Salvação: Algo a se Cantar

Salvação: Algo a se Cantar

Lucas 1:67-80

 

“Salvação: Algo a se Cantar”

(Lucas 1:67-80)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(11/4/10)

 

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 1.

 

Há algumas semanas nós começamos um estudo do Evangelho de Lucas e nesta manhã estamos encerrando o capítulo 1. Neste capítulo introdutório lemos como o Anjo Gabriel apareceu a duas pessoas diferentes, em dois momentos diferentes, e em dois locais diferentes para dizer sobre a breve chegada de duas pessoas muito importantes, um o Senhor Jesus Cristo que é o Messias; Salvador do mundo, o outro, aquele que preparará as pessoas para o Messias; este é João Batista.

 

E quando Gabriel aparece a este velho homem, Zacarias, enquanto ele está no coração do templo Judeu, Zacarias não acredita no que o anjo diz. Ele não crê que sua idosa, estéril esposa Isabel, conceberia e teria esta pequena criança que é João Batista. Devido a sua descrença, ele foi atingido com a incapacidade de falar até o nascimento da criança. Nove meses e João Batista nasce e seu pai, Zacarias, é capaz de falar. Sua língua é solta e a primeira coisa que ele faz após nove meses de silêncio, é louvar ao Senhor.

 

O que temos diante de nós nesta manhã, é a substância desse louvor ou hino de Zacarias. O louvor é frequentemente mencionado na Igreja Católica e nas igrejas Protestantes litúrgicas como o “Benedictus”, chamado assim devido à primeira palavra no hino que começa no versículo 68. As primeiras poucas palavras no versículo 68, “Bendito o Senhor Deus de Israel”, na tradução Latim Vulgata é Benedictus Dominus Deus Israel. Por isso, vocês ouvirão este hino relacionado a essa frase e essa é a nossa lição de Latim do dia!

 

Eu acho interessante que essa frase, Benedictus Dominus Deus Israel, ou, “Bendito o Senhor Deus de Israel”, é a frase que ocorre em duas ocasiões significantes na história bíblica, uma no Velho Testamento e outra no Novo Testamento, ambos em conexão ao Messias, o Salvador que viria, o Senhor Jesus Cristo. No capítulo inicial de 1 Reis, com referência a Salomão, o filho de Davi, o primeiro filho a reinar no trono, Davi diz, “Bendito o Senhor Deus de Israel (1 Reis 1:48)”. E agora, no Novo Testamento, com referência ao último Filho de Davi, Aquele que reinaria eternamente no trono de Davi, nós temos as palavras novamente, “Bendito o Senhor Deus de Israel (1:68)”. Desse modo eu faço essa observação principalmente porque nos lembra da doce, divina ordem dos eventos conforme são desvendados nas Escrituras por nosso Deus providencial. Bem, vamos agora dar uma olhada nesse hino de louvor que Zacarias entoa quando sua língua é solta.

 

 

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

67 E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:

68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,

69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.

70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;

71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,

73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,

74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,

75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;

77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;

78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;

79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

80 E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

 

  • Oremos.

 

Introdução:

 

 

Em meu estudo esta semana me lembrei de um tempo em minha adolescência quando eu e alguns companheiros tivemos interesse em explorar cavernas, conhecido também como espeleologia, entrávamos nas cavernas e olhávamos em volta o que conseguíamos enxergar. Achávamos que era muito legal porque um cara tinha um velho mapa e marcamos essas cavernas, muitas delas desconhecidas de outras pessoas, localizadas em diferentes partes da Geórgia do Norte e Carolina do Norte e então podíamos entrar nelas e ver diferentes tipos de formações rochosas e às vezes grandes fontes de água que corriam pelas cavernas. Em algum lugar em uma dessas cavernas eu perdi minha maleta com alguns dólares e meu Cartão de Seguro Social.

 

Então também me lembro como éramos frequentemente mal-preparados em nossas explorações de cavernas. Em uma ocasião particular, eu me lembro que tínhamos apenas uma lanterna em uma parte da caverna em que estávamos. Eu me lembro de ter pensado, “Se perdermos esta lanterna, estaremos com um grande problema!” Não há escuridão maior que a escuridão de uma caverna. Sem luz você só pode sentar e esperar que alguém te encontre e te leve para fora.

 

No texto, lemos um instante atrás que, é falado que o Senhor Jesus Cristo é aquele que “dá luz àqueles que estão assentados nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos pés no caminho da paz”. Esta é uma metáfora perfeita para descrever a salvação. A maioria de nós pode ser relacionada a essa metáfora. Uma vez estivemos assentados nas trevas. Não entendíamos as coisas de Deus. Estivemos assentados na escuridão como aquele que está assentado nas escuras profundezas de uma caverna. Então, de uma forma ou de outra, a gloriosa luz do Evangelho brilhou sobre nós e fomos guiados para fora da escuridão. Agora nós somos filhos da luz e andamos na luz conforme Ele está na luz (1 João 1:7).

