Sendo uma Esposa Bíblica–1ª Parte

Sendo uma Esposa Bíblica–1ª Parte

“Sendo uma Esposa Bíblica–1ª Parte”
(1 Pedro 3:1-6)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)

Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Eu te convido a pegar sua Bíblia e a juntar-se a mim em 1 Pedro, capítulo 3 (Pg 815; YouVersion).
Se você está nos visitando, nós estamos pregando através do livro de 1 Pedro, verso a verso. É o que fazemos aqui, pregamos através dos livros da Bíblia. Melhor que o pregador vir com um tópico que ele pensa que a congregação precisa ouvir, nós permitimos que o Senhor determine o tópico a cada semana conforme pregamos através dos livros da Bíblia. Este método, pregação expositiva através dos livros da Bíblia, é mais para colocar a autoridade da mensagem em Deus e em Sua Palavra do que no pregador e suas ideias.
A propósito, isso pode ajudar a clarear um mal entendido frequente sobre pregação expositiva e pregação tópica. Existe lugar para pregação tópica, pregando um tópico a cada semana que o pastor seleciona? Bem, quando a pregação expositiva é feita corretamente, haverá um tópico a cada semana. Cada sermão tem uma ideia principal. A diferença entre pregação expositiva e a maioria da pregação tópica é que na pregação expositiva o pregador tem um texto principal e está pregando o tópico que flui naturalmente de uma passagem principal. Ele pode acrescentar outros versos para sustentar a passagem, mas ele estará ancorado em um texto principal.
Na maioria das pregações tópicas de hoje, um pregador primeiramente determina o que ele deseja dizer e então procura na Bíblia por vários versos ou passagens que sustentam o que ele deseja pregar. Isso não é totalmente errado, mas existem muitos perigos ao se fazer isso, um dos quais é o perigo de selecionar versos fora do contexto e ensiná-los sem considerar seu verdadeiro significado.
Por outro lado, quando a pregação expositiva é feita de maneira correta, o pregador tem uma passagem principal – normalmente identificada por parágrafos conforme ele está pregando através do livro da Bíblia – e essa passagem principal fornece um tópico principal. Você poderia chamar o que fazemos a cada semana de pregação “tópico-posicionada!” Pregação expositiva de um texto principal que fornece um tópico principal.
Por exemplo, os tópicos anteriores no capítulo 2 incluindo, “Seguindo a Cristo Não Importando Qual Seja Sua Política” (2:13-17) e, “Quando Sofrer Injustamente” (2:18-23). A mensagem de hoje é sobre o tópico, “Sendo uma esposa Bíblica” do capítulo 3 e versos 1-6. Você percebe como há um tópico principal a cada semana?
Bem, vamos dar uma olhada, então, no capítulo 3 conforme continuamos nosso estudo verso a verso de 1 Pedro e vamos olhar os 6 primeiros versos.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.
5 Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido,
6 como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.
Oração.
Introdução:
A mensagem de hoje é intitulada, “Sendo uma Esposa Bíblica.” Você poderia acrescentar o subtítulo: “Vivendo como uma esposa de Deus em tempos ímpios.”
Seria um erro grave não ler mais que a primeira palavra do verso 1 – “Esposas…” (na versão em Inglês) – e presumir porque você não é uma esposa então pode desconsiderar essa passagem! Essa passagem é para os maridos também, para futuras esposas e futuros maridos e ex-esposas e ex-maridos, e avós de esposas e avós de futuras esposas. Na verdade, a passagem é escrita para todos os Cristãos de forma que toda a igreja está preocupada com o que significa ser uma esposa bíblica. Certamente esse é o caso aqui, uma vez que um dos componentes de nossa declaração missionária é “Fortalecer a Família.”
O que Pedro ensina nesses versos iniciais não era algo tão popular na cultura de seus dias, que na cultura de nossos dias. A ideia que esposas deveriam se submeter a seus maridos levanta sobrancelhas mesmo em muitas igrejas evangélicas. Poderíamos especular o porque disso e existem mais que uma ou duas razões. Certamente uma razão seria que muitos falharam ao ensinar ou falharam em entender a verdade sobre submissão bíblica. Existem muitas ideias erradas a respeito de submissão.
