A Majestade de Deus

A Majestade de Deus

Lucas 9:37-45

A Majestade de Deus”

(Lucas 9:37-45)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

23-1-11

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 9 (pág 698).

Se você está nos visitando, nós pregamos através dos livros da Bíblia. Nós temos uma alta visão da Escritura e cremos que a melhor maneira de aprender a Bíblia é pregar através dela, livro a livro, parágrafo a parágrafo e versículo a versículo. Nós cremos que essa abordagem é a que melhor honra a Palavra de Deus. Nossa série de mensagens em Lucas é intitulada “Certeza em Tempos Incertos.” É chamada assim porque Lucas, o escritor, diz no início que sua intenção em escrever este Evangelho é para que possamos ter certeza das coisas relativas a Jesus Cristo (Lucas 1:1-4).

Então paramos no capítulo 9, tendo lido essa maravilhosa passagem da transfiguração de Jesus Cristo. Jesus e três de Seus discípulos, Pedro, Tiago e João estão no topo da montanha. Moisés e Elias aparecem com Jesus e a aparência de Jesus é transfigurada diante deles, a luz de Sua glória brilhando de dentro. Isso acontece na montanha. Isso foi verdadeiramente uma experiência do “topo da montanha” em todos os sentidos! Mas agora é hora de descer da montanha. E é de onde prosseguiremos no versículo 37.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

37 E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;

38 E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.

39 Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.

40 E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

41 E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho.

42 E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

43 E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:

44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

45 Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.

  • Oração.

Introdução:

Se você é um Cristão, então você tem um tremendo conforto naquilo que comumente chamamos de “a soberania de Deus.” A soberania de Deus simplesmente significa que Deus é, de fato, soberano. Ele está regendo e reinando e, portanto, em absoluto controle de todas as coisas. Todas as coisas!

Deus diz através do profeta Isaías em Isaías 46:9 -10, “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

Então Deus é maior que nossos problemas e Ele está no controle absoluto de todas as coisas. Quando estudei o texto esta semana, uma canção ficou tocando em minha cabeça. Já faz um tempo que eu não a ouvia porque meus meninos estão praticamente crescidos agora, mas quando eles eram menores, nós tínhamos esses vídeos que costumávamos assistir. Já ouviram os “Veggie Tales?” (grupo gospel americano que canta fantasiado de vegetais) Posso dar um testemunho, certo?! Se você nunca ouviu os Veggie Tales, apenas imagine vegetais fofos e animados que cantam e compartilham a verdade de Deus. Eu adoro as canções, especialmente, “Nós somos os piratas que não fazem nada.” Mas há uma canção, cantada por Larry o Pepino e Bob o Tomate chamada, “Deus é maior.” O coro diz:

Deus é maior que o bicho papão.

Ele é maior que o Godzilla e os monstros da TV.

Ó, Deus é maior que o bicho papão,

E Ele está cuidando de você e de mim.

Eu aprendi isso no seminário. Mas isso é verdadeiro, certo? Deus é maior que o bicho papão. Ele é maior que nossos problemas. E isso nos encoraja porque vivemos em um mundo de problemas. Nós vivemos em um mundo de dor.

Lucas ilustra a realidade dessa verdade na transição do que tinha acabado de acontecer no topo da montanha e o esplendor e a glória disso tudo, para o que agora está acontecendo no sopé da montanha e a chocante, realidade cruel disso tudo. Jesus e os três discípulos estão em um momento regozijando-se na glória de Deus e toda Sua afabilidade e então, tendo descido da montanha, eles são submersos em um mundo de dor e um mundo de problemas, um homem chorando com um filho possesso, o fracasso dos seguidores de Cristo em lidar com a situação.