 

Então esta canção, este louvor, este benedictus, é uma canção ou profecia sobre salvação. Salvação é algo a se cantar! Vamos caminhar novamente através dos versículos e então irei resumi-los em três questões cruciais para reflexão. Eu arrumei o material sob três pontos descritivos. Primeiro nós temos uma:

 

 

I. Profecia do Espírito (67)

 

 

O versículo 67 introduz o louvor ou hino ou o Benedictus de Zacarias. É importante que pausemos tempo suficiente no versículo 67 para notar que este louvor ou profecia se torna possível pelo Espírito Santo. Lucas escreve, “E Zacarias, seu pai, foi ‘cheio do Espírito Santo’, e profetizou, dizendo:” Por que isso é importante?

 

Bem, primeiramente vemos que temos um cumprimento de uma profecia do Velho Testamento, que foi dita pelo Profeta Joel lá em Joel 2:28, onde ele diz, “E há de ser que, depois derramarei (Deus) o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”. Então Zacarias, um homem velho, é cheio do Espírito de Deus e profere uma profecia sobre a vinda da salvação para todas as pessoas.

 

E a frase no versículo 67 também nos lembra que é o Espírito Santo que torna possível tudo que Zacarias diz aqui sobre salvação. Esta palavra sobre salvação é dita por Zacarias porque Deus o está guiando. Deus está por detrás disso. Então esta é uma profecia do Espírito Santo.

 

Agora, o que se segue a partir do versículo 68 até o versículo 79 é o próprio benedictus. Isso se divide em dois versos da canção, o primeiro dos versículos 68 a 75, uma frase no original Grego, e então do versículo 76 ao 79. Eu expus essas duas seções da canção como a “Promessa de Salvação” e a “Preparação para o Salvador”. Então vamos primeiramente olhar para:

 

 

II. Promessa de Salvação (68-75)

 

 

Versículo 68, “Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo.” A palavra “remiu” significa ser livre da escravidão, neste caso, escravidão do pecado e opressão. Os verbos aqui, “visitou” e “remiu” são ambos ditos por Zacarias no tempo passado. Então é tão certa a salvação vinda através de Jesus Cristo nosso Senhor que Zacarias pode falar dela como já tendo ocorrida. Não há dúvida aqui. O Senhor Deus “visitou” e “remiu” Seu povo. E o que é verdadeiro para Seu povo Israel, é verdadeiro para todas as nações da terra. Salvação chegou e através da Pessoa de Jesus Cristo. O que mais Deus fez?

 

Versículo 69, “E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo”. A frase “salvação poderosa” ou “chifre de salvação” (na tradução da versão em inglês), frequentemente ocorre no Velho Testamento. Na verdade, pode ser de interesse daqueles de vocês que gostam de contabilizar números, que estudiosos identificaram nesse texto mais de 30 alusões ao Velho Testamento! A frase “salvação poderosa” – “chifre de salvação” faz referência a Deus que é “poderoso para salvar”. Para uma pessoa do antigo oriente, o chifre de um animal era a força dele. Isso faz sentido, não faz? Quero dizer que as pessoas não podiam olhar para os modernos carros de combate militares ou para os aviões de combate intimidadores que voam nos céus. Eles olharam para um chifre e disseram, “Aqui é onde a força e o poder residem. Não permitam que esse chifre encontre vocês despreparados!” Jesus Cristo é o Forte de Deus que é poderoso para salvar. E Ele vem – a última parte do versículo 69 – da “casa de Seu servo Davi”.

 

Versículo 70, “Como (Deus) falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;” Aqui está uma lembrança de que o Messias foi profetizado que viria da Casa e linhagem de Davi. Então segue-se a descrição dessa salvação nos versículos 71-75:

 

 

71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,

73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,

74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,

75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

 

 

Zacarias está falando tanto de salvação espiritual como de salvação política, mas primeiramente ele tem em mente aqui a salvação política. O povo de Deus estava muito mais interessado em “ser libertado das mãos de seus inimigos”. Jesus veio a primeira vez, contudo, para cuidar de nossa salvação espiritual. Quando Ele vier pela segunda vez, Ele cuidará de nossa necessidade de salvação política. Isto é, quando Cristo vier novamente, Ele irá governar e reinar na terra sobre todos aqueles que estão em oposição às coisas de Deus. Então, salvação final, em termos de libertação das mãos dos inimigos, e assim por diante, vai ocorrer na segunda vinda de Cristo.

 

Então temos esses dois primeiros pontos, profecia do Espírito (67) e promessa de salvação (68-75).

Em terceiro lugar:

 

 

III. Preparação para o Salvador (76-80)

 

 

Neste ponto no Benedictus, Zacarias olha para esse pequeno garoto, o pequeno João Batista, e ele fala a respeito deste que vive para preparar outros para a vinda do Salvador.

