Aos Pés do Senhor

Aos Pés do Senhor

Aos Pés do Senhor”

(Lucas 10:38-42

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Série: Certeza em Tempos Incertos

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 10 (pg 699).

Se você está nos visitando, nós pregamos através dos livros da Bíblia, crendo que esta é a melhor maneira de ensinar e aprender a Palavra de Deus. Quando vamos versículo a versículo aos livros da Bíblia, permitimos que Deus determine o tópico do sermão. Deus escolhe o tópico mais que o homem. Se coubesse a mim descobrir o que pregar a cada semana, vocês teriam apenas as minhas passagens favoritas e eu evitaria as coisas duras, significando que vocês teriam um tipo de fast-food, uma rápida aproximação da Escritura. Mas caminhando versículo a versículo através dos livros da Bíblia significa que estamos mais aptos a conseguir uma dieta nutricional balanceada e saudável da Palavra de Deus. Então seguiremos parágrafo a parágrafo e Deus determina o tópico a cada semana.

Qual o tópico desta semana? Bem, é um tópico bem devocional e quero lembrá-los de que o Dr. Lucas, o médico, é o escritor de nossa história. E ele está recontando para nós um incidente do ano 29 DC. Jesus e seus discípulos estão a caminho de Jerusalém, e eles param para fazer uma visita na cidade suburbana de Betânia, apenas a 3km a Sudeste de Jerusalém.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

  • Oração.

 Introdução:

Algum tempo atrás eu li que domadores carregam uma banqueta quando entram na jaula de leões. Vocês já perceberam isso? Especialmente o domador tradicional, ele tem um chicote e uma pistola no coldre ao seu lado, mas ele também carrega uma banqueta quando entra na jaula do leão e essa banqueta é a coisa mais importante para o domador de leão. Ele segura a banqueta por trás e aponta as pernas em direção à cara do leão. O que acontece é que o leão tenta focar todas as quatro pernas de uma vez. Na tentativa de focar as quatro pernas, uma espécie de paralisia toma conta do leão, e o leão se torna fraco e incapaz porque sua atenção está dividida e fragmentada.

Agora existe um sentido real nisso que ocorre com muitas pessoas hoje. Há tantas coisas que empurram para nós. A cada dia vocês encaram uma série de escolhas, opções, problemas e desafios. Temos lugares para ir e pessoas para ver, especialmente em nosso mundo ocidental onde temos todas as conveniências modernas de velocidade e tecnologia para nos fazer correr de um compromisso a outro. Nosso tempo é dividido entre esses compromissos. Corremos daqui para ali, corremos para trabalhar, corremos para jogar, corremos com as crianças e netos de uma coisa para outra, correndo para a loja de guloseimas, correndo para os correios, correndo para a igreja. Alguns de vocês correram para cá esta manhã! E então podemos nos sentir, às vezes, um pouco como um leão, pasmados diante de uma banqueta de quatro pernas que fica girando diante de nossos rostos, tentando focar uma coisa ou outra, mas sendo sobrecarregados pelo que parece ser mil coisas disputando nossa atenção.

A passagem desta manhã é uma chamada a interromper com a loucura e considerar o que é a coisa mais importante à nossa existência. Porque Lucas, o médico, é o nosso escritor nesta manhã e vamos estudar essa passagem como uma prescrição do Dr. Lucas por meio da qual podemos ser salvos de nossa doença insalubre. Dr. Lucas irá nos ajudar a ministrar algo parecido com um “autoexame” esta manhã. Eu quero voltar neste pequeno parágrafo e encorajá-los a fazer esse “autoexame” comigo. Primeiro:

1) Examine seu Desejo por Jesus  (38-39)

Nós lemos aqui a respeito de duas irmãs, Maria e Marta. A Escritura sugere que elas viveram juntas em Betânia com seu irmão Lázaro. Vocês se lembrarão de Lázaro como aquele que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos. Jesus foi ao túmulo onde Lázaro havia estado morto por quatro dias e clamou, “Lázaro, saia!” e Lázaro saiu, miraculosamente ressuscitado dos mortos.

Marta parece ser a irmã mais velha. Seu nome em Aramaico significa “senhora” e assim ela é parecida com a senhora no comando da casa. Ela faz a maior parte dos trabalhos domésticos. Ela está sempre ocupada, sempre trabalhando. Maria, por outro lado, parece mais quieta, introspectiva, do tipo contemplativa.

Normalmente quando lemos essa passagem, tendemos a comparar e contrastar as duas irmãs, lançando Maria na melhor posição. Tendemos a enaltecer Maria e desprezar a Marta. Mas antes de irmos fundo, duramente sobre Marta, quero que vocês percebam algo de maravilhoso sobre ela.

