Seu Lugar na Igreja

Seu Lugar na Igreja

“Seu Lugar na Igreja”

(Romanos 12:3-8)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(25-10-09) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Romanos, capítulo 12.

 

Nós estamos pregando sobre o Livro de Romanos, versículo por versículo, uma pregação expositiva dos livros da Bíblia. Nós estaremos na Tailândia com nossa equipe missionária durante os próximos dois domingos, mas nós vamos continuar nosso estudo do livro de Romanos. Nós temos expositores muito capazes em nosso time, o Irmão Rich Stratton, nosso ministro de educação, o qual vocês tem sido abençoados em ouvir com regularidade em minha ausência. E, mais recentemente, o Irmão Matt McCraw, nosso novo ministro de estudantes. Esses dois homens vão partir de onde nós pararmos hoje e nos levarão até o capítulo 13. O Irmão Matt vai pregar no próximo domingo de manhã e à noite, e depois o Irmão Rich vai pregar no domingo seguinte de manha e à noite, e eu vou retomar aonde eles pararem. Dentre outras coisas, isso demonstra nossa crença de que o poder não vem de nenhum pregador em particular, mas da Palavra de Deus.

 

Romanos 12 começa uma nova seção no Livro de Romanos. Paulo nos dá 11 capítulos de doutrina e agora nos conta como todo aquele grande ensinamento sobre as muitas misericórdias de Deus se aplicam em nossas vidas. Assim, ele abre o capítulo 12 com “Rogo-vos, pois, irmãos que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo.” Ou seja, em vista de tudo que Deus fez por você em Cristo Jesus, viva dessa maneira. E ele nos diz como devemos viver. Ele diz no versículo 2: “Sede transformados pela renovação do vosso entendimento.” Isso é, você agora é um Crente, então, você pensa de forma diferente do mundo. Então, o versículo 3 e seguintes nos dão maneiras específicas para pensarmos e agirmos na igreja. Ouçam isso enquanto eu peço para vocês se levantarem.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

. Oração.

 

Introdução:

 

No último domingo à noite, durante nosso maravilhoso culto de ordenação de diácono, nós fomos abençoados em ouvir o testemunho pessoal de dois de nossos novos diáconos, irmão Sid e Irmão Dave. E ambos fizeram um bom trabalho respondendo as perguntas doutrinárias que lhes foram feitas. Vocês vão se lembrar de que quando nós fizemos a pergunta: “O que é a igreja?” nenhum deles falou da igreja como um prédio, mas um corpo. Eu compreendo que é normal falar da igreja como um prédio. Eu já fiz isso. Alguém pergunta: “Onde fica sua igreja?” e eu respondo: “Fica na esquina das ruas Center e Elm”, mas é claro que essa é apenas a localização do prédio da igreja. A Primeira Igreja Batista de Henderson fica onde quer que esse corpo de crentes se reúna. Essa é a igreja. Se tivéssemos nos reunido esta manhã no Central Park, então a Primeira Igreja Batista não seria na esquina da Center com a Elm, mas no Central Park. Se nos reuníssemos no Fine Arts Center para um culto de adoração e louvor então, a Primeira Igreja Batista estaria localizada no Fine Arts Center, porque uma igreja não é um prédio, mas um corpo, um corpo de crentes.

 

Tendo nos dado 11 capítulos de ensinamento sólido sobre como nós somos justificados pela graça através da fé somente em Cristo, o Apóstolo Paulo agora nos conduz à forma prática que esses ensinamentos funcionam na e através do corpo da igreja. Nós temos um ensinamento sucinto e franco acerca da igreja e do nosso lugar no corpo de Cristo. A passagem, esses seis versículos, versículos 3-8, chama para três compromissos de cada membro da igreja. Cada membro da Primeira Igreja Batista deve fazer três compromissos. Primeiro:

 

I.  Comprometa –se com a Humildade (3)

 

3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

 

A Humildade é a habilidade de nos retirarmos do caminho em benefício de outros. Cada um de nós se humilhar regularmente é essencial para a saúde da Primeira Igreja Batista. Vejam novamente o versículo 3:

 

3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

 

Lembrem que o versículo 3 vem em seguida ao ensinamento do versículo 2 que é: “Não vos conformeis com esse mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento”, isso é, mude a sua maneira de pensar – com pensamentos que incluam a maneira que você pensa sobre si mesmo e sobre os outros.” Paulo diz: “não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação”.