 

 

76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;

 

 

João Batista nasceu para preparar pessoas para os caminhos do Senhor. Que alguém viria antes do Senhor para preparar Seus caminhos, era de conhecimento de todo Judeu cheio de fé que estudou as Escrituras do Velho Testamento. Lembrando que o último livro do Velho Testamento, o Livro de Malaquias, termina desse jeito, olhando para frente para aquele que viria no espírito de Elias para preparar um povo para o Messias. Ou Isaías em Isaías 40:3-5:

 

 

3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

5 E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

 

 

Então esses crentes no tempo do Velho Testamento cresceram olhando para frente, e vivendo na expectativa do: Messias que viria. E eles sabiam que um mensageiro viria primeiro para preparar o caminho para o Salvador. Zacarias olha para seu filho no 8º dia, o dia de sua circuncisão, e ele reconhece que seu filho, João, é aquele que vai preparar as pessoas para o Senhor, Aquele em quem a salvação é encontrada.

 

Nesse sentido, não ficamos surpresos pelo seu método de pregação. Vamos dar uma olhada nisso mais de perto no futuro, mas a maioria de nós sabe como João começou seus sermões. Pessoas vinham para o Rio Jordão para serem batizadas por ele e ele saudaria as pessoas com, “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? (3:7)” Não é exatamente a introdução de sermão mais “amistosa”! Mas João falou desse modo para que as pessoas conhecessem seus pecados. Ele falou desse modo para prepará-los para Aquele que viria depois dele. Ele falou desse jeito para que, quando Cristo viesse e João dissesse, “Vejam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, não haveria dúvida de sua necessidade dEle, não haveria dúvida de que eles eram cobras e víboras horrorosas, pecadores necessitando de um Salvador. João Batista preparou pessoas para o Salvador. Então João diria ao povo de Deus como encontrar salvação. João deu, versículo 77:

 

 

77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão (ou perdão) dos seus pecados;

 

 

Para quem esta salvação e perdão dos pecados viria? Versículo 78 e seguinte:

 

 

78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;

79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

 

 

Essa frase, “o oriente do alto”, é uma referência a Jesus Cristo. O “oriente” é uma palavra que está relacionada a “amanhecer”, o nascer do sol. Cristo é descrito em Malaquias como “o Sol da Justiça (Malaquias: 4:2)”. Ele é descrito em Pedro como “a Estrela da Alva (2 Pedro 1:19)”, e em Apocalipse como “a Resplandecente Estrela da Manhã (Apocalipse 22:16)”. Conforme Ele disse de Si mesmo em João 8:12, Jesus é “a luz do mundo”. Ele nos trouxe para fora da escuridão espiritual para a gloriosa luz.

 

 

80 E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

 

 

Aqui está uma afirmação resumida dos primeiros anos de vida de João. Ele se tornou forte em espírito e esteve nos desertos até o dia de sua manifestação a Israel. Ele viveu no deserto até que ele emergiu publicamente como aquele que preparou os outros para o Messias que viria.

 

Então todo este texto trata de salvação, um termo usado mais por Lucas que qualquer outro escritor do Evangelho. Vamos concluir nosso tempo juntos, perguntando e respondendo três questões bastante cruciais sobre salvação. Essas três questões são perguntadas por JC Ryle, cujos escritos eu recomendei a vocês anteriormente. Mas, mais importante ainda, essas questões surgem naturalmente do texto diante de nós. Primeiro:

 

 

1) Nós sabemos algo sobre Perdão?

 

 

Ou, sabemos algo sobre “remissão”. Versículo 77 descreve um “conhecimento de salvação”. Esta palavra “conhecimento” significa mais que se apossar de algo intelectualmente. Isso significa mais que meramente entender alguns fatos. A palavra conhecimento aqui tem a ver com conhecimento “experimental”, que significa nós experimentarmos pessoalmente. Isso é mais importante conforme falamos sobre salvação.

 

Uma preocupação que tenho a respeito de muito evangelismo é que isso lida somente com o apanhado de informações no nível intelectual e não trata do apanhado de informações no nível experimental. Diz respeito apenas à cabeça e não ao coração. Então são dadas às pessoas uma série de fatos para crerem e a elas são feitas perguntas se acreditam nesses fatos e assim por diante, “porque não abaixam a cabeça e repetem comigo e lá vamos nós”. É perguntado à pessoa se ele ou ela é salva e as riscamos de nossa lista. Bem, evangelismo deve envolver a cabeça com certeza! Nós devemos nos apossar dos fatos no nível do intelecto, mas “conhecer salvação” como no versículo 77, então devemos ter ambos, a cabeça e o coração. Conforme dissemos há algumas semanas, salvação é ao mesmo tempo cerebral e cardiológica.

 

É isso que foi experimentado por Lídia no capítulo 16 de Atos onde a Bíblia diz que, conforme ela ouviu Paulo ensinar o Evangelho, que o Senhor “abriu seu coração para crer (Atos 16:14)”. Vocês percebem as duas coisas funcionando juntas, cabeça e coração. O Espírito Santo deve trazer convicção do pecado. Nosso coração amolece e nós então aceitamos essas coisas como verdadeiras. Nós sabemos que elas são verdadeiras não apenas objetivamente, mas subjetivamente. De fato, o conhecimento subjetivo de salvação vem através ou pelo perdão objetivo do pecado (77). Nos movemos do mero entendimento de algum dado factual sobre o Evangelho, para a apropriação pessoal dessa verdade em nossos corações.