Vocês pegaram isso lá na última parte do versículo 38? O que a Bíblia diz que Marta fez? A Bíblia diz que Marta, “recebeu o Senhor em sua casa.” Marta tinha um desejo de estar com Jesus. Marta O recebeu em sua casa. Esta é uma época bem antes dos celulares, e-mails e torpedos. Jesus não apanhou seu iPhone e escreveu, “EAC–estou a caminho.” Ele simplesmente chegou inesperadamente, apenas parou por um instante enquanto estava na cidade. Não houve tempo para arrumar a casa. Jesus está aqui.

Eu me pergunto se Jesus seria bem recebido em nossa casa esta manhã? E se Jesus fosse hoje à tarde? Qual “faxina” você gostaria de fazer antes dEle chegar? Quais coisas em seu lar você gostaria de ter arrumado? Que coisas em sua vida você gostaria de ter arrumado? Ele é bem-vindo em sua casa hoje?

Marta tinha um desejo por Jesus. Mas Maria também. Veja onde ela está no versículo 39:

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.”

Maria é encontrada aos pés do Mestre. Esta é a posição de um estudante diante do professor. Isso foi praticamente inédito para uma mulher, sentar aos pés de um rabi, mas Maria sabe que este rabi Judeu em particular é mais que um rabi Judeu.

A propósito, isso é algo notável, que todas as vezes que lemos sobre Maria na Bíblia, ela parece ser encontrada aos pés do Mestre. Por que existe esta passagem aqui, onde ela senta aos pés dEle prestando atenção nEle. Em João 11:32, antes de Lázaro ser ressuscitado, ela é encontrada aos pés de Jesus chorando e chamando por Ele. Então em João 12:3ela é encontrada novamente aos pés de Jesus, ungindo-O e preparando-O para o sepultamento. Toda vez que lemos sobre Maria, a encontramos aos pés do Senhor. Ela tinha um desejo de estar com Jesus, um desejo de estar aos pés dEle onde ela “ouviu Sua palavra.”

Essa palavra lá no final do versículo 39, “Ouvia,” está no pretérito imperfeito que significa que é uma ação inacabada. A ação nunca termina. É uma ação continuada. Então essa frase traz a ideia de um ouvir continuado. Uma tradução melhor aqui seria, “Maria sentou aos pés de Jesus e ouviu continuamente a Jesus; ela se ligou em todas as Suas palavras.”

O contexto nos ajuda a entender a profundidade do desejo dela por Jesus Cristo. Lembram do contexto? Lá atrás no versículo 25 um perito da lei testou a Jesus perguntando, “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus ajuda o jovem homem a considerar o grande mandamento, “Você deve amar o Senhor seu Deus com todo seu coração, alma, mente e força.” O homem quis se justificar e então perguntou, “Quem é o meu próximo?” E vocês se lembrarão de que Jesus responde contando a parábola do Bom Samaritano. Se o Bom Samaritano é um exemplo de amar ao próximo como a si mesmo, então Maria é um exemplo de amar o Senhor nosso Deus com todo nosso coração, alma, mente e força. Ela tinha um desejo por Jesus.

Você tem um desejo de estar com Jesus? Você considera Jesus a sua necessidade mais importante? Ele não é algo a ser “adicionado” a sua já organizada programação. Não significa que nós “O inserimos” à nossa rotina, o tempo cuidadosamente programado com Jesus em torno de nossas vidas já programadas. Ele É a nossa vida. Então não é, “Bem, eu tenho isso em andamento esta semana e temos que correr com as crianças aqui e ali e temos esse compromisso social e esse negócio do trabalho, eu acredito que posso encaixar Jesus bem aqui.” Encaixá-lO?

Nós sentamos aos pés do Senhor todas as vezes que nos reunimos. Nos reunimos no grande grupo – culto corporativo – e no pequeno grupo – Escola Bíblica Dominical (EBD) – toda semana porque temos um desejo de estar com Jesus. Nos sentamos aos Seus pés publicamente, reunidos no culto corporativo, ouvindo a Palavra de Deus pregada. Nos reunimos semanalmente em um grande grupo e nos reunimos semanalmente em um pequeno grupo também. Todo Cristão que tem um desejo de estar com Jesus, deseja estar em grande grupo e em um pequeno grupo onde ele ou ela pode estudar, compartilhar e aprender com um pequeno grupo de amigos.

Se o culto e a EBD refletem o nosso sentar aos pés do Senhor publicamente, então nosso devocional pessoal diário reflete nosso sentar aos pés do Senhor intimamente. Nós devemos separar um tempo particular para estarmos sozinhos e ler a Palavra de Deus todos os dias. Devemos estar com Jesus como Maria esteve com Jesus, ouvindo conforme ela ouviu, agarrando cada Palavra dEle. Leia a Bíblia todos os dias.