Outro dia entrei em casa depois de correr na esteira ergométrica na garagem. Estava frio lá fora na garagem e então entrei em casa e encontrei minha esposa e lhe dei um abraço e, porque meu nariz estava gelado, eu enfiei em sua bochecha. Adoro fazer isso! É engraçado, sabe como é. Ela se afastou rápido e ficou um pouco nervosa comigo. E eu disse, “Ei, você tem que me deixar fazer isso. Estou pregando sobre submissão no Domingo!”
Tudo é diversão! Mas você sabe que algumas ideias a respeito de submissão não estão tão distantes da minha brincadeira – só que elas não são brincadeira. Para muitos em nossa cultura, submissão significa que esposas são capachos sobre quem seus maridos pisam, ou escravas que devem obedecer as duras ordens de seus maridos que agem como sargentões frustrados. Isso não é submissão bíblica. E nós vamos falar sobre isso a partir dessa passagem.
Na verdade, por causa do background necessário e o trabalho de base que vamos fazer nessa manhã, vamos olhar essa passagem em duas partes, parte um nesta manhã e, permitindo o Senhor, parte dois no próximo dia do Senhor.
Então vamos dar uma olhada em alguns pontos que emergem naturalmente dessa passagem principal. Conforme é nossa prática, vamos acampar em 1 Pedro 3, mas também vamos olhar outras passagens que falam sobre o assunto da submissão. Assim, se você é um anotador, anote este primeiro ponto, número um:
I. Considere a Benção de uma Esposa Bíblica (1)
A benção de uma esposa bíblica é identificada no verso 1:
1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
Vamos lembrar que Pedro tem escrito sobre submissão desde o capítulo 2, verso 13. Você vai se lembrar que ele escreveu que Cristãos devem, verso 13, “Se submeter o toda ordenança de homem,” e assim falamos sobre submissão ao governo. Então, no verso 18, Pedro escreve, “Servos, sejam submissos a seus mestres.” Agora, no capítulo 3, verso 1, Pedro escreve, “Esposas, de mesmo modo (isto é, como os servos se submetem a seus mestres e assim como os homens se submetem a seus líderes governamentais, então esposas de mesmo modo) sejam submissas a seus próprios maridos.”
Existe uma benção inata quando uma esposa se submete a seu marido e uma benção assim está atada ao fato de que quando ela se submete a seu marido, ela está fazendo o que é bíblico. Deus sempre honra quando fazemos o que bíblico. Esposas, sejam sujeitas a seus próprios maridos.
Existe outra benção quando uma esposa se submete a seu marido que é expressamente colocada aqui no verso 1. Quando uma mulher Cristã se torna uma crente, mas seu marido permanece um descrente, Pedro escreve como ela pode ganhar seu marido descrente para a fé em Cristo. Ele diz no verso 1, “Esposas, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra (isto é, o Evangelho), seja ganho, sem palavra alguma (sem falar), por meio do procedimento (ou comportamento) de sua esposa,”
É de extrema importância lembrar que a conversão de um marido descrente é o que dirige essa passagem de Pedro. Você percebe que, muito é feito sobre o fato de que Pedro leva 6 versos para falar às esposas e apenas 1 verso para falar aos maridos (verso 7). Você viu isso no texto? Versos 1-6 são sobre esposas, verso 7 sobre maridos. E a implicação é, “Pedro tem muito mais para falar às esposas para fortalece-las!” Bem, não exatamente. Pedro está falando sobre submissão nos versos 1-6, mas o que sustenta esses seis versos é sua demonstração de como a submissão bíblica por parte da esposa pode resultar na conversão de um marido descrente.
Apenas saber disso nos ajuda a enxergar que a submissão bíblica não significa que a esposa não possa pensar por si própria, nem que ela deve sempre concordar com seu marido. No ensinamento de Pedro aqui, a esposa é uma crente e o marido não. Pedro não conta que a esposa não pensa por si própria ou conta que ela deve seguir o ensinamento de seu marido em tudo. Não é isso o que significa submissão.
Mas a pergunta permanece: O que é submissão bíblica? O que isso realmente significa, “Ser submisso?” Realmente não é possível entender o papel da esposa na submissão sem o papel do marido de cabeça, liderança de sua esposa e família. É claro que o papel do marido está implícito aqui em 1 Pedro 3, do contrário a ideia de submissão não faria sentido. Pedro instrui as esposas no verso 1 a, “Serem submissas a seus próprios maridos” necessariamente significa que seus maridos estão liderando.
