Cheio com a Luz de Cristo

Cheio com a Luz de Cristo

Lucas 11:29-36

Cheio com a Luz de Cristo”

(Lucas 11:29-36)

Série: Certeza em Tempos Incertos 

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 11 (pg 700). Se você está usando o YouVersion Bible App em seu iPhone, Android ou Blackberry, wireless: santuário; clique “live” e acesse Henderson’s First Baptist.  Você verá o título do sermão “Filled with the Light of Christ” – “Cheio com a Luz de Cristo.”

Antes de vermos o texto, quero apresentar a vocês um bom amigo meu. E antes de fazer isso, quero ter certeza de que cada um de vocês tenha um desses papéis que diz, “A Família Ricketts” nele. Lucas Ricketts e sua esposa Stacie são membros de nossa igreja e têm estado conosco por mais de seis meses. Deus chamou Lucas para o Ministério de Evangelismo. Lucas foi o testemunho destaque na Good News Jail & Prison Ministry Banquet em Evansville no início deste ano e ele está se preparando para a educação teológica na Faculdade Boyce Bible College em Louisville. Confira este vídeo clipe:

[VÍDEO: Lucas Ricketts; cerca de 4 min.]

Eu estive no lar de Lucas e Stacie e eles estiveram em nossa casa. Lucas está na minha classe de teologia sistemática nas Quartas aqui no santuário. Lucas e Stacie são envolvidos ativamente em nossa igreja, frequentando os cultos de Domingo pela manhã e à noite, e são membros da Classe da Escola Dominical Heath Buzzell’s. Lucas tem pregado na Missão Resgate Evansville e tem participado em nosso ministério de prisão (ministrando aos presos). Ele está pregando na tenda de encontro de avivamento neste fim de semana, Sexta-Domingo 1830h, pregando e ensinando, Harbor House na Rua Clay; estarei lá na Sexta. Lucas está aqui nesta manhã; suba aqui e se junte a mim na plataforma. Lucas e sua família estão se mudando para Louisville no mês que vem para frequentar a Faculdade Bíblica em Boyce, a escola de graduação do Seminário do Sul. Eles poderiam usar suas orações e suas doações financeiras. Esses papéis são para que vocês levem e considerem em oração como Deus pode trabalhar através de você a fim de abençoar este jovem e seu futuro ministério. Eu creio que Lucas seja um ótimo investimento.

Bem nós vamos de Lucas para o Evangelho de Lucas! Nós estamos no capítulo 11. Vou ler os versículos 29-32. Vamos chegar ao versículo 36, mas lerei apenas os primeiros quatro versículos e convido você a acompanhar em sua cópia da Palavra de Deus.

  • Por favor fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

29 E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas;

30 Porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.

31 A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.

32 Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.

  • Oração.

Introdução:

Você já disse, “Deus, o Senhor poderia por favor me dar um sinal?!” O Senhor poderia apenas soletrar no céu para que eu saiba o que fazer? Arrume as nuvens de forma que elas formem letras e escreva para mim se eu tenho que fazer isso ou aquilo! Como seguidores de Cristo, às vezes nós procuramos por Deus para nos dar um sinal como esse e então somos lembrados de que Deus nos tem dado Sua Palavra para encontrarmos Sua vontade. De um modo grosseiro 75% da vontade de Deus já está revelada para nós em Sua Palavra. Como crentes se vamos fazer o que Ele já tem revelado em Sua Palavra, descobrimos que Ele nos guiará em outras áreas também.

Mas e quanto aos descrentes pedindo por um sinal? O que acontece quando um descrente diz algo do tipo, “Deus – se existe um deus lá em cima – se você fizer isso ou aquilo, eu acreditarei.” E quanto a isso? Esse é o contexto que estamos lendo nesta manhã. Na manhã de Domingo passado eu disse que o versículo 16 era um presságio de nossa passagem desta semana. Olhem novamente o versículo 16, “E outros, tentando-o, pediam-lhe um sinal do céu.” Jesus estava expulsando demônios das pessoas, demonstrando que o Reino de Deus havia chegado neste mundo, mas isso não foi suficiente para alguns dentre a multidão. Eles eram do tipo, “Faça algo mais. Nos dê um sinal do céu,” e a implicação é, “e então acreditaremos que você é quem você diz ser.” Algumas pessoas são assim hoje: “Deus, faça isso ou faça aquilo e então eu acreditarei e te seguirei.”

