Um Deus que Cumpre Suas Promessas

Um Deus que Cumpre Suas Promessas

“Um Deus que Cumpre Suas Promessas”

(Romanos 11:1-32)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(27-09-09) (manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 11.

 

Nós estamos caminhando, versículo por versículo, pelo Livro de Romanos. E nós estamos numa parte em que Deus está tratando desse assunto de Israel e a igreja.

 

De fato, enquanto vocês estão encontrando Romanos 11, deixe-me fazer um pequeno resumo pra vocês. Quantos de vocês são Crentes Judeus, posso ver suas mãos? Você foi criado como Judeu e recebeu Jesus como o Cristo, o Messias. Dê uma olhada ao redor. Eu não vejo nenhuma mão levantada. A grande maioria das igrejas ao redor do mundo hoje não é composta de Crentes Judeus, mas de Crentes não Judeus, de Crentes Gentios.

 

Todavia, nós poderíamos esperar que fosse de outra maneira, tendo em vista o fato de que os Judeus tinham as promessas do Antigo Testamento acerca do Messias que viria.

 

Paulo está fazendo essa pergunta em Romanos, capítulos 9, 10 e 11. E um dos principais argumentos de Paulo até aqui é que o problema de Israel se recusar a aceitar Jesus Cristo como seu Messias não pode ser atribuído a Deus. Israel sabia bem. Eles tinham o Antigo Testamento cheio de profecias e promessas acerca do Cristo que viria. O problema da recusa de Israel em aceitar Jesus Cristo é um problema de Israel. Nós paramos no capítulo 10 quando Deus está dizendo a Israel no versículo 21: “Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.” Chega quase a parecer que Deus desistiu dos Judeus, não parece? Será que Ele desistiu?

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

 

Introdução:

 

Uma das coisas que nos anima quando nós servimos ao nosso Senhor é o número de promessas que Deus fez para nós em Sua palavra. Ele promete coisas como: “Eu nunca te deixarei nem te abandonarei … Estou com você sempre … e Minha graça te basta.” Nós sabemos que Deus “suprirá todas as nossas necessidades de acordo com Suas riquezas em glória por Cristo Jesus”. Jesus diz: “Vinde até mim todos os que estão cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei.” Nós sabemos que “Todo aquele que clamar o nome do Senhor será salvo”, e assim por diante. As promessas de Deus! Nós amamos as promessas de Deus porque nós sabemos que Deus cumpre Suas promessas. Deus cumpre Suas promessas.

 

Deus não é como nós. Nós temos a intenção de cumprir nossas promessas, mas nós nem sempre nos lembramos, ou nós mudamos de opinião. Alguém nos machuca. Sabem como é, é difícil cumprir sua promessa de fazer alguma coisa para alguém que te machuca, que te desaponta, ou que de outra maneira te decepciona. Bem, Deus cumpre Suas promessas apesar do fato de nós O machucarmos e O decepcionarmos. Israel tem feito isso com Deus em sua recusa em crer no Evangelho. Bem, se Deus fosse como nós, Ele teria lavado Suas mãos e dito: “Bom, Eu estou farto de vocês!” Mas Deus chamou Israel para ser Seu povo especialmente escolhido. Ele deu início a um relacionamento amoroso com Israel e por isso Ele não está prestes a dar as costas para eles. Nós servimos a um “Deus que Cumpre suas Promessas.”

 

No capítulo 11, nós lemos que Deus está executando Seus propósitos para com Israel. Se você alguma vez já pensou sobre os Judeus de uma forma geral e o que Deus está fazendo em Seu plano perfeito, o capítulo 11 é essencial para nós compreendermos isso. Enquanto nós estudamos, eu quero que vejamos algumas implicações quantod ao que Deus está fazendo com relação aos Judeus e apontar aplicações para cada um de nós que estamos ouvindo essa mensagem. Primeiro, à luz do que nós vamos ler aqui no capítulo 11, à luz do propósito e plano de Deus para Israel, aqui está a primeira reação:

 

I.  Nós devemos viver Reverentemente (1-12)

 

Esse capítulo deve aumentar a “reverência” em nossas vidas. Esse capítulo deve “aumentar o nível” da nossa reverência, adoração, admiração, e respeito santo diante de Deus à luz de como Ele está trabalhando na história para cumprir Seus propósitos perfeitos para Israel.