 

Algumas pessoas têm um pensamento bastante elevado a respeito delas mesmas. A palavra em grego é mais ou menos “hiper-achando” ou “super-achando” de si mesmo. De fato, Paulo diz que se você é “super-achante” de si mesmo, você precisa ficar sóbrio! Ele diz ao final do versículo 3: “antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”

 

A tradução Phillips coloca dessa maneira: “Não tenha idéias exageradas de si mesmo ou acerca da sua importância, mas tente ter uma estimativa sã das suas capacidades de acordo com a luz da fé que Deus deu a todos vocês.”

 

Isso provavelmente expressa a essência do que Paulo está querendo dizer aqui. De outro lado, a última frase: “conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um” pode se referir ao poder  ou habilidade dada por Deus a cada um de nós conforme servimos na igreja. O contexto apóia essa idéia, como veremos num instante.

 

Uma coisa é clara: Nós não devemos achar de nós mesmos mais do que devemos! Nós devemos estar comprometidos com a humildade. Nós veremos uma das razões pelas quais Paulo faz um chamado à humildade mais tarde nos capítulos 14 e 15, quando Paulo se refere a preocupações particulares das igrejas em Roma. Humildade na igreja é essencial para nossa saúde. Nós não podemos ser tudo que Deus quer que a Primeira Igreja Batista seja até que cada um de nós se comprometa e pratique a humildade – nos retirando do caminho para o benefício de outros.

 

Como isso se aplica ao trabalho na igreja, isso significa que nenhum de nós deve se considerar mais precioso para Deus do que o outro. Tal auto-importância ou auto-promoção é antiética para a causa Cristã. Vocês se lembram de como Paulo reclama da tola igreja de Corinto com relação a essa questão? Em 1 Coríntios 3, vários membros da igreja estavam se gabando: “Bem, eu sou um seguidor de Paulo” e outro dizia: “Eu sou um seguidor de Apolo”, Paulo pergunta (1 Co 3:5-7):

 

5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?

6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.

7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa (não é nada), nem o que rega, mas Deus (Ele é tudo!), que dá o crescimento.

 

Se você não é “coisa alguma”, então você realmente não é “nada”. Isso não é dito para  fazer com que nos sintamos melhor conosco mesmos, mas é dito par nos fazer pensar corretamente sobre nós mesmos. Nós devemos sair do caminho em benefício de outros. A Primeira Igreja Batista não gira em torno de você ou dos seus talentos. No momento em que você começa a pensar com orgulho: “Onde essa igreja estaria sem mim?” você está em perigo de cair no mesmo destino em que caiu Satanás, aquele diabo maligno que antes fora Lúcifer, um bom anjo cujo orgulho tomou o melhor dele e o fez cair. Comprometa-se com a humildade. Em segundo:

 

II.  Comprometa-se com a Unidade (4-5)

 

4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

 

Essa última frase: “individualmente somos membros uns dos outros” na NVI é: “e cada membro está ligado a todos os outros.” Isso provavelmente captura a aplicação da nossa interdependência no corpo de Cristo. Os membros de igreja não são independentes, mas interdependentes. Nós precisamos uns dos outros.

 

O Novo Testamento pressupõe que cada Crente é um membro de uma igreja local. É um pressuposto no Novo Testamento. O batismo cristão ilustra nosso rompimento com a velha vida e, através do poder da ressurreição de Cristo; a capacidade de andar em uma nova maneira de viver e tudo isso é feito no e através do corpo de Cristo. O Batismo é o meio pelo qual nós nos identificamos com uma igreja local. Ser um membro ativo da igreja é um pressuposto no Novo Testamento.

 

O peculiar problema contemporâneo de pessoas que de alguma forma professam ser Crentes, mas não se envolvem ativamente como membros de uma congregação local é completamente estranho para a Bíblia – completamente estranho! Esse problema é provavelmente o resultado da ausência de uma pregação clara e de ensino da Bíblia. Nós lemos esses textos e nós não lemos nada de “opção” quando se refere a sermos membro de igreja. Também não lemos nada sobre estarmos num estado de limbo ou sendo um membro de uma igreja lá onde nós fomos criados e não nos unirmos a uma igreja onde realmente nós moramos. Nós mudamos todas as outras coisas daquela comunidade anos atrás – nossa família, nosso emprego, nosso lar – mas não mudamos nossa membresia! Não há nada parecido com isso em lugar algum da Bíblia. É um artifício totalmente cultural sem nenhum fundamento na Escritura.