Mas você sabia que a Bíblia ensina que sinais por si só não produzem fé? Sinais supernaturais do céu não fazem dos crentes descrentes. Lucas 16:19-31 conta a história do homem rico que morre e vai para o inferno. Lembram-se o que ele pede? Ele pede para que alguém, de além-túmulo, seja capaz de visitar sua família de forma que alerte sua família incrédula sobre o julgamento eterno. Ele disse, “Se eles virem alguém que vem dos mortos, então eles acreditarão.” E o que lhe foi dito? “Se eles não ouvem Moisés e os profetas – ou seja, o Velho Testamento, a Palavra de Deus – se eles não dão ouvidos às Escrituras, eles não serão persuadidos a acreditar, mesmo se alguém vem dos mortos para avisá-los.” Sinais por si só não produzem fé nem garantem fé.

Assim vocês têm essa reação por parte de alguns Judeus a Cristo por ter ressuscitado Lázaro da morte. Você lê a respeito disso em João capítulo 11: Cristo ressuscita Lázaro da morte. Então você vai a João capítulo 12 e lê onde alguns desses Judeus foram à Betânia com o propósito expresso de ver o ressurreto Lázaro de quem eles ouviram falar. E a Bíblia diz que os principais dos sacerdotes planejaram matar a Lázaro – Por que? – porque “muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus (João 12:9-11).” Assim, o ressuscitar de Lázaro da morte por Cristo resultou que alguns pensaram mais profundamente em segui-lO, mas resultou que outros endureceram seus corações. Sinais por si só não produzem fé e sinais não garantem fé.

Então isso é a base para o que lemos nos versículos 29 e seguintes. Se você é um anotador, escreva isso:

I. Se você quer um Sinal de Deus…

Olhe para Jesus e Creia nEle (29-32)

Jesus diz no versículo 29, “e não será dado outro sinal a esta geração, senão o sinal do profeta Jonas – versículo 30 – assim como Jonas foi sinal para os Ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração.” Em outras palavras Jesus está dizendo, “Eu me recuso a ser o animador de vocês, fazendo coisas para satisfazer seus caprichos. Vocês querem um sinal? Você se lembram de Jonas?”

E a propósito, vocês se lembram de Jonas? A maioria de nós conhece bem a história. Jonas é chamado para pregar aos Ninivitas, as pessoas de Nínive, e ele vai pregar uma mensagem de arrependimento. Mas Jonas desobedece e pega um barco, indo na direção oposta. Deus envia uma tempestade e Jonas sabe que é sua culpa. “Joguem-me no mar!” ele clama. E ele foi jogado para fora do barco e o mar se acalmou. Deus prepara um grande peixe – provavelmente uma baleia – para engolir Jonas e Jonas permanece dentro da barriga da baleia por 3 dias. Então a baleia cospe Jonas em terra seca e ele vai pregar para Nínive. Talvez você prefira a rima das crianças:

Venha ouvir minha história

De Jonas e a baleia

Caminho abaixo, no meio do oceano.

Como ele foi parar lá

O que quer que ele tenha usado

Caminho abaixo, no meio do oceano

Pregando ele deveria estar

Em Nínive, veja você –

Ele desobedeceu – ó que ideia tola.

Mas Deus perdoou seu pecado

Salvação entrou nele

Caminho abaixo, no meio do oceano

Em outro lugar Jesus fala bem incisivamente sobre o sinal de Jonas. Em Mateus 12:40 Jesus diz, “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” Este é o sinal de vocês. Jesus morrerá pelos pecados do mundo e será enterrado por três dias e três noites no coração da terra.

 Isso é certamente digno de nota que Jesus acreditou na precisão histórica do relato de Jonas e o grande peixe. Ele faz referência a todo o evento como aquele que verdadeiramente e literalmente aconteceu. Àqueles que dizem que existem algumas coisas na Bíblia que não podem ser tomadas como história verdadeiramente, mas meramente como figuras e metáforas, devemos responder que não há motivo para fazê-lo quando tais coisas são recordadas como tendo ocorrido verdadeiramente. Jesus nunca questiona a historicidade do acontecimento de Jonas. Qualquer que seja Sua visão da Escritura, assim deve ser a de Seus seguidores também.

Assim, Jesus diz no versículo 32, “Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas.” As pessoas de Nínive ouviram a mensagem de Jonas e elas atenderam-na. Elas se arrependeram e se voltaram ao Único Deus Verdadeiro. Então Jesus diz que esses Ninivitas irão envergonhá-los no julgamento porque eles se arrependeram diante da pregação dele, mas vocês não – apesar de que “um maior que Jonas está aqui,” isto é, Jesus é maior que Jonas. Jesus é o último profeta e Senhor dos profetas. Então os Ninivitas envergonharão vocês no julgamento – um lembrete, de propósito, de que haverá um julgamento, um julgamento final. Deus irá julgar as obras de todas as pessoas. Somente aqueles que estão seguros “em Cristo Jesus,” vestidos com a justiça de Cristo estarão em segurança no julgamento final. Todos os outros – todos os descrentes – cujos nomes não estão escritos no Livro da Vida serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

Jesus também diz no versículo 31, “A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará;” – Por que? – “pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.”

