Engrandecendo ao Senhor

Engrandecendo ao Senhor

Lucas 1:39-56

“Engrandecendo ao Senhor”

(Lucas 1:39-56)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(21/3/10)

 

 

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 1.

 

Se você está nos visitando, nós começamos recentemente uma série de mensagens através do Evangelho de Lucas. Aqui na Primeira Batista, nós fazemos uma pregação expositiva, versículo a versículo, através dos livros da Bíblia, crendo que esta é a melhor maneira de juntos, aprendermos a Palavra de Deus. Recentemente estudamos duas histórias miraculosas de pré-nascimento. Lemos sobre o Anjo Gabriel que disse ao velho homem Zacarias que sua esposa estéril Isabel iria gerar um filho. Então, nós lemos como o mesmo Anjo Gabriel disse a jovem Maria que ela teria um filho através do Espírito Santo. Você não pode deixar de comparar esses dois acontecimentos e essas duas mulheres, a jovem Maria e a idosa Isabel, mulheres que Kent Hughes descreve como “uma na flor da juventude e a outra uma flor que já se foi”. E na passagem de hoje as duas senhoras aparecem juntas, Maria deixando sua casa lá na Galiléia para visitar sua prima Isabel em Judá. Mas não lemos apenas sobre o encontro dessas duas senhoras, agora as duas crianças concebidas miraculosamente se encontram.sua casa na Galile as duas senhoras vres que Kent Hughes descreve como “es,a um filho atav

 

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

 

39 E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,

40 E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.

41 E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.

43 E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?

44 Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.

45 Bem-aventurada a que creu, pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.

46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

 

 

  • Oração.

 

 

Introdução:

 

 

Dê uma olhada novamente no último verbo que lemos no versículo 46. Há uma palavra lá que guia muito do que vamos aprender do nosso estudo nesta manhã. A palavra é “engrandece”. De fato, é dessa palavra na tradução em Latim, que temos a frase, “A Magnificata”. Alguns de vocês terão ouvido esse termo, a Magnificata, para descrever o louvor de Maria que se segue nos versículos 47 a 55. Maria começa seu louvor a Deus com, “A minha alma engrandece ao Senhor”. Comumente pensamos “engrandecer” em algo como “tornar maior”.

 

Eu tenho uma lente de aumento aqui nesta manhã. Normalmente não uso acessórios, mas penso que isso pode ser útil. Se eu colocar a lente de aumento aqui na frente da minha Bíblia e olhar através dela, a lente torna a Bíblia maior. Mas é claro, a lente realmente não torna a Bíblia maior, certo? Isso apenas me permite ver a Bíblia mais claramente. Eu vejo o detalhe na Bíblia, a lente chama atenção para o material e design do livro.

 

Isso é especialmente importante, para nos lembrarmos conforme falamos sobre engrandecer ao Senhor. Quando engrandecemos ao Senhor, não tornamos o Senhor maior. Mais que isso, vemos o Senhor exatamente como Ele é. Dirigimos nossa atenção para Sua grandeza que está aqui. Engrandecer ao Senhor é ver o Senhor em seu detalhe complexo, ver Sua beleza e majestade e então declarar essa grandeza. Nesse sentido, engrandecer ao Senhor, não é tanto ampliar a Deus, mas mais que ampliar nossos pensamentos em direção a Deus. Eu quero falar nesta manhã sobre engrandecer a Deus, sobre ver a Deus como Ele é e declarando essa grandeza de várias maneiras. Então vamos começar, versículo a versículo, através do texto e então eu quero dar a vocês algumas maneiras de como engrandecer a Deus esta semana e nas semanas seguintes.

 

No versículo 39, Maria se apressa para visitar sua prima Isabel em Judá e ela entra na casa onde Zacarias e Isabel moram e saúda Isabel, “Olá Isabel!” Versículo 41, e aconteceu, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o que houve? O bebê saltou de alegria em seu ventre; e Isabel foi cheia com o Espírito Santo.