Por que? Qual a motivação para estarmos com Jesus? Por que um verdadeiro Cristão tem um desejo real de estar com Jesus? Por que o verdadeiro Cristão cultua todo Domingo – não apenas no Natal e na Páscoa – mas todo Domingo, semanalmente, em um grande grupo e em um pequeno grupo? Por que o verdadeiro Cristão não enche sua programação com uma porção de atividades que abarrotam sua vida e afastam a ele e a sua família do culto semanal e da EBD? Por que o verdadeiro Cristão abre a Bíblia e lê um capítulo ou mais por dia? Por que? Sem compulsão legalista, um sentimento de dever servil, conduzido pela culpa? Não. Porque o pastor disse nós vamos fazer isso? Não. Por que?

O verdadeiro Cristão olha para a cruz, sua motivação. Ele jamais esquece o que aconteceu lá na cruz do Calvário. Nós devemos nos humilhar e lembrar que nenhum de nós acessa o céu pelos nossos feitos de gentileza ou dando nosso dinheiro aos pobres. Todos somos pecadores, todos pecamos e fomos destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23) e pelas obras da lei ninguém é justificado (Romanos 3:20). Deus diz que todas as nossas boas obras são para Ele como trapo de imundícia aos Seus olhos (Isaías 64:6). Nós nos humilhamos, lembrando que Deus veio até nós na Pessoa de Jesus Cristo para que pudéssemos ser salvos. Ele veio como o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Deus veio a nós, nós que estávamos mortos em ofensas e pecados (Efésios 2:1) para nos salvar da penalidade de nosso pecado. Pelo poder do Evangelho Deus abre nossos olhos cegos para que possamos crer em Cristo e sermos salvos. Não fizemos nada para merecer isso e ainda não fazemos nada para merecer isso. Se somos salvos, somos salvos pela graça, através da fé, em Cristo somente. Deus nos livra do inferno. Deus nos garante vida eterna no céu. Isso não vem automaticamente. Isso vem só quando nos arrependemos de nossos pecados e cremos em Cristo Jesus somente como Salvador. Quando cremos em Cristo, Deus faz dEle que não conheceu pecado, pecado por nós para que possamos nos tornar a justiça de Deus nEle (2 Coríntios 5:21). Esta é a nossa motivação para estar aos pés de Jesus toda semana.

A razão de alguns de nós não estar motivados a sentar aos pés de Jesus semanalmente através do culto público e diariamente através do culto íntimo é, francamente falando, porque cremos que temos algo para fazer com a nossa salvação. Nós fomos dignos disso. Nós merecemos. Deus precisou de nós e assim por diante. Somente quando percebemos que a nossa bondade está infectada com pecado, somente quando cremos no ensinamento da Bíblia de que nenhum de nós foi digno, nenhum de nós poderia agradá-lO, somente quando cremos que Deus abriu nossos olhos cegos, estaremos sempre motivados a sentar aos pés do Senhor publicamente toda semana e intimamente todos os dias.

Examine seu desejo por Jesus. Você é verdadeiramente salvo? Você é, segundo as palavras de Jesus em João 3, “nascido de novo?” se é, você vai querer sentar aos pés do Senhor, amando-O com todo seu coração, alma, mente e força. Você sentará aos pés do Senhor em toda oportunidade, agarrando cada Palavra dEle. Examine seu desejo por Jesus. Segundo:

2) Examine Sua Distração de Jesus (40-41)

Versículo 40, “Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.”

Vocês percebem o que aconteceu a Marta? Ela tinha um desejo de estar com Jesus, mas ela logo se viu “arrastada” com muitos serviços. Então enquanto ela tinha um desejo por Jesus, ela agora tinha se tornado distraída de Jesus.

Podemos vê-la trabalhando lá na cozinha, em princípio Maria provavelmente a estava ajudando. Marta joga o assado no forno e manda Maria colocar a mesa. Mas Maria não faz isso. Marta lança o olhar para a sala e vê Maria sentada aos pés de Jesus. Ela retoma seu trabalho. Ela está dando duro, apressada, limpando as mãos em seu avental, suor em sua testa, seu cabelo está começando a frisar. O micro-ondas está soando o alarme, a chaleira está apitando, o timer do forno está bipando. Tudo o que ela pode pensar é em sua irmã Maria na outra sala, sem ajudar em nada, apenas sentada lá com Jesus.

Marta logo começa a agir da maneira que os cônjuges agem quando argumentam. Ela começa a colocar as coisas no balcão da cozinha com um pouco mais de força agora, colocando coisas de modo que façam barulho que possa ser ouvido da outra sala. Ela fecha os armários com um pouco mais de força agora. Vocês casais sabem como é isso. Se alguém perguntasse, “Algum problema?” “NÃO!” Quantos de vocês conhecem o “Não” que não quer dizer “Não?!”