A maioria de nós vive no sopé da montanha. Vocês sabem o quero dizer? Nós vivemos em um mundo imperfeito, um mundo caído. Problemas são a regra em nosso mundo e não a exceção. Quando Adão pecou no Jardim do Éden ele caiu e assim introduziu o pecado neste mundo caído. É devido ao pecado que vivemos a maioria de nossas vidas no sopé da montanha. Problemas são a regra, não a exceção. A exceção é a experiência do “topo da montanha.” Um dos desafios de se viver em um país abençoado como o nosso e exercendo um ministério em um país abençoado como o nosso é que podemos pensar que as experiências do “topo da montanha” são a regra. Desfrutamos de liberdade, prazeres, recreação, esportes, comida e diversão. Então quando algo ruim acontece nós clamamos, “Por que Deus está fazendo isso comigo!” Mas precisamos nos lembrar de que problemas são a regra, não a exceção. A maioria do mundo vive na realidade de apenas encontrar comida suficiente para viver até o dia seguinte, ou sepultando outro parente que morreu por falta de cuidados médicos. Mas a realidade é que vivemos em um mundo caído e se experimentarmos experiências do “topo da montanha”, é simplesmente porque Deus em Sua graça tem permitido. Nós devemos esperar problemas e então ser surpreendidos por experiências do topo da montanha.

Então Jesus, Pedro, Tiago e João descem a montanha e imediatamente encontram um problema. Sua Bíblia está aberta? Veja. Versículo 37 novamente:

37 E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;

Então imagine uma multidão no sopé da montanha. Eles falam alto e há um empurra-empurra e até alguém correndo. E Jesus e os três sem dúvida veem tudo isso conforme descem a montanha e chegam perto da multidão. E então, versículo 38:

38 E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.

39 Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.

Aqui está a realidade de se viver em um mundo imperfeito, um mundo cheio de dor e problemas. Não ficamos surpresos com isso. Isso é a regra, não a exceção. Possessão demoníaca é a realidade nos dias de Jesus e isso é uma realidade que permanece em nossos dias, especialmente conforme testemunhado pelos missionários nos países de terceiro mundo. Nós temos possessão demoníaca em nosso país, mas não na mesma escala grandiosa, penso eu, porque Satanás nos quer presos a nossa prosperidade e amor aos prazeres. Para que operar através de possessão demoníaca, se Satanás nos mantém afastados de Cristo através de nosso amor ao dinheiro e às coisas materiais?

Agora, embora esse não seja o ponto principal do texto, temos que fazer uma pausa e apreciar o amor de um pai que leva seu filho a Jesus. Aqui está um pai de coração partido por seu filho e ele clama a Jesus por ajuda. E muitos de vocês têm clamado a Jesus por ajuda a seus filhos e filhas. É a coisa certa a se fazer. Nunca pare de trazer seus filhos a Jesus. Nunca pare de orar pela salvação deles. Alguns de vocês têm orado há anos por seus filhos desobedientes. Vocês estão agarrados a Provérbios 22:6, “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele,” e vocês estão orando para que seu filho ou filha se volte para a verdade. Permaneça orando.

JC Ryle, “O momento da conversão de Deus pode não ser o nosso…mas enquanto a criança viver e um pai ou uma mãe orar, nós não temos o direito de nos desesperarmos pela alma da criança.”

Assim o homem traz seu filho a Jesus. Ele clama a Jesus por ajuda. O homem explica que enquanto Jesus esteve na montanha, ele pediu por ajuda aos discípulos de Jesus. Ele diz no versículo 40:

40 E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

Os discípulos não puderam expulsar o demônio do filho desse homem. Nós imaginamos cada um deles tentando, mas falhando. E isso é o que induz a essa declaração de nosso Senhor Jesus no versículo 41:

41 E Jesus, respondendo, disse: O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho.

A quem Jesus está falando o que Ele diz, “O geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei?” Literalmente, “Me colocarei com vocês?!”

Bem, Ele não está falando para o pai, é claro. O pai está fazendo o que ele podia; ele está trazendo seu filho a Jesus. Ele não é um homem sem fé. Ele crê que Jesus vai resolver a situação. E Jesus não poderia ter a multidão em mente. Eles não estavam falando com Ele, eles só estavam assistindo a tudo. Bem, isso leva a um bando de camaradas que se chamam a si mesmos discípulos de Jesus. Esses nove camaradas que permaneceram no sopé da montanha estiveram apenas remendando a coisa toda. Um deles coloca a mão sobre o garoto e diz umas poucas palavras e o próximo camarada tenta e eles estavam empurrando um ao outro e discutindo um com o outro e colocando a culpa um no outro: “Eu não falei para você fazer desse jeito! Faça desse jeito! Sai da frente!”