 

Você sabe algo sobre perdão? Você sabe, por experiência própria, que seus pecados foram perdoados? Isso não significa que se juntar a uma igreja traz perdão, ou memorizar informação, uma crença, uma catequese, não é participar de um sacramento ou ordenança, confirmação, ou batismo. Salvação vem a nós quando cabeça e coração trabalham juntos como se fossem um e nós recebemos a verdade do Evangelho em nossas vidas. Segunda pergunta:

 

 

2) Nós deixamos as Trevas e fomos para a Luz?

 

 

Uma implicação dessa pergunta é se existe uma mudança visível em nossas vidas ou não. Há aqueles que supostamente “oraram para receber a Cristo” e ainda estão caminhando na escuridão. Não há mudança visível em suas vidas. Eles fizeram uma oração que alguém os conduziu a orarem, mas não são batizados ou não são ativos na vida da igreja.

 

Nesses casos, isso é totalmente possível, se não provável, que uma pessoa meramente orou para conseguir consertar uma situação. “Deus conserta meu casamento! Me dá este emprego! Me mantém sóbrio!” E então, a pessoa corre para Cristo em uma experiência emocional e a primeira vista parece haver certa mudança mas, com o tempo, a pessoa retorna para o velho estilo de vida. Por que? Porque na realidade ela nunca saiu das trevas para a vida.

 

Esses são aqueles que, conforme o Senhor Jesus vai nos ensinar mais tarde em Lucas 8, são como sementes plantadas entre espinhos. Em um primeiro momento, a semente começa a crescer mas, mais tarde, são abalados pelos cuidados do mundo e pelos prazeres da vida e então nunca crescem. Por que? Porque esse tipo de pessoa realmente nunca saiu das trevas para a vida.

 

Se você realmente nasceu de novo, existe uma diferença visível na forma como você vive sua vida. Você nunca esteve na igreja exceto no natal e na páscoa. Agora, você quer estar na casa de Deus todo Domingo de manhã e à noite. Um dia você achou a Bíblia chata. Agora, você não acha as Escrituras o suficiente. Um dia você viveu para você mesmo. Agora, você vive para os outros.

 

Nós saímos das trevas para a luz? Se a resposta é sim, nós precisamos também perguntar, “Nós estamos ajudando os outros a sair das trevas para a luz?”

O escritor do hino nos lembra que:

 

Milhões tateiam na escuridão, esperando por Tua Palavra,

Incendeia minha alma, Senhor, incendeia a minha alma.

 

 

Há pessoas em sua família tateando na escuridão. Você vai fazer brilhar a luz do Evangelho em suas vidas? Existem pessoas em seu local de trabalho e na escola tateando na escuridão. Você vai dizer para elas sobre a Luz do Mundo? Como elas ouvirão se você não falar?

 

E quanto aos mais de 6.000 grupos de pessoas que não foram alcançados ao redor do mundo e que estão tateando nas trevas? Quem vai ser missionário orando, dando, ou indo até eles? 1/3 da população do mundo está tateando nas trevas, esperando por alguém que guie seus pés no caminho da paz, grupos de pessoas que não foram alcançados como os Minyak na China, ou os Koiri na Índia, ou os Bihari na África do Sul.

 

Nós nos preocupamos com nossos problemas triviais que são tão egoístas. Por que eu não sou feliz? Quem vai cuidar de mim? Quanto dinheiro eu perdi? Ninguém liga para mim! Enquanto isso, milhões estão tateando na escuridão, esperando pela Tua Palavra. Incendeia minha alma, Senhor, incendeia minha alma!

 

Nós sabemos algo sobre perdão? Saímos das trevas para a luz? Terceira pergunta:

 

 

3) Nós temos experimentado Paz com Deus?

 

 

O Senhor Jesus Cristo vem, versículo 79, “a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”. Perceba que não é paz “de Deus”, mas paz “com Deus”. Esta paz vem até nós pelo perdão de nossos pecados. Separados de Cristo, permanecemos em oposição a Deus. Não importa o quão agradável você seja, o quão bom você seja, ou quão generoso você seja. A Bíblia diz em Romanos 3:23 que todos nós somos pecadores. Cada um de nós! Nós estamos em inimizade com Deus. Nós estamos separados de Deus porque Ele é santo e nós não. Deus vem a nós na pessoa de Jesus Cristo para servir de ponte sobre o abismo de separação, então dessa forma temos paz com nosso Criador.

 

Paz vem a nós quando Deus nos declara perdoados, quando colocamos nossa fé em Jesus Cristo como o número Um, nosso Senhor, nosso Mestre. Paulo escreve em Romanos 5:1, “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

 

Você tem paz com Deus? Você não pode ter a paz “de Deus” antes de ter paz “com Deus”.

 

  • Fiquemos de pé para orarmos.

