Uma Chamada à Sinceridade Corajosa

Uma Chamada à Sinceridade Corajosa

Lucas 12:1-12

Uma Chamada à Sinceridade Corajosa”

(Lucas 12:1-12)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd a. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 12 (pg 701); também Youversion Bible app., clique em “Live” e entre com o zip code ou Henderson, KY e você encontrará o título do sermão de hoje. Clique nisso e pronto. A senha wireless é “sanctuary.”

Enquanto você está procurando Lucas 12, quero lembrá-lo de orar por nossos estudantes do ensino médio que estarão voltando esta manhã dos Acampamentos. Você vai querer conferir todas as fotos do novo blog disponível através do website da igreja em fbchenderson.org. Nossos alunos de 6ª – 12ª série estarão de volta conosco nesta tarde, então orem pelo retorno seguro deles. Entendo que pelo menos um deles recebeu a Cristo e nos alegramos nisso. Também, Jonathan Santos, que está à frente de nosso culto Latino-Americano aqui às 9 da manhã, me deixou uma mensagem de voz ontem à noite, dizendo que ganharam uma jovem Latina para Cristo ontem e também nos alegramos nesse ministério.

Na próxima semana temos a viagem missionária dos estudantes à Indianápolis e então na semana seguinte uma equipe missionária estará indo à Boston ajudar Tanner Turley e seu pessoal na igreja Redemption Hill plantada lá em Medford. Assim, esteja em oração por essas equipes. Se você está interessado em ir à viagem missionária ao Sudeste da Ásia; Tailândia e Laos, o prazo final é sexta-feira e você verá isso em sua cópia do Semanal de Culto.

Algumas semanas atrás eu compartilhei com vocês a respeito de um de nossos membros que foi chamado para o ministério do Evangelho em tempo integral, Lucas Ricketts. Lucas e sua família estão se mudando esta semana para Louisville onde Lucas frequentará a Faculdade Bíblica Boyce. Compartilhamos um vídeo e alguns de vocês não estiveram aqui, então quero compartilhar isso novamente e apenas lembrá-los de como vocês podem sustentar com suas orações ao Lucas e sua família.

VIDEO CLIPE: Lucas Ricketts [cerca de 4 min.]

Quero lembrá-lo de que você pode sustentar Lucas de ambos os modos, financeiramente e através da oração. Nós entregamos esses panfletos sobre a família Ricketts algumas semanas atrás e eles estão disponíveis novamente esta manhã nas entradas. Lucas tem um emprego e ele vai conseguir manter esse emprego, retornando semanalmente a Evansville de forma a trabalhar alguns dias e dirigir de volta a Louisville. Como quase todo estudante de seminário que eu já conheci, ele e Stacie viverão com um orçamento muito apertado e então se você se sente conduzido a ajudar este jovem, eu encorajo você a dar generosamente. Eu não sei onde eu estaria sem a ajuda de minha igreja na Geórgia quando nos mudamos para Louisville anos atrás para frequentar o seminário. Eu trabalhava em dois empregos e Michele trabalhava em um e nós tínhamos os dois meninos para cuidar, enquanto eu estava imerso nos estudos em tempo integral e com certeza era bom ter pessoas em casa que mandavam doações mensais para ajudar com a mensalidade e livros. Eu creio que Lucas é um grande investimento e eu encorajo você a considerar o sustento dele.

Nós pregamos através dos livros da Bíblia aqui na Primeira Igreja Batista de Henderson. A melhor maneira de ensinar a Bíblia é ensinar a Bíblia. Assim, estamos no Livro de Lucas e nos encontramos no início do capítulo 12. Multidões estão se formando e pessoas estão empurrando e espremendo para chegar perto de Jesus e Jesus aproveita essa oportunidade para falar diretamente e incisivamente a Seus discípulos, àqueles que concordaram segui-lo.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

3 Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.

4 E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.

5 Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

6 Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.

7 E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

9 Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

10 E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.

11 E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.

12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

  • Oração.