Você pode ler mais tarde em 1 Reis 10:1-13para conhecimento desta declaração de Jesus. Alguns de vocês vão se lembrar da Rainha de Sabá que viajou centenas de quilômetros só para visitar o Rei Salomão e ouvir sobre sua sabedoria. Jesus diz que, como os Ninivitas, a rainha do Sul estará lá no julgamento também, para rir com desprezo, para envergonhá-los por não ouvir a Cristo. Ela viajou centenas de quilômetros para ouvir a sabedoria de Salomão e “um maior que Salomão está aqui,” Jesus e Sua grande sabedoria, Jesus em quem, diz Paulo em Colossenses 2:3,“Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Jesus é a personificação da sabedoria.

O ponto central dos versículos 29-33? Jesus é o único sinal de que você precisa. Ouça-O. Ouça Sua Palavra. Se você quer um sinal de Deus, olhe para Jesus e creia nEle. Segundo:

II. Se você quer uma Vida de Deus…

Olhe para Jesus e Receba a Ele (33-36)

Em outro lugar Jesus diz, “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12).”  Jesus é a luz do mundo. A luz de Cristo que brilha para que todos vejam, faz com que qualquer outro sinal empalideça por comparação. Versículo 33:

33 E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

A “lâmpada” do versículo 33 é uma metáfora de Cristo e Sua missão. Jesus Cristo é a lâmpada que brilha para que todos vejam, que dá luz a todos que virão para que eles possam ver. Este é o versículo 33. Novamente, contextualmente, Jesus está dizendo que a luz de Cristo que brilha para que todos vejam faz com que qualquer outro sinal empalideça por comparação.

Mas você tem que receber essa luz em sua vida. Os versículos 34-36 descrevem dois modos bem diferentes de responder à luz de Cristo. Ou permitimos a luz de Cristo em nossas vidas ou não. Consequentemente ou estaremos cheios da luz de Cristo ou cheios de trevas. Versículo 34:

34 A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.

Assim, se seu olho for “bom,” ou “saudável,” que é o mesmo que dizer, “se temos uma maneira espiritual saudável de ver as coisas, se estamos abertos para Jesus e Seus ensinos,” qual é o resultado? Versículo 34, “todo o seu corpo também será cheio de luz.” Cristo reina dentro de nós. Mas – a última parte do versículo 34 – “quando seu olho for mau,” que significa dizer, “se você tem uma maneira espiritual não saudável de olhar as coisas, se você não for aberto a Jesus e Seus ensinos,” qual é o resultado? A última parte do versículo 34, “Seu corpo também será tenebroso.”

35 Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.

Puxa. Isso significa que é possível pensar que você tem a luz quando você não a tem. “cuide para que a luz que está em você não seja trevas.” Jesus está se dirigindo às pessoas religiosas aqui. Você pode ser religioso e moralmente correto, se esforçando para manter os 10 Mandamentos e assim por diante, mas estar cheio de trevas. “cuide-se para que a luz que está em você não seja trevas.”

Anos atrás quando eu e Michele nos mudamos da área de Atlanta para um setor rural aproximadamente há uma hora a nordeste de Atlanta, eu vi muitas estrelas pela primeira vez. Aqueles de vocês que são familiarizados com a vida no campo sabem o que é isso. À noite parece que você pode ver cada estrela no céu! Agora existem aquelas estrelas que não estão lá quando você está morando na cidade? É claro que elas estão lá. Aquelas estrelas estão sempre lá, mas é a luz da cidade que o impede de vê-las. Então você tem luz, mas a luz da cidade esconde a verdadeira luz das estrelas. Assim, você tem luz, mas ela esconde a verdadeira luz. Cuide para que a luz que esteja em você não seja trevas, que o que você tem dentro de você – mesmo que pareça ser a verdadeira luz – seja na verdade uma luz artificial que mantenha escondida a verdadeira luz de Cristo.

Ouça, Cristão. Muitos de nós têm o tipo errado de luz enchendo nossos corpos. A luz do prazer, a luz da fama, a luz das coisas materiais, a luz do orgulho, a luz do esporte e recreação, a luz do mundanismo, a luz das coisas que obscurecem e escondem a verdadeira luz de Cristo. Cuide-se para que luz que está em você não seja trevas.