 

 

 

“Salvação: Algo a se Cantar”

(Lucas 1:67-80)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(11/4/10)

 

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 1.

 

Há algumas semanas nós começamos um estudo do Evangelho de Lucas e nesta manhã estamos encerrando o capítulo 1. Neste capítulo introdutório lemos como o Anjo Gabriel apareceu a duas pessoas diferentes, em dois momentos diferentes, e em dois locais diferentes para dizer sobre a breve chegada de duas pessoas muito importantes, um o Senhor Jesus Cristo que é o Messias; Salvador do mundo, o outro, aquele que preparará as pessoas para o Messias; este é João Batista.

 

E quando Gabriel aparece a este velho homem, Zacarias, enquanto ele está no coração do templo Judeu, Zacarias não acredita no que o anjo diz. Ele não crê que sua idosa, estéril esposa Isabel, conceberia e teria esta pequena criança que é João Batista. Devido a sua descrença, ele foi atingido com a incapacidade de falar até o nascimento da criança. Nove meses e João Batista nasce e seu pai, Zacarias, é capaz de falar. Sua língua é solta e a primeira coisa que ele faz após nove meses de silêncio, é louvar ao Senhor.

 

O que temos diante de nós nesta manhã, é a substância desse louvor ou hino de Zacarias. O louvor é frequentemente mencionado na Igreja Católica e nas igrejas Protestantes litúrgicas como o “Benedictus”, chamado assim devido à primeira palavra no hino que começa no versículo 68. As primeiras poucas palavras no versículo 68, “Bendito o Senhor Deus de Israel”, na tradução Latim Vulgata é Benedictus Dominus Deus Israel. Por isso, vocês ouvirão este hino relacionado a essa frase e essa é a nossa lição de Latim do dia!

 

Eu acho interessante que essa frase, Benedictus Dominus Deus Israel, ou, “Bendito o Senhor Deus de Israel”, é a frase que ocorre em duas ocasiões significantes na história bíblica, uma no Velho Testamento e outra no Novo Testamento, ambos em conexão ao Messias, o Salvador que viria, o Senhor Jesus Cristo. No capítulo inicial de 1 Reis, com referência a Salomão, o filho de Davi, o primeiro filho a reinar no trono, Davi diz, “Bendito o Senhor Deus de Israel (1 Reis 1:48)”. E agora, no Novo Testamento, com referência ao último Filho de Davi, Aquele que reinaria eternamente no trono de Davi, nós temos as palavras novamente, “Bendito o Senhor Deus de Israel (1:68)”. Desse modo eu faço essa observação principalmente porque nos lembra da doce, divina ordem dos eventos conforme são desvendados nas Escrituras por nosso Deus providencial. Bem, vamos agora dar uma olhada nesse hino de louvor que Zacarias entoa quando sua língua é solta.

 

 

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

67 E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo, e profetizou, dizendo:

68 Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,

69 E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo.

70 Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;

71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,

73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,

74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,

75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;

77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;

78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;

79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

80 E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

 

  • Oremos.

 

Introdução:

 

 

Em meu estudo esta semana me lembrei de um tempo em minha adolescência quando eu e alguns companheiros tivemos interesse em explorar cavernas, conhecido também como espeleologia, entrávamos nas cavernas e olhávamos em volta o que conseguíamos enxergar. Achávamos que era muito legal porque um cara tinha um velho mapa e marcamos essas cavernas, muitas delas desconhecidas de outras pessoas, localizadas em diferentes partes da Geórgia do Norte e Carolina do Norte e então podíamos entrar nelas e ver diferentes tipos de formações rochosas e às vezes grandes fontes de água que corriam pelas cavernas. Em algum lugar em uma dessas cavernas eu perdi minha maleta com alguns dólares e meu Cartão de Seguro Social.

 

Então também me lembro como éramos frequentemente mal-preparados em nossas explorações de cavernas. Em uma ocasião particular, eu me lembro que tínhamos apenas uma lanterna em uma parte da caverna em que estávamos. Eu me lembro de ter pensado, “Se perdermos esta lanterna, estaremos com um grande problema!” Não há escuridão maior que a escuridão de uma caverna. Sem luz você só pode sentar e esperar que alguém te encontre e te leve para fora.

 

No texto, lemos um instante atrás que, é falado que o Senhor Jesus Cristo é aquele que “dá luz àqueles que estão assentados nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos pés no caminho da paz”. Esta é uma metáfora perfeita para descrever a salvação. A maioria de nós pode ser relacionada a essa metáfora. Uma vez estivemos assentados nas trevas. Não entendíamos as coisas de Deus. Estivemos assentados na escuridão como aquele que está assentado nas escuras profundezas de uma caverna. Então, de uma forma ou de outra, a gloriosa luz do Evangelho brilhou sobre nós e fomos guiados para fora da escuridão. Agora nós somos filhos da luz e andamos na luz conforme Ele está na luz (1 João 1:7).