 

Pior ainda é uma pessoa que não encontra uma igreja adequada para se juntar. Quando eu falei com Dr. Danny Alin uma semana e meia atrás no Seminário do Sudoeste, ele me falou de ter conhecido um estudioso em particular há alguns anos quando ele era mais jovem. Danny perguntou a ele qual era a igreja que ele freqüentava e esse estudioso e escritor de livros disse com bastante arrogância: Ah, eu não vou à igreja. Eu não encontrei uma com a qual eu concordasse.” Que arrogância!

 

Nós precisamos uns dos outros. Nós não podemos crescer e conhecer Cristo e sermos abençoados como Deus deseja até que nos relacionemos uns com os outros. O “Grande Comissionamento” de Mateus 22 tem uma dimensão tanto horizontal como vertical. Jesus disse: “Ame o Senhor Deus de todo seu coração, alma e entendimento e ame seu próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-39).”

 

Se a sua leitura da Bíblia tem parecido “sem graça e sem efeito”, deixe-me fazer uma pergunta: “Você tem falado  intencionalmente com outras pessoas sobre as coisas de Deus?” Eu não estou perguntando: “Você fala sobre baseball, ou fala sobre futebol, ou se você fala até mesmo acerca das atividades da igreja.” Eu estou perguntando: “Você fala sobre doutrina, sobre a Bíblia, sobre Jesus Cristo, a cruz, o sacrifício, a ressurreição – você sabe, as coisas sobre as quais você lê na sua Bíblia?” Vocês fazem parte uns dos outros. Vocês foram feitos para se relacionarem uns com os outros, para crescerem uns com os outros.

 

Quando Paulo ora pra que os Crentes em Éfeso “compreendam qual a largura e comprimento e  a altura e a profundidade  – para que conheçam o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que (ele diz) sejais tomados de toda a plenitude de Deus”, ele ora para que isso aconteça “com todos os santos” (Efésios 3:18-19). Eu oro para que sejais capazes de compreender isso “com todos os santos”.

 

Nós fomos feitos para estudarmos e crescermos juntos. Eu acho trágico e triste quando eu converso com alguém que professa ser um Crente há décadas, mas não fala muito, nem mesmo uma sílaba, sobre as coisas de Deus. Elas podem falar horas sobre esportes, eventos sociais, ou até mesmo sobre alguma atividade da qual elas participaram durante vários anos na igreja, mas tente falar com elas sobre a significância da morte de Cristo na cruz e há um silêncio. Tente falar sobre evangelismo e missões ou sobre a realidade do inferno e há um olhar estupefato no rosto delas. Tente falar sobre a justiça de Cristo imputada a nós gratuitamente pela graça através da fé e novamente, nada!

 

Nós fomos feitos para estudar e crescermos juntos como um corpo unificado, uma unidade orgânica. Unidade não é como um trem com um monte de carros colocados juntos. Você tem um motor e um carro e outro carro e finalmente um vagão. Não é isso. O trem pode correr sem vários dos carros. A igreja não é unida como um trem, mas como um organismo vivo, que respira, uma unidade orgânica como o corpo humano.

 

Paulo diz nos versículos 4-5: “Porque assim como em um corpo temos muitos membros”, ou seja, assim como um corpo humano tem muitos “membros” ou muitas “partes do corpo”, mas todos os membros não têm a mesma função, assim nós (igreja, portanto nós) sendo muitos, somos um corpo em Cristo.”

 

Estão vendo a conexão agora entre humildade (3) e unidade (4-5)? Nós não devemos pensar em nós mesmos mais do que devemos. Ninguém deve estar sozinho. Precisamos uns dos outros, como um corpo humano saudável precisa de todas as partes do corpo para ser um todo.

 

No momento que qualquer parte do meu corpo age independentemente do corpo inteiro, então todo meu corpo sofre um espasmo ou uma palpitação de alguma espécie, o que está acontecendo é que uma parte do corpo daquela pessoa está agindo independentemente do resto do corpo. A pessoa não está fazendo aquilo. É por isso que é chamado de movimento involuntário. Uma parte do corpo daquela pessoa está agindo independentemente do resto do corpo e, portanto, causando desconforto para o corpo inteiro.