 

1 Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

 

É como se Paulo estivesse pensando: “Eu sou o maior exemplo”, prova a favor de que Deus não lavou Suas mãos com relação a Israel. Deixe-me recordar vocês de que ele diz “eu sou um Judeu!”. Deus não lançou fora o Seu povo que Ele antes conheceu. Percebem isso no versículo 2? “antes conheceu”. Deus voltou Seu coração para esse povo especial, os Judeus. Então, se somos tentados a pensar: “Bom, Deus deve realmente estar cansado de Israel. Eu aposto que Ele deu as costas para esse povo obstinado que se recusa a crer no Evangelho”, Paulo diz “Epa! Lembrem que eu sou um Judeu. Deus foi gracioso o bastante para abrir os meus olhos para a verdade. E eu não sou o único.” Esse é o argumento do que segue.

 

2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:

3 Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?

4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.

 

Vocês se lembram de Elias, lá em 1 Reis 19? Todos nós conhecemos 1 Reis 18. Elias no Monte Carmelo. Grande vitória! Então, Elias fica sabendo que Jezabel está atrás dele e ele foge para o deserto, cansado ele clama a Deus: “Veja, Senhor. Ninguém está Te seguindo. Só eu!” Deus diz: “Não, Elias, você não é o único. Há um remanescente de seguidores. Há outros 7.000 que Me seguem.” Paulo usa essa história para ilustrar que no tempo dele – assim como nos nossos dias – há um remanescente de fiéis Judeus seguidores do único Deus Verdadeiro.

 

5 Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.

6 Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra.

7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.

 

O argumento de Paulo é que Deus graciosamente escolheu um remanescente de seguidores. Esses são crentes Judeus que receberam a verdade do Evangelho. Lembram que Paulo disse antes em Romanos que “nem todo aquele que é de Israel é Israelita?” Nem todo mundo que se diz seguidor de Deus na verdade é. Há um círculo maior de Judeus e então um círculo menor no interior. Esse é o remanescente, o círculo menor dentro do círculo maior. O restante, aqueles que estão fora do círculo menor, estão cegados para a verdade. Paulo cita o Antigo Testamento para ilustrar essa cegueira.

 

8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono (a idéia é de “paralisia espiritual”), olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, E em tropeço, por sua retribuição;

10 Escureçam-se-lhes os olhos para não verem, E encurvem-se-lhes continuamente as costas.

 

A questão central aqui é que Israel se tornou espiritualmente paralisado para a verdade do Evangelho. Seus olhos foram escurecidos e suas costas se curvaram, assim como suas cabeças abaixaram diante da verdade.

 

11 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

12 E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!

 

Paulo diz que Deus permitiu que Israel tropeçasse em sua jornada espiritual para que a salvação chegasse aos Gentios. Isso é realmente fantástico! É um lembrete de que Deus é soberano sobre toda a história. Ele sabe de todas as coisas simultaneamente, passado, presente e futuro. Percebam, a igreja não é como se fosse um “Plano B”. Não é como se Deus tivesse dito: “Bem, eu chamei esse povo especial, os Judeus, mas eles se recusaram a receber Jesus Cristo como Messias, então eu acho que agora eu vou partir para os Gentios. O Plano A não funcionou, então vamos para o “B”.” Não! Os planos de Deus são para construir um novo povo através do poder do Evangelho. O plano de Deus é uma nova raça – Judeu e Gentio – através do Evangelho. Por isso, Deus trabalha através da falha temporária dos Judeus em aceitar Cristo para que nós Gentios possamos conhecê-Lo. Isso não foi uma surpresa para Deus. Era parte do plano perfeito de Deus desde o começo. Graças a Deus por ter nos incluído em Seu plano de salvação!