Finalmente, Marta não consegue suportar mais. Ela irrompe na sala e grita, “Senhor, não Te importas que minha irmã tenha me deixado servir sozinha? Diga-lhe para me ajudar!”

Todo mundo já se sentiu assim? Você tenta fazer tudo que pode. Você trabalha duro o quanto pode. Você vive o melhor que pode. Você faz, faz, faz, faz e parece que a vida mesquinhamente se arrasta. Finalmente, você grita como Marta, “Senhor, não Te importas?!” Veja a resposta de Jesus:

41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

Ouça a terna compaixão em Sua voz: “Marta, Marta.” Uma tradução diz, “Minha querida Marta (NLT-New Living Translation).” Ele se importa com ela. Mas existe também uma leve repreensão aqui: você está preocupada e perturbada com muitas coisas.”

A palavra Grega para “preocupada” carrega a ideia de estar dividida. É a mesma palavra encontrada em Mateus 6 onde Jesus diz para não se preocupar com comida, vestimentas, sua vida. Isto é, não se permita “ser dividido” por todas essas preocupações. Antes, busque primeiro o reino de Deus. Busque apenas uma coisa, e todas essas outras serão adicionadas a você. Saiba da sua maior necessidade. Sente-se aos pés de Jesus. Não seja distraído.

Eu quero que vocês examinem sua distração de Jesus esta manhã. O que distai você do Senhor? Coisas boas podem nos distrair de Jesus, coisas que em si não são más. E Marta ilustra o perigo de viver uma vida dirigida pela performance. Marta ilustra o perigo de buscar aprovação e aceitação diante de Deus, baseada em nossas obras. Nunca seremos mais aceitos por Deus do que somos em Cristo Jesus. Não alcançamos a aprovação e aceitação de Deus por nossas obras antes de nos tornarmos um Cristão e depois de nos tornarmos um Cristão. Não somos aceitos por Deus com base em nossa performance pessoal, mas baseado na justiça infinitamente perfeita de Jesus Cristo.

Então evite viver uma vida dirigida pela performance. A vida Cristã não é tanto a cerca de aquisições para Cristo, mas compromisso com Cristo.

Examine seu desejo por Jesus. Examine sua distração de Jesus. Finalmente, Dr Lucas diz,

3) Examine Sua Devoção a Jesus (42)

Ouça as palavras de Jesus enquanto Ele gentilmente repreende aqueles de nós que são as “Martas” de hoje:

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Jesus diz, “Uma coisa é necessária, e Maria escolheu a parte boa.”

A cena que tenho em minha mente é esta; Marta está preparando a refeição. E vai ter uma variedade de pratos; todos de tipos diferentes e porções de coisas maravilhosas para escolher.

E Jesus diz que Maria escolheu o melhor “prato” que existe. Existem muitas coisas que ela poderia ter escolhido, mas ela escolheu a melhor coisa lá na sala de jantar. Ela escolheu sentar aos pés de Jesus.

E as coisas que pareciam tão importantes para Marta irão um dia desaparecer. Aquelas coisas que clamavam por sua atenção, todas aquelas coisas irão um dia expirar.

Mas a escolha que Maria fez – e tudo está intrinsicamente ligado a essa escolha – Jesus diz, não será tirada dela. Ela fez a escolha certa. Ela é devotada a Jesus.

Examine sua devoção a Jesus. Você é verdadeiramente devotado a Ele? Isso está refletido na maneira como você vive sua vida? Se você realmente é devotado a alguém, você vai descobrir uma maneira de estar com ele.

Alvin Straight tinha 73 anos de idade e viveu em Laurens, Iowa. Ele tinha um irmão mais velho, Henry, que tinha 80 anos de idade e viveu no leste, 386 quilômetros a leste em Blue River, Wisconsin. O irmão de Alvin sofreu um AVC certo verão e Alvin quis desesperadamente ir vê-lo, mas ele tinha um problema com transporte. Ele não tinha carteira de motorista porque sua visão estava precária e ele aparentemente tinha uma aversão a pegar avião, trem ou ônibus. Mas Alvin não deixou que isso o impedisse. Ele amava seu irmão, ele era devotado a seu irmão e determinado a estar com seu irmão.

Então Alvin Straight fez algo inusitado que fizeram um filme sobre ele, um filme chamado “A História de Straight.” Alvin Straight foi a uma loja de ferragens e pegou alguns itens para sua viagem de seis semanas e então voltou para sua casa e colocou esses itens em um reboque e bem devagar embarcou em seu cortador de grama John Deere 1966 (pequeno trator para cortar grama), e a uma velocidade máxima de 8 km/h, dirigiu 386 quilômetros de Laurens Iowa a Blue River Wisconsin.

Quando você é devotado a alguém, você acha uma maneira de estar com ele.

  • Fiquemos de pé para oração.