Eu imagino Jesus balançando Sua cabeça para os discípulos conforme Ele então pede ao homem para trazer seu filho a Ele. Versículo 42:

42 E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.

Agora, por que os discípulos foram incapazes de lançar fora o espírito imundo? Afinal de contas, Jesus tinha dado a eles essa autoridade. Veja o primeiro versículo do capítulo 9. Lucas 9:1: “E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.”

A resposta está na repreensão de Jesus. No versículo 41, Jesus chama os discípulos de “infiéis,” literalmente, “incrédulos,” ou “não confiáveis.” Esses discípulos tinham deslocado sua fé em Deus para a fé em outra coisa, quer fosse uma confiança em sua habilidade ou uma confiança no processo, ou uma confiança neles mesmos. Isso era um problema recorrente. Jesus havia perguntado a eles lá atrás, após ter acalmado o mar, “Onde está a sua fé (Lucas 8:25)?”

Eles tinham deslocado sua fé e confiança em Deus para algo mais. Isso acontece como resultado de nossa natureza pecadora, o que nos ajuda a entender a outra palavra que Jesus usa para descrever os discípulos sem fé. Ele diz que eles também são “perversos,” uma palavra que significa deformado, torto ou torcido. Em uma palavra: “pecador.” É devido ao pecado deles que os discípulos pararam de confiar em Deus e começaram a confiar em algo mais. É por causa de seus pecados que os discípulos pararam de confiar em Deus e ficaram sem poder.

Então bem ali vemos uma implicação desse texto, não vemos? E isso segue da seguinte maneira – e se você é um anotador, você vai querer escrever isso:

I. Confie em Deus para viver em Seu Poder

Esse incidente nos ensina sobre o perigo da descrença. Você realmente crê que Deus está no controle de seus problemas? Você realmente crê que esse Deus soberano que rege e reina sobre todas as coisas sabe o que Ele está fazendo em sua vida? Você crê? Você crê que Deus é maior que seus problemas?

Ou você deveria ouvir a repreensão de nosso Senhor Jesus que diz a você, “Ó sem fé! Ó homem ou mulher com essa natureza pecadora torcida que o afasta de confiar totalmente em Mim!” Confie em Deus para viver em Seu poder.

É a confiança em Deus que te dá poder para viver quando tudo mais está contra você.

É a confiança em Deus que te dá poder para viver quando você não tem certeza de como a próxima conta será paga.

É a confiança em Deus que te dá poder para viver quando você recebe o terrível diagnóstico. Então:

Confie em Deus e viva em Seu poder quando o casamento estiver abalado. Ele vai te conduzir através disso.

Confie em Deus e viva em Seu poder quando você encarar um desafio no trabalho. Ele vai te conduzir através disso.

Confie em Deus e viva em Seu poder quando você tiver problemas na escola. Ele vai te conduzir através disso.

A maioria de nós se sente como se estivesse no topo da montanha no Domingo, mas Segunda está chegando! Estou te dizendo para se mover do topo da montanha de Domingo para o vale da Segunda confiando em Deus. Nas palavras do escritor do hino:

Tenha fé em Deus quando sua caminhada é solitária.

Ele vê e conhece todo o caminho que você tem trilhado;

Jamais sozinhos estão os menores de Seus filhos;

Tenha fé em Deus, tenha fé em Deus.

Confie em Deus para viver em Seu poder.

Agora nós poderíamos pensar que isso seria o fim do texto, mas não é. Lucas prossegue e faz uma conexão com o incidente aqui com o que Jesus diz a seguir. Versículo 43:

43 E todos pasmavam da majestade de Deus. E, maravilhando-se todos de todas as coisas que Jesus fazia, disse aos seus discípulos:

44 Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

Todo mundo está admirado com o que eles acabaram de ver: Jesus expulsando o demônio do garoto e o curando, e todo mundo está louvando a Deus e pulando e cumprimentando uma ao outro, então Jesus vira a Seus discípulos e faz essa declaração um tanto intrigante, versículo 44, “Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos.” Literalmente, “Vocês – coloquem em seus ouvidos essas palavras.” Que palavras? Jesus diz, “Porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.”