 

Deus permite que os Judeus tropecem para que nós venhamos a conhecer o Evangelho. E Paulo diz que através da queda dos Judeus, Deus deseja “os incitar à emulação” através da provisão de salvação para os Gentios. A idéia é que os Judeus olhem e digam: “Realmente, a igreja é uma coisa incrível! Eu não consigo entender como essas pessoas podem adorar nosso Deus e por que Deus também os está abençoando.”

 

Paulo ensina no versículo 12 que a queda ou fracasso dos Judeus significa riquezas para o mundo, riquezas espirituais para os Gentios. Mas aqui está um vislumbre de algo que ele vai retomar depois. Ele diz no versículo 12: “E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!” Ou seja, Deus ainda não terminou com os Judeus. Algo ainda vai acontecer no futuro. Muitos deles ainda vão vir para Cristo. Mais a respeito disso em instantes.

 

Eu disse que esses versículos devem aumentar a “reverência” em nossas vidas e nos fazer viver reverentemente diante de Deus. Eu espero que você compreenda o que eu estou querendo dizer com isso. Deus está trabalhando ao longo da história para tornar possível nossa salvação. Novamente, a igreja não é como um “Plano B” quando o “Plano A” falhou. Deus, que conhece o fim desde o início, preparou tudo isso para que você e eu como Gentios pudéssemos ter a alegria da Sua salvação. Antes mesmo que você e eu tivéssemos nascido, Deus tinha esse plano de trazer salvação em nossas vidas através do poder do Evangelho. Graças a Deus por Sua salvação! À luz do trabalho de Deus, nós devemos viver reverentemente. Em segundo lugar:

 

II.  Devemos viver em Humildade (13-24)

 

Nós temos percebido ultimamente que não temos nada do que nos gabarmos com relação a nossa salvação. Deus dá o primeiro passo em Sua eleição da graça, escolhendo alguns para que recebam a verdade do Evangelho. Há um mistério aqui. O fato de Deus escolher alguns para salvação está em perfeita harmonia com o fato de nós livremente crermos no Evangelho. Os dois trabalham juntos. Mas não temos nada do que nos gabarmos porque Deus deu o primeiro passo. Nós estávamos mortos em “delitos e pecados” e Deus veio e nos concedeu vida. Paulo indaga esse mesmo chamado à humildade à luz do que Deus está fazendo em e por meio de Israel.

 

13 Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;

14 Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.

 

O desejo de Paulo é viver de tal maneira diante de seus irmãos e irmãs Judeus que sua influência os conduza para Cristo. Há uma palavra aqui dirigida a todos nós. Nós devemos viver nossas vidas de forma que as pessoas digam: “Eu quero ter isso que ele tem! Eu quero ter isso que ela tem!”

 

Esta semana mesmo eu ouvi a respeito de um pastor exausto e frustrado que tinha se tornado tão ocupado “sendo religioso” que ele ficou cansado e frio e espiritualmente infrutífero e falhou em construir relacionamentos com seus vizinhos. Ele estava sempre com pressa, correndo para a igreja, ocupado fazendo isso ou aquilo. Alguém perguntou a ele: “o senhor conhece algum de seus vizinhos?” Ele teve que abanar a cabeça e reconhecer que não. Ele disse que toda vez que passava pela vizinhança naquele verão sempre havia um cara dormindo numa rede, bebendo algo gelado. O pastor suspirou e disse: “Sabe como é, eu vou falar para nosso pessoal viver de uma maneira que as pessoas vão desejar o que nós temos. Aquele cara não deseja o que eu tenho. Eu desejo o que ele tem!”

 

Uma das minhas citações favoritas de Keith Green é: “nós estamos sempre vivendo nossas vidas de forma a gerar dois tipos de reações. Ou nossas ações estão conduzindo as pessoas para mais próximo de Jesus ou estamos afastando as pessoas de Jesus.” Vamos viver nossas vidas de forma a conduzir as pessoas para mais perto de Jesus. Paulo emite um chamado para humildade.

