“Tão Rico, Mas Tão Pobre”
(Lucas 18:18-30)
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 18 (pg 706; YouVersion).
Estamos caminhando, verso a verso, através do Evangelho de Lucas. Como uma igreja cuja frase missionária é, “Valorize a Palavra,” nos cremos que a melhor maneira de aprender a Palavra de Deus é através da pregação expositiva verso a verso. Assim, estamos em Lucas 18 e paramos da última vez no verso 17 e prosseguiremos a partir do verso 18.
Na semana passada gastamos certo tempo falando sobre a importância do contexto. Quando isso vem para o entendimento da passagem da Escritura, o contexto é a chave. Então vamos relembrar o que precede esta passagem. Você olha para baixo em suas Bíblias e vê dois incidentes pouco antes de nossa passagem. Você vê lá no verso 9 a tão chamada parábola do fariseu e o publicano e a passagem é seguida pelo nosso último estudo da semana passada, versos 15-17, o estudo sobre entrar no reino de Deus como uma pequena criança. E é importante que ambas as passagens fiquem em nossas mentes se quisermos entender corretamente a nossa passagem desta manhã sobre um camarada referenciado frequentemente como o jovem rico.
O fariseu do verso 9-14 pensou que ele era bom o suficiente para ter a vida eterna enquanto que o publicano sabia que ele não era bom o bastante. Então Jesus fala sobre como devemos ser como bebes e pequenas crianças se desejamos entrar no reino de Deus – isto é, devemos nos considerar totalmente impotentes, completamente dependentes de outra pessoa para nos salvar. Agora talvez este “nobre” ouviu Jesus dizer essas palavras nos versos 16 e 17 e viu Jesus abençoando as criancinhas e pensou, “Bom, é evidente que não sou mais uma criança, mas certamente há algo que eu possa fazer para herdar a vida eterna,” e essa é a pergunta dele no verso 18. Vamos ouvi-lo perguntar e ouvir o diálogo que se segue com Jesus.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
18 Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ”
19 “Por que você me chama bom? “, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.
20 Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’”.
21 “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Oração.
Introdução:
Quando eu estive no ensino médio em Stone Mountain, Georgia, eu fiz um curso de autoescola que ficava fora do campus em uma área que tinha bastante espaço e muitos carros para os alunos praticarem. Foi muito legal e aprendi muito naquele semestre. Entrávamos em nossos carros e o camarada na torre falava e podíamos ouvi-lo pelo rádio em nossos carros. Um exercício que eu particularmente considerava de grande ajuda era quando ele nos instruía a posicionarmos os carros de tal forma que ficassem escalonados à direita e à esquerda um atrás do outro. Eu não tinha ideia do que o camarada estava fazendo, já que levou algum tempo, mas finalmente quando terminou ele nos instruiu a olharmos pelos retrovisores da direita e esquerda. E olhei e não vi nada. Então ele disse, “Os carros que estão atrás de vocês à direita e à esquerda estão no que chamamos de ‘ponto cego.’” E olhei novamente pelos retrovisores e os demais também se inclinaram para frente e olhamos em volta e, com certeza, havia um carro enorme, um carro antigo em meu ponto cego!
Claro que a lição foi extremamente válida ao nos ensinar de que o que você vê em seus espelhos não é necessariamente tudo o que está lá. Talvez haja algo escondido em seu ponto cego que você não vê e nem imagina que existe.
Em nossa passagem desta manhã há um jovem homem rico com um ponto cego. Tem algo que ele não pode ver. Ele pensa que enxerga bem o suficiente. Na verdade ele está preparado para falar com Jesus sobre o que ele pode ver e provavelmente espera que Jesus concorde que tudo parece bem e em ordem. Mas Jesus aponta que há algo parado no retrovisor do jovem. Existe algo lá que este jovem está perdendo, algo espreitando em seu ponto cego. Vamos falar sobre isso nesta manhã. Todos a favor?
Eu quero dar um esboço básico, muito simples e caminharemos através do texto e então vamos pensar sobre princípios específicos para levarmos para casa nesta manhã. Número um:
I. Considere a Natureza do Senhor (18-19)
18 Certo homem importante (o Evangelho de Mateus nos conta que ele é um jovem; Mateus 19:20, a propósito esta história está nos três Evangelhos Sinópticos – Mateus, Marcos e Lucas) lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
Eu penso que o jovem rico aqui – e ele era um rico religioso, esta é a ideia – eu acho que o rico está tentando ser gentil e respeitoso ao se dirigir a Jesus como, “Bom Mestre.” Ao mesmo tempo, contudo, ele cria uma espécie de quebra de etiqueta social e religiosa ao se dirigir a Jesus dessa maneira. No Talmud Judaico, por exemplo, não existe em nenhum lugar onde um rabi Judeu seja referenciado como “Bom Mestre.” E isso parece ser apontado por Jesus em Sua resposta no verso 19:
19 “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus.”