 

Lembrem-se de que Isabel está grávida de seis meses e ela está carregando quem? João Batista. E qual o papel de João Batista? O precursor ou anunciador da chegada do Messias. Então, João Batista, antes mesmo de nascer, começa seu ministério! Isabel diz que o bebê “saltou” em seu ventre. Isso não foi um pequeno chute pré-natal. Esta é uma palavra usada em outro lugar para descrever o salto ou pulo da ovelha no pasto. Este é um chute bem grande! Muitas de vocês senhoras sabem o que isso significa ou com o que pareceu quando seus bebês chutaram em seus ventres. Isso é diferente. Frequentemente os bebês chutam no ventre em resposta a algo que está acontecendo com a mãe. Um chute no ventre pode significar uma resposta emocional ou fisiológica. Este bebê no ventre de Isabel não saltou em resposta a algo que estava acontecendo com a mãe, mas em resposta a algo que estava ocorrendo no ventre de Maria. Isso foi uma resposta teológica. Um salto teológico no ventre, conforme João Batista começa seu ministério de preparar o caminho do Senhor!

Então Isabel, cheia do Espírito, clama no versículo 42, “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto de teu ventre!” Versículo 43, “E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?” Prestem atenção nisso: Isabel se refere ao bebê no ventre de Maria como “Senhor”. Antes mesmo de nascer na pequena cidade de Belém, antes de começar Seu ministério terreno, antes de Sua crucificação, antes de Sua ressurreição e antes de Sua ascensão, Ele é Senhor. Ele é Senhor quer você creia nEle ou não. Ele é Senhor.

 

Versículo 44, “Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.” E então Isabel pronuncia outra benção sobre Maria no versículo 45, “Bem-aventurada a que creu (isto é, creu nas palavras do Anjo Gabriel), pois hão de cumprir-se as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas.” Maria creu no que o Anjo Gabriel disse sobre ela conceber o Senhor Jesus Cristo, então Isabel a chamou “Bem-aventurada”.

 

 

Lembrando da semana passada que Maria é abençoada não por causa de algum mérito pessoal ou santidade. Isabel diz, “Bendita és tu entre as mulheres,” não, “sobre as mulheres”. Maria é abençoada por ter sido escolhida para carregar o Senhor Jesus Cristo. Esta é uma benção! Agora, a resposta de Maria no versículo 46 e seguinte;

 

 

46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,

 

47 E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;

 

 

Maria reconheceu sua necessidade pessoal por um Salvador. Ela não é sem pecado. Ela se alegra em Deus seu “Salvador”. Ela continua a engrandecer ao Senhor em seu louvor, versículo 48, prestem atenção em sua humildade:

 

 

48 Porque atentou na baixeza de sua serva; Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada,

 

 

Como Maria foi humilde! Alguém disse, “Um homem tem tanta Cristandade quanto tem humildade”. Novamente, longe da idéia Católica Romana de Maria não ter pecado, co-redentora com Jesus, Maria reconhece seu estado pequeno, sua necessidade de um Salvador, e sua indignidade pessoal de carregar o Filho de Deus. Ela engrandece ao Senhor! Versículos 49 e seguintes exigem uma pequena explicação. Maria está engrandecendo ao Senhor, declarando Sua grandeza em uma canção:

 

 

49 Porque me fez grandes coisas o Poderoso; E santo é seu nome.

50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem.

51 Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações.

52 Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.

53 Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos.