Introdução:

Poucos de nós estão familiarizados com aqueles pequenos avisos de acordo de usuário que aparecem quando você está atualizando seu iTunes, ou baixando um software, ou comprando alguma coisa da internet. Você está com pressa e você está tentando clicar rápido e de repente esse “acordo de uso” aparece. É cheio de palavras, milhares de palavras, fonte pequena que mal você consegue ler. Então você rola a página até o final onde tem uma caixa para clicar que diz algo do tipo, “eu certifico que li esse acordo e concordo com os termos de uso.” Então você clica a caixa e sai e prossegue no que estava fazendo.

A verdade é que poucos de nós leem aqueles termos de uso enfadonhos. A primeira vez que cliquei na caixa que disse que eu havia lido a coisa toda e concordava com os termos sem na verdade ter lido toda a dissertação legal, eu tive uma ligeira dor de consciência, mas não mais. Agora eu clico direto nessas coisas com velocidade recorde – e muitos de vocês provavelmente também fazem o mesmo. Elas se tornaram como aqueles avisos embaixo da tela de TV em anúncio de carro novo – todas aquelas letras pequenas embaixo da tela da TV que apenas vão de uma cena para outra. Quem lê essa coisa?!

Diferente de acordos de uso na internet ou avisos embaixo da tela da TV, Deus providencia para nós os requisitos e garantias de se seguir a Jesus Cristo. É disso que esses doze versículos tratam: os requisitos e garantias de se seguir a Jesus Cristo. E diferente daqueles acordos longos cheios de jargões técnicos e juridiquês estranho, os versículos 1-12 são muito claros e francos; os claros ensinos de nosso Senhor sobre o que significa segui-lo. Assim, vamos voltar a essa passagem da Escritura e olhar um pouco mais de perto para os requisitos e garantias dos seguidores de Cristo. Quantos de vocês são seguidores de Cristo, posso ver suas mãos? Eu ergo a minha com vocês. Vamos ver o que é exigido dos discípulos de Cristo. Primeiro:

1) Nós somos conhecidos por nossa Autenticidade (1-3)

Se existe uma qualidade que as pessoas querem ver nos Cristãos, é a qualidade de ser “real.” As pessoas querem saber se você é real, se sua igreja é real, se seu pastor é real. É claro que não somos perfeitos. Sempre seremos pecadores, mas as pessoas querem saber se somos autênticos ou se estamos apenas representando, o significado por trás da palavra hipocrisia; agir de um modo por fora quando somos pessoas totalmente diferentes por dentro.

Sempre haverá alguns que acusarão a igreja com hipocrisia: “Eu não estou indo àquela igreja porque ela está cheia de hipócritas!” Eu compartilhei com vocês anteriormente minha resposta pronta a essa acusação, de que a igreja está cheia de hipócritas: “Não, a igreja não está cheia de hipócritas; temos espaço para mais um.” Mas acusar a igreja de estar “cheia de hipócritas” significa que tem tido grande quantidade de hipocrisia entre aqueles que professam seguir a Cristo. No entanto, o que se lê na Escritura? O que nosso Senhor diz? A última parte do versículo um, “Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

Jesus chama hipocrisia de “fermento” dos Fariseus. O fermento era a parte não usada da massa que tinha se tornado azeda e fermentada. Se não fosse jogado fora, mas misturado à nova massa, então azedava e estragava a nova massa. E Jesus diz que hipocrisia é assim. Ela azeda e estraga os outros. Sua hipocrisia afeta os outros.

Os Fariseus estavam na mente de Jesus porque Ele já tinha falado da hipocrisia deles. No capítulo anterior, capítulo 11, Jesus tinha tomado os Fariseus para ensinar sobre a hipocrisia deles. Lembram disso? Versículo 39, por exemplo, Jesus disse, “Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.” Vocês se mostram de um jeito por fora, mas são pessoas diferentes por dentro. Ou novamente, versículo 43 e seguinte: “Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas!”