É como se Jesus estivesse dizendo, “Eu quero que você pense sobre o que você disse! Você Me chama bom, mas ninguém é bom, a não ser Deus.” E é verdade, apenas examine os salmos e leia:
Salmo 25:8, “Bom e justo é o Senhor…”
Salmo 34:8, “…prove e veja que o Senhor é bom…”
Salmo 86:5, “Tu és bondoso e perdoador, Senhor,…”
Salmo 106:1, “Dê graças ao Senhor porque Ele é bom!”
“Ninguém é bom exceto Um, e este é Deus.” Mesmo que este não seja o ponto principal aqui, penso que pelo menos seja válida a nossa reflexão na natureza do Senhor. Deus é bom; Deus Se revelou a nós na Pessoa de Jesus Cristo. Jesus Cristo é bom porque Jesus Cristo é Deus.
Mas, é claro, Jesus vai direto à pergunta do jovem rico. Ele perguntou, “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” E Jesus responde a pergunta, levando o jovem a considerar como ele estava fazendo para manter a Lei do Velho Testamento. Jesus diz no verso 20, “Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás’” e assim por diante. Olhamos agora para a nossa segunda consideração. Número um foi “Considere a Natureza do Senhor,” Número dois:
II. Considere a Natureza da Lei (20-21)
Em uma primeira leitura, nós podemos nos perguntar por que Jesus fala ao homem dos 10 Mandamentos aqui. A maioria de nós sabe que o ensino do Novo Testamento nos conta que não somos salvos por guardarmos a lei, não somos salvos pelas obras, mas pela graça através da fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). Então por que Jesus fala da lei ao jovem rico?
Talvez porque Jesus – como Deus encarnado – conheça o coração do jovem rico. Ele pode ver o ponto cego do jovem e Ele está tentando fazer com que o jovem veja por si próprio. Talvez Jesus esteja fazendo como o camarada na torre na minha aula da autoescola: “Olhe no seu retrovisor. O que você vê? Olhe novamente? O que você vê agora? Vê alguma coisa? Ou você está cego para isso?”
Eu penso que isso é pelo menos algo daquilo que Jesus está fazendo aqui: “Você quer vida eterna? Você conhece os mandamentos,” e Jesus cita a “segunda mesa” ou a “segunda metade” dos mandamentos conforme são dados em Êxodo 20. Ele diz no verso 20, “Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe.” Jesus usa a lei para revelar a inabilidade do homem de mantê-la perfeitamente. Mas qual é a resposta do jovem rico? Verso 21:
21 “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele.
“Eu tenho obedecido a tudo isso desde que sou um garoto,” desde o que os Judeus mais tarde chamariam de bar mitzvah dos garotos. Eu tenho feito essas coisas, todas elas. Você percebe o ponto cego do jovem rico? Ele realmente entende a natureza da lei?
Paulo mais tarde diz em Romanos 3:20 que, “Pela lei vem o conhecimento do pecado.” Se lermos a lei corretamente diremos, “Cara, sou um grande pecador. Não consigo manter a lei como deveria.”
Então embora Jesus esteja dizendo, “Você está me perguntando o que você deve ‘Fazer’ para herdar a vida eterna e Eu estou apenas te ensinando que você realmente não pode ‘Fazer’ nada. Você tem que vir a Mim como um bebe, desamparado, dependendo somente de Deus para te salvar. Não há nada que você possa fazer porque você não pode fazer perfeitamente. Você não pode merecer sua salvação. Você não consegue ‘corresponder’ ao padrão perfeito da justiça exigida.” Jesus pode ter dito, “este foi o meu ponto com a estória do fariseu e o publicano. O fariseu pensou que poderia fazer algo para herdar a vida eterna e na verdade creu que era digno de recebê-la.”
Para ajudar a entender o que Jesus está fazendo aqui com o rico, o jovem rico, imagine como a conversa teria sido se Ele estivesse falando com o publicano da passagem anterior. Imagine o publicano da parábola anterior tendo essa discussão com Jesus. Lembre-se, diferente do fariseu que orou de modo arrogante, fazendo alarde de suas realizações, o publicano em sua oração apenas elevou seus olhos aos céus e batendo em seu peito disse, “Deus, tenha misericórdia de mim, um pecador.” Assim, imagine que é o publicano se aproximando de Jesus aqui no lugar do jovem rico. Penso que a conversa terminaria um pouco diferente, você não acha? Provavelmente seria algo do tipo:
O publicano nem levantaria a cabeça para falar com Jesus, mas perguntaria silenciosamente, “Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eternal?” Jesus diz, “Você conhece os mandamentos, ‘Não adultere, não mate, não furte, não dê falso testemunho.” O publicano responde, “Ó Mestre! Que Deus tenha misericórdia de mim. Tenho quebrado cada um desses mandamentos e faria de novo antes do sol se por esta noite. Há alguma esperança para a minha alma doente e pecadora?!” E imaginamos Jesus dizendo, “Meu amigo, o reino dos céus pertence a pessoas como você, aqueles que se consideram como crianças desamparadas. Sim, você pode ter a vida eterna, descansando a sua fé e sua vida em Mim e Minha obra em seu lugar.”