 

Então esta canção, este louvor, este benedictus, é uma canção ou profecia sobre salvação. Salvação é algo a se cantar! Vamos caminhar novamente através dos versículos e então irei resumi-los em três questões cruciais para reflexão. Eu arrumei o material sob três pontos descritivos. Primeiro nós temos uma:

 

 

I. Profecia do Espírito (67)

 

 

O versículo 67 introduz o louvor ou hino ou o Benedictus de Zacarias. É importante que pausemos tempo suficiente no versículo 67 para notar que este louvor ou profecia se torna possível pelo Espírito Santo. Lucas escreve, “E Zacarias, seu pai, foi ‘cheio do Espírito Santo’, e profetizou, dizendo:” Por que isso é importante?

 

Bem, primeiramente vemos que temos um cumprimento de uma profecia do Velho Testamento, que foi dita pelo Profeta Joel lá em Joel 2:28, onde ele diz, “E há de ser que, depois derramarei (Deus) o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”. Então Zacarias, um homem velho, é cheio do Espírito de Deus e profere uma profecia sobre a vinda da salvação para todas as pessoas.

 

E a frase no versículo 67 também nos lembra que é o Espírito Santo que torna possível tudo que Zacarias diz aqui sobre salvação. Esta palavra sobre salvação é dita por Zacarias porque Deus o está guiando. Deus está por detrás disso. Então esta é uma profecia do Espírito Santo.

 

Agora, o que se segue a partir do versículo 68 até o versículo 79 é o próprio benedictus. Isso se divide em dois versos da canção, o primeiro dos versículos 68 a 75, uma frase no original Grego, e então do versículo 76 ao 79. Eu expus essas duas seções da canção como a “Promessa de Salvação” e a “Preparação para o Salvador”. Então vamos primeiramente olhar para:

 

 

II. Promessa de Salvação (68-75)

 

 

Versículo 68, “Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo.” A palavra “remiu” significa ser livre da escravidão, neste caso, escravidão do pecado e opressão. Os verbos aqui, “visitou” e “remiu” são ambos ditos por Zacarias no tempo passado. Então é tão certa a salvação vinda através de Jesus Cristo nosso Senhor que Zacarias pode falar dela como já tendo ocorrida. Não há dúvida aqui. O Senhor Deus “visitou” e “remiu” Seu povo. E o que é verdadeiro para Seu povo Israel, é verdadeiro para todas as nações da terra. Salvação chegou e através da Pessoa de Jesus Cristo. O que mais Deus fez?

 

Versículo 69, “E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo”. A frase “salvação poderosa” ou “chifre de salvação” (na tradução da versão em inglês), frequentemente ocorre no Velho Testamento. Na verdade, pode ser de interesse daqueles de vocês que gostam de contabilizar números, que estudiosos identificaram nesse texto mais de 30 alusões ao Velho Testamento! A frase “salvação poderosa” – “chifre de salvação” faz referência a Deus que é “poderoso para salvar”. Para uma pessoa do antigo oriente, o chifre de um animal era a força dele. Isso faz sentido, não faz? Quero dizer que as pessoas não podiam olhar para os modernos carros de combate militares ou para os aviões de combate intimidadores que voam nos céus. Eles olharam para um chifre e disseram, “Aqui é onde a força e o poder residem. Não permitam que esse chifre encontre vocês despreparados!” Jesus Cristo é o Forte de Deus que é poderoso para salvar. E Ele vem – a última parte do versículo 69 – da “casa de Seu servo Davi”.

 

Versículo 70, “Como (Deus) falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo;” Aqui está uma lembrança de que o Messias foi profetizado que viria da Casa e linhagem de Davi. Então segue-se a descrição dessa salvação nos versículos 71-75:

 

 

71 Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam;

72 Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança,

73 E do juramento que jurou a Abraão nosso pai,

74 De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor,

75 Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida.

 

 

Zacarias está falando tanto de salvação espiritual como de salvação política, mas primeiramente ele tem em mente aqui a salvação política. O povo de Deus estava muito mais interessado em “ser libertado das mãos de seus inimigos”. Jesus veio a primeira vez, contudo, para cuidar de nossa salvação espiritual. Quando Ele vier pela segunda vez, Ele cuidará de nossa necessidade de salvação política. Isto é, quando Cristo vier novamente, Ele irá governar e reinar na terra sobre todos aqueles que estão em oposição às coisas de Deus. Então, salvação final, em termos de libertação das mãos dos inimigos, e assim por diante, vai ocorrer na segunda vinda de Cristo.

 

Então temos esses dois primeiros pontos, profecia do Espírito (67) e promessa de salvação (68-75).

Em terceiro lugar:

 

 

III. Preparação para o Salvador (76-80)

 

 

Neste ponto no Benedictus, Zacarias olha para esse pequeno garoto, o pequeno João Batista, e ele fala a respeito deste que vive para preparar outros para a vinda do Salvador.

 

 

76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos;

 

 

João Batista nasceu para preparar pessoas para os caminhos do Senhor. Que alguém viria antes do Senhor para preparar Seus caminhos, era de conhecimento de todo Judeu cheio de fé que estudou as Escrituras do Velho Testamento. Lembrando que o último livro do Velho Testamento, o Livro de Malaquias, termina desse jeito, olhando para frente para aquele que viria no espírito de Elias para preparar um povo para o Messias. Ou Isaías em Isaías 40:3-5:

 

 

3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.

