A Autoridade e Poder de Cristo

A Autoridade e Poder de Cristo

Lucas 4:31 – 44

A Autoridade e Poder de Cristo”

(Lucas 4:31-44)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(20-6-10)

 

  • Peguem suas Bíblias e abram-na em Lucas, capítulo 4.

 

É claro que hoje é Dia dos Pais, mas me senti impulsionado a continuar nosso estudo no Evangelho de Lucas. Temos caminhado, versículo a versículo, através de Lucas e apenas me senti impulsionado a prosseguir nesta manhã, mesmo que seja Dia dos Pais. E eu poderia pregar sobre pais e como ser um pai de Deus e assim por diante. Talvez eu tenha evitado isso devido aos meus próprios desafios de ser um pai.

Eu posso fazer referência a um estudante PhD em Psicologia Infantil. Ele começou sua dissertação intitulada, “Dez Princípios Definitivos para Educação Infantil”. Mais tarde ele se casou e depois de gerarem seu primeiro filho, ele mudou sua dissertação para “Dez Princípios para Educação Infantil”. Depois tiveram um segundo filho e ele mudou isso para, “Dez Sugestões para Educação Infantil”. Depois de quatro filhos isso ficou, “Dez Perguntas sobre a Natureza da Educação Infantil”. Quando as crianças alcançaram a adolescência isso estava intitulado, “Perigos e Armadilhas de serem Pais”.

Não muito tempo atrás, eu estive conversando com Nicolas, nosso filho mais novo, sobre uma das diferenças entre homens e mulheres. Ele estava um pouco agitado por causa do comportamento de compra de sua mãe. Ele não conseguia entender como ela podia gastar tanto tempo olhando as coisas e saindo da loja de mãos vazias. Então eu coloquei meu chapéu de aconselhador pastoral por um instante e expliquei a ele que Deus criou homens e mulheres de forma muito diferente. “Para um homem”, eu disse a ele, “compra é uma missão a ser cumprida. Tipicamente, homens sabem exatamente o que eles querem quando vão a uma loja. Homens localizam determinada coisa e compram. Para um homem, uma experiência de sucesso nas compras é localizar o item, adquiri-lo e retornar para casa o mais rápido possível. Para uma mulher”, eu expliquei, “fazer compras é uma experiência singular. Uma mulher se alegra apenas em olhar e experimentar as coisas. Ela pode comprar absolutamente nada, mas sentir que teve uma jornada de compras bem sucedida”. Nicolas fez uma pausa por um instante para assimilar isso e então falou, “Você está dizendo que a mamãe deveria ser um homem?!”

Vou começar a ler o versículo 31. Lembrando o contexto: Tendo sido batizado e tendo passado os testes de tentação no deserto, Jesus começa Seu ministério terreno e prossegue, Lucas nos diz no versículo 14, “no poder do Espírito”. Tendo sido rejeitado em Sua cidade natal de Nazaré, agora Ele viaja para Cafarnaum onde Ele ministra com grande autoridade e poder. Assim, começando no versículo 31, vamos começar a ler sobre a autoridade e poder de Cristo. Prestem atenção nisso conforme lemos e assim eu te convido a seguir adiante.

. Fiquemos de Pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

 

31 E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.

32 E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.

33 E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz,

34 Dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.

35 E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal.

36 E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

37 E a sua fama divulgava-se por todos os lugares, em redor daquela comarca.

. Oremos.

Introdução:

Meu objetivo nesta manhã é exaltar Jesus Cristo, elevá-Lo. Eu quero exaltá-Lo porque somente Ele tem toda a autoridade e poder e é, portanto, exclusivamente digno de nosso louvor e adoração.