54 Auxiliou a Israel seu servo, Recordando-se da sua misericórdia;

55 Como falou a nossos pais, Para com Abraão e a sua posteridade, para sempre.

56 E Maria ficou com ela quase três meses, e depois voltou para sua casa.

 

 

Em meu estudo esta semana, eu peguei um pedaço de papel e escrevi esta frase: “Eu Engrandeço ao Senhor Quando…” Eu tenho algumas ações que eu acredito que estão na superfície de nosso estudo dessa passagem. Aqui está o que escrevi. Se vocês estão tomando nota, anote rapidamente. Eu engrandeço ao Senhor quando…

 

 

1) Eu Sinto em minha Alma o que Digo com minha Boca (Adoração)  

 

Nós podemos falar sobre louvar a Deus. Nós podemos falar sobre isso. Nós podemos usar palavras que declaram a grandeza de Deus.  Nós até podemos afirmar com nossas bocas, “Deus é demais”, mas isso não é necessariamente engrandecer ao Senhor se nós não sentimos profundamente a verdade dessas palavras bem no fundo. Olhe de novo como Maria começa essa canção de louvor, lá nos versículos 46 e 47. Maria disse, “A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;”

 

Maria está louvando a Deus aqui. Cuidado para não perder isso. Ela não diz, “Minha boca engrandece ao Senhor, e minha língua se alegra em Deus meu Salvador”, embora isso seja verdadeiro. Ela diz, “Minha alma engrandece ao Senhor, e meu espírito – um sinônimo para alma aqui – se alegra em Deus meu Salvador”.

 

Nós não engrandecemos ao Senhor em um nível pessoal até sentirmos profundamente em nossas almas o que nós dizemos com nossas bocas. Isto é louvor. Isto é adoração. Isto é o verdadeiro engrandecimento do Senhor. Nós declaramos o Senhor pelo o que Ele é, engrandecendo-O, dirigindo nossa atenção ao detalhe de Sua grandeza. Você não pode fazer isso sem sentir nada. Existe tanto louvor sincero nesta passagem! Vocês têm o bebê no ventre de Isabel “saltando de alegria quando Maria e o Filho de Deus entraram na sala”. Vocês têm Isabel cheia com o Espírito Santo, proclamando, “Bendito o fruto do teu ventre!” Então vocês têm Maria dizendo, “ Minha alma engrandece ao senhor, e meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”. Nós devemos sentir em nossas almas o que dizemos com nossas bocas.

 

O verdadeiro louvor acontece quando nós sentimos em nossas almas o que dizemos com nossas bocas. É por isso que o verdadeiro louvor não é definido pela música. Às vezes, as pessoas fazem referência à parte musical de um culto como “louvor”, o que é na realidade um entendimento imperfeito de adoração. Você pode ter adoração com ou sem música. E onde há música, você pode ter adoração independente de estilo, independente dos tipos de músicas. Eu disse antes que eu posso adorar em qualquer lugar com virtualmente qualquer tipo de música, porque adoração não é música; adoração é declarar a grandeza de Deus, quer toque um piano, um órgão, uma bateria, quer uma guitarra seja dedilhada, e quer o ritmo seja roque, balanço ou zumbido, eu posso adorar. Por que? Porque adoração não é definida como música, mas como algo que brota dentro de nossas almas quando consideramos a grandeza de Deus.

 

Eu engrandeço ao Senhor quando sinto em minha alma o que eu digo com minha boca. É isso que Jesus quer dizer quando Ele fala em João 4 para a mulher no poço, “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade”. Quando nós adoramos em espírito e verdade, nós sentimos em nossos corações o que dizemos com nossas bocas. Não é engrandecer a um músico ou um estilo. É fazer muito mais que um tipo particular de música. É fazer muito de Deus! É isso que significa engrandecer ao Senhor. Nós declaramos Sua grandeza. Nós sentimos em nossas almas o que dizemos com nossos lábios.

 

A razão de algumas pessoas não poderem adorar a Deus, é porque eles não sentem nada em seus corações. Seus corações não têm sido mudados pelo poder transformador do Evangelho. Quando você recebe a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e passa seus dias contemplando o fato de que Deus ama você e te redimiu do pecado, morte e inferno, livremente, pela Sua graça, uma dádiva que dura para sempre, você começa a sentir em seu coração o que você diz com sua boca, “Eu estou salvo. Eu nasci de novo. Isto não é meramente um fato objetivo. É um sentimento subjetivo”.