5 E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

 

 

Então esses crentes no tempo do Velho Testamento cresceram olhando para frente, e vivendo na expectativa do: Messias que viria. E eles sabiam que um mensageiro viria primeiro para preparar o caminho para o Salvador. Zacarias olha para seu filho no 8º dia, o dia de sua circuncisão, e ele reconhece que seu filho, João, é aquele que vai preparar as pessoas para o Senhor, Aquele em quem a salvação é encontrada.

 

Nesse sentido, não ficamos surpresos pelo seu método de pregação. Vamos dar uma olhada nisso mais de perto no futuro, mas a maioria de nós sabe como João começou seus sermões. Pessoas vinham para o Rio Jordão para serem batizadas por ele e ele saudaria as pessoas com, “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? (3:7)” Não é exatamente a introdução de sermão mais “amistosa”! Mas João falou desse modo para que as pessoas conhecessem seus pecados. Ele falou desse modo para prepará-los para Aquele que viria depois dele. Ele falou desse jeito para que, quando Cristo viesse e João dissesse, “Vejam o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, não haveria dúvida de sua necessidade dEle, não haveria dúvida de que eles eram cobras e víboras horrorosas, pecadores necessitando de um Salvador. João Batista preparou pessoas para o Salvador. Então João diria ao povo de Deus como encontrar salvação. João deu, versículo 77:

 

 

77 Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão (ou perdão) dos seus pecados;

 

 

Para quem esta salvação e perdão dos pecados viria? Versículo 78 e seguinte:

 

 

78 Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, Com que o oriente do alto nos visitou;

79 Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

 

 

Essa frase, “o oriente do alto”, é uma referência a Jesus Cristo. O “oriente” é uma palavra que está relacionada a “amanhecer”, o nascer do sol. Cristo é descrito em Malaquias como “o Sol da Justiça (Malaquias: 4:2)”. Ele é descrito em Pedro como “a Estrela da Alva (2 Pedro 1:19)”, e em Apocalipse como “a Resplandecente Estrela da Manhã (Apocalipse 22:16)”. Conforme Ele disse de Si mesmo em João 8:12, Jesus é “a luz do mundo”. Ele nos trouxe para fora da escuridão espiritual para a gloriosa luz.

 

 

80 E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

 

 

Aqui está uma afirmação resumida dos primeiros anos de vida de João. Ele se tornou forte em espírito e esteve nos desertos até o dia de sua manifestação a Israel. Ele viveu no deserto até que ele emergiu publicamente como aquele que preparou os outros para o Messias que viria.

 

Então todo este texto trata de salvação, um termo usado mais por Lucas que qualquer outro escritor do Evangelho. Vamos concluir nosso tempo juntos, perguntando e respondendo três questões bastante cruciais sobre salvação. Essas três questões são perguntadas por JC Ryle, cujos escritos eu recomendei a vocês anteriormente. Mas, mais importante ainda, essas questões surgem naturalmente do texto diante de nós. Primeiro:

 

 

1) Nós sabemos algo sobre Perdão?

 

 

Ou, sabemos algo sobre “remissão”. Versículo 77 descreve um “conhecimento de salvação”. Esta palavra “conhecimento” significa mais que se apossar de algo intelectualmente. Isso significa mais que meramente entender alguns fatos. A palavra conhecimento aqui tem a ver com conhecimento “experimental”, que significa nós experimentarmos pessoalmente. Isso é mais importante conforme falamos sobre salvação.

 

Uma preocupação que tenho a respeito de muito evangelismo é que isso lida somente com o apanhado de informações no nível intelectual e não trata do apanhado de informações no nível experimental. Diz respeito apenas à cabeça e não ao coração. Então são dadas às pessoas uma série de fatos para crerem e a elas são feitas perguntas se acreditam nesses fatos e assim por diante, “porque não abaixam a cabeça e repetem comigo e lá vamos nós”. É perguntado à pessoa se ele ou ela é salva e as riscamos de nossa lista. Bem, evangelismo deve envolver a cabeça com certeza! Nós devemos nos apossar dos fatos no nível do intelecto, mas “conhecer salvação” como no versículo 77, então devemos ter ambos, a cabeça e o coração. Conforme dissemos há algumas semanas, salvação é ao mesmo tempo cerebral e cardiológica.

 

É isso que foi experimentado por Lídia no capítulo 16 de Atos onde a Bíblia diz que, conforme ela ouviu Paulo ensinar o Evangelho, que o Senhor “abriu seu coração para crer (Atos 16:14)”. Vocês percebem as duas coisas funcionando juntas, cabeça e coração. O Espírito Santo deve trazer convicção do pecado. Nosso coração amolece e nós então aceitamos essas coisas como verdadeiras. Nós sabemos que elas são verdadeiras não apenas objetivamente, mas subjetivamente. De fato, o conhecimento subjetivo de salvação vem através ou pelo perdão objetivo do pecado (77). Nos movemos do mero entendimento de algum dado factual sobre o Evangelho, para a apropriação pessoal dessa verdade em nossos corações.

