Sendo um Marido Bíblico

Sendo um Marido Bíblico

“Sendo um Marido Bíblico”
(1 Pedro 3:7)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 3 (Pg 816; YouVersion).
Nós vamos falar sobre o que significa ser um marido bíblico. Os versos 1-6 falam sobre ser uma esposa bíblica e então o verso 7, um verso que está bem embalado com a instrução bíblica, Pedro aborda o assunto de ser um marido bíblico.
De propósito, eu quero lembrá-los que neste final de semana é o Final de Semana da Família Visionária, Sexta e Sábado, Rob Rienow estará conosco. Nossa declaração missionária é: Aprecie a Palavra, compartilhe o Evangelho, fortaleça a família, sirva a comunidade, alcance o mundo. Para nos ajudar a fortalecer a família, Rob Rienow estará conosco na Sexta, Sábado e Domingo. Se você tem qualquer pergunta sobre como se inscrever, Jill Meadows está disponível hoje na área de informações da Pré-escola e espaço das Crianças.
E falando de ser um marido bíblico, homens, a Conferência de Homens de Johnny Hunt é dia 1º e 2 de Fevereiro, uma Sexta e Sábado. Isso é, mãos para baixo, a melhor conferência de homens que você pode participar. O custo é de apenas $100,00. Você pode se inscrever hoje no escritório da igreja. $100,00 cobre tudo – material, hotel, café da manhã e aquele jantar na Sexta à noite. A conferência intitulada, “Plano de Fuga: Pecado é uma Prisão, então Vamos Fugir!” Homens, tragam seus filhos mais velhos e sejam abençoados.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

Oração.
Introdução:
Ontem enquanto corria eu estava ouvindo uma mensagem, e na mensagem me lembrei de uma canção que um primo me ensinou há alguns anos quando eu tinha 10 anos e veio de Nebraska para nos visitar na Califórnia.
Eu achei essa canção engraçada. Eu queria que meu primo me ensinasse toda a letra. Mais tarde aprendi que a canção foi escrita por Shel Silverstein. É chamada, “Coloque Outra Lenha na Fogueira.” Já ouviram? Enquanto Silverstein foi quem escreveu, a canção se tornou popular através de Tompall Glaser dos Irmãos Glaser de Nebraska.
Eu menciono essa canção a vocês como um exemplo do que Pedro NÃO está ensinando aqui no verso 7! A canção é sobre um caipira que espera que sua esposa faça tudo para ele.
Coloque Outra Lenha na Fogueira.
Prepare para mim um pouco de bacon e feijão.
E vá até o carro e troque os pneus.
Lave minhas meias e costure meu velho jeans.
Vamos lá, querida, você pode preparar meu cachimbo
E então trazer os meus chinelos.
E preparar outra xícara de chá.
Então colocar mais lenha na fogueira querida,
E venha e me diga porque está me deixando.
Agora lembre-se, eu tinha apenas 10 anos quando ouvi pela primeira vez essa canção e achei tão engraçado! O marido na canção continua cantando para sua esposa:
Agora eu não te deixo lavar o carro aos Domingos?
E não te aviso quando você está engordando?
Eu não vou te levar para pescar algum dia?
Bem, um homem não pode amar uma mulher mais que isso.
E eu não sou sempre bom para os filhos de sua irmã?
Eu não a levo para casa dirigindo toda noite?
Então, sente-se aqui aos meus pés porque gosto quando você é doce,
E você sabe que não é feminino brigar.
É claro que o que torna a canção tão engraçada é que ela é errada! Eu não conheço um homem no mundo todo que seja tão idiota de crer nisso e viva dessa forma e trate sua esposa dessa maneira…mas pode existir alguns homens que chegam perto disso.
Pedro tem um ensinamento direto aqui no verso 7 para maridos, algumas ações para qualquer marido. Existem algumas ações para todo futuro marido também. E isso também é um verso que um homem pode usar para ensinar um filho, um neto, um sobrinho. Uma mulher pode usar o verso da mesma forma, ensinando seu filho ou neto sobre o que significa ser um marido bíblico. Então o verso enfim é para o benefício de todos.
Cuidadosamente perceba que Pedro ensina aqui na Bíblia com respeito a maridos vivendo com suas esposas. Eu quero focar cada frase aqui. Número um, Pedro ensina que um marido deve ser compromissado com sua esposa.
