e não seremos abalados pelas tempestades da vida. Quando a chuva cair e as águas se levantarem, uma vida construída na Palavra de Deus resistirá. Quando a tempestade vem, um casamento construído na Palavra de Deus resistirá, um relacionamento construído na Palavra de Deus é um relacionamento construído para durar.

Ilustração Conclusiva:

Eu compartilhei anteriormente com vocês sobre um camarada de quem ouvi falar que por acaso notou certo dia, conforme estava olhando pela sua janela, que alguém estava construindo algo próximo a sua casa. E ele observou cada dia como os construtores limparam o terreno e removeram a sujeira e caminhões entravam e saíam. E o camarada disse que a primeira coisa que ele viu os trabalhadores fazer foi derramarem uma grande laje de concreto e então colocarem uma grande caixa de aço sobre o concreto. E então havia apenas essa grande caixa sobre a laje e o camarada descobriu que aquilo deveria ser algum tipo de galpão de armazenamento ou algo para os trabalhadores guardarem suas ferramentas. Mas ele disse que após um dia ou dois, os trabalhadores começaram a construir um muro de concreto ao redor da grande caixa. E então eles adicionaram impermeabilizante e agora a dúvida do camarada era o que é que eles estavam construindo lá.

Assim, sua curiosidade foi tão grande que ele vai até os trabalhadores e diz, “eu tenho observado vocês a cada dia e vi vocês colocarem essa fundação e colocarem essa caixa bem no meio e então construir um muro ao redor dela e estou me perguntando o que é que vocês estão construindo?!” E o trabalhador da construção disse, “Ah, estamos construindo um banco.” Ele disse, “Aquela caixa da qual você está falando com um muro em toda a sua volta é o cofre.”

O camarada explicou que quando você constrói um banco, você constrói o centro e a parte mais importante do banco primeiro e então você constrói algo mais ao redor. Devido ao tamanho do cofre e seu peso, eles tinham de começar por ele porque mais tarde não seriam capazes de passá-lo pela porta. E devido à importância do cofre, que conteria toda espécie de riqueza, tesouros e fortuna, ele era o ponto chave daquele prédio e então eles queriam ter certeza de que estava tudo certo e então construíram o restante do prédio baseados na centralidade do cofre.

E quando você constrói uma igreja, quando você constrói uma família, quando você constrói um relacionamento, e quando você constrói uma vida, tenha a certeza de que a parte mais importante está no lugar – a Bíblia. E então você constrói as demais coisas ao redor disso. Porque a Bíblia contém todas as riquezas, tesouros e fortunas do Evangelho. Ela é o ponto chave de nossas vidas e tudo o mais deve ser construído em torno da centralidade da Bíblia. Quando fazemos isso, nossas vidas são “Feitas para Durar.”

  • Fiquemos de Pé para orarmos.