Mas é claro que o rico, o jovem rico não fala com Jesus como imaginaríamos o publicano falando. Ele diz, “Eu tenho cumprido a lei. Eu tenho feito o que é necessário fazer.” Qual é a resposta de Jesus? Verso 22:
22 Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.
Agora, essa é a maneira de Jesus colocar seu dedo diretamente na coisa que impedia este homem de se tornar um seguidor de Jesus Cristo. Jesus identificou aquilo que ficaria no caminho, impedindo este homem de ser um discípulo comprometido. Essa era a coisa escondida no ponto cego do homem. Então vamos dar uma olhada nisso agora. Nós consideramos a natureza do Senhor e a natureza da Lei. Terceiro, vamos considerar:
III. Considere a Natureza de Sua Falta (22-30)
Qual é a “única coisa” faltando, aquilo que impede as pessoas de seguir a Cristo? Para o jovem rico era a sua riqueza. Jesus sabe disso. É por isso que Ele diz ao homem, “Ainda te falta uma coisa. Venda tudo que tem, dê aos pobres venha e Me siga, Eu te darei um tesouro nos céus,” uma metáfora para a vida eterna.
Agora isso é uma recomendação universal? Jesus quer dizer que toda pessoa deve vender tudo que ele ou ela tenha e dar tudo aos pobres para que seja salvo? Não, riqueza nunca é o problema. Houve muitas pessoas ricas na Bíblia que verdadeiramente amaram a Deus de todo coração, alma, mente e força. A riqueza não era o problema delas – mas a riqueza é o problema desse jovem rico.
Lembre-se de que Jesus é o Bom Médico. Ele é o Bom Doutor prescrevendo conforme a doença diante dEle. Como o Médico Mestre Ele diagnosticou o problema deste jovem rico e Ele prescreve a cura. O rico, o jovem rico amou suas riquezas mais do que qualquer outra coisa. Isso é verdadeiro. É por isso que se lê o verso 23 da seguinte forma:
23 Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico.
Suas riquezas ficaram no caminho da vida eterna. Enquanto ele estava orgulhoso de seu farisaísmo, ele acaba de saber que não tem integridade o bastante. E o que é pior, onde ele vem com integridade, ele acaba de saber que não pode compensar comprando o que falta porque é justamente o dinheiro que está no caminho. Pela primeira vez em sua vida, ele não pode comprar o seu caminho. Ele é tão rico e ainda tão pobre. E ele se afasta para nunca se ouvir falar dele novamente. Verso 24:
24 Vendo-o entristecido, Jesus disse: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!
25 De fato, é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
26 Os que ouviram isso perguntaram: “Então, quem pode ser salvo? ”
27 Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”.
28 Pedro lhe disse: “Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!”
29 Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.
Agora vamos concluir com alguns princípios práticos. São princípios que emergem de nosso estudo dessa passagem. Eu chamo isso de:
**Pensamentos Ricos para Pobres Pecadores:
1) Nem Todo Mundo Que Parece um Discípulo-Material É um Discípulo-Material
Eu tenho a impressão que os 12 estavam observando este jovem rico com um sentimento de grande expectativa. Provavelmente eles pensaram que este camarada seria um tremendo trunfo para a causa da difusão das Boas Novas do Reino. Mas não era o caso. O camarada sai espiritualmente perdido.
Somos tentados a olhar para o bem vestido homem de negócios ou a bem vestida mulher que visita a nossa igreja e pensamos conosco mesmo, “Agora aqui está o(a) verdadeiro(a) vencedor(a)!” As pessoas ficam alvoroçadas para dizer olá. Um verdadeiro vencedor, dizemos. Baseado em quê? Seu dinheiro? Sua moralidade?
Por outro lado olhamos para o mal trajado que adentra o santuário com nada que o recomende e somos tentados a ignorá-lo. “Ah, ele não teria nenhum uso para o avanço do reino.”
Algo que vemos uma vez ou outra no Evangelho de Lucas é esta “Grande Reversão.” Jesus disse mais de uma vez que “O primeiro será o último e o último primeiro.” As coisas nem sempre são como parecem. Nem todo mundo que parece um discípulo-material é um discípulo-material. Você nunca sabe.