Seja Compromissado com Ela
A primeira coisa que Pedro diz no verso 7 é, “Maridos, de igual modo, vivei com elas com entendimento.” A frase, “Vivei com elas” é usada como um imperativo que pode ser traduzido, “Continue vivendo em casa.” Permaneça compromissado com seu cônjuge. Permaneça vivendo em casa com ela.
Eu disse anteriormente que Michele nunca pode me deixar porque se ela me deixar, eu vou com ela. Eu comprometi minha vida a ela. Eu me comprometi a habitar com ela, a permanecer vivendo na casa com ela.
Um dos desafios que muitos pastores e conselheiros enfrentam nos dias modernos de aconselhamento de casais é ensinar comprometimento onde pais e parentes estão causando interferência. Um marido e esposa tem certa dificuldade e a sogra ou sogro se envolvem. Um marido fica nervoso e decide que não ama mais sua esposa e deixa a casa e vai para a casa de sua mãe.
Agora eu tenho uma suposição se tivesse tentado isso, minha mãe provavelmente faria o seguinte, “Bem, eu acho que você pode permanecer aqui por um dia ou dois, mas só isso. Você fez um compromisso. Mantenha-o.”
Maridos, esposas, se empenhamos nossos corações um ao outro, se ficamos de pé diante do altar na cerimônia de casamento e prometemos, “No melhor e no pior,” então temos que manter nossa palavra. O que é compromisso se não prosseguimos em – nos empenhar?
Morem juntos. Permaneça morando na casa. Então, número um, seja comprometido com ela. Número dois:
Seja Atencioso com Ela
Pedro escreve no verso 7, “vivei com elas com entendimento.”
Isso significa que um marido deve buscar entender as necessidades de sua esposa e regularmente considerar o que a Bíblia ensina sobre a natureza do casamento.
Para “viver com elas com entendimento” significa, por exemplo, que um marido vai buscar considerar e buscar entender naquilo que sua esposa está instruída nos versos anteriores. Um marido bíblico entende os versos 3-6 da semana passada e ele busca elogiar sua esposa por sua beleza interior, assim como seu adorno exterior.
O marido bíblico busca ser como o marido de Provérbios 31 e a mulher, uma mulher de quem a Escritura diz, “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva (dizendo). Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente (Provérbios 31:28-29)!”
Maridos, sejam comprometidos às suas esposas. Seja comprometido a ela, seja atencioso com ela, terceiro:
Seja Louco por Ela
A próxima frase no verso 7 é, “Dando honra à mulher.” Um marido tem que “honrar sua esposa.” Estou chamando isso de, “Seja Louco por Ela.”
Honrar uma esposa da maneira que Pedro diz, é estimar uma esposa. A palavra “honra” é usada com frequência de maneira genérica como, “Honre as regras” ou “Honre essa política,” e assim por diante. Mas dificilmente captura a ideia que Pedro tem em mente. Quando Pedro diz que maridos têm que “Dar honra às suas esposas,” homens, ele está falando a respeito da ideia de estimar uma esposa como se fosse algo precioso.
Existe uma forma especial de tratar as coisas que estimamos. Quando algo é precioso para nós, nós temos um cuidado especial por isso. É o que Pedro quer dizer aqui quando fala, “vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher.” Dar honra a ela é estimá-la, ser louco por ela, tratá-la como algo preciso.
Um camarada ganha um novo molinete e trata essa coisa como se fosse um tesouro sem preço. Ele pega isso, olha para isso, beija e guarda em um local especial. Ele não deixa ninguém usar e nem deixa ninguém chegar perto. Esse molinete é só dele e ele o ama!
Um marido dando honra a sua esposa é o mesmo que tratá-la como um tesouro especial. Um marido estima sua esposa. Ela tem um lugar especial em sua vida. Ela é só dele e ele a ama.
Seja louco por ela. Verso 7 novamente:
“Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil…”
Um marido mostra que ele estima sua esposa e que é louco por sua esposa fazendo duas coisas. Primeiro, ele vai:
–Guardá-la como seu Forte Protetor
O marido bíblico protege sua esposa. Pedro diz no verso 7 que o marido dá honra à esposa, “como vaso mais frágil,” ou como a parte mais fraca.
O que isso significa? Como a esposa é um “vaso mais frágil” ou “a parte mais frágil” em comparação ao marido?