Eu li poucos instantes atrás sobre o falecido EV Hill, famoso pastor Afro-Americano da Igreja Batista Missionária de Monte Sião em Los Angeles. EV Hill contou sobre uma diaconisa em sua igreja que todos chamavam de “1800” porque ninguém sabia exatamente quantos anos ela realmente tinha. Mas ela tinha esse ministério lá na igreja. Essa mulher era especialmente dura com os pregadores que não tinham muita experiência ao pregar. Ela se sentava na primeira fila e assim que o pregador começava a pregar, ela gritava, “Exalte-O!” significando, “Exalte a Jesus!” Depois de alguns minutos de pregação, se ela sentisse que não tinha muito de Cristo no sermão, ela gritava de novo, “Exalte-O!” então se o pregador não estivesse pregando um sermão centrado em Cristo, ele estava em um difícil e longo sermão (Kent Hughes, Luke, 116). Bem, este é exatamente o meu objetivo nesta manhã, “Exalta-Lo!” Eu quero exaltar a Jesus Cristo quem tem toda a autoridade e poder e é, portanto, exclusivamente digno de nosso louvor e adoração.

Primeiro, porque Jesus tem toda a autoridade e poder, Ele pode conquistar Satanás e o reino espiritual.

I. Jesus é enviado para Conquistar Satanás (31-37)

Nesses sete primeiros versículos nós temos o primeiro dos 21 eventos milagrosos registrados por Lucas. E não é insignificante que o primeiro desses 21 acontecimentos milagrosos demonstre a autoridade de Jesus sobre Satanás e as trevas, o reino espiritual. Lemos anteriormente que Satanás, após falhar em tentar a Jesus no deserto, “ausentou-se dele por algum tempo (4:13)”. Então agora Satanás vem de novo contra Cristo, dessa vez através de um homem possuído na sinagoga.

Jesus está na sinagoga em Cafarnaum e Ele os está ensinando lá, diz Lucas no versículo 31, “nos sábados”. Nós observamos anteriormente sobre a habitual prática semanal de nosso Senhor de adorar na casa de Deus. Se essa era a práitca de nosso Senhor Jesus, deveria ser a prática de Seus seguidores. Nós deveríamos estar na casa de Deus toda semana para aprender a Palavra e para encorajar e ministrar uns aos outros.

Então as pessoas estão prestando atenção no ensino de Jesus na sinagoga e Lucas diz no versículo 32 que “E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade”. A maioria dos ensinos dos rabis na sinagoga era citação de outros rabis. Alguém ficaria de pé e diria algo do tipo, “Conforme o Rabi Fulano disse,” e então uma citação se seguiria. Mas Jesus fica de pé e não cita a ninguém. Ele fala a Sua Palavra–a Palavra. Vocês têm uma grande noção do que é isso no Sermão da Montanha onde Ele diz, “Vocês têm ouvido o que foi dito…mas Eu vos digo”. Ele falou com autoridade e isso causou espanto nas pessoas. Eles não tinham ouvido nada parecido com isso antes.

Essa autoridade e poder é sobre ser desafiado. Imagine enquanto Jesus está pregando e de repente um homem grita, “Nos deixe em paz”. Outras traduções trazem, “Ah! O que você quer conosco Jesus de Nazaré!” Agora isso teria sua atenção, não teria? Há poucas semanas minha pregação foi interrompida com passarinhos voando. Eu acredito que prefiro esta interrupção a essa! Assim Jesus repreende o espírito demoníaco, lançando-o para fora do homem e, versículo 36, “E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: ‘Que palavra é esta,’ literalmente, “’que palavra essa!’ que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?”

Nós devemos notar especificamente no versículo 34 que o espírito imundo diz apenas antes de ser lançado fora. Primeiro, ele diz, “Nos deixe em paz”. Demônios frequentemente falam no plural, às vezes mostrando que há mais de um espírito habitando o corpo de uma pessoa. O demônio também pergunta, “Você veio para nos destruir?” Os demônios sabem que seu destino final é serem lançados no abismo (Apocalipse 20). E o demônio também diz no versículo 34, “Eu sei quem Você é–o Santo de Deus!” Acreditava-se amplamente nos dias de Jesus, que uma pessoa demonstrava domínio sobre outra, identificando a outra pelo nome. Isso, é claro, não funciona com o demônio. E Jesus o repreende e o silencia. Jesus não está preparado para que o mundo inteiro tome conhecimento de Sua exata identidade neste ponto e certamente não dessa maneira, vindo de um demônio todas as coisas, então Ele repreende o demônio.