 

Assim, se uma pessoa na igreja começa a agir independentemente do corpo, ao invés de interdenpender, ficando separada da congregação com relação a alguma questão, então aquela pessoa é como um espasmo ou uma palpitação para a igreja. “Bem, eu não creio no Evangelismo FAITH”, ou “Eu não gosto daquela música”, ou “Eu não gosto disso” ou “Bem, a igreja pode fazer isso dessa maneira, mas eu vou fazer da minha maneira!” você se tornou como um tremor para o corpo! E todo o corpo é afetado de forma adversa por sua causa.

 

Nós vamos estudar essa questão um pouco mais detalhadamente hoje à noite em nossa mensagem “mais profunda” e talvez daremos uma olhada melhor em como essa passagem em Romanos 12 tem muito a ver com o que Paulo diz sobre o corpo em 1 Coríntios 12.

 

Mais uma coisa antes de prosseguirmos. Um dos propósitos da unidade é que, de acordo com Jesus Cristo, é através da unidade que a igreja evangeliza o mundo. Em João 17:21, Jesus ora por Seus discípulos “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste”. Um dos propósitos principais da unidade é o evangelismo e missões mundiais.

 

Nenhuma igreja cuja coração bate por evangelismo e missões tem problema com unidade. Jesus nos instrui em Atos 1:8 a levarmos o Evangelho para Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra. Nossa Jerusalém é nossa comunidade – Henderson. Nossa Judéia é nosso estado – Kentucky, nossa Samaria é nosso país – os Estados Unidos. E os confins da terra são os continentes – ao redor do globo. Nós devemos levar o Evangelho a essas quatro áreas da comunidade, estado, país e continentes não em seqüência, mas simultaneamente. Jesus não disse: Primeiro levem o Evangelho à sua Jerusalém e então leve-o à Judéia” e assim por diante. Não há seqüência. Deve ser simultâneo. Nós devemos trabalhar essas quatro áreas simultaneamente. E nós não podemos fazer isso de forma eficaz até que estejamos unidos como uma congregação. Nenhuma igreja cujo coração bata por evangelismo e missões tem problema com unidade.

 

Nós precisamos nos comprometer com a humildade e precisamos nos comprometer com a unidade. Em terceiro:

 

III.  Comprometa-se a Ministrar (6-8)

 

Todo membro da Primeira Igreja Batista é um ministro. Você sabia disso? Nem todos são pastor, mas todos são ministro. Todos nós temos vários dons e talentos e nós devemos usar esses dons e talentos através da igreja para a glória de Deus. Paulo menciona sete dons que são dados por Deus a vários membros da igreja. Porque eles são dados através do Espírito Santo, nós os chamamos de “dons espirituais”. Ele diz no versículo 6 que nós temos “diferentes dons, segundo a graça que nos é dada”.

 

Provavelmente tem se falado demais sobre o momento exato em que esses dons são dados por Deus ao Crente. A verdade é que, todo dom que nós temos vem de Deus. Paulo pergunta aos Coríntios em 1Coríntios 4:7: “E que tens tu que não tenhas recebido?” Quer seja caracterizado como um dom espiritual ou uma habilidade natural, vem de Deus. Pode ser um talento dito natural que a pessoa tenha antes de se tornar um crente, ou dom que uma pessoa descobriu desde que se tornou  Crente. Em qualquer caso, vem de Deus e deve ser usado para a glória de Deus. Tiago diz em Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto”.

 

E Paulo aqui lista sete dons. Essa lista não visa a ser exaustiva. Existem outros dons e você talvez queira anotar essas outras referências: 1Coríntios 12 e Efésios 4 e 1Pedro 4. São dois 12 e dois 4. Romanos 12 e 1Coríntios 12 e então Efésios 4 e 1Pedro 4. Lá você vai ler sobre outros dons dados aos membros para serem usados na igreja. Mas mesmo com essas outras passagens, é importante lembrarmos que nenhuma lista é exaustiva. Dons espirituais são dados por Deus para determinados membros conforme sejam exigidos em determinadas igrejas. A questão é que cada um de nós tem um talento ou dom ou habilidade única para ser usado para glória de Deus. Bem, vamos dar uma olhada nesses sete dons mencionados aqui:

 

6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

 