Esses Fariseus estavam mostrando uma coisa por fora, mas estavam cheios de perversidade por dentro. Por fora pareciam espirituais, mas por dentro estavam cheios de orgulho e egocentrismo. Agora observe o que Jesus diz em nosso texto, Lucas 12, versículo 2:

2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

3 Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.

Jesus diz que chegará o dia quando Deus vai expor o que está em nossos corações. Deus vai expor nossa hipocrisia. Qualquer que seja a hipocrisia escondida no interior de uma xícara, invisível àqueles que somente enxergam a parte de fora da xícara – essa hipocrisia um dia será exposta. Deus irá julgar nossos corações. “nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.” Deus vai julgar nossos corações. Quaisquer que sejam os segredos negros que temos hipocritamente mantidos em nossos corações serão trazidos à luz como coisas apregoadas dos telhados.

Tudo isso é dado com referência ao julgamento futuro. A Bíblia diz em Atos 17:31que “Deus tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo.” Deus julgará os recessos mais íntimos de nossos corações. Se estamos em Cristo; se somos salvos, não temos nada a temer no julgamento. Nossos pecados foram pagos por Cristo e nosso crescimento Cristão evidencia uma vida transformada, uma vida que busca a consistência entre o que está dentro e o que está fora. Mas se somos hipócritas, então temos algo a temer no julgamento porque Deus vai expor nossa hipocrisia.

Eu te pergunto: “Você é um hipócrita?” Por que você faz o que faz? O que te motiva? Por exemplo, a pergunta para mim não é, “Você pregou bem, mas por que você pregou?” O que te motivou Todd? O que está em seu coração? Você pregou por aprovação humana? Aplausos? Ganho financeiro? Você considera pregar meramente como um emprego? O que está em seu coração? Deus diz, “Eu sei o que está em seu coração e trarei isso à luz no Dia do Julgamento.”

E quanto a você? Por que você faz o que faz? O que te motiva? O que está em seu coração? A pergunta não é, “Você foi à igreja, mas por que você foi à igreja? Por que você ensina na Escola Bíblica Dominical? Por que você dizima? Por que você fala com certas pessoas e ignora outras? Por que você não perdoa? O que está em seu coração? Deus sabe. Vamos ser “reais.” Vamos ser conhecidos por nossa autenticidade. Em Segundo lugar, seguidores de Cristo são conhecidos por sua bravura.

2) Nós somos conhecidos por nossa Bravura (4-7)

4 E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.

5 Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

Aqui está um chamado à bravura diante de perseguição. Os discípulos enfrentariam, é claro, perseguição nas mãos dos descrentes. A tradição da igreja nos conta que todos exceto um dos doze morreram como mártires. Assim, Jesus emite um chamado à bravura ao enfrentar provas de fogo.

Ele cita Seus discípulos no versículo 4 como “Meus amigos.” Que linda declaração e que maravilha ser chamado por Jesus de Seus amigos. Ele diz, “Não temam aqueles que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada.” Em outras palavras, “Tudo o que eles podem fazer é te matar. Eles não poder sobre sua alma.” Mais que isso, Jesus diz, “Tema aquele que – depois de ter matado o corpo, tem poder para lançar no inferno; tema a Ele!” Deus tem o poder de lançar nossos corpos no inferno. Ele é Aquele que devemos temer.

Nós temos aqui muito ensinamento se o tempo permitisse. Nosso Senhor ensina a realidade do inferno. É um lugar real. As pessoas vão para lá. E Jesus ensina que a preservação de nossas vidas físicas não é o principal propósito de nossa existência. “Não temam aqueles que matam o corpo,” Ele diz, como se a preservação de nossas vidas fosse a esfera de nossa existência. Se você vive com a ideia de que sempre estará seguro e sadio e nunca enfrentará nenhum problema, você será sempre escravizado pelos grilhões do medo. Você terá medo até de sair de sua casa. “Não tenha medo daqueles que matam o corpo.” Seu corpo vai deixar de existir um dia e com toda probabilidade mais cedo do que você pensa. Não tema a morte de seu corpo. Tema aonde seu corpo vai passar a eternidade. Tema a Deus que tem poder sobre sua alma.