Devemos também notar que o versículo 34 demonstra que é possível conhecer a Jesus Cristo e até mesmo saber Sua identidade como “O Santo de Deus” e ainda assim permanecer perdido. Existem muitas pessoas que são membros de igrejas por todo nosso país, talvez até nesta igreja, que sabe intelectualmente que Jesus Cristo é “o Santo de Deus”, mas não são salvos, não são convertidos, e não estão perdoados. Apenas conhecer a verdade sobre Cristo não salva. Nós devemos pessoalmente nos apropriar dessa verdade em nossos corações, recebendo a Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas. Devemos crer com ambos, com a cabeça e o coração. É uma coisa perigosa conhecer somente a verdade objetiva do Evangelho sem ter pessoalmente abraçado essa verdade com nossos corações.

Ao ler esses exemplos de possessões demoníacas, alguém invariavelmente pode perguntar por que não vemos muito disso hoje em dia. Na verdade podemos ver isso em muitos lugares fora de nosso país. Vocês verão muito mais disso nos países de terceiro mundo onde Satanás continua a operar dessa maneira. Podemos nos maravilhar então, “Por que não temos tanto disso aqui em nosso país?” Devemos nos lembrar de que Satanás é extremamente intelectual. Ele vai nos apanhar onde ele pode nos pegar melhor. Ele sabe que a melhor maneira de nos afastar de Cristo, não é através da atenção pela exibição de possessões demoníacas, mas através de meios mais sutis de prosperidade, ganância e autossuficiência. Se Satanás e seus servos demoníacos podem nos fazer apaixonar pelo mundo, então não há necessidade para exibições dramáticas de possessões demoníacas. Então vamos examinar nossos corações. Jesus é realmente Senhor de tudo? Nós estamos tentando segurar as coisas de Deus em uma mão e as coisas do mundo na outra?

Se nós vivemos de todo-coração para o Senhor Jesus Cristo, nós não temos medo de Satanás. Existem Cristãos correndo e apertando as mãos porque têm medo de Satanás. Existem aqueles que têm medo de orar em voz alta sobre suas mais profundas preocupações e tentações por medo de que Satanás ouça e aprenda sobre isso tudo e de alguma forma triunfe sobre eles. Que falta de fé na autoridade e poder de Cristo!

Em Colossenses 2:15, Paulo escreve sobre um dos benefícios aos Cristãos como resultado da morte e ressurreição de Cristo. Ele escreve, “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo”.

Jesus Cristo tem autoridade e poder sobre Satanás. Devemos nos lembrar, como Martinho Lutero, o grande reformista, escreve no hino, “Uma Grande Fortaleza é nosso Deus”, que apenas com “uma pequena palavra” de Jesus faz Satanás cair. Lembram-se das palavras?

E apesar deste mundo, cheio de demônios, nos ameaçar,
Nós n
ão temeremos, porque Deus desejou que Sua verdade triunfe através de nós:
O Príncipe das Trevas cruel, não tremamos por ele;
Sua raiva podemos suportar, pois, eis que seu destino é certo,
Uma pequena palavra o fará cair.

Ouvir

Ler foneticamente

 

Dicionário – Ver dicionário detalhado

  1. adjetivo
    1. íntimo
    2. o mais profundo
    3. o mais secreto
    4. o mais fundo

Jesus é enviado para Conquistar Satanás. Segundo:

II. Jesus é enviado para Conquistar a Enfermidade (38-41)

38 Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela.