Agora sei que alguns de nós estão muito preocupados com o que fazer quando maridos não estão liderando e estaremos lidando com essa circunstância infeliz mais plenamente quando chegarmos no verso 7. Mas por ora, vamos falar sobre esse assunto da liderança masculina em casa. Esse ensinamento não começa no Novo Testamento, mas é tão velho quanto Adão e Eva.
Homens e mulheres foram criados de igual modo portadores da imagem de Deus. São iguais em essência. Eles possuem a mesma dignidade diante de Deus. Nenhum é mais ou menos importante que outro, nem um é inferior ao outro.
Ensinamentos feministas em algumas igrejas evangélicas concordam que maridos e esposas são essencialmente iguais, iguais em essência, mas ensinamentos feministas negam que existam diferentes papéis ou funções de maridos e esposas no casamento.
Mas a Bíblia ensina que o marido carrega a responsabilidade de liderar sua esposa e liderar sua família de uma forma que honre a Deus. Isso significa que ele não lidera com o autoritarismo, nem que lidera de forma tirânica. Seu modelo de liderança é Jesus Cristo.
Efésios 5:23 diz que, “O marido é o cabeça da esposa, assim como Cristo é a cabeça da igreja.” Como Cristo liderou como cabeça da igreja? Ele amou a igreja. Ele orou pela igreja. Ele morreu pela igreja.
Esse papel do marido, o papel de liderar em casa, tem sua raiz na criação. Contrário à teologia feminista popular, a liderança masculina no lar não veio como resultado da Queda de Gênesis 3. Alguns acreditam que a ideia do cabeça ser masculino, liderança masculina, veio como resultado do pecado que entrou no mundo. Assim, eles ensinam que o pecado causou a liderança masculina.
Mas quando você estuda os capítulos iniciais de Gênesis, você percebe que liderança masculina é ensinada antes da Queda, Gênesis capítulos 1 e 2 ensinam as diferentes funções e papéis do marido e esposa antes de Gênesis 3, a Queda. Sem dúvida alguma, o pecado distorce os papéis do marido e esposa e isso é o que estamos testemunhando em muitas famílias hoje, a distorção dos papéis do marido e esposa, papéis trocados de marido e esposa, mas o modelo bíblico começa nos capítulos iniciais da Bíblia, antes do pecado ter entrado no mundo.
É por isso que o Novo Testamento reafirma o ensinamento da liderança masculina e submissão bíblica. Se submissão fosse pecado, isso não seria reafirmado no Novo Testamento. Nós observamos anteriormente Efésios 5, mas deixe-me dar apenas outra Escritura.
1 Coríntios 11:3, “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.”
Paulo deixa bem claro que, “o cabeça da mulher é o homem.” Isto é, o marido tem que liderar sua esposa. Mas note que esse ensinamento está no meio de duas outras declarações que retrata o tipo de liderança que Paulo tem em mente. Ouça mais uma vez:
1 Coríntios 11:3, “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.”
Então o que Paulo diz do homem ser o “cabeça” de sua esposa é para ser interpretada pelo que precede e vem depois disso. “O cabeça de todo homem é Cristo” e, “O cabeça de Cristo é Deus.” Assim, como um marido lidera sua esposa? Do mesmo modo que Cristo lidera o marido. Como uma esposa deve se submeter a seu marido? Da mesma maneira que Cristo se submete a Seu Pai.
O marido e esposa são iguais em essência, mas cada um tem uma função diferente, um papel distinto. O marido lidera sua esposa como o cabeça de sua esposa. Ele lidera. A esposa é uma ajudadora de seu marido (Gênesis 2:18; 1 Coríntios 11:8-9), que faz dela um lindo complemento e completadora de seu marido. Ele é incompleto sem ela.
Então submissão significa que a esposa voluntariamente se entrega à liderança de seu marido. Novamente, isso não significa que ela não possa pensar por si própria ou que ela vai sempre concordar com seu marido, mas isso significa que a esposa tem uma inclinação de amavelmente seguir seu marido.
Outra ilustração útil é encontrada na doutrina da Trindade. O ensinamento da Trindade é que Deus é um Deus trino. Ele é um Deus em três Pessoas. Cada Pessoa – Pai, Filho e Espírito Santo – cada Pessoa tem a mesma essência e dignidade em relação ao outro. Nenhuma das Pessoas da Divindade é mais Deus que a outra. O Filho de Deus é tanto Deus quanto o Espírito Santo. O Pai é tão importante quanto o Filho, e assim por diante.