Agora se tememos a Deus e se confiamos nossas vidas a Deus através da fé em Jesus Cristo, então não precisamos temer nada. Deus está tomando conta de nós. Deus nos cobriu. Em Seu amor providencial e cuidadoso, o Deus que preserva nossas vidas cuida de nossas almas. Versículo 6:

6 Não se vendem cinco passarinhos por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.

As pessoas nos dias de Jesus sabiam que pardais eram baratos. Cinco comprados por duas pequenas moedas Gregas, o assarius, uma moeda que representava 1/16 do salário de um dia. Pardais eram baratos, alimento barato, a “cozinha Taco Bell” (rede fast food de tacos) do primeiro século. Jesus diz, “Esses pequenos pardais não foram vendidos por praticamente nada – assim nenhum deles está esquecido diante de Deus.” Deus se importa com o menor pardal que está aqui hoje e se vai amanhã, não terá Ele muito mais cuidado de você? Versículo 7:

7 E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Bem, as Pessoas dos Direitos dos Animais podem discordar de Jesus. Existe tanta proteção de animais na cultura de hoje que alguém poderia pensar que animais eram vastamente superiores à raça humana. Falamos sobre isso na quarta-feira passada em nossa classe de teologia aqui no santuário; lendo Wayne Grudem’s, Teologia Sistemática. Diferente de qualquer outro ser criado, apenas os humanos são criados à imagem de Deus. Somente humanos são “como” Deus e “representam” a Deus. Somente humanos carregam a imagem de Deus, é por isso que você nunca vai encontrar um cão coçando a cabeça, questionando o significado da vida ou porque você nunca verá os chimpanzés da antropóloga Jane Goodall – inteligentes com são – você nunca os verá sentados a uma mesa discutindo inteligentemente a Santa Trindade. Somente humanos carregam a imagem de Deus. Humanos são o coroamento dos seis dias da criação de Deus.

E Deus tem um amor especial por aqueles humanos que são Seus filhos, aqueles que seguem a Seu Filho Jesus Cristo. Eles são de “muito mais valor que muitos pardais.” Jesus diz que Deus pode contar todo cabelo de sua cabeça, Cristão. Ele diz no versículo 7, “todos os cabelos de sua cabeça estão contados.” Ele se importa com o menor detalhe.

Você sabia que uma pessoa tem em média em torno de 90.000 a 145.000 fios de cabelo em sua cabeça? Deus sabe de cada um deles. Deus não vai demorar muito para contar o meu cabelo! Eu ouvi algum tempo atrás que se um homem é careca na frente da cabeça significa que ele é um pensador, careca atrás significa que ele é sexy e se ele é todo careca significa que ele pensa que é sexy!

Não perca a doutrina encorajadora da providência de Deus aqui nesses versículos. Se Deus se importa com o menor dos pardais, Ele se importa com você, Cristão. Conforme a canção popular, “Seu olho está no pardal; e eu sei que Ele me vê.” Deus se importa com você. Ele sabe o que você está passando. Ele está trabalhando todas as coisas de acordo com o perfeito conselho de Sua vontade. Nada acontece em sua vida por acidente. De alguma forma Deus está trabalhando através de cada um de seus problemas de forma a fazer o que é absolutamente o melhor. Nem sempre pode aparentar isso, como o lado invertido de uma colcha com uma enorme rede de fios emaranhados indo de um lado para o outro, mas quando você vira a colcha está linda, em ordem e maravilhosa. Deus está trabalhando em sua vida. Creia nisso e seja encorajado. Creia nisso e durma tranquilo à noite. Creia nisso e seja destemido.