 

Eu engrandeço o Senhor quando eu sinto em minha alma o que eu digo com minha boca. Isto é adoração. Segundo, eu engrandeço ao Senhor quando:

 

 

2) Eu Guardo em meu Coração o que Eu Leio na Palavra de Deus (Meditação)

 

 

Nós estamos falando sobre conhecer e guardar na memória as Escrituras. Nós lemos a Palavra de Deus e meditamos na Palavra de Deus. Nós memorizamos isso e guardamos profundamente em nossos corações e então isso encontra expressão através de nossas bocas e vidas, em nosso engrandecimento do Senhor, fazendo mais de Sua grandeza. E ouçam: quanto maior o nosso conhecimento de Deus, maior a nossa habilidade de engrandecê-lO.

 

É por isso que o estudo da Escritura, verdade escritural, doutrina, e teologia importam tanto. Alguém disse que na América nós estamos pregando “pequenos sermões” e assim estão surgindo “pequenos Cristãos”, pequenos, fracos, teologicamente pessoas vazias que sabem pouco de doutrina. Em uma tentativa desesperada de “serem importantes” e formarem multidões ao invés de Cristãos, algumas igrejas estão próximas de abandonarem os ensinamentos da verdade e doutrina da Escritura no púlpito e dos pequenos grupos de estudo. Seus medos de afastar clientes em potencial e de desligar os jovens, os levaram a abaixar o nível de expectativa, acreditando que o pessoal não está interessado ou de alguma forma é incapaz de aprender teologia e as profundas verdades de Deus. Que pancada nos jovens.

 

Maria conhecia sua Bíblia muito bem. Sua canção de louvor, a Magnificata, é um eco do louvor de Ana em 1 Samuel 2. Compare as duas cartas e vocês irão apreciar a educação de Maria como uma jovem garota que cresceu firmada na Palavra de Deus. Você lê as palavras dela aqui e você encontrará muitas alusões do Velho Testamento. E qual a idade de Maria? Lembrando da semana passada que a idade do noivado não era mais que 15 anos. A maior parte dos escolares acredita que Maria tinha entre 13 e 15 anos de idade. Os jovens podem entender as Escrituras. O nível não precisa ser abaixado. Isso insulta suas inteligências. O nível precisa ser elevado. Isso os honra. Observe-os crescer e se tornarem homens e mulheres de Deus.

 

Eu amo o fato de que nossos estudantes aqui na Primeira Batista são desafiados a aprender a Palavra e doutrina desde cedo, no ministério das crianças e através do ministério estudantil. Eu amo o fato de que muitos de nossos estudantes e pais estão lendo o livro, Faça Coisas Difíceis, um livro escrito por dois jovens homens em suas adolescências, que apontam que jovens homens e mulheres são capazes de fazer muito mais do que a sociedade contemporânea lhes credita. Quero dizer, ocorreu a você que a palavra “adolescente” nem mesmo está na Bíblia? A palavra “adolescente” é um termo que se tornou popular há poucas décadas, quando isso ocorreu pela primeira vez no Reader’s Digest (Revista Seleções). Não temos adolescentes em nossa igreja. Temos jovens homens e jovens mulheres. Eu me alegrei de ter estado com muitos desses jovens homens e mulheres na semana passada no Seminário do Sul, na “Conferência Dê-Me uma Resposta” para estudantes. Que alegria ver tantos de nossos estudantes se desenvolvendo em homens e mulheres de Deus, e eu agradeço a Deus por eles e por nossos líderes estudantis.