No Novo Testamento, os profetas podem ter falado de eventos futuros, mas o dom da profecia não era tanto a “previsão” tanto quanto o “anunciar” ou “falar”.  Era primordialmente revelando a verdade de Deus, ou revelação. A revelação vocal de Deus veio antes da revelação escrita de Deus. Antes da Bíblia ser totalmente reunida em 27 livros do Novo Testamento, profetas falaram tanto quanto os profetas de Deus do Antigo Testamento. Agora com o Novo Testamento em nossas mãos, o dom da profecia é em grande parte a proclamação da verdade da palavra de Deus, seja na proclamação no púlpito ou na pregação para grupos de pessoas, ou mesmo falando as verdades do Evangelho para grupos pequenos. Esse é basicamente o sentido de profecia do Novo Testamento como um dom.

 

Versículo 7, “ministrar” é o dom de servir. A palavra aqui é a palavra da qual vem a palavra “diácono”. Diáconos são servos. Mas uma pessoa pode ter o dom de servir e não ser um diácono. Você tem o dom de servir?

 

A palavra “ensinar” no versículo 7 se refere à cuidadosa interpretação e explicação da Escritura. Uma pessoa com o dom de ensinar ama pegar uma passagem da Escritura e explicar seu significado e sua aplicação. Todo pastor deve ter o dom de ensinar, um requisito afirmado em 1Timóteo 3:2 e Tito 1:9. Você tem o dom de ensinar?

 

O versículo 8 lista quatro outros dons. Primeiro: “exortação”. Esse é também traduzido com “encorajamento”. Mas esse não é encorajamento somente no sentido de: “Bem, levanta a cabeça. As coisas vão melhorar.” Uma pessoa com o dom da exortação encoraja pessoas nos caminhos de Deus, a aplicarem as verdades de Deus, a viverem de acordo com as verdades da Escritura. Algumas vezes ela toma a forma de uma advertência amorosa ou uma repreensão, mas tudo com o intuito de edificar uma pessoa nos caminhos de Deus.

 

E há “aquele que dá”. Todo membro é chamado a dar para a igreja. Nós devemos dar pelo menos 10%. Deus é dono de tudo. A oferta do Crente começa com o dízimo e vai além do dízimo, com as ofertas. Mas Deus deu o dom de forma única a algumas pessoas com a habilidade especial de aumentar em riqueza,  com o propósito de dar a outros essa riqueza. Esse é o dom de “repartir”. Você tem esse dom?

 

E “aquele que preside”. A palavra significa “ficar diante de” outros. Deus deu a alguns indivíduos na igreja o dom de liderar outros de uma forma encantadora e envolvente. Eu sou grato por muitos líderes voluntários que se colocam ao lado da equipe ministerial e do corpo diaconal para juntos cumprirem o chamado de Deus para a Primeira Igreja Batista.

 

E, finalmente, “aquele que exercita misericórdia, faça-o com alegria.” Alguns têm o dom de demonstrar misericórdia para com os abatidos e desafortunados. Contudo, reparem cuidadosamente nisso. É dito: “aquele que exercita misericórdia, que o faça com alegria”. Isso não significa ter pena do oprimido como se um ficasse deprimido pelo outro! Alguns indivíduos têm a habilidade de demonstrar misericórdia com alegria, de encorajar o oprimido, mas não de uma forma que os embarace com o outro. Você tem o dom da misericórdia? Você pode ajudar outros que estão perturbados sem que você se envolva emocionalmente?

 

Qual é o seu dom espiritual? Talvez não tenha sido listado aqui. O que você ama fazer? Como você pode fazer isso no e através do corpo da igreja? Se o que você está fazendo não te dá alegria, você provavelmente não está usando o seu dom, mas está usando o dom de outra pessoa. “Todos os membros não tem a mesma função” (v.4)”. Descubra o seu dom ou dons e então use-os na e através da igreja para a glória de Deus.

 

Cada membro é um ministro. Cada criança que recebeu Jesus Cristo como Senhor e Salvador, cada adolescente tem um dom. Cada mãe tem um dom. Cada pai tem um dom. O que você está fazendo na igreja? Como você está ministrando para o corpo de Cristo? Você está ensinando? Você está saudando? Você está dando as boas-vindas? Você está trabalhando com bebês? Você está cantando no coral? Você está tocando aquele instrumento? Você está dando palavras de encorajamento? Você está servindo?

. Fiquem de pé para oração.