Seguidores de Cristo são conhecidos por sua autenticidade e sua bravura. Em terceiro lugar:

3) Nós somos conhecidos por nossa Lealdade (8-12)

8 E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

9 Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

Se somos seguidores de Cristo, nós seremos leais a Ele até o fim. Nós confessaremos sem vergonha alguma a Cristo diante dos outros. Essa confissão começa com a ordenança do batismo. Quando somos batizados, estamos nos identificando publicamente e sem vergonha com Jesus Cristo. Estamos declarando nossa aliança a Ele. Se recusamos ser batizados então não nos identificamos com Cristo. Não seguimos Seus ensinamentos e, portanto, negamos que pertencemos a Ele. É por isso que o batismo é o primeiro passo de obediência em se seguir a Cristo.

E se como crentes, nos acharmos em momentos nos quais temos que identificar nossa aliança, faremos isso sem vergonha. Nós confessaremos a Cristo na escola, nós confessaremos a Cristo no local de trabalho, na academia de ginástica e em nossa comunidade. Seremos rápidos em identificar que somos súditos leais de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Não há nada pior que um “Discípulo Secreto.” Nossa aliança a Jesus Cristo é conhecida publicamente. Confessaremos a Ele diante dos homens.

E se não confessamos a Jesus Cristo publicamente diante dos outros, quais são as consequências? A Bíblia diz que Jesus Cristo irá nos negar diante dos anjos de Deus. Uma das maiores belezas de estar “em Cristo” é saber que no Julgamento, Deus o Pai olhará sobre nós e verá a justiça de Cristo cobrindo nossos pecados. Deus não pode olhar para os Cristãos sem ver a Cristo. É o mesmo que Deus olhar para nós e Jesus dizer, “Ele é um dos meus.” Mas se negarmos a Cristo por medo ou autopreservação, Deus olha para nós e Jesus diz, “Ele não é um dos meus.” Isso é um pensamento terrível! Se eu negar a Cristo por um instante tolo agora, Ele vai me negar para toda a eternidade.

Agora, um verdadeiro crente em Cristo não irá negá-lO. Somente aqueles que endurecerem persistentemente seus corações à obra convincente do Espírito Santo e à provisão de Deus em Cristo como Salvador permanecerá sem perdão. Este é o significado por trás do versículo 10:

10 E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.

Se algum de nós que ouvir essa mensagem permanecer com o coração endurecido e se recusar a confiar em Cristo como Senhor e Salvador, então nunca seremos perdoados de nossos pecados. Por que? Porque não nos arrependemos. Recusamos a permitir que o Espírito Santo amacie nossos corações. O mesmo sol quente que derrete a cera também endurece o barro. Como você responde ao ensino do Evangelho? A Bíblia diz em Hebreus 3:15, “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Confie em Jesus Cristo e seja salvo.

E se você confia em Cristo como Senhor e Salvador, o Espírito Santo entra em você e te guia e te ajuda, te ajudando a permanecer fiel até diante da perseguição. Versículos 11-12:

11 E, quando vos conduzirem às sinagogas, aos magistrados e potestades, não estejais solícitos de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer.

12 Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

Mesmo quando você enfrenta problemas por causa de sua fé – algo que poucos de nós vê vivendo aqui na América – mas mesmo que você enfrente oposição de autoridades devido à sua fé Cristã, Jesus diz que, “Não se preocupe.” O Espírito Santo dentro de você vai te guiar. O Espírito Santo vai ensiná-lo exatamente o que dizer nessa hora, assim como o Espírito Santo ajudou o Apóstolo Pedro após ter sido preso por curar um homem aleijado que estava sentado na entrada do templo em Atos 3. Quando pressionado a dar explicações de suas ações, a Bíblia diz, “Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse (Atos 4:8);” o Espírito Santo ensinou a Pedro naquele exato momento o que dizer.

E Deus fará o mesmo por você e por mim quando estivermos em situações em que somos chamados a dar a razão da esperança que está dentro de nós. O Espírito Santo vai te guiar naquilo que precisa ser dito. Confie nEle para fazer isso ao declarar sua aliança a Jesus Cristo esta semana. Vamos todos confiar no Espírito Santo para nos guiar nos dias que virão conforme somos conhecidos por nossa autenticidade, nossa bravura e nossa lealdade.

  • Fiquemos de pé para a oração.