36 Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.

Então Jesus diz, esteja certo de que seu corpo esteja cheio de luz. Certifique-se de responder positivamente à luz de Cristo e Sua missão. Certifique-se de receber a luz de Cristo em seu corpo. E se você a tem, seu “corpo inteiro será cheio de luz,” como a brilhante luz de uma lâmpada que te dá luz. Você brilhará a luz de Cristo sobre outros como uma lâmpada dá luz a outros.

Em minhas anotações essa semana eu escrevi esta frase: “Quando estou cheio com a luz de Cristo, então…” O que acontece quando cuidamos para que a luz que está em nós não seja trevas? Com o que se parece quando nossos corpos estão cheios de luz, quando estamos ocupados nas coisas de Deus? Quatro coisas, eu dou a vocês e encerro. Primeiro, quando eu estou cheio com a luz de Cristo:

1) Eu Penso Diferente

Eu penso diferente porque Jesus Cristo e Sua missão enchem minha cabeça e meu coração! Meu corpo está cheio com a luz de Cristo então eu penso diferente do que quando minha cabeça e coração estão cheios com uma luz artificial ou com trevas.

Meus pensamentos são cheios com as coisas de Deus, as coisas que agradam a Deus. Assim eu amarei a Palavra de Deus. Lembram-se do que Jesus disse da última vez? “Bem aventurados são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a guardam (Lucas 11:28).” Nós ouvimos a Palavra.

Então vou pensar diferente porque eu tenho a luz de Cristo e Sua Palavra em minha cabeça e coração. Salmos 119:11, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Eu penso diferente.

Eu penso diferente quanto ao que eu estou perseguindo nesta vida. Estou certo a cada e todo dia de que a luz que está em mim não é trevas. Jesus Cristo é Senhor de todas as coisas e Senhor de minhas coisas, minhas ambições, meus objetivos, meu dinheiro, meus compromissos, meu tudo. Eu penso diferente. Assim, se eu penso diferente, então, número dois:

2) Eu Falo Diferente

Porque nós pensamos diferente, falamos diferente. Porque a luz que está em nós nos enche, a luz de Cristo dentro de nós, não podemos deixar de falar de forma diferente. A luz sai de nossas bocas. Davi disse no Salmos 19:14, “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face.” Porque a luz de Cristo me enche, eu sou cheio com Sua Palavra e ela sai.

Como Ellie compartilhou na semana passada e novamente na noite da família aqui na VBS Sexta à noite, como uma esponja nós estamos absorvendo a Palavra, a Bíblia, de forma que, quando o mundo nos espreme, nós pingamos Bíblia. Nós pingamos Bíblia de nossas bocas. Nós falamos diferente. A Palavra de Deus nos informa como falar. Pessoas que falam conosco ouvem a Palavra. A Escritura apenas sai porque estamos cuidando para que a luz que está em nós não seja trevas. Então quando sou cheio da luz de Cristo, eu penso diferente, eu falo diferente e, número três:

3) Eu Confio Diferente

Porque a luz de Cristo está em mim, eu sei que Deus está no controle de minha vida e posso confiar nEle. Veja, se outras coisas me enchem – preocupações, temores, ansiedade – estou cheio de trevas porque não estou confiando em Deus. Quando a luz de Cristo está em mim, eu sei que Deus está no controle e Ele sempre faz o que é certo. Provérbios 3:5-6, “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Você pode confiar nEle quando você está cheio com a luz de Cristo.

Eu penso diferente, eu falo diferente, eu confio diferente. Finalmente, quando eu estou cheio com a luz de Cristo:

4) Eu Trato os Outros Diferente

Jesus ensina no versículo 36 que quando nosso corpo está cheio de luz, somos como uma lâmpada brilhante que brilha luz para que outros vejam. É isso o que Jesus diz em outro lugar em Mateus 5:16, “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Vocês e eu temos que refletir a luz de Cristo.

Você reflete a luz de Cristo tratando os outros de forma diferente da forma que você trataria se o seu corpo fosse cheio de trevas. Quando você está cheio com a luz de Cristo, você trata os outros de forma diferente.

Você ama os outros. Você perdoa os outros. Você ora pelos outros. Você dá aos outros. Você compartilha o Evangelho com os outros. Você é missionário para os outros. Você vive uma vida focada nos outros porque você é cheio com a luz de Cristo. E sua luz brilha sobre os outros, apontando-os para a Verdadeira Luz de Cristo que você recebeu.

  • Fiquemos de pé para oração.