Bem, isso não pode significar que ela é moralmente mais fraca ou intelectualmente mais fraca. Nem pode significar que ela é essencialmente mais fraca em termos de essência, valor ou dignidade como ser humano. Falamos disso em nossa mensagem introdutória nesta seção.
Maridos e esposas são essencialmente iguais, qualquer essência, qualquer coisa, que é encontrada num homem é a mesma essência ou coisa encontrada numa mulher; ambos são essencialmente iguais. E ainda, enquanto o marido e a esposa são essencialmente iguais, eles têm diferentes papéis. O marido é o cabeça da esposa, seu líder, e como sua ajudadora e completadora, ela se submete à liderança dele.
Nós ilustramos isso duas semanas atrás com a doutrina da Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo são essencialmente iguais. Tudo de Deus é encontrado no Pai, Tudo de Deus é encontrado no Filho e Tudo de Deus é encontrado no Espírito Santo. Assim, existem diferentes papéis entre as pessoas da Trindade. O Filho se submete ao Pai e o Espírito Santo se submete ao Pai e ao Filho. Então existe igualdade entre as pessoas da Trindade com diferentes papéis ou funções nos relacionamentos um com o outro.
De maneira similar, o marido e a esposa são iguais em termos de essência, valor e dignidade, com diferentes papéis em seu relacionamento um com o outro.
Então quando Pedro diz no verso 7 que maridos têm que dar honra às esposas, “como vaso mais frágil,” ele não diz mais fraco no sentido de ser mais fraco em essência. Ele não quer dizer que a esposa é essencialmente mais fraca ou intelectualmente mais fraca ou moralmente mais fraca.
Ele provavelmente fala com referência a ela sendo fisicamente mais fraca. O senso comum confirma esse entendimento também. Falando de modo genérico, homens são fisicamente mais fortes que as mulheres.
Existem algumas exceções é claro. Havia aquela garota no 5º ano, vocês sabem, que podia ganhar de qualquer cara que a desafiasse na queda de braço. Como era constrangedor cara, vocês se lembram?! Mas falando genericamente, o corpo do homem estruturalmente é mais forte que o da mulher.
Mas note uma palavra no verso 7, “mais”. Mais frágil, mais frágil que quem? Mais frágil que seu marido. Homens são fracos também.
Lembram-se do que Pedro escreveu no capítulo 1, verso 24, onde ele estava contrastando os corpos físicos do homem com a eterna Palavra de Deus? Citando Isaías, Pedro diz em 1Pedro 1:24, “Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;” verso 25, “Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.”
Todos os homens são como a erva, aqui hoje e amanhã se foi. Ambos, esposas e maridos são frágeis nesse aspecto. Mas falando genericamente, o marido é mais forte e portanto o marido bíblico busca guardar sua esposa como seu forte protetor.
Assim o marido bíblico cuida de sua esposa. Afinal de contas, ele é louco por sua esposa, então ele busca naturalmente guardá-la e protegê-la. Ele se preocupa com a segurança dela. Ele procura ver se ela tem o que precisa.
Existem implicações aqui para o marido que cuida de sua esposa. O marido se assegura que sua esposa e filhos estão bem, que o lar está bem e em ordem, que há muita comida na mesa e dinheiro no banco.
Uma esposa pode ser capaz de trabalhar de forma que ela não negligencie seu papel e responsabilidades de mãe, mas ultimamente, recai sobre seu marido garantir que a família está adequadamente provida. Ele é o líder da família, cuidando de sua esposa como se ela fosse algo precioso para se guardar.
Ele chama por ela ou manda uma mensagem de texto durante o dia só para ver como ela está. Ele tem a certeza de que ela é tratada como alguém que é preciosa.
Este guardá-la como forte protetor está relacionado à segunda maneira na qual um marido bíblico demonstra que é louco por sua esposa; não apenas guardando-a como forte protetor, mas, em segundo lugar, Pedro diz aos maridos:
–Cresça com ela como seu Parceiro Espiritual
7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida.
A esposa é a parceira espiritual do marido. Marido e esposa são “herdeiros da graça da vida.” Maridos e esposas estão crescendo juntos na graça da vida.
Como um marido e esposa são trazidos para perto de Deus, eles são trazidos para perto um do outro. De maneira similar, quanto mais perto um marido bíblico está de sua esposa bíblica, mais perto ambos estão de Deus.