 

A jovem Maria guardou em seu coração o que ela leu na Palavra de Deus. Ela foi capaz de relembrar a história do Velho Testamento nos versículos 51 e seguintes, relembrando como Deus “Com o Seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações”. Ela conhecia o poder de Deus que libertou os Israelitas da opressão no Egito e como Deus espalhou o orgulhoso Faraó nos pensamentos de seu coração. Ela conhecia no versículo 52, como Deus “depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes”, derrubando Golias e exaltando a Davi, derrubando o fraco Hamã e exaltando a Mardoqueu, derrubando o Rei Agripa e exaltando ao Apóstolo Paulo. Ela conhecia sua Bíblia. Ela conhecia no versículo 53 como Deus “encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos” e no versículo 54 como Deus “auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia” e no versículo 55, a promessa que Deus fez a Abraão em Gênesis.

 

Ela conhecia sua Bíblia. Você conhece? Você lê a Bíblia diariamente? Você está crescendo na escola Dominical? Quando você guarda em seu coração o que você lê na Palavra de Deus, você estará pronto quando o vento soprar. Quando problemas vierem, quando dificuldades vierem, a Palavra de Deus e as promessas de Deus irão mantê-lo.

 

Nós engrandecemos ao Senhor quando guardamos em nossos corações o que lemos em Sua Palavra. E quanto maior nosso conhecimento de Deus, maior nossa habilidade de engrandecê-lO. Então, eu escrevi: Eu engrandeço ao Senhor quando:

 

3) Eu Confio a Deus o que Eu Enfrento neste Mundo (Dedicação)

 

Isso é fé. Isso é crer em Deus. Maria é um belo exemplo da simples fé no Senhor. Ela crê. Isabel diz no versículo 45, “Bem-aventurada a que creu … as coisas que da parte do SENHOR lhe foram ditas”.

 

Maria creu nas palavras que Deus disse pelo Anjo Gabriel. Isabel creu nas palavras de Deus ditas pelo Anjo Gabriel. Lembram-se de Zacarias? Quantos de vocês se lembram de Zacarias? Zacarias creu nas palavras de Deus ditas pelo Anjo Gabriel? Não. E por causa de sua descrença, o anjo o golpeou com a mudez. Ele ficou incapaz de falar e provavelmente incapaz de ouvir.

 

Eu não posso ajudar, mas imagine Zacarias em algum lugar próximo assistindo a tudo isso. Maria vem correndo visitar Isabel, Maria e Isabel colocando suas mãos em cada uma de suas barrigas, compartilhando, rindo, louvando juntas a Deus e engrandecendo juntas ao Senhor, e lá está o pobre Zacarias balançando sua cabeça. A maldição da descrença!

 

Confie no Senhor o que quer que você enfrente neste mundo. Creia no Deus que diz em Mateus 28:20, “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Creia no Deus que diz em Hebreus 13:5, “Não te deixarei, nem te desampararei”. Creia no Deus que diz em Jeremias 29:11, “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito”. Creia no Deus que diz em Isaías 41:10, “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

 

Bendita seja ela que creu. E benditos sejamos nós que cremos.

 

Nós engrandecemos ao Senhor quando sentimos em nossas almas o que dizemos com nossas bocas (isso é adoração). Nós engrandecemos ao Senhor quando guardamos em nossos corações o que lemos na Palavra de Deus (isso é meditação). E nós engrandecemos ao Senhor quando confiamos no Senhor ao enfrentar esse mundo (isso é dedicação).

 

A lente de aumento deve estar próxima a um objeto a fim de que ele seja aumentado. Se não estiver perto o bastante, não pode aumentar o objeto. Na verdade, o objeto vai parecer distante e até de cabeça para baixo. Parece desse jeito, mas na verdade não está desse jeito. Se não tivermos cuidado, viveremos nossas vidas distantes de Deus. Algo acontece e então clamamos, “Deus, onde está o Senhor? O Senhor parece tão distante? O Senhor parece tão longe das minhas preocupações!” Deus não se moveu. Deus não mudou. Nós é que falhamos em nos aproximarmos dEle e ver a beleza do Senhor e declarar Sua grandeza.

 

  • Fiquemos de pé para oração.