 

Você sabe algo sobre perdão? Você sabe, por experiência própria, que seus pecados foram perdoados? Isso não significa que se juntar a uma igreja traz perdão, ou memorizar informação, uma crença, uma catequese, não é participar de um sacramento ou ordenança, confirmação, ou batismo. Salvação vem a nós quando cabeça e coração trabalham juntos como se fossem um e nós recebemos a verdade do Evangelho em nossas vidas. Segunda pergunta:

 

 

2) Nós deixamos as Trevas e fomos para a Luz?

 

 

Uma implicação dessa pergunta é se existe uma mudança visível em nossas vidas ou não. Há aqueles que supostamente “oraram para receber a Cristo” e ainda estão caminhando na escuridão. Não há mudança visível em suas vidas. Eles fizeram uma oração que alguém os conduziu a orarem, mas não são batizados ou não são ativos na vida da igreja.

 

Nesses casos, isso é totalmente possível, se não provável, que uma pessoa meramente orou para conseguir consertar uma situação. “Deus conserta meu casamento! Me dá este emprego! Me mantém sóbrio!” E então, a pessoa corre para Cristo em uma experiência emocional e a primeira vista parece haver certa mudança mas, com o tempo, a pessoa retorna para o velho estilo de vida. Por que? Porque na realidade ela nunca saiu das trevas para a vida.

 

Esses são aqueles que, conforme o Senhor Jesus vai nos ensinar mais tarde em Lucas 8, são como sementes plantadas entre espinhos. Em um primeiro momento, a semente começa a crescer mas, mais tarde, são abalados pelos cuidados do mundo e pelos prazeres da vida e então nunca crescem. Por que? Porque esse tipo de pessoa realmente nunca saiu das trevas para a vida.

 

Se você realmente nasceu de novo, existe uma diferença visível na forma como você vive sua vida. Você nunca esteve na igreja exceto no natal e na páscoa. Agora, você quer estar na casa de Deus todo Domingo de manhã e à noite. Um dia você achou a Bíblia chata. Agora, você não acha as Escrituras o suficiente. Um dia você viveu para você mesmo. Agora, você vive para os outros.

 

Nós saímos das trevas para a luz? Se a resposta é sim, nós precisamos também perguntar, “Nós estamos ajudando os outros a sair das trevas para a luz?”

O escritor do hino nos lembra que:

 

Milhões tateiam na escuridão, esperando por Tua Palavra,

Incendeia minha alma, Senhor, incendeia a minha alma.

 

 

Há pessoas em sua família tateando na escuridão. Você vai fazer brilhar a luz do Evangelho em suas vidas? Existem pessoas em seu local de trabalho e na escola tateando na escuridão. Você vai dizer para elas sobre a Luz do Mundo? Como elas ouvirão se você não falar?

 

E quanto aos mais de 6.000 grupos de pessoas que não foram alcançados ao redor do mundo e que estão tateando nas trevas? Quem vai ser missionário orando, dando, ou indo até eles? 1/3 da população do mundo está tateando nas trevas, esperando por alguém que guie seus pés no caminho da paz, grupos de pessoas que não foram alcançados como os Minyak na China, ou os Koiri na Índia, ou os Bihari na África do Sul.

 

Nós nos preocupamos com nossos problemas triviais que são tão egoístas. Por que eu não sou feliz? Quem vai cuidar de mim? Quanto dinheiro eu perdi? Ninguém liga para mim! Enquanto isso, milhões estão tateando na escuridão, esperando pela Tua Palavra. Incendeia minha alma, Senhor, incendeia minha alma!

 

Nós sabemos algo sobre perdão? Saímos das trevas para a luz? Terceira pergunta:

 

 

3) Nós temos experimentado Paz com Deus?

 

 

O Senhor Jesus Cristo vem, versículo 79, “a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz”. Perceba que não é paz “de Deus”, mas paz “com Deus”. Esta paz vem até nós pelo perdão de nossos pecados. Separados de Cristo, permanecemos em oposição a Deus. Não importa o quão agradável você seja, o quão bom você seja, ou quão generoso você seja. A Bíblia diz em Romanos 3:23 que todos nós somos pecadores. Cada um de nós! Nós estamos em inimizade com Deus. Nós estamos separados de Deus porque Ele é santo e nós não. Deus vem a nós na pessoa de Jesus Cristo para servir de ponte sobre o abismo de separação, então dessa forma temos paz com nosso Criador.

 

Paz vem a nós quando Deus nos declara perdoados, quando colocamos nossa fé em Jesus Cristo como o número Um, nosso Senhor, nosso Mestre. Paulo escreve em Romanos 5:1, “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

 

Você tem paz com Deus? Você não pode ter a paz “de Deus” antes de ter paz “com Deus”.

 

  • Fiquemos de pé para orarmos.