39 E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os.

Eu achei isso absolutamente incrível, vocês não? Eu sei como fico fraco mesmo após minhas recaídas de febre. Mas é tão imediata e completa a cura de nosso Senhor, que a sogra de Simão Pedro que teve “uma febre alta”, não uma febre qualquer, mas “uma febre alta”, se levanta imediatamente e os serve uma refeição, Por que? Porque, exatamente como antes, uma palavra do Mestre é tudo o que basta. Que autoridade e poder! Ele apenas diz uma Palavra. Ele repreende a febre! Ele diz, “Vai” e ela vai. Essa autoridade e poder sobre Satanás e sobre a enfermidade continua em Cafarnaum:

40 E, ao pôr do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava.

41 E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo.

Jesus é enviado para conquistar Satanás e Jesus é enviado para conquistar a enfermidade. Há três coisas que nós devemos nos lembrar aqui sobre cura.

Primeiro, porque Jesus é o Grande Médico, então Ele leva a glória por todas as curas, qualquer que seja o meio pela qual ela venha. Se a cura vem através da medicina, cirurgia, radiação, ou outros meios, nós damos crédito aos médicos por suas habilidades e talentos, mas Cristo tem a glória por isso. Nosso Senhor pode escolher curar através da medicina ou Ele pode desejar apenas falar a Palavra. Em todos os casos, Ele tem a glória pela cura. Isso levanta a questão, se temos o hábito de dar a Deus a glória pela cura todas as vezes que estivemos doentes. Você agradece a Deus por te curar da dor de cabeça através do paracetamol? Você agradece a Deus todos os dias pela saúde que você desfruta? Nenhum de nós merece boa saúde. Todos nós somos pecadores, não merecendo nada. Mas, se na graça de Deus, Ele nos permite desfrutar de boa saúde, não devemos ter o hábito de agradecê-Lo regularmente? Que nunca consideremos nossa boa saúde como algo garantido. Nossa boa saúde nos é concedida como um presente do Grande Médico.

Segundo, pode não ser a vontade do Senhor, curar nossa enfermidade física. Nem todo Cristão no Novo Testamento foi curado por nosso Senhor. Lembrem-se do que Jesus havia dito mais cedo quando esteve ensinando na sinagoga de Nazaré. Ele disse lá no versículo 27 que havia muitos leprosos em Israel, mas Elias não foi enviado a levar cura para nenhum deles, mas para alguém vivendo fora de Israel, na Síria. E nos lembramos, não é, de 2 Coríntios 12 que Paulo tinha seu “espinho na carne”, o que quer que fosse. E Paulo escreve em 2 Timóteo 4:20 que ele havia deixado para trás, um homem de nome Trófemos em Mileto “doente”. Não é a vontade de Deus que toda pessoa seja curada de enfermidade física deste lado do céu. Às vezes, Ele permite enfermidade porque Ele sabe o que é melhor. Não é o propósito deste sermão falar sobre todas as razões do porque Deus permite enfermidade em nossas vidas, mas vamos pelo menos reconhecer que Deus sabe o que Ele está fazendo e que Ele sempre faz o que é melhor.

Terceiro, porque Jesus é o Grande Médico, Ele é a cura para toda enfermidade que podemos enfrentar, não apenas enfermidade física, mas enfermidade do coração, enfermidade emocional, enfermidade de preocupação, enfermidade de ansiedade e enfermidades de dores, perdas, derrota e desespero. Não, isso não sugere que se você apenas “vier para Cristo” tudo ficará bem e você nunca sentirá dor novamente. Mas isso é para nos lembrar que temos em Jesus, alguém que pode se simpatizar com nossas fraquezas (Hebreus 4:15). Nós temos um Senhor amado que nos diz, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28)”. Descanso! Nosso Senhor acalmará seus corações nesta manhã se vocês quiserem e confiarem nEle. Pedro diz em 1 Pedro 5:7, “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. Ele vai curar você de suas dores e de suas preocupações. Apenas confie nEle para cuidar de você hoje.