E novamente nós vemos que a iminente morte de nosso Senhor Jesus Cristo é parte de um plano divino. A crucificação e morte de Jesus para salvar a todos que creriam nEle é parte do plano soberano de Deus. Moisés e Elias estavam falando sobre isso no topo da montanha. Lembram? A Bíblia diz no versículo 31 que eles, “e falavam da sua morte (Seu exodus), a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.”

A morte de Cristo não foi um acidente. Jesus conta a Seus discípulos que isso vai acontecer. O Filho do Homem será subjugado pelas mãos dos homens. Ele vai morrer e, conforme Jesus disse anteriormente (Lucas 9:22), Ele ressuscitará ao terceiro dia.

E fazendo a conexão com o que precede essa declaração, Jesus expulsa o demônio que os discípulos foram incapazes de expulsar, devido a sua falta de fé e confiança em Deus. Isso é conforme Jesus está dizendo, “Vocês pensam que têm tido problemas em confiar em Mim e crer em Mim nesse pequeno problema de expulsar um demônio, vocês terão problemas maiores pela frente. Vocês terão problemas a frente em confiar em Mim e crer em Mim com o problema da minha crucificação e morte. Então coloquem em seus ouvidos essas palavras: Eu vou morrer.” Versículo 45:

45 Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.

Por que eles não entenderam o que Jesus havia dito? Eles entenderiam isso mais tarde. Eles entenderiam isso após a ressurreição, mas por que não agora? A resposta é a mesma de antes, por falta de confiança e fé em Deus. Eles simplesmente não podiam acreditar que seria assim.

A ideia de um Cristo sofredor e que morreria, Messias, era demais para eles. Pedro nem mesmo aceita isso no Jardim do Getsemane, quando ele corta a orelha de um homem para evitar que Jesus seja levado para a cruz. Como poderia a morte de um Messias estar em harmonia com os propósitos soberanos de Deus? Como Deus poderia estar no controle disso?!

E eles estavam com medo de revelar sua ignorância. Eles poderiam ter perguntado a Jesus sobre isso, mas eles não fizeram. O texto diz, “e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.” Provavelmente pela mesma razão que eu tinha medo de erguer a minha mão na escola quando eu não entendia algo!

Eu não entendo esse (Pi = 3,14) e eu não tenho ideia de como isso vai me ajudar a equilibrar meu talão de cheques, mas eu não levanto a minha mão. Essa professora vai pensar que eu sou um idiota!” Mas Jesus não nos trata desse modo. Ele é um grande professor. Ele quer que entendamos (Tiago 1:5).

Mas os discípulos estão com medo de perguntar a Ele sobre o que foi dito, então eles vivem em ignorância e medo. Eles não podem reconciliar a ideia de um Messias sofredor e que vai morrer com os propósitos soberanos de Deus, eles não podem se quer imaginar como Deus poderia estar no controle disso, então eles vivem com medo e sem paz. Assim, aqui está a segunda de duas implicações que emergem desse evento. Confie em Deus para viver em Seu poder e:

II. Confie em Deus para viver em Sua Paz

Existem muitas coisas que não entenderemos, mas Deus nos diz para crermos nEle. Confiar nEle. Você quer paz na vida, Cristão? Pare de tentar descobrir tudo tão arduamente. Há muita coisa que nunca entenderemos deste lado do céu. Nós entenderemos mais tarde.

A Bíblia diz em 1 Coríntios 13:12, “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.”

Eu não posso explicar porque você sofreu aquela tragédia. Mas Deus está no controle e um dia você verá como sua tragédia se encaixou nos propósitos perfeitos de Deus.

Eu não posso explicar porque você perdeu seu emprego, mas Deus está no controle e um dia você verá como a perda de seu emprego se encaixou no plano perfeito de Deus.

Eu não posso explicar porque você sofreu tanta dor e rejeição, mas Deus está no controle e um dia você verá como sua dor e rejeição se encaixaram nos propósitos perfeitos de Deus.

E Jesus diria, “Vocês podem não entender porque vou morrer, mas um dia vocês verão como Minha morte se encaixa nos propósitos perfeitos de Deus.”

  • Fiquemos de pé para oração.