Como um marido pode cultivar o fato de ser um herdeiro com sua esposa da graça da vida?
Liderando continuamente sua esposa a seguir a Cristo. Ele a ama da maneira que Cristo ama a igreja. Efésios 5:25, “Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e Se entregou por ela.”
Um marido bíblico ama sua esposa da maneira que Cristo amou a igreja. Como Cristo amou a igreja? Ele cuidou da igreja. Ele orou pela igreja.
Homens, orem por suas esposas. E orem com suas esposas. Pegue-a pela mão e diga, “Vamos orar.” Ore por sua esposa e ore pelos filhos dela. Caia de joelhos ao lado da cama de seus filhos e filhas e ore pela família. Não apenas seus filhos se sentirão amados e serão influenciados por suas ações, mas também a mãe deles.
Mostre seu amor pela sua parceira espiritual, aquela com quem você é um “herdeiro da graça da vida.” Mostre seu amor por ela permanecendo com ela como seu parceiro.
Defenda-a. Fique do lado dela em uma discussão com seus sogros. Não seja como o pai passivo das comédias da TV que nunca ficam do lado de suas esposas e encolhem-se atrás de suas mães. Você não é um “herdeiro juntamente com ela” e com sua mãe, mas você é um “herdeiro” com sua esposa. Ela é sua parceira espiritual.
Mostre seu amor por ela liderando-a. Leve-a para a igreja com você. Leve seus filhos para a igreja quando ela estiver doente. Leve os outros filhos com você quando ela ficar em casa com o outro doente.
Você conhece aquela canção Evangélica, “Desculpas?” É sobre como o diabo trabalha nas horas extras para manter os Cristãos afastados da igreja. Um pouco da letra diz:
Quando as pessoas conhecem o Senhor, o Diabo sempre perde
Então para manter esse pessoal longe da igreja, ele oferece-lhes desculpas.
Bem, uma dor de cabeça no Domingo de manhã e uma dor nas costas no Domingo à noite.
Mas na hora do trabalho na Segunda, você está se sentindo bem.
Enquanto uma das crianças tem um resfriado, “Pneumonia, você pensa?”
A família toda tem que ficar em casa, só para assoar o nariz dessa pobre criança.

Maridos, não espere que sua esposa e filhos cresçam mais próximos do Deus se você não estiver disposto a liderá-los. Não seja passivo. Lidere sua esposa. Lidere seus filhos. Lidere-os para o culto corporativo (na igreja) e para o culto particular, em casa.
Maridos amem suas esposas como Cristo amou a igreja, orando por ela, orando com ela, sendo paciente com ela, perdoando-a, cuidando dela de toda forma.
Seja comprometido com ela, seja atencioso com ela e seja louco por ela.
Então, Pedro dá um aviso. Em quarto lugar e finalmente:
Seja Cuidadoso ao Liderá-la
Seja cuidadoso. Perceba a última frase, a última coisa que Pedro diz no verso 7:
7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.
–Falhar na liderança bíblica afeta seu relacionamento com Deus
Nosso relacionamento com os outros sempre afeta nosso relacionamento com Deus. Isso é muito parecido com Mateus 5:23-24 onde Jesus ensina que se temos um problema com um irmão crente, precisamos primeiro acertar as coisas com esse irmão antes mesmo de começar a tentar adorar a Deus.
O mesmo princípio se aplica nos relacionamentos familiares. Pedro é claro aqui: Maridos, liderem suas esposas biblicamente ou não esperem que Deus vá ouvir suas orações. Homens, vocês simplesmente não podem esperar crescer espiritualmente se vocês não estiverem liderando suas esposas.
Com frequência um homem pode se questionar porque parece que Deus não está respondendo suas orações e isso pode estar acontecendo porque ele não está liderando como um marido bíblico, pura e simplesmente.
Veja o aviso na passagem homens. Não passe por cima disso. Se você falhar em ser o marido que Deus te chamou para ser, sua vida de oração irá sofrer. Deus não tem a obrigação de te ouvir e responder suas orações.
Conclusão:
Então o que vai ser homens? “Coloque outra lenha na fogueira?” Se é isso, você pode se achar cantando, “Venha e me diga porque você está me deixando.”
Deixe-me sugerir uma canção diferente tirada do verso 7, “Querida, estou comprometido com você. Eu sou atencioso com você. Eu sou louco por você.”
Fiquemos de pé para orarmos.