Você e eu temos uma boa lembrança de que todo mundo está em pé de igualdade diante de Deus. Ninguém se posiciona mais alto que o próximo camarada, nem menor. Assim que somos achados dizendo, “O chão está nivelado ao pé da cruz.” Número dois:
2) Salvação Não é Algo que Eu Mereça, mas Algo que Eu Recebo
Que eu nunca esqueça! O que posso “Fazer” para herdar a vida eterna? Resposta: nada. Todas as grandes religiões são “faça.” Judaismo, Budismo, Islamismo, todas essas são “Faça.” Cristianismo é “Feito.” Jesus fez o que você não poderia fazer por si mesmo.
Efésios 2:8-9, “Pois pela graça sois salvos mediante a fé, e isso não vem de vós, é um dom de Deus, para que ninguém se exalte.”
Jesus viveu a vida perfeita que você não poderia viver. Ele morreu como seu substituto, tomando seu lugar na cruz, levando a punição que você merecia. Salvação não é algo que eu ganho, mas algo que recebo. Terceiro:
3) Se Eu Sou salvo, Eu Posso Agradecer a Deus por Tornar Possível o Impossível
Quando os discípulos ouvem Jesus falando sobre o quão difícil é para um rico adentrar ao reino de Deus, eles ficam boquiabertos. Jesus diz no verso 25 que “é mais fácil para um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus” e no verso 26 eles ficam da seguinte maneira… “Bom, então QUEM no mundo pode ser salvo?”
Nos dias de Jesus, a riqueza de uma pessoa era considerada um sinal da benção de Deus. Os Judeus consideravam riquezas e bens como o sorriso de Deus sobre a vida de uma pessoa e então o que Jesus tinha acabado de dizer leva-os a cambalear se perguntando QUEM então pode ser salvo? Jesus ensina, “É impossível.” Você não pode fazer nada para merecer isso, você não pode comprar sua entrada. Você não pode fazer nada. É impossível.
É impossível! Mas verso 27 novamente: “O que é impossível para os homens é possível para Deus.”
Se sou salvo, eu posso agradecer a Deus por tornar possível o impossível. É tudo devido a Graça de Deus. Eu espero que quando você for cantar, “Maravilhosa Graça” que você realmente sinta a alegria de Deus tornar possível o que era impossível.
Finalmente, número quatro:
4) O que Eu Amo Mais que Deus (O que é meu Ídolo)?
Verso 28, Pedro diz, “Nós deixamos tudo o que tínhamos para seguir-te!”
Verso 29: Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus
30 deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.
Poucos de nós sabem o que é deixar casa, família e bens pela causa do reino de Deus. Isso fala do tipo de compromisso necessário para seguir a Cristo. Isso fala da questão de onde está o nosso coração. Jesus diz, “Onde está o seu coração, lá está o seu tesouro.” Colocando de outra maneira – e talvez seja o momento de grande significado haja vista que muitos irão comemorar nesta semana o Dia dos Namorados – o que você ama mais que Deus? O que quer que seja, este é o seu ídolo.
Você estaria disposto a abrir mão de casa, pais, esposa ou filhos pela causa do reino de Deus? Talvez este pensamento possa ser usado como um teste para autenticar a genuina salvação. Nós amamos a Deus e as coisas de Deus mais do que amamos casa, família, bens e assim por diante? Se amamos qualquer coisa ou alguém mais que amamos a Deus, somos culpados de idolatria.
Qual é a sua “coisa?” qual é a coisa que “te falta?” qual é o seu “ponto cego?”, a coisa que está te espreitando no seu espelho retrovisor que você não pode ver, a coisa que está lá e que vai te fazer bater em sua jornada espiritual?
Para o jovem rico era o dinheiro. Isso faz sentido. Quando você tem muito dinheiro, é fácil confiar no que você tem do que confiar em Deus. É mais fácil amar o que você tem do amar a Deus. O seu dinheiro está te espreitando no espelho retrovisor?
Digo vamos desligar nossas câmeras por um momento, meros espectadores de uma estória, tirando fotos deste pobre rico, jovem rico, e vamos nos dar conta de que Jesus está falando com você e comigo também.
Onde está seu ponto cego? Dinheiro? Coisas? Um relacionamento que não é bom para nós? Trabalho? Um passatempo? Um esporte? Saúde?
Precisa de ajuda para identificar seu ponto cego? O que fica no meio do caminho de seu amor a Deus e às coisas de Deus? Este é o lugar onde você encontrará seu ponto cego, seu ídolo. Aqui está um simples exercício. Por favor, não ouça isso de forma legalista. Quero dizer, usar isso para te ajudar na exploração de seu coração:
Eu e você voltaremos para o culto esta noite? Se não, por que? E o que estaremos fazendo? E se retornarmos para o culto esta noite, por que? Qual é a sua motivação?
Que Deus ajude a cada um de nós a identificar nossos pontos cegos.
Vamos orar.