 

15 Porque, se a sua (os Judeus, Israel como um todo) rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

16 E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.

17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

18 Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

 

Sem entrar em muitos detalhes aqui, Paulo está misturando um pouco de metáforas para descrever como Deus está usando a falha dos Judeus em receberem Cristo como o meio pelo qual Ele salvará os Gentios. Essa última metáfora é particularmente significante. Paulo diz que Israel é uma oliveira e alguns desses ramos de oliveiras foram quebrados. Isso é, os Judeus são essa oliveira, mas por causa da descrença da maioria daqueles Judeus, eles foram quebrados. Ou seja, por causa da sua própria teimosia, a sua própria recusa em aceitar a Cristo, Deus permitiu a esses Judeus que seguissem seu caminho e assim os quebrou da árvore. Então, Deus pegou os Gentios – uma oliveira selvagem – e os enxertou na oliveira natural. Deus graciosamente nos permitiu desfrutar dessa salvação. Mas não se gabe disso, Paulo adverte.

 

19 Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.

22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.

 

Não há lugar para se gabar aqui! Lembrem, ramos da oliveira foram quebrados por causa da sua incredulidade. Você permanece por causa da graça através da fé. Não seja arrogante, mas tema. Você realmente crê no Evangelho? Paulo diz que Deus mostrou Sua gentileza e bondade para conosco através do poder do Evangelho, mas não se gabe disso. Você pode não prosseguir na fé. Estão vendo isso no versículo 22? “se permaneceres”, Crentes verdadeiros em Cristo continuarão na fé. Mas assim como “nem todo Israel é Israelense” assim “nem todos os crentes são crentes”. Verdadeiros crentes em Cristo perseverarão na fé. Você vai perseverar?

 

Outro dia, ouvi Johnny Hunt, da Primeira Igreja Batista em Woodstock Geórgia falar de ter visto uma marquise de igreja, uma placa do lado de fora da igreja uma manhã de domingo que dizia: “15 salvos no Domingo.” Ele disse: “Vamos ver”. É verdade. Nem todo mundo que diz ser salvo realmente é. O tempo vai dizer. Nós precisamos “continuar em Sua bondade”, não porque nossa salvação dependa de nossas obras. Não! Nós somos salvos pela graça, através da fé, em Cristo, apenas! Mas se somos verdadeiramente salvos, nossas vidas mudarão. Nós vamos querer ser batizados o quanto antes par sermos identificados publicamente com Cristo, em obediência a Seu mandamento para sermos batizados. Nós vamos querer fazer isso, para comemorarmos através do batismo a morte, o sepultamento e a ressurreição. Nós vamos querer seguir a Cristo publicamente, através da presença regular em um culto coletivo e na Escola dominical.

 

23 E também eles (Israel, os Judeus), se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

 

Paulo está sistematizando algo maravilhoso a respeito do futuro de Israel. Ele diz que a rejeição de Israel não é final. Há esperança para os Judeus como um todo. Eles podem sempre ser enxertados na oliveira se não permanecerem na incredulidade. Antes de lermos sobre isso, vamos nos lembrar de que essa passagem é um chamado para a humildade em nossas vidas.

 

Nós naturalmente não somos pessoas humildes. Nós por natureza nos gabamos. Eu estava numa conferência essa semana no Tennessee e nós pastores somos conhecidos por nos gabarmos. Eu estava sentado numa mesa sentindo uma espécie de compaixão por um cara que estava sentado sozinho e ninguém estava falando com ele, e então eu falei com ele e eu descobri por que ninguém conversava com ele. Você já começou a conversar com alguém e depois desejou que nunca tivesse dito nada?! Esse cara era tão cheio de si que não conseguia se conter. Tudo girava em torno dele. “Bem, eu fundei essa pequena igreja e as pessoas acataram minha visão e nós estamos deslanchando e Deus está abençoando. Eu estou fazendo isso e fazendo aquilo. Da onde você disse que era?” “Do oeste de Kentucky, eu -”. “Ah, Kentucky. Eu já trabalhei em Kentucky. Certa vez trabalhei para RJ Reynolds…” Pessoal, eu me enchi do cara rapidinho. Mais tarde eu falei para Michele que para manter minha sanidade eu na verdade comecei a cantarolar enquanto ele falava. Ele simplesmente me encheu!