E Jesus pode fazer isso porque Ele é enviado não somente para conquistar Satanás e a Enfermidade, mas em terceiro lugar:

III. Jesus é enviado para Conquistar o Pecado (42-44)

A Bíblia diz que seguindo este longo dia do ministério, Jesus levanta na manhã seguinte e encontra um lugar de reclusão. Versículo 42:

42 E, sendo já dia, saiu, e foi para um lugar deserto; e a multidão o procurava, e chegou junto dele; e o detinham, para que não se ausentasse deles.

43 Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.

44 E pregava nas sinagogas da Galiléia.

Antes de discutirmos o ponto principal desses três versículos conclusivos, devemos fazer uma pausa por um instante e considerar a prática devocional de nosso Senhor Jesus. Frequentemente O encontramos nas Escrituras indo a lugares reclusos para meditar com o Pai Celestial. Vocês sabem, não é suficiente separarmos um tempo para ler nossas Bíblias e termos um tempo habitual de oração. E deixe me dizer que isso é muito importante! A maioria de nós não faz isso como deveria. Mas além de nosso momento diário de oração e leitura Bíblica, nós devemos periodicamente sair e apenas ficarmos em silêncio em algum lugar diante de Deus. Jesus apenas se desengaja e sai para ficar quieto diante de Deus. Ele tinha que ir a algum lugar onde as pessoas não estavam. Ele saiu das multidões de pessoas e permanecia só diante de Deus.

E novamente nos encontramos confrontados com a questão, se isso era a prática de nosso Senhor Jesus, o quanto isso também deve ser a prática daqueles que O seguem? E quanto mais importante é isso dada nossa ocupada barragem de tecnologia ruidosa e incômoda: televisão, rádio, CDs, DVDs, laptops, celulares, jogos, tweeter? Nós devemos “desplugar” de tudo isso por um instante e sair para algum lugar e apenas ficar quietos diante de Deus. Falhando ao fazer isso, aumenta nossa vulnerabilidade às tentações do mundo e nos expõem a uma perspectiva infeliz de deslizar para o pecado. Vamos seguir o exemplo do Mestre e periodicamente sair de tudo isso e ficar quieto diante de Deus.

Então a multidão consegue localizar Jesus e todos eles agem como se dissessem, “Ei Jesus! Vamos lá! Vamos voltar para a cidade! Todo mundo está perguntando por Você!” Mas Jesus diz no versículo 43, “Também é necessário que eu anuncie (isso é, “evangelize”, ou “compartilhe as Boas Novas”) a outras cidades, o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado”.

Essa frase, “o reino de Deus”, é a primeira das 31 referências no Evangelho de Lucas. O reino de Deus se refere mais ao reinado de Deus que a um lugar específico. O “reino de Deus” é ambas as coisas, realidade presente e futura. Se recebemos a Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor, então o reino de Deus rompe em nossas vidas. Deus reina em nossos corações. E, um dia, quando Cristo voltar, Ele estabelecerá literalmente o reino e Deus reinará na terra. Então o reino pode ser uma realidade presente para todos que confiam em Cristo.

O reino de Deus é as boas novas do Evangelho vindo em nossas vidas e nos libertando das amarras do pecado. Jesus Cristo foi tão focado em Sua missão que, apesar do fato de grandes coisas estarem ocorrendo lá em Cafarnaum, Ele diz, “é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus;” Por que? “porque para isso fui enviado”.

Jesus é enviado para conquistar o pecado. Nenhuma outra cidade tem direitos exclusivos do Evangelho. O Evangelho é para todas as pessoas em todos os lugares. O Evangelho é para as pessoas na comunidade, no estado, país e continentes. O Evangelho é para todos. O Evangelho é para você. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16)”.

“Porque para isso”, diz Jesus, “fui enviado”. Ele tem sido enviado. Você O recebeu?

  • Fiquemos de Pé para orarmos.