Ainda, enquanto existe igualdade entre as Pessoas da Trindade, existe também variedade de funções e papéis e existe uma subordinação na Divindade. O Filho se submete ao Pai. O Espírito Santo se submete a ambos, ao Filho e ao Pai. Assim todos os três são igualmente Deus sem perda de dignidade ou glória entre cada um deles.
Por exemplo, Jesus diz em João 10:30, “Eu e o Pai somos um.” Ele está dizendo, Deus o Pai e Deus o Filho são a mesma essência, sustância, dignidade. Ao mesmo tempo, contudo, Jesus se submete ao Pai. Ele diz em João 5:19, “O Pai não pode fazer nada por Si mesmo, mas o que Ele vê o Pai fazer; tudo o que Ele faz, o Filho também faz de igual modo.”
Então sem perda de Sua dignidade, o Filho se submete ao Pai. De igual modo, a esposa, sem perda de sua dignidade, se submete a seu marido. Marido e esposa são igualmente portadores da imagem de Deus. Ambos têm valor e dignidade diante de Deus. Nenhum dos dois é mais ou menos importante ou valioso diante de Deus. Ainda que tenham a mesma essência, eles têm papéis diferentes. O marido é o cabeça da esposa da forma que Cristo é o cabeça da igreja. E a esposa se submete a seu marido da mesma forma que Cristo se submete ao Pai.
Essa é a benção de ser uma esposa bíblica. Deus sempre honra quando seguimos Sua Palavra. Agora, note mais uma vez a benção que segue a esposa cujo marido não é crente. Novamente no verso 1:
1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
A tradução Phillips é muito útil aqui:
Phillips, “Se eles não obedecem a Palavra de Deus, eles podem ser ganhos para Deus sem que nenhuma palavra seja dita, simplesmente observando o puro e reverente comportamento de vocês, suas esposas.”
Isso é pouco parecido com o que Pedro disse lá no capítulo 2, verso 12, onde ele fala que Cristãos vivendo entre descrentes, através de sua conduta honrosa, podem fazer com que descrentes “glorifiquem a Deus” (1Pedro 2:12).
Há poder em uma vida Cristã vivida diante dos outros. Nossas ações frequentemente falam mais alto que nossas palavras. Isso não significa que palavras não sejam importantes. Mas Pedro assume que descrentes conhecem a mensagem do Evangelho, eles simplesmente ainda não acreditaram nela.
Então Pedro está contando às esposas Cristãs que são casadas com maridos não-Cristãos como elas podem ganhar seus maridos para o Senhor. Ele diz que você pode, não pelas suas palavras, mas através de sua vida santa diante deles.
Algumas esposas são tão frustradas pela falta de exemplo espiritual de seus maridos que caem na armadilha da repreensão verbal e sermão. Isso faz pouco para amolecer o coração duro de um homem insensível às coisas espirituais. Se nada consegue, as incessantes palavras de sua esposa pode fazer com que seu coração endureça ainda mais.
Eu sei que já compartilhei com vocês anteriormente sobre uma mulher em nossa EBD alguns anos atrás em Gainsville, Georgia. Eu ensinava em uma classe de jovens casais e essa mulher frequentava a classe sozinha. Poucas semanas se passariam durante o momento de oração ou durante a aula da classe que ela não prosseguiu a respeito de seu marido descompromissado e descrente. Seu criticismo com relação ao seu marido sugeriu que ele era um incorrigível e não servia para nada. Eu me lembro de pensar, “Não é de se admirar que o camarada nunca venha a igreja. Digo, se ele permanece em casa, pelo menos ele tem uma hora de silêncio consigo mesmo!”
Então vamos fazer isso na próxima vez quando considerarmos o comportamento de uma esposa bíblica. Esse é o verso 2. Maridos descrentes podem ser ganhos para a fé em Cristo, verso 2:
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
Assim vamos considerar o comportamento de uma esposa bíblica e então, na próxima semana, vamos considerar a beleza de uma esposa bíblica. São os versos 3-6.
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.

Nós vamos falar na próxima vez sobre a importância de louvarmos nossos cônjuges e louvarmos nossos filhos por sua beleza interior, mais que a beleza exterior.
De modo similar, realização em termos de sucesso no mundo, sucesso acadêmico, sucesso vocacional significa muito pouco aonde não existe beleza interior, se não há amor por Cristo, não há dedicação a Deus e nem serviço para Ele.
Então vamos fazer uma pausa aqui e considerar juntos as reivindicações dessa passagem sobre nossas vidas.
Fiquemos de pé para orarmos.