 

Alguém que se gaba é desagradável. Se é desagradável para nós, imaginem como é desagradável para Deus. Não há espaço para nos gabarmos com relação a nossa salvação. A Salvação é totalmente por causa da graça de Deus. Ao invés de se gabar pela sua salvação certifique-se do seu chamado e da eleição. Certifique-se de que realmente você experimentou a graça de Deus. Nós devemos viver reverentemente e devemos viver em humildade. Em terceiro:

 

III.  Nós devemos viver com Expectativa (25-32)

 

O que o futuro reserva para Israel? Vejam o versículo 25:

 

25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

 

Deus está permitindo que Israel experimente uma paralisia e cegueira espiritual até que o número total de Gentios haja entrado, recebido salvação, entrado no Reino de Deus. Deus está executando Seu plano. Mas vejam o que mais Deus está fazendo.

 

26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

27 E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.

 

Vocês ouviram o que Paulo está dizendo aqui? Deus está permitindo a cegueira de Israel para que os Gentios venham a conhecer Cristo. O plano de Deus era para que os Judeus fossem os portadores das Boas Novas do Evangelho para todas as nações, mas Ele não pode usá-los dessa maneira porque eles, em sua maioria, rejeitaram o Evangelho. Então Deus permite sua cegueira para realizar a salvação de Gentios como nós.

 

Mas eis o que podemos esperar que aconteça no futuro: “Todo Israel será salvo.” É claro que isso não significa que todo judeu ao longo da história será salvo. Se morremos sem Cristo, permanecemos separados de Deus. É por isso que Paulo ora pela salvação dos Judeus e porque ele disse que, se de alguma maneira fosse possível, ele de bom grado trocaria de posição com os Judeus e seria condenado à separação, se isso significasse que os Judeus seriam salvos. Não, “todo Israel será salvo” é uma referência a um tempo futuro quando não apenas um remanescente fiel, mas um significante número de Judeus aceitarão Jesus Cristo como seu Messias, para que possa ser dito que os Judeus em sua maioria são seguidores de Cristo. Os Judeus em geral, corporativamente, como uma nação, aceitarão Cristo.

 

Que evento futuro mais incrível! Parece estar ligado ao tempo em Cristo retorna. Versículo 26 é uma citação de Isaías. “De Sião virá o Libertador”. Paulo parece ligar a restauração futura de Israel à segunda vinda de Jesus Cristo. Em algum ponto específico no futuro quando Cristo retorna, Israel, em sua maioria, se voltará para Cristo e O receberá como Senhor e Salvador. Esse será um dia incrível! Significará “a vida dentre os mortos” (versículo 15).

 

Então Paulo recorda os Gentios no versículo 28:

 

28 Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos (os Judeus) por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.

 

Em outras palavras, sua condição de inimigos do Evangelho não será para sempre. Eles, um dia, por causa da graciosa eleição de Deus, se voltarão para Cristo. Por quê?

 

29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,

31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.

32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.

 

 

Assim como Deus pegou você e eu – inimigos do Evangelho – e graciosamente nos deu os dons do arrependimento e da fé, assim Deus fará no futuro pelos Judeus. Foi isso que Deus prometeu a Israel. Eles são para sempre o objeto do Seu amor escolhido. Deus prometeu a restauração futura deles e Ele é um Deus que cumpre as promessas.

 

Ele prometeu voltar. O Libertador virá de Sião. Cristo vai retornar! Separe um tempo todo dia para se lembrar de que Cristo está voltando e vai te livrar das dores e sofrimentos diários. Qualquer crise que você enfrente no seu casamento, na sua saúde, nas suas finanças, na sua vida, lembre que Cristo está voltando! Vai melhorar! E Esse que está voltando é o mesmo que promete estar com você neste exato momento durante suas lutas. Ele disse: “Eu nunca te deixarei, nunca te abandonarei. Estarei sempre com você”. Ele é o Deus que cumpre suas promessas.

. Fiquem de pé para oração

 

Deus cumpre Suas promessas. Ele disse: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. A ênfase aqui é em todo aquele; qualquer um pode seguir Cristo. Se você der as costas para seu pecado e se voltar para o Salvador, entregando seu coração a Cristo, Ele te salvará esta manhã.